PDA

Ver Versão Completa : Superaquecimento Sport 98 URGENTE!!

adrsh88
14/04/2008, 14:39
Olá, sou novato aqui, comprei recentemente uma Sport 98/98 automática, porém, o carro está com um problema de superaquecimento, já foi trocada a junta do cabeçote, bomba d´agua, fiz a limpeza do sistema pq estava podre, e isso acabou fazendo a bomba vazar, já foi retirada a válvula termostatica, o carro está sem o ar quente, ou seja, tem uma mangueira ligando a entrada e saida da carcaça da válvula. Estou suspeitando do relé, pois meu Marea Turbo deu o mesmo problema e era o relé da segunda velocidade do ventilador.
Como funciona na XJ? tem 2 velocidades??
o carro somente superaquece em subidas longas, para qm é do RJ, o carro superaquece na Grajaú-Jacarepaguá.
Estou no aguardo, e desde já obrigado.

dudarj
14/04/2008, 14:48
Olá, sou novato aqui, comprei recentemente uma Sport 98/98 automática, porém, o carro está com um problema de superaquecimento, já foi trocada a junta do cabeçote, bomba d´agua, fiz a limpeza do sistema pq estava podre, e isso acabou fazendo a bomba vazar, já foi retirada a válvula termostatica, o carro está sem o ar quente, ou seja, tem uma mangueira ligando a entrada e saida da carcaça da válvula. Estou suspeitando do relé, pois meu Marea Turbo deu o mesmo problema e era o relé da segunda velocidade do ventilador.
Como funciona na XJ? tem 2 velocidades??
o carro somente superaquece em subidas longas, para qm é do RJ, o carro superaquece na Grajaú-Jacarepaguá.
Estou no aguardo, e desde já obrigado.

Antes de montar o cabeçote, vc checou p/ ver se estava empenado ou se tinha algum vazamento??

Jack Jipeiro
14/04/2008, 15:18
Cabeçote empenado, ou então trincado causa superaquecimento.
Mas tem muitos itens mais facil de verificar antes.

A quanto tá subindo a temperatura??

Abraços...

adrsh88
14/04/2008, 15:34
a oficina da loja q comprei disee q trocou por prevençao.
rodandando normal na cidade com ar ligado fica um pouco dps do 100, em subida forte chega a apitar o "check engine" ai desligo na hora.
Tem 2 velocidades o eletroventilador?

Jack Jipeiro
14/04/2008, 16:20
Acredito que não.
A minha ventoinha eletrica é bem dificil de ligar, ela só liga mesmo em casos extremos...
Já tentou usar aditivo no radiador, a bardhal indica 60% de aditivo.

Agora, sobre desligar a viatura quando ela aquece não é a melhor coisa, ou melhor não se deve fazer isso.

Já que a ventoinha é ligada direto no motor quando vc desliga o carro ela para de rodar e também a bomba d´agua para e não circula mais agua no motor. Se com o motor quase fervendo vc desligar o carro, com certeza a temperatura vai subir ainda mais e tera prejuisos maiores. Se já fez isso algumas vezes, melhor verificar cabeçote e junta, devem ter ido para o espaço.

O mais correta a se fazer, ta subindo a serra, a temperatura subiu, encoste o carro, e deixe em marcha lenta, ou então acelere um pouquinho para o ventilador girar mais e a agua tb, ai sim vc verá a temperatura abaixar.

Já percebeu os caminhoes depois que sobem a serra, os caras param nos postos em cima da serra, descem para tomar uma "agua", e deixam o motor ligado. É exatamente por isso, pois se desligarem com certeza teram problemas...

Abraços...

dudarj
14/04/2008, 17:11
a oficina da loja q comprei disee q trocou por prevençao.
rodandando normal na cidade com ar ligado fica um pouco dps do 100, em subida forte chega a apitar o "check engine" ai desligo na hora.
Tem 2 velocidades o eletroventilador?

Desculpa mas nunca vi trocarem junta por prevenção. Isso é coisa de quem quer arranjar uns $$.

Ele teria que ter feito um "Vazamento Percentual" com ar comprimido para saber a origem do vazamento.
Com esse instrumento vc fica sabendo exatamente em qua cilindro há o vazamento.

Sugestão - troque de mecânico.

nzardo
14/04/2008, 19:38
88,

Essa estória do cabeçote por prevenção tá muito estranha..... :pensativo:

Pela temperatura q esta marcando ela ta trabalhando mais quente mesmo... e ai pode ser um mooonteee de coisa.... :roll:

Mangueira inferior com a mola interna podre, deixando ela estrangular e interromper o fluxo, tampa de radiador, falta de fluido, termostática e bomba d'água..... fora eventual vazamento....:confused:.. ta abaixando o nivel do reservatório?? .... não sei se vc sabe... mas depois q o motor começa a esquentar, não entra mais agua do reservatório no radiador... :concordo:

E pode ser outro problema tambem... como anda o óleo do motor e o da CA ??... :pensativo:

adrsh88
14/04/2008, 20:07
Bem, a oficina é bem pilantra mesmo, mas como n foi eu qm pagou, e sim a loja, ainda to com a minha garantia de 2 meses se der merda...
hehe
Bem, to no RJ, alguem sabe alguma oficina aqui no RJ, q possa levar a minha XJ para verificar isso? É um servico rápdo? vlw pessoal.
O oleo tah bom sim, troquei a pouco.

gutoxj98
14/04/2008, 22:24
Bem, a oficina é bem pilantra mesmo, mas como n foi eu qm pagou, e sim a loja, ainda to com a minha garantia de 2 meses se der merda...
hehe
Bem, to no RJ, alguem sabe alguma oficina aqui no RJ, q possa levar a minha XJ para verificar isso? É um servico rápdo? vlw pessoal.

Cara o mais certo é vc levar em outra mesmo, o gustavo da L&S manja bastante ai........se tem garantia.......tem que arrumar.

Gustavo que fica em S. Cristóvão, R. Figueira de Melo, 436, tel.2585-2754. Pessoal oriundo da Gastal, antiga autorizada Chrysler, especializada...

abraços e boa sorte

gutoxj98
14/04/2008, 22:45
hehe

Cara o mais certo é vc levar em outra mesmo, o gustavo da L&S manja bastante ai........se tem garantia.......tem que arrumar.

Gustavo que fica em S. Cristóvão, R. Figueira de Melo, 436, tel.2585-2754. Pessoal oriundo da Gastal, antiga autorizada Chrysler, especializada...

abraços e boa sorte

Afonso Carlos
14/04/2008, 23:10
Galera eu tenho Xj 98 e comprei uma Xj 91, só pra trilha a mais ou menos um ano, cara já fiz de tudo naquele troço e não adianta, o negocio é uma chaleira, é só apertar um pouco e pronto 110 de temp,enchi o saco de desmonta e monta e to deixando ver o que acontece, até agora nada, vamos ver.

PS: a 98 esquenta um pouco menos, mas também é uma chaleira no transito pesado, serra então>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

Abração.

gutoxj98
14/04/2008, 23:48
Galera eu tenho Xj 98 e comprei uma Xj 91, só pra trilha a mais ou menos um ano, cara já fiz de tudo naquele troço e não adianta, o negocio é uma chaleira, é só apertar um pouco e pronto 110 de temp,enchi o saco de desmonta e monta e to deixando ver o que acontece, até agora nada, vamos ver.

PS: a 98 esquenta um pouco menos, mas também é uma chaleira no transito pesado, serra então>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

Abração.

Afonso é uma vinho a tua ????? toda animalesca ????

poe umas fotos la no topico so samukanvas..... !!!!!!

ja experimentou colocar air vents dos Volvo NL10 ????

abs

jmf
15/04/2008, 09:22
Meu pai tá com mesmo problema na cherokee dele, até abri um tópico sobre isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39445

nzardo
15/04/2008, 12:16

Abração.

Afonso,

Não sei ao certo o ano q houve a modificação, mas o radiador das cherokas tiveram um aumento de capacidade.... bem provavel q a 91 tem o radiador com menor capacidade.... e tem a tar da ''tropicalização'' também......... :pensativo:

Afonso Carlos
15/04/2008, 12:23
Afonso é uma vinho a tua ????? toda animalesca ????

poe umas fotos la no topico so samukanvas..... !!!!!!

ja experimentou colocar air vents dos Volvo NL10 ????

abs

Grande Guto, era minha, mas vendi pra um amigo meu, que não largava do pé, vou fazer a 91 agora daquele jeito, vou colocar as fotos lá sim.

Já coloquei as gradinhas do volvo e continua na mesma, to pensando em fazer um radiador do cambio separado da agua, e colocar um radiador pro oleo do motor.

Abração.

Afonso Carlos
15/04/2008, 12:26
Afonso,

Não sei ao certo o ano q houve a modificação, mas o radiador das cherokas tiveram um aumento de capacidade.... bem provavel q a 91 tem o radiador com menor capacidade.... e tem a tar da ''tropicalização'' também......... :pensativo:

Grande Zardo, pode até ser isso também, mas mesmo assim acho que não devia esquentar tanto, pois na terra do tio Sam tem lugares bem quentes também, a minha tem uns adesivos nas portas " for export ".

Nada ver com o topico, mas vou precisar agora do farol e das lanterninhas do wrangler, c tem ainda ?

Abração.

nzardo
15/04/2008, 19:31
Grande Zardo, pode até ser isso também, mas mesmo assim acho que não devia esquentar tanto, pois na terra do tio Sam tem lugares bem quentes também, a minha tem uns adesivos nas portas " for export ".

Nada ver com o topico, mas vou precisar agora do farol e das lanterninhas do wrangler, c tem ainda ?

Abração.

Afonso,

Estoque zerado mas a gentedamus um jeito.. me manda um e-mail, assim a gente da um jeito nessa fornalha da 91 também e preciso falar a respeito de uns eixinhoss.... :twisted:

Afonso Carlos
16/04/2008, 00:39
OK Grande zardo.

Abração.

Fernando Magalhaes
30/04/2008, 23:39
Ola amigo, retirar a valvula termostatica nao foi boa ideia pois esse motor trabalha quente mesmo ( cerca de 100 a 105 graus ) e quem regula isto eh a valvula. O superaquecimento ocorre nesse caso por varios motivos a pesquisar: Verifique as tubulaçoes quanto a vazamento ou obstruçoes, verifique a bomba de agua, verifique os radiadores, NUNCA utilize somente agua no sistema, deve ser utilizado aditivo para radiadores de boa qualidade diluido em agua na proporçao recomendada pelo fabricante. Caso o sistema esteja obstruido no bloco pode ser a causa do superaquecimento pois nesse caso a bomba de agua vai ser a primeira a estragar. Deve ser feito uma lavagem do sistema com produtos especiais para retirar a obstruçao e em seguida a remontagem e adiçao de aditivo. Se morar no litoral nao esqueça de sempre verificar o radiador quanto a corrosao. O aquecimento da XJ faz disparar o radiador menor que eh acionado por Rele, verifique o funcionamento do Rele.

Glaicon
08/04/2010, 10:12

Abração.

Estão falando da Cherokee à diesel ou à gasolina?:pensativo:
Antes de ler este tópico, não tinha visto relatos de superaquecimento das movidas à gasolina.