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Diogo - Mandruvá
10/04/2008, 15:01
Olá pessoal,
Estou com uma grande duvida, tenho um cj5 e estou com vontade de deixar ele mais alto ( e estou com pouca grana:roll:) a suspensão dele é toda original o que que eu poço fazer?

Eu estava pensando em colocar 4 molas traseiras do corsa, e como tá na hora de trocar os calços da carroceria eu li uma vez aki no forum sobre os calços do motor o opala será que vai ficar bom???

Ou devo colocar o kit de molas que se vendem nas lojas??

O jeepão nao vai ficar muito duro?? É que eu sou de Palmas tocantins aki o q q mais tem é rotatoria onde quando estou fazendo elas com um pouco de velocidade o pneu traseiro raspa na lata por dentro do paralama se eu fizer isso vai melhorar na estabilidade????

meu jeep eu ando até que razoavelmente no asfalto mas todo final de semana eu to as trilhas será que vai ficar muito ruim quando estiver brincando nas trilhas????:parede::parede:

Jack Jipeiro
10/04/2008, 15:47
Nunca ouvi dizer em colocar molas do corsa, será que fica bom? Acredito que elas sejam bem menores que a do jipe, além do mais não irá suportar o peso dele.
Que tal colocar as molas da Toyota Bandeirante, com jumelos pouca coisa maior...
Sobre os calços, dão certo sim, já vi em varios jipes...

Mas se as molas já estão ruins mesmo, mande arquealas, vai durar um tempinho até juntar $$$$ para uma adaptação melhor, quem sabe até um SPOA...

Abraços...

alexandre roveri
10/04/2008, 17:17
Sem dindin é melhor não inventar ! Nunca fica só no que vc esperava :discordo:

a.veiga
10/04/2008, 17:33
não sei em relação aos custos, mas existe amigo vários tópicos sobre suspensão, sugiro fazer uma pesquisa em tópicos anteriores e avaliar o gasto para fazer estas modificações, o meu tem a suspensão original, já me sugeriram aumentar o tamanho dos jumelos, arquear molas, etc. como to com o msm problema q o seu $$$$$ deixei ele como está!!!
[]´s

Pagani
10/04/2008, 18:00
não sei em relação aos custos, mas existe amigo vários tópicos sobre suspensão, sugiro fazer uma pesquisa em tópicos anteriores e avaliar o gasto para fazer estas modificações, o meu tem a suspensão original, já me sugeriram aumentar o tamanho dos jumelos, arquear molas, etc. como to com o msm problema q o seu $$$$$ deixei ele como está!!!
[]´s


Foi uma ótima opção.....

Para o amigo com problemas sugiro trocar as molas isso se usar pneus pequenos, se forem maiores que 32'' ai é outro assunto...

Mas sempre vai colocar uma grana...


[]'s palpiteiros

Diogo - Mandruvá
10/04/2008, 21:37
Nunca ouvi dizer em colocar molas do corsa, será que fica bom? Acredito que elas sejam bem menores que a do jipe, além do mais não irá suportar o peso dele.
Que tal colocar as molas da Toyota Bandeirante, com jumelos pouca coisa maior...
Sobre os calços, dão certo sim, já vi em varios jipes...

Mas se as molas já estão ruins mesmo, mande arquealas, vai durar um tempinho até juntar $$$$ para uma adaptação melhor, quem sabe até um SPOA...

Abraços...

A mola que eu me referia era a mola aspiral para ajudar e tb levantar um pouco meu jeep ela ficaria presa no eixo e na longarina tem uns kits ( KIT FES PARA SUSPENSÃO DE JEEP CJ3A, CJ5, RURAL) na discriçao do produto dis:
Kit de para Jeep CJ3, CJ5 e Rural
Melhora a estabilidade;
Eleva a carroçaria em relação ao pneu em 8 cm (média);
Nivela o chassi em relação aos eixos;
Utilizar um kit por veículo.
Kit composto por 4 molas (duas dianteiras e duas traseiras) e seus respectivos suportes para instalação.
Não é necessário efetuar furação e nem soldas.
Será que fica bom??
aki vai uma foto como se instala...



http://www.jet.com.br/design/donatti4x4/JetMail/Esquema-Suspens%C3%A3o-Dianteira.jpg

http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/71217.jpg (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=40749&idcategoria=7824&Nivell=&Categorias=)
http://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gif http://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gif http://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gif http://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gif http://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gif


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jotinha4x4
10/04/2008, 23:24
A mola que eu me referia era a mola aspiral para ajudar e tb levantar um pouco meu jeep ela ficaria presa no eixo e na longarina tem uns kits ( KIT FES PARA SUSPENSÃO DE JEEP CJ3A, CJ5, RURAL) na discriçao do produto dis:
Kit de para Jeep CJ3, CJ5 e Rural
Melhora a estabilidade;
Eleva a carroçaria em relação ao pneu em 8 cm (média);
Nivela o chassi em relação aos eixos;
Utilizar um kit por veículo.
Kit composto por 4 molas (duas dianteiras e duas traseiras) e seus respectivos suportes para instalação.
Não é necessário efetuar furação e nem soldas.
Será que fica bom??
aki vai uma foto como se instala...




http://www.jet.com.br/design/donatti4x4/JetMail/Esquema-Suspens%C3%A3o-Dianteira.jpg


http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/71217.jpg (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=40749&idcategoria=7824&Nivell=&Categorias=)
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amigo o kit e bom sim mas voce ta querendo elevar de um modo geral?
bom recomendo a voce calços de carroceria de 1,5 e o kits fes juntamente com um arqueamento das molas originais ok
aqui o pessoal cobra R$120, p/ aquerar as 4 molas R$150,00 o kit com 13 pecas p/ elevar acarroceria e R$300,00 o kit fes ok

leopoldo
11/04/2008, 08:45
Pesquise KIT FESS e vai obter a resposta a este item.

Eu se fosse vc estudaria o seguinte:

Um do grandes benefícios da abetura do mercado pós era collor, é que de lá para cá o mercado obteve uma enxurrada de coisas interessantes que antes não podiam ser importadas ou fabricadas aqui.

Se vc pesquisar na DUNLOP, GOODYEAR, ENIDINE e outros, vai achar aquelas bolsas de ar que são usadas por várias oficinas de personalização.

Existem várias opções destes modelos de bolsas de ar e, com certeza, vc pode achar uma que se encaixe ou entre a mola e o chassis ou paralelamente, através de uma parafernália adequada. ALgmas possuem batente interno de borracha para segurar o fim de curso.

Com um pouco de criatividade e sem modificar radicalmente o jeep para não começar a gastar fortunas e sempe ter medo de uma blitz apreender o jeep por estar modificado, vc pode instalar uma mola pneumática que é considerada uma mola auxiliar.

Ao encher com uma pressão X, vc alivia a carga sobre o feixe de mola, pode ganhar uma certa altura, sem fazer peripécias mecanicas.

Se os caras instalam coisas assim em carros como um gol, num jeep vc coloca rindo.

Elmer_Jeep
11/04/2008, 12:41
é mestre Leo, mas se a pessoa não tem experiencia com mecanica acaba gastando a grana que nao tem e construindo uma bomba relogio...

Chokytu
11/04/2008, 22:35
Concordo com o Elmer, porém acho que seia bom arquear suas molas e quem sabe coloque molas aspirais nele, já vai dar uma boa mexida na altura dele, sem gastar muito dimdim.
Abraço.

Diogo - Mandruvá
12/04/2008, 21:49
Concordo com o Elmer, porém acho que seia bom arquear suas molas e quem sabe coloque molas aspirais nele, já vai dar uma boa mexida na altura dele, sem gastar muito dimdim.
Abraço.

dizem que se arquear as molas com o tempo elas voltam ao original,

Quando me falaram isso eu pensei em arquear e mudar o posicionamento dos jumelos pra mais pertos será que daria serto???

Elmer_Jeep
12/04/2008, 23:10
não vái dá serto...

[]'s

Chokytu
12/04/2008, 23:40
Não vai dar mesmo, e ainda por cima vai ficar pior doque está, isso quando elas voltarem a "cançar" vai estrangular o jumelo, mas se vc realizar este serviço com uma pessoa de gabarito, vai levar alguns bons anos pras molas cançarem denovo.

Edinhodalight
12/04/2008, 23:57
Boa noite galera !!!

A pouco tempo vi um KIT desses num jeep e achei meio gamb d+ , então acho que se melhorado pode
ser que dê serto . Já consegui as molas agora só falta tempo p/ iniciar a fabricação .

rubensx
13/04/2008, 00:39
olha meus 2 centavos

a idéia do leopoldo é boa e aqui perto de casa na zona norte de sampa tem uma empresa famosa aliás... 2 empresas... a "mendel's" e o "CHARADA" esse ultimo tem uma ranger modelo noventa e alguma coisa LARANJA florescente com uma suspensão dessas e um "?" na frente cromado... (tem um passat veio tb).

eu fui analisar e a parafernália é grande além de bomba de ar, mangueiras, suportes é grande mesmo... masss pelo material usado e tudo mais é eprfeito para rua e as buraqueiras de são paulo, o carro fica até confortável... veja bem ATÉ não diria confortável...


no jeep o pouco que conheço e observo bastante é impossivel manter um curso de suspensão decente instalando um kit desses, o sistema de molas para reagir nas subidas e decidas teria de ser enfraquecido demais e mudar muitas coisas, para a trilha nunca mais vai servir, a não ser que seja para "desfilar" ai acho viável...


voltando a duvida... jumelos maiores, buchas de PU e/ou calços de carroceria um pouquinho maiores (sem exageros pois dai vc terá de mudar muita coisa)

já dá uma aparencia boa mais que isso arqueando molas, mas te dou 2 trilhas pesadas e molas novamente no lugar...

Edinhodalight
13/04/2008, 10:20
È isso ai concordo com o Rubens . Tome muito cuidado com essas modificações porque uma vez realizada pode te levar a várias outras , pesquise bastante antes de tomar qualuer atitude tenho serteza de que ñ irá faltar companheiro pra te ajudar aqui no Fórum .

rossirr
13/04/2008, 20:44
Gente....pelamordedeus....
Certo e cansada...respectivamente....
mal de professor...sorry

Elmer_Jeep
14/04/2008, 12:42
professor, foi por isso que escrevi em negrito.

[]'s

Vinicius_4x4
16/04/2008, 09:56
Vou me meter .. não sou grande conhecedor de mecânica .. mas lá vai:

No meu ponto de vista, a adaptação mais em conta que existe para o jipe, para aumentar a altura do jipe, é a instalação das molas das toyotas bandeirantes. Quer mais estável (ou pelo menos a sensação de maior estabilidade) nas curvas, coloca as molas para fora do chassis, com os devidos reforços! Pode ser instalado também as barras estabilizadoras. Já foi verificado aqui que as molas da toyota são bem mais baratas que as novas originais do jipe. Dá uma pesquisada no fórum aí .. tem muita coisa sobre essa adaptaçao de molas da band!

[]´s

FELIPE_JIPÃO
16/04/2008, 17:00
dizem que se arquear as molas com o tempo elas voltam ao original,

Quando me falaram isso eu pensei em arquear e mudar o posicionamento dos jumelos pra mais pertos será que daria serto???

ala amigos ,,

tenho em meu jipe o kit fes, e nunca tive problema algum do qse falam ai, ouvi falar de q se deve usar 3 laminas, mas a recomendação é usar 10 a 8 laminas, além de melhorar a estabilidade e aumenar a altura, nas rilhas ele reage mto bem, enho a um bom tempo e nunca me deu problema,,
pela relação cuso beneficio vale a pena

fuiii

jotinha4x4
16/04/2008, 17:24
[quote=FELIPE_JIPÃO;588935]ala amigos ,,

tenho em meu jipe o kit fes, e nunca tive problema algum do qse falam ai, ouvi falar de q se deve usar 3 laminas, mas a recomendação é usar 10 a 8 laminas, além de melhorar a estabilidade e aumenar a altura, nas rilhas ele reage mto bem, enho a um bom tempo e nunca me deu problema,,
pela relação cuso beneficio vale a pena

fuiii

bom foi isso que falei antes!!!! a um baixo custo fica viavel o kit fess e arqueamento da mola o carro ganha altura e nao sofre com alteraçao!!!

a.veiga
03/10/2008, 22:21
Boa noite gente aproveitando o tópico antigo, a suspensão do "confusão" é toda original, mas ta precisando passar por uma revisão nos feixes molas, buchas, vou aproveitar e trocar os calços da carroceria, q já estão totalmente gastos.... tem um amigo q ta me atazanando o juízo pra comprar jumelos maiores e calços de 2 polegadas e meia, acho q fica legal o jeep mais alto, porém tenho medo de começar a fazer modificação e fazer besteira... ja li e re-li vários topicos e não cheguei a uma conclusão, afinal terei problema em APENAS trocar os jumelos por uns maiores e colocar calços de 2 polegadas e meia? isso após revisar feixes de mola é claro. (só lembrando q não tenho grana pra SPOA, Kit de molas band, etc.....)
[]´s

marcos antonio mendes
23/09/2009, 22:15
boa noite se possivel gostaria de receber fotos do kit fess intalado na f75

Rafaminc
24/09/2009, 10:12
dizem que se arquear as molas com o tempo elas voltam ao original,

Quando me falaram isso eu pensei em arquear e mudar o posicionamento dos jumelos pra mais pertos será que daria serto???

Só cuida para não capotar esse Jeep. Se com a altura original, vc já encosta a roda na parte interna do paralama, erguer alguns cm a mais, pode se tornar perigoso.
Quando tinha meus 15 / 16 anos aprendi que meu jeep com as molas arqueadas na época e pneus estreitos, podia andar em 2 rodas quando colocava + de 2 pessoas dentro. Sozinho eu entrava quente nas curvas e ele só saia de lado...Até que um dia dei um tobo de 360º nele e quase matei + 5 pessoas que estavam dentro (milagre do "Santo Antônio" que estamos vivos, hehe).
Uma idéia que também ajuda, seria colocar uma barra estabilizadora que possa ser desacoplada manualmente nas trilhas...

marcos antonio mendes
15/10/2009, 08:20
bom dia

será que seria possivel m enviar fotos da suspensão com sistema kit fees que você utiliza no seu jeep

Sergio Rocha
15/10/2009, 09:29
Caraca, não acredito.

Pesquisem aki no forum tem um monte coisas a respeito.Kit fess, arquear mola,jumelão etc etc. Por favor não joguem dinheiro fora com essas coisas.

[]'

hurry-gurits
15/10/2009, 11:56
Caraca, não acredito.

Pesquisem aki no forum tem um monte coisas a respeito.Kit fess, arquear mola,jumelão etc etc. Por favor não joguem dinheiro fora com essas coisas.

[]'
Marcos tive uma pessima experiencia com este kit, por não ter a grana total pra trocar os feixes já cansados, já arqueei os feixes, resultado menos de 2 meses a viatura já tava como antes, como já expliquei aqui em outro tópico de discussão, a idéia/principio é bom mas a aplicação não é, dinheiro bom gasto em mau negócio seu bolso não vai gostar a longo prazo, o kit foi instalado numa loja revendedor oficial da fess, na cidade beleza jipão alto, bonito pacas, duro que nem pedra mas não deitava nas curvas, dava pra entrar nas curvas que nem doido que beleza, porém, depois de rodar um pouco mais com a vtr, sabe o que é dirigir sem amortecimento nenhum!!! aproveitei e troquei os amortecedores junto coloquei os da ranger que tem curso maior.
Depois de rodar um pouco com a viatura percebi que tava tudo trepidando, até ai tudo bem "não existe almoço gratis", perdi conforto mas ganhei estabilidade, só que depois de colocar a viatura pra brincar no barro, depois de algumas saidas percebi os flexiveis do freio estavam sendo rasgados/estrangulados pelas molas, quando voce esterça a direção o pto de ligação do flexivel casa com o espaço da mola, ams quando começa a trabalhar a mola gira um pouco e se ajeita, hora voce ta com o flexivel entre as espirais, hora ta bem em cima da espiral, por sorte não romperam, também os copinhos guia que ficam fixados nos grampos do eixo estavam esmagados e fora de posição.
Na minha opinião o produto é bom tem qualidade mas o principio de atuação não é ideal, o chasssi onde estava o ponto de apoio da mola por não ter sido dimensionado pra aguentar esta carga pontual estava começando a fadigar, como já tinha reforçado o chassi quando comprei a vtr, não tive maiores problemas, mas que se voce usar por um bom tempo vai ter dor de cabeça sim, além de num facão mais acentuado dependendo de como passar sua mola traseira vai escapar porque elas (dianteira e treseira) trabalham na compressão e não fixadas.
Cara, tirei o kit fess faz 2 meses, se voce for na molas FF na vila maria, comprar feixes originais da fabrini, e pagar a vista eles te dão um pta desconto que vale a pena, como preço de loja do ramo 4x4 de 1 feixe voce compra 2 feixes quase pelo mesmo preço mas tem que ir buscar.
Quando instalei o kit pesquisei no forum e pensei não pode ser tão ruim, paguei pra ver e quase me entortei.
Espero ter ajudado.
Abração

tulliomf
18/10/2009, 17:45
Ola e boa tarde a todos

A uns meses atrás eu troque um feixe de molas e assim depois de montado percebi que o Jeep ficou mais alto do que antes e como ainda não estou andando muito com ele, ele permanece alto, mas ai que vem a questão:

-Existe algum problema em o carro ficar um pouco mais alto?
-Devo mandar abaixar??
-Isso é normal?
-Passa com o tempo????
:pensativo:
Estarei aguardando a respostas e opiniões dos amigos!!
Até +

tulliomf
21/10/2009, 19:28
Ola e boa tarde a todos

A uns meses atrás eu troque um feixe de molas e assim depois de montado percebi que o Jeep ficou mais alto do que antes e como ainda não estou andando muito com ele, ele permanece alto, mas ai que vem a questão:

-Existe algum problema em o carro ficar um pouco mais alto?
-Devo mandar abaixar??
-Isso é normal?
-Passa com o tempo????
:pensativo:
Estarei aguardando a respostas e opiniões dos amigos!!
Até +
Pô pessoal, ninguém vai falar nada??? estou esperando pra ver o que eu vou fazer ainda!
Vlw!

hurry-gurits
21/10/2009, 22:57
-Existe algum problema em o carro ficar um pouco mais alto?
Não, se os feixes são originais voce tem o centro de gravidade igual ao projetado, mesmo que fossem os da band, seu centro de gravidade ainda está bem proximo do projetado :concordo: agora se voce fizer spoa (que em resumo é colocar os feixes sobre os eixos) ai seu centro de gravidade vai pro vinagre fazendo com que o risco de tombamento lateral seja consideravelmente grande.



-Devo mandar abaixar??
Não tem sentido!



-Isso é normal?
sim o conjunto das laminas cansadas não suportam o peso da vtr, e tem a tendencia de "abrir" ficando cada vez mais retas, diminuindo a altura do jipe e a eficiencia do conjunto da suspensão.


-Passa com o tempo????
Sim, com a carga constante incidindo sobre os feixes a tendência é que o delta de espaço entre a longarina e os eixos sejam diminuidos e o curso da suspensão diminuído, deixando o jipe mais baixo.
Mas não se preocupe isso vai demorar bastante tempo pra acontecer, se voce colocou feixes de 1º linha, senão. ... :parede:

espero ter contribuido

abração

Rafaminc
22/10/2009, 08:22
Vc trocou o feixe só de um lado? é na dianteira ou traseira?

hurry-gurits
22/10/2009, 09:45
Vc trocou o feixe só de um lado? é na dianteira ou traseira?

Rafaminc,
Troquei primeiramente os dois feixes dianteiros, posteriormente pretendo os traserios, geralmente se tratando de itens que trabalham por setor, (dianteira e trazeira) acho conveniente e improvavél que somente um esteja ruim. Partindo do principio que quando foram instalados os dois são novos e de mesmo lote e procedência, fora um defeito de estrutura ou de manufatura, a fadiga neles deveria ocorrem em periodos proximos, sendo assim se um rolamento detonou fique atento se o do outro lado ou os outros 3 não estão na época de serem trocados antes que deêm problema e te deixem na mão.

Não acho muito bom trocar feixe/amortecedor somente de um lado, geralmente se tiver com as molas "um pouco" cansadas e o jipão mais deitado do lado do motorista, o que geralmente fazem é arquear os dois feixes porém colocar uma lamina mais grossa (uma mestra com as extremidades cortadas já serve) no lado do motorista, compensando assim o peso extra do mesmo, mas o ideal é trocar as duas dificilmente voce tera um lado, bom e outro ruim.

Por experiencia propria no imetro, depois de levar uma pancada na lateral do meu carro normal :dance: e trocarem somente 1 amortecedor ( coisas da porco-seguro) em carros normais uma diferença de mais de 17 % de absorção entre os lados já reporva o veiculo, sendo considerado inapto a rodar, na pratica segundo o especialista do IMETRO acima de 25 % deixa de ser seguro rodar com o veiculo, por isso trocar aos pares.

espero ter ajudado.
abração

Elmer_Jeep
22/10/2009, 10:24
...se voce fizer spoa (que em resumo é colocar os feixes sobre os eixos) ai seu centro de gravidade vai pro vinagre fazendo com que o risco de tombamento lateral seja consideravelmente grande.

Depende de quem faz, depende do arqueamento dos feixes, depende da altura dos jumelos, depende da posição dos amortecedores, depende da largura dos eixos, depende do off-set das rodas, depende da configuração do sistema de direção... enfim spoa bem feito não causa problema algum.

[]'s spoados :concordo:

hurry-gurits
22/10/2009, 14:18
Depende de quem faz, depende do arqueamento dos feixes, depende da altura dos jumelos, depende da posição dos amortecedores, depende da largura dos eixos, depende do off-set das rodas, depende da configuração do sistema de direção... enfim spoa bem feito não causa problema algum.

[]'s spoados :concordo:
Elmer fui simplista na explicação pois já temos diversas e ótimas postagens no forum sobre SPOA, foi somente um comentário para lembrar, e alertar que muita gente altera o centro de gravidade do jipe deixando-o mais alto, somente buscando beleza do que funcionalidade, sem se atentar aos detalhes citados por voce, claro que com o sistema bem dimensionado encontra-se alta performance.
abração

tulliomf
22/10/2009, 19:42
Não, se os feixes são originais voce tem o centro de gravidade igual ao projetado, mesmo que fossem os da band, seu centro de gravidade ainda está bem proximo do projetado :concordo: agora se voce fizer spoa (que em resumo é colocar os feixes sobre os eixos) ai seu centro de gravidade vai pro vinagre fazendo com que o risco de tombamento lateral seja consideravelmente grande.

Não tem sentido!

sim o conjunto das laminas cansadas não suportam o peso da vtr, e tem a tendencia de "abrir" ficando cada vez mais retas, diminuindo a altura do jipe e a eficiencia do conjunto da suspensão.
Sim, com a carga constante incidindo sobre os feixes a tendência é que o delta de espaço entre a longarina e os eixos sejam diminuidos e o curso da suspensão diminuído, deixando o jipe mais baixo.
Mas não se preocupe isso vai demorar bastante tempo pra acontecer, se voce colocou feixes de 1º linha, senão. ... :parede:

espero ter contribuido

abração
a verdade é que troquei uma mola mestre do feixe de molas esquerdo dianteiro e depois do concerto o mecânico arqueou todos os feixes de molas por isso que o Jeep ficou mais alto!
Mas muito obrigado. Já me ajudou muito as suas informações! Vlw

titimoser
23/10/2009, 02:33
Olá pessoal,
Estou com uma grande duvida, tenho um cj5 e estou com vontade de deixar ele mais alto ( e estou com pouca grana:roll:) a suspensão dele é toda original o que que eu poço fazer?

Eu estava pensando em colocar 4 molas traseiras do corsa, e como tá na hora de trocar os calços da carroceria eu li uma vez aki no forum sobre os calços do motor o opala será que vai ficar bom???

Ou devo colocar o kit de molas que se vendem nas lojas??

O jeepão nao vai ficar muito duro?? É que eu sou de Palmas tocantins aki o q q mais tem é rotatoria onde quando estou fazendo elas com um pouco de velocidade o pneu traseiro raspa na lata por dentro do paralama se eu fizer isso vai melhorar na estabilidade????

meu jeep eu ando até que razoavelmente no asfalto mas todo final de semana eu to as trilhas será que vai ficar muito ruim quando estiver brincando nas trilhas????:parede::parede:
ola!!
eu coloquei mola traseira do cora no meu jeep e coloquei os eixos por baixo do feixe de molas e deixei apenas com 5 laminas de mola original.
Ficou muito bom, bem alto e firme nas curvas e nao custou caro!!
se quiser posso colocar fotos!!! apesar de que vou chorar..hehe..por ter que ver as fotos dele de novo!!!.por que fiz a grande bobera de vender ele depois de ter arrumado tudo!!!
Abracao..