PDA

Ver Versão Completa : Filtro de combustível da Ranger

Pboeira
12/04/2008, 22:03
Pessoal:
Neste último mês tenho passado trabalho tentando descobrir algum mecânico capaz de trocar o filtro de combustível da minha Ranger (V6 98). Em todos os lugares que fui, sempre saio com a mesma resposta: "Não temos como trocar, só na concessionária eles possuem a ferramenta para retirar este filtro".
O filtro de combustível não é como os novos (de plástico), mas sim de alumínio.
Na primeira vez tentei eu mesmo retirá-lo, mas foi impossível. Alguém conhece algum mecânico em Porto Alegre que faz o serviço? Fui na concessionária e eles me informaram que, somente de mão-de-obra, serão R$100,00.
Fiquei abismado, pois o filtro custou-me apenas R$12,00.

Obrigado;
Paulo Boeira

Edintruder
12/04/2008, 23:56
2hs de serviço para trocar um filtro???
O que tem de tão especialnesse filtro? Acredito que o melhor seria instalar um outro tipo de filtro de outro carro em vez de manter o sistema original visto a dificuldade de efetuar essa troca...

LEONARDORAZO
13/04/2008, 02:12
Qual o ano da sua ranger ??? tenho uma v6 99 e nunca tive problemas em trocar o filtro...

rogeriomasih
13/04/2008, 04:15
Tem como enviar uma foto do filtro com o detalhe da forma de fixação?

Gouveia
13/04/2008, 08:41
Paulo, seu problema procede... ainda bem que os meXânicos foram honestos contigo e não meteram a mão pra fuçar no filtro... já ouvi vários relatos de donos de Ranger que ficaram na rua porque o filtro se soltou e começou a vazar combustível. OU que quebraram as conexoes originais. Aí acabam fazendo uma "adaptação técnica" de outro filtro.
O que ocorre é que o encaixe é feito com uma conexõa lazarenta que tem que ter uma ferramenta especial, com ela, em 5min vc troca o filtro... sacanagem a Ford te cobrar 100 reNais de mão de obra (Renais é quando vc tem que deixar os RiIns pra pagar).

Eu nunca troquei o filtro, mas o Sebastian (aqui do fórum) disse que com "jeitinho" até dá pra trocar com umas chaves de fenda.. mas ele sofreu muito com isso e acabou fabricando a ferramenta pra ele.

Eu sugiro procurar mais um pouco ou tentar chorar na Ford acompanhando o serviço, Diz que vai pagar por hora e fica olhando o tempo que levam, hehe

Anthoniusnikos
13/04/2008, 09:44
Pboeira, post a foto como o Rogério pediu, assim fica mais fácil sugerir uma solução.
Para a retirada dos filtros quando estão muito apertados (tanto do óleo do motor quanto de combustível) tenho usado, com muito cuidado, um grifo 18", só que munca trave o grifo no corpo do filtro que ele vai estourar e aí fica pior. Trave o grifo no anel superior do corpo do filtro perto do ponto onde ele atarracha e devagarsinho vai forçando aos poucos. Nota: Nesmo quase não tendo espaço para virar, o pouco que conseguir será o suficiente para soltá-lo.
Boa Sorte !

Edintruder
13/04/2008, 11:48
Anthonio, a Ranger dele é à gasolina, acredito que a conexão que se refere é a mesma que liga a tubulação ao pescador do tanque de combustível aonde a trava é feita por umka presilha por dentro da luva. Eu abri essa conexão diversas vezes com duas chaves de fenda pequenas. Sem stress. Na primeira vez levei quase meia hora até descobrir como abrir e conseguir abrir, hoje levo menos de 1 minuto para abrir. Tens que botar tração na mangueira e com as chaves vai fechando as orelhas as contra a tubulação do filtro. A tração sobre a tubulação mantém as orelhas afastadas da luva enquanto faz o processo de "destrava".

Anthoniusnikos
13/04/2008, 12:28
Pensei que fosse o filtro antes da bomba injetora.

Um Bom domingo para todos.

Márcio T
13/04/2008, 14:14
Olá, pessoal.

Creio que existem 3 tipos diferentes de conexão do filtro de combustível (como também no pescador da bomba de gasolina) que exigem uma ferramenta especial. Mas é possível improvisar. No meu caso, usei um tubo de cobre de refrigeração com bitola um pouco maior que a da tubulação de combustível e fiz duas metades tipo "meia-cana", para encaixar por fora da tubulação e por dentro da conexão para levantar as travas e passar o ressalto. Deu certo, mas também deu tanto trabalho que resolvi comprar a ferramenta adequada - só não é adequada no preço: US$27,00 + US$16,00 de frete + taxas :( (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/AC-A-C-Fuel-Transmission-Trans-Line-Disconnect-Tool-Set_W0QQcmdZViewItemQQcategoryZ35625QQihZ015QQitem Z250234550600QQrdZ1QQsspagenameZWDVW).
Tem no catálogo impresso da Leone, mas não sei o preço e não achei no site (http://www.leone.equipamentos.com.br/html/trocalub05.htm).

Acho que o tipo que tem trava circular não dá p'rá tirar com chave de fenda, porque tem uma mola que circunda todo o diâmetro da tubulação - mas pode depender também da habilidade individual. O que tem uma trava transversal é só levantar a trava que libera a tubulação. O outro tipo tem duas travas tipo ressalto diametralmente opostas, que dá p'rá empurrar com chaves de fenda finas, mas tem que achar o jeito certo (para tirar o filtro, é OK. Mas p'rá bomba de combustível, a posição é f***).

