Conectar

Ver Versão Completa : Pneus grandes estragam (muito) rolamentos e outras peças?

Daniel Engelbrecht
07/04/2008, 19:49
Pessoal,

pergunto aos mais sábios: podemos dizer que o impacto do uso de pneus maiores do que os originais é significativo sobre rolamentos, munhões e outros componentes mecânicos? Ou seja, a durabilidade dessas peças é muito afetada?

Tomando como exemplo um caso como o de um Samurai, cuja medida original é 205/75R15. É muito comum ver desses jipes usando pneus 225/75R15 ou 235/75R15. Pode-se dizer que é uma variação muito grande, capaz de abreviar a vida útil de rolamentos, munhões etc.?

ojaneri
08/04/2008, 14:55
Sim, causam impacto. Não tem como mensurar o quanto podem encurtar a vida útil, que depende do tipo de uso (geralmente quem usa pneu maior, também 'usa' o carro realmente no off-road).

No Troller por exemplo, é comum quebra do eixo entalhado do câmbio por pneus maiores. E fora semi-eixos, cruzetas, rolamentos, etc, etc para todos os carros com pneus fora da medida original.

Daniel Engelbrecht
08/04/2008, 16:55
Outro dia estive conversando com um representante da Michelin e ele disse ser aceitável uma diferença de tamanho de até 3% entre os pneus, ou seja, que poderia-se utilizar se medo um pneus até 3% mair do que a medida indicada para o veículo.
Isso signficava, segundo ele, no caso de um Samurai, poder utilizar sem prejuízo para outras peças, pneu até a medida 215/75R15.

Fabil
08/04/2008, 17:42
eu uso pneus 31" no meu samurai a pouco mais de um ano, encarando trilhas de todos os tipos... ainda nao precisei trocar nenhum rolamento..

mas é fato que reduz a vida util sim, nao só rolamentos mas todo o sistema de transmissao, direcao etc...

e tb vai muito do "pé" do sujeito... a regra é.. colocou pneu muito maior que o original?? comece a aliviar bastante o pé direito na trilha que dura mais..jhhehehe

T+

Daniel Engelbrecht
08/04/2008, 18:35
Creio que também haja uma influência significativa da qualidade do pneu utilizado, não acham? Um pneu recapado, com qualidade inferior a um original, também pode acelerar o desgaste das peças.

Fabil
08/04/2008, 18:56
a borracha em sí, sendo vagabunda ou de primeira linha nao mudará nada o desgaste de pecas mecanicas, EXCETO se o pneu recapado em questao nao der balanceamento... dai sim.. pneus constantemente desbalanceados detonam rolamentos, terminais de direcao, buchas etc..

T+

Sergio Rocha
08/04/2008, 19:37
Fazer trilha tb aumenta o desgate de TODOS os componentes.Andar no asfalto preserva.:mrgreen:

[]'

gnecchi
09/04/2008, 15:44
Fazer trilha tb aumenta o desgate de TODOS os componentes.Andar no asfalto preserva.:mrgreen:

[]'

:lol: :lol: :lol: :lol:
Isso mesmo usem seus jipes preparados para trilha somente no asfalto, assim ele fica preparado por mais tempo. :twisted: :twisted:
Não chuta o balde né Serjão !! :concordo:

[]'s

Andrejur
09/04/2008, 18:41

[]'

Preserva mesmo. Só não livra do "olho gordo" .
Também ver aquele jipão na rampa do shopping cheios de acessórios off road e aqueles pneuzões cascudos ninguem resiste. Aí bate uma invejazinha básica....
Por outro lado, ficar "ralando" um jipe assim todo "preparado" nas erosões cascudas e lamaçais cheios de dejetos de gado é coisa pra maluco...
Eu, heim, gastei tanto tempo e $$$$ "preparando" o jipe e agora vou correr o risco de "detonar" o brinquedo nessas doideiras de trilha.... Nem morto....

Eduardo Velo
09/04/2008, 20:07
Não é bem o uso de pneus maiores que originais que detonam tudo ...
Tem que levar em conta o peso do carro - se tiver mais leve que o original pode até abusar um pouco , e o uso - pneus mud muito usado em asflato com certeza vai detonar rolamentos , cruzetas , pivôs ... pneus que agarram muito em terreno muito seco pode detonar alguma coisa tb ... na lama , se ficar patinando , dificilmente vai detonar ...
Não uso pneus Mud faz um bom tempo , e acabaram as trocas antes do tempo de rolamentos , cruzetas , pivôs , freios ... Uso pneus 31" AT (pego muito mais estrada que trilha) , prefiro que fique patinando ... rsrs ... deixo o guincho sempre em bom estado e vamos pra trilha ...

Outra alternativa é fazer como o Andre ... deixar o bixão todo equipado só pra fazer inveja ... rsrs ... - colocar na trilha ... nem fud...

Sergio Rocha
09/04/2008, 20:55
:lol: :lol: :lol: :lol:
Isso mesmo usem seus jipes preparados para trilha somente no asfalto, assim ele fica preparado por mais tempo. :twisted: :twisted:
Não chuta o balde né Serjão !! :concordo:

[]'s

Não chutei o balde.:mrgreen:Só animei um pouquinho o tópico.:dance::dance:

[]':mrgreen:

alexborba
09/04/2008, 23:44
tive uma ranger americana 97/97 com pneus 265 ou 285, não me lembro agora. era bem street, diferente da maioria dos carros aqui, mas na hora de balancear e arrumar os nhec nhecs da suspensão, TODOS mecânicos me disseram que os pneus maiores fodiam tudo, que a suapensão não fora preparada para aguentar tamanha pressão (pneus mais largos) e peso (rodas de ferro estilosas) e que, se eu realmente quisesse arrumar de vez, teria que voltar para as rodas e pneus originais...

estou com uma vontade louca de trocar os 245/75/16 e colocar uns mais largos, mas tenho receio de: 1- perder a garantia e 2- começar a novela da suspensão de novo...

locomeubr
10/04/2008, 08:09
e se usar rodas de liga? vi umas magels reforçadas....acho q era modelo "kombat" nao tenho certeza......ajudaria?! é grande a diferença de peso da de ferro pra liga leve??..sera q nao compensaria a diferença de peso do pneu?!

vlww

leopoldo
10/04/2008, 08:51
Nessa história toda, temos 2 coisas que influenciam:

1- O DIAMETRO, que conforme aumenta, diminui a relação final fazendo que sempre seja necessário mais torque (acelerando) e então solicitando mais tudo entre a embreagem e a ponta de eixo. Quanto maior o DIA, mas susceptível de quebra. Neste caso as quebras serão por sobrecarga ou os trancos que vem das pequenas folgas que agora não são mais tão pequenas.

2- LARGURA, que força lateralmente os rolamentos, mangas e pontas de eixo. Muito já está discutido no tema "cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar". As quebras aqui são rolamentos por sobrecarga e quanto a mangas e semi-eixos, por fadiga, sobrecarga e combinação destes.

3- Os desbalanceamentos, quando não observados, agravam principamente o item 2, embora seja algo proporcional ao diametro.

Eduardo Velo
10/04/2008, 10:20
Nessa história toda, temos 2 coisas que influenciam:
1- O DIAMETRO ... 2- LARGURA ... .

Então podemos concluir que Pneu grande é igual cigarro ... faz mal , mas são vendidos livremente e quem quiser usar que assuma os riscos ... rsrs ...

JapaTroller
10/04/2008, 12:29
Então podemos concluir que Pneu grande é igual cigarro ... faz mal , mas são vendidos livremente e quem quiser usar que assuma os riscos ... rsrs ...

Assino em baixo!!!! Falou tudo , a verdade é essa! Como sempre na vida, pra ganhar de um lado na grande maioria das vezes se perde do outro!!!! hehehehe
Abraços

guilhermeabreu
17/05/2008, 12:34
PNEUS 33" OU MAIORES

Este é o título do tópico iniciado por mim no ENGESA .

Uso pneus 33" no meu ENGESA , já quebrei um semi-eixo e a roda caiu .

Recentemente , fui ao I ENCONTRO NACIONAL DO ENGESA em IBITIPOCA - MG. , e na véspera estourou um rolamento do semi-eixo , na véspera troquei o mesmo , lá em IBITIPOCA , o mesmo rolamento foi pro saco , troquei lá mesmo , na volta para casa no dia seguinte , estourou de novo , VOLTEI EM CIMA DE UM CAMINHÃO , prejuízo do fim de semana = R$1.600,00 , fora estadia .

JÁ COLOQUEI KIT DE EIXO FLUTUANTE NA TRASEIRA , agora espero não quebrar mais rolamento .

SUGIRO A TODOS QUE COLOCAREM PNEUS 33" OU MAIORES , " COLOCAR EIXO FLUTUANTE NA TRASEIRA . Acaba com o risco de partir o semi-eixo e a roda cair , protegendo vc e su família .

leopoldo
17/05/2008, 13:06
Guilherme, boa tarde,

Muito embora pneus maiores aumentam a possibilidade de quebra de componentes, e diminua a vida dos rolamentos e etc ....., sua taxa de falha está alta demais para ser atribuído simplesmente ao rolamento.

Mesmo se fosse rolamento marca ..... CoCoio :lol: !

Explique como exatamente seus rolamentos são removidos e instalados porque está parecendo falha de montagem.

Qualquer coisa, muito já foi discutido no tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

Na paginas 34 e 35 tem algo específico sobre o modelo de rolamento que vc usa.

CAVESO
17/05/2008, 13:57
Só pra manter o tópico entre os meus favoritos....:mrgreen:

guilhermeabreu
17/05/2008, 15:25
LEOPOLDO

Só uso ROLAMENTO das marcas TINKEN made in USA E KOYO made in JAPAN , na penultima montagem , não sei o que ocorreu , pois só andou 450 km e na última que foi lá em IBITIPOCA , o mecanico que montou , não prensou o anel trava até encostar no rolamento , o anel ficou +- uns 2 cm para chegar no rolamento , este foi o último motivo da quebra , MAS DE AGORA EM DIANTE NÃO QUEBRARÁ MAIS , POIS JÁ ESTOU COM EIXO TRASEIRO FLUTUANTE .

srgrande
17/05/2008, 18:35
Tenho mais de 200.000 km em Troller com pneu 33 e nunca estraguei um rolamento.

leopoldo
17/05/2008, 22:49
, o mecanico que montou , não prensou o anel trava até encostar no rolamento , o anel ficou +- uns 2 cm para chegar no rolamento

Ótimo, vc acabou optando pela solução completa em segurança, mas oque é importante observar é que vc foi conduzido a uma melhoria indiretamente.

Problemas de montagem continuam existindo apesar de ser suposto que os mecanicos pudessem executar uma simples operação de troca de forma completamente satisfatória.

Este seu relato também é muito importante a todos que o lerem aqui pois esclarece porque outros continuam expostos a altíssimas taxas de falha que são imprevisíveis por simples falhas de montagem tanto comentadas naquele tópico que eu abri um tempo atrás.

É de arrepiar como as coisas são feitas nazculhamboletadamente por aí e como muitos colocam as suas vias e de seu familiares em risco por causa da ignorância de pessoal desqualificado.

Daniel Engelbrecht
19/05/2008, 13:47
Uma das piores burrices que fiz, para economizar R$ 100, foi ter colocado dois rolamentos adaptados no samuka. Tratava-se de um rolamento nacional com um anel acoplado para ficar igual ao original. Pois bem, não duraram um ano, ou 5 mil kms. Para piorar, quebraram sem dar aviso, deixando o carro parado no meio da estrada, com óleo do diferencial escorrendo pelos pneus.
Depois disso, troquei pelos originais mesmo.

O mecânico que fez a troca, porém, disse acreditar que o tamanho dos pneus, maiores do que o original, influenciaram no problema. Ou seja, tem-se um somatório de fatores.

Marcelo
19/05/2008, 22:33
Pessoal,

Cuidado também porque tem muito rolamento falsificado no mercado. Então não é difícil comprar um Made in Paraguay e achar que é Made in Usa.

[s] originais,