PDA

Ver Versão Completa : Help com Ranger 4x4

Marc4x4
09/04/2008, 00:47
Amigos, bom dia.
Comprei uma Ranger XLT 4x4 2.5 TD 2001, cabine dupla, em excelente estado geral e com cerca de 115.000 km originais. Ela é usada pela minha esposa, que roda cerca de 350 km por semana, 70% em rodovias asfaltadas, e 30% em trânsito lento (cidade).Raramente estrada de chão e areia.Levei a uma revisão, com um mecânico experiente e foi feito o seguinte:
1) troca de todos os filtros
2) substituição da água de resfriamento do motor e uso de aditivo
3) troca de 02 batentes da suspensão dianteira
4) fixação da bateria (presilha perdida)
5) checado nível de óleo dos 02 diferenciais e completado
6) trocado o rolamento da correia dentada e a correia.
7) substituídas todas as pastilhas de freio.
8) trocado o óleo do motor

Bem, apenas isso. Peço a ajuda de vocês com as seguintes indagações:
· Restou alguma coisa a ser feita?
· Quais são os pontos críticos da Ranger usada?
· Uma vez usada em areia, devo lavá-la por baixo?
· Há algum sistema que prenda o pneu na caçamba, facilitando o uso do estepe?
Gostaria da ajuda de vcs, porque sou “Rangeiro” de primeira viagem, mas já estou bastante satisfeito com a pick up. Um abraço a todos!

João Fellipe
09/04/2008, 01:11
Meu amigo tenho uma 99 acabei de comprar tb estou a 1 mês e 10 dias com a Fernanda, adorei a caminhonete e andando na areia eu sempre dou uma boa lavada por baixo, só para garantir.

Abraços

Edintruder
09/04/2008, 13:19
A facilidade do estepe é justamente por ser embaixo da caçamba com o sistema de guincho. Até uma mulher coloca ou tira o estepe do lugar.
Podes trocar o fluido da DH e mandar limpar o reservatório, trocar o óleo das duas caixas por precaução e trocar o fluído de freio.
De resto fizesses a preventiva completa.

rogeriomasih
09/04/2008, 23:37
Conferiu as coifas?
Inclusive a do cardã dianteiro?

Marc4x4
10/04/2008, 03:47
Já havia sido avisado do cardã e coifas. Saberia amigo, me dizer se há algum pino "graxeiro" nesta pick up, que devo bombear graxa? Que tipo de graxa devo usar? Parece pergunta sem sentido, mas, como marinheiro de primeira viagem...não manjo nada...:(
A questão da areia, (lavar o carro por baixo)perguntei porque gosto de pescar, e areia, como se sabe é abrasiva, podendo causar desgaste e contaminar a graxa, etc...
Abraço a todos e obrigado pelas dicas!

duardobruno
10/04/2008, 10:20
Cara, eu teria trocado os esticadores da correa tb. Mas agora já foi né.
Parabéns pelo carro.:palmas:

JORIS
10/04/2008, 11:46
Marc, em vez de só completar os óleos dos diferenciais é melhor trocá-lo, pois não se sabe quando foi trocado, é importante também verificar o freio traseiro retire o tambor para também analizar o estado geral e substituir as lonas se preciso.

Em relação a lavagem eu sempre lavo minha viatura após uma trilha (com vaselina), quando demoro muito a fazer trilha (além da velha lavagem de pintura e limpeza interior semanal) sempre costumo lavar quando observo que o chassis está ficando com o aspecto de sujo! porém se não fez trilha não necesariamente deva lavar é so uma questão pessoal!

no meu ponto de vista, como você indagou, em relação aos cuidados com a ranger além dos que você já teve que foi um bom começo, observe o que os colegas informaram acima que são procedimentos de baixo custo, e ao meu ver o único fato que me aborrecia com a minha ranger e quanto a suspensão dianteira que sempre tive de fazer alguma manutenção (bandeja, e pivô) nada de mais, já a traseira me esquecia até que tinha hehehe.
Na minha tive também de trocar os rolamentos (cubo) de roda dianteiro, primeiro um depois o outro, você pode fazer uma inspersão levantando o veículo e verificando a folga, ou como no meu caso (+- 1000.000) quando eles começarem a "cantar" vc providencia a substituição.

Quanto a o sistema motor-câmbio-Cx Transf - Sistema 4x4 (difer. e motor do 4x4) - nunca tive problemas, somente manter a revisão e trocas de óleo em dia! parabéns pela aquisição!

[]´s de um ex-rangeiro.

rogeriomasih
10/04/2008, 12:51
Já havia sido avisado do cardã e coifas. Saberia amigo, me dizer se há algum pino "graxeiro" nesta pick up, que devo bombear graxa? Que tipo de graxa devo usar? Parece pergunta sem sentido, mas, como marinheiro de primeira viagem...não manjo nada...:(
A questão da areia, (lavar o carro por baixo)perguntei porque gosto de pescar, e areia, como se sabe é abrasiva, podendo causar desgaste e contaminar a graxa, etc...
Abraço a todos e obrigado pelas dicas!

A minha é 2002 e não tem graxeiros; não sei se na 2001 muda algo. Tem gente mais adequada por aqui para nos ajudar.

E aí, pessoal, na 2001 tem graxeiros?

rogeriomasih
10/04/2008, 12:54
Quanto a o sistema motor-câmbio-Cx Transf - Sistema 4x4 (difer. e motor do 4x4) - nunca tive problemas, somente manter a revisão e trocas de óleo em dia! parabéns pela aquisição!

Falando nisso, vc já estou o acionamento da tração e da reduzida?

Não deixe para fazê-lo somente na hora que for realmente precisa..vc pode ter uma infeliz surpresa. :parede:

cbridi
10/04/2008, 14:07
E aí, pessoal, na 2001 tem graxeiros?

Não! :-)
Nenhum graxeiro.

ojaneri
10/04/2008, 14:11
Na minha 2000 tem graxeiros na cruzeta...:-)

Geralmente cruzeta é blindada, mas quando troquei preferi botar as com graxeiros...

Renatopami
10/04/2008, 22:00
Se a embreagem da ranger for hidáulica,não esqueça de trocar o fluido também:concordo:
ABRAÇOS!!!

Marc4x4
11/04/2008, 05:57
Obrigado a todos.
Eu vou imprimir estas páginas e levar ao mecânico: "a voz do povo é a voz de Deus" rs...e sempre mantive meus carros muito bem, sem perder a funcionalidade, claro.São bem cuidados, em condição de "bater a chaver e viajar".
Reconheço que a Ranger, por ser usada, deverei ter uma atenção maior.
Tive a sorte de ter um bom mecânico, (não é trocador de peças, como dizem por aí), mas um camarada bastante técnico e ético.
Ando meio preocupado com preço de peças. Ford é f...Mas fazer o quê, né?
Programei para o final do ano, uma viagem do RJ a Gramado/RS, daí, minhas dúvidas.
Grato a todos pela atenção!

TylerNTL
12/04/2008, 17:20
Procura por pontos de ferrugem por baixo das borrachas que ficam na cabine acima das portas. Já vi algumas Rangers, que apesar do bom estado da lataria estavem com buracos de ferrugem em baixo dessas borrachas, resultando num alagamento inexplicável na cabine?

amithai
12/04/2008, 18:58
3) troca de 02 batentes da suspensão dianteira

O Luizinho falou que ele colocou batentes da 2005 e que ficaram otimos e acabaram os problemas de tranco no final de curso. (Será isso?)

Marc4x4
13/04/2008, 04:27
Os que eu coloquei, são "paralelos", pois não havia em estoque na Bracon (concessionária Campos/RJ), mas já vi matérias aqui sobre os resultados bons dos batentes da 2005. Não sei ao certo se necessitam de alguma adaptação, etc..., mas me parece que são mais resistentes e funcionam!

amithai
13/04/2008, 10:18
Os que eu coloquei, são "paralelos", pois não havia em estoque na Bracon (concessionária Campos/RJ), mas já vi matérias aqui sobre os resultados bons dos batentes da 2005. Não sei ao certo se necessitam de alguma adaptação, etc..., mas me parece que são mais resistentes e funcionam!

parece que é so encaixar, será?

Pequeno jr
13/04/2008, 10:49
parece que é so encaixar, será?

Sim. Como eu disse antes, é totalmente plug and play.

Coloquei na minha se não estou enganado em novembro de 2007 e foi mais simples que vcs imaginam.

amithai
13/04/2008, 11:06
E uma diferenca danada ne? O Luizinho falou, alias gostaria de fazer um elogio publico ao Luizinho , é um cara formidável!

Edintruder
13/04/2008, 11:21
Eu coloquei já fazem dois anos e fica muito melhor! Parece outra suspensão.

rogeriomasih
13/04/2008, 13:19
Eu coloquei já fazem dois anos e fica muito melhor! Parece outra suspensão.

Lá vai eu gastar mais dinheiro sem estar precisando...:grin::grin::grin:

Edintruder
13/04/2008, 20:58
Mas vale cada centavo!

Walter L. L. Casitta
13/04/2008, 21:22
Mas vale cada centavo!

X2. é o update de melhor custo benefício...

Marc4x4
19/04/2008, 14:30
Falando nisso, vc já estou o acionamento da tração e da reduzida?

Não deixe para fazê-lo somente na hora que for realmente precisa..vc pode ter uma infeliz surpresa. :parede:[/quote]

OK, meu amigo Rogério, todo o sistema de tração funcional, menos mal!!!
Grato pela dica!

Gugu7
27/05/2008, 21:47
Na minha 2000 tem graxeiros na cruzeta...:-)

Geralmente cruzeta é blindada, mas quando troquei preferi botar as com graxeiros...
Original é toda blinda né? Não tem graxeiros para lubrificar.

fellippe corsi
27/05/2008, 22:01
onde saber quais os fluidos certos para cada parte, embreagem, freio e etc....

Gugu7
29/05/2008, 19:15
onde saber quais os fluidos certos para cada parte, embreagem, freio e etc....

O lugar confiável é sempre o Manual do proprietário. :concordo:

Anthoniusnikos
29/05/2008, 20:14
Fellippe, se não tiver o Manual, o Fórum aquí é uma Enciclopédia.
Abs
Anthoniusnikos

fellippe corsi
30/05/2008, 16:52
rsrsrs, com certeza aqui eu acho mas se alguem souber ja me ajduda!!!! valeu

Anthoniusnikos
30/05/2008, 19:17
Fellippe... Algumas sugestões e dicas do Manual: Motor Maxion HS 2.5 L
1 - Óleo do motor 15W40 API CI-4 - URSA, RIMOLA, Petrobrás, etc.
2 - Óleo da Caixa de Câmbio, Caixa de Transferência (CT) e Direção hidráulica (DH): qualquer marca, desde que seja ATF (Mercon ATF, Texaco ATF) ou da Petrobrás o OH-40-TDX.
3 - Óleo dos eixos diant e tras : 80W90 qualquer marca.
4 - Fluído de freio. Primeiro ver qual está sendo usado, mas pode ser os DOT 3, DOT 4 ou DOT 5, ou substituído por qualquer um deles, desde que o sistema seja bem limpo.
Volume do motor = 6 litros + 0,5 litros do filtro = 6,5 litros
volume do eixo diant = 1,4 litros
volume do eixo tras = 2,4 litros
Abs

Anthoniusnikos
31/05/2008, 00:30
É isso aí Fellippe. Se tiver dúvida pergunte antes, muito caras aquí tem o Manual na cabeça, outros já limpara a bbb com ele.
Sds
Anthoniusnikos

fellippe corsi
31/05/2008, 21:49
rsrsr com certeza pegunto sei quetem varias pessoas afim de ajudar!!!valeu