PDA

Ver Versão Completa : F1000 - Brasilvan



lobaaaato
07/07/2004, 22:17
Caras... estou com um problema no Farol baixo da minha f1000.
o circuito está muito estranho, o fusivel está esquentando muito. e queima muito rápido.
Só funciona se eu colocar um fusível de 25 (onde era pra ser o de 15) e mesmo assim está esquentando pra caramba.
O que pode estar acontecendo!? Será um curto?! Mais se fosse curto acho que era pra queimar instantaneamente o fusível...
O que existe no circuito do farol baixo!? Eu sei q tem uma caixa prateada por onde passam os fios do farol (ela é ligada diretamente na bateria)
já substitui a fiação toda do botão do farol até o fusível e o problema continua...
meu carro é de 87!
Se alguem puder ajudar!!
Obrigado!

Luca
07/07/2004, 23:47
Lobaaato,

Você tem esta pick-up desde zero? Ela está com você há quanto tempo? Pergunto isto porque há alguns casos de adaptações de lâmpadas de 100 W nos farois. É isso mesmo. Quando o veículo tem faróis deficientes, o proprietário vai a um autoelétrico, e o eletrecista dá um jeitinho. Instala umas lâmpadas super poderosas. E troca o fusível. Beleza, somente sobrecarrega o sistema original, e com o tempo, vai tudo pro s@#$. Para evitar isto, e não queimar toda a fiação e os interruptores junto (que normalmente estão projetados para 60 W), é feita uma "gambiarra". Se for bem feita, funciona bem. Porém com o passar dos anos .... Já viu, né? Trata-se da colocação de um "relezão" em paralelo, que aciona o farol, através de um cabo que vem diretamente da bateria. O sistema original do carro passa apenas a acionar o relé. Ou seja, você aciona o interruptor, que aciona um relé (até aqui tudo normal), que aciona um "relezão" (adaptado), que aciona o farol.

Sugiro o seguinte teste:
1) verifique a potência das lâmpadas dos faróis. É maior que o original? Tá resolvido. Volte as lâmpadas originais ou mantenha as mesmas que estão no carro, sabendo que vc terá que usar permanentemente fusíveis maiores. Apenas verifique se todas as conexões estão ok e se a fiação está bem dimensionada.
2) retire todas as lâmpadas dos faróis e das lanternas, e deixe o interruptor ligado. Em seguida remova e coloque o fusível com rapidez, de forma a ver se salta faísca. Se saltar, é porque há algum curto, ou outra carga no circuito, que deveria ser somente das lâmpadas. Procure o que, e elimine. Não é complicado, mas é trabalhoso.

Bom, se tiver mais dados, escreva. Pode ser que alguém possa te dar uma luz. []'s :?

lobaaaato
07/07/2004, 23:59
humn... cara... esse carro era do meu pai... agora tá comigo!
mais num tenho nem ideia se fizeram isso nele... acho que não... pelo menos as lampadas do Farol alto eu sei q são 55w

as do farol baixo parecem ser a mesma potência

vc acha q o relé pode estar dando pau!?
pode provocar uma carga extra no circuito!?

Será q o relé tb esquenta se tiver ruim!?


valeu pelas dicas man...

lobaaaato
08/07/2004, 21:03
Cara... verifiquei tudo... as lampadas são de 55W
e medi até a corrente... tá dando 8 Amperes - normal eu acho... até pq o fusível q pede é de 15 A.
Eu removi as lâmpadas como vc pediu e verifiquei se tava saindo faisca do fusível quando eu tirava e colocava novamente... nada aconteceu...
acho q num tem curto nenhum... mais continua esquentando pra caramba!! :(

alguma luz a mais pra mim!?!?

abs