Ver Versão Completa : Suspensão traseira cherokee sport - Como melhorar?
samukanvas
09/04/2008, 13:14
Olá pessoal, esse é um tópico criado pra tentar melhorar a flexibilidade na traseira da cherokee sport.
A dianteira está ok e a maioria dos kits que existem no mercado já melhoram o seu desempenho na trilha, mas na traseira somente mudam a altura e muito pouco o desempenho off-road.
Essa configuração de feixe com links e molas na dianteira não é tão boa quanto links nos dois eixos e acaba que todo o "peso" do carro fica apoiado na suspensão dianteira, sendo um dos fatores a pouca flexibilidade do feixe.
Será preciso que o pessoal que faz trilha coloque as impressões e fotos da suspensão traseira pra podermos comparar e trazer coisas novas. Detalhar o que foi feito no feixe tb seria legal. Assim a gente pode montar um "kit" básico pra ajudar nosso carro a vencer os obstáculos com maior facilidade!!
Coloquem suas idéias de como gostariam de melhorar o feixe e de que maneira fariam.
Abs
samukanvas
09/04/2008, 13:36
1. Essa é minha xj 98 com kit 3" e pneus 31 em um passeio na areia. Essa foto é somente para comparação da foto a seguir.
2. Essa é outra foto com a suspensão traseira "aberta" (não totalmente), mas já apoiando o peso na dianteira. Podem ver que a roda dianteira está toda dentro da caixa de roda.
Esse kit tem somente um calço abaixo das molas traseiras e mais uma lâmina no feixe. As "algemas" estão no feixe tb, mas um pouco frouxas. Achei que o feixe ficou muito duro e piorou no off-road. Apesar de estar mais alto, apoiou mais ainda o carro na suspensão dianteira fazendo perder tração facilmente na traseira.
Não sei se o uso de jumelos articulados seria uma boa solução pra esse problema, mas eu voltaria ao feixe original junto com um jumelo articulado (axle wrap?). Ou usaria molas 10-15cm maiores e um jumelo não articulado maior.
Outra coisa é a inclinação do jumelo original ou esse que tá no kit do meu carro que fica a 90º com o carro e isso faz perder desempenho tb.
Qual a opinião de vcs?
Abs
PS: Reparem no fender traseiro da segunda foto... pneu 31 arranca ele fora!
gutoxj98
09/04/2008, 13:38
Samuka, veja esta com amortecedores instalados perto das rodas .......... ajudaria nessa flexibilidade ?
acho que nao né..............acredito que somente aumentaria isso, se furar o chiqueiro da Xj e instalar amortecedores de nitrogenio com uma longa haste, tipo os que se usam em competicoes BAJA nos EUA......como nessa foto anexa.....a amarela e a com tanque vermelho e gaiola
abs
samukanvas
09/04/2008, 14:26
Samuka, veja esta com amortecedores instalados perto das rodas .......... ajudaria nessa flexibilidade ? ou o fato de conter feixe de molas .....ja parte que a coisa nao flexiona tanto assim ?
abs
Eu não sei cara... eu acho que quanto mais perto o amortecedor da roda mais ativo ele estará. IMHO o carro ficaria melhor na rua assim. Pra trilha acho que seria um limitador de curso, saca? Por estar na extremidade máxima do eixo, ele abre e fecha mais do que se estivesse mais pro meio do eixo ou inclinado pro centro. Inclinado ocorre o tal do motion ratio que é a redução de sua capacidade de amortecimento pela inclinação (porcamente traduzindo), mas aumentaria o curso.
Fotinha do MR: http://www.proshocks.com/calcs/images/comad2.gif onde a fórmula é: (b/a)² pra saber a nova carga da mola.
Esse link tb é legal: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://home.scarlet.be/~be067749/58/c2/whrte.gif&imgrefurl=http://home.scarlet.be/~be067749/58/c2/index.htm&h=300&w=400&sz=4&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=Y4UUK2TSzrPczM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dmotion%2Bratio%2Bshocks%26um%3D1%26hl %3Dpt-BR%26sa%3DG
Então... eu penso que pra aumentar o curso existem várias possibilidades trabalhando com o feixe. Como eu não entendo piças, vou ficar chutando aqui até algum entendido me xingar :mrgreen:
Acho que os amortecedores ajudam a suavizar e controlar o movimento do feixe quando não viram batentes. Sobre a flexibilidade acho que é só feixe mesmo que pega.
Essa foto que vc mostrou da cherokee é bem legal porque mostra um jumelão inclinado pra trás... O ângulo ideal (dizem) deve ficar entre 35º e 45º pra que o eixo, ao descer, possa ainda contar com essa inclinação até os 90º ou mais se "puxado" levemente pra dentro.
O maior problema de jumelos articulados é o controle quando começam a abrir. O eixo passa a perder tração porque não têm peso em cima da roda que está mais baixa (falta "pressão" da mola) e qualquer movimento do eixo é controlado apenas pelo amortecedor.
Existe um limite pra isso... gostaria de saber qual :mrgreen:
abs
Ricardo Bambhoo
09/04/2008, 18:12
Eu não sei cara... eu acho que quanto mais perto o amortecedor da roda mais ativo ele estará. IMHO o carro ficaria melhor na rua assim. Pra trilha acho que seria um limitador de curso, saca? Por estar na extremidade máxima do eixo, ele abre e fecha mais do que se estivesse mais pro meio do eixo ou inclinado pro centro. Inclinado ocorre o tal do motion ratio que é a redução de sua capacidade de amortecimento pela inclinação (porcamente traduzindo), mas aumentaria o curso.
Fotinha do MR: http://www.proshocks.com/calcs/images/comad2.gif onde a fórmula é: (b/a)² pra saber a nova carga da mola.
Esse link tb é legal: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://home.scarlet.be/~be067749/58/c2/whrte.gif&imgrefurl=http://home.scarlet.be/~be067749/58/c2/index.htm&h=300&w=400&sz=4&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=Y4UUK2TSzrPczM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dmotion%2Bratio%2Bshocks%26um%3D1%26hl %3Dpt-BR%26sa%3DG
Então... eu penso que pra aumentar o curso existem várias possibilidades trabalhando com o feixe. Como eu não entendo piças, vou ficar chutando aqui até algum entendido me xingar :mrgreen:
Acho que os amortecedores ajudam a suavizar e controlar o movimento do feixe quando não viram batentes. Sobre a flexibilidade acho que é só feixe mesmo que pega.
Essa foto que vc mostrou da cherokee é bem legal porque mostra um jumelão inclinado pra trás... O ângulo ideal (dizem) deve ficar entre 35º e 45º pra que o eixo, ao descer, possa ainda contar com essa inclinação até os 90º ou mais se "puxado" levemente pra dentro.
O maior problema de jumelos articulados é o controle quando começam a abrir. O eixo passa a perder tração porque não têm peso em cima da roda que está mais baixa (falta "pressão" da mola) e qualquer movimento do eixo é controlado apenas pelo amortecedor.
Existe um limite pra isso... gostaria de saber qual :mrgreen:
abs
Samuka,
creio que a saida pra melhorar a traseira seriam laminas mais longas, o que implica e maior flexibilidade.
Comparação tosca: tente envergar até quebrar uma vareta de bambu de 10 cm. Tente o mesmo com uma vareta de 30 cm. E agora o mesmo com uma vareta de 50 cm. Qual delas teve maior flexão antes de quebrar :pensativo: ?
é isto o que acontece com o feixe (mas como le não quebra...)quanto maior a lamina, mais envergadura dá....
e a acalibração pra ficar "dura" ou macia" seria a quantidade de laminas e o tipo de amortecedor. Mas..... quanto mais lâminas, menos envergadura.....
acho que jumelo muito grande acaba tendo o mesmo efeito do articulado: quando acaba a flexão (ou pressão) da mola, ele começa a trabalhar abrindo sem que tenha pressão dos feixes. Acho que o objetivo do jumelo é proporcionar uma certa mobilidade pras laminas não ficarem dando porrada na carroceria ou nos pontos de fixação delas, ou evitar torção exagerada da carroceria.
[]'s
Luis Leme
09/04/2008, 19:07
Li os textos e fiquei impressionado com o nivel de conhecimento de todos.
De cherokees, que agora tenho uma , nao entendo nada, mas ja fiz coisas absurdas em Suzukis e Ferozas.
Minha entrada na discussao é perguntar se alguem ja atingiu ou sabe o limite de alteraçao na suspensao da Cherokee ao ponto de nao prejudicar o desempenho excelente no meio urbano e asfalto.
Gostaria de fazer algumas mudanças mas sem perder o foco no misto urbano,estradas de asfalto e terra (trilha).
Tudo que fiz em outras viaturas foram visando o off road mas prejudicou extremamente o resto.
samukanvas
10/04/2008, 00:01
Samuka,
creio que a saida pra melhorar a traseira seriam laminas mais longas, o que implica e maior flexibilidade.
Comparação tosca: tente envergar até quebrar uma vareta de bambu de 10 cm. Tente o mesmo com uma vareta de 30 cm. E agora o mesmo com uma vareta de 50 cm. Qual delas teve maior flexão antes de quebrar :pensativo: ?
é isto o que acontece com o feixe (mas como le não quebra...)quanto maior a lamina, mais envergadura dá....
e a acalibração pra ficar "dura" ou macia" seria a quantidade de laminas e o tipo de amortecedor. Mas..... quanto mais lâminas, menos envergadura.....
acho que jumelo muito grande acaba tendo o mesmo efeito do articulado: quando acaba a flexão (ou pressão) da mola, ele começa a trabalhar abrindo sem que tenha pressão dos feixes. Acho que o objetivo do jumelo é proporcionar uma certa mobilidade pras laminas não ficarem dando porrada na carroceria ou nos pontos de fixação delas, ou evitar torção exagerada da carroceria.
[]'s
Então, pra aumentar o feixe ou se troca os suportes numa mega cirurgia :mrgreen: ou se adiciona o jumelo um pouco maior e fica com ele inclinado pra trás (deixando os suportes originais). O quanto maior eu não sei... precisa saber qual jumelo irá usar. Sobre o jumelão não ser articulado, acho que ele manterá as características de dirigibilidade mais perto da original. Ou um revolver com trava... mas essa trava que eu fico com meda!! :-? Seria uma solução legal, mesmo sem tanto controle, que envolveria um pouco de engenharia, uma barra anti wrap e amortecedores mais "duros".
Não sei o quanto isso (molas maiores e jumelão) trará de desempenho pra cherokee, mas ganhará algo como disse. Outra coisa é um trilho que fazem onde fica o jumelo original. Tb envolve solda e reposicionamento do feixe, mas fica bem legal, mais controlado e não sei se perde dirigibilidade.
Foto:
Comprimido
http://i74.photobucket.com/albums/i273/Timmay822/Summer%2007%20Build/sliders007Large.jpg
Solto
http://i74.photobucket.com/albums/i273/Timmay822/Summer%2007%20Build/sliders005Large.jpg
Mola solta
http://i74.photobucket.com/albums/i273/Timmay822/Summer%2007%20Build/sliders004Large.jpg
O que acho que funciona pra inicio de conversa é tirar todas as algemas e travas do feixe. Em vez de usar algemas fechadas [], usar em forma de U pra que as lâminas torçam. Obviamente que o pino central fica :grin:
Acho que devemos começar a fazer uma lista do que achamos que funcionaria :concordo:
abs
Jack Jipeiro
10/04/2008, 01:29
Não sei muito sobre o assunto, mas já ouvi dizer que o suporte dos jumelos das XJ não aguentariam um jumelo maior...Ainda mais forçando um alngulo desfavoravel...
Acredito que um jumelo revolver seria a mais facil tentativa, antes de prosseguir com projetos mais dificeis...
Abraços...
Pensando em flexibilidade...:arrow:
Talvez seja interessante retirar algumas lâminas do feixe.
Amortecedores de curso mais longo.
Barra de tração para evitar a torção do eixo.
O lado negativo é a diminuição da capacidade de carga...:pensativo:
Essa idéia do trilho nunca tinha visto. Será que funciona quando estiver cheio de barro?:?:
Abs,
Ricardo Bambhoo
10/04/2008, 08:16
que treta loca o trilho...pelo que vi a ideia é dar mobilidade pra laminas irem mais pra frente e consequentemente mais pra baixo ?! ainda assim acho que perde tração, pois não há mais a pressão do feixe empurrando a roda pra baixo.....dá quase na mesmo do revolver ou articulado... e acho que o trilho leva vantagem sobre estes dois.
[]'s
samukanvas
10/04/2008, 13:27
Não sei muito sobre o assunto, mas já ouvi dizer que o suporte dos jumelos das XJ não aguentariam um jumelo maior...Ainda mais forçando um alngulo desfavoravel...
Acredito que um jumelo revolver seria a mais facil tentativa, antes de prosseguir com projetos mais dificeis...
Abraços...
Eu tb acho o revolver legal, mas eu não o conheço suficiente pra atestar se funciona bem na tocada diária.
Não sei se a fabricação de um revolver maior e próprio pra xj e com travas ajudaria. Posso tentar inventar um em casa :mrgreen:
O que me deixa feliz é saber que o revolver maior sempre resolveu os problemas do Charles http://bostondirtdogs.boston.com/Headline_Archives/Bronson.bmp
Não podia deixar passar essa :mrgreen:
abs
samukanvas
10/04/2008, 13:35
Pensando em flexibilidade...:arrow:
Talvez seja interessante retirar algumas lâminas do feixe.
Amortecedores de curso mais longo.
Barra de tração para evitar a torção do eixo.
O lado negativo é a diminuição da capacidade de carga...:pensativo:
Essa idéia do trilho nunca tinha visto. Será que funciona quando estiver cheio de barro?:?:
Abs,
Eu tenho a seguinte dúvida em relação ao feixe "deslaminado": Não seria quase a mesma coisa que soltar os grampos (algemas) que seguram as lâminas juntas? Melhor... não seria melhor trocar os grampos por "U" em vez de "[]"?
Acho que assim a mestra trabalhará mais solta sem perder a capacidade de carga original... como nas fotos que eu coloquei acima!!
O negócio do trilho, neste aí, eu acho que pode dar merda sim. O cara usou PU. Tem outros desenhos que usam rolamentos e uma pista mais larga e ainda alguns tipos de bucha nesse corredor.
O que eu achei de ruim é que o parafuso é que corre em cima desse trilho... Com o tempo cria um sulco e é bem fácil arrancar fora. Mas acho que seria como trocar buchas, com a diferença que esse trilho é muito mais barulhento :D
Abs
samukanvas
10/04/2008, 13:41
que treta loca o trilho...pelo que vi a ideia é dar mobilidade pra laminas irem mais pra frente e consequentemente mais pra baixo ?! ainda assim acho que perde tração, pois não há mais a pressão do feixe empurrando a roda pra baixo.....dá quase na mesmo do revolver ou articulado... e acho que o trilho leva vantagem sobre estes dois.
[]'s
É, sempre vai perder tração quanto mais baixo o pneu estiver (pra compensar isso só bloqueio!!), mas acho que não fica solto como um jumelo articulado ou revolver (se a pista fizer alguma resistência pra o feixe poder trabalhar)... Essa pra mim é a diferença. Fora que ozomi não vão notar diferença pro original. Nem as seguradoras!!
Sergio Rocha
10/04/2008, 18:23
Os jumelos de trilho devem comer as buchas.
Feixe com poucas laminas ficam muito fracos, já usei e não gostei.
feixe sem algemas ou com algemas frouxas acabam como o caso acima.Tb já usei e não gostei
Em ambos os casos deu problema, empenei a mestra uma vez, e quebrei a mestra em outra ocasião.
Jumelos revólver acho a melhor opção.Buchas dos jumelos de borracha tb ajudam.Nunca arrochar os parafusos das buchas.
Feixes mais longos flexionam mais realmente. Será que o pequeno aumento de curso compensam as modificações?
Com a diminuição de peso sobre a roda, devido ao jumelo revolver, a roda tracionará menos.mas se ficar no ar não tracionará nada.:mrgreen:
Jumelos revólver maiores, um caso a pensar.:pensativo:
[]'
Ricardo Bambhoo
10/04/2008, 19:39
Com a diminuição de peso sobre a roda, devido ao jumelo revolver, a roda tracionará menos.mas se ficar no ar não tracionará nada.:mrgreen:
[]'
esta é a maior verdade que já ouvi por aki....:palmas:
[]s
Viajando na maionese...
Pensando ainda em retirar lâminas do feixe.
Retira-se as lâminas, ok!
Coloca-se uma barra de tração.
A capacidade de carga poderia ser resolvida com um "kit fess", isso é, uma mola helicoidal feita sob medida, entre o feixe e o chassis. Presa apenas na extremidade inferior, com um cone guia na superior?
A Defender ganha articulação na traseira assim. Basta um cone guia superior e suportes de amortecedores 3pol mais baixos.
Funcionaria?
Abs
feixe sem algemas ou com algemas frouxas acabam como o caso acima.Tb já usei e não gostei
Em ambos os casos deu problema, empenei a mestra uma vez, e quebrei a mestra em outra ocasião.
[]'
Sergio,
Usava barra de tração? Será que resolveria?
Quebrou por excesso de peso em poucas lâminas, ou pelo movimento de torção do eixo nas aceleradas?
Abs,
Ricardo Bambhoo
10/04/2008, 20:07
Viajando na maionese...
A capacidade de carga poderia ser resolvida com um "kit fess", isso é, uma mola helicoidal feita sob medida, entre o feixe e o chassis. Presa apenas na extremidade inferior, com um cone guia na superior?
A Defender ganha articulação na traseira assim. Basta um cone guia superior e suportes de amortecedores 3pol mais baixos.
Funcionaria?
Abs
Perái: barra de tração ? que ktso é isto ?
Suporte de amortecedores mais baixos serve pra compensar maior abertudo que eles terão que trabalhar, caso contrario dá fim de curso. Se não quiser botar alongador troca os amortecedores por maiores.....
Mas ainda acho que retirar laminas não dá tanto efeito quanto daria laminas mais compridas. é a historia das varetas de bambu:
5 varetas de bambu de 10cm tem tal envergadura. 3 varetas tem mais envergadura mas quebram mais facilmente. 5 varetas de bambu de 30 cm tem muito mais envergadura e nao quebram facilmente....
Na minha F75 troquei o feixe traseiro por feixe de s10 que são mais longos. ficou bem melhor que original e dá um curso bem maior. E na frente tb, coloquei feixe de Toy. Bandeirante que são mais longas.
[]'s
Acho meio complicado conseguir algo melhor do que vemos hoje em dia. Você vai ter que abrir mão de algo, ou fica para um uso mais On-road ou fica mais para Off-Road.
Mantém-se o carro, digamos, "satisfatório" para o uso On-Road com um Kit Lift dos que tem no mercado. Ou faz um 4-link rear Conversion com CoilOvers, aí o orçamento vai lá em cima, deixa de ser um carro "quase original", muda sua posição de venda no mercado...Complicado opinar:pensativo:
Abs
algumas fotos do 4-link:concordo:
samukanvas
11/04/2008, 14:41
Jumelos revólver acho a melhor opção.Buchas dos jumelos de borracha tb ajudam.Nunca arrochar os parafusos das buchas.
Feixes mais longos flexionam mais realmente. Será que o pequeno aumento de curso compensam as modificações?
Jumelos revólver maiores, um caso a pensar.:pensativo:
[]'
Sergião, faltou a barra de tração :mrgreen: Uma barrinha pra evitar seu axle wrap e não precisaria trocar as molas.
Axle wrap pra quem nunca viu: http://www.youtube.com/watch?v=-EA45wFIdF4
Melhor vídeo que esse eu não ví...:mrgreen: tá bem explicadinho :palmas:
Jumelos maiores com chapas que se unem e podem ser parafusadas pra uso diário. Seria um jumelo desconectável pra xj!! :mrgreen: Sem barulhos no dia-a-dia e sem sustos de eixo sambando. :cool:
Abs
samukanvas
11/04/2008, 14:45
Viajando na maionese...
Funcionaria?
Abs
Não sei cara, acho que seria muita mistura. O feixe já funciona "bem". Calcular a pressão de mola + feixe é uma matemática que eu não conheço :mrgreen:
Não posso responder essa por falta de conhecimento total :roll:
abs
samukanvas
11/04/2008, 14:48
Perái: barra de tração ? que ktso é isto ?
Suporte de amortecedores mais baixos serve pra compensar maior abertudo que eles terão que trabalhar, caso contrario dá fim de curso. Se não quiser botar alongador troca os amortecedores por maiores.....
Mas ainda acho que retirar laminas não dá tanto efeito quanto daria laminas mais compridas. é a historia das varetas de bambu:
5 varetas de bambu de 10cm tem tal envergadura. 3 varetas tem mais envergadura mas quebram mais facilmente. 5 varetas de bambu de 30 cm tem muito mais envergadura e nao quebram facilmente....
Na minha F75 troquei o feixe traseiro por feixe de s10 que são mais longos. ficou bem melhor que original e dá um curso bem maior. E na frente tb, coloquei feixe de Toy. Bandeirante que são mais longas.
[]'s
Barra de tração...
http://www.sky-manufacturing.com/images/suzuki/Tractionbar1sami.jpg
samukanvas
11/04/2008, 14:52
Acho meio complicado conseguir algo melhor do que vemos hoje em dia. Você vai ter que abrir mão de algo, ou fica para um uso mais On-road ou fica mais para Off-Road.
Mantém-se o carro, digamos, "satisfatório" para o uso On-Road com um Kit Lift dos que tem no mercado. Ou faz um 4-link rear Conversion com CoilOvers, aí o orçamento vai lá em cima, deixa de ser um carro "quase original", muda sua posição de venda no mercado...Complicado opinar:pensativo:
Abs
É verdade que fazer um 4link é mais caro, mas não precisa fazer essa estrutura toda pra se conseguir uma boa traseira (uiiii) :mrgreen:
Minha xj conseguiu manter a mala intacta e tem curso razoável :mrgreen: na traseira.
Cerveja, eu to querendo fazer um 4link pro sergião e ele não quer deixar. Tudo di grátis:mrgreen:
Abs
samukanvas
11/04/2008, 17:03
Barra de tração...
http://www.sky-manufacturing.com/images/suzuki/Tractionbar1sami.jpg
Opa... lembrando que a barra deve ser o mais no meio do eixo possível pra evitar da suspa travar!!!
Abs
Não sei cara, acho que seria muita mistura. O feixe já funciona "bem". Calcular a pressão de mola + feixe é uma matemática que eu não conheço :mrgreen:
Não posso responder essa por falta de conhecimento total :roll:
abs
Pensei nessa solução, pois seria mais fácil voltar ao original para vender a viatura, se comparado a um 4-link.
No anúncio vale dizer também: nunca fez trilha... :mrgreen:
Abs,
Sergio Rocha
11/04/2008, 19:07
Sergião, faltou a barra de tração :mrgreen: Uma barrinha pra evitar seu axle wrap e não precisaria trocar as molas.
Abs
Engano seu.
:mrgreen::mrgreen:
[]'
samukanvas
11/04/2008, 19:55
Engano seu.
:mrgreen::mrgreen:
[]'
Mentira porra!!!! tu tem isso no carro?
Eu to cozinhando mas to de olho!!! :mrgreen:
abs...
PS: Essa barra tem tipo uma bieleta... esquisito...
Ricardo Bambhoo
11/04/2008, 23:12
Assim a gente pode montar um "kit" básico pra ajudar nosso carro a vencer os obstáculos com maior facilidade!!
Samuka, se ta querendo muito mais que um kit básico ou é impressão minha :pensativo:.
Kit básico é HDS, Pro-Comp ou Sky Jacker 3'' com pneus 31''.
[]'s
Sergio Rocha
12/04/2008, 13:12
Mentira porra!!!! tu tem isso no carro?
Eu to cozinhando mas to de olho!!! :mrgreen:
abs...
PS: Essa barra tem tipo uma bieleta... esquisito...
Dobre a lingua, quando falar dessa barra.Foi feita seguindo a orientação do Bill e o do Sandro.Nào é tipo bieleta é tipo jumelo
claro que como quem fez fui eu, ficou uma merd@.
Ela ficou curta, o cara que executou o serviço, fez errado.cheguei a usar um tempo, mas travava a suspensão.Ainda tenho ela guardada.:roll:
[]'
samukanvas
14/04/2008, 12:34
Dobre a lingua, quando falar dessa barra.Foi feita seguindo a orientação do Bill e o do Sandro.Nào é tipo bieleta é tipo jumelo
claro que como quem fez fui eu, ficou uma merd@.
Ela ficou curta, o cara que executou o serviço, fez errado.cheguei a usar um tempo, mas travava a suspensão.Ainda tenho ela guardada.:roll:
[]'
Sergião, acho que a barra ficou muito bem acabada (a barra está comigo). Mas o lugar onde instalou prejudicou o funcionamento da mesma. Sei que o lugar era limitado, mas aquela barra no lugar certo trabalharia legal!! :concordo:
Abs
Sergio Rocha
14/04/2008, 19:48
Eu até tentei melhorar, aumentando o comprimento dela, mas desisti.
O espaço realmente é muito pequeno. Um dia, talvez eu volte a pensar nisso.
[]':mrgreen:
samukanvas
14/04/2008, 19:51
Eu até tentei melhorar, aumentando o comprimento dela, mas desisti.
O espaço realmente é muito pequeno. Um dia, talvez eu volte a pensar nisso.
[]':mrgreen:
Então eu vou guardar ela pra fazer o novo protótipo :dance:
Vou fazer uma nova barra pra vc!!! Vamos marcar de encontrar e medir as molas da band (traseiras) e da s10 pra ver qual a maior!!! :concordo:
Abs
minha opiniao custa $$$$ e se chama coil over :)
mas acredito q mola de toyota e s10 deva atender bem.
sao maiores e mais larga, vc deve perder em carga mas ganha em flexibilidade.
pode tb usar batentes hidraulicos para ajudar.
samukanvas
17/04/2008, 12:53
minha opiniao custa $$$$ e se chama coil over :)
mas acredito q mola de toyota e s10 deva atender bem.
sao maiores e mais larga, vc deve perder em carga mas ganha em flexibilidade.
pode tb usar batentes hidraulicos para ajudar.
Fale mais.... :mrgreen:
Ajuda aê cara... :dance:
Batentes hidráulicos eu até consigo arrumar (Pra colocar entre o chassis e o feixe?), mas tu tem uma idéia de carga, porque eles são progressivos, e tamanho (meço a mola toda aberta e fechada?)?
As molas de S10 são até fáceis de arrumar... já tenho como comprar um par delas.
Sobre o coil over, tb acho legal, mas só importado e pra achar tamanho e cargas das molas ia ser pica... :roll: Talvez alguma coisa do tipo air shocks seja mais fácil por conta do marcel que fabrica no brasil. Nunca ví nem testei, mas é uma opção.
Tu acha que o conjunto não vai pegar menos carga com um air shocks? E a diferença pro conjunto dianteiro amortecedor-mola?
Muitas dúvidas..... :mrgreen:
Abs