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Ver Versão Completa : suporte de diferencial tabajara



Marcio Rossetto
11/04/2008, 14:17
Pessoal, estou anexando a foto do meu suporte de diferencial Tabajara .
Fiz isso para aguentar o meu ap 2.0 e nunca mais caiu .
Parti do pressuposto que para fazer algo é necessário antes trocar a tampa de alumínio por uma de aço .

Observe que fiz abas em volta da tampa , para ela não correr e espanar os parafusinhos .

Em cima esta fixado por parafusos , no suporte do coxim do motor .

wltreis
11/04/2008, 21:52
olá Marcio ,gostaria de saber sua opinião sobre a adaptação do motor ap no niva ,pois pretendo trocar meu motor, não sei se coloco Ap alcool ou Ap diesel 1.6 e caixa de chevete.

Mauricio Rossetto
12/04/2008, 10:33
Marcio, sabe o suporte original que existe do lado longo do diferencial, pensei em fixar um igual do outro lado. Tenho outro daquele original que simplesmente colocaria do outro lado.... Que acha? Ficaria resistente o suficiente?

Marcio Rossetto
15/04/2008, 09:33
Tudo bem Mauricio , acho que ajuda bastante , mas é importante fazer um ou bolar um como eu fiz , mais na traseira do diferencial , porque quando exigimos muito , o cardã dianteiro força a traseira do diferencial . Esse é o ponto mais fraco .
Quando vc esta bloqueado , na trilha por exemplo , todo aquele tranco e vibrações do cardã dianteiro , agem diretamente na parte de traz do diferencial .
Na verdade , o diferencial de aluminio é fraco , então para ficar bom mesmo , e não cair na trilha ( um ap 2.0 chega a 127 Cv , 19 KGF/m de torque ) , são necessários varios pequenos pontos de suporte .

Flugêncio
15/04/2008, 10:37
Tudo bem Mauricio , acho que ajuda bastante , mas é importante fazer um ou bolar um como eu fiz , mais na traseira do diferencial , porque quando exigimos muito , o cardã dianteiro força a traseira do diferencial . Esse é o ponto mais fraco .
Quando vc esta bloqueado , na trilha por exemplo , todo aquele tranco e vibrações do cardã dianteiro , agem diretamente na parte de traz do diferencial .
Na verdade , o diferencial de aluminio é fraco , então para ficar bom mesmo , e não cair na trilha ( um ap 2.0 chega a 127 Cv , 19 KGF/m de torque ) , são necessários varios pequenos pontos de suporte .

Já ví um difrencial dianteiro de ferro pro Niva, utilizou-se parte do dif traseiro. O camarada que fez, agora está desenvolvendo o bloqueio.
É niveiro, futriqueiro e engenheiro, não necessariamente nesta ordem.

Marcio Rossetto
06/04/2009, 20:13
Nesse fim de semana fiz uma pequena trilha com os cloegas de Minas e vejam só oque aconteceu com um suporte de proteção do meu diferencial dianteiro .

Essa proteção é uma simples barra de ferro presa nos parafusos laterais das barras tensoras da frente . Nela parafusei uma chapa de sacrifício .

Protege o diferencial dianteiro de impactos fatais .

MRaizer
06/04/2009, 22:36
olá Marcio ,gostaria de saber sua opinião sobre a adaptação do motor ap no niva ,pois pretendo trocar meu motor, não sei se coloco Ap alcool ou Ap diesel 1.6 e caixa de chevete.

VW Diesel 1.6 nãaaaaooooo!!! Ou use um 1.9 ou contente-se com um motor de ciclo Otto (abstenho-me de emitir opiniões no caso do Fiat 1.7 diesel).

Gustavo Niva
06/04/2009, 23:07
VW Diesel 1.6 nãaaaaooooo!!! Ou use um 1.9 ou contente-se com um motor de ciclo Otto (abstenho-me de emitir opiniões no caso do Fiat 1.7 diesel).Mais uns dias e tu completava um ano nessa hehehehehe :mrgreen:

Acho que o wltreis já até "terminou" a adaptação do xud9

MRaizer
06/04/2009, 23:16
Mais uns dias e tu completava um ano nessa hehehehehe :mrgreen:

Acho que o wltreis já até "terminou" a adaptação do xud9

Nossa, nã é que SÓ AGORA vi onde está a data de postagem?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ah, a propósito, o meu Niva está com um diesel 1.9 VW...

wltreis
24/05/2009, 00:55
Nossa, nã é que SÓ AGORA vi onde está a data de postagem?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ah, a propósito, o meu Niva está com um diesel 1.9 VW...
Mraizer o xud ta no lugar, agora só vou acertar uns detalhes como por exemplo o suporte de diferencial , devo usar a ideia da Natal 4x4, e a direção que ficou muito apertada entre o motor e a caixa, quero substituir por uma hidraulica, devo usar o sistema do barcelar só que com uma caixa de direção com dois braços tipo Del Rey.:concordo:

Marcio Rossetto
24/05/2009, 19:17
Camarada , sobre o suporte do dif. , vc esta falando daquele sistema onde vc prende uma chapa embaixo na tampa do diferencial e usa as barras estabilizadoras de apoio ?

