PDA

Ver Versão Completa : Cardam traseiro



Sergio Antunes
25/05/2003, 17:34
Oi, pessoal.

Vi uma matéria que falava sobre o perigo do cardam traseiro soltar na parte da frente quando o Jeep está em velocidade, e que isso pode até causar o capotamento.
Na mesma matéria pelo que entendi, é aconselhado a colocar uma corrente por dentro de uma mangueira é prender a mesma entre uma longarina e outra por baixo do cardam.
Alguém já fez isso???? Não seria melhor fazer um suporte de ferro entre uma longarina e outra????

Giovani
25/05/2003, 19:04
:D Olá Sérgio!

:D Esse pessoal exagera... :roll: Não é porque o jeep vai estar em alta velocidade ( :lol: ) que o cardã vai "escapar"... Só por estar girando rápido, cardã nenhum "escapa" ou quebra! Ele pode até quebrar, mas isso será em decorrência de um tranco violento, geralmente em arrancadas, ou então quando vc estiver com o jeep numa erosão, ou algo assim, onde vc chega no limite das cruzetas. Aí uma delas tranca e o cardã quebra. Mesmo com o cardã quebrado e em velocidade, vc vai "perceber" pelo barulho, pois ele vai girar batendo em tudo que estiver por perto, chassi, assoalho, etc. Mas não há perigo de capotamento... Esse cardã é muito curto para conseguir "cravar" no chão.
Esse tipo de "corrente" ou cinta de metal é muito utilizado em caminhões e pick-up's, pois o cardã traseiro é muito comprido. Nesses sim há um perigo, caso o cardã quebre. Outra coisa: cardã não "escapa"! A única possibilidade da espiga desengatar da luva, é se o cardã for curto para o curso da suspensão. E isso vc vai perceber numa erosão, por exemplo, à uns 0,5 Km/h. :wink:
Desencane... no jeep não é preciso!

Sergio Antunes
25/05/2003, 19:36
Valeu Giovani.
:D :D Agora fico mais sossegado!!!!!
Ah é.... Desculpem todos pelo Cardam :oops: :oops: Quem mandou nunca ter tido veículo com essa peça hehehe!!!! Mas afinal herar é umano! :lol: :lol: :lol:

Pedro Bachir
25/05/2003, 19:55
e ae Sergio? :D
A minha F-75 e a minha F-1000 tem um negocio debaixo do cardã, na primeira é uma cinta de borracha e na segunda é tipo uma cinta de metal, eu tb ja tive a curiosidade de perguntar a um mecanico para que servia, e ele respondeu que era para se o cardã desse algum problema e caisse, a cinta segurava para ele não cravar na terra e capotar.
isso em caminhonetes, com o cardã comprido, em jeeps eu concordo com o Giovani, eu acho que não é nacessário. :D
flw

dptucunduva
26/05/2003, 10:42
All,

Só pra constar, essa "correntinha" que segura o cardan caso ele quebre é obrigatória por lei.

Não sei dizer se é só pra caminhões, pque nunca consultei a legislação. Se vc olhar os caminhões, verá que todos eles usam.

Stormbringer51
26/05/2003, 10:53
Alguém tem uma foto disso para " ilustrar " o tópico?! :D



8)

monge
27/05/2003, 10:30
Falæ gente. :) :)

Eu já quebrei o cardãn traseiro 3 vezes, então posso dizer que tenho alguma experiência no assunto. :)

Das 3 vezes que quebrou, 2 foram as cruzetas que ficam na luva do diferencial. :(

1 vez o cardãn girou mas o diferencial não, então ele torceu e partiu ao meio. :shock:

Das 3 vezes eu estava em baixa velocidade. :shock:

2 vezes o cardãn saiu batendo em tudo em quando é lugar que ele alcançava no jeep :shock:

Da vez que ele partiu no meio eu tava subindo uma serra, e a terra estava muito fofa, dificultando assim o deslizamento as rodas. O cardãn partiu ao meio. As cruzeta não quebram. :)

Vc nota na hora, eu simplesmente tirei a espiga e acabei de chegar em casa na tração dianteira. :)

Nada muito sério, apenas assusta com a bateção :?

[]'s

Eugênio