De toda forma, com a ferramenta correta fica bastante fácil trocar o filtro ou a bomba de gasolina - além de não correr o risco de danificar a vedação. É avaliar o custo-benefício. P'rá mim, valeu o investimento.

Pboeira
13/04/2008, 23:42
Aí vão as fotos. A primeira indicando o local onde está o filtro, e a segunda do filtro propriamente dito.

Agradeço a preocupação, valeu mesmo.

Paulo

Edintruder
14/04/2008, 12:14
Como é a gasolina, a frequencia de troca desse filtro é baixa, porém se fosse frequente seria mais fácil cortar a tubulação e colocar um filtro com o sistema do Santana ou similar.

fcapitanucci
29/07/2008, 00:00
duvida:
no filtro FRAM,vem uma trava de plastico, q substitui a aranha de metal.

tudo ok de usar aquela?

Duda Sousa
29/07/2008, 01:49
Sim, tudo ok.
E realmente é verdade todo o problema de trocar o filtro de gasolina da ranger.
Pelo menos por aqui tbm existe essa dificuldade. Ferramenta especial, coisa e tal. Ranger 95, V6.

Allan Nielsen
29/07/2008, 09:38
Tem umas coisa que eu realmente não consigo intender......

É verdade que não precisa ser como nos fuscas onde o filtro é preso diretamente numa mangueira plastica, mas usar uma conexão que necessita de uma ferramenta que parece que foi desenvolvida pela NASA é demais.

Abs

Raposo
29/07/2008, 15:05
A minha Ranger anterior era a gasolina. Mesmo sistema dessa V6. O meca passou o maior trabalho para trocar o filtro porque a conexão estava praticamente colada no filtro. Acho que seria recomendável levar em oficina mecânica. Pode ser qualquer oficina, porque a maioria dos carros de passeio com sistema de injeção eletrônica possuem filtros iguais ao da tua Ranger e em lugar de acesso muito mais difícil.
Saudações tricolores (líder do Brasileirão).:mrgreen:

fcapitanucci
29/07/2008, 23:53
hehe amigos

eu troquei, mas essa duvida era p/ saber se podia manter a de plastico do Fram. afinal é um filtro de renome, da ranger, nao teria pq vir com a trava se nao fosse usar né.
meu mecanico falou: to sem a chave, vai e troca em casa (ele ja sabe q eu faço mta coisa em casa) e puxa assim, e se quiser, quebra o bico rente ao filtro , fica mais facil, é plastico.

e sim, quebrei, arranquei a trava por 1 das garras, e a de plastico vc solta com a mao, plug, coisa facil.

e com 30mil km usando gnv, tava sujo viu

TylerNTL
30/07/2008, 09:25
Pelo que vi nas fotos as travas deste filtro são as mesmas da tubulação do tanque da Ragner diesel. Alguém poderia confirmar se são mesmo?

No tópico sobre manutenção do tanque o pessoal comentou das dificuldades de trabalhar com estas presilhas, mas conseguiram desmontá-las.

Suigiro uma olhada no outro tópico para confirmar se as presilhas são iguais. Se forem manda uma MP para o Antohisusukus que ele deve ter alguma dica.

Walter L. L. Casitta
30/07/2008, 09:33
Aquilo não seria só um engate rápido? Se for não deve ser tão difícil assim de desengatar...

Anthoniusnikos
30/07/2008, 22:37
Thelmo, esses engates rápidos com presilhas de aço inox são uma porcaria, e até o momento (ou até prova em contrário !) acho complicados e desnecessários. Porém, podem ser desengatados com chave de fenda e alicate formando uma alavanca, aí arregaça tudo, mas... ainda pode-se redobrar as pernas das presilhas novamente, sem quebrar, que volta a engatar e não dar vazamento. PORÉM...!!! melhor seria o engate como antigamente, no velho fusca, de mangueira entrando no bico do filtro e abraçadeira. Dá próxima vez, compro antes as presilhas novas, aí certamente vai ser fácil. Preciso verificar se nas Concessionárias existem essas presilhas para venda.
Abs
Anthoniusnikos

fcapitanucci
31/07/2008, 01:14
comprei hj a chave especial p/ tirar essa trava
no filtro ja resolvi, usei a trava de plastico q a fram manda....facil, 2 dedos p/ tirar e por.

dsamaz
31/07/2008, 10:37
Na minha, também v6, 2002 é o sistema "VW like" com mangueira lisa ( = santana, gol, saveiro)... Em abril, comprei um filtro fram do gol (R$13) e troquei eu mesmo rapidinho, só com um alicate...

Se eu fosse o colega, retirava esta mangueira ***** toda e colocava uma daquelas grossas/lisas de injeção q dá para preder filtro com abraçadeira. Fica + barato q comprar chaves... Além de pensar q a chave vai ser usada uma vez a cada 2 ou 3 anos (com certeza vai sumir neste tempo e necessitará comprar outra depois)...

Tem ainda a questão da idade da mangueira, pois a do nosso colega, ano 99 já deve estar completando 10 anos... ou seja, já está chegando a hora da troca mesmo.

Daniel

Anthoniusnikos
31/07/2008, 18:42
X2.....! Dsamaz.
Abraços

Miguels
08/04/2009, 15:00
Se não me engano, alguém alguma vez escreveu no fórum que o filtro da Besta (Kia) 2.7 serve para a Ranger diesel, e já vem inclusive com o sensor elétrico (é preciso fazer uma pequena adaptação).
Alguém já testou? Será que a rosca é a mesma? O preço é que não é! Custa em torno de R$ 30...