PDA

Ver Versão Completa : J e e p a v a n i



Pavani
09/07/2004, 12:36
Comecei a reforma do meu CJ..... 8)
Já tenho ele a 8 anos, aprendi a dirigir nele e como todo jipeiro sou maluco por ele.... Essa será a terceira reforma dele comigo, porém essa será a primeira que eu estou fazendo.... As outras foram feitas por um mecânico que tenho uma certa vontade de arrebentar ele, mas como sou calminho... :shock:

Depois de 8 meses parado na frente de casa, o Jeep já era a estátua da rua... Enclusive o meu visinho se alongava nele para as suas corridinhas matinais.... :?
Eu e meu irmão levamos ele na oficina onde eu e meu pai somos amigos dos mecânicos para poder liga-lo e assim leva-lo para a fábrica do meu pai...

Pavani
09/07/2004, 12:40
Esse foi o primeiro passo....
Com o Jeep funcionando, porém seu motor não estava dos melhores...
Resolvi leva-lo para a fábrica, a distância é de 66km, atravessei São Paulo inteiro no trânsito, mas cheguei depois de para em 3 postos pra por água no radiador... :roll:
Chegando lá eu coloquei ele dentro do galpão da fábrica, onde lá eu teria espaço e maquinário suficiente pra começar a reforma...

Pavani
09/07/2004, 12:48
Com ele na fábrica comecei a desmonta-lo por inteiro....
Aí comecei a ver mesmo o servicinho "bem feito" do "mecânico"...
Pra começar os parafusos da carroceria era cada um de uma medida... :x
Fui desmontando tudo e por sorte um antigo funcionário da fábrica, o Alvaro que estava lá pra adaptar um motor GM na empilhadeira me deu uma bela ajuda... E algumas dicas...
Os parafusos estavam totalmente enferrujados e podres, para tira-los mais fácil ele colocava Fluído de Freio neles e eles ficavam super fáceis pra tirar...

Pavani
09/07/2004, 12:55
Depois de tirar toda a lataria....
Começamos desmontar a mecânica...
Que originalmente era: Motor BF 161 e câmbio 3m. com a primeira seca. Mas aí ele já estava com o câmbio de 4m. da Rural...
Lembrando também que os parafusos que prendem o motor com o câmbio, também eram totalmente diferentes... Já não era surpresa pela falta de capacidade do outro mecânico né... Tivemos que cortar muitos parafusos, não só do motor e câmbio como alguns da lataria...

Pavani
09/07/2004, 12:58
As peças estavam, e ainda estão meio desorganizadas....
Por isso comecei a dar uma planejada de como eu iria arrumar o galpão, afinal não seria muito legal deixar as coisas esparramadas no chão... Espero que a minha mãe não leia isso... :wink:
Tentei dar uma ajeitada, mas eu sou bagunceiro e fiz o que pude...

Pavani
09/07/2004, 13:17
Após ter tirado tudo....
Fiquei mais P U T O com o "mecânico"....
O chassi está totalmente remendado com soldas MUITO mal feitas... Tudo feito sem a mínima noção, e olha que eu nunca fiz curso de mecânica, aprendi um pouco aqui e com a vivência que eu tinha com jeep em trilhas...
Eu não tenhop certeza, mas tem uma travessa que quase 100% certeza tinha rebites, o "mecânico" mexeu no chassi tireou os rebites.... O que vcs acham que ele fez?!? POis ele soldou a travessa no chassi........... :x :x :x É inacreditável né?!? Mas é a realidade, o que mais me dará trabalho com certeza será o chassi....
To vendo as possibilidades aqui.... Talvez eu compre outro chassi, talvez eu mande para uma empresa pra dar um jato de areia e alinhar e na fábrica eu pego um bom soldador e reforço e refaço todas as soldas e me disseram que a Estribex constrói longarinas novas e colocam no CJ e depois basta remarcar o chassi, mas é um chassi zerado né... Não sei se é verdade... ALguém sabe se é verdade?!? QUal das 3 opções vcs optariam?!/ E se souberem de alguma empresa especializada em chassi em Sampa, me de o tel ou algum condato pra eu poder resolver este problema...
A reforma está meio parada pelo fato de eu resolver o chassi... :?

Pavani
09/07/2004, 13:38
Pelo fato de eu estar vendo a melhor coisa a ser feita em relação ao chassi, resolvi adiantar algumas coisas... Como tirar a ferrugem de pecinhas, faróis de milha, etc...
Mergulhei todas as coisas que eu queria tirar a ferrugem em um ácido que arranca tudo.... As peças ficaram mergulhadas nesse ácido alguns dias....
E já mandei para o "Cebinho" que é quem amacia os cofres para já ir lixando o capô até deixa-lo no ferro quase.... Depois disso, vou aplicar um fundo PU e guardar pra daqui uns mese pinta-lo, mas pelo menos vou adiantando um pouco né....
Ah! E pelo o que me disseram, esse ácido deixa a chapa mais difícil de enferrujar depois.... Tem que tomar cuidado com esse ácidopor que a peça tem um tempo certo para ficar mergulhada, porque se passar esse tempo a peça fica totalmente enferrujada e estragada, enviabilizando o seu uso depois...
O Galão reserva de combustível, foi encontrado na fábrica.... Ele é MUITO velho, tava todo enferrujado... Tiraram o fundo dele tiraram tudo que tinha de ferrugem e soldaram um fundo novo....

Pavani
09/07/2004, 13:50
Essas são algumas partes do CJ....
Bom, por hoje é só....
Assim que tiver mais fotos e mais coisas feitas eu posto aqui....
Conto com a ajuda de todos pra fazer o meu CJ, não vai ser como eu gostaria que fosse, pelo fato da grana estar curta.... Mas vai dar pra tirar muitas alegrias... Podem ter certeza...
Esse é o início, vou fazendo os pouco por que na mecânica estou sem ninguém pra me ajudar, vou começar a ir de final de semana com o meu tio e meus primos que curtem isso, enclusive meu tio reformou um CJ em 85 que ficou show de bola pra época.... Tenho as fotos da reforma dele pretendo postar aqui também... Blz?!?
Valeu galera....
Abraço.....

Ian Moreira
10/07/2004, 16:31
E aí Pavani :D
Pronto prá cair os cabelos da cabeça :?:

Quanto aquele assunto do motor qualquer um deles fica ótimo, a diferença de cavalaria é muito pequena.

Abraços :!:

Pavani
12/07/2004, 10:17
To pronto pra ficar careca....hehehe
Então, em relação aos motores foi meio tenso....
Por que meu pai queria original.... Mas aí fui trocando umas idéias com ele e tal aí ele aceitou a idéia do 4 cilindros do opala, ppor uma série de coisas mas o mais importante é com "economia", que é mais econômico que um 4.1.... Mas na real, acho que ele deve ficar na nóia de eu andar com um 4.1 no jeep... Ele fez umas trilhas comigo e passou mal, eu não fiz nada além do normal.... Aï ele acha que eu vou me arrebentar com o carro, é umas paradas dessa... Mas nada que uma mexidinha no motor nõ de pra ele ficar mais forte não?!?
É isso aí.... Valeu pela força....
Abraço...
Pavani

roger_caldas
12/07/2004, 10:24
Faaaaaaala Pavas!!! :lol: Tudo na paz?! :D

Parabéns pela reforma: barba, cabelo, bigode e de quebra ainda vai dar um tapa na sombracelha! É assim que se faz! 8)

Precisando e se a gente puder dar uma força, tãmu na área! :)

Grande abraço e boa sorrrrte!

Rogério

Beto Ferrari
12/07/2004, 19:30
Fala Pavani,
Não desanime com seu chassi, pelas fotos que vc postou não vi tantas coisas ruins assim, o chassi do jeep é muito resistente e acredito que vc possa deixá-lo zerado, siga as instruções dos tópicos já postadas pelo pessoal que vc não vai se arrepender.
Quando eu postar as fotos da reforma do meu chassi que estou fazendo vc verá que o seu chassi tá mais que bão.
Boa Sorte.

Pavani
12/07/2004, 20:43
Aí merrrrrrrmão!!! É nóissss
Valeu pela ajuda!!! Se der certo agente se tromba no Ibira essa quinta.... Blz?!?

Fala Betão....
Tudo tranquilo?!?
As fotos que tirei e postei são a dos pontos mais críticos.... Estou vendo ainda.... Mas acho que vou ficar com ele mesmo.... Andei e vendo e conversei com o Monge, que me deu um caso e me deixou mais tranquilo em relação ao meu chassi.... O que eu vi é que Sampa tem uma carência grande de oficinas especializadas em alinhamento técnico né.... ONde vc fará o seu alinhamento?!? Bota as fotos no fórum... Aï agente trocas umas idéias.... Blz?!?
Obrigado pela força....
ABraço....
Pavani

Pavani
28/07/2004, 11:09
Galera pra minha infelicidade...
A bateria da máquina digital quebrou....
Estou sem fotos, porém o chassi foi alinhado na fábrica mesmo... Foram necessários 2 dias e meio com 4 caras pra acerta-lo, mas o serviço ficou bom.... Reforçaram o chassi, o Alvaro que sabe bem de mecânica fechou o chassi em U nos pontos mais vulneráveis... Será que precisa das cintas por cima e por baixo?!?
Já foi aplicado o fundo.... ENtre hoje ou amanhã cedo vou pinta-lo de preto fosco da Duco e começo a montar a suspensão, que pretendo fazer com SPOA...
Em relação ao motor, saiu mais em conta retificar o original.... Por que as peças estavam boas ainda, foi pouca coisa pra trocar e com uisso saiu mais em conta.... Pelo visto vou mate-lo original, mas redondo... E com o tempo vou comprando um clark aqui, um 4.1 ali e assim vai.... O motor deve chegar hoje da retífica....
Os 3 faróis de milha, o galão reserva e as dobradiças do capô já foram aplicadas o fundo em PU também.....
Agora começo a montar ele.....
Abraço...
Pavani

Rafa Band96
28/07/2004, 13:00
Galera,

Só dando um pitaco sobre alinhamento de chassis:

Na minha transportadora (da familia) tivemos um acidente com um VW 13.180 2003, em Bauru - SP, o cara dormiu, saiu da sua pista, passou pela valeta (o que arrebentou com tudo) e tombou no sentido oposto, o chassi ficou um S, todo F&¨% moeu tb os dois feixes de mola traseiro :shock:.
Como não temos seguro arumamos na Chassis Técnica em Guarulhos, em dois dias o caminhão tava inteiro (não é um serviço caro como muitos imaginam, fizemos o molejo lá tb), nem um técnico de concessionaria diz que o chassi foi avariado :wink: , eles fazem o alinhamento a frio, trabalham com jipes tb. Pesquisamos bem antes de levar até eles, caso precisem podem confiar.

Segue endereço:
Chassis Técnica - Alinhamento de Chassis a Frio
Av Santos Dumont, 1600 Cidade Industrial Satelite de SP - Guarulhos
Tel: 6412 9881
E-mail: chassistecnica@terra.com.br

Abrass,

roger_caldas
28/07/2004, 15:40
Faaaaaaala Pavas! :D :D :D
Foi mal, véio... nem deu pra falar contigo direito!
A parada do freio de estacionamento, o sistema é como um "Y" onde as pontas de cima vão uma pra cada roda e a ponta de baixo vai pra alavanca, deu pra entender?!
Tendo o cabo que corre de roda a roda, fazendo a parte de cima do "Y" já é 1/2 caminho andado.
A ponta que vai pra alavanca é de fácil adaptação e cabe a você saber se quer na mão (tanto entre os bancos quanto ao lado da embreagem) ou no pé, como a do Landau, Pampa ou S-10.
Quero ver o Jeepavas rodando logo, valew!?

Abração, cumpadji!
Rogério

Pavani
28/07/2004, 18:25
É nóissss Rogerrrrrrrrrr
Merrrrmão.... Vou bota no meio dos bancos mesmo, mas simples e creio que seja tão eficiente quanto.... Mas o sistema que eu vou fazer é bem simples, já tirei umas idéias.... E vou por uma alavanca de Gol no meio lá.... Mas tranquilo... Isso é por ultimo, por que veio uma listinha de peças eo Alvora que está temporariamente na fábrica mencionou freio de mão original, aí eu fui atrás da informação.... Mas tá tranquilo.... Não esquenta a moringa.....hahah

Bom hoje eu ia pintar o chassi, porém quando estavmos aplicando a tinta ela começou a repuxar.... O fundo que haviam aplicado não era com PU como eu tinha comprado, conclusão... Amanhã vou ter que lixar TUDO de novo!!! Não é legal isso?!? Mas blz, dessa vez vai ficar bom.... Ah! Vou pintar a mecânica inteira dele de preto fosco.....
É isso aí....
Abraço...
Pavani

roger_caldas
28/07/2004, 19:54
Faaaaaala Pavas... 8)

Dá uma olhada no azul que eu te falei que ficaria legal na viatura:
http://www.f64.com.br/fotos02/aerocampo/x40613-1409.jpg

Se tu se amarrar, me dá um alow que eu arrumo o código da tinta!

Abraço,
Rogério

Pavani
04/08/2004, 21:46
Aí galera sem fotos mais aí vão notícias....
CVom o chassi alinhando, começamos a fazer a suspensão....
No caso será SPOA, bom o antigo dono dele tentou fazer uma reforma, mas.... ELe ferrou tudo, e esse foi ele mesmo não o antigo "mecânico"...
Bom, tivemos que fazer no torno quase todos os suportes de bucha do molejo preso no chassi e fizemos os jumelos traseiros.... Mas agora deu pra usar as buchas originais... Somente na traseira que eu tive que cortar um pouco as buchas por que agente fez uma medida um pouquinho menor e deu uma diferença, porém está normal... :shock: :shock: :shock:
Estamos agora construindo tudo pra se fazer o SPOA, os suportes das molas e a lingueta que foi a solução perfeita pro SPOA.... 8) 8)
O motor foi retificado :shock: :shock: , amanhã terminanos de monta-lo por completo e estamos com a corda toda pra que pelo menos até sexta feira que vem, não essa a outra agente possa deixa-lo com a mecânica montada... Espero que agente consiga.... :wink: :wink:
Amanhã acho que conseguiresmo montar tudo aí digo como foi, vou ver se providencio umas fotos.... Tá precisando....
Abraço...
Pavani

Luiz Claudio
04/08/2004, 23:25
Grande Pavani,

Pelo jeito o Jeepão vai ficar inteiraço!!!

Depois de pronto temos que marcar uma trilhazinha básica para a reinauguração da viatura...

[]'s...
:D :D :D

Pavani
05/08/2004, 07:24
Roger.... Demoro, me arranja as especificação da bagaça que vai ser a própria.... ACho que vai ficar legal, porém não deu pra ver se realmente ela é fosca como eu queria... Mas é muito bonito.....

Aí Luizão, demoro pra marcar uma trilhinha.... Vou ter o enorme prazer de tirar vc da lama.... :lol: :lol: :lol:
Brincadeira, pra tirar o Barão da lama, meu jeep vai ter que comer MUITO arroz e feijão.... Espero que fique inteiro, estou fazendo de tudo pra que fique....
Hoje é nóisssss no Ibira....
Abraço...
Pavani

Pavani
06/08/2004, 14:05
É nóissss Rogerrrrrrrrrr
Merrrrmão.... Vou bota no meio dos bancos mesmo, mas simples e creio que seja tão eficiente quanto.... Mas o sistema que eu vou fazer é bem simples, já tirei umas idéias.... E vou por uma alavanca de Gol no meio lá.... Mas tranquilo... Isso é por ultimo, por que veio uma listinha de peças eo Alvaro que está temporariamente na fábrica mencionou freio de mão original, aí eu fui atrás da informação.... Mas tá tranquilo.... Não esquenta a moringa.....hahah

Bom hoje eu ia pintar o chassi, porém quando estavmos aplicando a tinta ela começou a repuxar.... O fundo que haviam aplicado não era com PU como eu tinha comprado, conclusão... Amanhã vou ter que lixar TUDO de novo!!! Não é legal isso?!? Mas blz, dessa vez vai ficar bom.... Ah! Vou pintar a mecânica inteira dele de preto fosco.....
É isso aí....
Abraço...
Pavani

Pavani
10/08/2004, 12:47
Fala galera...
Segunda feira eu fui em um desmanche MUITO bom....
Comprei a pedaleira suspensa do Opala, o burrinho e o hidrovacuo do Opala, uma alavanca do freio de mão do Fiat 147, que é mais forte que muitas que eu vi lá... Um cardan, por que com o SPOA eu tive que mexer nos cardans.... E uma barra de direção de um carro qualquer só pra fazer o sistema de direção novo, por causa do SPOA>... Ah! Paguei nisso tudo 100 reais.... ACho que foi um bom negócio... Foi ou não?!?

O SPOA está praticamente montado, mas os suportes não foram soldados ainda.... Os suportes que fizemos na fábrica, são idênticos aqueles originais, que prende os grampos para que o melejo não solte, onde vai preso o amortecedor.... ENtão cada um tem 4 furos onde os grampos passam por esses 4 furos e pelos outros 4 furos dos originais que estão posicionados em cima das molas.... Ficou show, estou vendo pra arruma minha máquina pra descarregar de fotos aqui,.... O câmbio já está no lugar, agora vamos fechar o motor e ver se a parte mecânica fica pronta até sexta feira.... Lembrando que o chassi, motor, câmbio, tudo mecânico pintarei de preto fosco..... Mas que o bicho tá alto, isso ele está....

É isso aí...
Abraço...
Pavani

Beto Lacerda
10/08/2004, 17:44
Segunda feira eu fui em um desmanche MUITO bom....

onde ??


Comprei a pedaleira suspensa do Opala, o burrinho e o hidrovacuo do Opala,
Pavani sem querer desanimar , mas num acho muito bom comprar esse tipo de peça em desmanche , compra peças da parte de freio zerada que é segurança cara , vai saber o estado de um cil. mestre de desmanche :wink:
[]'s

Pavani
11/08/2004, 12:44
Aï Betão...
É na Zona Leste, eu vou pegar o tel...
Em relação as peças, se estiverem danificadas o cara troca.... Tem razão em relação a segurança, mas..... Nem tenho palavras....
Agora é esperar pra ver....
Abraço..
Pavani

NeRo
11/08/2004, 13:01
Tem razão em relação a segurança, mas..... Nem tenho palavras....
Agora é esperar pra ver....
Fala Pavani!

Você nem tem palavras... e pode logo mais nem ter freios também... :shock:
Siga o conselho do Beto Lacerda, já houve aqui no fórum um cabra que comprou servo em desmanche e só deu caca.

Não se economiza nisso amigo.
[]s

Pavani
11/08/2004, 18:45
É Nerão....
Não pensei nisso, foi o que eu disse...
É esperar pra ver....
:?
Abraço...
Pavani

Juan
15/12/2004, 12:24
E ai Pavani??!!

Como vai a reforma, faz teeeempo q num coloca nada no fórum!!

Espero q pelo menos vc tenha arrumado a máquina digital :D :D

[]s

ArthurC
15/12/2004, 14:16
Acabei de ler o tópico todo também. Parabens pela iniciativa.
No mais, Any news?

[]s!

Pavani
23/02/2005, 18:20
Galera...
Novas notícias.... 8)
Comecei a alataria!!!! Agora vai!!!! 8) :lol: :lol: :lol:
Estou fazendo a funilaria toda do jeep, contratei um funileiro, um velhinho que trampou em algumas montadoras como GM e Ford, só que por ter quase 70 anos, não dão mais trabalho para ele.... É uma pena.... :wink:
Vou pintar ele de Azul royal, pelo o que merrrrrmão Roger Caldas falou, é a mesma tinta usada na aeronautica... Sendo da aeronatica ou não, achei muito bonita essa cor... Porém a tinta não é de PU, é sintética... Antes de comprar essa tinta, me informei com um pessoal que mexe com funilaria em vários lugares, e na oficina onde levo os carros de casa para concertar, o Betão(que manja MUITO) me disse que até prefiria o sintético do que o PU, por ser um carro mais antigo e tal...
Gosto é gosto, mas não é PU....
Hoje comprei TUDO que o funileiro precisa para fazer... A tinta não tinha pronta, tive que mandar fazer.... Já comprei a manta asfaltica para forrar a parede corta fogo... Vou pintar o assoalho com batida de pedra....
A grade dianteira onde se prende os faróis e as lanternas, terá uma grade interna para que dificulte e entrada de galhos ou coisas que possam danificar o radiador... E essa grade será pintada de preto fosco, como o restante da mecânica, chassi e rodas....
Acho que vai ficar legal, nunca vi um jeep com a grade dianteira de preto e o restante com a tinta normal mesmo....
É isso aí..
To sem fotos agora, por que não tenho mais tempo de ir até a fábrica em dia de semana....
Mas tendo como, eu irei postar aqui... É isso aí...
ABraço...
Pavani

roger_caldas
23/02/2005, 23:49
Ahhhhhh muleeeeeeeekeeeeee!!!!
:lol: :lol: :lol: