Conectar

Ver Versão Completa : Pneus mais largos, mesmo atrito!?

Trabage
07/04/2008, 14:10
Estou para trocar os pneus 195/80 15 do meu GV para 215/75 15.

Tenho lido que o aumento da largura do pneu pode aumentar o consumo, a possibilidade de aquaplanagem, etc.

Mas como os pneus 195 são bem "on road" e estou pensando em colocar os 215 AT, que tem menos borracha em contato com o solo (já que tem sulcos maiores) andei pensando se não daria na mesma em termos de atrito com o solo (e portanto consumo, aquaplanagem...) já que e quantidade de borracha no chão seria aproximadamente a mesma.

É isso mesmo ou estou viajando?

Fabil
07/04/2008, 14:57
quanto mais borracha em contato com o solo maior o atrito..

a efeito aqualplanagem nao esta dirtamente ligado a largura do pneus, mas sim a capacidade do pneus de drenar algua pelos seus sulcos.. obvio, um pneu mais largo possui uma capacidade maior de drenagem de agua ( mais sulcos) do que um mais fino, portando esse mito de que pneu largo aquaplana mais facil p/ mim é balela

T+

iwakura
07/04/2008, 15:26
quanto mais borracha em contato com o solo maior o atrito..

a efeito aqualplanagem nao esta dirtamente ligado a largura do pneus, mas sim a capacidade do pneus de drenar algua pelos seus sulcos.. obvio, um pneu mais largo possui uma capacidade maior de drenagem de agua ( mais sulcos) do que um mais fino, portando esse mito de que pneu largo aquaplana mais facil p/ mim é balela

T+

Pelas leis da física eu diria que pode não ser balela! Pois a área de contato dos pneus (maior no caso dos pneus mais largos) dividido pelo peso em kg da viatura vai ser menor...

[]

Fabil
07/04/2008, 17:40
aahhh entao quer dizer que quando chove o carro fica mais leve??heheeh

o correto é que a pressao exercida pelo peso do carro sobre os pneus, quanto mais largo eles forem menor sera a pressao por cm quadrado, mas o peso do veiculo em sí continua o mesmo, apenas será distribuido de melhor maneira na superficie.

porem vcs estao se esquecendo que se o pneu é mais largo, obviamente ele possuirá mais sulcos de drenagem de agua..

essa terioria dos pneus largos aquaplanarem só teria sentido em pneus slick.. dai sim..

basta dar uma olhada em carros de F1, por acaso os pneus de chuva sao mais finos que os de pista seca???

T+

iwakura
07/04/2008, 17:49
aahhh entao quer dizer que quando chove o carro fica mais leve??heheeh

o correto é que a pressao exercida pelo peso do carro sobre os pneus, quanto mais largo eles forem menor sera a pressao por cm quadrado, mas o peso do veiculo em sí continua o mesmo, apenas será distribuido de melhor maneira na superficie.

porem vcs estao se esquecendo que se o pneu é mais largo, obviamente ele possuirá mais sulcos de drenagem de agua..

essa terioria dos pneus largos aquaplanarem só teria sentido em pneus slick.. dai sim..

basta dar uma olhada em carros de F1, por acaso os pneus de chuva sao mais finos que os de pista seca???

T+

Fabil,

Leia com mais atenção e verás que o que eu disse foi exatamente a tua conclusão do segundo parágrafo: menor pressão por cm2. Em realidade, o carro, molhado, fica um pouco mais pesado!

Na realidade, o que importa é a relação sulco/borracha. No caso de F1, os pneus de pista seca não têm sulco nenhum e os de chuva têm!

[]

Fabil
07/04/2008, 18:05
to zoando kra..heheeh

a questao é que nós nao temos nehum aparelho p/ medir essa equacacao.. mas eu penso o seguinte...

vou chutar aqui numeros quaisquer só p/ exemplificar..

vamos supor que um pneu com 10cm de largura possua 3 linhas de sucos capazes de drenar 1L de agua por segundo

e um pneu de igual diametro, porem com 20cm de largura e com 6 linhas de sulco nao seria obviamente capaz de drena o dobro de agua da superfice??

ou seja, o que vai influenciar diretamente na aquaplanegem é a capacidade de drenar agua do pneu e nao a sua largura?? obvio que se um pneu tiver um projeto de desenho dos sulcos nao muito bom p/ chuva ele tenterá a aquaplanar mais facilmente nao? mas dai tanto faz se ele é estreito ou largo... acho que o que vale é o coeficiente de drenagem de algua de cada pneu..

