Ver Versão Completa : Carburador DFV 228
matrakaum
14/04/2008, 17:45
Olá Saudações à todos. Sou novo no fórum e tb. neste mundo 4x4.
Comprei há duas semanas um Jeep Ford, não sei que CJ ele é, ano 73, 6ccc. Adorei o bicho. Já o batizei de caroço.
O problema é que ele estava falhando, acho até que sem força, tirei o carburador, limpei e levei para um mecânico conhecido montar e regular. Isto não foi uma coisa boa que fiz, pois, acredito eu, que o mecânico não entenda direito do que fez. O jeep tinha uma lenta linda, embora falhasse na aceleração, a lenta era realmente uma pintura e não gastava nada além do que um 6 cilindros gastaria. Depois da tal regulagem e limpeza ele realmente parou de falhar mas, agora, o bicho não tem mais lenta...vc. acelera e ele morre...tem que andar com o afogador puxado.
Gostaria de saber dos amigos se conhecem alguém da Região de Osasco, Barueri ou Carapicuíba que seja realmente bom nestes carburadores.
Muito Obrigado,
Matraka
Julio Rebello
29/04/2008, 20:10
Estou passando por uma situação semelhante com o dfv do meu jeep. Fiz a troca de injetor, boia, estilete, giclês de alta e baixa, juntas e uma limpeza caprichada. FICOU UMA MARAVILHA!
Mas depois de uma única trilha, talvez por vibração e temperatura, ele começou a falhar na aceleração/retomada.
Resultado: abri o caput e de cara ouví o carburador chiando feito um mico sagüi.
Falha na vedação e ENTRADA FALSA DE AR!!!
Agora vou ter que desmontar o bicho novamente e trocar as juntas, mas antes dar uma boa polida no "pé-de-ferro" e passar uma graxinha de silicone pra ficar 100%.
Saudações 4x4
Julio :cool:
Gosto desse carburador... é simples e confiavel.
Olá Saudações à todos. Sou novo no fórum e tb. neste mundo 4x4.
Depois da tal regulagem e limpeza ele realmente parou de falhar mas, agora, o bicho não tem mais lenta...vc. acelera e ele morre...tem que andar com o afogador puxado.
Matraka
Isso parece ser gicle de lenta entupido.... ao fechar o carburador pode ter caido uma sujeirinha dentro da cuba. Tente tirar e dar uma olhada no gicle de lenta.
Ola, tenho no meu CJ um carburador DFV e estou com problema para ajustar a rotação da marcha lenta. O que acontece é o seguinte, o antigo dono(miseravel) resolvei colocar o cabo do acelerador de maverick, e para isso fez uma gambi(solda) no bracinho do acelerador para ficar com a ponta de bolinha para encaixa a cabo do maveco, o problema é que esse bracinho tem uma folga em relação ao parafuso e apertando um pouco para tirar essa folga o cabo não retorna totalmente para a posição inicial em marcha lenta, ele para um poco antes deixando o motor acelerado.
Pensei em colocar um mola puxando de volta mai não estou achando um pondo de fixação para ela, alguem ai tem alguma solução parecida que possa dar uma luz, ou uma foto !!:?::?::?:
To passando uma foto junto pra ficar melhor entendido.
Agradeço desde ja pela ajuda. Abraços !!
Falar sem ter a peça nas maos é complicado...
Ola, tenho no meu CJ um carburador DFV e estou com problema para ajustar a rotação da marcha lenta.
Carburador nao é um mecanismo complicado, mas é muito melindroso. tudo precisa estar bem ajustado e com funcionamento livre de emperramentos... voce mesmo com um pouco de habilidade e paciencia pode entender como funciona e tentar fazer o funcionamento ficar "redondo"....
Pelo que voce falou o problema vem de uma adaptacao mal feita... recomendo tentar restaurar a montagem original. Ou melhorar o que ficou mal adapatado...
Se voce tem receio de por a mao ou se voce tentar e nao ficar bom, procure uma oficina de carburador, provavelmente eles terao uma solucao simples e robusta.
matrakaum
19/05/2008, 14:07
Kra o meu tem uma mola....o Kra que me vendeu este carbura (tive q comprar outro) disse que o negócio onde a mola está presa é adaptação do Corcel.
Agora tô com um problema gigante...O Caroço pede arrego, tipo afoga, em qualquer subidinha que precise de um pouco de força.
O que pode ser isto?????
Diagnosticar um carburador/motor a distancia é quase impossivel...
Agora tô com um problema gigante...O Caroço pede arrego, tipo afoga, em qualquer subidinha que precise de um pouco de força.
O que pode ser isto?????
So afoga na subida ? (entenda que afogar é excesso de gasolina)
Se for por excesso de combustivel entao pode ser boia alta demais.
=> Tente abaixar um pouco a boia.
Se for falta de combustivel pode ser varias coisas:
- Calibragem do carburador e/ou do motor
- Filtro e/ou tubulação obstruida
- Etc....
matrakaum
21/05/2008, 15:35
E como é que eu identifico isto?
Como é que regulo a bóia?
E como é que eu identifico isto?
Como é que regulo a bóia?
Escolhi um carburador velho e fiz umas fotos para facilitar:
A 1ª foto é a foto do carburador... este é weber mas é equivalente ao DFV (se nao for igual)
Se voce soltar a parte de cima vai ver algo como a 2ª foto
Usei uma caneta para mostrar a diferença de altura da boia... 3ª e 5ª foto mostram duas alturas diferentes. Quanto menor for esta distancia mais alta vai ficar a boia maior é maior a chance de ocorrer o que voce citou (afogar na subida).
Se voce consultar os manuais, vai encotrar as medidas dessa altura...
O que vou escrever agora nao esta em nenhum manual, e resultado de experiencia propria, ok ?!
La pelas tantas percebi que para meu uso com grande variacao de inclinacoes o melhor ajuste nao era o recomendado pelos manuais... o que eu faço é achar ate que ponto eu posso baixar a boia e manter o motor funcionando regularmente na marcha lenta... testo colocando o jeep numa rampa violenta e verifico se o funcionamento permanece estavel... o que ocorre quando se abaixa a boia é que a mistura ficar um pouco mais pobre, por isso pode ser necessario aumentar um pouco os gigles. Da trabalho fazer esse ajuste, mas no final fica bom...
--//--
O que voce pode fazer, é medir que altura esta sua boia, abaixar um pouco e ver se melhora... se nao resolver entao volte a calibragem que estava... pois o problema deve ser outro.
matrakaum
22/05/2008, 16:50
E vc. abaixa/aumenta simplesmente entortando aquela lingueta que fixa a bóia?
E vc. abaixa/aumenta simplesmente entortando aquela lingueta que fixa a bóia?
Parece tosco, mas é maneira mais pratica.
Outra maneira e colocando ou tirando arruelas na base do estilete.
Escolhi um carburador velho e fiz umas fotos para facilitar:
A 1ª foto é a foto do carburador... este é weber mas é equivalente ao DFV (se nao for igual)
Se voce soltar a parte de cima vai ver algo como a 2ª foto
Usei uma caneta para mostrar a diferença de altura da boia... 3ª e 5ª foto mostram duas alturas diferentes. Quanto menor for esta distancia mais alta vai ficar a boia maior é maior a chance de ocorrer o que voce citou (afogar na subida).
Se voce consultar os manuais, vai encotrar as medidas dessa altura...
O que vou escrever agora nao esta em nenhum manual, e resultado de experiencia propria, ok ?!
La pelas tantas percebi que para meu uso com grande variacao de inclinacoes o melhor ajuste nao era o recomendado pelos manuais... o que eu faço é achar ate que ponto eu posso baixar a boia e manter o motor funcionando regularmente na marcha lenta... testo colocando o jeep numa rampa violenta e verifico se o funcionamento permanece estavel... o que ocorre quando se abaixa a boia é que a mistura ficar um pouco mais pobre, por isso pode ser necessario aumentar um pouco os gigles. Da trabalho fazer esse ajuste, mas no final fica bom...
--//--
O que voce pode fazer, é medir que altura esta sua boia, abaixar um pouco e ver se melhora... se nao resolver entao volte a calibragem que estava... pois o problema deve ser outro.
Deixa eu te perguntar uma coisa, voce falou que "quanto MENOR for esta distancia mais alta vai ficar a boia maior é a chance de afogar na subida". Então a 5° foto seria a mais correta digamos assim, estaria subindo a boia em relação a 3° foto ???.:?:
Deixa eu te perguntar uma coisa, voce falou que "quanto MENOR for esta distancia mais alta vai ficar a boia maior é a chance de afogar na subida". Então a 5° foto seria a mais correta digamos assim, estaria subindo a boia em relação a 3° foto ???.:?:
É isso mesmo.... a 5ª foto mostra uma altura de boia calibrada com menos chance de afogar comparada com a 3ª foto.
So corrigindo uma coisa que voce disso... a 5ª foto mostra uma boia DESCENDO em relacao a 3ª foto (lembre que a peça esta de cabeça para baixo).
ok ?!
É isso mesmo.... a 5ª foto mostra uma altura de boia calibrada com menos chance de afogar comparada com a 3ª foto.
So corrigindo uma coisa que voce disso... a 5ª foto mostra uma boia DESCENDO em relacao a 3ª foto (lembre que a peça esta de cabeça para baixo).
ok ?!
Valeu. Era isso que eu tava confundindo, ela ta de cabeça para baixo.:mrgreen:
matrakaum
23/05/2008, 20:30
Liguei o Desborbulhador e melhorou bem. O problema é que começou a vazar gasola pelo retorno...acho que vou ter que comprar uma mangueira com um diâmetro menor para por ali
Liguei o Desborbulhador e melhorou bem.
Pode ser que o estilete esteja gasto...
O problema é que começou a vazar gasola pelo retorno...acho que vou ter que comprar uma mangueira com um diâmetro menor para por ali
Usou abracadeira ?
matrakaum
24/05/2008, 10:30
Não...e pelo que vi no bico do retorno é o mais crítico, devido a pressão com que sai a gasolina por ali...
Lucas Nassif
24/05/2008, 10:51
Não...e pelo que vi no bico do retorno é o mais crítico, devido a pressão com que sai a gasolina por ali...
No desborbulhador do meu Jeep, o bico da saída pro retorno é mais fino do que os outros. Nesse caso tem que usar mangueira de menor diâmetro.
TTVANELI
20/06/2011, 21:38
Olá amigos...
Estou mexendo no carburador DFV 228 do meu Jeep já faz uma semana, pois quero ver ele funcionar bonitinho!!!
Na verdade já acertei o ponto de lenta e não está engasgando quando anda, nem nas subidas, nem nada... tá redondinho...
O Problema é que eu não consegui deixar a borboleta mais aberta. Ela está na posição quase fechada, como se estivesse com o afogador puxado o tempo todo, e com isso o cheiro de gasolina é demais...
Estou usando gicle principal 26 e de lenta 14.
A boia está na posição quase reta, um pouquinho só mais alta.
O mecanico mexeu, mas a boboleta continuou quase fechada...
Alguem pode me ajudar a regular de forma que ela fique mais aberta...
Ou me dizer se a posição dela é assim mesmo.
Obrigado
NayCordeiro
20/06/2011, 22:22
Tambem tive a mesma duvida sobre o DFV 228. Muitos dizem que é fraco, que o OHC não rende tal... so que venho usando ha uns 7 anos e nunca tive problemas. Pensei em colocar o Solex H40, H34 SEIE, 3E, Holley, mas é tanto foco de futuras complicações que me convenci que a simplicidade do 228 vale mais a pena.
Nao existem complicações, apenas boia, glicleur e outras besteiras. Porem não tem diversos diafragmas que sempre dao problemas e desregulam o funcionamento do motor.
Agora estou procurando o reparo para trocar todas as peças dele e deixa-lo novo de novo por apenas alguns trocados.
Um abraço.
Rafaminc
22/06/2011, 11:33
Olá amigos...
Estou mexendo no carburador DFV 228 do meu Jeep já faz uma semana, pois quero ver ele funcionar bonitinho!!!
Na verdade já acertei o ponto de lenta e não está engasgando quando anda, nem nas subidas, nem nada... tá redondinho...
O Problema é que eu não consegui deixar a borboleta mais aberta. Ela está na posição quase fechada, como se estivesse com o afogador puxado o tempo todo, e com isso o cheiro de gasolina é demais...
Estou usando gicle principal 26 e de lenta 14.
A boia está na posição quase reta, um pouquinho só mais alta.
O mecanico mexeu, mas a boboleta continuou quase fechada...
Alguem pode me ajudar a regular de forma que ela fique mais aberta...
Ou me dizer se a posição dela é assim mesmo.
Obrigado
Vc está falando da borboleta do Afogador? Ela tem que ficar na vertical, e a que fica no pé do carburador na horizontal...
Se seu mecânico não conseguiu deixa-la totalmente na vertical, sugiro que troque de mecãnico, pois regular isso é pra lá de simples.
Solta o parafuso que fixa o cabo na haste da borboleta, gira ela até ficar 90º e aperta o parafuso que fixa o cabo novamente. Só que se vc regulou seu carburador com a borboleta fechada, provavelmente com ela toda aberta, a mistura vai ficar pobre...
lcdalzoc
22/07/2011, 08:27
Buenas pessoal...
Criei um tópico lá nos classificados, mas ainda não tive nenhum retorno.
Seguinte: preciso de um carburador DFV original pro Willys 63 do meu tio. Não precisa ser "zero-bala", mas que esteja em boas condições de funcionamento e com precinho bom.
Sds,
Leonardo
juleymar73
23/07/2011, 21:38
oi, aproveitando esse topico quero sanar uma duvida aqui , meu cj 73 6cc 3m ta com esse carburador ,a arrancada e pra la de perfeita ,a lenta nem parece que e um motor tao antigo quem ve se surpriende , mais ta fazendo 2,5 por litro , ja troquei : juntas,boia , sede agulha , giglur 25 dei uma limpesa quase uma recondicionada no cabura mais ainda 2,5 por litro !!!!HELP!!!!! o que faço? o que sera q ta errado ?? AJUDEM AI POR FAVOR .
Rafaminc
25/07/2011, 09:57
oi, aproveitando esse topico quero sanar uma duvida aqui , meu cj 73 6cc 3m ta com esse carburador ,a arrancada e pra la de perfeita ,a lenta nem parece que e um motor tao antigo quem ve se surpriende , mais ta fazendo 2,5 por litro , ja troquei : juntas,boia , sede agulha , giglur 25 dei uma limpesa quase uma recondicionada no cabura mais ainda 2,5 por litro !!!!HELP!!!!! o que faço? o que sera q ta errado ?? AJUDEM AI POR FAVOR .
Verificou o filtro de ar? se estiver muito sujo, ou for muito pequeno, o consumo será elevado.
Outra coisa, compre giclês menores, 24, 23, 22... e vai diminuindo até o ponto que o motor não fique fraco.
Verifique o ponto, ignição, escapamento entupido..etc...
Um BF bem regulado, vc consegue fazer no mínimo de 5 a 8, dependendo do pé e do trânsito.
Ola Leonardo, Boa noite! Cara eu tenho um destes novinho, pena que estou em Sampa se não e faria um precinho muito bom. Abraço
juleymar73
26/07/2011, 00:34
o gigleur de baixa manda no consumo tambem ?? devo trocar tambem ? ou mecher so no pricipal ?
Rafaminc
26/07/2011, 08:10
o gigleur de baixa manda no consumo tambem ?? devo trocar tambem ? ou mecher so no pricipal ?
Mexe só no giclê que fica embaixo da cuba e vai testando. Se vc diminuir muito ele, vai notar que puchando o afogador um pouco, a força volta ao normal, então aumente ou diminua um número por vez até achar a mistura ideal.
Após trocar o giclê, regule a lenta novamente.
lcdalzoc
26/07/2011, 08:24
Valeu pessoal.
