Ver Versão Completa : Quero um Niva mas estou com dúvidas...
paulofelix
08/04/2008, 14:17
Turma,
Tenho feito algumas pesquisas na internet e tenho podido notar que vocês são como uma "referência" quando o assunto é 4x4.
Como estudo a possibilidade de vir a comprar um, gostaria da ajuda para tirar algumas dúvidas:
1. Vocês têm idéia de quantos NIVA ainda circulam pelo Brasil (mais ou menos)?
2. Existe seguro (ou faz sentido fazer) para o NIVA?
3. Normalmente ele é um carro que requer muita manutenção? Quais os principais cuidados?
4. Existe NIVA com ar-condicionado?
5. Vocês recomendariam um NIVA TAMBÉM para usar no dia-a-dia?
Obrigado e um abraço,
Paulo Felix
A caminho de um 4x4
leomichetti
08/04/2008, 14:50
Turma,
Tenho feito algumas pesquisas na internet e tenho podido notar que vocês são como uma "referência" quando o assunto é 4x4.
Como estudo a possibilidade de vir a comprar um, gostaria da ajuda para tirar algumas dúvidas:
3. Normalmente ele é um carro que requer muita manutenção? Quais os principais cuidados?
Obrigado e um abraço,
Paulo Felix
A caminho de um 4x4
Amigo,
Se vc ainda tem dúvida, vc não quer um NIVA!
Mesmo assim, vamos tentar esclarecer as dúvidas:
1. Não faço idéia de qtos...
2. Sim, existe e se existe sempre é bom ter...principalmente para colisão, pois para roubo nem tanto. Eu nunca ouvi falar de alguém que teve o NIVA furtado.
3. Manutenção como todo carro, e os mesmos cuidados de qualquer carro ou máquina.
4. Sim...a maioria adaptados creio eu, de fábrica não sei, talvez os últimos a serem lançados.
5. Sim, desde que tb se utilizará dele para fins off-road, senão só pra dia-a-dia compra um carro 4x2 popular.
Abraços,
Prieto 4x4
08/04/2008, 14:59
Turma,
Obrigado e um abraço,
Paulo Felix
A caminho de um 4x4
Paulo, boa tarde.
Tenho pouquíssima experiência, pois adquiri meu NIVA a pouco tempo, mas vou te passar as minhas impressões à respeito:
1 - Ainda existem muitas unidades rodando ( não sei te dizer quantas ). Poucas em ótimo estado de conservação. A oferta de peças é bem razoável;
2 - Eu não consegui fazer seguro total do veículo ( não encontrei seguradora que o fizesse ). Fiz contra terceiros com assistência 24 horas e não ficou caro não;
3 - São carros, em média, com mais de 15 anos, submetidos as mais variadas situações de uso e manutenção. Portanto, normalmente, dão bastante manutenção sim;
4 - Que eu saiba, ar condicionado somente adaptados;
5 - É um carro mais confortável que os Jeeps "convencionais" e menos confortável que a maioria dos carros de passeio. Atinge velocidade máxima na casa dos 100Km/h, mas acredito que a grande restrição mesmo é o consumo: média de 6 a 7 Km/L na cidade.
Em breve o pessoal mais experiente dará suas opniões também e você chegará a suas conclusões.
Boa sorte e paciência na escolha.
Cesar
GARCIA/SP
08/04/2008, 16:14
Turma,
Obrigado e um abraço,
Paulo Felix
A caminho de um 4x4
Paulo, boa tarde
Os camaradas já responderam quase tudo...De minha parte, posso dizer o seguinte:
Se vc conseguir comprar um Niva em excelente estado de conservação - e são poucos os que se encntram assim - vc terá, em mãos, um ótimo 4X4, mais confortável do que um CJ (o popular jipe), com capota rígida e com capacidade para 5 ocupantes. OQuanto ao seguro, como já foi dito, vc conseguirá fazer na modalidade contra terceiros, com direito à assistência 24hs (sempre necessário). No que se refere à manutenção, o velho chavão, que diz que "sempre é melhor prevenir do que remediar" cai como uma luva no caso do Niva. A grande maioria dos Nivas que rodam pelo Brasil tiveram sua manutenção negligenciada (não cabe aqui questionarmos os motivos). Como todo e qquer veículo, o Niva requer sim de manutenção, em maior ou menor intensidade ( se ele foi mal-cuidado pelo(s) dono(s) anteriores, necessitará de maior manutenção, claro...).
Ar-condicionado...eis aqui um tema que me é particularmente caro...rs...
Moro em Sorocaba (região muito quente), e, desde que comprei meu Niva, pesquiso muito sobre a possibilidade de instalação de um ar-condicionado.
Existem algumas opções, genéricas (aqui no Fórum vc encontrará tópicos a respeito).
Sua última dúvida é quanto ao uso do Niva no dia-a-dia. Olha, o russo é 4X4 integral, portanto, consome gasolina em quantidade proporcional ao esforço realizado. Um Niva com motor original, muito bem regulado, pode fazer algo em torno de 7 - 7,5Km/l...Muitos afirmam fazer médias superiores...porém, é necessário observar como foram aferidas estas médias...Também é necessário dizer que este consumo depende dos pneus utilizados, da qualidade do combustível, da maneira de se dirigir...enfim, são muitas as variáveis.
Finalizo dizendo que, quando se trata de Niva, não existem verdades absolutas...cada niveiro tem a sua...Caberá à vc, ter "feeling" para sacar o que é certo...
Não se esqueça, bom senso é necessário, sempre.
Abraços
Renato
Ps.: Este é meu Niva:
fsoaresi
08/04/2008, 22:34
Bem maneiro seu NIVA, mais basicão, limpo, sem exageros.
Entrei aqui para avisar para o Paulo que antes de abrir um tópico como este entrei de carona no " Ajuda Para Avaliar Estes Nivas (compra)".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38348
Fui muito bem recebido, com muita atenção do Girti, Fulgêncio, Soldier..., vale dar uma passada para ver o que foi escrito e colocar sua posição colaborando mais com as questões levantadas por nós pretensos NIVEIROS.
Boa sorte na sua compra.
Abs.
Paulo, boa tarde
Os camaradas já responderam quase tudo...De minha parte, posso dizer o seguinte:
Se vc conseguir comprar um Niva em excelente estado de conservação - e são poucos os que se encntram assim - vc terá, em mãos, um ótimo 4X4, mais confortável do que um CJ (o popular jipe), com capota rígida e com capacidade para 5 ocupantes. OQuanto ao seguro, como já foi dito, vc conseguirá fazer na modalidade contra terceiros, com direito à assistência 24hs (sempre necessário). No que se refere à manutenção, o velho chavão, que diz que "sempre é melhor prevenir do que remediar" cai como uma luva no caso do Niva. A grande maioria dos Nivas que rodam pelo Brasil tiveram sua manutenção negligenciada (não cabe aqui questionarmos os motivos). Como todo e qquer veículo, o Niva requer sim de manutenção, em maior ou menor intensidade ( se ele foi mal-cuidado pelo(s) dono(s) anteriores, necessitará de maior manutenção, claro...).
Ar-condicionado...eis aqui um tema que me é particularmente caro...rs...
Moro em Sorocaba (região muito quente), e, desde que comprei meu Niva, pesquiso muito sobre a possibilidade de instalação de um ar-condicionado.
Existem algumas opções, genéricas (aqui no Fórum vc encontrará tópicos a respeito).
Sua última dúvida é quanto ao uso do Niva no dia-a-dia. Olha, o russo é 4X4 integral, portanto, consome gasolina em quantidade proporcional ao esforço realizado. Um Niva com motor original, muito bem regulado, pode fazer algo em torno de 7 - 7,5Km/l...Muitos afirmam fazer médias superiores...porém, é necessário observar como foram aferidas estas médias...Também é necessário dizer que este consumo depende dos pneus utilizados, da qualidade do combustível, da maneira de se dirigir...enfim, são muitas as variáveis.
Finalizo dizendo que, quando se trata de Niva, não existem verdades absolutas...cada niveiro tem a sua...Caberá à vc, ter "feeling" para sacar o que é certo...
Não se esqueça, bom senso é necessário, sempre.
Abraços
Renato
Ps.: Este é meu Niva:
O pessoal já disse tudo!
Posso apenas endossar que o Niva serve bem para o uso diário, há mais de 13 anos que só tenho Nivas, com os quais passeio, rodo em São Paulo e viajo, inclusive viagens longas, de férias (de 3 a 5.000 Km). O único ponto a ser observado, aliás bastante óbvio, é que o consumo dele não é o de um "milzinho", e isto pode ser importante na sua decisão.
Boa sorte em sua escolha!
cibonato
08/04/2008, 23:58
O pessoal já disse tudo!
Posso apenas endossar que o Niva serve bem para o uso diário, há mais de 13 anos que só tenho Nivas, com os quais passeio, rodo em São Paulo e viajo, inclusive viagens longas, de férias (de 3 a 5.000 Km). O único ponto a ser observado, aliás bastante óbvio, é que o consumo dele não é o de um "milzinho", e isto pode ser importante na sua decisão.
Boa sorte em sua escolha!
Esse é o meu garoto!!! Hehehehe.
Opa... se com Niva dá para rodar por São Paulo, então rodar com um Niva em Montevidéu vai ser moleza!!!
Abração!!!
Esse é o meu garoto!!! Hehehehe.
Opa... se com Niva dá para rodar por São Paulo, então rodar com um Niva em Montevidéu vai ser moleza!!!
Abração!!!
Se quiser ver fotos de viagens com os Nivas, visite o endereço
http://girti.multiply.com/photos
Divirta-se!
cibonato
09/04/2008, 00:35
Se quiser ver fotos de viagens com os Nivas, visite o endereço
http://girti.multiply.com/photos
Divirta-se!
Show de bola... já deu para ver que há outra razão para ter um Niva: subir as ladeiras de Ouro Preto!!! Pô aí, que saudades... :palmas::palmas:
Então posso ficar tranqüilo, porque um Niva vai agüentar bonito uma viagenzinha pelo sul da Argentina. :dance::dance:
Vou falar para a patrôa começar a ajeitar as malas, hahaha.
Abraços.
leomichetti
09/04/2008, 06:38
2 - Eu não consegui fazer seguro total do veículo ( não encontrei seguradora que o fizesse ). Fiz contra terceiros com assistência 24 horas e não ficou caro não;
Cesar
Pessoal...
Aproveitando, gostaria de saber se algum Niveiro aqui do RJ tem seguro do seu 4x4 e por qual seguradora foi ? Pois eu andei procurando e parece que só a Alfa Seguradora ( Banco Alfa ) faz esse seguro aqui no RJ. Ouvi dizer que através da oficina Araucária 4x4 esse seguro tem uns descontos, pois a oficina tem uma parceria lá...é verdade ? Sei que depende muito do CEP e outros dados, mas em média de qto fica esse seguro citado acima ? E o principal...alguém indica algum corretor de confiança ?
Abraços,
Walter Louzan
09/04/2008, 09:38
Saudações, camaradas!
Uns dados atuais sobre o seguro:
Acabei de fazer o seguro do meu Niva, ano 91, com cobertura de R$ 30.000,00 de responsabilidade civil (terceiros) e R$ 10.000,00 de danos morais, mais assistencia 24h, pela SulAmérica, com endereço em SP.
Ficou em 2x R$ 287,22.
Abraços...
Walter
leomichetti
09/04/2008, 09:53
BOA...
Embora aqui no RJ tenha um índice bem maior de assaltos e roubos...acredito que deva ser baixinho o valor. Alguém aqui no RJ têm essa modalidade de seguro ?
Valew
Flugêncio
09/04/2008, 10:07
BOA...
Embora aqui no RJ tenha um índice bem maior de assaltos e roubos...acredito que deva ser baixinho o valor. Alguém aqui no RJ têm essa modalidade de seguro ?
Valew
Faça uma cotação na Bomer.
Prieto 4x4
09/04/2008, 10:15
BOA...
Valew
Leomichetti
Para esta modalidade de seguro ( contra terceiros ), não tem importância o índice de assaltos e roubos, pois o mesmo não cobre roubos e nem danos ao seu veículo.
Paguei aqui em São Paulo próximo aos R$ 500,00 também.
Abraços
Cesar
leomichetti
09/04/2008, 10:51
Amigos,
Eu ja fiz essa cotação da Bomer e da Arriza...que acho ser uma representante do bco alfa e até agora ninguém respondeu, por isso pedi uma indicação de um corretor, pois aí seria mais rápido talvez do que pela internet.
E sobre a modalidade do seguro...eu sei que não tem nada haver esses índices, já que seria somente contra colisões e danos a 3ºs, porém aqui no RJ tudo é mais caro e motivo de jogar o preço lá pra cima.
Se bobear só de ouvir meu sotaque de paulista, perdi aqui no RJ já devem subir o preço...rsrsr devem achar que sou turista. hahahaha
Abraços,
PS.: Sou de SP e estou aqui no RJ a pouco mais de 3 anos...vim a trabalho, acabei casando e residindo aqui e agora com filho!!! risos
leomichetti
09/04/2008, 11:13
Resultado da primeira cotação...
Acabei de recer a primeira resposta....segue abaixo:
Prezado Leonardo,
a Alfa seguradora normalmente não tem aceitado fazer seguro de veículos que possuem GNV. Para eu tentar uma liberação, é necessário que me responda as questões abaixo:
1- Qual a quilometragem aproximada que percorre por ano
2- Possui mais algum veículo? Se sim, quantos?
3- Qual a distância de sua casa ao trabalho?
4- Você cita que este seguro é uma renovação. Qual a classe de bonus atual que se encontra na apólice?
5- Além de você, alguém mais dirige habitualmente o veículo? Se sim, qual idade e grau de parentesco?
Fico no aguardo das respostas para dar sequência ao processo de cotação.
Att,
Arizza Seguros
Detalhes...eu já havia preenchido todas essas questões no formulário de cotação e em nenhum momento citei ser uma renovação, até pq eu não tenho o seguro...é uma cotação, que se for aprovada por mim vira uma contratação! Lá vem, querem apostar que vão colocar impecilhos ou jogar o valor mais alto dando essas desculpas esfarrapadas ???
leomichetti
09/04/2008, 13:42
Mais um capítulo...
Acabei de receber o feed-back da Bomer agora...e eles solicitam que eu aguarde a pendência da Arriza, pois são empresas do mesmo grupo e trabalham com seguros juntos.
Ou seja, farinha do mesmo saco e seja por qual for feito o seguro vc está vinculado ao outro...
Só estou postanto isso aqui, para que nosso amigo em dúvidas já veja os tipos de dificuldades encontradas numa das suas dúvidas.
O problema todo é devido o kit gnv...se nao fosse isso creio que já teria uma resposta.
Fui...
Qual o problema com o kit GNV ?
Prieto 4x4
09/04/2008, 13:50
Mais um capítulo...
Acabei de receber o feed-back da Bomer agora...e eles solicitam que eu aguarde a pendência da Arriza, pois são empresas do mesmo grupo e trabalham com seguros juntos.
Ou seja, farinha do mesmo saco e seja por qual for feito o seguro vc está vinculado ao outro...
Só estou postanto isso aqui, para que nosso amigo em dúvidas já veja os tipos de dificuldades encontradas numa das suas dúvidas.
O problema todo é devido o kit gnv...se nao fosse isso creio que já teria uma resposta.
Fui...
O meu aqui em Sampa, fiz pela Sul América. Acho que no Rio devem fazer normalmente também.
Procure um corretor e esqueça estas Cia's que ficam criando "dificuldades.
Cesar
Walter Louzan
09/04/2008, 14:36
Se algúm camarada precisar:
O corretor que fez o seguro do meu Niva é o Márcio Ribeiro, fone (11) 7373 1215.
Walter
leomichetti
09/04/2008, 15:44
Pois é...
O problema é que o cara é o corretor indicado pela CIA e respondendo ao Digger, o fato é que segundo eles o KIT GNV é visado e tende a dar mais manutenção ao carro, logo onerando mais custos a eles...então estão embarrerando.
Alguém tem um corretor perticular que trabalhe com outras CIA´s ?
Abraços,
Adquirir um Niva a 45 dias, levei 6 meses para comprar um, ha poucos NIVAS no mercado para vender e poucos estão em bons estado.
No começo fiquei decepcionado, pois o FOLGADÃO estava muito bonito de lata, mas a mecanica estava pessima.
Tres vezes tive ser guinchado na Rodovia bandeirantes, depois encostei ele no mecanico e agora só me da alegria. faz 20 dias que não tenho nenhum problema, enquanto ao consumo esta na media 8.5 km por litro a alcool igual a um Santana Alcool, com uma vantagem é um verdadeiro CAVALÃO e pau pra toda obra... ja estou adquirido outro pra minha esposa, pois moramos em sitio.
Obs: Não compre pela aparencia, leve um bom mecanico....
A manutenção é igual a qualquer carro.
FOLGADÃO 91 - Alcooll - Motor AP 2.0 - :palmas::palmas::palmas:
Motor do Santana - Bomda de Oleo - GOLF - AR - Corcel - Cambio e Radiador do Passat
paulofelix
11/04/2008, 22:39
Pessoal,
Estou muito, mas muito impressionado com a participação de vocês no fórum.
Talvez vcs achem que não mas estão me ajudando um bocado.
Amanhã vou dar as primeiras voltas :dance: para procurar um russo e depois volto com mais um pedido de suporte.
Vcs conhecem a BOMER, de SBC?
[]'s
Paulo
Jonatars
12/04/2008, 00:24
Paulo, amanhã estarei na Bomer na parte da manhã, comprei o meu lá fazem dois anos, eles sempre tem coisa boa para vender, se pintar por lá conhece meu Niva, abraço!
paulofelix
14/04/2008, 11:38
Pessoal,
Já andei vendo alguns NIVAS em meu périplo.
Amanhã devo ir ver outro. O dono diz que a suspensão foi aumentada para andar com mais tranqüilidade em um sítio em SC (no qual o russo ficava até outro dia). Também diz que está com bx quilometragem por isto (25000km), além de não ter qualquer outra modificação.
Os companheiros recomendam ver algo em especial (além do estado geral, funcionamento do bloqueio, reduzida e motor)?
Já estou me sentindo um semi-analfabeto no assunto (já é um começo :roll:)
Abraços
Paulo
Pessoal,
Amanhã devo ir ver outro. O dono diz que a suspensão foi aumentada para andar com mais tranqüilidade em um sítio em SC (no qual o russo ficava até outro dia). Também diz que está com bx quilometragem por isto (25000km), além de não ter qualquer outra modificação.
Os companheiros recomendam ver algo em especial (além do estado geral, funcionamento do bloqueio, reduzida e motor)?
Abraços
Paulo
:pensativo: Está "levantado" pra andar em um sítio :?:
Bem, neste caso, eu olharia com especial atenção homocinéticas (que podem ter sua vida útil diminuída nestes casos), coifas, rolamentos, molas, buchas... enfim... suspensão em geral, além do estado do assoalho, especialmente em volta da cx de transferência... verifique tb se os pneus estão igualmente gastos ou algum deles aparenta maior desgaste em relação aos outros...
Boa sorte :concordo:
Pessoal,
Também diz que está com bx quilometragem por isto (25000km), além de não ter qualquer outra modificação.
Paulo
So???:pensativo::pensativo:
So???:pensativo::pensativo:
2X :pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:
Pessoal,
Abraços
Paulo
Paulo, esta quilometragem é suspeitíssima, é quase impossível, não seriam 125.000 Km? No odômetro aparece 25.000, pois o mesmo só vai até 99.999 Km.
Quanto estão pedindo pelo carro? Está em São Paulo?
GARCIA/SP
14/04/2008, 15:34
Paulo,
O fato do Niva em questão estar ou não com 25.000km é, a meu ver, o que menos importa. Esta quilometragem é improvável, mas não é IMPOSSÍVEL.
No mercado de veículos usados é atitude freqüente (e desonesta) a alteração do odômetro.
Repito: não é IMPOSSÍVEL se encontrar um Niva com 25.000km, principalmente se este é oriundo de estados da região sul do Brasil (por lá, o preservacionismo de veículos antigos é muito grande).
Siga, antes de mais nada, sua intuição. Torço, sinceramente, para que este Niva tenha, realmente, 25.000km. Prefiro sempre pensar de forma positiva. E, se vc vier a comprá-lo, seja muito feliz...isso é o que realmente importa. O resto é bobagem.
Abs
Renato
Paulo,
O fato do Niva em questão estar ou não com 25.000km é, a meu ver, o que menos importa. Esta quilometragem é improvável, mas não é IMPOSSÍVEL.
No mercado de veículos usados é atitude freqüente (e desonesta) a alteração do odômetro.
Repito: não é IMPOSSÍVEL se encontrar um Niva com 25.000km, principalmente se este é oriundo de estados da região sul do Brasil (por lá, o preservacionismo de veículos antigos é muito grande).
Siga, antes de mais nada, sua intuição. Torço, sinceramente, para que este Niva tenha, realmente, 25.000km. Prefiro sempre pensar de forma positiva. E, se vc vier a comprá-lo, seja muito feliz...isso é o que realmente importa. O resto é bobagem.
Abs
Renato
Renatão, concordo com tudo... mas é importante não confundir "intuição" com "empolgação"... aí, pensar positivo nos torna "ingênuos" :roll:.
[]s :concordo:
GARCIA/SP
14/04/2008, 15:57
Renatão, concordo com tudo... mas é importante não confundir "intuição" com "empolgação"... aí, pensar positivo nos torna "ingênuos" :roll:.
Soldier,
Semanticamente falando, os termos "intuição" e "empolgação" são muito distintos. Confundi-los, penso eu, é tarefa muito improvável...
Não creio que o amigo Paulo possa incorrer neste erro.
Abs:concordo:
Soldier,
Semanticamente falando, os termos "intuição" e "empolgação" são muito distintos. Confundi-los, penso eu, é tarefa muito improvável...
Não creio que o amigo Paulo possa incorrer neste erro.
Os termos são mesmo muito distintos, mas "na minha opinião" em certas ocasiões, não acho nada improvável qualquer um se deixar levar pela empolgação pensando ser "intuição"... seria compreensível confundir uma "engambelação" com uma ótima oportunidade (nem estou dizendo ser esse o caso, pelamordedeus :shock:).
E talvez eu seja mesmo muito "desconfiado" mas em relação a negócios, sempre tento pensar com a razão na ponta do lápis mesmo... se a sorte ajudar, melhor, mas eu nunca deixo só na mão dela :mrgreen:
GARCIA/SP
14/04/2008, 17:25
Os termos são mesmo muito distintos, mas "na minha opinião" em certas ocasiões, não acho nada improvável qualquer um se deixar levar pela empolgação pensando ser "intuição"... seria compreensível confundir uma "engambelação" com uma ótima oportunidade (nem estou dizendo ser esse o caso, pelamordedeus :shock:).
E talvez eu seja mesmo muito "desconfiado" mas em relação a negócios, sempre tento pensar com a razão na ponta do lápis mesmo... se a sorte ajudar, melhor, mas eu nunca deixo só na mão dela :mrgreen:
Desconfiado também sou...rsrs...
Concordo que a empolgação pode atrapalhar.
emtsuhako
15/04/2008, 08:09
Empolgação ou intuição, tenho a solução... chamem o seu Wilson e nada de reclamação!!! :P
Prieto 4x4
15/04/2008, 09:57
Renato e Soldier - filosóficos...
Edson - poético.....
:putz::putz::putz::putz:
paulofelix
18/04/2008, 10:26
Vi o tal NIVA com 25.000 km. Na realidade vi a penumbra dele, pq o estacionamento estava sem luz, vou voltar lá para ver à luz do dia.
Aparentemente ele tem uns detalhes de funilaria para fazer - mas também esperar um carro perfeito acho que não seria muito razoável.
Agora uma outra dúvida: ele tem um volante que parece de Brasília. Alguém sabe onde (e se) eu encontro aquele volante do NIVA 99 para comprar? Precisa de alguma adaptação?
[]'s
GARCIA/SP
18/04/2008, 10:37
Renato e Soldier - filosóficos...
Edson - poético.....
:putz::putz::putz::putz:
César - crítico... (ou seria...rotulador...?) :mrgreen::mrgreen::twisted:
:concordo:
Vi o tal NIVA com 25.000 km. Na realidade vi a penumbra dele, pq o estacionamento estava sem luz, vou voltar lá para ver à luz do dia.
Vc não andou com o carro :shock::?: Vá de dia, ande com o carro e observe bem a lataria, especialmente caixas de ar, assoalho (levante o tapete do passageiro por exemplo), etc.
Agora uma outra dúvida: ele tem um volante que parece de Brasília. Alguém sabe onde (e se) eu encontro aquele volante do NIVA 99 para comprar? Precisa de alguma adaptação?
Volante de Brasília :?: kkkk:mrgreen:
Se for aquele com uns "entalhes góticos" na transversal é o original do Niva... o do 95 pra frente é mais moderno mesmo e não é tão difícil de achar... o preço que as vezes é meio proibitivo... mas se comprar esse Niva e resolver trocar o volante, eu me interesso por esse "de Brasília" :grin:
Boa sorte :concordo:
paulofelix
18/04/2008, 14:24
Soldier, é o próprio com detalhes góticos.
Mas o russo estava sem gasolina e não pegou... de qualquer maneira, dei uma bela olhada na lataria, no assoalho e na suspensão. Os amortecedores pareciam OK com relação ao molejo, ele está com os pneus 6" Maggion militar e a mecânica toda original (motor Lada, câmbio original). Não havia sinais de vazamentos no motor e na transmissão.
O pára-brisa está trincado (e portanto precisa ser trocado).O assoalho estava com alguns pontos de pintura descascando, mas não havia sinal de corrosão e nenhum buraco à vista.
Além disso, por baixo parecia tudo inteiro, sem soldas. Apenas um ponto, agora sim, com um buraco pequeno (mas era numa camada antes do assoalho).
Por fora, alguns detalhes de pintura a fazer mas tem algo que me intrigou porque honestamente não lembro de ter visto em outros: uma espécie de "emenda" na coluna traseira esquerda, logo atrás da janela do passageiro traseiro.
O vendedor está pedindo R$ 8.5K. A documentação está em ordem.
Espero ter mais sorte amanhã e conseguir dar uma volta no danado. Vcs conseguem me dar uma ajuda com relação aos pontos acima?
Se vier a fechar podemos falar sobre o volante de "brasília" kkkkkkkk.
Abs,
Paulo
Prieto 4x4
18/04/2008, 14:43
Só por curiosidade.
O que seria um volante com entalhes "góticos"???
Cesar
Prieto 4x4
18/04/2008, 14:44
César - crítico... (ou seria...rotulador...?) :mrgreen::mrgreen::twisted:
abs
Cesar
...estava sem gasolina e não pegou... de qualquer maneira, dei uma bela olhada na lataria, no assoalho e na suspensão. Os amortecedores pareciam OK com relação ao molejo, ele está com os pneus 6" Maggion militar e a mecânica toda original (motor Lada, câmbio original). Não havia sinais de vazamentos no motor e na transmissão.
O pára-brisa está trincado (e portanto precisa ser trocado).O assoalho estava com alguns pontos de pintura descascando, mas não havia sinal de corrosão e nenhum buraco à vista.
Além disso, por baixo parecia tudo inteiro, sem soldas. Apenas um ponto, agora sim, com um buraco pequeno (mas era numa camada antes do assoalho).
"Pequenos" reparos são compreensíveis e aceitáveis... o para-brisa não é difícil de achar e se não me engano está entre 300 e 400 lascas... mas não deixe de andar no carro durante o dia, fazer curvas, testar freios, cambio, reduzida, bloqueio, etc. Os pneus tb são importantes, considerando que são bem caros se comparados a de carros comuns.
Por fora, alguns detalhes de pintura a fazer mas tem algo que me intrigou porque honestamente não lembro de ter visto em outros: uma espécie de "emenda" na coluna traseira esquerda, logo atrás da janela do passageiro traseiro.
Emenda :shock: :?: Estranho :pensativo:... atrás da janela do passageiro, que eu me lembre, tem somente o respiro, uma tela plástica que "deveria" ser a saída de ar... enfim, procure saber do que se trata.
O vendedor está pedindo R$ 8.5K. A documentação está em ordem.
O preço parece bom... mas tente negociar em função do para-brisas e demais detalhes, lembre-se que o barato pode sair caro... :pensativo:
Se vier a fechar podemos falar sobre o volante de "brasília" kkkkkkkk.
Falamos sim :concordo:
Só por curiosidade.
Cesar
:putz:Putz! César, sei que não é bem "gotico" mas foi a forma que achei para descrevê-lo... :mrgreen: (sabia que alguém ia estranhar :rolleyes:) vou ver se acho fotos pra "explicar melhor"... :|
Flugêncio
18/04/2008, 15:11
... o para-brisa não é difícil de achar e se não me engano está entre 300 e 400 lascas... :concordo:
Aqui no RJ, paguei R$230,00, instalado na porta de casa. Se não fosse tão longe...tenho um usado em excelente estado.
Aqui no RJ, paguei R$230,00, instalado na porta de casa. Se não fosse tão longe...tenho um usado em excelente estado.
Aí... viu como não é difícil... e é ainda mais barato... :mrgreen:
GARCIA/SP
18/04/2008, 15:27
Só por curiosidade.
Cesar
É este aqui:
Prieto 4x4
18/04/2008, 15:33
Ahhhhh.....
Seria por causa dos detalhes "flamejantes"???
O meu é diferente. É este abaixo.
Ahhhhh.....
Seria por causa dos detalhes "flamejantes"???
O meu é diferente. É este abaixo.
:pensativo: Os volantes originais, anteriores a 95 creio eu, são iguais a esse do Renato... e diferentes dos mais novos como o seu ou dos do Laika ou da Samara.
:putz: Quanto aos entalhes "góticos" me refiro ao estilo e não "à que" eles querem reproduzir... pode-se deduzir que entalhes de chamas em preto, são de "estilo gótico"... (colou :?:) :parede::mrgreen:
Prieto 4x4
18/04/2008, 15:45
Soldier
Não é por nada, mas você esta virando uma "muambeiro" de mão cheia.
É Scoop, "porta treco" de porta, volantes, buzinas, cintas para pneus......
Outro dia estava até querendo trazer um Niva inteiro do Paraguai :putz::putz::putz:
Como seria a fusão?:pensativo:
Muanniveiro?
Nivascate? ( é Niveiro com mascate, hein )
:-D:-D:-D
Soldier
Não é por nada, mas você esta virando uma "muambeiro" de mão cheia.
É Scoop, "porta treco" de porta, volantes, buzinas, cintas para pneus......
Outro dia estava até querendo trazer um Niva inteiro do Paraguai :putz::putz::putz:
Como seria a fusão?:pensativo:
Muanniveiro?
Nivascate? ( é Niveiro com mascate, hein )
:-D:-D:-D
KKKKKKKKKKKKK.... essa foi ótima :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Vc não sabe da melhor... achei uns chaveiros em acrílico com o logotipo da Lada e o nome Niva... estou discutindo o preço com o fornecedor e logo vou divulgar aqui tb... será que o povo vai gostar :?:
hahahaha... o povo do escritório deve tá pensando que eu fiquei louco... não consigo parar de rir... kkkkkkkkk... Nivascate :mrgreen::mrgreen::mrgreen: KKKKKKK
[]s :mrgreen:
Prieto 4x4
18/04/2008, 16:09
É dois "chaveiro".....um Real!!!
Calça Lee.......Calça Levis (lembra disso?)
:lol::lol::lol:
paulofelix
18/04/2008, 16:14
Cara, o volante do Prieto é o do Corcel!!! (sacanagem, brincadeirinha).
Qualquer que seja o volante, no momento meu desafio é achar um Niva...
[]'s
Prieto 4x4
18/04/2008, 16:20
Corcel II, mas é mais bonito que de Brasilia.....
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Calça Lee.......Calça Levis (lembra disso?)
:lol::lol::lol:
Ô se lembro... Calça Lee, Calça Levis, US Top... na Sé, na XV de Novembro... rsrsrs :mrgreen:
Corcel II, mas é mais bonito que de Brasilia.....
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Sou mais o da Brasília... rsrs! Mas acho mais bonito aquele da Variant antiga...
Aparentemente ele tem uns detalhes de funilaria para fazer - mas também esperar um carro perfeito acho que não seria muito razoável.
[]'s
Paulo, não se empolgue ao escolher um carro, escolha com a cabeça, e não com o coração! JAMAIS compre um carro usado sem vê-lo com boa luz DO DIA (as lâmpadas enganam!), fazê-lo funcionar e rodar com ele!
Aonde está este Niva? Tem anúncio ou fotos na Internet?
O Volante do 99 é igual ao do 98, e é bastante difícil de se encontrar. Talvez você ache o do 95, que é usado também na perua Laika. É bom, espumado e confortável.
GARCIA/SP
18/04/2008, 17:08
:pensativo: Os volantes originais, anteriores a 95 creio eu, são iguais a esse do Renato... e diferentes dos mais novos como o seu ou dos do Laika ou da Samara.
:putz: Quanto aos entalhes "góticos" me refiro ao estilo e não "à que" eles querem reproduzir... pode-se deduzir que entalhes de chamas em preto, são de "estilo gótico"... (colou :?:) :parede::mrgreen:
Soldier!
Este não é do meu Niva...peguei essa foto na net...
Márcio Magalhães
18/04/2008, 17:49
Paulo,
Se decidiu pelo Niva mesmo, escolha com o coração, não com a cabeça!
Se eu falar que ela vai doer de qualquer jeito, vão me tacar pedra aqui! Hehehe...
Fanáticos de plantão: é brincadeirinha, heim?!
[]´s,
Eduardo Campos
04/06/2008, 22:03
Vejam o site www.natal4x4.com.br (http://www.natal4x4.com.br)
Vejam o site www.natal4x4.com.br (http://www.natal4x4.com.br)
:shock: Eu vi... e :?::?::?::?::?:
Ah é... bonito site o do Cassiano :mrgreen:
[]s confusos :rolleyes:
fsoaresi
05/06/2008, 01:23
Dicas para ajudar outros leigos como eu, para avaliar o NIVA na hora da compra:
http://www.niva4x4.com.br/Antes%20de%20comprar/antes%20comprar.htm
É normal existir um pouco de vibração nas alavancas da caixa de reduzida, mas fique atento a excessos. Avalie a condição em baixas e “altas” velocidades, normalmente as vibrações se acentuam numa faixa bem definida. Faça o teste também arrancando com o carro em subidas, observando se o carro não chacoalha inteiro. Lembre-se, é comum existir um pouco de vibração, porem nada muito acentuado.
Convém testar também com o carro parado. Posicione a alavanca da reduzida em neutro, engrene o carro ate a quarta marcha e verifique se ocorre excesso de vibrações em altas rotações.
Clique aqui (http://www.niva4x4.com.br/manutencao/vibracao.htm)e saiba mais sobre vibrações nas alavancas do Niva.
Dirija o Niva em uma rua plana, acelere e tire o pé abruptamente. A alavanca de marchas não deve pular sozinha para ponto morto. Faça isso em todas as marchas, observando também se as marchas não raspam excessivamente quando engatadas.
Com o carro desligado, deixe a alavanca da reduzida em neutro, e verifique se todas as marchas engatam e desengatam satisfatoriamente, mesmo sem pisar na embreagem. Exceto a marcha ré.
Teste o funcionamento da redução dirigindo o carro em primeira macha reduzida e logo após sem a reduzida acionada, você deve perceber claramente a diferença. Procure também subir com o carro em morro ou algo similar, você notará que com a reduzida acionada o carro ganha força.
Teste o funcionamento do bloqueio. É comum certa dificuldade para acionar e desacionar a alavanca de bloqueio. Uma vez engatada luz amarela acesa, dirija em linha reta e observe a existência de barulhos ou estalos na aceleração e desaceleração do carro. Não esqueça de desbloquear o carro após o teste.
Quanto à funilaria do Niva, verifique primeiramente o estado geral do carro quanto a batidas fortes e pontos de ferrugem aparentes.
Atenção também para os seguintes pontos:
Assoalho próximo à caixa de reduzida e cambio. Trincas acentuadas ou sinais de solda nessas regiões podem indicar que o carro foi solicitado alem dos limites ou é consequencia de vibração acentuada. Foto 1 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00113.jpg) e 2 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00108.jpg)
Verifique o estado da lataria da parede corta fogo do lado do motorista. E possível que
vazamentos de fluido de freio e embreagem antecipem a ferrugem naquela região.
Inspecione por fora e por dentro do carro, retirando os carpetes caso necessário.
Inspecione o alojamento da bateria, também costuma apodrecer.
Verifique cuidadosamente a condição das longarinas do Niva. Elas não devem estar
excessivamente tortas e é desejável que sejam da mesma cor do carro. Desconfie de
Nivas pretos por baixo, talvez estejam bem podres. Foto 3 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00111.jpg) e 4 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00112.jpg)
Verifique o estado geral das borrachas dos párabrisas e portas, principalmente pra ver se
não há ferrugem próxima a elas.Verifique também se não há massa plástica na parte de
baixo da porta.
Verifique se o local que fixa a caixa de direção não esta trincado (São três parafusos de
fixação). Movimente o volante para cima e para baixo, ele não deve parecer solto. Fotos 5 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00118.jpg)
A direção do Niva deve ser avaliada com o carro em movimento. Não deve ser muito
pesada nem ter muita folga. Procure andar em vários Nivas e sentir o comportamento.
Na hora de avaliar a saúde do motor e da carburação o ideal é consultar um mecânico de confiança.
Caso o Niva já tenha motor AP instalado, informe-se qual kit de adaptação foi utilizado, os mais comuns e testados são os do Estilo Off Road ( Rogério ) e da Erosão Off Road.
Fique atento a:
Proximidade do motor com a parede corta fogo.
Interferências ( ex.: Carcaça do motor ou cambio encostando na lataria, etc..)
Instalação da ventoinha elétrica
Sistema de arrefecimento funcionando adequadamente
Vibração da caixa de transferencia
Chicotes elétricos
Coletor de descarga e escapamento (o ideal é o conjunto ser compatível ao motor utilizado)
Com relação ao consumo combustível, deve ser no mínimo 5km/l na cidade. Tudo depende do motor, condição da carburação, pneus, etc.. Meu Niva faz 9km/l, aferidos na cidade.A embreagem do Niva não é dura nem pesada pois seu funcionamento é hidráulico, porem se comparada a um carro de passeio será evidentimente um pouco pior. Observe se não existe vazamento de fluido pelo cilindro inferior . Foto 6 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/haste-embreagem.jpg)
Após a compra, me convenci em colocar o Kit c/ comando esportivo Aerocar (de que o Gil tanto faz propaganda), e trocar o carburador pelo Webber.
Dicas para ajudar outros leigos como eu, para avaliar o NIVA na hora da compra:
É normal existir um pouco de vibração nas alavancas da caixa de reduzida, mas fique atento a excessos. Avalie a condição em baixas e “altas” velocidades, normalmente as vibrações se acentuam numa faixa bem definida. Faça o teste também arrancando com o carro em subidas, observando se o carro não chacoalha inteiro. Lembre-se, é comum existir um pouco de vibração, porem nada muito acentuado.
Convém testar também com o carro parado. Posicione a alavanca da reduzida em neutro, engrene o carro ate a quarta marcha e verifique se ocorre excesso de vibrações em altas rotações.
Clique aqui (http://www.niva4x4.com.br/manutencao/vibracao.htm)e saiba mais sobre vibrações nas alavancas do Niva.
Dirija o Niva em uma rua plana, acelere e tire o pé abruptamente. A alavanca de marchas não deve pular sozinha para ponto morto. Faça isso em todas as marchas, observando também se as marchas não raspam excessivamente quando engatadas.
Com o carro desligado, deixe a alavanca da reduzida em neutro, e verifique se todas as marchas engatam e desengatam satisfatoriamente, mesmo sem pisar na embreagem. Exceto a marcha ré.
Teste o funcionamento da redução dirigindo o carro em primeira macha reduzida e logo após sem a reduzida acionada, você deve perceber claramente a diferença. Procure também subir com o carro em morro ou algo similar, você notará que com a reduzida acionada o carro ganha força.
Teste o funcionamento do bloqueio. É comum certa dificuldade para acionar e desacionar a alavanca de bloqueio. Uma vez engatada luz amarela acesa, dirija em linha reta e observe a existência de barulhos ou estalos na aceleração e desaceleração do carro. Não esqueça de desbloquear o carro após o teste.
Quanto à funilaria do Niva, verifique primeiramente o estado geral do carro quanto a batidas fortes e pontos de ferrugem aparentes.
Atenção também para os seguintes pontos:
Assoalho próximo à caixa de reduzida e cambio. Trincas acentuadas ou sinais de solda nessas regiões podem indicar que o carro foi solicitado alem dos limites ou é consequencia de vibração acentuada. Foto 1 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00113.jpg) e 2 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00108.jpg)
Verifique o estado da lataria da parede corta fogo do lado do motorista. E possível que
vazamentos de fluido de freio e embreagem antecipem a ferrugem naquela região.
Inspecione por fora e por dentro do carro, retirando os carpetes caso necessário.
Inspecione o alojamento da bateria, também costuma apodrecer.
Verifique cuidadosamente a condição das longarinas do Niva. Elas não devem estar
excessivamente tortas e é desejável que sejam da mesma cor do carro. Desconfie de
Nivas pretos por baixo, talvez estejam bem podres. Foto 3 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00111.jpg) e 4 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00112.jpg)
Verifique o estado geral das borrachas dos párabrisas e portas, principalmente pra ver se
não há ferrugem próxima a elas.Verifique também se não há massa plástica na parte de
baixo da porta.
Verifique se o local que fixa a caixa de direção não esta trincado (São três parafusos de
fixação). Movimente o volante para cima e para baixo, ele não deve parecer solto. Fotos 5 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/DSC00118.jpg)
A direção do Niva deve ser avaliada com o carro em movimento. Não deve ser muito
pesada nem ter muita folga. Procure andar em vários Nivas e sentir o comportamento.
Na hora de avaliar a saúde do motor e da carburação o ideal é consultar um mecânico de confiança.
Caso o Niva já tenha motor AP instalado, informe-se qual kit de adaptação foi utilizado, os mais comuns e testados são os do Estilo Off Road ( Rogério ) e da Erosão Off Road.
Fique atento a:
Proximidade do motor com a parede corta fogo.
Interferências ( ex.: Carcaça do motor ou cambio encostando na lataria, etc..)
Instalação da ventoinha elétrica
Sistema de arrefecimento funcionando adequadamente
Vibração da caixa de transferencia
Chicotes elétricos
Coletor de descarga e escapamento (o ideal é o conjunto ser compatível ao motor utilizado)
Com relação ao consumo combustível, deve ser no mínimo 5km/l na cidade. Tudo depende do motor, condição da carburação, pneus, etc.. Meu Niva faz 9km/l, aferidos na cidade.A embreagem do Niva não é dura nem pesada pois seu funcionamento é hidráulico, porem se comparada a um carro de passeio será evidentimente um pouco pior. Observe se não existe vazamento de fluido pelo cilindro inferior . Foto 6 (http://www.niva4x4.com.br/imagens/Antes%20de%20comprar/haste-embreagem.jpg)
Após a compra, me convenci em colocar o Kit c/ comando esportivo Aerocar (de que o Gil tanto faz propaganda), e trocar o carburador pelo Webber.
Caramba, eis aí um verdadeiro tratado sobre a compra de um Niva, é bom copiar e guardar!
Quanto ao carburador, melhor importar um original russo, é novo e custa quase o mesmo que um Weber (usado, novo não existe, e se houver, é caríssimo!), sem que haja necessidade de qualquer adaptação. Veja em http://www.ladaparts.ru/, clique no ícone da bandeira brasileira e seja atendido pelo Jossano!
BACALHAU
05/06/2008, 15:10
...
Quanto ao carburador, melhor importar um original russo, é novo e custa quase o mesmo que um Weber (usado, novo não existe, e se houver, é caríssimo!) ...
WEBER 460 para Escort 1.6 CHT Álcool NOVO
R$ 592,00 ( Código Padre Cícero: 411.919)
Padre Cícero Auto Peças
Fortaleza - CE
(pecicero@pecicero.com.br)
Em São Paulo provavelmente mais barato.
Original russo, segundo Jossano, em 18/03/08, R$ 600,00.
O motivo de minha preferência pelo carburador para carro a álcool é os 25% de álcool na nossa gasosa. Quanto tempo um carburador a gasolina russo, não preparado para funcionar com álcool na gasolina vai durar sem apresentar corrosão?
Peças de reposição...
WEBER 460 para Escort 1.6 CHT Álcool NOVO
R$ 592,00 ( Código Padre Cícero: 411.919)
Padre Cícero Auto Peças
Fortaleza - CE
(pecicero@pecicero.com.br)
Em São Paulo provavelmente mais barato.
Original russo, segundo Jossano, em 18/03/08, R$ 600,00.
O motivo de minha preferência pelo carburador para carro a álcool é os 25% de álcool na nossa gasosa. Quanto tempo um carburador a gasolina russo, não preparado para funcionar com álcool na gasolina vai durar sem apresentar corrosão?
Peças de reposição...
Bacalhau, compre correndo, o preço aqui em São Paulo (se for encontrado um carburador Weber novo!) deve estar em torno de R$2.000! Compre, nem que seja para revender com lucro para um paulista! :mrgreen::mrgreen:
Em tempo: eu paguei por meu carburador russo, com o dólar a R$2,00, cerca de R$550,00. Com o dólar mais barato, este preço deveria estar mais baixo!
BACALHAU
06/06/2008, 01:01
... Em tempo: eu paguei por meu carburador russo, com o dólar a R$2,00, cerca de R$550,00. Com o dólar mais barato, este preço deveria estar mais baixo!
Gil, sinceramente estou decepcionado com você. Imaginei que você fosse uma pessoa inteligente, mas enganei-me. :putz:
Que diabo de lógica é essa? Que raciocínio mais torto. Só porque tem um carro russo acha que é europeu? :roll:
Pense comigo. Siga o meu raciocínio. Se não entender, não se preocupe, eu faço um desenho. :mrgreen:
Brasil, país sul-americano cuja capital, segundo a maioria dos estadunidenses, é Buenos Aires. Nesse país, também conhecido como a República das Bananas, quando, em tempos recentes, o Dólar subia, todos os preços em Reais subiam, mas que, atualmente com o Dólar caindo, os preços em Reais, também... continuam subindo. Este fato é claramente demonstrado nos meios financeiros tupiniquins como Teorema de Viágras. Ou você não tem acompanhado nos noticiários o preço do barril de petróleo, óleo de soja, pão, massas, feijão, arroz,carne, peças do Niva, ...
Há um mês atrás paguei a saca de milho com 60 kg, R$ 38,00, hoje paguei R$ 42,00, aumento de 10,5%. Uma corrida de moto-táxi dentro deste C* de mundo, quero dizer, município era, há 30 dias, R$ 1,00, hoje R$ 1,50. Ah, só aumentou R$ 0,50, direis vós. Nada disso, aumentou 50%. O pãozinho custava 5 por R$ 1,00, hoje 4 por R$ 1,00, aumento de 25%.
Antes os preços subiam porque o Dólar subia, hoje os preços sobem porque...
E você vem dizer que hoje o preço do tal carburador russo deveria estar mais barato porque o Dólar está mais barato? Aquele preço, R$ 600,00, foi em março. Hoje não sei se está mais caro mas duvido que esteja mais barato.
Bem, acho que você já me conhece o sufuciente para saber que o que eu escrevi aí em cima sobre você foi uma brincadeira, porém, o restante serve para mostrar que neste nosso país, lógica é uma coisa que, na maioria das vezes, não existe.
Um carburador por R$ 2.000,00 ? Nem sei o que dizer.:parede:
Zabumbas repletos de indignação
Gil, sinceramente estou decepcionado com você. Imaginei que você fosse uma pessoa inteligente, mas enganei-me. :putz:
Que diabo de lógica é essa? Que raciocínio mais torto. Só porque tem um carro russo acha que é europeu? :roll:
Pense comigo. Siga o meu raciocínio. Se não entender, não se preocupe, eu faço um desenho. :mrgreen:
Brasil, país sul-americano cuja capital, segundo a maioria dos estadunidenses, é Buenos Aires. Nesse país, também conhecido como a República das Bananas, quando, em tempos recentes, o Dólar subia, todos os preços em Reais subiam, mas que, atualmente com o Dólar caindo, os preços em Reais, também... continuam subindo. Este fato é claramente demonstrado nos meios financeiros tupiniquins como Teorema de Viágras. Ou você não tem acompanhado nos noticiários o preço do barril de petróleo, óleo de soja, pão, massas, feijão, arroz,carne, peças do Niva, ...
Há um mês atrás paguei a saca de milho com 60 kg, R$ 38,00, hoje paguei R$ 42,00, aumento de 10,5%. Uma corrida de moto-táxi dentro deste C* de mundo, quero dizer, município era, há 30 dias, R$ 1,00, hoje R$ 1,50. Ah, só aumentou R$ 0,50, direis vós. Nada disso, aumentou 50%. O pãozinho custava 5 por R$ 1,00, hoje 4 por R$ 1,00, aumento de 25%.
Antes os preços subiam porque o Dólar subia, hoje os preços sobem porque...
E você vem dizer que hoje o preço do tal carburador russo deveria estar mais barato porque o Dólar está mais barato? Aquele preço, R$ 600,00, foi em março. Hoje não sei se está mais caro mas duvido que esteja mais barato.
Bem, acho que você já me conhece o sufuciente para saber que o que eu escrevi aí em cima sobre você foi uma brincadeira, porém, o restante serve para mostrar que neste nosso país, lógica é uma coisa que, na maioria das vezes, não existe.
Um carburador por R$ 2.000,00 ? Nem sei o que dizer.:parede:
Zabumbas repletos de indignação
Pois é, a memória dos tempos de superinflação ainda está viva em muitas pessoas, acho que o pessoal, só de ouvir falar em aumento da inflação, já resolveu, por sua conta, aumentar os preços!
O aumento da saca de milho ainda dá para entender, a cotação do milho aumentou mundialmente. O mesmo aconteceu com o trigo, que está em falta, fazendo com que o pão aumente. Mas o que justifica o aumento da corrida do moto-táxi e outros aumentos injustificados (o do carburador inclusive!)?
Há expectativa de aumento na inflação mundial, só espero que a situação não saia de controle! Pessoalmente, sou otimista, somos gatos escaldados, não queremos a volta daqueles nada saudosos tempos! :discordo::discordo::discordo:
fsoaresi
07/06/2008, 13:49
Isto sempre foi algo que não entendi. Cada vez mais o governo autoriza colocar álcool na gasolina.
Para os carros novos que podem sair de fábrica considerando isto, não tem problema. Mas, para os antigos e importados, como fica? O Niva faz parte destas duas últimas categorias.
Em relação ao carburador do Niva tenho outra questão: Com o tempo alguns mais eficientes e modernos apareceram no mercado, não vale a pena sempre substituir o do Niva pela economia e eficiência? Contradizendo isto, encontrei um proprietário de Niva que colocou um carburador VW e depois de um acerto na regulagem, disse que consegue chegar fácil aos 9Km/l.
Esta questão vai levar a outras: o que deveria sempre ser substituído no Niva aproveitando a tecnologia disponível, levando em consideração o custo benefício? Mas, acho que isto é pergunta sem resposta.
...O motivo de minha preferência pelo carburador para carro a álcool é os 25% de álcool na nossa gasosa. Quanto tempo um carburador a gasolina russo, não preparado para funcionar com álcool na gasolina vai durar sem apresentar corrosão?
Peças de reposição...
BACALHAU
07/06/2008, 23:14
Isto sempre foi algo que não entendi. Cada vez mais o governo autoriza colocar álcool na gasolina.
Para os carros novos que podem sair de fábrica considerando isto, não tem problema. Mas, para os antigos e importados, como fica? O Niva faz parte destas duas últimas categorias.
Em relação ao carburador do Niva tenho outra questão: Com o tempo alguns mais eficientes e modernos apareceram no mercado, não vale a pena sempre substituir o do Niva pela economia e eficiência? Contradizendo isto, encontrei um proprietário de Niva que colocou um carburador VW e depois de um acerto na regulagem, disse que consegue chegar fácil aos 9Km/l.
Esta questão vai levar a outras: o que deveria sempre ser substituído no Niva aproveitando a tecnologia disponível, levando em consideração o custo benefício? Mas, acho que isto é pergunta sem resposta.
Meu camarada Soares.
Desta vez vou começar pelo fim. Eu, do alto da minha ignorância, penso diferente. Tem respostas sim, muitas e diferentes umas das outras. Vai depender da ótica de cada um.
O nosso grande Gil é fã do carburador original russo. Está contente com o dele e não tem nada de errado nisso. Talvez, não o conheço bem para afirmar isso, ele seja adepto a manter a originalidade do seu NIVA, embora eu creia que ele não seja um fundamentalista nesta questão, haja visto que ele adaptou o comando da Aerocar, do qual ele também é fã.
Como "fundamentalista" eu defino aqueles proprietários de carros que os matêm como eles saíram de fábrica, de um pára-choques ao outro. Todas as peças substituídas têm que ser identicas às originais, mesmo os mais escondidos parafusos. Estes proprietários não se preocupam em melhorar o desempenho de seus carros, se isso significa mudanças nos mesmos.
Outros são radicais. Mudam, sem nenhum escrúpulo, motores, caixas, suspensões, rodas, caixas, diferenciais e até a aparência do veículo. Seja para melhorar o desempenho de suas máquinas para atender as suas necessidades, seja para dar o seu toque pessoal.
Não sou ninguém para dizer que este está certo e aquele errado. Cada um tem seu time, sua orientação política, sua religião, sua opção sexual ou seu gosto por automóveis. Cada um com o seu cada um. E sejam todos felizes.
Eu, particularmente, penso da seguinte maneira: O meu NIVA saiu de fábrica a cerca de 16 anos, com um carburador que não planejado para usar 25% de álcool misturado à gasolina, tanto em termos de desempenho como de resistência à corrosão. Se existem hoje carburadores que eu posso adaptar que melhorem o desempenho e que sejam mais resistentes à corrosão causada pelo álcool, então porque manter o original?
Então, meu caro, analise o que você quer. Se quer um carro para curtir, seja um passeio, uma trilha, uma ida ao shopping, levar os filhos para a escola, viajar sem maiores problemas e quer tentar melhorar algo que você considere deficiente, seja o desempenho, o consumo, freios ou qualquer outro item, arregasse as mangas e seja feliz. Só tome o cuidado ao fazer quaisquer alterações com consiência do que está fazendo, afinal é a sua segurança e de quem está em volta que tem que vir em primeiríssimo lugar.
Agora se você quer manter o seu veículo de forma a daqui alguns anos ser digno de ostentar um bela placa preta e de exibí-lo orgulhoso para os seus netos e amigos, brilhante e reluzente no fundo de sua garagem, tudo bem também. Afinal o carro é seu.
O mais importante é você ser feliz. Fazer aquilo que lhe dá prazer.
Só não esqueça, ao fazer modificações, compartilhá-las conosco, dando certo ou não.
A propósito, esse carburador VW que você viu em um NIVA, era em um motor original? Que carburador era?
Zabumbas originais
Antes de mais nada, seja muito cauteloso com estas medições, há muitos que não sabem como fazer uma medição de consumo corretamente, acham que é só encher o tanque, rodar e encher novamente, que a medição foi feita. Este sistema de medição está muito sujeita a erros, o correto, para ter maior precisão, é:
encher sempre o tanque (há aqueles que mandam colocar R$XX,XX, depois rodam e colocam novamente RXX,XX, e assim por diante). Já vi gente escrever que rodou por uma semana com R$YY,YY de combustível, como se os R$ fossem uma medida de volume de gasolina... A gasolina se mede em litros! :shock:
estabelecer um critério ao encher o tanque (eu sempre peço para encherem até a segunda parada do automático) e segui-lo sempre;
encher várias vezes o tanque, de preferência no mesmo posto, para poder ter várias medições e tirar uma média, que será bem mais precisa do que apenas uma medição
Quanto ao carburador VW, pode até trazer economia, mas seu desempenho deverá ser pífio, já que tem apenas um estágio e é um carburador menos sofisticado que os de duplo estágio. É o mesmo que reduzir a giglagem, pode até gastar menos, mas também não anda... :-?
BACALHAU
08/06/2008, 16:15
Maneira prática, precisa e de metodologia semelhante à usada em avaliação de consumo utilizada pelas revistas especializadas e pelo INMETRO.
Pega-se um recipiente de volume reduzido, pode-se utilizar uma garrafa PET de 2 litros. Passa-se uma mangueira pela tampa através de um furo feito na mesma. Ao lado deste furo deverá ser feito outro menor, para a entrada de ar. Essa mangueira deverá ser de plástico transparente, semelhante àquelas que muita gente usa para ligar a bomba de combustível, filtro, carburador e deverá ter comprimento suficiente para chegar dentro do carro no banco do carona. A ponta da mangueira deverá atingir o fundo da garrafa e a outra ponta na entrada da bomba de combustível. Coloca-se um ou dois litros de gasolina na garrafa e pede-se para um zequinha ficar segurando a mesma.
Após esvaziar-se a cuba do carburador, bastando para isso deixar o motor funcionando até parar, conecta-se a mangueira da garrafa PET à entrada da bomba de combustível, liga-se novamente o carro e anda-se com o mesmo até esvaziar a garrafa e o motor parar por falta de combustível. Anota-se a distância marcada no odômetro parcial, que havia sido previamente zerado, no momento em que o motor parou e não quando o carro imobilizou-se.
A única diferença em relação aos testes de laboratório, além dos materiais serem mais sofisticados do que um zequinha, garrafa PET, etc., é conectado ao carro uma roda semelhante à de uma bicicleta ligada a um odômetro aferido, para uma maior precisão da distância.
Claro que dependendo de onde e como for feito o teste, pista plana, subida, descida, altitude do local, peso do veículo, peso do pé do motorista, estado do filtro de ar/velas/carburador, estrada, cidade, tipo/dimensão dos pneus, giro do motor na mudança das marchas, etc., o consumo vai mudar.
Agora, amigo Gil, só não entendi a sua frase, que reproduzo abaixo:
"Quanto ao carburador VW, pode até trazer economia, mas seu desempenho deverá ser pífio, já que tem apenas um estágio e é um carburador menos sofisticado que os de duplo estágio. É o mesmo que reduzir a giglagem, pode até gastar menos, mas também não anda..."
Talvez esse carburador VW a que você se refere seja o do Fusca, uma vez que a VW tem vários tipos de carburador, inclusive com dois estágios.
Em relação a esse ponto, vale lembrar que o segundo estágio só é acionado acima de 80 km/h, aproximadamente. Na minha Quantum AP 2.0, desliguei o segundo estágio e não senti nenhuma perda de potência. Só quando eu passo dos 80km/h é que ela passa a beber mais (8 km/l contra 10,5 km/l a 80km/h) e não vai além de 110, 120 km/h. Mas como a velocidade que eu ando é limitada pelo estado das estradas por aqui...:parede:, oitentinha tá bom.
Continuo achando válido a instalação de um carburador nacinal, de carro a álcool (por ser niquelado) e com giglagem adequada ao NIVA. A questão é saber qual o melhor? W460? O Flugêncio parece-me já testou vários. E aí, "cumpade", poderia nos partilhar as suas experiências nesse assunto?
Segundo Mauro Rossi, da SBA Carburadores: "O correto é o Weber 460 Cht difusor 24/25 Gasolina."
Opinião compartilhada pelo Gilberto Perrella, da Aerocar, que, no entanto não mencionou os difusores.
fsoaresi
08/06/2008, 20:28
Hoje fui ver um Niva que estava na minha lista a um tempão. Este NIVA também tinha o carburador VW, era um Solex de kombi e fuscão 1600.
Este carburador não tinha dois estágios, e quem fez esta adptação é o antigo sócio do Cláudio, o tal da loja perto de Maricá que ficou com o estoque de NIVAs da Qualidade. A adaptação é simples, ele tem uma base que se aparafusa no lugar do carburador original, esta base tem uma só saida com fixação para o Solex.
De acordo com o dono - que para completar colocou um filtro esportivo -, o carro não perdeu potência é mais economico e ainda tem a vantagem de custar menos da metade do Webber, aliais, ele tirou o Webber que tinha (eu vi o carburador) para colocar este por insistência do mecânico (acho que é Cunha o nome do mecânico. Ele abriu uma oficina perto da do Cláudio quando se separaram), e ficou satisfeito.
Ah! O motor era original sim.
...... A propósito, esse carburador VW que você viu em um NIVA, era em um motor original? Que carburador era?
Zabumbas originais
Maneira prática, precisa e de metodologia semelhante à usada em avaliação de consumo utilizada pelas revistas especializadas e pelo INMETRO.
Pega-se um recipiente de volume reduzido, pode-se utilizar uma garrafa PET de 2 litros. Passa-se uma mangueira pela tampa através de um furo feito na mesma. Ao lado deste furo deverá ser feito outro menor, para a entrada de ar. Essa mangueira deverá ser de plástico transparente, semelhante àquelas que muita gente usa para ligar a bomba de combustível, filtro, carburador e deverá ter comprimento suficiente para chegar dentro do carro no banco do carona. A ponta da mangueira deverá atingir o fundo da garrafa e a outra ponta na entrada da bomba de combustível. Coloca-se um ou dois litros de gasolina na garrafa e pede-se para um zequinha ficar segurando a mesma.
Após esvaziar-se a cuba do carburador, bastando para isso deixar o motor funcionando até parar, conecta-se a mangueira da garrafa PET à entrada da bomba de combustível, liga-se novamente o carro e anda-se com o mesmo até esvaziar a garrafa e o motor parar por falta de combustível. Anota-se a distância marcada no odômetro parcial, que havia sido previamente zerado, no momento em que o motor parou e não quando o carro imobilizou-se.
A única diferença em relação aos testes de laboratório, além dos materiais serem mais sofisticados do que um zequinha, garrafa PET, etc., é conectado ao carro uma roda semelhante à de uma bicicleta ligada a um odômetro aferido, para uma maior precisão da distância.
Claro que dependendo de onde e como for feito o teste, pista plana, subida, descida, altitude do local, peso do veículo, peso do pé do motorista, estado do filtro de ar/velas/carburador, estrada, cidade, tipo/dimensão dos pneus, giro do motor na mudança das marchas, etc., o consumo vai mudar.
Agora, amigo Gil, só não entendi a sua frase, que reproduzo abaixo:
"Quanto ao carburador VW, pode até trazer economia, mas seu desempenho deverá ser pífio, já que tem apenas um estágio e é um carburador menos sofisticado que os de duplo estágio. É o mesmo que reduzir a giglagem, pode até gastar menos, mas também não anda..."
Talvez esse carburador VW a que você se refere seja o do Fusca, uma vez que a VW tem vários tipos de carburador, inclusive com dois estágios.
Em relação a esse ponto, vale lembrar que o segundo estágio só é acionado acima de 80 km/h, aproximadamente. Na minha Quantum AP 2.0, desliguei o segundo estágio e não senti nenhuma perda de potência. Só quando eu passo dos 80km/h é que ela passa a beber mais (8 km/l contra 10,5 km/l a 80km/h) e não vai além de 110, 120 km/h. Mas como a velocidade que eu ando é limitada pelo estado das estradas por aqui...:parede:, oitentinha tá bom.
Continuo achando válido a instalação de um carburador nacinal, de carro a álcool (por ser niquelado) e com giglagem adequada ao NIVA. A questão é saber qual o melhor? W460? O Flugêncio parece-me já testou vários. E aí, "cumpade", poderia nos partilhar as suas experiências nesse assunto?
Segundo Mauro Rossi, da SBA Carburadores: "O correto é o Weber 460 Cht difusor 24/25 Gasolina."
Opinião compartilhada pelo Gilberto Perrella, da Aerocar, que, no entanto não mencionou os difusores.
Esse modoi de medição é muito bom, semelhante ao das buretas, utilizado por diversas oficinas e pela imprensa especializada. Entretanto, é mais trabalhoso e peca por medir apenas um pequeno período e um percurso específico, enquanto o sistema que eu recomendei mede o uso normal, no dia-a-dia.
Quanto ao carburador VW, de fato, eu entendi que o cidadão se referia ao carburador de um só estágio utilizado nos Fuscas, e adaptado em alguns Nivas.
Graaande Bacalhau, não acho correto desligar o segundo estágio, já dirigi carros em que o segundo estágio não funcionava (por defeito), e o resultado não é bom, o carro não rende e, devido ao seu baixo desempenho, acabamos por pisar mais forte no acelerador, aumentando o consumo. este talvez não seja o caso específico de sua qauntum, visto que o motor 2000 movido a álccol é bastante potente, o que provavelmente faz com que o segundo estágio não faça muita falta. Já num niva, carro pesado e "amarrado", além de ter menor cilindrada e de ter um motor de baixo desempenho (visando a maior durabilidade), acho que o resultado seria bem diferente.
Quanto ao fato de o Giba (Aerocar) recomendar os caburadores Weber 460, trata-se, sem dúvida, do fato de serem este carburadores mais conhecidos no nosso mercado. Além disso, àquela época, não havia a facilidade hoje existente de se importar um carburador russo original.
BACALHAU
09/06/2008, 00:09
Gil, corrigindo...
Graças a Deus a minha Quantum é a gasolina, porque senão ia ter que abastecê-la com cachaça, o único "álcool" que é vendido por aqui, e como vende, já que os postos daqui só vendem Diesel e gasolina. E como disse, não senti nenhuma perda de desempenho com o segundo estágio inativo, uma vez que o mesmo só atua acima de 80 km/h, o que as estradas daqui não permitem. Aí sim, se eu pisar a bicha bebe. Se eu andar a 80km/h o consumo fica em 10,5 km/l, a 100 km/h já passa a comer com farinha, cai para 8 km/l. :parede:
Fora isso, nenhuma alteração. Ou seja, o segundo estágio permite uma velocidade final maior e nada econômica, uma vez que mais combustível é injetado. A diferença é que você atinge essa velocidade final, apartir dos 80 km/h, mais rápido.
Pelo menos foi essa a informação de um cara que só mexe com carburadores, em Fortaleza, me explicou e outro em Salvador confirmou.
Em relação ao que você escreveu: "Quanto ao fato de o Giba (Aerocar) recomendar os caburadores Weber 460, trata-se, sem dúvida, do fato de serem este carburadores mais conhecidos no nosso mercado. Além disso, àquela época, não havia a facilidade hoje existente de se importar um carburador russo original."
Gil, sei que você é fã dos carburadores russos, mas "àquela época" foi agora em fevereiro deste ano. De lá para cá não mudou nada em termos de importação. :mrgreen:
Zabumbas
...Fora isso, nenhuma alteração. Ou seja, o segundo estágio permite uma velocidade final maior e nada econômica, uma vez que mais combustível é injetado. A diferença é que você atinge essa velocidade final, apartir dos 80 km/h, mais rápido.
Pelo menos foi essa a informação de um cara que só mexe com carburadores, em Fortaleza, me explicou e outro em Salvador confirmou.
Em relação ao que você escreveu: "Quanto ao fato de o Giba (Aerocar) recomendar os caburadores Weber 460, trata-se, sem dúvida, do fato de serem este carburadores mais conhecidos no nosso mercado. Além disso, àquela época, não havia a facilidade hoje existente de se importar um carburador russo original."
Gil, sei que você é fã dos carburadores russos, mas "àquela época" foi agora em fevereiro deste ano. De lá para cá não mudou nada em termos de importação. :mrgreen:
Zabumbas
Quanto à explicação de seu especialista em carburadores, acredito que a diferença seja esta mesmo, mas esta diferença é importantíssima em ultrapassagens, por exemplo, ou seja, trata-se de uma questão de segurança.
De modo geral, acho válido o cidadão instalar um carburador de um só estágio, se achar que com isso irá economizar combustível. Entretanto, haverá um preço a pagar por isso (não existe almoço grátis! :mrgreen:), que será uma grande piora no desempenho de um carro que já tem um desempenho sofrível. Mas o pior é que, depois de instalado o tal do carburador, muitos começam a reclamar do Niva, dizendo que o mesmo não sai do lugar, e, quando é exigido, consome muito... :parede::parede::parede:
Não sou fã dos carburadores russos, e sim da simplicidade de tirar um carburador e instalar o outro, sem necessidade de quaisquer trabalho de adaptação.:concordo::palmas:
Mas fui mal interpretado, :putz: quando escrevi "àquela época", eu estava me referindo à época em que o Giba criou o kit Performance, e isto não foi em Fevereiro deste ano :discordo:, e sim há vários anos (eu fiquei conhecendo o kit em 2.000, mas ele já existia há algum tempo). Naquela época (1.999 ou 2.000, não sei), não havia a facilidade de importação de peças russas pela Internet, tal qual existe hoje. :D
fsoaresi
09/06/2008, 20:53
Já que começaram a falar de potência: será que não tem nada nos NIVAS de fora (Europa) que podemos colocar nos nossos (já me inclui no grupo) para melhorar a performance?
Os donos de antigos NIVAS na Europa devem ter as mesmas questões, no entanto, com possibilidades maiores do que as nossas, certo?
O que este NIVA tem debaixo do capô?
http://br.youtube.com/watch?v=s-yNe7Qypi4
Dependendo do NIVA que encontrar vou pensar nas alterações, mas, gostaria de ter um carro confortável, para ninguém falar que é um pé de boi e desmerecê-lo.
A solução do ar que o Bacalhau postou num outro tópico, já tinha ouvido de um dono de NIVA aqui no Rio, isto eu acho ser inevitável para um carro carioca. A outra é o gás por causa do consumo nos passeios de longa distância. O resto é maquiagem, como bancos de couro que pretendo colocar.
Fica faltando o motor, como conseguir mais potência? O Kit Aerocar está na lista por causa disto.
shuther4x4
09/06/2008, 23:07
O 2º estágio abre de acordo com a rotação do motor, pelamordedeus, e não com a velocidade, ou seja ele pode abrir a 0km/H (exemplo) se você der uma acelerada em ponto morto, bem como estar a 120 com ele fechado (5ª) (Não num niva, claro). De qualquer forma seu funcionamento é importante pra quando precisar daquela forcinha extra (não é grana extra do magazine luiza não, mas essa também ajuda).
Abraços!
BACALHAU
09/06/2008, 23:59
O 2º estágio abre de acordo com a rotação do motor, pelamordedeus, e não com a velocidade, ou seja ele pode abrir a 0km/H (exemplo) se você der uma acelerada em ponto morto, bem como estar a 120 com ele fechado (5ª) (Não num niva, claro). De qualquer forma seu funcionamento é importante pra quando precisar daquela forcinha extra (não é grana extra do magazine luiza não, mas essa também ajuda).
Abraços!
Concordo, concordo. Mas aí você já está forçando a barra. Sob condições normais de temperatura e pressão (do pé do mautorista), ele começa a funcionar (o 2º estágio) lá pelos 80 km/h.
Agora, eu simplesmente não sinto nenhuma falta do 2º estágio na Quantum. Se eu preciso fazer uma ultrapassagem, reduzo de 5ª para 4ª e rapidinho chego nos 110/120 km/h, estando a 80 km/h. Isso com dois ocupantes mais um cilindro de GNV vazio :parede: que pesa uns 80 kg.
Podem achar pouca velocidade, mas as estradas daqui não são iguais às do Sudeste e isso para um carro ano 93 que não é um compacto nem um sedã, está bom demais.
Edu Niller
12/06/2008, 16:05
Amigao... vc tem q ver exatamente para o que vc vai utilizar o carro.. os colegas bem maisss experientes ae ja disseram tudo.. só posso afirmar uma coisa.. que tow muito feliz com meu Niva Créu.. e ate o momento ele ta atendendo minhas expectativas.. tirando o gasto.. que achei q ia ser menos p preparar p rally... mas... é um carro macho!!!!!!!!!!
Abraçao!!!!!!
shuther4x4
12/06/2008, 23:58
Concordo, concordo. Mas aí você já está forçando a barra. Sob condições normais de temperatura e pressão (do pé do mautorista), ele começa a funcionar (o 2º estágio) lá pelos 80 km/h.
Juro que não entendi o "forçando a barra". Isso vai depender da marcha que você estiver. De quinta numa quantum como citado (e com acelerador no totó), o 2º estágio nem deu sinal de vida ainda (o motor nessa condição está murmurando só), e vai demorar a dar.....
Abraços.
amigos
Vou meter meu bedelho nesse topico :)
O bura da Russia é muito bom, na verdade melhor que o webber 460... o problema é que muitos mecanicosdetonaram os buras existentes e o que sobrou foi muita sucata.
Quanto a corrosão, saliento que os materiais mais novos sao resistentes a corrosao pelo alcool, ainda mais pela tendencia mundial de acicionar alcool a gasolina... entao corrosao nao é o grande problema.
Ouvi gente falando que usas bura a alcool para rodar na gasolina... isso é um grande erro, pq as galerias do bura a alcool sao diferentes que as da gasolina e ai o consumo fica maior... enfim, nao foi feito para trabalhar com gasolina.
Eu particularmente acho uma coisa muito estranha usar o bura da combi ou da brasilha... etc no Niva.... lembren-se que os motores 1600 tinham 2 carburadores.... e ai as pessoas pegam 1 bura e colocam no Niva e dizem que ficou "bom"... é um tanto quanto extranho.
Quanto a preço, quero informar que a uns tempos atras um bura novo e original na russia custava 98 dolares...... agora um bura custa 150 dolares portanto mesmo o dolar baixando o valor venal da peça subiu 50%.... entao a logica nem sempre é facil.
Quem quiser um bura novo, basta entrar no site www.ladaparts.ru e ver por si so os precos em dolar.
Minha funçao na lada parts é ajudar o comprador, fazer com que ele compre o correto, entao todas as compras do Brasil vao passar pela minha mao.
saliento tb que o comprador nao paga nada a mais pelo meu serviso, que me paga é a lada parts.... sao os russos
abracos a todos
Jossano
Jossano,
Além deste custo, existe a incidência de impostos? E o custo do frete?
Um abraço,
Jfranck:concordo:
Camarada
Na pagina principal do site da ladaparts tem um icone em portugues e nele tem uma tabela de precos de frete
para um carburador, o frete sai por volta de 80 dolares para chegar em 30 dias
no Brasil so vai pagar imposto se vc abusar muito. certa vez eu trouxe 8 carburadores numa caixa e ai me pegaram... mas tb abusei né
para so um bura ou coisas pequenas e variada nao pega nada de imposto
abracos
Jossano
Camarada
Na pagina principal do site da ladaparts tem um icone em portugues e nele tem uma tabela de precos de frete
para um carburador, o frete sai por volta de 80 dolares para chegar em 30 dias
no Brasil so vai pagar imposto se vc abusar muito. certa vez eu trouxe 8 carburadores numa caixa e ai me pegaram... mas tb abusei né
para so um bura ou coisas pequenas e variada nao pega nada de imposto
abracos
Jossano
Eu comprei dois carburadores russos, ambos foram entregues em minha casa, sem impostos adicionais.
Acho que deveríamos prestigiar o site russo, no que diz respeito a peças não-urgentes (para elas temos nossos tradicionais fornecedores, que também precisam sobreviver) e que não sejam frágeis, pois, ao que parece, o pessoal na Rússia ainda não sabe o que é proteger as mercadorias para que não quebrem durante o transporte. Meus dois carburadores chegaram com pequenos danos, devido aos "bons tratos" durante o transporte da Rússia até aqui, pois estavam pessimamente embalados, a despeito de minha solicitação para que embalassem as peças cuidadosamente. Esta minha solicitação tinha razão de ser, pois eu já soube de lanternas traseiras que chegaram em migalhas, entre outras barbaridades.
Acredito que, com o Jossano coordenando os pedidos, a tendência é de que eles passem a tomar maior cuidado ao embalar as peças (Jossano, pooooor favor, fale a respeito com eles, o interesse é deles, o mercado aqui existe e não é pequeno!).
Gil.
Trabalhar com a ladaparts foi um convite deles... e uma das minhas condicoes foi que meus clientes no Brasil deveriam estar 100% satisfeitos.
Realmente é muito desgastante a mercadoria viajar mais de 15mil km e chegar no Brasil..... o segredo é fazer pedidos de coisas leves e coisas pesadas separadamente... nada de misturar engrenagens e lentes... por melhor que seja embalado pode chegar quebrado.
teve caixa minha que chegou molhada...ensopada
abracos
Jossano
emtsuhako
26/06/2008, 18:02
Jossano, eu não estou satisfeito, pois ainda não recebi as peças de acabamento que vc me prometeu... :( Tá de mal comigo, é??? Hehehe!!! Diz, receberei ou não essas peças de acabamento? E, por acaso, vc consegue o regulador de voltagem original? Se sim, qto custa com frete?
BACALHAU
26/06/2008, 19:41
amigos
Vou meter meu bedelho nesse topico :)
O bura da Russia é muito bom, na verdade melhor que o webber 460... o problema é que muitos mecanicosdetonaram os buras existentes e o que sobrou foi muita sucata.
Quanto a corrosão, saliento que os materiais mais novos sao resistentes a corrosao pelo alcool, ainda mais pela tendencia mundial de acicionar alcool a gasolina... entao corrosao nao é o grande problema.
Ouvi gente falando que usas bura a alcool para rodar na gasolina... isso é um grande erro, pq as galerias do bura a alcool sao diferentes que as da gasolina e ai o consumo fica maior... enfim, nao foi feito para trabalhar com gasolina.
Eu particularmente acho uma coisa muito estranha usar o bura da combi ou da brasilha... etc no Niva.... lembren-se que os motores 1600 tinham 2 carburadores.... e ai as pessoas pegam 1 bura e colocam no Niva e dizem que ficou "bom"... é um tanto quanto extranho.
Quanto a preço, quero informar que a uns tempos atras um bura novo e original na russia custava 98 dolares...... agora um bura custa 150 dolares portanto mesmo o dolar baixando o valor venal da peça subiu 50%.... entao a logica nem sempre é facil.
Quem quiser um bura novo, basta entrar no site www.ladaparts.ru (http://www.ladaparts.ru) e ver por si so os precos em dolar.
Minha funçao na lada parts é ajudar o comprador, fazer com que ele compre o correto, entao todas as compras do Brasil vao passar pela minha mao.
saliento tb que o comprador nao paga nada a mais pelo meu serviso, que me paga é a lada parts.... sao os russos
abracos a todos
Jossano
Como não tenho a habilidade:parede: do Googleman Luciano SHAKALL para enfeitar as citações, vou repetir o que foi escrito em azul.
O bura da Russia é muito bom, na verdade melhor que o webber 460...
Baseado em quê você diz isso? Fundamente a sua alegação com dados técnicos.
A "tendência" mundial ainda não chegou às linhas de montagem européias, se é que se pode chamar de tendência o falatório que existe sobre o assunto. O Brasil com a sua produção de álcool combustível que mal atende o mercado interno e os EUA que ainda estão engatinhando no uso do seu álcool a partir do milho. Na Europa, nada de concreto a respeito, se não já teriam carros bi-combustíveis (álcool/gasolina) por lá. Então, dúvido, que o fabricante dos carburadores originais tenham alterado a sua linha de produção. Provem-me o contrário.
Quanto ao fato de serem utilizados "materiais mais novos" resistentes à corrosão, diga-me, que materiais são esses? Um carburador destinado ao funcionamento com álcool combustível passa por um tratamento onde ele é revestido com uma liga ("niquelado") que o torna MENOS vulnerável à corrosão provocada por aquele combustível. A sua aparência externa é muito diferente. Ele é brilhoso, quase prateado. Com certeza, se o fabricante ou a própria Lada tiessem alterado a construção desses carburadores, teriam apregoado isso. No entanto, a aparência dos mesmo continua exatamente igual, não é?
Como carros carburados estão fadados á extinção, sendo a produção de carburadores voltada apenas para reposição, NENHUM fabricante de carburadores vai mudar a sua linha de produção afim de melhorar o que já existe, principalmente em um país (Rússia) que não está nem aí para alguns renitentes proprietários de Ladas que ela deixou na mão até quando ainda vendia carros aqui (Brasil), o que dirá agora. E quando o assunto por lá é álcool, só interessa se for vodka (que significa naquela língua "agüinha").
Você afirma ainda "então corrosão não é o grande problema". Corrosão causada pelo álcool continua sendo um grande problema até nos veículos que são fabricados para o uso desse combustível. Ou será que a Rússia inventou uma liga metálica secreta imune a isso?
Mostre-me essa diferença. Exceto o revestimento anticorrosivo comentado acima, o que muda é a "gligagem" que faz a regulagem da passagem de ar e combustível. Ou seja, pega-se um carburador a álcool, coloca-se os giglês indicados para o uso na gasolina, faz-se a regulagem e pronto. Não melhora nem piora o desempenho do carro, mas, faz com que seja mais resistente à corrosão causada pela gasolina com 25% de álcool. Experiência própria, desde que começaram a adicionar cachaça na gasosa.
Coisas estranhas vemos todos os dias. Muitas delas aqui no Fórum. Algumas funcionam muito bem. Neste tópico mesmo tem a descrição do camarada que colocou o carburador VW e se diz satisfeito.
Nem todos os carburadores VW 1600 eram dupla carburação. Tive um Fusca 1600, original, com apenas um carburador e chegava fácil a 140 km/h. Tudo bem, eu sei que um Fusca é bem mais leve que um NIVA. Nunca usei esse carburador no NIVA para falar. Convido a quem já fez a experiência a se pronunciar.
A esse respeito, a minha pergunta: E quem paga aos russos?
Resposta: Nós. Complementando... ( "Quanto a preço, quero informar que a uns tempos atras um bura novo e original na russia custava 98 dolares...... agora um bura custa 150 dolares portanto mesmo o dolar baixando o valor venal da peça subiu 50%.... entao a logica nem sempre é facil.") Precisa dizer mais? "Não existe almoço grátis", frase atribuída ao economista estadunidense Milton Friedman, para definir este aspecto.
Caro Jossano, por favor não considere as minhas palavras como um ataque pessoal. Nem tenho motivos para isso, uma vez que nem o conheço. Tudo o que sei a seu respeito foram alguns comentários que li neste Fórum como sendo uma pessoa que procura ajudar a quem quer importar peças para nossos russinhos.
Se você veste a camisa da empresa que o contratou, muito bem.
Pelo meu lado, procuro ser crítico em tudo o que chega até a mim. Sou contrário a apologias ou críticas infundadas.
No mais, se você possui argumentos concretos para rebater os meus pontos de vista, diante do que expus, sou todo ouvidos (olhos).
Zabumbas
Bom camarada
É bom ser cetico. mas tb é bom crer sem ver
Vamos la as suas indagações.
1 - O bura Russo novo é melhor que o webber 460 pelo projeto (que é webber) é pelo fato que é novo... vendi varios buras e os relatos falam em 10 km/l na estrada... se alguem tem um bura Russo novo por favor conte sua experiencia. Outro detalhe muito importante, o bura do niva foi projetado para o regime de trabalho do motor dele. O ciclo termodinamico do motor do niva é diferente do CHT do escort.. entao deve receber alimentacao diferente e fluxos diferentes para diferentes rotacoes.
2 - corrosão: eu ja abri inumeros buras russos e ja vi milhoes de coisas bizarras feitas por mecanicos, agora corrosao que comprometesse o bura, eu vi em poucos... outra coisa mesmo a gasolina pura tem uma fração de umidade que tb correm. Entao os buras russo que eu comprei eram de aluminio (normamlmente no brasil sao de antimonio) e o aluminio é muito mais resistente a corrosao que o antimonio.
3 - bura a alcool tem galerias diferentes e formato dos ventures diferentes, pois a gasolina tem uma densidade e o alcool outra.. se os liquidos tem densidade diferente os regimes hidrodinamicos sao diferentes. Portanta a diferença de um bura a alcool para gasolina nao é so o recobrimento de cromo/niquel... a olhos leigos nota-se apenas a diferença de brilho... mas os olhos leigos nao enchegam a ciencia por tras da engenharia. Agora te mostrar a diferença, so ao vivo. Se sua logica de so regular e trocar gicles for verdade entao coloca um bura de 6 canecos de opala numa mobilete e acerta no gicle.
4 - Coisas extranhas - cada um faz a bizarrice que quiser... que coloque bura de mobilete com gigle de 147... eu ja nao ligo para essas coisas, antes me incomodava. Mas aconselho que as pessoas leiam e estudem antes de fazer qualquer coisa..... basta um dizer que o bura do fusca faz 16km/l que ja vai uma legiao fazendo isso sem sequer saber como funcio um bura.
bom gente eu acho que é isso
abracao a todos
Jossano
emtsuhako
26/06/2008, 20:23
QUEEEEEEEEEEEEEEEERO!!! É meu, ninguém tasca!!! Manda já que te pago ontem!!! Hehehe!!! Ops... qual o seu e-1/2 mesmo?
Bom camarada
É bom ser cetico. mas tb é bom crer sem ver
Vamos la as suas indagações.
1 - O bura Russo novo é melhor que o webber 460 pelo projeto (que é webber) é pelo fato que é novo... vendi varios buras e os relatos falam em 10 km/l na estrada... se alguem tem um bura Russo novo por favor conte sua experiencia. Outro detalhe muito importante, o bura do niva foi projetado para o regime de trabalho do motor dele. O ciclo termodinamico do motor do niva é diferente do CHT do escort.. entao deve receber alimentacao diferente e fluxos diferentes para diferentes rotacoes.
2 - corrosão: eu ja abri inumeros buras russos e ja vi milhoes de coisas bizarras feitas por mecanicos, agora corrosao que comprometesse o bura, eu vi em poucos... outra coisa mesmo a gasolina pura tem uma fração de umidade que tb correm. Entao os buras russo que eu comprei eram de aluminio (normamlmente no brasil sao de antimonio) e o aluminio é muito mais resistente a corrosao que o antimonio.
abracao a todos
Jossano
Sobre este dois itens eu posso opinar!
1 - Eu já usei dois Weber 460, ambos foram ótimos enquanto não entupiram, o primeiro meia hora após a sua instalação, o segundo cinco minutos após sua instalação.
Não me venham contar que estão usando o 460 há anos sem problemas, eu não estou criticando o 460, e sim relatando minhas experiências com eles!
Em ambos os casos, os entupimentos ocorreram devido ao fato de o carburador estar se desmanchando, sendo que as suas partículas causavam os entupimentos.
Quando instalei o carburador russo novo, senti imediatamente uma enorme melhora de desempenho de meu Niva 95, em relação ao desempenho anterior, com um carburador russo usado. O carro passou a andar muito mais, consumindo menos. E isto não deveria ser uma surpresa, pois é o que a lógica manda.
2 - Eu já vi muitos carburadores originais russos usados, nos mais variados estados, fosse em meu carro, fosse no Wilson, mas jamais vi um carburador corroído pelo álcool. Acredito que isto se deva, como explica o Jossano, ao fato de serem os carburadores russo feitos em alumínio, material bem mais nobre (e caro!) que o antimônio e/ou Zamak utilizado nos carburadores nacionais.
Marcio Rossetto
26/06/2008, 21:16
:concordo: Sr. Gil , realmente agora vc falou a verdade .
O meu carbura 2e alcool que equipa meu Niva ap , a cada 2 meses tenho que desmontar e limpar e não esta corroido .
Carburador é uma peça muito muito precisa e tem uma vida útil limitada .
Carburador bom é carburador novo , não adianta recondicionar , pois os furinhos internos continuam semi- entupidos .
O grande problema é que eu não encontro novo por menos de R$ 1500,00 .
Diante disso estou pensando em Injetar o meu Niva , mas também fica caro .
De repente o carburador russo novo serve no meu ap 2.0 , será que não ? Alterando algumas giclagens .
:concordo: Sr. Gil , realmente agora vc falou a verdade .
O meu carbura 2e alcool que equipa meu Niva ap , a cada 2 meses tenho que desmontar e limpar e não esta corroido .
Carburador é uma peça muito muito precisa e tem uma vida útil limitada .
Carburador bom é carburador novo , não adianta recondicionar , pois os furinhos internos continuam semi- entupidos .
O grande problema é que eu não encontro novo por menos de R$ 1500,00 .
Diante disso estou pensando em Injetar o meu Niva , mas também fica caro .
De repente o carburador russo novo serve no meu ap 2.0 , será que não ? Alterando algumas giclagens .
No seu caso, acho que instalar a i.e. é a melhor solução. Deve haver usada no mercado, e os resultados (economia, desempenho, valorização futura) compensam.
BACALHAU
26/06/2008, 21:43
Galera, eu jamais comparei um carburador russo NOVO, com um carburador "seja ele qual for" USADO.
Jamais disse que o carburador russo era PIOR ou MELHOR que outro carburador.
Também não estou comparando o preço de um carburador Webber 460 NOVO é um pouco mais barato que um carburador NOVO original do NIVA. Pouca diferença mas é. Vejo pelo lado da facilidade de encontrar peças de reposição mais facilmente e encontrar quem o conserte adequadamente.
Um carburador Webber 460 eu compro diretamente no balcão da loja e só pago se ele não estiver quebrado, pois, segundo palavras do Gil e do Jossano, a Lada, aparentemente, não tem competência nem para embalar adequadamente suas encomendas para uma viagem de sei lá quantos mil km.
Agora quanto a dizer que dois carburadores Webber entupiram porque estavam desmanchando, não cabe nem comentários. Afinal o carburador original do Gil (do NIVA) também não prestava porque estava velho e talvez mal tratado. É que nem eu, também já não estou mais funfando como quando tinha 20 anos. Ninguém vai dizer que está com um Webber 460 ou qualquer outro, INCLUSIVE original sem ter problemas. Se fosse assim, ninguém precisaria trocar de carburador. Existe desgaste, existe vida útil.
Não estou desmerecendo este ou aquele. O meu objetivo em procurar "nacionalizar" ao máximo que eu puder no Pangaré é devido qualidade/confiabilidade, preço e facilidade de peças/mão-de-obra.
Também, sr. Jossano, eu jamais mencionei algo parecido com a colocação de um "bura de 6 canecos de opala numa mobilete e acerta no gicle". Achei essa sua comparação um tanto infeliz. Estamos aqui debatendo idéias de forma respeitosa e, no meu caso, procurando adquirir um pouco mais de conhecimento. Como acho que ficou claro no que eu escrevi, referia-me a colocar um carburador a álcool em um motor de mesmas características fundamentais. Ou seja, marca, potência, número de cilindros, enfim, experiências que eu já realizei algumas vezes em carros que eu tive em que precisei trocar o carburador. Acertos esses que foram feitos por um cidadão que só trabalha com carburadores há muitos anos. Experiências, aliás, muito bem sucedidas.
Em momento algum fui desrespeitoso ou ridicularizei quem quer que fosse. Gosto muito de brincar e aceito brincadeiras, mas, sou intolerante a deboche.
Busco aqui, além do conhecimento, soluções para problemas que não são exclusivamente meus. Se falei besteira ou cometi algum erro, agradeço as correções feitas de maneira adequada. (p.ex.: Não sabia que o carburador russo era feito em alumínio.)
Repito, não estou desmerecendo de forma alguma o carburador russo e ainda não está descartada a possibilidade de vir a comprar um, se isso for o mais conveniente às minhas necessidades. Todavia, como pretendo alterar algumas características do motor do meu NIVA, inclusive a potência do mesmo (ainda em estudos), não sei qual seria o carburador mais adequado.
No mais, espero que continuemos com o elevado espírito de cooperação que sempre foi uma característica marcante deste Fórum.
Receba o meu cordial zabumba.
Bacalhau
Desculpe se fui agressivo, mas eu respondi no mesmo tom do seu texto. Eu senti um certo deboche e nao curti. Mas se foi impressao minha, deixamos de lado isso e vamos trabalhar.
Marcio,
O maior bura que tem na Russia (que eu conheco) é para motor do niva 1.7... eu nao acredito que fique bom num motor 2.0. mesmo mexendo na giclagem
Se vc me permite uma dica, entra nesse site: www.carbunovo.com
O cara faz um trabalho fantastico e pode ser a soluçao do seu problema. Eu tinha um bura 460 a alcool e o cara refez e ficou surpreendente o trabalho
Edison
Meu email é jossano@gmail.com aguardo contato
abracao a todos
Jossano
Galera, eu jamais comparei um carburador russo NOVO, com um carburador "seja ele qual for" USADO.
Jamais disse que o carburador russo era PIOR ou MELHOR que outro carburador.
Também não estou comparando o preço de um carburador Webber 460 NOVO é um pouco mais barato que um carburador NOVO original do NIVA. Pouca diferença mas é. Vejo pelo lado da facilidade de encontrar peças de reposição mais facilmente e encontrar quem o conserte adequadamente.
Um carburador Webber 460 eu compro diretamente no balcão da loja e só pago se ele não estiver quebrado, pois, segundo palavras do Gil e do Jossano, a Lada, aparentemente, não tem competência nem para embalar adequadamente suas encomendas para uma viagem de sei lá quantos mil km.
Agora quanto a dizer que dois carburadores Webber entupiram porque estavam desmanchando, não cabe nem comentários. Afinal o carburador original do Gil (do NIVA) também não prestava porque estava velho e talvez mal tratado. É que nem eu, também já não estou mais funfando como quando tinha 20 anos. Ninguém vai dizer que está com um Webber 460 ou qualquer outro, INCLUSIVE original sem ter problemas. Se fosse assim, ninguém precisaria trocar de carburador. Existe desgaste, existe vida útil.
Não estou desmerecendo este ou aquele. O meu objetivo em procurar "nacionalizar" ao máximo que eu puder no Pangaré é devido qualidade/confiabilidade, preço e facilidade de peças/mão-de-obra.
Receba o meu cordial zabumba.
Grande Bacalhau, acho que é preciso esclarecer algumas coisas.
Não sei como é o mercado de carburadores por aí, mas, aqui em São Paulo, um carburador novo é rarissississississimo, verdadeira mosca de olhos azuis vesga :mrgreen:. Tempos antes de comprar o Niva 95, eu encontrei um carburador Weber 460 novo, em uma loja de peças daquelas beeeem antigas. O cara queria R$2.500,00 reais pelo carburador!!! :shock::shock::shock:
Não creio que esta situação tenha se alterado, e sei que um carburador reformado (o que, no meu entender, não existe, é apenas um carburador usado no qual foi dado um "tapa", pois, como bem sabemos e você destacou, desgaste é desgaste, no caso de um carburador, não há milagres possíveis) custa cerca de R$300-400. Portanto, um carburador novo russo a R$500 é alto negócio, verdadeira pechincha, e, se eu tivesse um carro nacional carburado e estivesse precisando de um carburador, provavelmente traria um russo e alteraria a giglagem, para poder usá-lo neste carro. Este carburador, embora seja fabricado pela Autovaz, não é por ela fornecido, e sim pela Lada Parts, uma empresa independente, que não tem, pelo que eu sei, nenhum vínculo com a Autovaz. A peça danificada no transporte foi reposta, recebi-a pelo correio, algum tempo depois de reclamar, portanto são corretos.
O carburador anterior de meu Niva estava velho, porém não maltratado, funcionava corretamente, porém não rendia com o comando Aerocar, e seu consumo era excessivo. Aliás, está guardado, para uma eventual emergência, pois ainda funciona.
Quanto às peças de reposição para o carburador russo, existe um de kit de juntas e vedações, facílimo de serem encontrado. Caso seja necessário trocar um bico injetor ou um giglê, é só procurar no mercado, são iguais aos que existem nos carburadores nacionais (é claro que, no caso dos giglês, é necessário encontrar a medida correta), tanto que eu já usei, há algum tempo, giglês de um velho carburador miniprogressivo Weber, para fazer experiências no meu antigo carburador Lada.
Obviamente, a opção de usar um 460 é válida, principalmente se, de fato, você conseguir uma peça nova a um bom preço, como você mencionou. Mas lembre-se que será necessário descobrir qual a melhor relação de giglagem (4 giglês e duas flautas para serem combinados em "n" variações, trabalho para chinês nenhum botar defeito...:mrgreen:), o que, no caso da compra do carburador russo, não será necessário, é só montá-lo em seu lugar. Aliás, há uma alteração a ser feita: trocar o giglê de combustível do primeiro estágio (107) por um 120, pois o 107 original não é indicado para nossa gasolina.
É isso aí, um abraço!
maanunes
27/06/2008, 17:44
Turma,
Obrigado e um abraço,
Paulo Felix
A caminho de um 4x4
1 - ainda tem muitos nivas rodando, quantos difícil saber
2 - Seguro só se for para terceiros, roubo nínguem faz e não é necessário
3 - Sim requer muita manutenção ( um carro com 15 anos ). Maiores cuidados na compra é com a lataria, transmissão e caixa.
4- Sim, adaptados do tipo gela-saco
5 - Para o dia-a-dia vai depender de você. Eu uso e gosto de usar, mas o carro é barulhento, beberrão e quente pra kct. Ele é confortável para um 4x4 e desconfortável para um carro.
[]s
paulo perere
27/06/2008, 17:53
comprei um carro desse e estou adorando!!!
é mais ou menos assim quem é é quem nao é o cabelo avoa !!!rsrsrs
comprei um carro desse e estou adorando!!!
é mais ou menos assim quem é é quem nao é o cabelo avoa !!!rsrsrs
Graaaaaaande Pererê!
Bem vindo ao fórum e muito boa sorte com sua viatura... :concordo:
BACALHAU
27/06/2008, 20:14
4- Sim, adaptados do tipo gela-saco
5 - Para o dia-a-dia vai depender de você. Eu uso e gosto de usar, mas o carro é barulhento, beberrão e quente pra kct. Ele é confortável para um 4x4 e desconfortável para um carro.
[]s
4 - Existem empresas que adaptam ar condicionados que ficam tão bons quanto o original. Usando o sistema de ventilação original de qualquer veículo. Já comentei sobre isto em outro tópico sobre este assunto. ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15308&page=7 ) #67
5 - Depende, há controvérsias. Pode-se buscar soluções para minimizar esses problemas.
Zabumbas
Rita de Cássia 4x4
27/06/2008, 21:24
Turma,
Obrigado e um abraço,
Paulo Felix
A caminho de um 4x4
Paulo, vc já comprou?
gostei dessa sua mensagem, tb estou interessada em niva e aqui já deram umas boas dicas. Ví que aqui no 4x4brasil tem alguns nivas interessantes a venda.
At.
Rita
Paulo, vc já comprou?
gostei dessa sua mensagem, tb estou interessada em niva e aqui já deram umas boas dicas. Ví que aqui no 4x4brasil tem alguns nivas interessantes a venda.
At.
Rita
Sei de dois bons Nivas aqui em São Paulo, um é grená, o outro é branco, ambos de particulares.
GARCIA/SP
28/06/2008, 00:26
Paulo, vc já comprou?
At.
Rita
Tinha um "filé" aqui em Sorocaba, mas o dono desistiu de vender :mrgreen::mrgreen:
emtsuhako
28/06/2008, 11:36
Na nossa terrinha, Sorocaba, vi dois Nivas brancos... nenhum dos dois é filé como o do Chedid e nem mosca de olhos azuis piscantes como o meu... rsrsrs... um o cara pede 11.000 e o outro 15.000... se te interessar, passo o telefone das lojas para vc, já que Piracicaba e pertinho de Sorocaba... se for final de semana, combina comigo que vamos juntos... o Marcão, da MacLada, tb vende Nivas... a última vez que passei lá ele tinha dois Nivas vermelhos e um branco para vender... um deles era do pai dele e tava muito bem-conservado...
fsoaresi
28/06/2008, 14:27
Vou "recolocar" a página de um site que ajuda a iniciantes (como eu) na avaliação de um NIVA:
GARCIA/SP
28/06/2008, 14:43
Paulo, vc já comprou?
At.
Rita
Rita, boa tarde...
Neste site: http://www.carropiracicaba.com.br/2006/#conteudo ,
vc encontrará alguns Nivas anunciados, em Piracicaba e região.
Boa sorte!:concordo:
Abs
Renato
Sorocaba
Rita de Cássia 4x4
29/06/2008, 17:52
Gil, Edson e Renato agradeço as dicas, mas estou com um em vista.
Abraços
Rita
emtsuhako
29/06/2008, 18:49
Gil, Edson e Renato agradeço as dicas, mas estou com um em vista.
Abraços
Rita
Olha a moça nos dispensando... rsrsrs... :mrgreen:
Marcelo Foad
15/07/2008, 17:02
Camaradas
Saudações...
Sou novo por aqui e gostaria de compartilhar com todos (que pretendo trocar muita informação) minha mais recente loucura.
Apos passar muito tempo namorando / desejando teu um NIVA, meu irmão me liga no meio da manha de ontem falando de um NIVA de barbada (91/92) encostado ha 02 anos.
Me perguntou o que eu achava...
COMPRA!!!!
Resultado, compramos o NIVA em parceria, sem nem andar nele, com várias coisas a fazer, ha dois anos encostado numa garagem, cheio de ferrugem por baixo, pneus murchos, painel rachado e por ai vai...
POREM TODO ORIGINAL.
Acredito que aqui encontrarei informações e parcerias nessa aventura que vem pela frente!!!
Um abraço a todos!!!!
Marcelo
Camaradas
Saudações...
Sou novo por aqui e gostaria de compartilhar com todos (que pretendo trocar muita informação) minha mais recente loucura.
Apos passar muito tempo namorando / desejando teu um NIVA, meu irmão me liga no meio da manha de ontem falando de um NIVA de barbada (91/92) encostado ha 02 anos.
Me perguntou o que eu achava...
COMPRA!!!!
Resultado, compramos o NIVA em parceria, sem nem andar nele, com várias coisas a fazer, ha dois anos encostado numa garagem, cheio de ferrugem por baixo, pneus murchos, painel rachado e por ai vai...
POREM TODO ORIGINAL.
Acredito que aqui encontrarei informações e parcerias nessa aventura que vem pela frente!!!
Um abraço a todos!!!!
Marcelo
Marcelo, seja bem vindo! Pela sua descrição, você vai ter a$$unto e diver$ão por um bom tempo, botando o Niva em pé! Boa sorte, conte conosco!
BACALHAU
15/07/2008, 19:19
Marcelo, seja muito benvindo. :concordo:
Aqui é que nem um hospício. Quanto mais malucos, melhor. Aqui só tem loucos por NIVA. Seja mais um deles.
Faça como eu: Comece desmontando... :mrgreen:
Agora, um conselho... Tome cuidado com as opiniões do pessoal de São Paulo. Sei não, mas é cada uma mais estranha do que a outra. Reparou nessa aí de cima? Botar o NIVA em pé ... Será que o Diva, no qual ele gaba-se de ter sentado, estava em pé? :shock: :mrgreen: :pensativo:
Tem também outro grupinho estranho de Sorocaba. Um tal de "Virados à Paulista". Dizem as más línguas que a marca registrada desse grupo é o escapamento "Hello Kitty" dos seus NIVAs. Depois ainda falam do pessoal do 019 e 053. Pura maldade.
Caso você tenha uma duvida é só gritar que, tenho certeza, não vai faltar gente para aumentá-las. :mrgreen:
Deixa eu correr que agora o que vão jogar não vai ser só pedra não.
Zabumbas de boas vindas do BACALHAU. Qualquer coisa, estamos aí.
Marcelo, seja muito benvindo. :concordo:
Aqui é que nem um hospício. Quanto mais malucos, melhor. Aqui só tem loucos por NIVA. Seja mais um deles.
Faça como eu: Comece desmontando... :mrgreen:
Agora, um conselho... Tome cuidado com as opiniões do pessoal de São Paulo. Sei não, mas é cada uma mais estranha do que a outra. Reparou nessa aí de cima? Botar o NIVA em pé ... Será que o Diva, no qual ele gaba-se de ter sentado, estava em pé? :shock: :mrgreen: :pensativo:
Tem também outro grupinho estranho de Sorocaba. Um tal de "Virados à Paulista". Dizem as más línguas que a marca registrada desse grupo é o escapamento "Hello Kitty" dos seus NIVAs. Depois ainda falam do pessoal do 019 e 053. Pura maldade.
Caso você tenha uma duvida é só gritar que, tenho certeza, não vai faltar gente para aumentá-las. :mrgreen:
Deixa eu correr que agora o que vão jogar não vai ser só pedra não.
Zabumbas de boas vindas do BACALHAU. Qualquer coisa, estamos aí.
VICHE!!!
Hoje o Bacalhau está inspirado, as zabumbas estão à solta!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
shuther4x4
16/07/2008, 21:22
Beleza, mais um forista!!!
Então, o importante é você não ligar pra algumas opiniões esdrúxulas, principalmente advindas de espécimes marinhas.
Aqui não tem louco não, e se tiver eu não conheço, tirando claro um peixe falante, digo, escrevente, que fica ladando, digo nadando pelos tópicos, com inveja da galera que sai pra tomar na rodinha (de chop, claro!!), comendo bacalhau, e colocando o papo em dia.!!!!
Um grande abraço!!!! (não vai querer beijo né!!!)
ps: não ligue pras brincadeiras heim!
comendo bacalhau...
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: :lol::lol:
Sem mais comentários...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
emtsuhako
17/07/2008, 08:12
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: :lol::lol:
Sem mais comentários...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Falando em comer bacalhau, vejam as várias maneiras que o Bacalhau gosta de ser comido... rsrsrs...
http://www.1001receitas.com/ (http://www.bacalhau.com.br/receitas.htm)
BACALHAU
17/07/2008, 15:09
:shock: ô gente ruim. Todo o mundo querendo comer um bacalhau, né?
Malvados.
Agora, Edson, só não gostei da sua brincadeira. Pô, não sabe brincar não brinca. Fala sério... :stop:
Tinha que mandar aquelas receitas E AINDA MAIS COM FOTOS?
Sacanagem mais sem graça. Além das saudades da terrinha, agora a barriga ficou roncando. :x
Vocês querem comer um bom bacalhau é só ir no mercado. O de São Paulo então... Agora por aqui só posso contentar-me com carne de sol e olhe lá. :cry:
Marcelo Foad
19/07/2008, 09:01
Caros,
Obrigado pela acolhida!!!
Com certeza aprenderei muito aqui...
Meu Nivinha ta agora no mecanico.
Hoje deve funcionar...
Depois de passada esta fase, vamos iniciar pelas rodas e pneus.
Reformas as rodas (pintar na real) e comprar pneus... dai vem a primeira duvida que estamos estudando aqui no forum.... qual pneu usar: Meu uso sera a principio 70 urbano/ 30 Off, sendo esse off misto entre praia e campo.
Bom sabado a todos!!!!!
Gustavo Niva
20/07/2008, 15:55
Marcelo,
pra areia o melhor são pneus largos e "lisos" (olhe os bugres)...
Acho que no teu caso o ideal seriam uns pneus 225/75/15 ou mais largos, 100% asfalto, ou um pouquinho mais "agressivos" pra rodar melhor na terra... o problema é que quando mais agressivo, mais vai cavar na areia...
Eu uso 215/80/16, 50% asfalto, 50% off (segundo o fabricante, pelo que me lembro, mas eu considero quase que 100% asfalto) e rodo um bocado na areia, sem nunca ter tido problemas...
emtsuhako
20/07/2008, 20:04
:shock: ô gente ruim. Todo o mundo querendo comer um bacalhau, né?
Malvados.
Agora, Edson, só não gostei da sua brincadeira. Pô, não sabe brincar não brinca. Fala sério... :stop:
Tinha que mandar aquelas receitas E AINDA MAIS COM FOTOS?
Sacanagem mais sem graça. Além das saudades da terrinha, agora a barriga ficou roncando. :x
Vocês querem comer um bom bacalhau é só ir no mercado. O de São Paulo então... Agora por aqui só posso contentar-me com carne de sol e olhe lá. :cry:
Bacalhau, vc é paulista, certo? Olha o que tá perdendo: http://www.bacalhauevinho.com.br/index.php
:twisted:
Marcelo Foad
23/07/2008, 09:20
Gustavo,
Valeu pela dica...
O Niva que comprei esta todo original, inclusive as rodas.
Na areia muito pouco vou rodar, agora asfalto e estrada de chão bastante (e ocasionalmente algumas trilhas de principiante).
Pensei em colocar o rodorural...
Gustavo,
Valeu pela dica...
Na areia muito pouco vou rodar, agora asfalto e estrada de chão bastante (e ocasionalmente algumas trilhas de principiante).
Foad, 70% asfalto e 30% off (mais ou menos isso :mrgreen:) é o meu uso... e utilizo os rodo rurul... não tenho reclamações...
Bem vindo e boa sorte com sua vtr :concordo:
BACALHAU
23/07/2008, 23:15
Bacalhau, vc é paulista, certo? Olha o que tá perdendo: http://www.bacalhauevinho.com.br/index.php
:twisted:
Paulista????? :discordo:
Nasci no Rio de Janeiro/RJ.
Mas, já nem sei de onde sou.
Só sei que de alma e coração.
Sou Lusitana PAIXÃO.
Obrigado pela dica do Bacalhau, Vinho & Cia, quando eu for a Sampa, SOU SEU convidado. :concordo:
shuther4x4
23/07/2008, 23:43
Sou Lusitana PAIXÃO.
Vai começar a boiolisse dinovo né Bacalhau!!!!!
Tome tento!!!!!
GARCIA/SP
24/07/2008, 00:47
Tome tento!!!!!
Vixi:putz:! Vai começar tudo de novo!:mrgreen::mrgreen:
Marcelo Foad
24/07/2008, 13:46
Ok Soldier, obrigado pela dica...
Valeu!!!
Gustavo Niva
24/07/2008, 18:05
Gustavo,
Valeu pela dica...
Marcelo, eu mencionei a areia porque é o que considero mais complicado... Mas, já que tu vai rodar pouco na areia, esquece isso... pra asfalto e bastante estrada de chão eu não usaria os rodorural... acho que o melhor seria um pneu com desenho menos agressivo e não muito grande... algo entre 175 e 205 no máximo... talvez... :)
[]s
.
fsoaresi
30/07/2008, 04:20
Só para reativar o tópico e ficar mais óbvio para os novatos a procura de um NIVA.
Prieto 4x4
30/07/2008, 14:20
Pessoal
Um camarada do forum, o Vanderlei4x4, está vendendo um Niva original por apenas R$ 9.500,00.
O carro está em Mogi das Cruzes / SP.
Quem se interessar entre em contato com ele e vejam os detalhes.
abs
Cesar
Tome tento!!!!!
Mas Shutter. Alguma restrição aos portugueses / descendentes? Ou é coisa sua e do Bacalhau? Se for desculpa não quero me meter (opa!).
hehehe
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
shuther4x4
31/07/2008, 00:32
Mas Shutter. Alguma restrição aos portugueses / descendentes? Ou é coisa sua e do Bacalhau? Se for desculpa não quero me meter (opa!).
hehehe
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
O problema não é se meter, mas tem de deixar os outros também!!!!! Coisa que o baca não aceitava!!!!!
Abraços lusitanos!!!!
O problema não é se meter, mas tem de deixar os outros também!!!!! Coisa que o baca não aceitava!!!!!
Abraços lusitanos!!!!
Dá pra fazer um fado com essa frescura toda.:parede:
:mrgreen:
Dá pra fazer um fado com essa frescura toda.:parede:
:mrgreen:
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: