PDA

Ver Versão Completa : Limpeza interna do motor (antes da troca de óleo)

rub
07/04/2008, 12:35
Amigos,

Alguem já uso o produto mencionado abaixo, do fabricante STP, para fazer a limpeza interna do motor da Hilux SW4 3.0 TD antes da troca de óleo?

Produto: Engine Flush
web site do fabricante: http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=1
Obs.: Segue anexo a foto deste item.

Grato e aguardo comentários sobre este produto, bem como a sua indicação ou não, para utilização na Hilux SW4.

Rubens

Guiga Tostes
07/04/2008, 12:45
Boa pergunta Rub!

Tenho a mesma duvida quanto aos produtos que realizam a limpeza interna dos motores, os famos engine FLUSH.

Eu gostaria de realizar a mesma limpeza em minha SW que atualmente está com 276.000km mas tenho medo da sujeira que pode se desprender e travar o motor...uma vez que o carter não é removido nesta limpeza e a sujeira pode se alojar.

A minha Sw não tem borra mas...tem Kilometragem de sobra para dar medo de realizar esta limpeza...

Vamos aguardar a opnião dos experts. Serjão Holanda, help us!!!

Abr

rub
07/04/2008, 13:12
G Tostes,

A minha dúvida é exatamente esta.
Será que irá soltar tanta sujeira a ponto de travar o motor?
E ainda gostaria de saber se este produto poderá reduzir a vida útil do motor.

Vamos aguardar os nossos amigos para saber qual será a opinião.

Obs.: Entrei em contato com o fabricante deste produto porém eles não dizem exatamente estes detalhes. Tentei tirar esta informação mas não obtive sucesso. Apenas eles informam que o produto é muito útil para esta finalidade e que a sujeira será diluida no óleo e que o filtro do óleo deverá ser trocado.

Abraços,

Rubens

JAIME
07/04/2008, 17:02
Senhores,

Minha mulher tem Renault Clio Sedan. Está prevista na ordem de serviço da concessionária a limpeza do motor com o Flush, me parece que a cada duas trocas de óleo. Entendo que se isto é feito neste "carrinho" com aquele "motorzinho" sem problemas, o que dirá com nossas Band`s. Pelo que vi o Fush fluidifica o óleo junto com a borra que se forma com o tempo tornando o escoamento muito mais facil e completo. Não tenho nehum receio de utilizar.

rub
07/04/2008, 17:34
Jaime,

Primeiramente obrigado pelo retorno!

Apenas como informativo, geralmente as nossas SW4 já tem uma kilometragem acima de 250.000 km e na maioria dos casos nunca foi feito o Flush.
Isto traz uma preocupação se realmente este flush irá remover resíduos de óleo (borra de óleo) sem entupir as galerias por onde o óleo circula no motor, sem danificar a bomba de óleo, entupir o filtro (peneira de óleo que fica no carter) etc...

Agradeço muito pela sua informação em saber que a concessionária da Renault recomenda o uso deste produto quimico.
Já é um ponto positivo a favor do uso deste Flush.

Abraços e qualquer novidade ficaremos agradecido.

Rubens

joão k. chikui
07/04/2008, 22:09
Guiga, o Serjão deve estar se escondendo dos indios e das onças lá prá cima de Santarém.
Quanto ao flush, com esses óleos fantásticos que temos atualmente, eu não vejo necessidade.
[]s

Boa pergunta Rub!

Tenho a mesma duvida quanto aos produtos que realizam a limpeza interna dos motores, os famos engine FLUSH.

Eu gostaria de realizar a mesma limpeza em minha SW que atualmente está com 276.000km mas tenho medo da sujeira que pode se desprender e travar o motor...uma vez que o carter não é removido nesta limpeza e a sujeira pode se alojar.

A minha Sw não tem borra mas...tem Kilometragem de sobra para dar medo de realizar esta limpeza...

Abr

Guiga Tostes
08/04/2008, 10:26
Pois é João!

Eu tenho medo do flush e concordo com sua opinião quanto a qualidade dos óleos disponiveis.

Por isso pensei em fazer trocas de oléo+filtro em espaços de Km mai curtos como: trocar ambos a cada 3000km ou 3500km umas 3 vezes. Assim creio que naturalmente o motor ficará mais limpo e sem riscos.

Enquanto nenhum fabricante, representante ou expert em flush se pronuncia vou ficar como está e trocar conforme acima.

Pesquisei sobre o tema aqui no forum geral mas tb não chegaram a uma conclusão concreta e segura por lá...

Gde abraço!!

Guiga

JAIME
09/04/2008, 18:35
Jaime,

Primeiramente obrigado pelo retorno!

Apenas como informativo, geralmente as nossas SW4 já tem uma kilometragem acima de 250.000 km e na maioria dos casos nunca foi feito o Flush.
Isto traz uma preocupação se realmente este flush irá remover resíduos de óleo (borra de óleo) sem entupir as galerias por onde o óleo circula no motor, sem danificar a bomba de óleo, entupir o filtro (peneira de óleo que fica no carter) etc...

Agradeço muito pela sua informação em saber que a concessionária da Renault recomenda o uso deste produto quimico.
Já é um ponto positivo a favor do uso deste Flush.

Abraços e qualquer novidade ficaremos agradecido.

Rubens

Camarada, eu acho (opinão minha apenas) que o perigo é entupir com a borra acumulada. A concessionária Ford em Macaé (ex) trocou varios motores de Fiesta por obstrução causada por borra. Não sei se voce já viu o óleo misturado com o Flush, ele vira um líquido sem viscosidade, parece coca-cola. Não ficam pedacinhos de borra não. O produto é específico e foi desenvolvido justamente para carros como o seu, ou seja, com borra acumulada. Carro zerado não precisa. Esta é minha opinião. Na próxima troca vou usar no meu, não tenho medo, e reporto o resultado depois de algum tempo.

rub
09/04/2008, 18:56
Jaime,

Obrigado pela ajuda!
Você tem razão! Eu ainda não tive conhecimento que o flush travou algum motor e sim que a "borra" de óleo traz prejuízos sérios ao motor.

Vamos aguardar mais algum comentário de quem já usou em motores com alta kilometragem para saber qual foi o resultado.

Abraços,

Rubens

dpab
09/04/2008, 21:14
Rubens,
Eu concordo com o Jaime. Afinal, seria como ficar com medo de dar xarope pra quem tá com os pulmões cheios de catarro, pq pode expectorar e entupir o nariz....
kkkkkkkkkkkkkkkkk... que comparação ridícula!!!! :)
Abração, Delfim.

vid@_m@ns@
09/04/2008, 22:10
Caro amigo,

Colocar esses produtos em um motor que vc não conhece a procedencia é "mexer com quem tá quieto". ou se vc nunca teve o cuidado de trocar o oleo no tempo certo, não adianta tentar limpar desse jeito.
certa vez comprei um carro, e por conta própria resolvi fazer uma "descarbonização". comprei um produto "desses" e coloquei no motor. fiz tudo quanto os experientes disseram. botei o produto, arriei... coloquei oleo diesel...arrie, botei um oleo inferior...arriei novamente e por fim o oleo para 10 mil. não rodei 500 km, a luz de oleo acendeu...resultado:...PREJUIZO!!! o produto faz com que os residuos que ficam presos nas paredes internas do bloco se desprendam e entupam a peneira da bomba de óleo.
melhor é mandar descarbonizar, retiranndo o carter e o cabeçote e limpar todos os canais de lubrificação.
eu não recomendo nem quando o motor está limpo. Quer manter limpo o motor? segredinho!... bota oleo pra 5 e troca com 4! naõ precisa ser oleo caro, o oleo tem 2 funções: lubrificar e desengraxar. se vc não usa o motor ao extremo, então siga as especificações do manual e troque com menos tempo. posso te garantir que com 80.000 km seu motor fica amarelinho por dentro. outra coisa, esse produto causa um desgaste prematuro dos retentores do motor.

grande abraço!:concordo:

Boa pergunta Rub!

Abr

JAIME
09/04/2008, 22:22
Rapaz, carvão é residuo sólido, dificil de ser removido. Borra de óleo é pastosa e se liquefaz com o uso do Flush com facilidade. O produto não é absolutamente desconhecido. Volto a dizer, a Renault e vários outros fabricantes de veículos muito, muito mais sensíveis do que os nossos e que possuem canais de lubrificação fininhos utilizam este produto na limpeza dos mostores.

vid@_m@ns@
09/04/2008, 23:12
Rapaz, carvão é residuo sólido, dificil de ser removido. Borra de óleo é pastosa e se liquefaz com o uso do Flush com facilidade. O produto não é absolutamente desconhecido. Volto a dizer, a Renault e vários outros fabricantes de veículos muito, muito mais sensíveis do que os nossos e que possuem canais de lubrificação fininhos utilizam este produto na limpeza dos mostores.

Jaime, vc há de convir que a nossa gasolina é muito ruim e existe um coquetel misturado. um exemplo é o gol 16 v , lá fora funciona bem demais, mas aqui...bem "cê sabe" . o que eu quero passar para o forista é que isto é um paleativo, eu não conheço nenhum manual que recomende este tipo de procedimento, vc conhece?

abração!!!

gutoxj98
10/04/2008, 00:34
Esse lance de Fruxy é bem complexo acho, depende de cada caso.

Nos casos das Toyos com alta KM, se fosse minha eu nao faria, mandaria abrir o carter e dar uma bela limpada, assim ja se limpa pescador, e na parte de cima, tiraria a tampa de valvulas e limpava tbem...........e o custo nao é relativamente alto, pois basta ter as juntas novas, da tampa e do carter.

Nos EUA em XJ´s e ZJ´s eles fazem o flush troca sim troca nao, assim mantem sempre limpo o sistema todo..........eu faço isso na Minha XJ.............uma vez abri a tampa de valvulas p verificar, é facil e usei a mesma junta......tava sem nada = zero de borra......até o mecanico se assustou com a limpeza.

Uso oleo mineral basicao e troco a cada 5 mil.......o flush custa de 20 a 25 entao nao acho caro, pois esses motores sao muito mais caros caso dê problema de borra, faço isso desde os 50 mil km........hj ta com 90 m/km.

Uma certa vez estava na estrada com um amigo, e o fiesta dele começou a fazer barulho de valvula.......bem forte.......paramos em um posto e drenamos o oleo "velho" e colocamos 4 litros de querosene, deixamos funcionar em marcha lenta uns 20 min......repetimos a operaçao + 2x............e deu certo, nao sei os pedaços la dentro, mas o barulho dos tuchos tinha parado, acredito que tinha tanta borra no carter, que estava entupindo o pescador, assim nao enchendo os tuchos.

Mas realmente em alta km corre o risco de ficar algum pedaço, mesmo que mole, no pescador, nos tuchos, nas molas de valvulas e canais onde o oleo passa.

Agora a minha unica preocupaçao, é estragar os retentores de valvulas, e juntas de cabeçote....e todas as peças de borracha, pois esse flush deve sim atacar com o tempo essas partes.

abraços e KM alta NO Fruxy

Guiga Tostes
10/04/2008, 11:46
Valeu Vida Mansa e Guto,

vou ficar na minha e trocar o oleo com 4mil sempre...e vamos ver o que mais aparece de flush por aí!

Abr

vid@_m@ns@
10/04/2008, 22:03
...me corrija, mas o oleo quando fica preto é porque a parte solida da combustão (o carvão) fica misturado com o oleo, então estas microscópicas particulas vão se ajuntando nas paredes internas do motor, e com a temperatura vão se catalizando. esse fenômeno não ocore com poucos mil km, e sim ao longo do tempo e de certa forma é normal. quando um motor já com km avançada é submetido a um produto desses, pode ocorrer que as particulas possam se desprender e descer para o carter e entupir a peneira da bomba, não se pode prever.
pra vc ter uma ideia, certa vez tive um golf e coloquei um aditivo no combustivel, desses que vende no posto, e aconteceu que na limpeza das camaras de combustão o poduto misturou com o oleo e teve uma ação descarbonizante, entupindo assim a peneira da bomba de oleo. por isso que eu digo: "não mexa com quem tá quieto".

Anizio

gutoxj98
10/04/2008, 22:09
...me corrija, mas o oleo quando fica preto é porque a parte solida da combustão (o carvão) fica misturado com o oleo, então estas microscópicas particulas vão se ajuntando nas paredes internas do motor, e com a temperatura vão se catalizando. esse fenômeno não ocore com poucos mil km, e sim ao longo do tempo e de certa forma é normal. quando um motor já com km avançada é submetido a um produto desses, pode ocorrer que as particulas possam se desprender e descer para o carter e entupir a peneira da bomba, não se pode prever.
pra vc ter uma ideia, certa vez tive um golf e coloquei um aditivo no combustivel, desses que vende no posto, e aconteceu que na limpeza das camaras de combustão o poduto misturou com o oleo e teve uma ação descarbonizante, entupindo assim a peneira da bomba de oleo. por isso que eu digo: "não mexa com quem tá quieto".

Anizio

Carros com alta km e que nunca fizeram tal limpeza nao aconselho nao.........mas carros com motores aparentemente limpos só ajuda a nao emborrar.

Vida Mansa - nem sei o que acontece p ficar assim nao, mas deve ser isso ai mesmo.....acho que o calor tbem ajuda a formar a borra nessa reaçao toda.

abraços

vid@_m@ns@
10/04/2008, 22:27
Carros com alta km e que nunca fizeram tal limpeza nao aconselho nao.........mas carros com motores aparentemente limpos só ajuda a nao emborrar.

Vida Mansa - nem sei o que acontece p ficar assim nao, mas deve ser isso ai mesmo.....acho que o calor tbem ajuda a formar a borra nessa reaçao toda.

abraços

a borra é a mistura do resto da combustão que não sai pelo escape e com o tempo e a temperatura forma essa "graxa", que nada mais é que a propriedade que contém no oleo de desengraxar, que quando não é retirado no tempo correto vira aquelas "casquinhas" que prega nas paredes do motor. por isso é que a antecipação da troca de oleo ajuda a não endurecer essa tal graxa. é como o colesterol entupindo as veias (pratique esporte regularmente )

valeu

Pedro-GO
10/04/2008, 22:51
ola
todo oleo de boa qualidade ja tem deterjente e solvente necessario
para fazer a limpeza do motor.:concordo:
é um dos motivo que deixa oleo fica preto;)

troque a cada 5000ml km ou 3 meses, e seu motor estará sempre limpo.

Elmer_Jeep
13/04/2008, 13:57
Caro amigo,

Colocar esses produtos em um motor que vc não conhece a procedencia é "mexer com quem tá quieto". ou se vc nunca teve o cuidado de trocar o oleo no tempo certo, não adianta tentar limpar desse jeito.
certa vez comprei um carro, e por conta própria resolvi fazer uma "descarbonização". comprei um produto "desses" e coloquei no motor. fiz tudo quanto os experientes disseram. botei o produto, arriei... coloquei oleo diesel...arrie, botei um oleo inferior...arriei novamente e por fim o oleo para 10 mil. não rodei 500 km, a luz de oleo acendeu...resultado:...PREJUIZO!!! o produto faz com que os residuos que ficam presos nas paredes internas do bloco se desprendam e entupam a peneira da bomba de óleo.
melhor é mandar descarbonizar, retiranndo o carter e o cabeçote e limpar todos os canais de lubrificação.
eu não recomendo nem quando o motor está limpo. Quer manter limpo o motor? segredinho!... bota oleo pra 5 e troca com 4! naõ precisa ser oleo caro, o oleo tem 2 funções: lubrificar e desengraxar. se vc não usa o motor ao extremo, então siga as especificações do manual e troque com menos tempo. posso te garantir que com 80.000 km seu motor fica amarelinho por dentro. outra coisa, esse produto causa um desgaste prematuro dos retentores do motor.

X2.

Pessoal, todo dia vejo isso aqui na Retífica, vale lembrar um detalhe, em motores diesel raramente ocorre formação de borra, conheço muita gente que traz motor pra recondicionar e se orgulha de dizer que "nunca precisou trocar oleo, só completar..." :parede:

E mesmo nesses "causos" não chega à formar borra, o motor fica com um melado preto e fino, de tanto óleo carbonizado.

O problema da borra é em motores à gasolina devido à má qualidade do combustível e também por conta desses óleos sintéticos milagrosos pra 10mil/20mil km. Eu não acredito que mantenham a viscosidade por tanto tempo! E ainda tem gente que chega aqui dizendo "ah, mas tem oleo pra trocar é ?" :parede:

Meus motores sempre mando trocar a cada 3mil sempre com filtro. Esses dias instalei um kit turbo no 14B do ex-Jeep e tive que retirar o carter pra soldar o retorno de oleo da turbina, o motor já tem 120mil rodados e dentro do carter não tinha nada de mel preto, bielas, contrapesos do virabrequim e paredes do cilindro(foi o que deu pra ver) estavam amarelados(sombreados de óleo novo).

Bom, pra resumir, não recomendo esses produtos quimicos em motor fechado... se está com receio por causa da kilometragem comece à antecipar as trocas que terá bons resultados.

[]'s

rub
13/04/2008, 17:19
Elmer,

Agradeço imensamente pela explicação!
Estava na dúvida e agora após a sua explicação não irei utilizar o flush no motor à diesel. Vou fazer trocas de óleo com menor kilometragem!

Abraços,

Rubens

dpab
13/04/2008, 17:58
Rubens,
Farei o mesmo. Ao invés de trocar óleo e filtro a cada 5.000 km, vou trocar ambos a cada 4.000 km. Nada como ler a opinião de quem entende do ramo...

rub
13/04/2008, 18:32
Dpab,

Ainda bem que existem pessoas que compartilham o conhecimento técnicos com as outras pessoas que precisam de informações. Com isso evitaremos despesas futuras e o melhor iremos dar o tratamento correto ao motor dos nossos veículos.

Vamos ficar em contato e vamos acopmpanhar o processo de limpeza após várias trocas de óleo com menor kilometragem.

Abraços e obrigado pela ajuda e também por desvendar este "mistério",

Rubens

Guiga Tostes
13/04/2008, 23:57
Valeu Elmer e amigos!

Compromisso assumido, vou realizar as proximas trocas com 4000 (oleo+filtro) conforme postei anteriormente e dividirei os resultados com todos neste topico.

A primeira troca com 4000 deve acontecer nos proximos 15 dias.

Abr

dpab
14/04/2008, 10:06
É isso aí, Rub e Guiga...
A minha próxima troca, que será com 4.000km, ainda deve temorar um mês, o óleo e filtro atuais estão com 2.100km aproximadamente. Mas tb me comprometo a postar aqui as impressões sobre as trocas sucessivas e a limpeza do motor. Abração.

rub
14/04/2008, 20:28
Amigos,

Ainda está faltando 2000 KM para vencer os 4000 KM da troca de óleo.
Vou postar aqui a evolução das trocas de óleo da minha SW4 também.
Obrigado a todos pela ajuda,

Rubens

JAIME
14/04/2008, 22:35
Contra tudo e contra todos vou usar o FLUSH. E vou mesmo. Gosto de arriscar, assim como arrisquei quando alonguei meu diferencial e estou agora com o melhor carro do mundo. Vou arriscar e reporto a todos o resultado, ou indico a retífica onde estará meu motor.

dpab
15/04/2008, 09:16
Até que enfim apareceu um MACHO aqui nessa joça... KKKKKKKKKKKK..
Mas não basta ser macho, tem ser macho endinheirado pra poder arriscar...
É isso aí Jaime, se tens $$$coragem$$$, manda brasa e depois reporta os resultados pra nós... Abração, Delfim.

Guiga Tostes
15/04/2008, 10:58
Grande Jaime!!!

Vai pra cima então? Vale lembrar somente que o seu motor é um Mercedão mais forte e espartano que os 3L das Hilux. Que são fortes tb mas sua constituição estrutural mais moderna e leve é diferente e não tão robusto como os mercedes...

...na minha Band, cujo motor está com baixa KM(menos de 15000km) e usa o mesmo motor da sua eu até teria coragem, mas na Hilux com 276.000km é melhor não!

Abr e sucesso com o flush!

Marcelo J Ferreira
15/04/2008, 12:09
Diante de tantas opinioes a respeito do Flush, pergunto: por que nao usar oleo 10mil e 20 mil, logico que trocado com 5 e 10 mil, respectivamente. Sempre usei oleo 20 mil e troquei com 10 no meu antigo carro a gasolina. Com o Diesel esse procedimento deve ser diferente (ponto de interrogaçao).

outra duvida eh sobre aditivos para o diesel. Usei duas vezes e notei uma melhora, uma pequena melhora no consumo. Minha maquina ta fazendo 10,6 km/l (media de 90~100 km/h) na estrada e 9.5 km/l na cidade. este consumo ta bom para um carro com 113.000 km (ponto de interrogaçao)

PS-Esse teclado nao tem ponto de interrogaçao.

Valeu
Marcelo Ferreira
SW4 2001

Guiga Tostes
15/04/2008, 12:27
Vou tentar scannear a pagina do manual da minha SW mas, acredito que lá a Toyota não recomenda e julga desnecessária a utilização de aditivos no oleo lubrificante...

