Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda "Javalizeiros"!!!!!

simtesch
08/04/2008, 23:51
Olá Pessoal dos Javalis,
Estou precisando da ajuda e experiência de vcs!!!Estou pensando em comprar um Javali e queria saber dos que entendem quais pontos devo observar!!!!já ví muitos relatos de alguns temas,motor,etc!!!não tenho tanto medo do motor CBT 3 cil, acho que se for comprado em bom estado e bem cuidado deve ser bom!!!meu grande medo são a cx marchas/ redução e diferenciais!!!dizem que o câmbio é um clark procede?os diferenciais iguais ou similares com os Dana 44!!!!Gostaria que vcs me ajudassem pois quero ter um "bicho" destes!!!!todos os javalis são freio a disco dianteira?acha peças do motor CBT com certa facilidade(exceto Tratorgama)????principais problemas que "a maioria" do jipes costuma apresentar.etc!!!!!segue meu email caso alguém queira responder pvt: simtesch@yahoo.com.br E outra coisa já passou da hora de ter o Tópico Javali!!!!!só depende de vcs!!!Espero ajuda mesmo!!!obirgado
abs

Roland Tesch

Zé Renato
13/04/2008, 20:18
Na verdade o maior problema do Javali é mesmo o "Motor", tem bom torque em baixa rotação mas pouco desempenho, muita trepidação e barulho típico de qualquer motor 3 cilindros Diesel. Quanto ao resto não há tanto problema assim, é mais lenda. Jipe nenhum agrada a todos os jipeiros, se consultar os tópicos verá, e problemas todos sem nenhuma excessão os tem.Não existe jipe que não quebre e que não possa ser melhorado ,"não existe!",. O câmbio é o Clark 260F,a tcase é uma fusão de parte da Clark (parte onde fica a alavanca) com uma caixa ainda não identificada por mim, mas deve ter sido copiada de outra já existente, pois a CBT/MPLM aproveitou muita coisa dos veículos leves/medios da época, os dif são DANNA44 com relação 13/41, freios a disco todos, com pinças da Kombi, traz tudo da F1000 antiga , feixes diat Rural e traz da F75, semi-eixos semelhante aos DANN44 19 estrias.No mais suas peças ficam entre (D10,C10,D20,A20,Kombi,Rural, F75,e etc).O motor dizem ser um estacionário da MB, adaptado para veicular.Ele é a maior causa dos problemas do javali, devido a constante desregulagem da bomba injetora ocasionando a dificuldade na partida.Trocando o motor vc terá um bom jipe pois tudo nele é simples como o Jeep.:concordo:

simtesch
17/04/2008, 23:46
Zé Renato mais uma vez obrigado pelas dicas!!!achava que mesmo sendo um motor "excêntrico" 3 cil era um bom motor de baixa rotação, bastante econômico,etc(exceto vibração,etc) queria manter o mesmo original,desregula com muita frequência, muito complicado sua manutenção???.Sei que muitos dos que falam mal nem mesmo conhecem o jipe!!!e que todos os carro tem problemas específicos da marca!!!! não quero para longas viagens e sim algumas trilhas de leves a médias!!!!minhas dúvidas maiores eram em relação aos eixos e tcase mas vc me esclareceu alguns pontos!!!obrigado pelas dicas!!!!PESSOAL DO JAVALI, PRECISO DE MAIS OPINIÕES SOBRE O JIPE!!!
Obrigado
Roland

dalmo cruz torres
18/04/2008, 19:46
Roland, eu também estou querendo comprar um Java, na verdade já está até combinado com o antigo proprietário, mas ainda está pendente a questão da documentação. A minha idéia sobre o java é fazer algumas mudançãs que julgo simples e viáveis. Primeiro, eu vou colocar outro motor, ou um Mercedes 608 ou um Perkins Q20b4.236 . Em qualquer caso o motor vai ser desmontado, consertado, regulado e depois de montado eu vou turbiná-lo. O cambio eu vou colocar um do Toyota de 4 marchas caso use o motor 608, ou um clarck 240v caso o motor seja o Q20b. A caixa de redução eu vou usar a do Toyota Bandeirantes. Os eixos eu acho que não tem o que mexer. Freios também. As molas eu vou trocar pelas molas do Toyota Bandeirantes, e o resto é perfumaria.

José Tadeu
19/04/2008, 22:56
Roland e Dalmo:

Tenho um Javli desde de 2003, qualquer veículo tem seus prós e contras, mas, o Javali, acho que é bom jeep. Sempre gostei de toyota, mas, não troco o meu por toyota. Coloquei no meu um MWM 229, turbinado, ficou excelente, coube justo no compartimento, talvez o perkins 4236 ou o Q-20-B, fiquem melhor, porque são menores. Coloquei a caixa do toyota 4 marchas, os feixes de mola do toyota, devido ao aumento do peso; os eixos não modifiquei e não tem porque trocá-los, devido a relação, 13x41, são em torno de 18% mais longos que os do toyota, aí está o segredo, enquanto você está no Toyota a 100 km/h, a 3000 rpm, na mesma velocidade, está andando tranquilamente com o Javali.

Abraços

Tadeu

dalmo cruz torres
20/04/2008, 01:32
José, o seu Java ficou muito bom mesmo, eu tenho umas fotos do motor dele salvas no meu computador, para ajudar a fazer a adaptação do meu. Concordo com vc em número e grau, todo veículo tem prós e contras, eu já andei numJavali e gostei muito, e as idéias dos engenheiros da CBT , como por exemplo, em fazer um jipe com chapas retas, também são muito boas, esta por exemplo facilita sobremaineira o concerto de uma eventual batida.
O que eu mais gosto no javali é a possibilidade de se usar um motor robusto e potente, como os MWM 229, que na minha opinião, ainda são exelentes motores.

chicobento
28/04/2008, 23:26
Saudações jipeiras a todos.

Seguinte, tenho um Javali desde 2001 e ele está hoje na versão 3.5.9 Plus Advanced.

Quando comprei já não tinha o motor 3 cil, mas tbm não tinha um motor bom. Era um motor do paraguai precursor dos 14B da toyota, pra ter uma idéia, ele era o "B", o original.

Bom, o que posso dizer é que adoro o Javali mas dele hoje só tenho o chassi, a lata e o câmbio.

Ao longo do tempo eu fui modificando e hoje ele está na seguinte configuração:
Motor Maxion HSD 2.5 Turbo - versão S10
Diferencias do Troller - 5 furos sem roda livre
Tração da Sportage - não prestou, vou trocar (fui na onda da tratorgama)
Câmbio Original Clark
Direção hidráulica da F1000 moderna.
Cilindro de freio eu não sei de nde é e o hidrovácuo é do gol bola (e bão hein)
Rodas da Ranger Aro 15 com pneus 35"
Suspensão genérica - Com estirantes feitos de molas de caminhão e suportes fabricados por mim, estabilizadora dianteira do troller e trazeira da ranger. Muito alta, muito mesmo.

Do motor original não posso falar mas dos diferencias originais sim. Eles não permitem alteração da relação pois a coroa e pinhão não seguem o padrão DANNA. A vedação do dif. dianteiro é péssima e entra muita, mas muita água dentro. Não tem jeito, fiz de tudo e não resolveu. A relação 13X41 é muito longa e não serve para motores modernos de alto giro, principalmente os turbinados pois é muito difícil encher a turbina.
O Câmbio é ótimo mas para a relação que está o meu hoje, falta uma 5ª marcha.
Viajo com o meu em rodovia toda semana, 200km ida e volta e ando na média de 100 a 110 km/h.
Na trilha é muito bruto, nossas trilhas aqui são longas e muito pesadas, com muita água (Pantanal Sulmatogrossense) deslocamentos (média de 600km) e percursos de trilha (média de 300km) muito extensos e por isso os jipes tem de ser confiáveis.
O chassi suporta qualquer adaptação. É tubular e muito resistente e leve.
tem um cofre para colocar qualquer motor e ainda ar condicionado, e sobra muito espaço para instalar um grande radiador (muito util em trilhas longas e quentes)
A Lata é espetacular, nem ferrugem acaba com ela.

É isso, e gosto de discutir adaptações, eu mesmo as faço e até posso dizer que entendo um pouco. De javali então!!!!!

Abraços a todos.

chicobento
28/04/2008, 23:30
Opa, só pra completar a história, coloquei as molas aspirais do troller.

dalmo cruz torres
29/04/2008, 07:41
E as fotos?

HELOÍS ANTÔNIO
01/05/2008, 12:45
Chico, você realmente gosta de adaptações e isso é essencial para quem tem javali, eu tenho 2 (!!!) e andei fazendo pequenas alterações, mas preciso melhorar os bichos; então mande fotos para o pessoal do porcão.

HELOÍS ANTÔNIO
01/05/2008, 13:27
Roland, tenho Javali desde 1997, quando comprei o primeiro, cujo chassis é o de nº 25 (isso mesmo, quase protótipo), ano 1989. Depois disso, em 1998, comprei um 1991, chassis n° 1.354 e de lá para cá, foi só alegria, não tenho nada sério a reclamar do jipão. É claro que o bicho possui suas limitações, que devem ser conhecidas e respeitadas, pois o projeto da CBT foi o de construir um jipe para serviço pesado, de baixo custo e de fácil reposição de peças; além disso o processo natural de evolução do produto foi interrompido com a falência da Companhia Brasileira de Tratores, fabricante do jipe, o que dificultou mantê-lo "original", pela falta de peças específicas fabricadas pela CBT, que hoje só são encontradas em São Paulo (na Tratorgama) e são caras. Dependendo o ano do jipe que você comprar observará que ocorreram inovações no decorrer do tempo, sendo que os últimos fabricados apresentavam inúmeras soluções novas, conforme catálogo da evolução do produto, publicado pela própria CBT, do qual possuo cópia. O mais importante, antes de comprar, penso eu, é se perguntar: qual o uso que pretendo dar ao Javali? Se for serviço, é só mantê-lo original, fazer uma boa revisão em um mecânico de confiança (e de jipe) e fazer as manutenções periódicas básicas. Agora, se for para outra finalidade, como trilha, lazer, aí você terá inúmeras possibilidades; é só dar asas à sua imaginação e preparar o bolso ... Estou à sua disposição para conversar sobre o pouco que sei de Javali.

simtesch
02/05/2008, 12:28
Pessoal,
Obrigado a todos pelas dicas!!!!Essa pergunta já fiz várias vezes e realmente gosto do estilo do Javali, gostaria de achar um original, com motor 3cil,etc, pretendo fazer alguns passeios, trilhas leves, nada muito ruim!!!!!tinha dúvidas em relação aos eixos, cx marchas, tcase,etc; acho algumas peças extremamente caras!!!o pessoal da Tratorgama exagera na dose!!!sei que existem diversas opções de "upgrade" variando somente de acordo com o bolso!!!!não pretendo fazer muitas modificações, somente uma boa manutenção inicial, rolamentos, retentores,etc e ir arrumando tudo aos poucos. Tenho outra dúvida: as rodas livres para ele somente Tratorgama? só serve no javali mesmo???estou vendo um até arrumado, mas está com a RL quebrada e a alavanca do câmbio muito molenga, já me falaram que pode ser "kit da alavanca com a mola ou coisa assim",(inclusive durante um teste fui engatar a ré e encavalou, não desengatava mais, depois um mecânico foi e conseguio desengatar) ainda foi feita uma genialidade de "isolar" o freio dianteiro e tirar fora o disco de freio, ou seja, um jipe com esse peso só freiando na traseira!!!Estou tentando baratear este carro devido a estes pequenos detalhes!!!
mais algumas dúvidas:
Cilindro mestre só original?
cilindro de roda qual serve?
rolamentos rodas acham certa facilidade?parecidos ou iguais ao do Jipe Willys???
quanto litros óleo motor???
filtros só originais (ar,diesel e óleo motor)????
Obrigado pelas dicas!!!!!!!!!!!!!!!

simtesch
02/05/2008, 12:35
Segue uma foto do " pretendido", está bonitinho mas tem muitas coisa a fazer!!!!!!

cesarsouza
03/05/2008, 01:53
To pensando em vender o meu. Está original. Comprei uma veraneio com motor Q20b para adaptar no Javali, mas o tempo passa e deixei esse projeto parado. Agora estou pensando em vender tudo. Se alguém interessar me mande mensagem. Abraços.

simtesch
08/05/2008, 23:25
Pessoal,
Queria uma ajuda sobre as seguintes peças:
* Discos de freio só originais?F1000?
* Pinças freio qual ano da kombi?
* cilindro freio traseiro só original?
* Filtro de ar, diesel e motor só originais?
Obrigado pessoal

jeep5
09/05/2008, 15:18
olá amigos
os javali de 89 a 92 tiveram alguma mudança mecânica? estetica que eu saiba nada. Vejo que tem pessoas que colocam reg de volante de omega, é por que fica mais fácil? ou tem outras regulagens?
abraços

Zé Renato
10/05/2008, 19:39
Olá!
Os discos do Javali não tenho certeza, mas pode ser que sejam os da F1000 antiga 82/86, caso não queira perder tempo na T.G. tem, custava R$150,00 mesmo preço dos da F1000 aqui em Fortaleza.As pinças são da Kombi 82/86,
na trazeira é tudo de F1000 antiga. No Java, tirando o motor, chassis, lataria tudo nele pertece a algúm veículo da época 82/91 (D10,C10,D20,C20,F1000,Kombi etc). Às vezes é melhor adaptar peças melhores modernas do que manter as originais de funcionamento precário, tais como: cx de direção, pedais, motor. As adaptações nesse tipo de jipe ficam perfeitas, melhor do que original, diferente de veículos que necessitam de peças feitas sob medida, o Java aceita tudo, seu tipo de construção não precisa de nada especial que seja feito só para ele, essa é uma das suas grandes vantagens sob algúms Jipes já fora de produção da mesma época. :concordo:

simtesch
11/05/2008, 18:39
Zé Renato,
Me ajude em relação aos filtros de ar, de diesel e óleo motor!!!filtro de ar F-1000?o de diesel e óleo acha tratorgama!!!!mas se vc soube de outro que sirva me avise!!!
Qual melhor óleo motor original???
Mais um vez obrigado!!!
Estou quase fechando negócio!!!
Roland

Zé Renato
11/05/2008, 19:12
Amigo, não posso te dar essa informação com precisão pois o meu Javali já possue outro motor a tempos. Mas acredito que o filtro do Java é padrão, tirando vc ver a referêcia, deve ser o mesmo usado nos MB, Perkins etc. Motores mais antigos não deve ser dificil encontrar. :concordo:

chicobento
13/05/2008, 12:28
Pessoal,
Queria uma ajuda sobre as seguintes peças:
* Discos de freio só originais?F1000?
* Pinças freio qual ano da kombi?
* cilindro freio traseiro só original?
* Filtro de ar, diesel e motor só originais?
Obrigado pessoal
Os discos de freio tbm podem ser os que são usados nos jeeps willys, uma adaptação que é vendida em várias lojas especializadas em 4x4. eu troquei os meus por estes e ficaram perfeitos, inclusive nesse kit tbm são utilizadas as pinças da kombi.

chicobento
13/05/2008, 12:34
Quanto a Roda Livre, vc pode comprar na Tratorgama um semi eixo com as estrias do willys e dai em diante poderá usar qualquer roda livre que sirva nesses jipes, que são muito comuns e baratas (tem da AVM em vários modelos)

chicobento
13/05/2008, 12:38
Pessoal,
Obrigado a todos pelas dicas!!!!Essa pergunta já fiz várias vezes e realmente gosto do estilo do Javali, gostaria de achar um original, com motor 3cil,etc, pretendo fazer alguns passeios, trilhas leves, nada muito ruim!!!!!tinha dúvidas em relação aos eixos, cx marchas, tcase,etc; acho algumas peças extremamente caras!!!o pessoal da Tratorgama exagera na dose!!!sei que existem diversas opções de "upgrade" variando somente de acordo com o bolso!!!!não pretendo fazer muitas modificações, somente uma boa manutenção inicial, rolamentos, retentores,etc e ir arrumando tudo aos poucos. Tenho outra dúvida: as rodas livres para ele somente Tratorgama? só serve no javali mesmo???estou vendo um até arrumado, mas está com a RL quebrada e a alavanca do câmbio muito molenga, já me falaram que pode ser "kit da alavanca com a mola ou coisa assim",(inclusive durante um teste fui engatar a ré e encavalou, não desengatava mais, depois um mecânico foi e conseguio desengatar) ainda foi feita uma genialidade de "isolar" o freio dianteiro e tirar fora o disco de freio, ou seja, um jipe com esse peso só freiando na traseira!!!Estou tentando baratear este carro devido a estes pequenos detalhes!!!
mais algumas dúvidas:
rolamentos rodas acham certa facilidade?parecidos ou iguais ao do Jipe Willys???
A alavanca do câmbio é só trocar, procure nos ferros velhos a alavanca da c20, ela tem dois modelos, um mais retinho e outro com umas curvas, pegue o mais retinho. Mas verifique se os conicos de nylon que tem no trambulador não estão muito gastos, ai está o segredo do ajuste. Tbm tem a ponta da alavanca mas isso pode ser corrigido com enchimento de solda. Quando a alavanca esta gasta, realmente pode acontecer de encavalar, mas isso não significa que o câmbio está ruim, ele encavala nessa situação mesmo estando zero.

simtesch
13/05/2008, 16:23
Obrigado Chicobento,
Estou em fase de negociação!!!!Em relação aos óleos quais utilizar para motor(motor turbo diesel qualquer???), cx marchas,t-case, diferenciais???? pode usar SAE 140???aditivos Molykote ou coisa parecida ajudam????obrigado mais um vez!!!!!

Roland

chicobento
15/05/2008, 22:40
Obrigado Chicobento,
Estou em fase de negociação!!!!Em relação aos óleos quais utilizar para motor(motor turbo diesel qualquer???), cx marchas,t-case, diferenciais???? pode usar SAE 140???aditivos Molykote ou coisa parecida ajudam????obrigado mais um vez!!!!!

Roland
Roland

Câmbio, diferencias e caixa de transferência tudo SAE 90, Aditivo pode usar os comuns, o 140 só nos casos de fim de vida, câmbio escapando marcha, roncando muito, etc. Motor um bom óleo pra motor turbo diesel. Sem segredos, ele é bruto e não exige muito carinho.

Zé Renato
31/05/2008, 17:28
Chicobeto, também tinha essa dúvida sôbre os diferênciais do Java que vc mencionou dias atráz, mas na verdade os diferênciais do Javali são mesmo DANNA 44, a CBT não iria projetar e constuir dif somente pro Java. Os diferênciais DANNA44 possuen duas caixas satélite, uma para relações com pinhão de 8 a 12 dentes, e outra para 13 a 18 dentes.Como o Javali usa pinhão 13, essa caixa não serve p/ pinhões menores por isso é necessário trocar tudo. As carcaças de dif DANNA44, possúem três tipos H,O,L quanto ao acasalamento de pinhões com o fundo da mesma.Por isso dependendo do ano e modelo do veículo pode haver incompatibilidade. :concordo:

marno vescovi
31/05/2008, 18:16
o java é bom, o unico defeito é a mecanica, pega a lata o documento, e troca tudo o resto, aí fica bom, principalmente caixa de reduzidas e motor....ter um java e depender de peças originais dele, é ter um lugar no paraiso....he he he

