PDA

Ver Versão Completa : Samurai X Feroza



eduardoon
10/07/2004, 19:41
Prezados Amigos,
Estou querendo adquirir um 4X4, para usar no dia a dia e fazer trilhas leves no final de semana.
Estou em dúvida entre dois modelos o Samurai 97 e o Feroza 97. Gostaria de opiniões sobre os 2 veiculos e também que cuidados devo tomar na compra de cada modelo em especifico.
Agradeço desde já a ajuda de vcs.
Um grande abraço a todos,
Eduardo
8)
eduardoon@hotmail.com

Birita
10/07/2004, 20:09
você jah pensou no daihatsu terios também?

ele era concorrente, do bem mais caro, Jimny...

acho que eh uma boa opção, mesmo levando em conta ele ser importado

Henrique Josino
10/07/2004, 20:26
você jah pensou no daihatsu terios também?

ele era concorrente, do bem mais caro, Jimny...

acho que eh uma boa opção, mesmo levando em conta ele ser importado

O terios nem reduzida tem.....vou mais no Samuca feixo......


[]'s

Pedro Bachir
11/07/2004, 20:55
credú!!!!! terios de jeito nenhum, feio, pra axar peça eh um custo, e se conseguir vai ser por um preço bem salgado, tem dif central sem bloqueio, e pra piorar ainda mais, se eh que eh possivel, não tem reduzida(com o colega ja falou)... :evil:

feroza, pra axar peça tb não vai ser fácil :roll:

Samurai, axo que seria o ideal pra vc, e como vc não quer fazer trilhas pesadas pode ser o 97 mesmo, que axo que eh susp. independente na frente, o que o tornará um pouco mais macio... 8)

Se vc quizer umas trilhas um pouko mais radicais, vc poderá adquirir um samuca com feixe de molas na dianteira.... :roll:

Beto Lacerda
12/07/2004, 01:13
terios desencana é carrinho de patricinha que quer fingir ter jipe ,alem de num ter reduzida não existe versão soft-top , então num é jipe é carro 4x4 :lol: , o feroza conheço quem teve , é bom até quebrar , o que num demora , dai é caro pra arrumar , o que demora pq num acha peça , ja o samurai é jipe de verdade , dificil dar problemas , o 97 é com molas helicoidais , meio que teste pro jimny , é mto. bom e tem mais conforto que o samurai de feixes de mola (<96) que por sua vez se saem melhor em trilhas , e são mais simples de "melhorar" .
das suas opções o samurai 97 é de longe a melhor escolha.
[]'s

eduardoon
12/07/2004, 09:25
Galera,
Obrigado pela ajuda, com certeza o Samurai é a melhor opção.
Mas com tantas opiniões fiquei em dúvida agora com a suspensão.....rs..... a do 97 é diferente do 94 ou 95????? qual a melhor????
Se possivel peço também ajuda em que cuidados devo tomar na compra de um Samurai.
Desde já agradeço a ajuda.
Abraços,
Eduardo. 8)

Beto Lacerda
12/07/2004, 11:52
basicamente a do helicoidal(97>) é mais confortavel ,e a do feixe (<96) é mais robusta e facil de trabalhar , o samuca feixe tem a cx. de transferencia diferente tb. parece que é mais curta , tem um pessoal fera de samuca no forum , da uma pesquisada que vc acha muita coisa de samurai por aki ;
[]'s

Birita
13/07/2004, 18:33
ainda continuo achando o terios uma boa opção...

ele quer o carro para fazer trilhas leves...o terios se sai muito bem...
além de ser o mais confortavél dos 3...

mas se você pensa em fazer adptações futuras fique com o samurai...

eduardoon
13/07/2004, 18:45
O que a Birita falou é verdade....realmente vou fazer trilhas leves.......
Não curto muito o Terios, mas o Feroza acho lindo, o problema é a manutenção.....
Gostaria de saber sobre a manutenção do Feroza.....é cara???? se dá muito problema??????...esse tipo de coisa...
E sobre o Samurai.........quais informações vcs podem me enviar sobre a manutenção.......fui conferir os preços a diferença é muito grande de um modelo 94 pra o 97...qual a principal diferença além da suspensão dianteira..........o Samurai não tem direção hidraulica?????
Abraço,
Eduardo 8)

billj
14/07/2004, 08:06
ainda continuo achando o terios uma boa opção...

ele quer o carro para fazer trilhas leves...o terios se sai muito bem...
além de ser o mais confortavél dos 3...

mas se você pensa em fazer adptações futuras fique com o samurai...



