PDA

Ver Versão Completa : Troca semi-eixo de 30 por 19 estrias

glaucos_vr
08/04/2008, 22:09
Rapaziada, tive um problema c/ os dois semi-eixos completos da rural (30 estrias) e terei que substituí-los:parede:, porém só encontro o de 19 estrias p/ comprar (dizem que é o mais comum!!).
A dúvida é a seguinte:

ao trocar pelo de 19 estrias vou poder aproveitar minha roda livre manual????
terei que substituir somente a planetária p/ o de 19 estr. ou mais alguma coisa???
quais das duas configurações é a melhor???:pensativo:Abraços cheios de dúvidas :concordo:

Daniel Webber
13/04/2008, 17:23
Olá Glauco .
Sim, voçê poderá aproveitar suas roda livre pois a parte externa é igual.
Sim, voçê substituirá somente a planetária.
O modelo de 30 estrias é normalmente de eixos mais modernos, e dízem também que é mais forte que os 19 estrias.
Porque voçê não compra o kit da ensimec de semi-eixos dianteiros 30 estrias e coloca as homocinéticas da toyota?
Eu já fiz esta instalação e fica show de bola.
Daniel Webber

Loiro
13/04/2008, 19:23
Rapaziada, tive um problema c/ os dois semi-eixos completos da rural (30 estrias) e terei que substituí-los:parede:, porém só encontro o de 19 estrias p/ comprar (dizem que é o mais comum!!).
A dúvida é a seguinte:
terei que substituir somente a planetária p/ o de 19 estr. ou mais alguma coisa???
quais das duas configurações é a melhor???:pensativo:Abraços cheios de dúvidas :concordo:

Se for trocar nao vende a caixa satelite de 30 estrias!! Guarda e junta $$. Depois compra os kit's da Ensimec de 30 estrias. Sao as mais resistentes....
[]´s

glaucos_vr
14/04/2008, 00:14
Daniel, Loiro, obrigado pelas dicas!!! :concordo:

abração

Zepi
14/04/2008, 09:06
A partir de que ano sairam os 30 estrias????

abs

glaucos_vr
15/04/2008, 00:24
A partir de que ano sairam os 30 estrias????

abs

Zepi, a minha é de 1967 porém não sei se as 30 estrias são originais dela...
Abs,

Carlão Rover
15/07/2008, 11:34
O de 19 estrias tende a ser mais resistente na teoria, pois as estrias são mais grossas...o mesmo diâmetro com mais estrias deixam estas mais finas...certo?

Carlão Rover
15/07/2008, 11:36
Alguém pode me dizer o comprimento do semi-eixo traseiro da f75?é maior que da rural...

dinhorlf
15/07/2008, 13:29
Alguém pode me dizer o comprimento do semi-eixo traseiro da f75?é maior que da rural...

caandreu
sim, o eixo da f75 é maior em 100mm.

zepi
30 estrias saiu a partir de 1980

Carlão Rover
17/07/2008, 00:06
Valeu Romualdo...

leovalle
17/07/2008, 01:25
O de 19 estrias tende a ser mais resistente na teoria, pois as estrias são mais grossas...o mesmo diâmetro com mais estrias deixam estas mais finas...certo?

Errado.

Os semis de 30 estria tem diâmetro maior e mais estrias, o que divide melhor as forças aplicadas.

leovalle
17/07/2008, 01:29
A dúvida é a seguinte:

As RL normalmente são 10 estrias e tem uma buchinha dentro que vai ser de 19 ou 30 estrias, dependendo dos semi-eixos utilizados.

Melhor que mexer na sua caixa satélite é comprar uma de 19 estrias pra substituir, pois, a sua de 30 estrias é mais rara de achar, mas as de 19 estrias tem aos montes jogadas em oficinas. Uma CS dessas não valemais que R$ 50,00.

Agora se já quebrou com 30, com 19 vai quebrar mais fácil, portanto o kit da ENSIME p/ homocinéticas d Band pode ser a melhor opção.

Carlão Rover
17/07/2008, 13:51
"...Outro ponto que teve forte tendência foi a quantidade de estrias. Bem antigamente se acreditava que estrias grossas seriam muito mais robustas que estrias finas. Hoje se sabe que quanto mais estrias melhor, porque o torque transmitido é dividido pela quantidade de estrias e assim cada uma transmite uma fração do torque total. Pela lógica, quanto mais estrias, menos tensão em cada uma delas. Levando a quantidade de estrias ao infinito, acaba-se obtendo uma junção sólida, onde as moléculas do eixo encaixam entre as moléculas do furo estriado....... "
Retirado do site da Ensimec...A questão não é ser mais grossa e sim a divisão do torque nas estrias...quanto mais estrias menos carga individual em cada uma...
Abraços

Zepi
17/07/2008, 14:22
A final como saber quantas estria tem meu eixo?
São as estrias que encaixam nas caixas satélites?
Minha rural: 1971, canela grossa.
Abs