PDA

Ver Versão Completa : Visconde de Mauá - Itamonte



luizricon
10/04/2008, 16:23
Oi amigos,

Estou planejando passar o feriadaço de Tiradentes/São Jorge no sítio da minha sogra, na região de Monte Belo e Campo Redondo MG.

Só que eu queria chegar lá a partir de Visconde de Mauá, passando por Mirantão.

Vou com minha Explorer - NÃO é 4x4 - calçada com pneus Scorpion ATR e ST.

Alguém aqui do fórum conhece a estrada e pode me dar alguma(s) dica(s)?

Não sou experiente em trilhas - looonge disso - e quero saber se como fica a estrada depois de Mauá, Maringá e Maromba ou Santa Clara (o mais distante que cheguei nela).

É encarável? Tem pontos problemáticos? Alaga? Enlameia demais?

Toda ajuda é bem-vinda!

Obrigado,
Luiz Eduardo

Ricardo Bambhoo
10/04/2008, 17:38
Luiz, eu ja fiz este caminho 2x. Agora, neste exato momento, não tenho tempo pra explicar o roterio. Mas se der uma fuçada no fórum tem 2 tópicos que criei a respeito do passeio que fiz. Acho que nos dois tembastante detalhe sobre o roteiro. É bem fácil, se voce for "na cara de pau" em Visconde de Mauá e sair perguntando acha o caminho fácil. Sai de Mauá sentido Santo Antonio, Mirantão e etc e tal. facinho...
Alias, tenho uma planilha da 4x4 e cia com este roteiro. Depois procuro, scaneio e te mando. :arrow: Que vontade de voltar pra lá. quando fui fiz o passeio todo ate o parque nacional de Itatiaia. Deu 90 Km a ida.
___
ta aki: so achei um topico.....
divirta-se.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21324

[]'s

Girti
10/04/2008, 18:33
Oi amigos,

Estou planejando passar o feriadaço de Tiradentes/São Jorge no sítio da minha sogra, na região de Monte Belo e Campo Redondo MG.

Só que eu queria chegar lá a partir de Visconde de Mauá, passando por Mirantão.

Vou com minha Explorer - NÃO é 4x4 - calçada com pneus Scorpion ATR e ST.

Alguém aqui do fórum conhece a estrada e pode me dar alguma(s) dica(s)?

Não sou experiente em trilhas - looonge disso - e quero saber se como fica a estrada depois de Mauá, Maringá e Maromba ou Santa Clara (o mais distante que cheguei nela).

É encarável? Tem pontos problemáticos? Alaga? Enlameia demais?

Toda ajuda é bem-vinda!

Obrigado,
Luiz Eduardo

Olá, Luiz!

Já estou com inveja, esta região é muito bonita! Mais precisamente, onde fica este sítio? Capivara? Fragária?

Já percorri este trajeto por diversas vezes, a primeira em 1.987, com um Dodge Polara GLS, as demais de Niva. Em condições normais, de poucas chuvas recentes ou sem chuvas, o seu Explorer 4x2 deve passar tranqüilamente...:concordo:, só não recomendo a viagem por este trajeto se houver chovido muuuuuito nos últimos dias na região.

Dê uma olhada no tópico "AIURUOCA: Alguém vai no sábado 29/12/07?", em "Trilhas On-Road", lá você vai encotrar várias informações e mapas úteis.

ENTRETANTO, há um cuidado a ser tomado: recentemente, após fortes chuvas, a estrada foi interrompida, devido à enchente de um riacho o qul ela cruza. Isto já aconteceu outras vezes, e costuma ser rapidamente consertado, pois a estrada, apesar de rústica (e muito bonita!), é de muita utilidade para a região.

Desta forma, aqui vai minha sugestão: siga normalmente o seu roteiro Visconde de Mauá/Mirantão/Santo Antonio do Rio Grande. Nesta última é que se inicia a estrada que leva a monte Belo e Campo Redondo, há placas indicativas, mas é só perguntar, que você será orientado. Nesta hora, pergunta se a estrada já está dando passagem, o que eu acredito que seja o caso.