Vou me certificar e posto aqui.

Abr

Guiga Tostes
15/04/2008, 14:27
Complementando:

...agora para o oleo diesel existem diversas opiniões, eu uso a cada 3 ou 4 tanques para dar uma "limpada"...acredito que funcione. Já usei até o caríssimo diesel podium da petobras, só que na minha Band e não percebi grandes diferenças e não utilizei novamente.

Para o diesel o negócio é abastecer em postos de confiança, eu sempre abasteço no mesmo posto com deisel comum Petrobras.

Se não me engano há uma extensa discussão qto a aditivos para combustiveis aqui no Forum Geral.

Abr

dpab
15/04/2008, 15:18
Companheiros,
Desde que comprei a minha SW4/99 (01 mês), tenho procurado abastecer, prioritariamente, com o diesel da Shell, que é filtrado e aditivado. Faço isso por recomendação de um dos donos da Toyomec, oficina especializada em Toyota (principalmente as Hilux). Nos postos Petrobrás aqui perto, nem mesmo filtrado o diesel é...

Torezan
30/04/2008, 20:16
Eu também estou com vontade de usar este ou outro produto (Bardahl) indicado para a mesma finalidade em minha Bandeirante recém comprada. Acredito que se utilizado da forma correta como o fabricante recomenda, não trará problemas.
Um abraço a todos.

cristiano
01/05/2008, 02:33
Apaixonado que sou pela minha viatura, eu já fiz uso desse flush na minha Toyota Bandeirante (motor MB) para dar uma limpeza, como disse o pessoal, o problema maior é nos motores a gasolina. Mas como o motor da minha é standard e de 1983, alguma sujeirinha devia ter. :mrgreen:

Guiga Tostes
01/05/2008, 11:06
Conforme prometido fiz na semana passada a 1a. troca de oleo+filtro da SW4 com 3500km rodados.

O oleo retirado já estava mais fino do que o da 1a. troca(qdo comprei a viatura), mas ainda muito sujo e encorpado. Acredito que com mais umas 3 trocas curtas destas, consiga uma limpeza maior do motor(sem abrir e sem flush).

Abr (fazendo isso por medo do fush heheheh)

rub
01/05/2008, 11:33
Obrigado pela informação!
Eu ainda não fiz a troca, estou esperando vencer os 4.000 km ou os 6 meses após a troca de óleo,

Abraços,

Rubens

dpab
01/05/2008, 12:00
Guiga e Rubens,

Eu tb ainda não troquei, faltam 800 km para completar os 4.000km rodados com esse óleo/filtro. Acho que dentro de uns 20 dias faça a troca tb e relato como estava o óleo retirado.
Abração, Delfim.

Torezan
05/05/2008, 20:20
Neste fim de semana limpei o motor de minha Bandeirante com o Flushing da Wurth, que segundo mecânicos e vendedores de lubrificantes é o melhor aditivo para limpeza interna (sistema de lubrificação) de motores.
Percebi que o lubrificante mesmo tendo apenas 1500Km rodados, saiu com aspecto de usado e o filtro saiu limpo.

Este mesmo aditivo já tinha sido utilizado no motor de minha Parati 1.0 16V (na época com 100 mil Km) há cerca de 3 anos e até hoje não tive problemas com ela.
Espero ter contribuido e coloco-me à disposição.

Abraço a todos.

Guiga Tostes
11/06/2008, 15:47
All, Rub e Delfin,

fiz nesse ultimo final de semana a 2a. troca de oléo + filtro com 3500km. Desta vez pude perceber boa diferença no óleo extraido(velho), que já estava bem mais fino e limpo...nas primeiras trocas estava bem grosso e sujo.

Com esta troca o motor da Sheriff chegou bravamente e com mta saude ainda aos 280.000km!!!

Farei mais uma troca curta de oleo + filtro com 3500km, será a 3a., e depois passarei a trocar sempre oleo + filtro com 5000km. Com isso chegarei ao máximo de limpeza possivel visto o km da véinha e a manterei saudavel por mais alguns bons anos.

Abrs, sem flush e com o motor quase limpo!!

Ps.: Farei em breve uma limpeza de bicos, cárter e regulagem de bomba na danada para encarar a sem parâmetros e metodologia da vistoria imposta aos moradores da cidade de SP.

JAIME
11/06/2008, 21:18
Guiga,

O problema dos postos é que são de terceiros. No caso da Petrobras, empresa fabricante do nosso diesel, ele sai da fábrica absolutamente especificado. No posto, quando o dono tem pouca consciencia é que podem ocorrer os problemas (com qualquer bandeira). A Petrobras tem postos certificados, com uma marca especifica, objeto de contrato entre o proprietario e a mesma que o obriga a submeter-se a inspeções periódicas do laboratorio movel BR recebendo um certificado de Conformidade. Nestes a qualidade é garantida, no posto, pela propria Petrobras.

Torezan
13/06/2008, 20:34
Ps.: Farei em breve uma limpeza de bicos, cárter e regulagem de bomba na danada para encarar a sem parâmetros e metodologia da vistoria imposta aos moradores da cidade de SP.

Caro colega, com relação à limpeza de bicos e cárter, como você pretende fazer? Qual o método mais seguro na sua opinião? Já ouvi falar que ao mecher nos bicos, os mesmos dificilmente conseguem trabalhar novamente sem apresentar problemas, sendo desta forma, melhor substituir do que tentar qualquer reparo ou regulagem. Será verdade?
Abraço a todos.

Guiga Tostes
14/06/2008, 03:57
Olá Torrezan,

pretendo fazer a o serviço de limpeza, "abrindo" o motor na empresa(retífica de motores) de familiares meus, que são da mais absoluta confiança(claro)...ou seja familia.

Desconheço quanto a não possibilidade de regulagem dos bicos, mas caso seja verdade serei informado pela equipe da empresa qdo o serviço for solicitado/iniciado.

Qualquer novidade posto aqui ok!

Abr

mcoimbra
16/06/2008, 16:32
Apaixonado que sou pela minha viatura, eu já fiz uso desse flush na minha Toyota Bandeirante (motor MB) para dar uma limpeza, como disse o pessoal, o problema maior é nos motores a gasolina. Mas como o motor da minha é standard e de 1983, alguma sujeirinha devia ter. :mrgreen:

Isso ae cristiano, na minha hilux com os 448.000 km eu fiz o tal flush sim e nada de errado aconteceu, troquei óleo, filtro e ainda coloquei o tal do militec. Senti diferença no carro depois da troca sim.

abraços

Ney_Niteroi II
16/06/2008, 17:50
Torezan,

A verificação dos bicos é muito simples e rápida. Leve a um bombista de confiança para retirá-los e fazer as devidas medições. No meu caso estavam todos ok e paguei R$80,00 pelo serviço de desmontagem, medição e montagem.

Os bicos duram muitos km... se nao estiverem bons, recomendo trocá-los por novos... pois a mão de obra desmont/montagem nao é barata...

Abs

Guiga Tostes
16/06/2008, 17:52
Isso ae cristiano, na minha hilux com os 448.000 km eu fiz o tal flush sim e nada de errado aconteceu, troquei óleo, filtro e ainda coloquei o tal do militec. Senti diferença no carro depois da troca sim.

abraços

Boa MCoimbra!

Finalmente alguem realizou o flush na Hilux!!!

Conta mais sobre esta experiencia:

1 - Qual o ano da sua Hilux?
2 - Há quanto tempo vc já realizou o flush?
3 - Após o flush ou quando realizou vc fez alguma limpeza no cárter?
4 - Quais foram as principais diferenças percebidas após esta limpeza?

Desculpas pelo caminhão de perguntas, como vc pode ler este assunto ainda é bastante controverso aqui no fórum. O importante é compartilhar as experiencias.

Valeu, gde abraço!

estyvybeykr
16/06/2008, 18:47
Senhores estive acompanhando atentamente esse assunto, e depois das muitas opiniões dos companheiros é que resolvi postar minhas conclusões.
Minha Band é ano 80 e esta com o motor aberto, fazendo serviço de retifíca de praticamente tudo.
Pouco tempo atraz fiz uso desses produtos como o tão falado flush "só que não me lembro se era essa mesma marca", enfim, abri o motor e a sujeira era muita por toda parte, mesmo trocando o oleo com 5 mil Km , minha opinião hoje é que limpar mesmo só depois de aberto e com produtos adequados, algumas peças limpei com diesel, gasolina e querosene e não saiu toda a sujeira.
A limpeza interna do bloco será feita pela retifíca que cobra R$26,00 só pra isso, com limpeza inclusive das galerias de ôleo.
Ou seja quer limpeza de verdade, aguarde precisar de retifíca para abrir o motor e realmente limpar internamente, pois esses produtos milagrosos na minha opnião não fazem o milagre desejado. Fico a disposição de todos para qualquer duvida que puder responder, forte abraço.

Estevão

Videira
11/08/2008, 01:25
:DAmigos,
Entrei agora no forum, pois vou comprar uma SW4 (2000-2001), mas isso é outro assunto... Eu estou morando em Roraima por um periodo e precisava dum carrinho quebra-galho e acabei caindo no problematico golzinho 16v 00....:parede::parede: Quando tirei a tampa do oleo tive medo de sair algum monstro gosmento la de dentro, tipo o filme a COISA:D. Ai fiz o tal flush e fiquei rezando por 15min ate desligar o motor e drenar aquele lixo todo... bom, depois mandei tirar o carter e dar uma limpada, mas o motor nao abri pq vou vender esta mer###$%$#$ no fim do ano. Mas da pra ver que a borra ta toda la (pela tampa do oleo), o oleo continua sujando e o carro continua uma mer%%$#$%^. Por enquanto fico sonhando com minha SW4 e torcendo pro VW guentar mais 5 meses.

JAIME
11/08/2008, 12:09
:DAmigos,
Entrei agora no forum, pois vou comprar uma SW4 (2000-2001), mas isso é outro assunto... Eu estou morando em Roraima por um periodo e precisava dum carrinho quebra-galho e acabei caindo no problematico golzinho 16v 00....:parede::parede: Quando tirei a tampa do oleo tive medo de sair algum monstro gosmento la de dentro, tipo o filme a COISA:D. Ai fiz o tal flush e fiquei rezando por 15min ate desligar o motor e drenar aquele lixo todo... bom, depois mandei tirar o carter e dar uma limpada, mas o motor nao abri pq vou vender esta mer###$%$#$ no fim do ano. Mas da pra ver que a borra ta toda la (pela tampa do oleo), o oleo continua sujando e o carro continua uma mer%%$#$%^. Por enquanto fico sonhando com minha SW4 e torcendo pro VW guentar mais 5 meses.

Claro,,

O Flush não faz milagres. Se voce usa uma camisa branca para fazer mecanica e lava com detergente toda vez que tira, é uma coisa. Podem ficar aligumas manchas, mas poucas. Agora se voce leva um ano fazendo mecanica com esta camisa e quanda ele estiver negra voce lava com detergente, já viu.vão ser necessárias diversas lavagens para resolver o problema. O Flush é para ser utilizado com determinada frequencia, a cada tantas trocas de oleo(não sei quantas). Faço isto com o Renaultzinho sedan que temos lá em casa, inclusive previsto na rotina de revisões da Renault. Com nossas Band`s, acredito que seja o mesmo.

Torezan
11/08/2008, 19:12
Caros colegas, já fiz este tipo de limpeza (como já citado anteriormente) com Würth (não conheço o resultado dos demais) na Band 1992 e na Parati 1999 16V como comentado sem nenhum tipo de problema e mesmo após baixas kilometragens da troca de óleo a limpeza foi nítida. Acredito, que por este tipo de limpeza funcionar pelo princípio da remoção química (por diluição) e não pelo físico (remoção mecânica da sujeira), ele é adequado para motores não muito sujos e deve ser feito com certa freqüência. Claro que estes produtos não fazem milagres, mas esperar um motor de Bandeirante pedir retífica pra limpar é uma questão de extrema paciência, já que isto não ocorre com tanta facilidade.
Não podemos esperar de um solvente de sujeira faça o mesmo efeito de uma escova de aço sobre partes internas do motor.
Cada um deve tirar suas próprias conclusões, mas enquanto isso, continuo limpando a cada duas trocas de óleo.
Abraço a todos.

Daniel Rohde
30/06/2009, 22:10
Lí tudo e agora deixo minha contribuição.
Na fazenda que eu trabalho usamos o Flushing da Wurth há tempos nos motores a diesel de tratores, colhedoras, pulverizadores... e realmente ele limpa o motor, o óleo sai bem mais escuro e "carregado".

Tenho um amigo/representante da Wurth que me instruiu como usar corretamente no meu motor de 1963:
-adicionar a quantidade de flushing recomendada ao óleo com o motor funcionando em marcha lenta (desde que não ultrapasse o nível máximo de óleo).
-deixar o motor funcionando em marcha lenta por 15 minutos (cuidando sempre a temperatura).
-imediatamente após desligar o motor, ja esgote tudo e troque o filtro.

-Recomenda-se á cada 2 trocas de óleo.
-se o motor estiver com muita borra, retira o carter e a tampa de válvula para uma limpeza "manual", e só então use o flushing.
-o produto age lentamente, por isso deve-se deixar em marcha lenta e não vai entupir nada.

obs.: Essa é a minha experiencia com as máquinas agrícolas aqui da fazenda e as recomendações do técnico da Wurth, mas ainda não fiz com meu motor a gasolina.

espero ter ajudado]

AlfPrym
09/11/2009, 10:17
Bem quando a 2 anos atraz comprei uma Balzer 4.3 v6, usamos um produto semelhante a este no tal motorzão que já tava com mais de 300.000 km o resultado pratico foi o aparecimento de vazamenteo em vários locais como selos mecanicos, e juntas do cabeçote, então na minha opinião, isso so deve serutilizado em motores em bom estado de conservação, pq na verdade o produto nada mais é que um solvente/detergente para o oleo, que acaba diluindo tambem as "borras" acumiladas em determinados locais do motor que pode comprometer a sua vedação.

Papeco
09/11/2009, 11:25
Parceiro,

Segue minha opinião, se ao comprar o carro você faz uso deste produto a cada 2 ou 3 trocas de óleo, tudo bem, mas em um motor com alta quilometragem acho arriscado, já tive carros 16V e nunca tive problemas nem com motores nem com bombas de óleo. Inclusive tinha um gol 16v com 280.000km. Segue o meu conselho, retire o carter e a tampa, faça uma limpeza geral, sem riscos de prejuizos maiores, pode ser mais barato comprar o fluido, mas pode ser uma economia que sai caro

elvis
09/11/2009, 11:38
Uma vez meu mecânico fez o seguinte na minha hilux!

Esgotou o óleo e colocou acho que 1 litro ou mais de "querosene" e completou com óleo barato,ou o óleo usado mesmo! Ligou e funcionou na lenta por alguns minutos, depois esgotou e deixou escorrendo um tempão, ele até abriu a tampa do óleo em cima e soprou ar com o compressor, saiu bastante borra! Funcionou! Sem problemas! Mas acho que o ideal seria tirar o carter e lavar bomba de óleo e pescador!

Abraço!

dpab
09/11/2009, 23:10
Eu acho arriscado o flush em um carro (motor) comprado usado, independentemente da quilometragem mostrada no odometro. Comprei a minha SW4 1999 em março de 2008, e desde então o que faço é a troca do óleo e do filtro mais precocemente, a cada 4.000 km, e uso somente óleo premium com classificação CI-4, dessa forma, se havia borra, aos poucos a mesma será eliminada. E, claro, só uso diesel aditivado e filtrado. Um abraço, Delfim.