Chassi
09/06/2008, 17:52
Oi Helois
Queria uma s dicasde suspensão.
Grato

PredadorRJ
18/07/2008, 13:32
Roland, tenho Javali desde 1997, quando comprei o primeiro, cujo chassis é o de nº 25 (isso mesmo, quase protótipo), ano 1989. Depois disso, em 1998, comprei um 1991, chassis n° 1.354 e de lá para cá, foi só alegria, não tenho nada sério a reclamar do jipão. É claro que o bicho possui suas limitações, que devem ser conhecidas e respeitadas, pois o projeto da CBT foi o de construir um jipe para serviço pesado, de baixo custo e de fácil reposição de peças; além disso o processo natural de evolução do produto foi interrompido com a falência da Companhia Brasileira de Tratores, fabricante do jipe, o que dificultou mantê-lo "original", pela falta de peças específicas fabricadas pela CBT, que hoje só são encontradas em São Paulo (na Tratorgama) e são caras. Dependendo o ano do jipe que você comprar observará que ocorreram inovações no decorrer do tempo, sendo que os últimos fabricados apresentavam inúmeras soluções novas, conforme catálogo da evolução do produto, publicado pela própria CBT, do qual possuo cópia. O mais importante, antes de comprar, penso eu, é se perguntar: qual o uso que pretendo dar ao Javali? Se for serviço, é só mantê-lo original, fazer uma boa revisão em um mecânico de confiança (e de jipe) e fazer as manutenções periódicas básicas. Agora, se for para outra finalidade, como trilha, lazer, aí você terá inúmeras possibilidades; é só dar asas à sua imaginação e preparar o bolso ... Estou à sua disposição para conversar sobre o pouco que sei de Javali.
Salve Heloís.

Um camarada meu tá com um Javali pra reformar (tá abandonado há uns 4 anos) e me pediu ajuda.

Vc teria como ceder/vender/alugar/fornecer/qualquercoisadotipo uma cópia do seu manual?

Valeu!!

simtesch
10/04/2009, 01:31
Pessoal,
Nesse tempo que passou acabou que a compra do Javali não deu certo, comprei um CJ5 OHC,etc!!!!Mas CJ não é minha praia,não tem jeito!!!!estava pensando em comprar uma Bandeirante antiga somente fazer trilhas/passeios mas as mesmas não se mobilizam com a crise e continuam com preços na alturas!!!!!!Então voltou essa história de Javali na minha cabeça e tenho em vista um bem em conta, original como veio ao mundo, está um pouco feio, mas metade de uma Bandeirante velha ( de 80 pra baixo), e voltei a ficar animado!!!!buscar esse Javali seria uma operação logística, teria que fazer um deslocamento 250km pra deixar para carreta trazer o resto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Quanto temos de Javali nessa lista????????quem faz trilha com o mesmo??????????????????motor original dá pra rodar uns tempos até aparecer um motor em conta???????????????????seria meu jipe trilhas leves/ médias e passeios!!!!!será que aguenta????????????????????????????????espero respostas!!!obrigado

Roland

simtesch
02/05/2009, 12:10
Pessoal,
Estou comprando um Javali e estou com algumas dúvidas, esse modelo é 91, 2º dono, nunca pintou, tem até manual proprietário(que disponibilizarei depois se fechar)
Minha dúvida é em relação a "força" do mesmo, fui subir uma ladeira sem embalar e o mesmo mal conseguiu subir(já tinha andado em outro Javali e a mesma coisa) é fraco assim mesmo ou tem que pegar o jeito( já que o mesmo tem um motor de baixíssima rotação)???????? ou Turbina defeitusa?????Outra dúvida um pouco fumaça branca ao ligar o jipe frio, pára segundos depois, pode ser umidade no diesel ou problema lubrificação na turbina(retorno óleo obstruido)??????????????Se alguém puder ajudar agradeço!!!
Outra coisa o Javali é extremamente excêntrico para dirigir,será que acostuma?????abs

Roland

ERNESTO ANGEL
02/05/2009, 19:13
saudaçoes a todos javalizeiros,
posso dizer q estou no meu segundo porcão,o primeiro foi para fazer o barraco.
o meu hoje esta no estaleiro,com a sig configuraçao,motor q20b,cambio 240f,t case jpx,eixo dianteiro rural[o orig entra agua q nao tem como parar,os retentores nao aguentam]traseiro orig com eixos flutuantes feitos por mim,relaçao 13/46 com dif blocante 75% f-1000,molas dianteiras f-75,traseiras ranger sem contra molas e spoa,freio a disco na traseira pinça de tempra c/2 freios de mao.
como podem ver estou com ele parado ja a hum ano,pois estou reformando a lata tambem.mais ate agora estava com mecanica orig desde 2003 e nao incomodou,se alguem quizer motor,cambio e eixo dianteiro aceito ofertas para desocupar lugar.
bom para finalizar so tenho elogios para o meus dois javalis,os meus sempre pegarao bem e nunca mexi na bomba injetora.bom um abraço e estou as ordens se alguem quizer trocar algumas ideias das adaptaçoes.

José Tadeu
02/05/2009, 21:37
Roland:

O Javali, na primeira marcha dá impressão que não tem força, acontece que a primeira marcha é longa demais, não tenho certeza, mas a caixa é a mesma da F-1000, mas, é o jeitão dele, claro que se precisar mais força usa-se a reduzida. Quanto a fumaça talvez seja regulagem da bomba injetora, mas se estiver pegando bem, aconselho não mexer.

Angel:

Quanto você quer no eixo dianteiro, está completo?

Abraços

Tadeu

ERNESTO ANGEL
04/05/2009, 11:45
filtro de oleo perkins 6 cil 6357
filtro ar d-20 incluso o de segurança
filtro de oleo diesel igual mbb om-314/352
cil roda f-1000 ate 92
cil mestre f-1000 ate 92
qualquer duvida estou a disposiçao

ERNESTO ANGEL
04/05/2009, 11:46
o eixo dianteiro esta oco so tem a cx de satelite pinhao e coroa

simtesch
04/05/2009, 19:53
Valeu Angel pelas dicas de peças!!!Terei que trocar essas peças inicialmente!!!!!O sensor do óleo motor(pressão) sabe se tem outro similar? Esse Javali quando liga tá marcando muita pressão óleo, logo depois(quase um minuto) normaliza, será que é algum outro problema(respiro entupido, óleo inadequado, ou alguma outra coisa???)Valeu

abs
Roland

ERNESTO ANGEL
06/05/2009, 11:36
simtesch
e normal q o relogio marque uns 4 ou 5 kg de pressão no inicio do funcionamento,o q tem q controlar quando este quente q o relogio não tenha menos do q 0,5 kg de pressão
na marcha lenta,do contrario tem folga excesiva nas bronzinas.
se precisar tira todas as tuas duvidas estou as ordens,,se poder esclarecer sera um prazer,
desde ja saudações

Zé Renato
08/05/2009, 19:05
Olá Ernesto :-D, saberia dizer qual o sensôr de temp. da àgua usado no Java,ou se tem outro que funcione no instrumento VDO.:concordo:

ERNESTO ANGEL
09/05/2009, 10:24
ze renato
não tenho certeza,mais acho q e = mbb 608/1113
nos meus nunca troquei,mais se o teu tiver algum numero e marca me passa q posso procurar nos meus catalogos.
um abraço

Zé Renato
09/05/2009, 13:48
Obrigado Ernesto, vou tentar pra ver se dar certo!
Ernesto, o meu está com outro motor, na verdade eu quero adaptar na tentativa de fazer o indicador original funcionar, já fiz algumas tentativas com outros dois sensôres e nem mexe o ponteiro.Tudo está ligado certo, quando aterro o (fio branco) sinal em algúm ponto, o ponteiro bate no final da escala mostrando que o sinal massa enviado é fraco para fazêlo funcionar.Também pode o instrumento está defeituoso, não sei! :concordo:

ERNESTO ANGEL
10/05/2009, 15:53
Ze renato

se vc encosta o fio no bloco do motor,o ponteiro tem que ir rapidamente para 120 graus o mais,se isso não acontece o marcador esta com problemas,se for esse o caso,instala um do mercedes mecanico e barato e precisso [custa uns R$ 40,00]para a rosca do bloco
se não for compativel,vai no torneiro e faz uma bucha.

um abraço

José Tadeu
10/05/2009, 21:35
Zé Renato:

Enquanto usava o motor original no meu javali, estragou o sensor da temperatura, não achei nenhum compatível com o "relógio" original, e a solução foi colocar um a mercúrio, também acho que seja o mais confiável.

Abraços

Tadeu

Zé Renato
12/05/2009, 10:17
Obrigado Tadeu e aos outros pela ajuda :concordo:, vou ver qual decisão tomar, se ponho um instrumento nôvo ou se continúo tentando fazer funcionar o original!:parede: Valeu! :palmas:

simtesch
17/05/2009, 11:50
Pessoal,
Comprei mesmo o Javali, fui buscar um em MG e está a caminho via cegonha!!!!!91 todo original, tem até o manual de proprietário(disponibilizarei assim que puder) está um pouco feio mas original!!!vou abusar da boa vontade dos amigos com dúvidas técnicas!!!!!abs

Roland

PredadorRJ
17/05/2009, 15:16
Salve Roland.
Agradeço mesmo na questão da disponibilização do manual, se for possível.
Abraços e boa sorte com a viatura.

ERNESTO ANGEL
17/05/2009, 20:14
tenho um xerox do manual,não sei scanear,mais se alguem quiser algum dato,estou as ordens

Zé Renato
19/05/2009, 17:21
Ernesto, se vc tiver máquina fotografica digital, é mais rápido que escanear.
Basta ajustar a resolução para Email ou no max 1M , enquadrar a página no visor e fotografar, da pra quebrar o galho.:concordo:

simtesch
21/05/2009, 00:18
Pessoal,
O Javali chegou e já me trouxeram um problema no arranque, o pessoal no transporte conseguiu lenhar o arranque(que estava ok) acho que pode ter quebrado o bendix( pois a chave estava passando ponto ligar o carro e devem ter deixado uns segundos a mais) vou desmontar para ver!!!Teria algum bendix substituto mais fácil encontrar, e as escovas sabem qual tb???????Obrigado

Roland

Zé Renato
22/05/2009, 09:23
Roland, as peças do arranque do Java, parece ser tudo MB 608, mas na T.G.,tem tôdas essas peças se vc preferir pedir diretamente.:pipoca:
Não esqueça de disponibilizar o manual assim que puder! :mrgreen:

ERNESTO ANGEL
23/05/2009, 13:04
Ze Renato
vou fazer isso para pasar para vcs,ok

ERNESTO ANGEL
23/05/2009, 13:08
simtesch
o arranque do java e wapsa,induzido e bobina de campos igual d-20,porta escova do caminhão agrale com motor mwm 3 cil com arranque da mesma marca,o bendix e especifico para o javali,devo procurar acho q tenho um usado em bom estado,se tiver interesse,estou as ordens

PredadorRJ
23/05/2009, 19:36
Aproveitando, cataram o alternador no Javali do meu camarada. Qual alternador pode ser utilizado, sem precisar adaptar nada. Sera que dá ou existe?

simtesch
24/05/2009, 00:34
Pessoal,
Aproveitando, alguém sabe de qual veículo/caminhão/trator é o farol do Javali???tem algum substituto fácil de encontrar???????obrigado

Simtesch

PredadorRJ
24/05/2009, 09:22
Se eu não me engano, os faróis são de Fiat 147.

Zé Renato
24/05/2009, 17:41
Os farois do Java, possúem o mesmo formato do 147 Fiat, mas são maiores, o da Band e Hilux são do mesmo tamanho. Os originais na T.G. custa Cr$55,00 .:-D

PredadorRJ
24/05/2009, 18:15
Salve!
Grato pela correção. Eu podia jurar que eram os mesmos.
Abraços

RODRIGO TOMITÃO
24/05/2009, 18:34
o meu comprei na trator gama.....
e uma outra duvida? alguem ja usou coxim de motor de opala para colocar na carroceria do java? sera que fica bom
vou adaptar pedaleira suspensa da d20 e coluna de direção de opala ai tenho que definir a altura da carroceria do java.....
opiniões serão bem vindas.....:concordo:

simtesch
25/05/2009, 18:48
simtesch
o arranque do java e wapsa,induzido e bobina de campos igual d-20,porta escova do caminhão agrale com motor mwm 3 cil com arranque da mesma marca,o bendix e especifico para o javali,devo procurar acho q tenho um usado em bom estado,se tiver interesse,estou as ordens

Pessoal,
Meu problema parece ser mesmo o "induzido", mas o da D20 não serve, é idêntico mas o estriado da peça é o inverso ao do Javali, tive que pedir na TG mesmo!!!!Mas se for original já rodou muito, tv na hora trocar mesmo!!!!

Aproveitando: retentor reduzida, saída cardâm, sabem qual ref ou outro similar outro veículo????
Obrigado

Simtesch

Prieto 4x4
26/05/2009, 11:56
Pessoal

Só uma pergunta: O Java não é muito largo para as trilhas não?

Pergunto isto, pois recentemente em uma trilha que fizemos, um amigo estava com um Engesa, e ele deu um certo trabalho pra passar nos facões que normalmente são "abertos" por jipes mais estreitos.
Não estou falando de qualidades do carro,nem de perícia do piloto, simplesmente de tamanho.

abs

Cesar

ERNESTO ANGEL
26/05/2009, 14:43
predator rj

o alternador corcel/del rey f-1000 wapsa

ERNESTO ANGEL
26/05/2009, 14:47
Rodrigo t
o meu tem os calços do opala,a por lo menos 3 anos,e pedaleira da d-20
aumenta uns 4 cm de altura

PredadorRJ
26/05/2009, 20:39
Valeu Ernesto!
Vou ver com ele se ele precisa de algo mais e entro em contato contigo.
Abraços

RODRIGO TOMITÃO
27/05/2009, 20:48
valeu Ernesto agora vou instala ja vi que funciona, vendi meu carro pra monta um pequena empresa pra mim ai vo t que anda de javali no dia dia :concordo:

simtesch
29/05/2009, 20:44
Olá Pessoal,
Já ouvi falar que a reduzida do Javali tem um vazamento eterno, é verdade?????estou com um vazamento na saída eixo cardã, alguém sabe qual retentor ou referência?????( se algum outro usado em Cj5 serve???)
Espero ajudas da turma

abs
Roland

simtesch
30/05/2009, 20:16
Olá Pessoal,
Já ouvi falar que a reduzida do Javali tem um vazamento eterno, é verdade?????estou com um vazamento na saída eixo cardã, alguém sabe qual retentor ou referência?????( se algum outro usado em Cj5 serve???)
Espero ajudas da turma

abs
Roland

Pessoal,
Hj pela 1ª vez entrei embaixo da Javali ver a situação do jipe, não tinha tido tempo ainda!!!!Tem uma folga(relativamente grande) na saída cx transferência (eixo cardã), vou ver se baixo ela pra arrumar!!!alguém tem idéia do que possa ser( algum rolamento na saída, o retentor????)

valeu

Simtesch

simtesch
01/06/2009, 16:44
Pessoal,
Hj pela 1ª vez entrei embaixo da Javali ver a situação do jipe, não tinha tido tempo ainda!!!!Tem uma folga(relativamente grande) na saída cx transferência (eixo cardã), vou ver se baixo ela pra arrumar!!!alguém tem idéia do que possa ser( algum rolamento na saída, o retentor????)

valeu

Simtesch

Pessoal,
Alguma dica o que pode ser, não é no cardã e sim na saída da cx de transferência!!!!Não queria mexer nela não( tenho medo do preju!!!)
No aguardo

Simtesch

Zé Renato
01/06/2009, 17:11
Olá Roland, a folga pode ser por rolamento já desgastado ou sem pré carga.
A pré carga desses rolamentos (trazeiro) é dada pelos calços (em forma de junta de metal) existente entre o cône e a tcase (processo idêntico ao do Willys) vide manual do mecânico do jeep. :pipoca:
Roland, vc disse que tinha o manual do seu Javali, qual o óleo especificado para o câmbio e tcase respectivamente. Pergunto por que até hôje não sei ao certo, uso o 90 EP. :concordo:

simtesch
02/06/2009, 14:12
Oi Zé Renato,
Vou tirar a tcase para verificar esses rolamentos ou calços!!!!!o Manual ainda não está comigo, está vindo assim como toda a herança do Javali que comprei (via correios ou transportadora), assim que chegar vou escanear e disponibilizar com certeza!!!!deve ser o Sae 90 Gl4 ou Gl5 mesmo, pretendo adicionar o Sae 140!!!!para nós que moramos em locais mais quentes atende bem!!!!

Obrigado

Roland

RODRIGO TOMITÃO
03/06/2009, 22:30
manual tambem quero.........................:concordo:
e uma area só pros javalis no fórum tambem

ERNESTO ANGEL
05/06/2009, 19:21
Amigos
estou em debito c/vcs vou digitalizar o manual[um colega vai scannear para mim]e ai posto p/a turma,um pouco mais de espera.

abraços

PredadorRJ
05/06/2009, 21:36
Valeu Ernesto.
No aguardo.
Abraços e bom fim de semana pra tropa.

simtesch
01/07/2009, 13:30
Galera,
Estou precisando informações sobre o "Automático" partida do Javali, alguém sabe qual outro modelo serve????????Obrigado

Roland

ERNESTO ANGEL
04/07/2009, 11:12
simtesch
wapsa [zm-501] igual d-20e f-1000 c/partida de essa ,marca.
tem um fusca antigo com wapsa q tambem usava,so q e mais fraco.
USAR ZM-501

simtesch
04/07/2009, 21:42
Valeu Ernesto mais uma vez pelas dicas!!!!!!!!Cara meu Javali está com "pouca" empolgação para ligar!!!!!Acho que agora vai!!!!!
abs

Roland

José Tadeu
07/07/2009, 21:26
Ernesto:

Será que o pessoal do FÓRUM esqueceu de nosso pedido?

Abraços

Tadeu

simtesch
25/07/2009, 19:32
Pessoal,
Alguém sabe dizer qual o "sensor de temperatura da água" usado no Javali????Desliguei o fio e encostei no bloco e o mesmo marca, no lugar nada, vou trocar o sensor pra ver!!!!!Espero ajudas!!!abs

Roland

José Tadeu
25/07/2009, 22:10
Simtesch:

Coloque um a mercúrio, é a melhor solução.

Abraços

Tadeu

simtesch
03/08/2009, 21:19
Coloquei um novo MTE de MB e não marcou!!!esse de mercúrio tem algum específico????obrigado

Roland

DIAGNOSE MECANICA
10/10/2009, 12:28
Gostaria de ajuda, pois estou tentando adaptar um sistema de freios com auxilio de uma servo freios.
Já adaptei um cilindro mestre de Kombi(duplo circuto) e o hidrovacuo de Gol aproveitando a pelaleira original do Javali.
Até o momento não consegui sucesso.
Talvez deva mudar meu projeto para substituir as pedaleira.
De inicio não quiz partir para essa solução, pois teria que adaptar também o acionamento da embreagem que é hidraulica.
Aguardo colaboração.
Carlos Alberto

URSO 4X4
14/10/2009, 12:31
Diagnose...

Pedais opala ou d-20,servo d-20 pequeno/opala ou bandeirantes,cil mestre compativel,

icojavali2009
10/01/2010, 10:28
O javali é muito bom. Tenho 1 a 10 anos. é o segundo. Peças vc acha no Travessiaoffrodad. ou com outros javalizeiros. O motor MPLS é hibrido de outros mas é muito bom. A bomba injetora só não foi bem compreendida, mas é muito simples. O principal problema é disparar o motor e os bombistas convencionais não encontraram meios de resolver. Depois de muita observação, Eu resolvo isso facilmente. Posso ajuda-lo no que for possivel. Não quero outro jipe senão o Meu javali. abrços. icojavali@hotmail.com

icojavali2009
10/01/2010, 10:41
Pessoal,
mais algumas dúvidas:
1 - voce pode adaptar vários tipos de cilindro mestre. é muito fácil.
2 - Vários cilindros de roda servem. o ideal vc. colocar todo o conjunto de espelho cilindos e saparas da F-1000.
3 - Oleo de motor: 6 litros (originalmente) verifique o nivel todos os dias. inclusive a agua do radiador.
4 - Filtros: Ar, de vários pick ups, D20, F 1000 ou vc pode adaptar outro vários servem - Filtro diesel: é o Bosch 001 (meio litro) usado no MB MWM e outros é universal, mas pode adaptar todo o conjunto por um moderno - Filtro de òleo do Motor: é o do Motor Perkins 6357.

icojavali2009
10/01/2010, 10:48
1 - voce pode adaptar vários tipos de cilindro mestre. é muito fácil.
2 - Vários cilindros de roda servem. o ideal vc. colocar todo o conjunto de espelho cilindos e saparas da F-1000.
3 - Oleo de motor: 6 litros (originalmente) verifique o nivel todos os dias. inclusive a agua do radiador.
4 - Filtros: Ar, de vários pick ups, D20, F 1000 ou vc pode adaptar outro vários servem - Filtro diesel: é o Bosch 001 (meio litro) usado no MB MWM e outros é universal, mas pode adaptar todo o conjunto por um moderno - Filtro de òleo do Motor: é o do Motor Perkins 6357.
Continuando:
Os rolamentos das rodas dianteiras, retentores e o cubo é o mesmo do Willys. Rolamentos da roda traseira é o da F-1000 (não é o blindado) é o conjunto de capas, retentor e anel de fixação na ponta de eixo.
Vc. deve restaurar o freio dianteiro do seu bruto. O javali mesmo sem servo-freio é muito bom, não é necessário adaptar servo freio, a não ser que queira trocar a pedaleira.
Para desencavalar o cambio é muito fácil, basta uma cha L 1/2", solte os dois parafusos da torre, retire o cunjunto e alinhe as hastes que voce perceberá ao olhar lá dentro. Em seguida recoloque o conjunto e tenha o cuidado ao trocar as marchas par anão cruzar o sentido do movimento da alavanca, obedeça o sentido em H.
A mecanica do Java é muito simples. Só foi estimatizada pelos não entendidos de mecanica. Já fiz várias adaptações neles, para mim e para os amigos, desde motores, bancos, cambios, eixos molejos, bombas injetoras etc.... conte comigo.

icojavali2009
10/01/2010, 10:59
o java é bom, o unico defeito é a mecanica, pega a lata o documento, e troca tudo o resto, aí fica bom, principalmente caixa de reduzidas e motor....ter um java e depender de peças originais dele, é ter um lugar no paraiso....he he he
Sou jipeiro a 40 anos. Possui todos tipos de jipe nesse tempo. Possuo agora o segundo Javali, a mais de dez anos. O que tenho até o alerta é original, motor tudo. só troquei os bancos.
Não tenho nada a reclamar. Estou a disposição para trocas de ideias a respeito da mecanica do bicho.

icojavali2009
10/01/2010, 11:06
Chicobeto, também tinha essa dúvida sôbre os diferênciais do Java que vc mencionou dias atráz, mas na verdade os diferênciais do Javali são mesmo DANNA 44, a CBT não iria projetar e constuir dif somente pro Java. Os diferênciais DANNA44 possuen duas caixas satélite, uma para relações com pinhão de 8 a 12 dentes, e outra para 13 a 18 dentes.Como o Javali usa pinhão 13, essa caixa não serve p/ pinhões menores por isso é necessário trocar tudo. As carcaças de dif DANNA44, possúem três tipos H,O,L quanto ao acasalamento de pinhões com o fundo da mesma.Por isso dependendo do ano e modelo do veículo pode haver incompatibilidade. :concordo:
O Javali aceita adptações de todos os tipos, inclusive dos eixos.
Não é comum a fumaça branca ao dar partida. deve ser alguma contaminação com água. nessa hora a turbina não tem nada a ver, é dificil obtruir o retorno do turbo.
O java não é fraco, pelo contrario, é muito forte, só tem que saber mandar. Use a marcha adequada e motor cheio. Possuo javali a mais de 10 anos, sou Mestre de Oficina no serviço publico e tenho a mecanica na alma, e jipe no sangue a mais de 40 anos. conte comigo.

Zé Renato
12/01/2010, 18:32
Olá amigo icojavali2009 :mrgreen:, que bom mais alguém que gosta do porcão :palmas:, eu tenho um a bastante tempo e adoro o jipão, não vejo esses problemas todos que falam por ai, como vc disse é mesmo falta de conhecimento, o Java é muito simples mesmo, dai sua grande facilidade para manutenção e adaptações :idea:. O jipão é muito forte, com uma manutenção básica se vai a qualquer lugar sem problemas, mas se acontecer... com certeza não é nada que não se possa resolver facilmente,essa é sua grande vantagem, tudo nele é simples.Na verdade nunca fiquei no prego com ele, pois sou do tipo que gosta de está sempre dando uma olhada em tudo.Agora eu nunca mexi nos semi-eixos trazeiros,que por sinal não apresentam nenhum problema até o momento, MAS UMA DICA DE QUE TEM EXPERIÊNCIA NUNCA DEVE SER DESPREZADA. Se necessitar trocar os rolamentos na trazeira,qual o método que vc usa para ajuste de pré-carga? Na caixa de transferència, algum macête na troca dos rolamentos cônicos do carretel :shock:? Se o amigo puder dar alguma dica vai ser bom pra muita gente que gosta do PORCÂO! Valeu e obrigado desde Já! :palmas:

PHF
21/01/2010, 22:39
Sou jipeiro a 40 anos. Possui todos tipos de jipe nesse tempo. Possuo agora o segundo Javali, a mais de dez anos. O que tenho até o alerta é original, motor tudo. só troquei os bancos.
Não tenho nada a reclamar. Estou a disposição para trocas de ideias a respeito da mecanica do bicho.
Caro amigo tenho um javali a 3 anos , quando comprei estava com o bloco do motor trincado e troquei o motor por um Q20B, O motor original ficou abandonado por 2 anos até que um louco resouveu compra-lo, ele fez uma ganbiarra no trinco e fez o motor funcionar, o problema e que para concertar o trinco ele apagou o numero do motor e agora ele presisa do numero para regularisar o motor. Gostaria de saber se o numero do motor original e o mesmo que consta no chassi? como o seu é todo original ficaria muito grato se você me fornecesse essa informação.

Abraço.

icojavali2009
27/01/2010, 08:41
olá amigo icojavali2009 :mrgreen:, que bom mais alguém que gosta do porcão :palmas:, eu tenho um a bastante tempo e adoro o jipão, não vejo esses problemas todos que falam por ai, como vc disse é mesmo falta de conhecimento, o java é muito simples mesmo, dai sua grande facilidade para manutenção e adaptações :idea:. O jipão é muito forte, com uma manutenção básica se vai a qualquer lugar sem problemas, mas se acontecer... Com certeza não é nada que não se possa resolver facilmente,essa é sua grande vantagem, tudo nele é simples.na verdade nunca fiquei no prego com ele, pois sou do tipo que gosta de está sempre dando uma olhada em tudo.agora eu nunca mexi nos semi-eixos trazeiros,que por sinal não apresentam nenhum problema até o momento, mas uma dica de que tem experiência nunca deve ser desprezada. Se necessitar trocar os rolamentos na trazeira,qual o método que vc usa para ajuste de pré-carga? Na caixa de transferència, algum macête na troca dos rolamentos cônicos do carretel :shock:? Se o amigo puder dar alguma dica vai ser bom pra muita gente que gosta do porcâo! Valeu e obrigado desde já! :palmas:
na troca dos rolamentos da roda traseira não tem pré carga. O ajuste é a folga que o proprio conjunto de rolamento oferece. Basta encostar bem o anel-trava, pontilhar em pelo menos tres pontos com solda eletrica e pronto. Não esquecer a ordem: Capa geral com 4 furos, retentor com flange, rolamento, capa do rolamento e por fim o anel-trava. Mas antes de pontilhar firme todo o conjunto e verifique se tem folga.
Rolamentos do carretel: Não tem segredo, mas por experiencia coloco um tubo entre os rolamentos. Com o carretel e eixo na morça, vou ajustando esse tudo até que consiga um ajuste satisfatório, aperto tudo e verifico se não ficou preso ou muito solto, esse tubo vai montado dentro do carretel, separando os rolamentos se fora ficar ok, significa que no local ele ficará também.
Verifique tambem a folga do eixo entalhado que sai para o cardan. Se tiver muita folga danifica a rosca que aciona o velocimetro.

icojavali2009
27/01/2010, 08:47
caro amigo tenho um javali a 3 anos , quando comprei estava com o bloco do motor trincado e troquei o motor por um q20b, o motor original ficou abandonado por 2 anos até que um louco resouveu compra-lo, ele fez uma ganbiarra no trinco e fez o motor funcionar, o problema e que para concertar o trinco ele apagou o numero do motor e agora ele presisa do numero para regularisar o motor. Gostaria de saber se o numero do motor original e o mesmo que consta no chassi? Como o seu é todo original ficaria muito grato se você me fornecesse essa informação.

Abraço.
caro amigo: Phf
o numero do motor não é o mesmo do chassi. Procure no docomento do veículo o numero do mtr. E produza outro (cunhe) igual no lugar. Caso não tenha vá em uma retificadora e compre um numero de motor recuperado. Busque orientação com um bom despachante.
Se o motor for colocado em outro javali, cunhar o numero que esse jipe tinha anteriormente.

icojavali2009
27/01/2010, 08:53
Caro roland: O automático do motor de partida do javali é universal usado em vários arranques wapsa. O bendix é o zen 101 627.

PHF
28/01/2010, 15:38
Caro ICOJAVALI:

Meu jipe não consta o numero do motor no documento e não obtive essa informacão junto ao detran do Paraná, será possivel que exista outro meio de descobrir qual era o numero do motor original?

Obrigado.

Zé Renato
28/01/2010, 16:45
na troca dos rolamentos da roda traseira não tem pré carga. O ajuste é a folga que o proprio conjunto de rolamento oferece. Basta encostar bem o anel-trava, pontilhar em pelo menos tres pontos com solda eletrica e pronto. Não esquecer a ordem: Capa geral com 4 furos, retentor com flange, rolamento, capa do rolamento e por fim o anel-trava. Mas antes de pontilhar firme todo o conjunto e verifique se tem folga.
Rolamentos do carretel: Não tem segredo, mas por experiencia coloco um tubo entre os rolamentos. Com o carretel e eixo na morça, vou ajustando esse tudo até que consiga um ajuste satisfatório, aperto tudo e verifico se não ficou preso ou muito solto, esse tubo vai montado dentro do carretel, separando os rolamentos se fora ficar ok, significa que no local ele ficará também.
Verifique tambem a folga do eixo entalhado que sai para o cardan. Se tiver muita folga danifica a rosca que aciona o velocimetro.

Muito obrigado amigo :palmas:, suas dicas são realmente muito bôas, quando eu necessitar vou fazer exatamente como vc ensinou :mrgreen:, como eu falei uma "Bôa dica de que tem experiência vale muito :dance:" . Excluiindo o motor, acho que são os dois pontos críticos do JAVALI na mecânica, pois de resto é tudo igual ou parecidos com os velhos e bons Willys. :concordo:

icojavali2009
28/01/2010, 17:12
Concluindo Zé Renato. Ao montar o semi-eixo traseiro com rolamentos novos e a folga persistir, vai ter que calçar a capa do rolamento no alojamento da carcaça. Se ficar apertado o calço deverá ser na capa geral que fixa todo oconjunto ao eixo.
A proposito o Motor do Javali é muito resistente e durável. Só não foi bem compreendido. Eu ando aqui no Pantanal e na região de Alcinópolis onde encontro lama areia pedra e barro e me divirto, como voce disse nunca fiquei no prego.
Conte comigo e mande noticias. icojavali@hotmail.com

icojavali2009
28/01/2010, 17:21
Javaleiro PHF. No Motor TÊM o Numero? Ou foi acidentado? O numero do motor fica lado direito logo a frente do filtro de lubrificante, na carcaça do motor e é muito dificil de ser destruido. Esse numero não aparece em nenhum outro lugar. É quase impossivel outro meio de verificação. Se não tiver o numero solicite via requerimento junto ao Detran a produção de novo numero em uma concessionária de veículos ou Retificadora credenciada pelo Detran. Aqui no MS isso é muito fácil. noticie mais sobre seu jipe. icojavali@hotmail.com

PHF
29/01/2010, 21:43
A biela provocou um trinco no bloco no lugar que estava o numero e o colega que comprou o motor fez uma souda e perdeu o numero mas deixa pra lá, vou tentar pesquesar novamente no detran.
O meu jipe esta com um motor q20b turbinado com cambio e diferenciais originais, estou colocando um eixo de rural na traseira para colocar um bloqueio e semi eixos flutuantes, coloquei pedaleiras suspensas da d 20 com idrovaco tambem da d20 e direção da S 10 de lataria é orrivel .

Muito obrigado pelas informaçôes abraço.

PIRU
04/02/2010, 16:09
Caro, amigo eu comprei um com motor maxion da d20 conquest e o cambio da toyota bandeirante e resto original, tive que comprar os diferenciais da toyota porque nao achei peca para reposicao mas no restante o jipe e um file
se vc tiver um R$ pra investir e uma otima compra.

icojavali2009
20/05/2010, 18:52
Caro ICOJAVALI:

Meu jipe não consta o numero do motor no documento e não obtive essa informacão junto ao detran do Paraná, será possivel que exista outro meio de descobrir qual era o numero do motor original?

Obrigado.
PHF. O numero do motor do javali está no bloco, logo acima do suporte dianteiro do motor, no lado direito, logo adiante do filtro de oleo lubrificante Vc olha de cima entre a traseira do alternador e o filtro e vai ver. Em geral são 4 algarismos.