Ver Versão Completa : Aquecimento L200 - Mais um Dado.
cirotoscano
14/04/2008, 11:24
Pessoal, Andei meio sumido, mas to na área de novo.
Sobre o Aquecimento, já temos algumas informações que batem na maioria dos casos: o AC sempre está ligado. As outras informações como subidas, exigências, engarrafamento, etc. Cada caso é um caso, o importante, é isso: o AC sempre está envolvido.
Pois bem fiz um teste hj propositalmente, afinal estava no início de um engarrafamento que sabia que iria durar 1:30. (manhã bem quente)
1o. 1/3:
AC: desligado
Temperatura: Normal (no meu caso sempre a 1/3 da marca normal do marcador)
2o. 2/3
AC: Ligado
Temperatura: 5/6 do marcador (nunca havia chegado ai...)
3o. 3/3
AC: Desligado
Temperatura: Volta a cair lentamente até chegar no Normal (1/3 da marca normal do marcador)
Já havia mencionado minha desconfiança no sensor que desliga o AC em altas temp.
Mas enfim... é isso aí.
Eduardo Eustaquio
14/04/2008, 12:55
cirotoscano, como não estou no Brasil, não sei como está o clima por ai. Você é de Brasília ou está viajando? Quanto tempo você ficou engarrafado? Era subida? Estava carregado?
Foi a primeira vez que sua L200 esquentou nestas condições ou houve algum outro fato?
LUIS ANTONIO -BA
14/04/2008, 18:09
Pessoal, Andei meio sumido, mas to na área de novo.
Sobre o Aquecimento, já temos algumas informações que batem na maioria dos casos: o AC sempre está ligado. As outras informações como subidas, exigências, engarrafamento, etc. Cada caso é um caso, o importante, é isso: o AC sempre está envolvido.
Pois bem fiz um teste hj propositalmente, afinal estava no início de um engarrafamento que sabia que iria durar 1:30. (manhã bem quente)
1o. 1/3:
AC: desligado
Temperatura: Normal (no meu caso sempre a 1/3 da marca normal do marcador)
2o. 2/3
AC: Ligado
Temperatura: 5/6 do marcador (nunca havia chegado ai...)
3o. 3/3
AC: Desligado
Temperatura: Volta a cair lentamente até chegar no Normal (1/3 da marca normal do marcador)
Já havia mencionado minha desconfiança no sensor que desliga o AC em altas temp.
Mas enfim... é isso aí.
É isso mesmo, porem achei que era só a minha que estava esquentando em engarrafamentos, agora mais uma, verifique agora a quantidade de aditivo na agua, reduzi o meu e a minha agora demora mais a esquentar, porem o que acho é que ela esquenta pois o condensador começa a esquentar e a ventoinha não da conta de refrigerar os dois e como o condensador do ar é na frente do radiador de agua, o ar tende a chegar nele ja quente não conseguindo reduzir a temperatura da agua que ira retornar ao bloco do motor.
Nicodemus
15/04/2008, 10:06
cirotoscano, tenho uma l200 sport gls 2006, todas vezes que ela esquentou o ar estava ligado, e desligando o ar realmente a temperatura volta ao normal. Mas como ando muito na fazenda, todas vezes que ela esquentou era pq o radiador estava sujo com sementes de capim, barro etc, era eu mandar o cara limpar o radiador que nao esquentava na mesma situacao e com ar ligado.... umas 3 vezes por ano tenho que mandar limpar o radiador.
teu radiador está limpo? não adiantar olhar o radiador pela frente, ele sempre está limpo, a sujeira se acumula por dentro, acho que são umas 3 colmeias, é lá dentro que fica a sujeira.
Se realmente o ar condicionado esta forçando a temperatura, o que se deve (alguém do fórum) mandar instalar um baita de um ventilador forçado junto do radiador do ar condicionado, sendo esse ligado apenas quando se liga a chave do ar... tinha alguém aki do fórum que instalou em uma quadradinha, agora como ficou não sei!!
É isso mesmo, porem achei que era só a minha que estava esquentando em engarrafamentos, agora mais uma, verifique agora a quantidade de aditivo na agua, reduzi o meu e a minha agora demora mais a esquentar, porem o que acho é que ela esquenta pois o condensador começa a esquentar e a ventoinha não da conta de refrigerar os dois e como o condensador do ar é na frente do radiador de agua, o ar tende a chegar nele ja quente não conseguindo reduzir a temperatura da agua que ira retornar ao bloco do motor.
Desculpa Luis, mas se o condensador é na frente do radiador e a ventoinha faz é puxar o ar como um exautor e nao, soprar (como faz um ventilador) não seria o contrário do que vc disse?
Pequeno jr
15/04/2008, 22:58
Em tdas as vezes que a ex-L-200 de meu pai esquentou foi com o Ar ligado. Sobre a manutenção, a dele era completamente em dias e feita sempre em autorizada.
LUIS ANTONIO -BA
15/04/2008, 23:42
Desculpa Luis, mas se o condensador é na frente do radiador e a ventoinha faz é puxar o ar como um exautor e nao, soprar (como faz um ventilador) não seria o contrário do que vc disse?
Não Gugu, o que acontece é que o condensador como vc afirmou é na frente do radiador, então a ventoinha puxa um certo volume de ar, porem primeiro o ar passa pelo condensador que encontra-se quente e eleva a temperatura do ar que ao chegar no radiador ja esta com uns graus a mais e então ele não consegue baixar a tempratura da agua no radiador o suficiente para resfriar o bloco que aos poucos vai subindo, mas isso só acontece na minha qdo o calor é grande, uma faixa de 30º em diante, a noite ou com temperatura mais fria ele não esquenta, e se eu rodar pela madrugada sem força o carro ela faz é baixar.
Não Gugu, o que acontece é que o condensador como vc afirmou é na frente do radiador, então a ventoinha puxa um certo volume de ar, porem primeiro o ar passa pelo condensador que encontra-se quente e eleva a temperatura do ar que ao chegar no radiador ja esta com uns graus a mais e então ele não consegue baixar a tempratura da agua no radiador o suficiente para resfriar o bloco que aos poucos vai subindo, mas isso só acontece na minha qdo o calor é grande, uma faixa de 30º em diante, a noite ou com temperatura mais fria ele não esquenta, e se eu rodar pela madrugada sem força o carro ela faz é baixar.
Ah, agora entendi.
Na Ranger o radiador de óleo não fica na frente do radiador de água (é embaixo perto do carter né?), talvez seja uma das razões de não se ter quadro de aquecimento nelas.
Só não entendo pq a Mit não muda alguns detalhes do projeto desse motor 2.5 e evita logo de vez esses problemas, pq o carro é show.
Eu adorava minha Ranger 2.5 maxion 4x4 ( por várias razoes) mas ela não andava na areia como a L200 nem de longe.
:concordo: Um abraço.
Senhores,
Uma dúvida de iniciante: estou para comprar uma L200 GL 2002, não é HPE, e será que enfrentarei esse problema de aquecimento também ou isto é algo típico da HPEs?
abraços,
Eduardo Suski
Eduardo Eustaquio
17/04/2008, 13:15
Suski, é dificil de falar assim.
Estou na minha terceira L200, sendo duas HPE (Sport e outdoor de 141cv) e a que estou atualmente é uma outdorr GLS de 121cv e todas as 3 aqueceram em momentos aparentemente parecidos. Normalente estou carregado, em subidas ou grandes retas em que se anda na faixa de 130 a 140 por hora e com o ar-condicionado ligado.
Aqui no fórum, há relatos também de aquecimentos de L200 com a motorização de 87 e 100cv, sendo que nelas o aquecimento ocorreu de formas um pouco diferente.
Existem diversas L200 que nunca aqueceram e há também aquelas que aqueceram nos seus primeiros 2000 quilômetros rodados. Ou seja, é difícil dizermos que a que você vai comprar vai ou não aquecer.
Existe um kit que resolve este problema e que custa algo em torno de R$ 2.000,00. Pegue informações com o Luis Antonio - BA aqui do fórum que ele sabe muito sobre como se portar sobre a questão do aquecimento (Ele está movendo um processo contra a Mitsubishi) e também sobre esse kit que foi apelidado aqui no fórum de "Kit Gelo".
Lembre-se, L200 tem que ser bem cuidada. tenha um bom mecânico e utilize peças boas e de procedência. Ela tem o melhor conjunto de suspensão, bonita, robustes e tração na minha humilde opinião. O que ela perde para as outras é apenas em consumo (o maior), espaço interno e manutenção que é um pouco mais elevada.
Boa sorte.
diegococenza
04/04/2016, 20:25
Olá pessoal,
É minha primeira vez no fórum, tenho uma GL 2008 que também esquenta em diferentes situações, até agora sem padrão, mas principalmente em subidas bem travadas que forçam o motor (com ou sem A/C) e no trânsito (sejam dias quentes ou normais, com ou sem A/C).
Já troquei a válvula termostática, a ventoinha para 11 pás e a junta do cabeçote. Nada resolveu 100%. Ultimamente ela tem esquentado até mesmo após andar na estrada e reduzir a velocidade (como na chegada da garagem para manobrar).
Luis Antonio - BA, gostaria de saber mais sobre esse kit gelo.
Alguém sabe qual o posicionamento oficial da Mitsubishi sobre isso? Meu mecânico já foi da uma equipe do Rally dos Sertões por anos e disse que cada L200 é um carro diferente, disse que elas saíram de fábrica com "personalidade", algumas esquentam sem motivo aparente, outras não; algumas dão pau no HPE já quando novas, outras nunca apresentaram defeito...
Estou quase a ponto de vender a minha por não conseguir resolver o pepino..
diegococenza
04/04/2016, 20:31
Olá Luis,
No meu caso o sobrequecimento ocorre mesmo sem o A/C ligado, poderia me falar mais sobre as alternativas que você tem usado para resolver o problema?
O que seria o "Kit Gelo" comentado pelo Eduardo Eustaquio abaixo?
Abç
Ralfcampos
12/04/2016, 09:50
Bom dia a todos.
Estou na minha segunda L200, uma 2001/02 GLS, motor 2.5 de 87 cv. Ambas me deram problemas com aquecimento. Na atual detectei que a embreagem viscosa que liga o motor à, hélice estava inoperante. Eu travei a embreagem. Também instalei uma segunda ventoinha na frente do radiador que é acionada em conjunto com o AC. RESULTADO:
Sem o ac a temperatura fica perto da mínima. O motor está trabalhando em temperatura menor que a ideal.
Aumentou o consumo.
Com o ac o carro trabalha um pouco mais quente, mas ainda assim em temperatura menor qua antes.
Em locais de estrada com subidas longas e que sempre me davam preocupação, pois subia muito, hoje chega na metade do mostrador.
Porém, ao conversar com um engenheiro da mit, fui aconselhado a voltar para o projeto original.
Walter da Camper
12/04/2016, 10:24
A descrição do defeito aponta para o acoplamento viscoso da hélice, que, inclusive, foi a única coisa que ainda não trocastes.
Olá pessoal,
É minha primeira vez no fórum, tenho uma GL 2008 que também esquenta em diferentes situações, até agora sem padrão, mas principalmente em subidas bem travadas que forçam o motor (com ou sem A/C) e no trânsito (sejam dias quentes ou normais, com ou sem A/C).
Já troquei a válvula termostática, a ventoinha para 11 pás e a junta do cabeçote. Nada resolveu 100%. Ultimamente ela tem esquentado até mesmo após andar na estrada e reduzir a velocidade (como na chegada da garagem para manobrar).
Luis Antonio - BA, gostaria de saber mais sobre esse kit gelo.
Alguém sabe qual o posicionamento oficial da Mitsubishi sobre isso? Meu mecânico já foi da uma equipe do Rally dos Sertões por anos e disse que cada L200 é um carro diferente, disse que elas saíram de fábrica com "personalidade", algumas esquentam sem motivo aparente, outras não; algumas dão pau no HPE já quando novas, outras nunca apresentaram defeito...
Estou quase a ponto de vender a minha por não conseguir resolver o pepino..
Ricardomit
15/04/2016, 21:58
Boa noite , trabalho com Mitsubishi a 15 anos , esses kits de gelo e nada de nada só faz o proprietário gastar , vcs podem colocar uma hélice de maior PA dos que está no carro e verificar o estável na ventoinha do ar , mais dúvidas podem entrar em contato com DCerto motors (11)26387813
Filipesport
21/04/2016, 14:07
Diego temos um grupo de WhatsApp se quiser entrar me chame 69 84383438 eu tenho uma l200 Sport A/T 2004 que sempre aquecia, fiz um sistemas com reservatório de expansão que ficou show, qualquer coisa me chama lá ok.