Conectar

Ver Versão Completa : Recuperação de Santo Antônio, tem como?

Daniel08
10/04/2008, 00:19
Ae galera,
alguém sabe como se faz pra recuperar santo antônio, o meu está com um ponto de ferrugem que já ta quase abrindo um buraco, tem algum jeito de resolver isso? Seja colocando massa coisa do tipo?!
:pensativo:

leopoldo
10/04/2008, 08:28
O santo antonio deve ser entendido como uma espécie de "capacete".

Vc encheria um capacete de massa?

Então, oque poderia-se fazer é um reparo com solda da área afetada, sustituindo a parte podre e depois, reforçando.

Obviamente isso significa removê-lo do jeep, abrir com disco de corte, avaliar, limpar, tratar o material adjacente, e soldar o que deve.

Dependendo do estado geral da peça, a substituição completa o tubo afetado.

E por último, se a corrosão for generalizada, assuma que ele está podre e troque o sto. antonio.

Daniel08
11/04/2008, 13:20
Esse tal "capacete" é que não consegui associar, pois o santo antônio tem a função mais de enfeite, e acessório pra se amarrar algo ou alguém segurar nele. Mas entendi o que se tem a fazer. Obrigado.

ojaneri
11/04/2008, 13:27
O santo antonio que ele se refere é daqueles de picape, que não servem de quase nada (servi, eles servem, para amarrar a carga, e para quebrar a caçamba).

Se for cromado, vai sair muito caro para arrumar, pois terá que cortar a parte enferrujada, soldar, lixar, e depois cromar a peça inteira para ficar igual. Se for preto, é so tirar bem a ferrugem (pode passar algo como o Quimox), soldar o buraco, lixar, e pintar. Mas se eu fosse você, tirava logo da picape.

leopoldo
11/04/2008, 13:38
O santo antonio que ele se refere é daqueles de picape

ah ! os brasileiros ! é só enfeite mesmo.

ojaneri
11/04/2008, 13:57

Leopoldo,

Esse seu comentário foi igualzinho ao que ouvi de um argentino.

Ah, Los brasileños!

Hehe, e o pior que esses santo antonios eles fazem rachar a caçamba mesmo, quase todos que usam em uns 3 ou 4 anos de uso acabam fazendo isso...

Daniel08
11/04/2008, 14:35
O santo antonio que ele se refere é daqueles de picape, que não servem de quase nada (servi, eles servem, para amarrar a carga, e para quebrar a caçamba).

Se for cromado, vai sair muito caro para arrumar, pois terá que cortar a parte enferrujada, soldar, lixar, e depois cromar a peça inteira para ficar igual. Se for preto, é so tirar bem a ferrugem (pode passar algo como o Quimox), soldar o buraco, lixar, e pintar. Mas se eu fosse você, tirava logo da picape.

Agora sobre "quebrar a caçamba" é que não compreendo? Como isso acontece??
Gosto do santo antônio e os outros acessórios como (mata burro e estribo) pois como o carro é branco os acessórios sendo preto realçam mais as cores, e acho legal os tubos.
Como é daqui de Fortaleza você indicaria algum lugar específico pra se fazer esse serviço? Obrigado, abraço.

ojaneri
11/04/2008, 14:48
Daniel,

O santo antonio por limita a torção da caçamba, acaba fazendo com que a chapa da caçamba quebre, logo abaixo dos pontos de fixação do mesmo. Praticamente todas picapes com esse acessório acabam tendo que arrumar depois de alguns anos.

Quanto a funilaria, qq funileiro de qualidade faz isso rapidinho e barato, recomendo o pessoal da REPAVE ali na R. Padre Valdevino, quase chegando na Av. Dom Manuel, em frente a Coelce. Voce fala com o Elpidio e diz que o Osvaldo da Ranger indicou. Ja fiz vários serviços de meu carros e o preço é bom e o serviço também. Só a entrega que é um pouco demorada...

Miranda
11/04/2008, 17:20

Exato!
Santo Antonio eh mais que um enfeite..
experimente capotar a caminhonete com e sem um santo antonio

Miguels
11/04/2008, 17:40
Na minha ranger eu fiz um par de barras de 50x3x2, onde soldei 5 parafusos para cada, dois em cada extremidade e um no meio; fiz 5 furos (cada lado), inseri a barra por dentro da chapa, montei o Santo Antonio e aparafusei com porcas e arruelas (entre cada arruela e a chapa pus uma pseudo arruela de borracha). Dessa maneira as tensões ficam um "pouco" melhor distribuídas e dá mais resistência ao conjunto. Está com mais de 3 anos de uso e nem sinal de rachadura.
Abraços

Miguels
11/04/2008, 17:46
Além também de ter grade de proteção, que atenua pedradas de moleques, balas perdidas e tentativas de arrombamento da janelinha traseira. Heheh

Exato!

rogeriomasih
11/04/2008, 17:50
Agora sobre "quebrar a caçamba" é que não compreendo? Como isso acontece??

Vou bater uma foto da caçamba da minha ranger para vc entender...:parede:

Pequeno jr
11/04/2008, 23:24
A minha já rachou a caçamba pela segunda vez. Devo arruma daqui uns meses e já decidi que vou retirar o santo toin.

Jera
12/04/2008, 00:32
A minha já rachou a caçamba pela segunda vez. Devo arruma daqui uns meses e já decidi que vou retirar o santo toin.

hehehhehe a minha tb!!!! rachou bem onde fica os parafusos de fixação! e eu nunca amarrei nada pesado nele.

ojaneri
12/04/2008, 10:02
Exato!

Esses Santo Antonios feito para picapes (Keko, Solar, etc, etc) aposto que em um caso de capotamento eles fazem é piorar, pois aquilo vai soltar e entrar na cabine...

Gallo
12/04/2008, 12:24
A minha quando comprei, tirei o protetor da caçamba pra da uma geral por baixo, e um dos parafusos do santo antonio que tinha... (só comprei a camionete e já arranquei fora) quebrou a caçamba... maldito antonio!! hehehe
abraços

Daniel08
12/04/2008, 15:21
Vou bater uma foto da caçamba da minha ranger para vc entender...:parede:

Ok Rogerio.
Pois eu não sabia que o santo antônio poderia causar isso.
É.. acho daqui a um tempinho estou providenciando a retirada do mesmo,
apesar da contra vontade, que acho um visual mais esportivo e combina com os estribos e mata-burro.
Obrigado a todos pela ajuda.

Walter L. L. Casitta
12/04/2008, 15:25
Ok Rogerio.
apesar da contra vontade, que acho um visual mais esportivo e combina com os estribos e mata-burro.

Isso só acontece na caçamba da Ranger, Nas outras nunca ouvi falar...

Daniel08
12/04/2008, 15:29
Isso só acontece na caçamba da Ranger, Nas outras nunca ouvi falar...

Eae galera seria mesmo??
:pensativo:

Miranda
12/04/2008, 20:35
amigo meu tirou o santo antonio dele recentemente tbm, S10 Executive 2003..
motivo? caçamba raxada tbm!

Pequeno jr
12/04/2008, 21:52
Tbm já ouvi relatos do mesmo problema em S-10, mas so que ouvir é uma coisa e eu ver o problema é outro. Por enquanto, vou confiando na fonte que me passou a informação até que se mostre o contrário.

Edintruder
13/04/2008, 00:17
Qdo comprei a minha ela veio com o Sto antônio, porém quebrou a caçamba e tirei. Mandei soldar e reforçar. Depois de um bom tempo com aquela tralha atrapalhando resolvi colocar pois combinou com o BL e os pneus 33", porém agora quebrou os furos aonde prendiam nos suportes. O reforço realmente resistiu, mas a lata não...
A chapa da caçamba é muito fina.

Walter L. L. Casitta
13/04/2008, 00:33
Os santantônios originais vendidos nas concessionária na época da minha Ranger não trincavam a caçamba. Eram da marca Carwin. Eles eram fixados por um sargento. Outro dia vi numa concessionária uma two tone 0Km que já tinha a furação de fábrica.

ojaneri
13/04/2008, 11:48
Adicionando as listas, S-10 95 também aconteceu mesma coisa...

Miguels
13/04/2008, 13:58
Retire-o, arrume-o na garagem e na hora que for vender a picape instale de novo, pois o visual esportivo é capaz de valorizar se veículo. É apenas uma idéia.

Ok Rogerio.

duardobruno
13/04/2008, 20:40
Retire-o, arrume-o na garagem e na hora que for vender a picape instale de novo, pois o visual esportivo é capaz de valorizar se veículo. É apenas uma idéia.

Gente, eu tive S10 por alguns anos e nunca deu problema de santo antônio detonar carroceria. A Ranger que eu tenho agora, não tem este acessório, mas dá pra ver que o dono anterior retirou pq estava detonando mesmo. O interessante, é que o carro não me parece ter sido usado em trilhas ou mesmo em estradas de chão. Eu to judiando muito mais que ele. Inté.

Renatopami
13/04/2008, 20:53
Opinião minha......Acho feio santo antônio,a minha já tinha quando comprei,então deixei no carro,mas que parece coisa de carro para fazer frete,isso parece....Gosto do visual da pikup mais limpo:concordo:
ABRAÇOS!!

Daniel08
14/04/2008, 12:29
Opinião minha......Acho feio santo antônio,a minha já tinha quando comprei,então deixei no carro,mas que parece coisa de carro para fazer frete,isso parece....Gosto do visual da pikup mais limpo:concordo:
ABRAÇOS!!

Gosto é gosto né..
Eu já acho mais esportivo, principalmente que é preto, cai bem com o branco do carro.
Alguém poderia me passar uma foto? Rogério e ai quando sai a foto? :concordo:
Esse rachado fica ali por dentro da caixa de roda?
Obrigado.
Abraço.

Edintruder
14/04/2008, 21:22
Gosto é gosto né..
Eu já acho mais esportivo, principalmente que é preto, cai bem com o branco do carro.
Alguém poderia me passar uma foto? Rogério e ai quando sai a foto? :concordo:
Esse rachado fica ali por dentro da caixa de roda?
Obrigado.
Abraço.

Vão algumas fotos. Os dois cantos de encontro da parede do fundo racharam. Mandei soldar com Oxigênio e pintei sem mascara, pois posso acompanhar caso alguma rachadura surja nas soldas.
Tirei as fotos durante a pintura que fiz em casa mesmo.

Daniel08
14/04/2008, 23:23
Vão algumas fotos. Os dois cantos de encontro da parede do fundo racharam. Mandei soldar com Oxigênio e pintei sem mascara, pois posso acompanhar caso alguma rachadura surja nas soldas.
Tirei as fotos durante a pintura que fiz em casa mesmo.

Obrigado Edintruder,
por esclarecer com as fotos. Hoje estava vendo direitinho a minha pickup, e vi que embaixo dos suportes (do santo antônio) que ficam presos a caçamba no caso das laterais, tem o local onde ele fica apoiado no caso é no próprio suporte da capota, e que logo abaixo desse suporte tem umas borrachinhas, acho que seria pra evitar o atrito. Um dos motivos que acho que não aconteceria o tal rachamento na minha.
:concordo:

Walter L. L. Casitta
15/04/2008, 07:42
Meu irmão teve duas S10. Sempre andou em estradas ruins e nunca teve problemas relacionados com o santatônio...

JORIS
15/04/2008, 08:00
Amigo Daniel,

Além do problema da rachadura que parece que é unanimidade, tive um numa hilux, e ele enferrujou inclusive abrindo um furo, mandei para um lanterneiro fazer o reparo, ficou novinho, depois de uns 8 messes começou a enferrujar de novo, preferi retirá-lo, fiquei em dúvida no início, pois esses santo antônios mesmo não sendo resistentes como os de antigamente quebravam o galho na hora de levar algo maior que a caçamba ou para amarrar as tralhas, que no meu caso sempre utilizei as pick-ups como pick-ups mesmo, usando e abusando da caçamba, foi uma questão de me acostumar a andar sem santo antônio, e quando voltar a ter pick-up (tô querendo comprar uma para a patroa), não coloco mais esses santo antônios de faz-de-conta!

Aproveitando o mesmo ocorreu com os estribos tubulares que eram keko enferrujaram abrindo buracos, mandei consertar uma vez com o lanterneiro e durou pouco, em outra ocasião o rapaz da oficina me deu a sugestão de fazer o reparo com fibra de vidro, como o "rombo" era para baixo autorizei para ver no que dava, o serviço ficou legal, não dando pra percerber, quanto a durabilidade vendia pick-up uns 3 messes depois do serviço até lá não tinha apresentado problemas! se viesse a dar de novo preferia comprar dois novos, pois ao contrário do santo antônio, acho os estribos essenciais principalmente para os baixinhos como eu!

[]´s.

Alberto Vasconcelos
07/08/2023, 23:29
O ponto negativo é que racha mesmo a lataria mas é muito útil quando precisa levar carga longa que pode bater no teto da caminhonete como madeira, telha de fibrocimento, prancha etc. Basta amarrar no santo antonio que protege bem o teto da Ranger. Dá tambem um visual bonito principalmente os cromados mas pode rachar sim a lataria. Minha Ranger tinha um Santo Antonio de aluminio que retirei para colocar um cromado que enferrujou em poucos meses, até hoje arrependo.