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DANIEL WERNECK
09/07/2004, 10:25
Saudações !!!
Estou com uma pequena dúvida......Como faço para saber se um alternador usado está em boas condições??? (explicação para leigo)
O caso é que estava indo para o encontro semanal do JCRJ, nesta quinta, e meu alternador "abriu o bico", e consequentemente minha bateria. Mas eu já encontrei um usado com o regulador embutido de 55 amperes da Belina ou Del Rei, mas não sei se está em boas condições.
Desde já, queria agradecer a ajuda do companheiro ANDRÉ, o "topa tudo", que me deu um auxilio até a chegada do reboque.

Abraços tristes
Daniel Werneck

Alessandro Henrique
09/07/2004, 13:12
Comece por uma inspeção visual, verifique o aspecto.
Você pode instalar no cj e ver o que acontece ou efetuar uma revisão
minuciosa.
Recomendo a troca dos rolamentos, que não são caros.
Verifique se o eixo não está empenado;
Verifique o estado das escovas;
Verifique o estado dos diodos retificadores (necessário uso de multímetro);
Verifique o estado dos anéis do rotor.
Se possível realizar teste de isolação no rotor e estator;
Verifique se a parte interna do estator não apresenta danos como arranhões ou lâminas tortas.
Caso tudo se apresente bem, é necessário efetuar a instalação e verificar com se comporta dinâmicamente isto é, girando e fornecendo energia.

Asterix
09/07/2004, 18:37
Daniel

Caso você tenha algumas latinhas sobrando ????????????? :shock: , verifique também os preços dos outros alternadores. Consegui encontrar um alternador de Omega 140A por R$150,00 e, devido a todos os equipamentos que a gente pendura nos nossos Jeeps vale a muito a pena um aumento na carga. Meu guincho agradeceu bastante.

Existe no forum um tópico específico muito bom sobre alternadores e baterias.

Outra vantagem destes alternadores novos é que todo o controle de voltagem é interno e dá muito menos problemas que os reguladores de voltagem originais.

[] voltaicos

DANIEL WERNECK
10/07/2004, 09:25
Valeu Galera!!!
Cada vez mais me incentiva visitar este site, pois sei que sempre posso contar com o "pessoal da lama", os jeepeiros.
Depois de procuar um pouco mais, achei um alternador BOSH de 55A com reg de iltagem embutido e com 1 ANO de garantia por R$120,00 aqui perto de casa. Aquele outro era VAPSA e não tinha garantia, e custava R$80,00. Acho que vou fazer um bom negócio.
Se alguem quiser me indicar um lugar tão bom quanto esse (no RIO), estou no aguardo.
Abraços
Daniel Werneck

Thiago Rodeghel
10/07/2004, 14:34
E eu então... fui burro mesmo :roll:

Aquele velho ditado :shock: "Qdo vc for no desmanche, não diga q tal peça é pra Jeep$$$", aí vai eu e acabei "rodando" mesmo :?

Paguei 200,00 em um alternador Bosch do Santana de 90A, claro q era 2004 o indivíduo, mas tava zerado, no Santana marcavam 25.000km :roll: . Se fosse a base de troca saia por 150,00. Mas tudo bem garantia e tinha sido recondicionado, só por garantia mesmo :P

Fazer o q, agora já foi :oops:

[s]seguindo agora o ditado

matrakaum
18/12/2008, 13:22
Como eu faço para testar se o alternador está carregando?
Isto se faz com multímetro? Se for, podem me ensinar a usar o meu...eu ganhei um e não faço a menor idéia de como se usa...

Um abraço,

Zepi
18/12/2008, 14:06
Acho que dá pra soltar os cabos da bateria depois de ligar o motor.
O carro deve continuar ligado.
Não lembro exatamente, mas acho que tem de fazer algo mais...tira o cabo da bobina...sei lá!
Alguém pode confirmar se isso funciona realmente.



Abs

Santoro
18/12/2008, 14:35
daniel, recomendo trocar esse alternador, ponha um maior do que 55 A, eh muito fraco para o jeep, vá nos ferros velhos na estrada do catonho e procure o alternador do astra, e praticamente plug and play no cj com motor ohc, carrega 140 A se n me falha a memoria e custa por volta de 150 reais, nunca mais vai ter problema com alternador.nunca fale que eh para jeep, vendendor tem uma mania chata de quando vc vai comprar uam peça e fala o nome da peça ele pergunta qual o carro. amigo se tou te falando o que eu quero é isso q eu quero. quando fui comprar o tensor do motor ohc, da correia, liguei pra loja , amigo quero a peça tal codigo tal, o cara, pra que carro . falei que era prum jeep, ele , ah , não tenho não , tenta na loja especializada.. respondi , amigo me da o tensor da ranger 98 gasolina motor ohc, eh a msm merda, procura o numero que te dei ... eta raiva que da . nunca fale jeep , parece que é palavra magica

rafaelfernandez
18/12/2008, 15:42
daniel, recomendo trocar esse alternador, ponha um maior do que 55 A, eh muito fraco para o jeep, vá nos ferros velhos na estrada do catonho e procure o alternador do astra, e praticamente plug and play no cj com motor ohc, carrega 140 A se n me falha a memoria e custa por volta de 150 reais, nunca mais vai ter problema com alternador.nunca fale que eh para jeep, vendendor tem uma mania chata de quando vc vai comprar uam peça e fala o nome da peça ele pergunta qual o carro. amigo se tou te falando o que eu quero é isso q eu quero. quando fui comprar o tensor do motor ohc, da correia, liguei pra loja , amigo quero a peça tal codigo tal, o cara, pra que carro . falei que era prum jeep, ele , ah , não tenho não , tenta na loja especializada.. respondi , amigo me da o tensor da ranger 98 gasolina motor ohc, eh a msm merda, procura o numero que te dei ... eta raiva que da . nunca fale jeep , parece que é palavra magica

Fale Santoro,

Nao sei se voce notou amigo, mas a mensagem do Daniel é de 2004!!! :parede::mrgreen::shock:

[]´s
Rafael

Zepi
18/12/2008, 16:05
daniel, recomendo trocar esse alternador, ponha um maior do que 55 A, eh muito fraco para o jeep, vá nos ferros velhos na estrada do catonho e procure o alternador do astra, e praticamente plug and play no cj com motor ohc, carrega 140 A se n me falha a memoria e custa por volta de 150 reais, nunca mais vai ter problema com alternador.nunca fale que eh para jeep, vendendor tem uma mania chata de quando vc vai comprar uam peça e fala o nome da peça ele pergunta qual o carro. amigo se tou te falando o que eu quero é isso q eu quero. quando fui comprar o tensor do motor ohc, da correia, liguei pra loja , amigo quero a peça tal codigo tal, o cara, pra que carro . falei que era prum jeep, ele , ah , não tenho não , tenta na loja especializada.. respondi , amigo me da o tensor da ranger 98 gasolina motor ohc, eh a msm merda, procura o numero que te dei ... eta raiva que da . nunca fale jeep , parece que é palavra magica



Bah santoro....tens toda a razão!

Abs

Santoro
18/12/2008, 16:30
Fale Santoro,

Nao sei se voce notou amigo, mas a mensagem do Daniel é de 2004!!! :parede::mrgreen::shock:

[]´s
Rafael

nem reparei .. kct , so tem coveiro .quem desenterrou isso ?

GBarros
18/12/2008, 20:35
Se vc tiver um multimetro, coloque as pontas de prova nas conexoes do multimetro pra medir tensão continua (ou alternada, que dá tb). Coloque as pontas de prova de acordo com os polos da bateria, vermelho no +, preto no - Quando o alternador tá carregando direito, geralmente marca uma tensão de 13 a 14 volts em média. Acelere pra ver se a tensão cai ou oscila. Se acontecer isso, o alternador tá com defeito. Se não, tá tranquilo. Observe que no multimetro, deve-se colocar numa escala superior a de 15 volts (geralmente é a de 20 volts) se não seu multimetro vira fumaça, rs.....

matrakaum
19/12/2008, 09:32
GBarros,
O meu multímetro tem 3 encaixes para os fios de teste. Um é para o preto e dois para o vermelho.
Um vermelho é 10ADC (não sei o que eh isto). O segundo é V,ômega,mA. Creio que seja no segundo, não é?
Aí no botão em cima tem DCV, ACV, DCA..em qual destes eu ponho? No DCV 20?
A propósito o coveiro sou eu..heheheheh...mas ninguém pode reclamar que eu não uso o botão de pesquisar,não é?

Um abraço,

Alessandro Henrique
19/12/2008, 22:05
Bueno,
Na minha opinião deves ir até uma auto-elétrica.
Por que?
Pois possuem amperímetros com fundo de escala superior a 10 Ampéres;
Possuem resistores de alta potência para simulação de carga;
Conhecem eletricidade;
Não corres o risco de te machucar.

Sobre o mutímetro, de forma geral:
3 bornes de conexão sendo:
1 borne comum;
1 borne para medição de tensão, resistência ou corrente(típicamente mA)
1 borne para medição de corrente até 10 A.
Sobre a sopa de letrinhas:
DCV -> Medição de tensão em circuito de corrente contínua;
ACV -> Medição de tensão em circuito de corrente alternada;
DCA -> Medição de intensidade de corrente em circuito de corrente alternada;
Ômega-> Medição de resistência elétrica;
Todas as unidades são distribuídas em diferentes escalas.
De modo geral, tenha em mente que você pode danificar facilmente este multímetro ao tentar efetuar medições, pois o veículo/circuito pode facilmente estar solicitando mais do que os 10 Ampéres de capacidade máxima deste instrumento;
Veja que o alternador além de recarregar a bateria, fornece corrente para todo o veículo.
Queres medir? Selecione a escala apropriada do instrumento. Sugiro 20 DCV;
Verifique se os cabos estão conectados aos bornes corretos do instrumento;
Observando a polaridade do instrumentos e bornes da bateria:
Verifque a tensão sobre os bornes da bateria com o motor desligado e com o motor em funcionamento;
Em funcionamento deve ser ligeiramente superior a leitura que com motor parado;
Ao acelerar o motor, a tensão deve aumentar;
A tensão não pode exceder os 14,8 Volts;

Sds.