1- Imagina vc pegar um facão na trilha , vai embora a barra estabilizadora e diferencial :parede:

2- vc acha que os parafusinhos M10 seguram o diferencial ( vc vai espanar todos )

3- Vc vai fixar os diferenciais na longarina , vai eliminar o amortecimento dos coxins do Motor ? A vibração vai se propagar pelo carro

Sinceramente , eu acho que não serve .

No começo do tópico ( nas fotos ) vc vai ver que o meu diferencial Tabajara é preso na tampa do diferencial , porém preso no suporte do motor .

Vai ver que tem abas laterais de ferrro que abraça a parte debaixo , que evitam que movimentos espanem os parafusinhos .

Mantive os prisioneiros originais e fixei a traseira .

Porque só fiz suporte na traseira ? Porque o fucinho é a parte que sofre maior esforço , em função da força do cardã dianteiro ....

É tabajara , mas tá funcionando ....






Mraizer o xud ta no lugar, agora só vou acertar uns detalhes como por exemplo o suporte de diferencial , devo usar a ideia da Natal 4x4, e a direção que ficou muito apertada entre o motor e a caixa, quero substituir por uma hidraulica, devo usar o sistema do barcelar só que com uma caixa de direção com dois braços tipo Del Rey.:concordo:

Flugêncio
24/05/2009, 21:17
Camarada , sobre o suporte do dif. , vc esta falando daquele sistema onde vc prende uma chapa embaixo na tampa do diferencial e usa as barras estabilizadoras de apoio ?

1- Imagina vc pegar um facão na trilha , vai embora a barra estabilizadora e diferencial :parede:

2- vc acha que os parafusinhos M10 seguram o diferencial ( vc vai espanar todos )

3- Vc vai fixar os diferenciais na longarina , vai eliminar o amortecimento dos coxins do Motor ? A vibração vai se propagar pelo carro

Sinceramente , eu acho que não serve .

No começo do tópico ( nas fotos ) vc vai ver que o meu diferencial Tabajara é preso na tampa do diferencial , porém preso no suporte do motor .

Vai ver que tem abas laterais de ferrro que abraça a parte debaixo , que evitam que movimentos espanem os parafusinhos .

Mantive os prisioneiros originais e fixei a traseira .

Porque só fiz suporte na traseira ? Porque o fucinho é a parte que sofre maior esforço , em função da força do cardã dianteiro ....

É tabajara , mas tá funcionando ....

No Niva que está parado aqui na porta de casa, está como nas fotos, mas falta muito pra ficar bom.

Flugêncio
24/05/2009, 21:23
No Niva que está parado aqui na porta de casa, está como nas fotos, mas falta muito pra ficar bom.

Mas tem estes originais que já estão sendo providenciados.

MRaizer
25/05/2009, 10:58
Mraizer o xud ta no lugar, agora só vou acertar uns detalhes como por exemplo o suporte de diferencial , devo usar a ideia da Natal 4x4, e a direção que ficou muito apertada entre o motor e a caixa, quero substituir por uma hidraulica, devo usar o sistema do barcelar só que com uma caixa de direção com dois braços tipo Del Rey.:concordo:

Como assim, dois braços? A caixa de direção do Gol tem dois braços, acho que o kit do Bacelar os usa, ou não?
Abraço!

Gustavo Niva
25/05/2009, 14:12
Mas tem estes originais que já estão sendo providenciados.Legal... é do chevy niva isso?

[]s

Flugêncio
25/05/2009, 14:37
Legal... é do chevy niva isso?

[]s

Os de alumínio, sim.

wltreis
26/05/2009, 06:09
Como assim, dois braços? A caixa de direção do Gol tem dois braços, acho que o kit do Bacelar os usa, ou não?
Abraço!
Mraizer, como meu motor XUD fica mais a frente que o original, não posso uzar a direção de santana que sai só um braço no meio e dali saem as barras de direção, tenho que usar outro tipo de direção que saia com uma barra de cada lado como no Del Rey por exemplo.Isso porque as barras do Santana não saem retas, saem formando um angulo para dentro ,onde esta o carter do motor Xud.:concordo: