Ver Versão Completa : Regulagem Do Avanço Motor Ohc
rodrigo vasconcelos
10/04/2008, 21:00
Gostaria de saber quantos graus devo manter o meu motor, no manual aponta 6° a 750 rpm em outra tabela aponta 8° a 750 rpm. Existe algum problema em deixa lo muito adiantado??? além da batida de pino...
Esta ref. é para motor a gasolina.
Obrigado
no meu como tenho gnv deixo a 15 graus , sem problema n bate pino naum , quando n tinha gnv deixava ele a 10 tb sem problema . pode avançar um pouco sim , ele fica mais agil
O ponto é 8º e pode até deixar um pouquinho adiantado, mas é um pouquinho só! viu??
Tem um monte de mexânico aí que pega este motor e sai girando o distribuidor até onde acha que o carro vai ficar "os bicho p/ andar". Adiantado ele anda mesmo, mas bate pino, ferra o motor e depois saem por aí falando que o OHC é uma porcaria, que depois de quente num pega de jeito nenhum...
chapolin colorado
11/04/2008, 19:54
O ponto do OHC na época que foi lançado era 8° a 750 rpm, mas temos que levar em consideração a gasolina da época, sem alcool e com chumbo,etc.....
No meu (gasolina) eu rodo com 18°, e olha que tenho o cabeçote rebaixado para levar a taxa para 9,5:1 não "bate pino" anda bem e esta razoavelmente economico (7 ~7,5Km/l na cidade ), mantem 100km/h na estrada com muita facilidade.
Para ajustar o ponto utilizei o mesmo método que as montadoras utilizavam para determinar o ponto na época dos distribuidores, carburadores, etc...peguei uma pistola de ponto emprestada e fui adinatando o ponto e andando com o Jeep mas diversas condições, subidas. descidas,pé embaixo, só na "casquinha", subida com marcha longa, até que não "batesse pino" cheguei a andar com 25°,mas qualquer pisadinha e o danado já batia pino.
Quanto mais adiantado ( respeitando os limites do motor, ou seja sem bater pino ) mais economico e esperto seu motor vai ficar.....
[]´s com o ponto adiantado e andando bem....
O ponto do OHC na época que foi lançado era 8° a 750 rpm, mas temos que levar em consideração a gasolina da época, sem alcool e com chumbo,etc.....
No meu (gasolina) eu rodo com 18°, e olha que tenho o cabeçote rebaixado para levar a taxa para 9,5:1 não "bate pino" anda bem e esta razoavelmente economico (7 ~7,5Km/l na cidade ), mantem 100km/h na estrada com muita facilidade.
Para ajustar o ponto utilizei o mesmo método que as montadoras utilizavam para determinar o ponto na época dos distribuidores, carburadores, etc...peguei uma pistola de ponto emprestada e fui adinatando o ponto e andando com o Jeep mas diversas condições, subidas. descidas,pé embaixo, só na "casquinha", subida com marcha longa, até que não "batesse pino" cheguei a andar com 25°,mas qualquer pisadinha e o danado já batia pino.
Quanto mais adiantado ( respeitando os limites do motor, ou seja sem bater pino ) mais economico e esperto seu motor vai ficar.....
[]´s com o ponto adiantado e andando bem....
eu arrebentei o meu OHC assim......18-20 graus de inicial....era um canhão pra anda.....
até que uma biela começou a bater.......
Aproveitando o topico do Rodrigo, gostaria de pedir ajuda de vocês no seguinte caso:
Meu motor OHC estava otimo, bem regulado, era só triscar na chave e ele pegava.
Resolivi trocar a carroceria e essa reforma levou uns 8 meses, antes de ligar o motor fomos fazer a parte eletrica e o eletricista tirou o distribuidor para gira-lo na mão e testar o modulo de ignição, bobina, cabos, etc.
Colocamos o distribuidor, deixando a polia do virabrequim no PMS, confirmando a marcação da polia do comando de valvulas e deixando o caximbo do distribuidor apontando para o primeiro cilindro.
O motor pegou, porem o grau ficou acima dos 20º, abaixo disso ele fica muito dificil de pegar, dá a impressão de um motor pesado.
Será que devo retirar o distriubidor e gira-lo um ou dois dentes no sentido anti-horario ?
Obrigado.
chapolin colorado
14/04/2008, 22:43
Zykao,
Existe uma marca no centro do rotor e outra no distribuidor, voce coloca o primeiro pistão em PMS e monta mantendo as marcas alinhadas do distribuidor, veja a foto em anexo.
Com as marcas alinhadas voce checa o ponto e se der fez isso e deu 20º é isso mesmo.
Motor 'pesado' para pegar indica ponto muito avançado....
chapolin colorado
14/04/2008, 22:50
Fontana,
Eu ando assim a mais de 1,5 anos e o motor esta 'redondo' não 'bate pino', voce tem que levar em consideração tambem outros fatores como a taxa de compressão que voce esta usando, a alimentção que seu carburador proporciona,etc...
Biela batendo não é por causa do ponto muito adiantado é devido ao desgaste dos mancais.... o ponto muiot adiantado pode causar a 'batida de pino' que pode ocasionar furo na cabeça do pistão ou altas temperaturas no motor que podem fundi-lo, mas não bielas batendo.....
[]´s ainda com 18º no ponto do motor.
chapolin colorado
14/04/2008, 22:53
Vejam matéria sobre a 'batida de pino':
Em condições normais, assim se processa a combustão, ou queima da mistura ar-combustível, que propicia o movimento do veículo: no final do ciclo de compressão do pistão é emitida a faísca da vela; a mistura inflama-se e a chama percorre gradualmente toda a câmara de combustão; os gases da queima então empurram o pistão para baixo, acionando a biela e o virabrequim, de modo a impelir o motor.
Quando algo não está dentro das especificações -- taxa de compressão muito elevada, ponto de ignição muito avançado, vela incorreta ou combustível de baixa qualidade, por exemplo --, a chama propaga-se de modo desordenado, o que eleva subitamente a pressão e a temperatura na câmara de combustão. Surge então uma combustão espontânea, uma segunda chama em outro ponto da câmara. Ao chocar-se com a chama original, gerada pela vela, a segunda chama provoca um ruído metálico ("grilo") que se assemelha ao de bolinhas de gude dentro de um copo. É a detonação ou, no vocabulário comum, "batida de pino" -- um termo equivocado, pois não há pinos para bater no interior do motor.
A detonação causa prejuízos ao produzir um deslocamento mais rápido dos gases da combustão, que se chocam contra os extremos da câmara e geram calor. Se a detonação persiste por algum tempo, a elevação de temperatura dos componentes pode levar a uma trinca no cabeçote, um furo na cabeça do pistão ou à fundição do cilindro.
Além da conservação de características equilibradas do motor, através de manutenção regular e, se for o caso, uma preparação feita com critérios, a detonação pode ser prevenida com alguns cuidados. Deve-se evitar a aceleração a fundo em baixas rotações sempre que houver maior risco, como ao subir uma serra litorânea (a maior pressão atmosférica e a temperatura elevada são fatores agravantes); procurar abastecer em postos mais confiáveis, evitando promoções "milagrosas" que possam indicar adulteração do combustível; e, caso a detonação seja constatada, dirigir o veículo sem maiores esforços até submetê-lo a uma inspeção por um mecânico capacitado.
Retirada do Best Cars Web Site
[QUOTE=ZYKAO;586938]Aproveitando o topico do Rodrigo, gostaria de pedir ajuda de vocês no seguinte caso:
Meu motor OHC estava otimo, bem regulado, era só triscar na chave e ele pegava.
Resolivi trocar a carroceria e essa reforma levou uns 8 meses, antes de ligar o motor fomos fazer a parte eletrica e o eletricista tirou o distribuidor para gira-lo na mão e testar o modulo de ignição, bobina, cabos, etc.
Colocamos o distribuidor, deixando a polia do virabrequim no PMS, confirmando a marcação da polia do comando de valvulas e deixando o caximbo do distribuidor apontando para o primeiro cilindro.
TEM CERTEZA QUE A POLIA DO VIRABRQUIM FICOU NA MARCA 0 E O COMANDO ALINHADO COM O PONTEIRO???
O motor pegou, porem o grau ficou acima dos 20º, abaixo disso ele fica muito dificil de pegar, dá a impressão de um motor pesado.
20 APMS ??????? GIRANDO NO SENTIDO HORARIO TEM QUE FICAR 8 APMS ANTES PONTO MORTO SUPERIOR.........
EU APOSTO QUE NO GIRAR ESSE MOTOR O DISTRIBUIDOR (SE FOR ELETRONICO) CAIU O GRAMPO DA TAMPA DENTRO DA ARANHA TRAVANDO ELA E FOI FORÇADO, ASSIM A ARANHA SAI D POSIÇÃO CERTA COM O ROTOR......NUNCA MAIS FUNCIONA DIREITO.....
GIRE O DISTRIBUIDOR COMO TA NA FOTO ALINHANDO A PONTA DO ROTOR NO ENTALHE DO PRIMEIRO CILINDRO, A ARANHA DO DISTRIBUIDOR DEVEM ESTAR ALINHADAS, AS MOVEIS DO EIXO COM AS FIXAS DA CARCAÇA........
SE TIVER DESARILHADAS COM UM ALICATE DE BICO PRENDA ELE NA ARANHA E GIRE EM REDOR DO EIXO ATÉ ALINHAR........
Será que devo retirar o distriubidor e gira-lo um ou dois dentes no sentido anti-horario ?
NÃO VAI RESOLVER NADA......SE A CORREIA DENTADA TA NO PONTO E O DISTRIBUIDOR APONTANDO PRIMEIRO CILINDRO,NÃO IMPORTA GIRAR ELE, VC SÓ VAI MUDAR O ESPAÇO DE GIRO DELE DIFICULTANDO A REGULAGEM DO PONTO INICIAL.......
[QUOTE=chapolin colorado;587390]Fontana,
Eu ando assim a mais de 1,5 anos e o motor esta 'redondo' não 'bate pino', voce tem que levar em consideração tambem outros fatores como a taxa de compressão que voce esta usando, a alimentção que seu carburador proporciona,etc...
POR ISSO QUE OS ENGENHEIROS DA FABRICA ESTUDARAM E PROJETARAM O MOTOR PRA TRABALHAR DA MANEIRA QUE ELES ESTIPULARAM.......
Biela batendo não é por causa do ponto muito adiantado é devido ao desgaste dos mancais....
MEU MOTOR ERA NOVO, RECEM RETIFICADO, EU ERA UM PIA DE MERDA ADIANTAVA O PONTO PRA "RENDER" MAIS E AUMENTAVA OS GIGLES.......E TREPAVA COM OS 2 PÉS EM CIMA DO ACELERADOR......
o ponto muiot adiantado pode causar a 'batida de pino' que pode ocasionar furo na cabeça do pistão ou altas temperaturas no motor que podem fundi-lo, mas não bielas batendo.....
QUE FURA PISTÃO É MISTURA POBRE......PONTO ADIANTADO QUEBRA CANALETA......
[]´s ainda com 18º no ponto do motor.
LEMBREI DE MAIS UM DETALHE, EU APOSTO QUE O TEU DISTRIBUIDOR ELETRONICO NÃO É ORIGINAL DO MOTOR A GASOLINA, VC TA USANDO UM DISTRIBUIDOR DO MOTOR A ALCOOL, QUE TEM TODAS AS CURVAS DE AVANÇO DIFERENTES DO MOTOR A GASOLINA, POR ISSO TEU MOTOR FICA XOXO SE DEIXAR NO PONTO ORIGINAL DE GASOLINA......
Conferi a posição do rotor e ele estava alinhado com a marca na carcaça do distribuidor.
Fontana, vou verificar esse alinhameno da aranha, mas hoje na hora que vi o alinhamento do rotor percebi que essa aranha que fica fixada no eixo gira 0.5 com para tras e para frente, com certa pressão, isso é normal?
Meu distribuidor não é original a ignição, mandei em um cara que o transformou para ignição, será que é por isso que o ponto não fica bom em 8 graus?
Quando o motor está frio ele pega na segunda ou terceira tentativa, mas quando está quente, não pega.
Obrigado.
[QUOTE=ZYKAO;587809]Conferi a posição do rotor e ele estava alinhado com a marca na carcaça do distribuidor.
E A ARANHA????? TAVA ALINHADA TMB???
Fontana, vou verificar esse alinhameno da aranha, mas hoje na hora que vi o alinhamento do rotor percebi que essa aranha que fica fixada no eixo gira 0.5 com para tras e para frente, com certa pressão, isso é normal?
SIM ESSE É O AVANÇO CENTRIFUGO, QUEM DETERMINA ELE SÃO AS MOLAS CALIBRADAS DENTRO DO DISTRIBUIDOR.......
Meu distribuidor não é original a ignição, mandei em um cara que o transformou para ignição, será que é por isso que o ponto não fica bom em 8 graus?
PODE TER CERTEZA, ELE MONTOU O SISTEMA DE AVANÇO INCORRETO......É UMA COISA SIMPLES, MAS AO MESMO TEMPO COMPLICADA.......
Quando o motor está frio ele pega na segunda ou terceira tentativa, mas quando está quente, não pega.
NO MEIO DISSO TUDO AINDA TEM A PORCARIA DO FIO REFORÇO DE BOBINA QUE VEM LA DO MOTOR DE PARTIDA, QUANDO É ACIONADA A PARTIDA.......
TEM QUE VER A RESISTENCIA DA BOBINA, SE TEM FIO RESISTIVO, RESISTENCIA EXTERNA, QUAL MODULO DE IGNIÇÃO FOI COLOCADO ETC.........
TUDO DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA.........
EM 5MIN EU RESOLVO TUDO ISSO........
é vou ter que verificar um monte de coisas, pena que esteja no RS, se não já te levava o jeep.
obrigado.
é vou ter que verificar um monte de coisas, pena que esteja no RS, se não já te levava o jeep.
obrigado.
só pra vc ter uma ideia, são esses pequenos detalhes que matam o motor......dai vem a fama que o OHC não presta........
eu axo engraçado que o meu com muita taxa pega de primeira, anda demais......nunca incomoda.......
devo ter feito algo errado.........
só pra vc ter uma ideia, são esses pequenos detalhes que matam o motor......dai vem a fama que o OHC não presta........
eu axo engraçado que o meu com muita taxa pega de primeira, anda demais......nunca incomoda.......
devo ter feito algo errado.........
O que você provavelmente fez de "errado", foi não inventar moda. Por isso o teu OHC funciona bem. As vezes... menos é mais !
[QUOTE=ZYKAO;586938]Aproveitando o topico do Rodrigo, gostaria de pedir ajuda de vocês no seguinte caso:
Meu motor OHC estava otimo, bem regulado, era só triscar na chave e ele pegava.
Resolivi trocar a carroceria e essa reforma levou uns 8 meses, antes de ligar o motor fomos fazer a parte eletrica e o eletricista tirou o distribuidor para gira-lo na mão e testar o modulo de ignição, bobina, cabos, etc.
Colocamos o distribuidor, deixando a polia do virabrequim no PMS, confirmando a marcação da polia do comando de valvulas e deixando o caximbo do distribuidor apontando para o primeiro cilindro.
TEM CERTEZA QUE A POLIA DO VIRABRQUIM FICOU NA MARCA 0 E O COMANDO ALINHADO COM O PONTEIRO???
O motor pegou, porem o grau ficou acima dos 20º, abaixo disso ele fica muito dificil de pegar, dá a impressão de um motor pesado.
20 APMS ??????? GIRANDO NO SENTIDO HORARIO TEM QUE FICAR 8 APMS ANTES PONTO MORTO SUPERIOR.........
EU APOSTO QUE NO GIRAR ESSE MOTOR O DISTRIBUIDOR (SE FOR ELETRONICO) CAIU O GRAMPO DA TAMPA DENTRO DA ARANHA TRAVANDO ELA E FOI FORÇADO, ASSIM A ARANHA SAI D POSIÇÃO CERTA COM O ROTOR......NUNCA MAIS FUNCIONA DIREITO.....
GIRE O DISTRIBUIDOR COMO TA NA FOTO ALINHANDO A PONTA DO ROTOR NO ENTALHE DO PRIMEIRO CILINDRO, A ARANHA DO DISTRIBUIDOR DEVEM ESTAR ALINHADAS, AS MOVEIS DO EIXO COM AS FIXAS DA CARCAÇA........
SE TIVER DESARILHADAS COM UM ALICATE DE BICO PRENDA ELE NA ARANHA E GIRE EM REDOR DO EIXO ATÉ ALINHAR........
Será que devo retirar o distriubidor e gira-lo um ou dois dentes no sentido anti-horario ?
NÃO VAI RESOLVER NADA......SE A CORREIA DENTADA TA NO PONTO E O DISTRIBUIDOR APONTANDO PRIMEIRO CILINDRO,NÃO IMPORTA GIRAR ELE, VC SÓ VAI MUDAR O ESPAÇO DE GIRO DELE DIFICULTANDO A REGULAGEM DO PONTO INICIAL.......
Aconteceu esta semana exatamente o mesmo com meu motor AP. Mandei trocar o sistema radiador ventoinha e ao buscar o carro , surpresa: O carro mal saía da oficina. Xoxo total, quase se arrastando. O mexânico deu o diagnóstico.: "pois é tu tem q arrumar esse carburador, pq tá afogado, mito ruim"...@#$%*%$#@.:odedo:
A chegar em casa, fui direto na distribuição, pois parecia mesmo carro com ponto Muito atrasado, inclusive não pegava sem chupeta direto no automático.
Resumo de conversa: Rotor tava com um lado derretido. Desconfiei na hora, retirei o dito cujo e tava com desalinhamento na aranha, mais umas marcas na tampa de distribuidor, nos grampos de fixação etc, isto é, todos os sinais do crime.
Só não entendi ? PORQUE DERRETEU O ROTOR ? TROQUEI POR UM NOVO ANTES DE ACERTAR O DISTRIBUIDOR, E ELE DERRETEU O NOVO EM POUCOS MINUTOS DE FUNCIONAMENTO...
Descobri pq o rotor estava queimando e o motor andando 50%. O mexânico tinha trocado os fios que do distribuidor (estava trocado dentro do soquete de conexão, por isso a princípio não percebi). Fica aqui a dica para quem tiver problema parecido.
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