Conectar

Ver Versão Completa : Esquema elétrico e sugestões

CAVESO
13/04/2008, 15:35
Pessoal,

Paralelo à pintura, pretendo fazer a parte elétrica de meu engesa.

Alguém tem o esquema elétrico original do engesa para me passar?
Pretendo seguir o esquema original como roteiro.

A idéia é fazer tudo novo, jogando todo chicote fora.

Para tal, além de fios anti-chama, boa caixa de fusíveis, terminais soldados, chave geral, alguma dica a mais?

Obrigado!

guilhermeabreu
13/04/2008, 19:22
AMIGO CAVESO

No meu , joguei o chicote todo fora , só ficou a parte da fiação que fica dentro do painel .

Levei a um ótimo eletricista e pedi que usasse fios de bitola mais grossa do que a original , coloquei 2 caixas de fusíveis e pedi tb para colocar fios sobrando para usar posteriormente em som, ar condicionado , faróis auxiliares e etc . Assim ele fez e nunca deu problema .

Um bom eletricista sabe fazer , é só vc pedir o que vc quer . O meu foi feito ha 2 anos e ficou tudo por R$1850,00 , mão de obra e material .

E boa sorte em sua empreitada .

Esta semana deixo o CORAÇÃO VALENTE , no sogro do meu filho para colocar AR CONDICIONADO UHHHHHHHHHHHHH BELEZA , QUE FRESQUINHA QUE JÁ ESTOU SENTINDO .

E já pedi ao ÍGOR da ROTA o KIT BÁSICO para o EIXO FLUTUANTE .

Como vc já deve estar sabendo , aqui tenho o disco e manga de eixo da BAND baratinho 0k , daí criei coragem .

ABRAÇÃO .

CAVESO
13/04/2008, 21:00
Guilerme,

Você usou fios anti-chama?

Acha-se fácil deles em elétricas?

Os terminais foram todos soldados?

Quero ver em Ibitipoca como ficou seu Ar condicionado...

guilhermeabreu
14/04/2008, 00:08
CAVESO

Os fios foram antichama sim , acho que todos os fios fabricados hoje são antichama , ou pelo menos quase todos . Foram tb soldados em todos os pontos .

Já estou sentindo frio .

CAVESO
14/04/2008, 00:35
Frio de Ibitipoca + calor dos amigos = encontro nacional de engesas

Cabelo F1
14/04/2008, 08:55
Colega estou na mesma situação sua, (estou fazendo Funilaria e vou fazer tbm toda a parte eletrica) ñ sei qual é sua idéia sobre os terminais de encaixe (tipo faston)que vão em quase todo equipamentos do painel, o que eu posso adiantar pra vce é para colocar estes terminais isolados, tanto o macho/femea, pois este este tipo de terminal sendo isolados evitará um eventual acidente caso venha escapar o termainal e encostar na lataria, o terminal isolado tbm irá facilitar muito em uma eventual manutenção no painel após montado, como vce ja sabe a parte interna no painel da Engesa não tão espaçosa e se vce tiver tosdos os terminais isolados poderá facilitar no futuro numa eventual manutenção ou instalação de um outro equipamento.

sds
Cabelo F1

Eduardo Velo
14/04/2008, 09:08
...No meu , joguei o chicote todo fora , só ficou a parte da fiação que fica dentro do painel .ABRAÇÃO .

Também fiz assim ... só ficou os de dentro do painel pq não estavam ressecados ...
Comprei 60 m de fios coloridos que não ressecam ... terminais fechados com 2 , 3 e 4 pinos ( macho e femea) , terminais macho e femea ... isolante termo-retrátil ... braçadeiras plasticas ... . Fiz todo chicote com ajuda de um colega ... colocamos dentro de conduites ... deu muito trampo , mas ficou bom ...
USei 2 cxs de fuziveis , 1 de 10 e 1 de 9 , e 8 relés pra distribuição ...

Não tem mistério , é só ter um BOM TEMPO pra fazer ... e disposição ...

abs ...

CAVESO
14/04/2008, 13:10
Cabelo: valeu pelas dicas!

Edu: dá pra especificar para quais funções você usou relês?

Esses fios que não ressecam, qual o nome digo na loja para comprá-los?

Eduardo Velo
14/04/2008, 13:43
Os fios são flexíveis e tem uma capa branca entre o cobre e a capa externa que é de teflon ... olhando o fio da pra ver essa capa branca ... não sei especificar ... qdo for comprar da uma olhada o fio que tenha essa capa branca ...

Relés ...
1 - buzina
1 - 2a buzina - sem uso por enqto
1 - toca cd
1 - seta
1 - pisca alerta
1 - par de Farol normal
1 - par de Farol aux.
1 - 2o par de farol aux. - sem uso por enqto

CAVESO
14/04/2008, 13:55
Mais: especificações, marca, códigos e aplicações desses relês....

Abraços aporrinhantes :mrgreen:

gnecchi
14/04/2008, 14:13
Mais: especificações, marca, códigos e aplicações desses relês....

Abraços aporrinhantes :mrgreen:

Manda logo a viatura num bom auto-elétrico pra fazer tudo do zero :concordo: :concordo:
Larga mão de ser mão de vaca :mrgreen:

A única coisa que eu mesmo fiz no meu Engesa, foi passar o alicate em toda a elétrica que estava lá :lol: :lol:

[]'s
Marcos Gnecchi

Eduardo Velo
14/04/2008, 14:15
Qdo for comprar os relés , já vem especificado o uso ... Buzina , Farol até xxx wats ... Pisca Alerta ...
O Universal usei pra ligar o som ...
Esqueci de mencionar o do limpador com temporizador que fica um pouco longe dos outros pq acompanhei a fiação original no painel ...

O proprio vendedor te orienta na compra ...

CAVESO
14/04/2008, 17:27
Manda logo a viatura num bom auto-elétrico pra fazer tudo do zero :concordo: :concordo:
Larga mão de ser mão de vaca :mrgreen:

Minha idéia é fazer a parte elétrica em paralelo à pintura. Penso em pagar um bom eletricista para fazer pra mim depois das 17:00 (horário em que o pintor para de trabalhar).

Vou fazer tudo do zero mesmo!

A única coisa que eu mesmo fiz no meu Engesa, foi passar o alicate em toda a elétrica que estava lá :lol: :lol:

Eu fiz isso também!

Só guardei o chicote para servir de roteiro...:mrgreen:

CAVESO
14/04/2008, 17:30
Farol até xxx wats ...

Por falar em farol, uso os cibié de brasília com boa lâmpadas (quais?) ou sealed beam?

gnecchi
14/04/2008, 18:30
Por falar em farol, uso os cibié de brasília com boa lâmpadas (quais?) ou sealed beam?

Eu uso os de Brasília nos 4 faróis (não tenho as lanternas originais no painel frontal) e não tenho o que reclamar deles.... ilumina muito bem em baixo e cega nego quando está em alto :mrgreen:.
Regulei eles totalmente para baixo, pois com a altura da carroceria os faróis vão direto no retrovisor do motorista do carro da frente... com a regulagem totalmente para baixo não cego mais ninguém. :concordo:

Tb fiz como o Eduardo Velo, instalando 2 caixas de fusíveis. Separei as caixas com o seguinte critério:
:arrow: Uma dedicada apenas às instalações originais (lanterna, faróis, pisca, ré, limpador pára-brisa, ventoinha - uso a mecânica e tb uma elétrica com cebolão, etc).
:arrow: A outra atende apenas os acessórios: Milhas, rádios PX e PY, toca-CDs, entrada 12V do painel, Totem, etc.

Semana passada comprei outra ventoinha para o radiador de óleo do CA. Segui a dica do Eduardo Merege e comprei uma ventoinha de CB500.... cabe certinho no vão da grade frontal :concordo:

[]'s
Marcos Gnecchi

guilhermeabreu
14/04/2008, 18:56

CAVASO

Inicialmente na minha primeira reforma , coloquei os faróis originais da BRASÍLIA - CIBIÉ , que consegui achar ainda na época , e coloquei lampadas phillips BI-IODO de 100 watts , ficou muito bom , mas durou pouco , por uma razão muito simples : O FAROL É PEQUENO DEMAIS PARA USAR LAMPADAS DE 100 WATTS , com ísto na 1ª chuva que peguei , trincou todas as lentes , por esquentar muito .

Daí fui comprar outra vez os faróis da BRASÍLIA - CIBIÉ , saiu de linha , ÊTA FERRO SÔ . Comprei os de plásticos mesmo ORGUS = BARANTE = M. , não tive coragem de colocar .

Recentemente , fui em uma auto-eletrica comprar um não sei mais o que e vi no armário do cara uns faróis de BRASÍLIA - CIBIÉ todo empoeirado , que ele arrematou da concessionária VW daqui qdo fechou , DEI PULOS DE ALEGRIA , comprei 4 , tenho arrependimento de não ter comprado todo o estoque dele , paguei R$17,50 em cada um , e para NÃO ERRAR DE NOVO : comprei 4 lampadas PHILLIPS de 55 WATTS que são as originais do farol .

E para melhorar ainda mais a iluminação , APELO pelos faróis auxiliares de longo alcançe , como os HELLA rallye 1000 , só que estes estão a preços proibitivos , daí vi aqui no forum que a ORGUS = BARBANTE = M. esta fazendo uma cópia dos HELLA rallye 1000 , já fui numa auto-peças de um amigo e requisitei que ele visse o preço para mim , e dei outra opção que é um de lente lisa bem bojudo tb , estou aguardando a resposta dele .

Por enquanto devo colocar um desses mesmo , já comprei um na DONATTI , mas achei muito pequeno , eu gosto mesmo é de FAROLZÃO com muita luz , pois estou ficando velho , enchergando pouco e tenho viajado muito a noite , logo com luz boa vc não cansa de viajar a noite e os carros de sentido contrário te respeita qdo vc pede luz baixa .

QDO VC TEM FAROL RUIM , OS CARAS ATÉ COSPEM EM VC QDO CRUZA COM ELES , E ELES NÃO DÃO LUZ BAIXA .
AGORA QDO VC TEM UMA USINA DE LUZ , LÁ NO MEIO DO INFERNO ELES JÁ TE PEDEM LUZ BAIXA .
MAS COMIGO ÍSTO É MUITO DIFÍCIL DE ACONTECER , PQ ANTES DO CARRO APARECER JÁ COLOCO LUZ BAIXA , E AS VEZES ELES ACHAM QUE ESTOU COM A ALTA , " DOU UMA LAMPEJADA " E OS CARAS QUASE TOMAM O MATO .

Brincareira gente , não abuso em nada por ter um farol bom.

ABRAÇOS BEM ILUMINADOS .

CAVESO , BOTA O YELLOW SUBMARINO NUM ELETRICISTA LOGO AMIGO , JÁ ESTÁ ME DANDO NERVOSO SUA DEMORA DE APRONTAR O BICHÃO

CAVESO
14/04/2008, 22:31
Caramba!!!!!!!

Onde vou achar desses farois de brasília Cibiê??????????????

Guilherme,

Consegui hoje um eletricista pra fazer o serviço "depois da hora" pra mim.

O problema é o pintor doente que não foi trabalhar....

zguilherme
14/04/2008, 22:50
opa, quando alguem achar mais farois cibie,me avisa q to procurando, to com meus orgus.... e ufa.... q porcaria. serio..... nao recomendo. mas nao tinha outra solucao, os meus trincaramcom lampadas de 100 watts tambem no mesmo caso.... leagl neh.

entao logo q ficarem sabendo.... favor informar...

eu to pensando em faze ro mesmo, reformar o painei e refazer toda parte eletrica.... poxa, ta uma massaroca embaixo do painel... too querendo instalar da mesma maneira as caixas de fusiveis, duas, e uma de rele

falando nisso vcs usaram quais caixas??? sao seladas imagino neh

Kim
14/04/2008, 22:56
Fala Galera!!!

Bem, como todos sabem, tenho um projeto em mente....

Também uso os quatro faróis da brasília, sendo que os quatro são com meia luz (aquela lâmpada pequena).
Nos externos, coloquei lâmpadas alaranjadas que servem de seta, nos internos, funcionam como lanterna mesmo.

Uso lâmpadas Philips Blue Cool, onde as mesmas são azuis e a iluminação é branca (não fica com foco amarelado)

Tenho dois jogos, onde cada um custa em torno de 200,00, mais vale a pena, pois à noite, na frente do jipe fica igual a um "dia"!!!!:shock:

Retirei toda a fiação sem cortar, mais também somente para servir como roteiro.

O resto será tudo zerado.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
16/04/2008, 12:41
PESSOAL

Vou lá na autoelétrica ver se ele tem ainda os CIBIÉ da brasilia , vejo o preço e posto aqui pra vcs , se quizerem posso comprar e mandar pra vcs .

OBS : os que ele tinha era sem o furinho para a lanterna , daí coloquei eu mesmo uma adaptação da lanterna na mascara externa entre os dois faróis , usei a lanterna de pisca do paralama do tipo , ficou lembrando as LANDs , achei bonito , GOSTO É GOSTO NÃO É ? Lá em IBITIPOCA vcs vão ver como ficou .

ABRAÇOS ILUMINADOS .

CAVESO
16/04/2008, 12:47
Opa!

Tô na lista pros farois...

zguilherme
18/04/2008, 23:26
hehehhe sao dois viu CAVESO... os meus orgus.... hum.... estou so esperando uma chuva a noite pra quebrar as lentes.

CAVESO
19/04/2008, 01:39
Achei desses farois de brasíla Arteb (carcaça de metal). Será que prestam?

guilhermeabreu
19/04/2008, 02:09
CAVESO

Pode comprar , pois ARTEB e CIBIÈ , são de 1ª linha , digo : são de linha de montagem , sou daqueles que gosta de ler rótulos de tudo , e na época das BRASÍLIA já tinha lido estas duas marcas de farol nelas .

CAVESO
19/04/2008, 02:19
Valeu pela informação Dr. Guilherme!

Vou garantir um par desses Arteb, mas se aparecer um par de cibié por aí, peço que me avise, por favor, afinal, é sempre bom ter desses farois "originais" para reposição...rss

guilhermeabreu
19/04/2008, 02:22
CAVESO

Valeu , pô VC esta acordado até agora ? uauuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CAVESO
19/04/2008, 02:26
Pois é meu amigo, trabalhando via email até agora.

E amanhã cedinho trabalharei com ajudante de pintor de engesa....rssss

guilhermeabreu
19/04/2008, 02:38
CAVESO

Realmente temos algo em comum , amanhã as 8hs vou para o galpão da nossa associação de pompos-correio que compramos o terreno recentemente para fazer nossa sede própria e vou dar uma de pedreiro , ou seja vou levantar ( entijolar ) o muro de tijolo dobrado .

Vou dormir agora , senão vou acordar num bagaço .

ABRAÇÃO .

NOTA : PEGUEI HOJE O CORAÇÃO VALENTE "GELANDO" , ESTA DANDO 3º C na saída do AR CONDICIONADO , coloquei o ar na oficina do sogro do meu filho DAEL ROBERTO , que estará conosco no nosso ENCONTRO DO DIA 1º DE MAIO EM IBITIPOCA .

QUE FRIOSINHO GOSTOSO QUE ESTOU SENTINDO , ACHO QUE VOU DORMIR NELE , ALMOÇAR TB , ACHO QUE VOU MORAR NELE , DIGO : no "CORAÇÃO VALENTE" HAHAHHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

abmedeiros
20/07/2009, 19:56
Alguém já fez algum esquema elétrico para Engesa? Pensei em fazer um original e outro para os acessórios, com duas caixas de fusíveis.

abmedeiros
20/07/2009, 20:00
Alguém tem recomendações quanto a bitola dos fios???

franzlana
25/07/2009, 21:34
Caveso.
A muito tempo postei um tópico que me parece nunca foi para frente. Nele escreví a traduçao dos códicos elétricos que sao usados nos relés e componetes elétricos automotívos. Quando adaptei o limpador temporizado e coluna escamoteavel do santana no engesa, estes códicos ajudaram bastante. Procure o tópico Codico Eletrico.