PDA

Ver Versão Completa : Girabrequim motor opala 153_151

Carvalho
11/04/2008, 21:41
Como faço para medir e qual é a medida do curso do girabrequim dos motores 153 e 151.Gostaria de um desenho esquemático para facilitar.
Grato,
Carvalho

akio nishikawa
12/04/2008, 00:11
Boa noite amigo!

Peço desculpas pela intromissão, mas eh que tb. tenho uma duvida em relação ao girabrequim.
Tenho um motor de opala 6 cilindros, que pretendo adaptar em minha F-75. :(Ao levar o motor pra retifica, afim de descobrir as medidas atuais da camisa, pistões, casquilhos etc, fui informado que a ponta do girabrequim do mesmo esta ovalizada e gasta.O tecnico da retifica me sugeriu a substituição do girabrequim, pois trata -se de um ponto de extrema exigencia, ja que a polia eh fixada nessa extremidade e nada garantiria a segurança, podendo ate ocorrer o desprendimento da polia.:pensativo:

:confused:Minha duvida eh se realmente nao existe nenhuma maneira eficaz e segura de recuperar esse girabreguim, ja que o mesmo ainda esta em otimas condições, excetuando-se a extremidade da polia.

Se alguem ja fez isso ou sabe de algum metodo, peço a gentileza de me ajudar, ficarei muito grato!!:palmas:

Grande abraço e mais uma vez, desculpe pela carona:oops:!!! Akio

Elmer_Jeep
13/04/2008, 12:39
Carvalho, tenho apenas as medidas, não tenho desenho esquemático mas vou explicar abaixo:
Curso virabrequim GM153: 82,550mm

Curso virabrequim GM151: 76,20mm

uma maneira de medir à grosso modo seria usando um paquimetro na diagonal, encaixado entre um mancal e um moente(onde se monta a biela no virabrequim). Dessa forma vc pode saber a diferença entre o 151 e 153, logicamente a distancia entre esses pontos(mancal/moente) será bem maior que as medidas que passei acima, mas tendo os dois virabrequins frente à frente dá pra comparar dessa forma.

Espero ter ajudado.

[]'s

joão k. chikui
13/04/2008, 13:12
Carvalho , se quer mensurar o curso , estando o vira montado no motor ou pelo menos apoiado nos mancais, é só medir a diferença entre o ponto que a biela ou o pistão percorre entre o PMI e o PMS.
Se não estiver com biela , é simples: Gire o Vira até colo da manivela chegam no PMI ou parte mais baixa, e meça a distancia da parte mais alta do colo até um ponto , que pode ser a face do bloco onde vai a junta de cabeçote. Em seguida gire o vira até o PMS e meça novamente a distancia. A (distancia 1 -distancia 2 ) de dará o curso .

Elmer_Jeep
13/04/2008, 13:21
Boa noite amigo!

Peço desculpas pela intromissão, mas eh que tb. tenho uma duvida em relação ao girabrequim.
Tenho um motor de opala 6 cilindros, que pretendo adaptar em minha F-75. :(Ao levar o motor pra retifica, afim de descobrir as medidas atuais da camisa, pistões, casquilhos etc, fui informado que a ponta do girabrequim do mesmo esta ovalizada e gasta.O tecnico da retifica me sugeriu a substituição do girabrequim, pois trata -se de um ponto de extrema exigencia, ja que a polia eh fixada nessa extremidade e nada garantiria a segurança, podendo ate ocorrer o desprendimento da polia.:pensativo:

:confused:Minha duvida eh se realmente nao existe nenhuma maneira eficaz e segura de recuperar esse girabreguim, ja que o mesmo ainda esta em otimas condições, excetuando-se a extremidade da polia.

Se alguem ja fez isso ou sabe de algum metodo, peço a gentileza de me ajudar, ficarei muito grato!!:palmas:

Grande abraço e mais uma vez, desculpe pela carona:oops:!!! Akio

Akio o camarada da retifica aí exagerou...

É um processo muito comum em qualquer Retífica fazer o enchimento na extremidade do virabrequim, basta ter uma polia nova pro retificador obter a medida do diametro interno para calcular a interferencia(aperto entre as partes) e daí é feito o preenchimento com solda e depois a "ponta" é retificada/usinada pra ficar com a medida original. Talvez seja necessário também corrigir a cavidade da chaveta, mas isso faz parte do mesmo processo de retificar a ponta, não é nada fora do comum.

Aqui um tópico muito bom pra vc coletar mais informações sobre o assunto: GM-250 Folga entre a chaveta da polia no virabrequim! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17771)

[]'s