O fato do Térios não ter reduzida já o elimina de qualquer consideração. Mesmo para trilhas leves, ele não serve.......

regis
14/07/2004, 13:38
Eduardo,

Da uma olhada nos Vitaras.... acho que um 94 ou 95 ... as vezes até mais novo.. vai estar na faixa de preço que vc ta pretendendo, .... e pela sua descrição,.... dia a dia e trilhas LEVES... o Vitara parece ser a melhor opção em custo/benefício

Abraços

Pedro Bachir
15/07/2004, 13:06
ainda continuo achando o terios uma boa opção...

ele quer o carro para fazer trilhas leves...o terios se sai muito bem...
além de ser o mais confortavél dos 3...

mas se você pensa em fazer adptações futuras fique com o samurai...

O terios não presta pra nada!!!!! :twisted:

Ele eh alto(cabine, pq altura livre do solo nào tem...) e estreito, ou seja estabilidade horrível, então no asfalto não presta!!! :twisted:

Ele não tem nem bloqueio do dif central, ou seja, não presta pra trilhas, por mais leves que sejam, isso sem contar que não tem reduzida :evil:

Resumindo, ele não eh bom nem no asfalto nem pra trilhas leves!!! :wink: isso pq eu não falei da manutenção cara e da difículdade de achar peças!!! :evil:

Birita
15/07/2004, 14:32
ainda continuo achando o terios uma boa opção... :twisted:

mas jah que o cara não gosta do carro...

vitara é uma opção que merece atenção...
:P

mas...se fosse eu, compraria um Impreza 4x4, colocaria uma suspensâo a ar e pronto... :lol:

Pedro Bachir
15/07/2004, 14:54
[quote="Birita"]ainda continuo achando o terios uma boa opção... :twisted:[quote="Birita"]

me de motivos, quem sabe eu mudo de ídeia... :twisted: hehehe

[quote="Birita"]mas...se fosse eu, compraria um Impreza 4x4, colocaria uma suspensâo a ar e pronto... :lol[quote="Birita"]

eeeee carinha sonhador :twisted: :lol: :roll:

Eduardo Cruz
03/09/2004, 13:40
Bom...eu tenho um Feroza...e como meu xará Eduardoom, também não faço trilhas pesadas _ e mesmo leves, esporadicamente. Gosto do carro, acho mais bonito que o Samurai, é maior e mais confortável _ e dá pra tirar a capota! ( a do samurai é de lona ou fixa, já a do Feroza é de fibra _ protegem melhor e é fácil de tirar). O meu motor é um VW AP 1.8 carburado a álcool, o que ajuda muito na manutenção. Recentemente soldei a ponta do eixo piloto do VW 1.8 pra ficar compatível com o motor _ já me disseram pra "mandar fazer de cerêmica" pq dura mais, mas como uso o jipe basicamente veículo de passeio, não vejo problema no conjunto VW. O que eu gostaria de saber dos jipeiros da lista, é qual o "conceito" do Feroza. Queria pedir a vcs que não levassem em conta as dificuldades de manutenção ( que, no caso, acretito ter resolvido ou melhorado...) e custo, e comentassem a qualidade do projeto: ângulos de entrada e saída, chssi, etc. Se o Feroza "passar" no crivo dos jipeiros experientes, é bem provavel que eu me anime a exigir mais do meu jipe. [] a todos!!!

MARCHELLO
11/06/2005, 00:16
ME DESCULPE POR ME ENTROMETER NE3STA PAGINA, MAS ALGUEM PODE ME INFORMAR ONDE POSSO ADIQUIRIR UM FEROZA ZERO QUILOMETRO. OBRIGADO

Feroza4x4
11/06/2005, 01:12
ME DESCULPE POR ME ENTROMETER NE3STA PAGINA, MAS ALGUEM PODE ME INFORMAR ONDE POSSO ADIQUIRIR UM FEROZA ZERO QUILOMETRO. OBRIGADO

Marchello,

O Feroza não é mais fabricado desde 1998. A última série que veio para o Brasil são os 1997, que não são difíceis de encontrar. Dê uma procurada pelo Webmotors que têm alguns.
Acha-los em boas condições não é difícil, pois é muito bem construído (como todo veículo japonês).

Sds,

MARQUES
13/06/2005, 14:32
caríssimos ,

tenho feroza , vitara e samurai à venda, se quiser dar uma olhada é só entrar em contato .

Vinicius cf
19/07/2005, 01:25
Amigos , gostaria de saber onde comprar obraço pitman do lado direto do feroza e se tem algum que possa substitui-lo ou recondiciona-lo, gostaria tambem de comprar as coifas dianteiras do FEROZA

toyotafoz
19/07/2005, 22:28
Boa noite, tenho uma Band e um amigo tem um CJ5, fomos para uma trilha média e meu amigo conseguiu estourar o distribuidor do CJ, agora acreditem, um Feroza rebocou o Jeep por uns 5 kms subindo e descendo e sequer reclamou. Eu gostei pois demosntrou que é valente. E as peças não sào dificeis de localizar. Recomendo

Feroza4x4
20/07/2005, 01:42
Vinícius,

Folga no Pitman é um problema endêmico do Feroza (aliás, o único), mas é possível se recondicionar sim. Eu fiz no meu, ficou muito bom e por 60 reais. Aqui em Belo Horizonte eu saberia lhe indicar o local, mas no RJ não sei onde. Procure tornearias que recondicionam e trabalham com peças de caminhões.
Coifa, a melhor forma de se encontrar a compatível é retirando-a do carro e indo a uma auto-peça. Quando lhe perguntarem para que carro é, fale que é para um Chevrolet velho, com mecânica de Ford e motor FIAT da fazenda do seu avô. Assim o atendente terá paciência de lhe ajudar, e comparar a que vc levar com as disponíveis na loja. Se falar que é para Feroza, ele de cara vai soltar um "ah... nunca vi dessa não.. é diferente das que tenho aqui".

Oller
20/07/2005, 16:18
Eu iria de Vitara !

Já tive um MT 98 3P. É um ótimo carro na cidade, super confortável, banco traseiro escamoteável, direção, ar, trio e todas frescuras mais que um bom carro de passeio tem.

E numa trilha fácil, como é a idéia do colega, ele chega a impressionar. A boa reduzida e um motor 1.6 bom, dá show. Em 1 ano que fiquei com ele, manutenção = zero.

[]s

Marcos Arcosy
21/07/2005, 14:16
Se eu fosse você escolheria um Samurai ou Vitara, vai que depois você pega gosto e as trilhas leves ficam sem graça. :pensativo:

A disponibilidade de peças e receitas de preparo para esses veículos é muito maior.

Espero ter contribuído:concordo:

Abraços,

BoaTrilha
18/04/2008, 16:58
bom, vou dar a minha contribuição ok?
não quer dizer que eu seja dono da verdade...

quando eu era moleque, fiz um curso de mecanica pelo senai.... o que me dá um pouquinho de parametro para comparar e imaginar modificações olhando pro potencial dos carros.

Já tive varios jipes, e neste ultimo ano estava entre comprar um suzuki ou um feroza.

A primeira coisa que fiz, foi entrar debaixo dos carros e ver o potencial de cada um, analizar fichas tecnicas dos mesmos, condição de uso de cada um e estado de conservação.

não sei pq, mas sempre recebi a informação que o feroza só serve pra trilha leve ou media. (não sei de onde tiraram isso)

Realmente o feroza original é mais baixo que os suzukis, porem sua mecanica é mais robusta.

Como minha ideia era mexer (e muito) no carro, optei pelo feroza, que a meu ver iria aguentar mais o tranco... Hj em dia eu ja gastei praticamente outro feroza com as modificações. Só que o carro faz de tudo e mais um pouco, dá show em trilhas pesadissimas, roda cerca de 1500km em estradas todo mes, e ainda aguenta o tranco do transito diario de sp com pneus 33".

Quanto as peças, a mesma praticidade de adaptação dos suzukis, existe para os ferozas, mas como todo importado vale sempre aquela regra.... tire a peça e corra atras em lojas de peças nacionais semelhantes. Pra que carro que é? "pra camionete ford velha do meu avô, com motor fiat e cambio chevrolet)

E pra quem quer fazer grandes mudanças como eu, o feroza tem mais espaço disponivel pra isso.

Se souber comprar, independente de qual jipe é, eles são muito bons mesmo com mais de 10 anos de uso, quebrar é muito dificil.

zelucas
18/04/2008, 18:41
Terios de jeito nenhum... Onde um terios vai um uno mile tbm vai e é mais barato em tudo... Se alguem falar que ele é bom em trilhas deve estar querendo vende-lo...:mrgreen:

Não conheço muito o feroza, mas o samurai para trilhas leves é bem confiável, e por existirem mais, já tem muita coisa nacional.



[]s

Joe 4x4
22/07/2008, 02:25
Alguém aí sabe se é verdade que as bandejas da suspensão dianteira do Feroza são as mesmas (ou semelhantes) que as da Pajero Full. Apenas curiosidade, pois um mecânico falou que o Feroza é um ótimo jipe, pois é bem mais leve que a Pajero e tem a mesma resistência de suspensão.