SE a estrada ainda estiver sem passagem, ao invés de voltar, você poderá seguir um outro roteiro, mais longo porém muito bonito: siga de Santo Antonio até Liberdade, e de lá até a BR (não lembro do número, mas leva a Juiz de Fora, à direita, e a Caxambu, à esquerda). Vire à esquerda e siga até a entrada para Aiuruoca (último combustível de confiança). De lá, siga para Alagoa (último combustível, qualidade duvidosa), e depois para Itamonte. No meio deste trajeto, descendo uma serra, após haver subido outra (que beira o lindo Vale do Quilombo), você verá à sua esquerda, bem sinalizada com diversas placas, a estrada que leva a Monte Belo/Campo Redondo. Aí, é só seguir as placas!

De qualquer forma, estando nesta região, não deixe de visitar a Fragária! E se passar pela pousada lá existente, mande um abraço meu ao Otávio e à Seila, os proprietários!

Boa viagem, se tiver mais dúvidas, escreva!

[ ]s

luizricon
10/04/2008, 18:45
Obrigado amigos!! :concordo:

O sítio da minha sogra fica perto de Monte Belo e Dois irmãos.

Tentei chegar lá faz duas semanas, mas por Itamonte.

Acontece que estão fazendo obras na estrada logo que começa a terra (depois que se sai da cidade) e estava um barro tremendo.

Ninguém - repito - NINGUÉM conseguia passar. Dizem que pegando a estrada de manhã, com sol a galera passava, mas chegava de tarde, ou se chovesse, adeus...

Eu saí de lá com barro pra todo lado, o carro escorregava e quase saía da pista, um stress só...

Daí pensei em ir pelo OUTRO LADO.

As dicas são preciosas. :idea: Vou pedir pra minha sogra falar com o caseiro dela para saber da estrada.

Obrigado amigos. Vou checar os posts que vcs indicaram.

Girti
10/04/2008, 18:53
Obrigado amigos!! :concordo:

O sítio da minha sogra fica perto de Monte Belo e Dois irmãos.

Tentei chegar lá faz duas semanas, mas por Itamonte. Acontece que estão fazendo obras na estrada logo que começa a terra (depois que se sai da cidade) e estava um barro tremendo. Ninguém - repito - NINGUÉM conseguia passar. Dizem que pegando a estrada de manhã, com sol a galera passava, mas chegava de tarde, ou se chovesse, adeus...

Eu saí de lá com barro pra todo lado, o carro escorregava e quase saía da pista, um stress só...

Daí pensei em ir pelo OUTRO LADO.

As dicas são preciosas. :idea: Vou pedir pra minha sogra falar com o caseiro dela para saber da estrada.

Obrigado amigos. Vou checar os posts que vcs indicaram.

Hehehe... as obras são preparativos para o asfaltamento entre Itamonte e Alagoa, porém foram iniciadas em má hora, na época das chuvas (que, felizmente, está terminando).

Caso chova muito na região nos dias anteriores ao feriado, e você não queira correr risco nenhum, siga pelo asfalto até Airuoca, depois siga o roteiro que eu indiquei, via Alagoa.

Existe uma vaga possibilidade de eu estar na Fragária neste feriado!

[ ]s

Ricardo Bambhoo
10/04/2008, 19:19
Só reforçanco: boa parte do trajeto é chão com pedra, característica da região. As 2x que fiz nem precisei de 4x4... A ultima vez que fui foi debaixo de uma chuva média, mesmo assim 4x2. (e de pneu semi-careca AT). e como foi dito: a região é muito bonita, vale a pena levar o dia todo pra chegar lá, tem pisagens muito bonitas. REPITO: não vejo a ora de voltar pra lá. QQ hora faço o caminho do parque descendo pra Mauá. (ainda vou procurar a planilha).
[]'s

paulobarbosa
11/04/2008, 19:03
Eu vou estar nessa região no Feriadão também.
No momento estou procurando informações sobre passeios a procura de cachoeiras.

PB

Ric Mac
11/04/2008, 20:51
Galera,

Estivemos na "volta dos 80" faz 1 mes...
Até Monte Belo vai fácil! mas entre Monte Belo e Santo Antonio, tem uma vossoroca impossivel de passar! A menos que venha com lagartas!
Partindo de Mauá, a alternativa é:
Mauá -> Santo Antonio -> Vargem Alegre -> Carvalhos -> Aiuruoca -> e por aí vai....

QQr coisa manda aí!

Abraços

Girti
11/04/2008, 20:56
Só reforçanco: boa parte do trajeto é chão com pedra, característica da região. As 2x que fiz nem precisei de 4x4... A ultima vez que fui foi debaixo de uma chuva média, mesmo assim 4x2. (e de pneu semi-careca AT). e como foi dito: a região é muito bonita, vale a pena levar o dia todo pra chegar lá, tem pisagens muito bonitas. REPITO: não vejo a ora de voltar pra lá. QQ hora faço o caminho do parque descendo pra Mauá. (ainda vou procurar a planilha).
[]'s

Ricardo (estivemos juntos no Puma, em Atibaia), não é necessária uma planilha muito detalhada, veja no tópico que eu indiquei para o colega, lá há um mapa orientativo da região, é o suficiente, o resto é só perguntar no caminho!

Allan Nielsen
11/04/2008, 21:06
Luiz,

A estrada de Santo Antonio para Monte Belo esta "dando passagem". A chuva já esta diminuindo e as noites ja estão frias, creio que se não chover nos dois dias anteriores vc passa tranquilamente. A estrada de Itamonte para Alagoa, alem da obra tem trafego pesado e com chuva fica intransitavel pra veiculos baixos; isto não acontece do Campo Redondo para Santo Antonio.

De qualquer forma vc deve perguntar na saida de Santo Antonio, pois as mudanças são imprevisiveis.

Aconselho vc a sair cedo pois perde-se muito tempo da Dutra até Santo Antonio, de forma que vc faça o trecho até Monte Belo antes das 15hs de forma a apreciar o passeio e ter tempo para qualquer imprevisto. Já fiz este trajeto algumas vezes a noite e desaconselho.

Abaixo alguns croquis da região.

abs
http://img241.imageshack.us/img241/2605/croquimunicipioitamontelw3.jpg
http://img205.imageshack.us/img205/6797/itamontemauarb0.jpg
http://img508.imageshack.us/img508/9581/mauaqe0.jpg

Girti
11/04/2008, 21:11
Galera,

Estivemos na "volta dos 80" faz 1 mes...
Até Monte Belo vai fácil! mas entre Monte Belo e Santo Antonio, tem uma vossoroca impossivel de passar! A menos que venha com lagartas!
Partindo de Mauá, a alternativa é:
Mauá -> Santo Antonio -> Vargem Alegre -> Carvalhos -> Aiuruoca -> e por aí vai....

QQr coisa manda aí!

Abraços

Eu já passei por uma situação parecida, no Carnaval de 2006, normalmente a estrada é consertada rapidamente, e já deve estar em ordem.

A alternativa via Carvalhos (Franceses) é válida e muito bonita, mas, tendo em vista que o carro é 4x2, achei melhor não recomendar este roteiro. Entretanto, se o tempo estiver seco, é uma excelente opção!

luizricon
14/04/2008, 16:38
Acabei de ver a previsão do tempo para esta semana: chuva, chuva e mais chuva... :putz:
Ê lasquêra, sô...
O jeito vai ser seguir pelo caminho mais longo... e mais bonito.
Vamos em frente!

Girti
14/04/2008, 20:11
Acabei de ver a previsão do tempo para esta semana: chuva, chuva e mais chuva... :putz:
Ê lasquêra, sô...
O jeito vai ser seguir pelo caminho mais longo... e mais bonito.
Vamos em frente!

Estas previsões a médio prazo não são muito precisas, pois são baseadas em estatísticas, melhor esperar para rever a previsão lá pela quarta-feira, quem sabe a coisa não melhora. Espero que sim, pois eu tinha planos de ir para esta região... :-(

Ricardo Bambhoo
15/04/2008, 08:44
Ricardo (estivemos juntos no Puma, em Atibaia), não é necessária uma planilha muito detalhada, veja no tópico que eu indiquei para o colega, lá há um mapa orientativo da região, é o suficiente, o resto é só perguntar no caminho!
Fala Girti ! bele !
Na 1a. vez que fui, sai na "porra loca" perguntando e cheguei ate o parque nao boa, sem errar. Jipeiro dos bons tem destas: vai no faro :mrgreen:.
é facinho chegar, é so ir perguntando mesmo.
[]'s

Fernando da Terra
08/05/2008, 17:18
Fala galera!!
Quem conhece uma pousada barata em Visconde de Mauá?
Alguma conhecida?
Pretendo dar uma escapada em um final de semana sem ser feriado e tô com pouca grana para gastar.....
Dicas, por favor....

Fernando

Girti
08/05/2008, 22:51
Fala galera!!
Quem conhece uma pousada barata em Visconde de Mauá?
Alguma conhecida?
Pretendo dar uma escapada em um final de semana sem ser feriado e tô com pouca grana para gastar.....
Dicas, por favor....

Fernando

Fernando, o que não falta em V de M, Maringá e Maromba é pousada, tem para todos os gostos e preços, você não terá dificuldade em achar algo que lhe agrade!

Eu costumo ficar na Pousada Tiatiaim, após a Maromba, próximo ao Escorrega. Há um site, é só procurar (Google?). O telefone é (0XX24) 3387.1345, fale com o Tonho.

Fernando da Terra
09/05/2008, 08:29
Valeu Girti.
Tinha pesquisado alguns no Google, mas essa pousada ainda não tinha visto.
Vou entrar em contato para maiores informações.
Já estive em Visconde 2 vezes, mas isso foi há uns 20 anos atrás.....preciso voltar lá para curtir mais aquele lugar, para começar a curtir com meu filho, esses paraisos....
Semana passada estive em Aiuruoca e no começo de abril fui a Conceição do Ibitipoca.....aquela região é muito linda!!! Agora a grana tá curta, mas mesmo assim vou dar um jeito de ir a Visconde no mês que vem.....
Brigadúú....

Se alguém tiver alguma outra dica, pode colocar aqui, que vou estudando....

Fernando

Fernando da Terra
09/05/2008, 11:29
Aqui vão algumas fotos desses 2 últimos passeios...

em Ibitipoca, acampado, só peguei chuva...... dia e noite.......

Fernando da Terra
09/05/2008, 11:33
mais fotos......

Girti
09/05/2008, 13:06
Valeu Girti.
Tinha pesquisado alguns no Google, mas essa pousada ainda não tinha visto.
Vou entrar em contato para maiores informações.
Já estive em Visconde 2 vezes, mas isso foi há uns 20 anos atrás.....preciso voltar lá para curtir mais aquele lugar, para começar a curtir com meu filho, esses paraisos....
Semana passada estive em Aiuruoca e no começo de abril fui a Conceição do Ibitipoca.....aquela região é muito linda!!! Agora a grana tá curta, mas mesmo assim vou dar um jeito de ir a Visconde no mês que vem.....
Brigadúú....

Se alguém tiver alguma outra dica, pode colocar aqui, que vou estudando....

Fernando

Fernando, você vai se assustar, V de M mudou muuuuuito nestes 20 anos, embora ainda seja um lugar maravilhoso, exceto nos feriados, quando lota.

Concordo com você, Airuuoca é muito bonita, e tem muito assunto, vale também conhecer a região de Alagoa. Conceição de Ibitipóca é também ótima, exceto nos feriados, quando lota demais.

Uma região muito bonita é a Fragária, próxima a Itamonte, procure se informar a respeito! Entretanto, por ser mais distante, deve ser visitada nas férias ou em feriados mais longos.

Você vai encontrar diversas dicas no tópico "AIURUOCA: Alguém vai no sábado 29/12/07?", o link é http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35429

[ ]s

Fernando da Terra
14/05/2008, 16:56
Girti, qual é a distância entre Visconde Maua e Maromba?

Fernando

Girti
14/05/2008, 23:41
Girti, qual é a distância entre Visconde Maua e Maromba?

Fernando

Dez quilômetros, sendo cinco de V de M até Maringá, e cinco de Maringá até a praça da Maromba.

Fernando da Terra
15/05/2008, 16:03
Valeu Girti.
É que faz tanto tempo que fui lá (e nas duas vezes fiquei pouco tempo, não deu para desfrutar legal do lugar) que não me lembrava das distâncias.
Acho que vou ficar em Maromba mesmo....

Fernando

Fernando da Terra
17/06/2008, 15:48
É Gil, bem que você avisou!!
Como esse lugar mudou, cara! Fiquei impressionado com Maringa e Maromba!! O que é aquilo, rapaz....... fico imaginando como que se consegue transitar de carro, em feriados!!
Da última vez que fui, dava-se para contar nos dedos a quantidade de pousadas e restaurantes do local, mas agora.......
E o que acontece com Visconde de Mauá em si? Porque Maromba e Maringá desenvolveram tanto e Mauá não acompanhou? Parece que não mudou quase nada em 20 anos....
Duas coisas me chamaram a atenção: a falta de jipes (não sei porque) e os motoqueiros que não usam capacete. Além do caos do trânsito.
Mas a beleza do lugar é muito show!!. Apesar de só ter feito passeios lights, em função de meu filho (escorrega, poção, toca da raposa, alcantilado, águas claras), deu para curtir bastante. Pena que não estava frio. Valeu muito o passeio....
Vou colocar algumas fotos....... você vai nesse final de semana para lá mesmo?

Fernando

Jipeiro
18/06/2008, 15:24
Pretendo ir para São Sebastião pela Petrobras, gostaria de saber se alguem do grupo tem a planilha ligando Paranapiacaba a Salesópolis por terra de Salesópolis a São Sebastião eu tenho.

Pan

Girti
19/06/2008, 20:47
É Gil, bem que você avisou!!
Como esse lugar mudou, cara! Fiquei impressionado com Maringa e Maromba!! O que é aquilo, rapaz....... fico imaginando como que se consegue transitar de carro, em feriados!!
Da última vez que fui, dava-se para contar nos dedos a quantidade de pousadas e restaurantes do local, mas agora.......
E o que acontece com Visconde de Mauá em si? Porque Maromba e Maringá desenvolveram tanto e Mauá não acompanhou? Parece que não mudou quase nada em 20 anos....
Duas coisas me chamaram a atenção: a falta de jipes (não sei porque) e os motoqueiros que não usam capacete. Além do caos do trânsito.
Mas a beleza do lugar é muito show!!. Apesar de só ter feito passeios lights, em função de meu filho (escorrega, poção, toca da raposa, alcantilado, águas claras), deu para curtir bastante. Pena que não estava frio. Valeu muito o passeio....
Vou colocar algumas fotos....... você vai nesse final de semana para lá mesmo?

Fernando

Olá!

Desculpe-me pela demora em responder, estive sem meu computador por uns dias, acabo de recebê-lo de volta!

Pelo jeito, fazia realmente muito tempo que você não visitava a região, certo?

Também acho estranho que V de M tenha ficado meio parada no tempo, enquanto Maromba e, principalmente Maringá mudaram tanto, mas nunca parei para tentar descobrir porque isto aconteceu...

Os motoqueiros sem capacete são um caso à parte, além de não cuidarem da própria segurança, ainda dirigem como doidos! Já vi, em duas ocasiões distintas, acidentes seríssimos com motos, um deles envolvia duas motos que bateram de frente, coisa muito feia!
Eu fui abalroado, em 2006, no final de minha viagem pela Estrada Real, o cara perdeu o controle da moto (novina!) e bateu de frente com meu Niva. O impacto foi tão forte que o cara amassou o quebra-mato Keko :shock::shock::shock:. Mas ele estava de capacete, e não sofreu um arranhão, apesar de ter dado uma forte cabeçada na tampa do motor do meu carro. O estrago no meu carro foi bom (também quebrou dois faróis auxiliares), mas o cara foi corretísismo, e pagou todo o prejuízo, até o último tostão. Se fosse na cidade grande, acho que eu estaria esperando pela indenização até hoje...

Vou subir amanhã à noite, saio lá pelas 18:00, pretendo estar no Tiatiaim lá pelas 22:30/23:00, tomar aquela deliciosa sopinha, acompanhada por um "suco de urso", depois dormir o sono dos justos! No sábado de manhã, chega o resto da turma de amigos, que vão sair de madrugada, pois a idéia é tomarmos café da manhã juntos. Vai ser boooom, apesar da previsão de tempo não muito animadora!

Joao Baeta
13/04/2010, 22:33
:arrow:Eu irei fazer esse trajeto nesse feriadão! :dance:
Alguém habilita ir conosco? :pensativo:

Kaio Pecly
11/02/2011, 02:13
Estou indo a Visconde de Mauá no próximo dia 25/02.
Alguma dica de trilha leve ?
Se eu der sorte de repente eu vá de SW4, senão , vai ser Palio Adventure msm, aí ñ vai dar pra brincar...:oops:
[]'s

Joao Baeta
11/02/2011, 10:52
Estou indo a Visconde de Mauá no próximo dia 25/02.
Alguma dica de trilha leve ?
Se eu der sorte de repente eu vá de SW4, senão , vai ser Palio Adventure msm, aí ñ vai dar pra brincar...:oops:
[]'s
:arrow:Kaio...
Fiz o trajeto a noite.....
Mas nem deu para ver a vista... :mrgreen:
Mas a estrada é bem cuidada.... Mas é cheio de pedras... Se for de Palio... Ira sofrer.... Ia passar de lado direto.... :putz:
Agora quero ir de dia..... :dance:

Kaio Pecly
14/02/2011, 22:08
:arrow:Kaio...
Fiz o trajeto a noite.....
Mas nem deu para ver a vista... :mrgreen:
Mas a estrada é bem cuidada.... Mas é cheio de pedras... Se for de Palio... Ira sofrer.... Ia passar de lado direto.... :putz:
Agora quero ir de dia..... :dance:
Mas vc fez q caminho de dia ? A chegada em Visconde de Mauá ? Depois que sai da Dutra a parte que segue por uma estrada de terra até as vilas ?
Ouvi dizer q esse caminho é tranquilo...Mas isso agr me confundiu.
Ou vc tá falando de outro lugar ?
[]'s

Joao Baeta
14/02/2011, 22:16
Mas vc fez q caminho de dia ? A chegada em Visconde de Mauá ? Depois que sai da Dutra a parte que segue por uma estrada de terra até as vilas ?
Ouvi dizer q esse caminho é tranquilo...Mas isso agr me confundiu.
Ou vc tá falando de outro lugar ?
[]'s
:arrow:Kaio,
Antes de chegar em Maringá.... Cruza a ponte que divisa de estado... Vai a direçao a vale do Acantilado... E entra no parque de Itatiaia......
Entre no MP!
Abs

Gabiru
29/06/2012, 10:53
Salve!

Alguém já fez o caminho partindo da Garganta do Registro até Mauá?

Passando por Monte Belo, Santo Antonio, Mirantão... até chegar em Visconde de Mauá?

Como o acesso até V. Mauá está atualmente pavimentado, gostaria de fazer uma rota alternativa, por dentro.
Mas analisando os croquis, aparentou ser longo e cansativo este caminho.
Ou dá pra encarar, saindo de Sampa!!

Valeu,
Abs.

Dimasi
29/06/2012, 22:17
Da garganta vc pode seguir até Itamonte, Alagoa, Santo Antônio, Mirantão. Ou Então seguir em direção a parte alta do PN Itatiaia, depois pegar a esquerda em direção a Serra Negra, Fragária, Alagoa... Os dois caminhos são repletos de belas paisagens e não apresentam maiores dificuldades para veículos mais altos e com 4X4, a menos que tenha chovido muito. Por Itamonte, o asfalto vai até quase Alagoa. Já subindo para o parque, o asfalto acaba ali. Saindo de sampa, tem que ser bem cedo para curtir a região. É passeio para no mínimo um dia inteiro.
Abs

Gabiru
02/07/2012, 12:17
Dimasi,

Acho que é pela parte alta do PNI. O 2o caminho que voce disse.

Veja, por favor, esta foto abaixo. Em marrom, eu redesenhei o percurso que pretendo fazer.

356796

Mas por esse mapa, são 135 Km de terra? Pesado não...
Mas se valer a pena, com um belo visual e umas cachoeiras, vou facil!
Vou sair bem cedo de SP, acho que dá tranquilo!

Ou se tiver outra Rota Alternativa que seja melhor em termos de aproveitamento, compartilhe!


Valeu!
Absss