PDA

Ver Versão Completa : Aperto do cabeçote e regulagem das valvulas do Samurai



Samambaia
10/07/2004, 18:50
Pessoal, tenho um Samurai 97 e gostaria de saber se alguém tem as especificações para o aperto do cabeçote e a regulagem das valvulas deste carro?

billj
12/07/2004, 11:35
Aperto dos parafusos do cabeçote = 63 - 70 N-m. Começa com os parafusos no meio do cabeçote.........

regyulagem das válvulas (condição fria)

Admissão = 0,13 - 0,17 mm
Escape = 0,16 - 0,20 mm

Abraços,

Samambaia
20/07/2004, 18:32
Valeu amigo.

Cacá
04/10/2008, 22:45
Ressuscitando...

Bill, o mesmo vale pro 91 carburado?

Obrigado pela força :concordo:

billj
08/10/2008, 18:38
Sim....:concordo:

Cacá
08/10/2008, 18:45
Sim....:concordo:

Tks Bill :-D

Cacá
12/11/2009, 08:30
Galera, retomando o assunto, nao consigo de jeito nenhum deixar as valvulas do samurai macias. Regulei 2 vezes, em dois mecas diferentes. As duas vezes aconteceu a mesma coisa: quando o carro ta frio, fica redondinho e ate anda bem! Depois que esquenta, parece que os balancins vao sair pela tampa e o carro fica mais amarrado que quando esta frio. Estou pensando em deixar com a "regulagem quente" especificada no manual de manutencao Suzuki, que copio abaixo:

VALVE CLEARANCE SPECIFICATIONS TABLE
Application In - (mm)
Samurai, Sidekick (TBI) & Swift SOHC
Engine Cold
Intake ........................................ .005-.007 (.13-.18
Exhaust ....................................... .006-.008 (.15-.20)
Engine Hot
Intake ........................................ .009-.011 (.23-.28
Exhaust ....................................... .010-.012 (.25-.30)

O que vcs acham?

Billj e all, aguardo comentários :concordo:

Abraços a todos.

Juliano Nitsch
12/11/2009, 13:22
Talvez não estejam regulando direito... não é só a medida que importa, na hora da regulagem tem que prestar atenção na posição dos cames do comando, tem que estar em "balanço", se algum deles estiver um pouco adiantado ou atrasado a regulagem já era.

Tem que fazer o negócio com carinho... rsrsrs

Até mais.

Cacá
12/11/2009, 14:57
Talvez não estejam regulando direito... não é só a medida que importa, na hora da regulagem tem que prestar atenção na posição dos cames do comando, tem que estar em "balanço", se algum deles estiver um pouco adiantado ou atrasado a regulagem já era.

Tem que fazer o negócio com carinho... rsrsrs

Até mais.

Na veia, Juliano, tem que fazer com carinho. Cara, eu sou chato pra caralho, nunca vai estar 100%. O meca andou fora da linha e to pensando em meter a mão na massa eu mesmo. Como ja falei, pra fazer cagad@, eu faço em casa. :mrgreen: Vou atrás de comprar um cálibre e estudar um pouco sobre como proceder. A junta da tampa - nova - tá guardadinha aqui :twisted:. Se eu descobrisse pelo menos qual valvula é intake e qual é exaust, ajudaria muuuuito. Hehehehehe...

Juliano Nitsch
12/11/2009, 17:59
Na veia, Juliano, tem que fazer com carinho. Cara, eu sou chato pra caralho, nunca vai estar 100%. O meca andou fora da linha e to pensando em meter a mão na massa eu mesmo. Como ja falei, pra fazer cagad@, eu faço em casa. :mrgreen: Vou atrás de comprar um cálibre e estudar um pouco sobre como proceder. A junta da tampa - nova - tá guardadinha aqui :twisted:. Se eu descobrisse pelo menos qual valvula é intake e qual é exaust, ajudaria muuuuito. Hehehehehe...

Caca a fileira de válvulas do lado do coletor de admissão são as "intake" e as fileira do lado do escapamento são as "exaust", resumindo... olhando de frente para o motor as 4 válvulas da esquerda são de admissão e as 4 da direita logicamente a de escapamento.

Se vc for regular só preste atenção na posição dos cames do comando, para poder ter certeza que as válvulas estão totalmente fechadas.

Até mais...

Cacá
12/11/2009, 18:05
Caca a fileira de válvulas do lado do coletor de admissão são as "intake" e as fileira do lado do escapamento são as "exaust", resumindo... olhando de frente para o motor as 4 válvulas da esquerda são de admissão e as 4 da direita logicamente a de escapamento.

Se vc for regular só preste atenção na posição dos cames do comando, para poder ter certeza que as válvulas estão totalmente fechadas.

Até mais...

Hahahaha, como eu sou burro, as válvulas do lado do escape, sao exhaust, lógico. Cara, então com uma chave 10, uma fenda e um calibre eu faço a festa? Sera que tirando as velas eu giro o comando com a mão? Aí fica bico, hein? é só pegar cada balancim no ressalto do comando??? :dance: Pô, brigadão pelo apoio técnico Juliano :concordo:

Juliano Nitsch
12/11/2009, 18:59
Hahahaha, como eu sou burro, as válvulas do lado do escape, sao exhaust, lógico. Cara, então com uma chave 10, uma fenda e um calibre eu faço a festa? Sera que tirando as velas eu giro o comando com a mão? Aí fica bico, hein? é só pegar cada balancim no ressalto do comando??? :dance: Pô, brigadão pelo apoio técnico Juliano :concordo:

De nada, enquanto eu puder ajudar...

Com certeza sem as velas fica mais fácil, mas mesmo assim acho que não consegue virar com a mão, aí é o seguinte, vc coloca uma chave 17 no parafuso da polia do virabrequim ou engata uma 4 ou 5 e vai dando uns tranquinhos até chegar na posição que vc quer.

Vc entendeu errado quanto ao ressalto... na verdade o balancim deve tocar o lado oposto do ressalto quando estiver regulando a folga da válvula, pois o ressalto do comando tocando o balancim, estará abrindo a válvula entendeu... e para regular a folga, a válvula tem que estar totalmente fechada, vc ira perceber quando estiver fazendo. Vai regular sempre um cilindro por vez, a admissão e escape, assim por diante, não é a fileira, é banco a banco. Coloca o primeiro cilindro em balanço (valvulas de admissão e escape fechada) e regula, aí vai para o segundo e mesma coisa... até o quarto... com a prática vai na sequência 1 - 3 - 4 - 2.

Até...

Cacá
12/11/2009, 19:05
De nada, enquanto eu puder ajudar...

Com certeza sem as velas fica mais fácil, mas mesmo assim acho que não consegue virar com a mão, aí é o seguinte, vc coloca uma chave 17 no parafuso da polia do virabrequim ou engata uma 4 ou 5 e vai fando uns tranquinhos até chegar na posição que vc quer.

Vc entendeu errado quanto ao ressalto... na verdade o balancim deve tocar o lado oposto do ressalto, pois o ressalto do comando tocando o balancim, estará abrindo a válvula entendeu... e para regular a folga a válvula tem que estar totalmente fechada, vc ira perceber quando etiver fazendo. Vc vai regular sempre um cilindro por vez e a admissão e escape, não é a fileira, é banco a banco.

Até...
Maravilha professor, obrigado. Havia entendido errado mesmo :-?. Agora sim, entendi a questão do cilindro, Juliano :wink:.

Valeu mesmo!

Juliano Nitsch
12/11/2009, 19:07
Maravilha professor, obrigado. Havia entendido errado mesmo :-?. Agora sim, entendi a questão do cilindro, Juliano :wink:.

Valeu mesmo!

Dei uma editada no oque escrevi... da uma relida...

Até...

Cacá
12/11/2009, 19:18
Coloca o primeiro cilindro em balanço (valvulas de admissão e escape fechada) e regula, aí vai para o segundo e mesma coisa... até o quarto... com a prática vai na sequência 1 - 3 - 4 - 2.

Ótimo, farei isso na segunda ou terça que vem, assim que eu puder encostar o samuca pra essa empreitada :concordo:

Cacá
17/11/2009, 08:58
Juliano, bom dia! Estive relendo o manual de manutenção suzuki, que diz:

3) Measure valve clearance between adjustment screw and valve
stem using shim thickness gauge. Check intake valve clearance of
cylinders No. 1 and 2 and exhaust valve clearance of cylinders No.
1 and 3. See VALVE CLEARANCE SPECIFICATIONS table.
4) Turn crankshaft one complete revolution (360 degrees).
Check intake valve clearance of cylinders No. 3 and 4 and exhaust
valve clearance of cylinders No. 2 and 4.

Pelo que entendi desse manual, é assim:
> zero o rotor no cilindro 01
> regulo admissão do 1 e 2 / escape do 1 e 3
> dou um giro de 360º no rotor
> regulo admissão do 3 e 4 / escape do 2 e 4

Pelo que vc orientou seria colocando um cilindro por vez em balanço e regulando as duas valulas de cada cilindro, correto?

Agora, mais uma pergunta: pode acontecer de colocar um cilindro em balanço e o rotor nao bater exatamente onde deveria?

Abraços e obrigado :concordo:

Juliano Nitsch
17/11/2009, 13:35
Juliano, bom dia! Estive relendo o manual de manutenção suzuki, que diz:

3) Measure valve clearance between adjustment screw and valve
stem using shim thickness gauge. Check intake valve clearance of
cylinders No. 1 and 2 and exhaust valve clearance of cylinders No.
1 and 3. See VALVE CLEARANCE SPECIFICATIONS table.
4) Turn crankshaft one complete revolution (360 degrees).
Check intake valve clearance of cylinders No. 3 and 4 and exhaust
valve clearance of cylinders No. 2 and 4.

Pelo que entendi desse manual, é assim:
> zero o rotor no cilindro 01
> regulo admissão do 1 e 2 / escape do 1 e 3
> dou um giro de 360º no rotor
> regulo admissão do 3 e 4 / escape do 2 e 4

Pelo que vc orientou seria colocando um cilindro por vez em balanço e regulando as duas valulas de cada cilindro, correto?

Agora, mais uma pergunta: pode acontecer de colocar um cilindro em balanço e o rotor nao bater exatamente onde deveria?

Abraços e obrigado :concordo:

Tudo bem... pode fazer deste jeito também... sem problemas, como é a primeira vez que vc vai fazer achei que seria mais fácil um cilindro por vez.

O rotor sempre vai apontar para o cilindro que estiver em balanço, não exatamente pois o ponto de ignição é avançado em 9 graus + ou -, é nesta hora que acontece a centelha para a vela.

Se entendi oque vc perguntou é isso, qualquer coisa da um toque.

Até mais.

Cacá
17/11/2009, 14:35
Tudo bem... pode fazer deste jeito também... sem problemas, como é a primeira vez que vc vai fazer achei que seria mais fácil um cilindro por vez.

O rotor sempre vai apontar para o cilindro que estiver em balanço, não exatamente pois o ponto de ignição é avançado em 9 graus + ou -, é nesta hora que acontece a centelha para a vela.

Se entendi oque vc perguntou é isso, qualquer coisa da um toque.

Até mais.

Xenxaxional, é isso aí :concordo: Um cilindro por vez então, mais fácil e mais lógico :mrgreen:

Obrigado mais uma vez.

Cacá
18/11/2009, 11:23
Juliano & All, bom dia.
Acabei de fazer a regulagem das valvulas a quente, dentro das medidas especificadas. Foi extremamente fácil :razz: A primeira tentativa foi com 25 na admissao e 30 no escape. Ficou um pouco barulhento, então calibrei para 25 em todas. O carro ficou bem melhor, principalmente em alta e o tec-tec de balancim diminuiu bastante (mas ainda da pra melhorar... hehehehehe). Vou andar um pouco assim para avaliar o comportamento do carro. Depois vou abrir novamente para calibrar as valvulas frias :concordo:.

Antes que perguntem, o ponto esta em 9,2º.

Juliano, muito obrigado pela força :palmas:

Juliano Nitsch
18/11/2009, 13:26
Juliano & All, bom dia.
Acabei de fazer a regulagem das valvulas a quente, dentro das medidas especificadas. Foi extremamente fácil :razz: A primeira tentativa foi com 25 na admissao e 30 no escape. Ficou um pouco barulhento, então calibrei para 25 em todas. O carro ficou bem melhor, principalmente em alta e o tec-tec de balancim diminuiu bastante (mas ainda da pra melhorar... hehehehehe). Vou andar um pouco assim para avaliar o comportamento do carro. Depois vou abrir novamente para calibrar as valvulas frias :concordo:.

Antes que perguntem, o ponto esta em 9,2º.

Juliano, muito obrigado pela força :palmas:

De nada... se precisar mais alguma coisa, estamos aqui.

Não coloque menos que 0,15 mm tanto na admissão como escape, perde rendimento e pode aquecer.

Até mais.

geraldo botelho
19/11/2009, 10:49
realmente a aula foi bastante proveitosa.

abç a todos. :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Cacá
20/11/2009, 10:27
Bom dia!

Relatando:
hoje cedo desmontei de novo a tampa para trocar a junta. Aproveitei para conferir as valvulas frias. As valvulas de admissão estavam todas muto parecidas, em condição fria estavam dando 0.15 justo. As valvulas de escape estavam um pouco mais fechadas, então calibrei para 0.15 (folgada).
Uma coisa que eu reparei, é que quando a gte dá o torque na porca que trava o parafuso (pino, encosto, sei lá...) do balancim, a folga aumenta um "pelímetro", ou seja, o parafuso tende a subir um quase-nada... é algo que só que é muuuuito chato, como eu, percebe... hehehehehe.


É isso :concordo:

Juliano, gostei da brincadeira, acho que vou comprar mais algumas juntas e experimentar uma calibragem por mês... hahahahahahaha!


abraços a todos ;)

Cacá
07/12/2009, 07:37
Segunda experimentação das valvulas:

Admissão: 0,20
Escape: 02,5
Condição fria.

O rendimento do carro melhorou em relação a regulagem anterior, mas esta batendo um pouco na desaceleração. Na proxima tentativa vou colocar 0,15 e 0,20 (adm/esc). Estou atrás de cálibres com medidas quebradas (0,16 - 0,17 - 0,21 etc...).
Não falei que tinha gostado da brincadeira? Hehehehehe.

:concordo:

Eduardo Alemão
16/05/2014, 10:30
Ajuda: meu Samurai está colocando um pouco de óleo pra fora pela junta da tampa de válvulas. Já mandei vir a junta da Suzucar e to pensando em eu mesmo trocar a peça. Aparentemente é fácil, são apenas 4 parafusos.

Alguma recomendação ?