T+

iwakura
07/04/2008, 20:07
to zoando kra..heheeh

a questao é que nós nao temos nehum aparelho p/ medir essa equacacao.. mas eu penso o seguinte...

vou chutar aqui numeros quaisquer só p/ exemplificar..

vamos supor que um pneu com 10cm de largura possua 3 linhas de sucos capazes de drenar 1L de agua por segundo

e um pneu de igual diametro, porem com 20cm de largura e com 6 linhas de sulco nao seria obviamente capaz de drena o dobro de agua da superfice??

ou seja, o que vai influenciar diretamente na aquaplanegem é a capacidade de drenar agua do pneu e nao a sua largura?? obvio que se um pneu tiver um projeto de desenho dos sulcos nao muito bom p/ chuva ele tenterá a aquaplanar mais facilmente nao? mas dai tanto faz se ele é estreito ou largo... acho que o que vale é o coeficiente de drenagem de algua de cada pneu..

T+

Aparelhos não temos, mas se quiser testar num dia de chuva, fique à vontade!:shock::putz:

Vejamos os teus exemplos: estás certo, o segundo drena o dobro da água, mas também plana em cima do dobro da água também! Então, na questão da drenagem de água, os dois se equivalem. Mas o segundo ainda têm aproximadamente o dobro da área para surfar!

[]

Pedrinha
08/04/2008, 07:44
Nesta relação citada sulco/borracha, vcs esqueceram de um pequeno detalhe: a velocidade. Se o malandro estiver correndo muito, vai aquaplanar de qq jeito.

WOT
08/04/2008, 08:18
Olha fabil, me desculpe mas vc viajou agora...
Analise um BF Mud por exemplo, tamanho 31"x10,5" e o mesmo BF Mud no tamanho 35"x12,5".
Me diga quantos sulcos a mais tem o pneu 35"x12,5"... nenhum, certo?
O mesmo desenho de pneu, mais largo ou mais estreito, não tem acréscimo de sulcos. Portanto, no seu exemplo, um pneu de 10 cm de largura, ou de 20 cm de largura, se for o mesmo desenho de pneu, terá a mesma quantidade de sulcos. Se tiverem quantidade de sulcos diferentes, você está comparando dois desenhos diferentes de pneu, aí não tem cabimento, né.
Portanto, por terem maior área em contato com o solo, os mais largos têm menor pressão sobre eles e aquaplanam mais facilmente SIM.

Abraços

WOT
08/04/2008, 08:23
Trabage, acredito que a sua mudança de pneus de 195 p/ os 215 não deve fazer muita diferença, não. O seu raciocínio faz bastante sentido, os 215 mais agressivos devem ser comparáveis aos 195 originais.
Faz uma comparação do consumo antes e depois da troca e posta aqui p/ gente ver depois, blz?

Abraço

chrisb
08/04/2008, 11:11
A quantidade de borracha em contato com o solo pode até ser a mesma.... mas o diâmetro do pneu é outro... vai beber mais sim...(na minha humilde opinião.. )

rpm.ramon
08/04/2008, 11:34
Só de curiosiddade...

Tempos atrás, numa reportagem da revista 4rodas, saiu essa comparação numa saveiro.
Trocaram sua roda aro 15 por uma aro 17, mas de perfil mais baixo, fazendo com que o tamanho do conjunto da 17 não fosse maior que o original de 15.
E o resultado da aquaplagem foi que mais ou menos esse. Com a roda 15 na medida 195, a aquaplanagem ocorreu a 90km/hora. Com a roda 17 pneu 215, a aquaplanagem ocorreu a 88km/hora (não me lembro o nºS exatos, mas a diferença foi muito pequena).

Tvz essa comparação não sirva de parâmentro para 4x4 também, pois nos 4x4 normalmente coloca-se uma roda com pneus mais largos e mais altos...

Fabil
08/04/2008, 12:07
Olha fabil, me desculpe mas vc viajou agora...
Analise um BF Mud por exemplo, tamanho 31"x10,5" e o mesmo BF Mud no tamanho 35"x12,5".
Me diga quantos sulcos a mais tem o pneu 35"x12,5"... nenhum, certo?
O mesmo desenho de pneu, mais largo ou mais estreito, não tem acréscimo de sulcos. Portanto, no seu exemplo, um pneu de 10 cm de largura, ou de 20 cm de largura, se for o mesmo desenho de pneu, terá a mesma quantidade de sulcos. Se tiverem quantidade de sulcos diferentes, você está comparando dois desenhos diferentes de pneu, aí não tem cabimento, né.
Portanto, por terem maior área em contato com o solo, os mais largos têm menor pressão sobre eles e aquaplanam mais facilmente SIM.

Abraços

nao creio WOT... pena eu nao ter agora aqui perto um BF mud 35" p/ medir, mas eu creio que o tamanho dos gomos e obvio o espacamento dos sulcos de um BF mud 35" nao seja igual os do BF mud 31" , entendeu?? o desenho pode ser o mesmo, a quantidade de sulcos podem ser a mesma, mas o tamanho e espacamento entre eles OBVIO deve ser obrigatoriamente diferente, senao a conta nao bate... um pneu 35" obvio tem mais area a ser coberta pela banda de rodagem do que um 31".. concorda?

Fabil
08/04/2008, 12:10
A quantidade de borracha em contato com o solo pode até ser a mesma.... mas o diâmetro do pneu é outro... vai beber mais sim...(na minha humilde opinião.. )

sobre pneus mais largos fazerem o carro beber mais isso é vero.. maior area de borracha em contato com o solo maior atrito e arrasto = maior forca necessaria p/ roda-lo... sem falar o peso do proprio pneu acressentado ao sistema.

T+

zelucas
08/04/2008, 16:21
Já assistiram aqueles vídeos de jipes que passam sobre a água sem afundarem??

O princípio para não afundar é passar o mais rápido possível e com uma rotação dos pneus bem grande que devido ao desenho da banda faz ele ''empurrar'' a água para baixo tendo assim uma reação que ajuda a manter o carro sobre a água, outro detalhe são os pneus que quanto mais largos melhores devido a pressão menor na superfície da água.

A largura dos pneus influencia sim na aquaplanagem, mas isso somente se for água profunda suficiente para que os sulcos dos pneus afundem completamente, caso contrário não muda nada...

WOT
08/04/2008, 16:27
Ahh, agora sim, concordo com vc, Fabil...
Sulcos mais largos, mas não maior quantidade como vc havia dito antes...

A proporção da área com/sem borracha no pneu continua mais ou menos a mesma, mas eu acredito que a profundidade dos sulcos não varie da mesma forma conforme o pneu aumenta de tamanho.
Continuo acreditando que pneu maior com o mesmo desenho piora um pouco em termos de aquaplanagem.
Quanto ao consumo, todos concordam que o pneu maior aumenta o consumo.

Abraços

iwakura
08/04/2008, 16:57

No meu caso é o contrário! Quanto mais consumo, mais pneus me aparecem!:D:D Notadamente depois de umas férias em Floripa, só comendo camarão e tomando chopp.

[]

Newton Guerra
08/04/2008, 17:05
Ô povo que gosta de "viajar", hehehe. Voltando à pergunta original, sinceramente não vai fazer diferença nenhuma no consumo e desempenho do carro. A diferença no diâmetro é de 1 cm.

Eu fiz essa troca no Vitarinha, troquei os originais velhos 195/80 pelos Michelin A/T 215/75. São muito melhores, aquaplanam muito menos e seguram muito mais no seco (os meus estavam carecas :mrgreen:) .

Abraços

Fabil
08/04/2008, 17:14
Ahh, agora sim, concordo com vc, Fabil...
Sulcos mais largos, mas não maior quantidade como vc havia dito antes...

A proporção da área com/sem borracha no pneu continua mais ou menos a mesma, mas eu acredito que a profundidade dos sulcos não varie da mesma forma conforme o pneu aumenta de tamanho.
Continuo acreditando que pneu maior com o mesmo desenho piora um pouco em termos de aquaplanagem.

Abraços

eu nao disse que os sulcos eram mais profundos... mas sim mais LARGOS/ESPACADOS o que neste caso aumenta significamente a capacidade de drenar agua.. ou seja.. quanto mais largo a bitola do cano, mais agua passa dentre dele nao??

eu continuo acreditando que quando projetado corretamente um pneu quanto mais largo, maior PROPORCIONALMENTE tb será sua capacidade de drenar agua, dai tanto faz na hora de aguaplanar se é um pneu fino ou largo..

T+

Fabil
08/04/2008, 17:20
Já assistiram aqueles vídeos de jipes que passam sobre a água sem afundarem??

O princípio para não afundar é passar o mais rápido possível e com uma rotação dos pneus bem grande que devido ao desenho da banda faz ele ''empurrar'' a água para baixo tendo assim uma reação que ajuda a manter o carro sobre a água, outro detalhe são os pneus que quanto mais largos melhores devido a pressão menor na superfície da água.

A largura dos pneus influencia sim na aquaplanagem, mas isso somente se for água profunda suficiente para que os sulcos dos pneus afundem completamente, caso contrário não muda nada...

ok.. mas nesse seu exemplo a aplicacao dos pneus é outra, o jipe em questao tem um baita motor que nao cai giro nem fudendo, e a velocidade p/ boiar na agua é proposital, mas em uma condicao normal de dirigir sob chuva e completamente diferente..

vc diz.. "A largura dos pneus influencia sim na aquaplanagem, mas isso somente se for água profunda suficiente para que os sulcos dos pneus afundem completamente, caso contrário não muda nada."

ou melhor dizendo... se a capacidade de drenagem do pneu nao for suficiente p/ expelir a agua sob ele, vai aquaplanar, tanto faz se é pneu de bicicleta ou de caminhao.. por isso que eu digo.. a largura só seria um fator relevante no caso de pneus SLICK...

T+

Andre Sousa
08/04/2008, 17:37
Experiência de quem saiu de um 235 para um 265. Muda pra carai. As irregularidades do terreno (buracos e desníveis) passam mais para o volante. Em velocidade, quando o pneu pega em poça d'água o carro sente muito mais as puxadas. Quando chove tenho que diminuir mais ainda a velocidade preocupado com a poças d'água.

Pneus largo é ideal pra asfalto seco e liso (como pistas de corrida). Na trila e em terrenos acidentados ou alagados é evidente que um pneu mais fino é melhor. Basta olhar os projetos originais dos Defender e Willys (tudo canela fina).

Pneus mais largo é mais bonito sim, mas pra nossos casos é menos funcional.

Quanto a altura, entretanto, quanto maior melhor, desde que caibam no carro e haja torque para usá-los.

Alfredo Stavale
08/04/2008, 17:47
eu passei de um pneu 2052/70/15 pra um 30" que mais que um 235/75...

muda quase nada.. o carro só não faz curvas, não anda bem na reta, aumenta o consumo, sente mais as irregularidades da pista, força mais os componente mecanicos,e é mais desconfortável.. e só!!8)

em trilhas depende, pneu mais largos pra erosões e pedras é melhor. os pneus de defender e cj são finos por serem especificos para lama. pelo menos eu nunca vi carro de rock(n´ rool)crawling com pneus fino....

Fabil
08/04/2008, 17:55
pera ae povo... a discussao é pneu MAIS LARGO ou pneu MAIOR em DiAMETRO???

nao vamos misturar as coisas... colocar pneus de diametro MAIOR no carro muda muito o comportamento do mesmo em inumeras situacaoes... desde aceleracao até frenagem etc..

a questao é aderencia sob chuva de um pneu de MESMO DiaMETRO porem de largura diferentes...

se alguem me souber responder a seguinte pergunta eu me calo...
- se pneu LARGO aquaplana com mais facilidade, carro de formula 1 ( ou qualquer corrida em geral) quando chove deveria usar pneus FINOS , certo???

T+

T+

Enrico SP
08/04/2008, 18:02
Dando meu pitaco.. tenho Michelin AT 225x75x15 no meu sideckik, o bicho bebe bem (uns 7,5/8 km p/l) mas agarra bastante em curvas e roda macio, na lama se a pressão não estiver baixao ixcorrega que é uma beleza! E se alguém quiser pneus AT Nexen ou Champico 235x75x15 (acho que tem outras medidas também...) tenho um chegado que tem preço campeão:concordo:.
Abs

Alfredo Stavale
08/04/2008, 18:30
creio que seja do mesmo principio do pneu para lama, quanto mais fino mais peso numa area de atrito menos ou seja, consegue chegar ao fundo da lama mais facil que um pneu largo onde a tendencia é "fica por cima" vide carro para andar na area são bem largos pois nao "cavão"... de mesmo principio... o pneu fino consegue ter maior contato com o solo "furando" melhor a agua do que um pneu maior... mais area de atrito com mesmo peso...

Andre Sousa
08/04/2008, 18:52
Alfredo, a teoria é essa memo. Concordo.

Fabil eis sua resposta:

"se pneu LARGO aquaplana com mais facilidade, carro de formula 1 ( ou qualquer corrida em geral) quando chove deveria usar pneus FINOS , certo???"

CERTO, e usam.

Pelas fotos abaixo isso é claro. A banda de rodagem dos pneus de chuva são menores que os slick. A diferença é perceptível na banda de rodagem. Mas é limitada também, porque a FIA tem regras ceveras quanto ao tamanho das rodas: "As rodas dianteiras podem ter entre 305 e 355mm de largura, e as traseiras entre 365 e 380mm."

Compare, os pneus do meio (chuva forte) com os da direita (slick). Veja como há diferença na banda de rodagem. Pra chuva o contato com o solo é bem menor.

Alfredo Stavale
08/04/2008, 19:03
desculpe pelos erros de ortografia. É que eu estou no trabalho e meu chefe(pai) passa pela minha mesa toda hora. Então tenho que ser rápido!:mrgreen:

AlemãoRS
08/04/2008, 19:30
Pneu largo é bom pra lama sim, é só ter motor pra girar eles. Quando os willys foram projetados, tinham por volta de 40cv a 50cv por isso usavam pneus finos. Mesmo com redução, na lama tu precisa de potência, giro nos pneus pra eles limparem.
Um pneu mesmo na lama tem que te dar sustentação e tração.
Pra tirar a dúvida em relação a aquaplanagem é o que o Fabiano está dizendo, alguem teria que pegar um mesmo desenho de pneu e medir se os sulcos são mais espaçados no modelo mais largo ou se os gomos são mais largos. Sendo os gomos maiores, o pneu mais largo vai ser pior, sendo os sulcos maiores devem ter o mesmo desempenho. Eu acho que eles devem fazer gomos um pouco maiores e sulcos também um pouco maiores, pra buscar um equilibrio no desempenho no seco e na chuva.
André, fiquei com dúvidas do pneu de chuva da foto ser mais estreito que o de piso seco, pq o desenho do pneu de chuva visualmente "estreita" o pneu. E essas medidas acho que se referem somente as rodas.
Olhem esse link:
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula12008/interna/0,,OI2191640-EI10882,00.html

Andre Sousa
08/04/2008, 19:36
Apenas citei as rodas porque o tamanho delas tem limitação, e isso impede que seja reduzido mais os pneus.

zelucas
08/04/2008, 20:03
É +- por aí Fabil...

Devemos lembrar:

Oque é um pneu com boa capacidade de drenagem??

É aquele que tem caminhos adequados para água ser drenada. Logo se ele tiver mais caminhos terá uma menor área de contato com o solo e uma melhor drenagem.

Conclui-se que quanto menor for a área de contato com o solo menor as chances de ocorrer aquaplanagem.

Mas se, por exemplo, a profundidade dos sulcos dos pneus for de 5mm e a da água sobre o solo 9mm a água irá encostar na carcaça do pneu, então agora a área de contato será maior e daí fica na mesma situação de um slick.

A partir do momento que a água tem profundidade maior que a dos sulcos, a largura dos pneus influencia, afinal o peso por área de contato com a água é menor e um carro só aquaplana porque a força de reação da água é tamanha que nem mesmo com todo seu peso ele se mantem firme no chão (o atrito depende do peso), logo quanto maior o peso do carro mais dificilmente ele aquaplana...

Isso acima foi um comentário fisicamente grosseiro, deveria se usar Força Normal onde usei peso, mais isso é outro assunto...

Pedrinha
08/04/2008, 20:06
...a questao é aderencia sob chuva de um pneu de MESMO DiaMETRO porem de largura diferentes...se alguem me souber responder a seguinte pergunta eu me calo...
- se pneu LARGO aquaplana com mais facilidade, carro de formula 1 ( ou qualquer corrida em geral) quando chove deveria usar pneus FINOS , certo???
Se a questão é só a largura do pneu, a resposta é sim! No entanto os carros de formula 1 não correm com pneus mais finos por conta de um regulamento que define o tamanho dos pneus...e por questões simples como segurança, estabilidade, dirigibilidade, igualdade de condições de disputa e etc...etc...etc...
O que está em questão é facilmente explicado fisicamente tb...se vc numa velocidade constante com um desenho de pneu e diâmetro de pneu iguais estiver com um pneu mais fino, obviamente aquaplanará menos, pois o pneu mais fino tende a "cortar" a poça d`água. O contrário, aumenta a área de contato/atrito com a poça d`água, potencializando a aquaplanagem.

:concordo:

Trabage
08/04/2008, 23:22
Mas a questão original fala da trocar de um pneu mais fino original (mais street) por um mais largo mas mais off road.
Daí não acaba dando na mesma a questão do atrito (consumo) e aquaplanagem?

chrisb
09/04/2008, 00:23
...logo quanto maior o peso do carro mais dificilmente ele aquaplana...

Pq vcs acham que quando chove na estrada os caminhoneiros sentam o pé no acelerador...? ;)

abs

Fabil
09/04/2008, 08:32
Se a questão é só a largura do pneu, a resposta é sim! No entanto os carros de formula 1 não correm com pneus mais finos por conta de um regulamento que define o tamanho dos pneus...e por questões simples como segurança, estabilidade, dirigibilidade, igualdade de condições de disputa e etc...etc...etc...
O que está em questão é facilmente explicado fisicamente tb...se vc numa velocidade constante com um desenho de pneu e diâmetro de pneu iguais estiver com um pneu mais fino, obviamente aquaplanará menos, pois o pneu mais fino tende a "cortar" a poça d`água. O contrário, aumenta a área de contato/atrito com a poça d`água, potencializando a aquaplanagem.

:concordo:

Pedrinha... nos carros de corridada, vc pode ter certesa ABSOLUTA que nao é por questoes de regulamento nao.. o regulamento valeria p/ todas as equipes nao?? e assim mantendo as mesmas condicoes de igualdade, se pneu fino sob chuva fosse SENSIVELMENTE MELHOR que pneus largos, todas usariam ou seja.. se usar pneus mais finos sob chuva, é conforme vc disse mas SEGURO, seria um motivo ainda maior p/ que a F1 regulamentasse a obrigatoriedade de pneus finos sob chuva , concorda?

essa sua explicacao de pneu fino "cortar" a agua mais do que um largo, vc já considerou em sua teoria os SULCOS dos pneus e seu coeficiente de drenagem de agua?

T+

WOT
09/04/2008, 08:57
Na questão dos carros de fórmula 1, a largura do pneu tem que ser grande para que ele não gaste em 5 voltas. Imagine a potência de um carro daqueles, a velocidade com que fazem curvas, etc. Se vc usar um pneu mto estreiro, ele gastará muito rápido.
Por isso eles têm de ser largos, mas com sulcos eficientes.

E Fabil, o motivo pelo qual eu introduzi (ui) a profundidade dos sulcos na equação é que elas influenciam diretamente na capacidade de escoamento da água. O fluxo de água que passa pelos sulcos depende muito da profundidade, tanto é que um pneu mais gasto é menos eficiente.

Quanto à área dos sulcos ser maior nos pneus mais largos, a área dos gomos também é, assim, continuando proporcional a relação com/sem borracha do pneu. Mas como eu havia dito antes, não necessariamente a profundidade é proporcional.

Pegue o site da Maxxis por exemplo que informa a profundidade dos gomos:
Um determinado pneu tem 185mm de largura e profundidade de gomo de 10/32", ou 7,9375mm
Outro pneu com o mesmo desenho, tem 255mm de largura, quase 40% mais largo. Como o desenho do pneu é o mesmo, a proporção entre a área dos gomos e dos sulcos é a mesma, teoricamente não afetando a questão da aquaplanagem.
PORÉM, a profundidade dos gomos (Tread depth) é a mesma que no caso anterior, 10/32", ou 7,9375mm.
Assim, o volume de água que passa por cada um não é proporcional ao aumento de largura como pensado anteriormente.
Capicci?

Abraços!

WOT
09/04/2008, 09:11
Finalizando para quem não conseguiu deduzir, o volume de água que passa pelo pneu mais estreito é proporcionalmente MAIOR que o volume de água que passa pelo pneu mais largo.
Sendo assim, o pneu mais estreito tem proporcionalmente maior capacidade de escoar a água abaixo dele, consequentemente, sob um carro de mesmo peso, aquaplana MENOS!

E Trabage, no seu caso, trocar o pneu street pelo off-road mais largo não deve afetar muito em aquaplanagem, talvez até melhore devido à profundidade dos gomos e desenho do pneu, depende muito da diferença entre os desenhos.
E quanto ao consumo de combustível, vai afetar. Não tenho como te dizer quanto, provavelmente muito pouco, mas vai aumentar o consumo.

Abraços

Pedrinha
09/04/2008, 21:04
Pedrinha... nos carros de corridada, vc pode ter certesa ABSOLUTA que nao é por questoes de regulamento nao.. o regulamento valeria p/ todas as equipes nao?? e assim mantendo as mesmas condicoes de igualdade, se pneu fino sob chuva fosse SENSIVELMENTE MELHOR que pneus largos, todas usariam ou seja.. se usar pneus mais finos sob chuva, é conforme vc disse mas SEGURO, seria um motivo ainda maior p/ que a F1 regulamentasse a obrigatoriedade de pneus finos sob chuva , concorda?

essa sua explicacao de pneu fino "cortar" a agua mais do que um largo, vc já considerou em sua teoria os SULCOS dos pneus e seu coeficiente de drenagem de agua?

T+

Fabil, há que se considerar a velocidade de um Formula 1...velocidade não combina com água (o carro fica mais leve)...por este motivo, algumas corridas são interrompidas...guardando as devidas proporções...quando começa a chover forte...todos que temos pneus largos, necessariamente devemos diminuir a velocidade e quanto mais largo o pneu, mais se deve desacelerar. O peso do veículo conta p/ caramba tb (por isso os caminhões sentam a bota com chuva...sem contar que eles tem pneus finos em comparação com o tamanho e peso que têm)...se vc estiver com o carro pesado, tipo com 4 adultos, vc poderá não aquaplanar numa poça que vc aquaplanaria se estivesse sozinho.
..já tomei alguns sustos na estrada e já assistí coisas tristes tb em dias de chuva. Tudo por conta da falta de experiência minha e de alguns motoristas.

Edu Brandão
09/04/2008, 22:42
Tabage,

Tenho 4 pneus michelin 205x75x15 A/T praticamente zerados.
Tenho eles anunciado em um Tópico no Forum.
Se interessar podemos conversar.

Abraço,

Edu Brandão

thix4
02/06/2012, 12:48
Quanto aos sulcos não podemos esquecer que o que faz o carro aquaplanar é a água residual. Portanto, os pneus H/T levam vantagem. Podem drenar menos que A/T ou Mud, mas aquaplanam menos.

E quanto mais largo, pior pra chuva.

absss