PDA

Ver Versão Completa : Problema com parafuso cambio Engesa HELP!!!!



gomila
09/04/2008, 19:42
Olá gente, preciso de ajuda
Certa vez, notei uma poça de óleo debaixo do engesa, descobri que um parafuso que prende o câmbio estava solto, como o parafuso ficava em cima, nao vazou muito óleo.
Parece que tem 3 parafusos iguais a esse que prendem o bicho.
Hoje, quando iria para o trabalho, notei a poça, entrei debaixo do carro e notei o parafuso solto de novo, só que agora não consegui apertar, parece que ele espanou!!!
Olhei para o parafuso e não me pareceu estragado.
Há alguma chance de ter estragado o furo ao invés do parafuso??
É fácil achar o dito cujo? Procuro direto a rota 4x4 ou acho esse parafuso por ai?
Estou anexando um "parecido"....

Agradeço a ajuda!!!

Kim
09/04/2008, 19:58
Caro Gomila!

De parte do cambio é esse parafuso?

É clack?

Pois desmontei o cambio do meu engesa e não lembro desse parafuso.

Seria da tampa, da t-case, parte posterior ou anterior?

Abraços.

Kim.

gomila
09/04/2008, 20:14
Opa!
Sim, é do 240V original,
São 3 parafusos, parecidos com esse ai, tipo sem cabeça, com uma porca no meio

Eduardo Velo
09/04/2008, 20:20
Tb desmontei o cambio ( Clark 240V ) não lembro desse parafuso ...
Ele parece com o parafuso que trava a alavanca da T-Case , mas não teria nenhuma influencia em vazamento só ficaria fazendo barulho e não engata o 4x4 ...
Gomila , pode estar mascarado esse vazamento ... faz uma limpeza e qdo andar verifica se é esse parafuso mesmo ...

gomila
09/04/2008, 20:30
É ele sim, tipo, da outra vez eu parafusei o bicho e o vazamento parou.......
vou tentar arrumar uma foto melhor.........................

Eduardo Velo
09/04/2008, 20:32
Opa ... se são 3 em linha são os prisioneiros das hastes ... no meu é prisioneiro normal , mas pode ser que usaram desse tipo em algum cambio tb ...
Se a rosca dele estiver boa é sinal que detonou a rosca interna , aí só alargando pra prisioneiro maior ou usando loctite da braba ... se a rosca estiver ruim , melhor pra vc ... é só trocar o prisioneiro ...

abs ... e boa sorte ...

gomila
09/04/2008, 20:44
Eis as fotos do bicho (nao dá mais para aparafusar, coloquei só por referência)

Kim
09/04/2008, 20:47
Gomila!

Ele prendo o que a onde????

gomila
09/04/2008, 20:56
Cara, sou meio ignorante no assunto, mas é do câmbio não é? nas fotos dá pra perceber?

Kim
09/04/2008, 21:09
Opa!!!!!

Prisioneiro identificado:concordo:

Bem, é o seguinte...

São quatro desses que seguram t-case ao cambio.

O que caiu, fica na parte inferior do acoplamento.

O ideal, seria segurar o cambio com um macaco hidráulico, retirar os cardãns, a travessa que faz sustentação, então a tampa que dá acesso À engrenagem que sai do cambio, retirá-la, então soltar os outros três (chave 19mm) e ai então analisar a rosca, o porque soltou.

O da foto, tem que retirar a arroela que ali se encontra, retirar a porca um pouco, colocar uma contra-porca, colocar lock-tite, apertar bem.

Então retira a contra-porca e porca, recoloca a arroela de pressão e a porca, apertando. (mais isso seria um paleativo, tendo em vista o que o Eduardo falou).

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
09/04/2008, 21:16
Cara, sou meio ignorante no assunto, mas é do câmbio não é? nas fotos dá pra perceber?

Não to com meu Engesa aqui , mas como o Kim identificou ... , agora entendo pq ta com a rosca fina até o fim ... o aperto trouxe a rosca maior , dava impressão de ser até sem função ... pelo jeito a rosca interna ja era mesmo ... tenta usar loctite até resolver ...

http://tds.loctite.com.br/fichas/pdf/tds/277.pdf

abs ...

Kim
09/04/2008, 21:25
Grande Edu, chara do meu chefinho!!!

Pela foto, é do acoplamento da t-case/cambio.

CAVESO
10/04/2008, 00:54
Coloque um parafuso no lugar do prisioneiro com Loctite....

gomila
10/04/2008, 07:37
Obrigado gente pela ajuda e observacoes, (desculpem pela falta de acentuacao das palavras to respondendo do celular)
Fiquei pensando Porque nao colocar um parafuso no lugar.....
Vou fazer isso, qual loctite eu uso? o 277 mesmo???

obrigado!

Eduardo Velo
10/04/2008, 10:46
Tem o 268 que é forte tb ...
Se possível vai num meca de confiança que tem um desses ou similar pq vai usar umas gotas ... , é caro e depois vai ficar sem uso ...

Se espanou a rosca mesmo , vai ter mais trabalho pela frente - aumentar o diam. e fazer rosca nova , mas usar loctite com um parafuso no momento evita vazamento ...

O que precisa ver é o que o Kim levantou , pq essa rosca ficou assim ? será que qdo colocaram o prisioneiro colocaram com pouca rosca ? seria bom soltar os outros parafusos e tentar apertar todos por igual ...

gomila
10/04/2008, 12:17
Pois é
Alguem indica algum lugar pra comprar um parafuso desse de aço aqui em sampa?
Outra pergunta: Será que esse "buraco" é com rosca sem fim, ou seja, se eu comprar um parafuso com comprimento maior, salvo a rosca?

Obrigado pela ajuda!

Eduardo Velo
10/04/2008, 12:39
Pois é Alguem indica algum lugar pra comprar um parafuso desse de aço aqui em sampa?
Outra pergunta: Será que esse "buraco" é com rosca sem fim, ou seja, se eu comprar um parafuso com comprimento maior, salvo a rosca?Obrigado pela ajuda!

Procura no google por - casa de parafusos - e veja se tem alguma por perto ... tem muitas e todas vendem Loctite ...
Pra ver se o furo é passante coloca qqer coisa de diam. menor no furo e veja se da batente , tipo arame , parafuso de diam. menor e mais comprido , vareta ...

gomila
10/04/2008, 13:31
Procura no google por - casa de parafusos - e veja se tem alguma por perto ... tem muitas e todas vendem Loctite ...
Pra ver se o furo é passante coloca qqer coisa de diam. menor no furo e veja se da batente , tipo arame , parafuso de diam. menor e mais comprido , vareta ...

Putz! que burro!! (eu)
Obvio! é só colocar uma vareta!! PORQUE não pensei nisso!!
O Loctite eu acho fácil, mas o parafuso ainda não achei, só de ferro! (eca)

Obrigado!!

Angelo T. P.
10/04/2008, 19:11
Gomila,
acho que posso resolver seu problema!!
Na troca da minha t-case sobraram uns prisioneiros desse tipo ai, mas sem a porca no meio! Eu acho que são os proprios!
Eu estou em SP agora e só volto amanha pra cidade onde esta meu jipe e tudo mais!
Chegando amanha eu procuro na garagem e tiro uma foto c/ medidas pra ver se sao os mesmos!

gomila
11/04/2008, 07:52
Gomila,
acho que posso resolver seu problema!!
Na troca da minha t-case sobraram uns prisioneiros desse tipo ai, mas sem a porca no meio! Eu acho que são os proprios!
Eu estou em SP agora e só volto amanha pra cidade onde esta meu jipe e tudo mais!
Chegando amanha eu procuro na garagem e tiro uma foto c/ medidas pra ver se sao os mesmos!

Cara, muito obrigado!!!
Mas infelizmente, o prisioneiro está perfeito, o problema é "no buraco"
Vou ter que mandar refazer a rosca....... (do jipe)

Angelo T. P.
11/04/2008, 20:22
Ola Gomila!
sem problemas! caso precise é só avisar!!

gomila
14/04/2008, 08:25
Gente,
Neste fim de semana resolvi dar uma olhada melhor na coisa.
Primeiro tentei colocar o prisioneiro com a arruela, não consegui, mas sem arruela sim! e com um belo aperto.
ACHO que o problema esta no começo da rosca, então, se eu arrumar um parafuso maior, consigo recolocar a arruela + loctite e boa!
Devo estar certo, certo???
Outra "aventura" foi completar o óleo que vazou (meio litro) meu Deus, levei vários banhos de óleo, tinha feito um esquema com uma mangueirinha e um squeeze velho, hahahaha, não adiantou nada...hahahahaha cômico.

Eduardo Velo
14/04/2008, 08:48
Outra "aventura" foi completar o óleo que vazou (meio litro) meu Deus, levei vários banhos de óleo, tinha feito um esquema com uma mangueirinha e um squeeze velho, hahahaha, não adiantou nada...hahahahaha cômico.

Usa almotolia ...

CAVESO
14/04/2008, 13:46
Usa almotolia ...

Tirou as palavras da minha boca, digo, dos meus dedos...

gomila
15/04/2008, 07:45
Usa almotolia ...

Ma que catso de nome hein!!! (almotolia)
Podia ser "espirrador de liquido" hehehehe
Se for pra completar deve servir bem, mas se for pra encher, haja paciência né?....

Kim
15/04/2008, 08:41
Na hora do aperto, usei a criatividade.

Sábado à tarde, sem nenhuma loja aberta e querendo anciosamente andar com o jipe...

Pensa...pensa...pensa!!!!

Peguei uma garrafa pet de refri, fiz um buraco na tampa onde passa uma mangueira de chuveirinho do chuveiro apertada, mais sem dobrar.

Essa mangueira desce até o fundo da garrafa e, sobra quase dois palmos para fora.

Coloquei o óleo na garrafa, a ponta externa da mangueira no cambio e fui apertando a garrafa.

Pronto!!!

Cambio cheio novamente.

Aí fiz o serviço completo. (me empolguei)

Peguei outra tampa de pet, coloquei uma mangueira somente na tampa, com o mesmo comprimento externo.

Abri os diferenciais, e como tinha espaço físico, coloquei a garrafa de cabeça para baixo e fui apertando, até completar os diferenciais.

Motolia Tabajara!!!!

Abraços.

Kim.