RHL
22/07/2008, 11:34
Realmente a suspensão é muito parecida com a da pajero

Hipolito
08/03/2009, 20:27
:parede:
Entrei neste tópico para buscar maiores informações sobre o Feroza, vi um anuncio e fiquei interessado e também com duvidas.
Gostaria de ajuda dos mais experientes (não tenho Jeep e não sei muita coisa a respeito).
O anunciio cita um modelo 95, mas não fala nada da sua mecânica, visualmente esta conservado para o ano e preparado conforme nota abaixo:

· Guincho TABOR 9000 com chave geral
· Peito de aço integral
· Rodas Mangels 15X8”
· Pneus Papa Barro 31X10,5”(Geninho Pneus)
· Roda livre AVM
· Calço na carroceria 30mm
· Reforço na mola traseira com jumelos maiores
· Estribo da S10 cromado

Como todo carro importado e fora de linha, sei que é dificil manutenção e peças. Li neste tópico que é possivel colocar motor AP, isto seria uma opção, caso o motor original quebrasse....Enfim, preciso de alguma inforeação, meu uso é cotidiano e trilhas relativamente média e leve.

leo cabral
08/03/2009, 22:18
:parede:
Entrei neste tópico para buscar maiores informações sobre o Feroza, vi um anuncio e fiquei interessado e também com duvidas.
Gostaria de ajuda dos mais experientes (não tenho Jeep e não sei muita coisa a respeito).
O anunciio cita um modelo 95, mas não fala nada da sua mecânica, visualmente esta conservado para o ano e preparado conforme nota abaixo:

· Guincho TABOR 9000 com chave geral
· Peito de aço integral
· Rodas Mangels 15X8”
· Pneus Papa Barro 31X10,5”(Geninho Pneus)
· Roda livre AVM
· Calço na carroceria 30mm
· Reforço na mola traseira com jumelos maiores
· Estribo da S10 cromado

Como todo carro importado e fora de linha, sei que é dificil manutenção e peças. Li neste tópico que é possivel colocar motor AP, isto seria uma opção, caso o motor original quebrasse....Enfim, preciso de alguma inforeação, meu uso é cotidiano e trilhas relativamente média e leve.

esqueça feroza , vá de samurai ou vitara.

Se comprar o Feroza de cara vai ter que ficar preocupado em trocar o motor por um AP , pois peça é lenda pra ele , já nos suzukis tem peça em tudo que é canto do Brasil.

vanderlei4x4
08/03/2009, 22:50
Acho os tres jipes muito bons ,tudo vai depender do estado de conservação.e ausencia de gambiarras.Apesar do feroza ter mais cara de jipe, eu ficaria com o carrinho da barbie, pela facilidade de peças e conforto(se for o sidekick melhor:tem maior espaço interno e menor possibilidade de ter sido usado em trilhas).

Hipolito
08/03/2009, 22:56
esqueça feroza , vá de samurai ou vitara.

Se comprar o Feroza de cara vai ter que ficar preocupado em trocar o motor por um AP , pois peça é lenda pra ele , já nos suzukis tem peça em tudo que é canto do Brasil.


Leo & Wanderlei

obrigado. Vou de Suzuky.

João Muraro
27/10/2010, 00:36
Vinícius,

Folga no Pitman é um problema endêmico do Feroza (aliás, o único), mas é possível se recondicionar sim. Eu fiz no meu, ficou muito bom e por 60 reais. Aqui em Belo Horizonte eu saberia lhe indicar o local, mas no RJ não sei onde. Procure tornearias que recondicionam e trabalham com peças de caminhões.
Coifa, a melhor forma de se encontrar a compatível é retirando-a do carro e indo a uma auto-peça. Quando lhe perguntarem para que carro é, fale que é para um Chevrolet velho, com mecânica de Ford e motor FIAT da fazenda do seu avô. Assim o atendente terá paciência de lhe ajudar, e comparar a que vc levar com as disponíveis na loja. Se falar que é para Feroza, ele de cara vai soltar um "ah... nunca vi dessa não.. é diferente das que tenho aqui".
Boa noite. Achei o Feroza bem interessante, contudo gostaria de ter informações sobre o seu consumo. Grato, João Muraro.

João Henrique 4x4
03/11/2010, 17:44
Consumo do Feroza (original sem roda livre):
estrada:
90 - 100 km/h consumo médio de 11km/l
100-120 km/h consumo médio de 9,5km/l

Cidade:
7-8 km/l

o resto depende da peça atrás do volante, ja cheguei a fazer 12km/l na estrada como já fiz 6km/l na cidade...

valeu

SJKCaio
03/11/2010, 20:48
Onde a Vermelha passava na força bruta do seis caneco o Samurai ia tb passava só que com mais jeitinho.
Mesmo com o 1.3 original :twisted::twisted:

A reduzida fazia a diferença............