Já consegui um carburador recondicionado. Agora é só esperar chegar e instalar.
juleymar73
28/07/2011, 00:01
Beleza entao , vou fazer assim ,quero ver se acerto ele em pelo menos 5 k/l nao quero trocar o carburador , ja to perdendo as esperanças dele conseguir tirar dele uma altonomia de uns 5 por litro.
adibasil
03/08/2011, 21:42
Juleymar, estou quase mesma situação sua, o Sabiá está fazendo 3,5 Km/l, já troquei tudo o que você possa imaginar, além do que, acho ele muito fraco nas subidas, hoje, porém, o levei ao mecânico que constatou a presença de um giclê 18 e o carburador trabalhando relativamente afogado, pois a borboleta estava na posição intermediária horizontal/vertical.
Vamos ver o que vai dar esta história, depois eu posto aqui.:bye:
lcdalzoc
23/08/2011, 13:19
Alguem sabe me informar se regulei certo a mistura ar-combustível?
Fiz assim: partindo do parafuso de regulagem totalmente fechado, dei 2,5 voltas abrindo ele, segundo mecânicos me informaram.
Está +/- correto?
Depois q instalei esse DFV recondicionado, o bichinho ficou outro. Funcionamento liso e redondinho. Apenas dá umas falhada quando pisa fundo, mas depois vai embora.
Rafaminc
23/08/2011, 13:26
Alguem sabe me informar se regulei certo a mistura ar-combustível?
Fiz assim: partindo do parafuso de regulagem totalmente fechado, dei 2,5 voltas abrindo ele, segundo mecânicos me informaram.
Está +/- correto?
Depois q instalei esse DFV recondicionado, o bichinho ficou outro. Funcionamento liso e redondinho. Apenas dá umas falhada quando pisa fundo, mas depois vai embora.
Eu sempre regulei no ouvido. Essa história de tantas voltas as vezes não dá certo se o carburador estiver com muita folga.
Quando acertava a mistura, ia fechando o parafuso até que o motor começava a oscilar e perder a lenta. Depois voltava 1/4" a 1/2" volta no parafuso e pronto.
lcdalzoc
23/08/2011, 13:49
Eu sempre regulei no ouvido. Essa história de tantas voltas as vezes não dá certo se o carburador estiver com muita folga.
Quando acertava a mistura, ia fechando o parafuso até que o motor começava a oscilar e perder a lenta. Depois voltava 1/4" a 1/2" volta no parafuso e pronto.
Valeu Rafa. Vou tentar seu método.
juleymar73
29/08/2011, 00:08
Juleymar, estou quase mesma situação sua, o Sabiá está fazendo 3,5 Km/l, já troquei tudo o que você possa imaginar, além do que, acho ele muito fraco nas subidas, hoje, porém, o levei ao mecânico que constatou a presença de um giclê 18 e o carburador trabalhando relativamente afogado, pois a borboleta estava na posição intermediária horizontal/vertical.
Vamos ver o que vai dar esta história, depois eu posto aqui.:bye:
Entao, como vai ai com o consumo do Sabia ? eu diminui o gigleur do meu cj , tive que por um adaptado pois nao achei menor que 25 que e o que tava nele , ai to usano um 110 do solex, os mecanicos disseram pra nem perder tempo que o jeep nem ia andar, mais eles estavam enganados , ele andou normal sem engasgar e sem ficar fraco, acho que foi pror que eu dei uma geral no carbura, desmotei peça por peça limpei com acido e querosene troquei juntas , injetor, boia ,acho que o carburador nao aceita gigleur menores quando as passagens de combutivel e ar estao obstruidas, agora ele ta dando 5 km/l legal .
Julio Rebello
30/08/2011, 22:36
Entao, como vai ai com o consumo do Sabia ? eu diminui o gigleur do meu cj , tive que por um adaptado pois nao achei menor que 25 que e o que tava nele , ai to usano um 110 do solex, os mecanicos disseram pra nem perder tempo que o jeep nem ia andar, mais eles estavam enganados , ele andou normal sem engasgar e sem ficar fraco, acho que foi pror que eu dei uma geral no carbura, desmotei peça por peça limpei com acido e querosene troquei juntas , injetor, boia ,acho que o carburador nao aceita gigleur menores quando as passagens de combutivel e ar estao obstruidas, agora ele ta dando 5 km/l legal .
O amigo Célio, que tem uma oficina especializada em carburadores, me deu uma dica super simples quanto à mistura.
Na ponta do escapamento, durante a marcha lenta, os gases devem sair com baixa velocidade, pois se estiverem soprando muito, indicam que a mistura está pobre ou o ponto muito adiantado.
Com isso temos mais uma forma de identificar se o gicle está atendendo ao motor.
bernardão_57
09/06/2012, 08:55
ola!Peço ajuda da comunidade 4x4. Desmontei meu carburador dfv mod.228, e apesar de estar com uma cópia do manual do mecanico willys, não consegui identificar atraves do desenho explodido onde fica alojado a esfera de aço. digo pois ao desmontar meu carburador a esfera caiu simplismente de algum lugar e não existia nenhum contrapeso nem arruela retentora do contraapeso conforme descrito no manual.
Outro fato que achei estranho e que no fundo da parte interna da cuba existe um orifício, neste orificio não existe um parafuso? ou é assim mesmo? Pelo manual acho que seria o n40 do desenho para este orificio, será? montei meu carburador sem a esfera e ao ligar o jeep não funcionou. Vou desmontar movamente e irei postar as fotos do que mencionei acima para um melhor entendimento e ilustração. Espero uma ajuda e obrigado!!
Quanto a limpeza utilizei três garrafinhas de limpa aluminio e deixei imerso de um dia para o outro, depois apliquei o Car80 "descarbonizante" enxaguei e sequei com ar comprimido a diferença do que estava foi brutal agora está parecendo novo. comprei juntas novas na paulista 4x4 na qual vieram 2 juntas do venturi não entendi porque mais a junta do corpo do gigle da lenta mais arruelas e uma boia branca "paralela", e mais o estilete da bóia. A boia acabei usando a original que se encontrava no carburador na qual considerei em boa condição e assim preferi mante-la.
Julio Rebello
09/06/2012, 09:01
ola!Peço ajuda da comunidade 4x4. Desmontei meu carburador dfv mod.228, e apesar de estar com uma cópia do manual do mecanico willys, não consegui identificar atraves do desenho explodido onde fica alojado a esfera de aço. digo pois ao desmontar meu carburador a esfera caiu simplismente de algum lugar e não existia nenhum contrapeso nem arruela retentora do contraapeso conforme descrito no manual.
Outro fato que achei estranho e que no fundo da parte interna da cuba existe um orifício, neste orificio não existe um parafuso? ou é assim mesmo? Pelo manual acho que seria o n40 do desenho para este orificio, será? montei meu carburador sem a esfera e ao ligar o jeep não funcionou. Vou desmontar movamente e irei postar as fotos do que mencionei acima para um melhor entendimento e ilustração. Espero uma ajuda e obrigado!!
Quanto a limpeza utilizei três garrafinhas de limpa aluminio e deixei imerso de um dia para o outro, depois apliquei o Car80 "descarbonizante" enxaguei e sequei com ar comprimido a diferença do que estava foi brutal agora está parecendo novo. comprei juntas novas na paulista 4x4 na qual vieram 2 juntas do venturi não entendi porque mais a junta do corpo do gigle da lenta mais arruelas e uma boia branca "paralela", e mais o estilete da bóia. A boia acabei usando a original que se encontrava no carburador na qual considerei em boa condição e assim preferi mante-la.
Se nao for da agulha da boia, deve ser a que faz a retençao do injetor suplementar. Fica embaixo da haste do injetor alojado.
bernardão_57
09/06/2012, 09:07
Mas e o contrapeso e a tal da arruela retentora onde vão?
Olá pessoal, boa tarde. Estou com um carbura df bala, coloquei mais esta com o mesmo sintoma do anterior que já estava bem judiado.... quando bato o pé no acelerador ele engasga e vai, parece troca de gicle de baixa para o de alta....imagina chegando em uma lombada, da uma freiada e quando pisa no acelerador, ele dá aquela engolida e vai... o que pode ser hein??? Lenta ta linda, já ajustamos boia, mistura de ar e nada....
Sydney66
07/05/2017, 17:21
Engasgar quando acelera pode ser uma dessas, o pistão de injeção deixando combustível passar (substitua, esse carburador não tem diafragma tem pistão de injeção), o bico de injeção do carburador entupido ou tubo misturador.