B4R4T4-6X6
28/11/2010, 01:13
Olá pessoal...

vou tentar levar na brincadeira esse tópico, pois já vi de tudo...
Pela minha experiência o Flushing é um procedimento usual nos EUA onde se busca manter as partes internas do motor limpas, pois lá, ao contrário daqui, quanto menor a mão de obra em oficina, melhor. Eles fogem de ficar sem carro por um dia sequer. As culturas são diferentes e na tentativa de incorporarmos esses "dogmas" que nos são passados, muitas vezes os incautos se vêem numa situação onde o sonho de ver um motor limpo se transforma num pesadelo terrível com prejuízos que caem no colo como uma cilada do destino. Tive amigo que quando o vi pensei que tivesse morrido alguém, ele tinha feito "Flush" no motor do Camaro Z-28. É a mesma coisa quando sentimos o corpo anestesiado como se um membro tivesse sido amputado, já era, não tem volta, membro amputado e motor fundido não tem volta. Pesadelo tipo Twilight Zone, lembram-se? http://www.youtube.com/watch?v=NzlG28B-R8Y

Tomemos muito, mas MUITO cuidado mesmo com esse procedimento, pois não somos Supermann para enxergarmos de forma precisa o nível da imundice que se encontra no interior dos nossos motores.
Vou tentar deixar registrada aqui a minha opinião de forma descontraída, pois nada adianta discussão acirrada sobre o assunto. A experiência mostra que o "serumano" é um animal irracional quando se trata em pensar no seu carro, pois tentar avaliar a alquimia que passa dentro de um motor leva os proprietários a longas noites de insônia e nessas horas é que as piores idéias surgem. Todos nós já passamos por uma situação parecida, onde o estresse em tentar resolver um problema chega a tal ponto de desgaste que no limiar da estafa decidimos com muita "coragem" FAZER aquilo que estamos ha tempos tentando resolver de forma equilibrada com o freio de mão puxado, é aí que mora o perigo. O mais provável é que adquiramos uma experiência de vida rápida e inesquecível, pois geralmente tomar decisões apenas com a coragem nos trás aborrecimentos e prejuízos.
Imaginemos as partes internas de um motor onde a borra gelatinosa no núcleo lubrificado, pois é disso que estamos falando nesse tópico desde o início e não de carbonização sólida em pistão e cabeçote. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Imaginemos o que ocorre dentro de um motor tomado pela borra gelatinosa, que se forma por vários motivos que salpico a seguir:
Remonte de óleo onde não se obedece nem o tipo de óleo usado nem mesmo a quilometragem de troca. Vale lembrar que quando se quer usar um óleo específico de "gosto pessoal", tem que se estudar o tipo de motor, Álcool, Gasolina, Diesel, Querosene, Metanol, etc. viscosidade indicada e principalmente regime de temperatura, pois o tema lubrificantes vai muito mais além do que possa imaginar a nossa vã filosofia. O remonte de óleo onde apenas se completa o nível e a cada vez que se para em um posto, os "Frentistas especialistas" perguntam, posso ver o nível do óleo? Question: quando alguém aqui já viu algum frentista procurar saber qual foi o óleo utilizado na última troca? Eles simplesmente não olham porque as BANDEIRAS dos postos usam linhas de óleos com classificações e tipos totalmente diferentes, será impossível encontrar o mesmo óleo num Posto Shell e num BR por exemplo, existem postos então que prefiro não citar que existe uma total miscelânea de óleos, pois como não são postos com bandeiras, esses compram MIXER´s de óleos encalhados nos estoques e gargantas das Companhias Distribuidores, é como os Pneus do Extra e Supermercados automotivos, são mixer´s empurrados ao comerciante goela abaixo. Não quer errar? Use sempre o óleo indicado pelo fabricante. Se for conhecedor do assunto, escolha o óleo que se encaixe dentro das especificações e da sua preferência e seja feliz usando apenas ele.
Outro fator importante, mas que considero até menos preocupante, pois caso ocorra, o pior já aconteceu com o motor, que é o uso de combustível adulterado, o famoso batizado, esse sim, altera totalmente a disposição química e molecular do óleo fazendo com que o motor trabalhe em regime de desengraxe, o que o lava de tal forma internamente que o desgaste é irreversível. Uma vez passado daquela "fronteira", não se pode mais dar um passo atrás; mas nesse caso o motor já foi embora. Pessoal, não existe almoço de graça, combustível barato é sinônimo de fraude. A vítima do estelionatário é sempre o ganancioso, todo mundo paga o preço normal, mas tem gente que é parente do Gerson ainda e esses são os que se dão mal. Salvo os desavizados que num reabastecimento de emergência num posto desconhecido cai na cilada do destino. Sempre pedir NF no posto, poucos pedem...

Tópico rápido sobre óleo sintético. Tem que se estudar a fundo o assunto para se balizar numa opinião. Óleo sintético não leva "plástico nem polímeros", tem muita propaganda errada e um fala o que ouve do outro acreditando ser a verdade como muitos a imaginam, isso é lenda e não adianta discutirmos, pois seria como discutir o tecido da roupa do Papai Noel... ..tem que se estudar e entender o assunto, segue link.

Cópia Literal do link: http://escolademecanica.wordpress.com/2007/11/18/oleo-mineral-semi-sintetico-e-sintetico-diferencas/

A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos.
Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos.
Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.

Outra coisa, o Sintético (que também tinha nojo antes de estudar o assunto, pois comparava manteiga com margarina, e quem não prefere manteiga é bobo não é mesmo?), é muito mais estável com as diferenças de temperatura e em regimes mais severos, por isso, dá uma sobrevida ao motor. F-1 usa sintético e o motor também é a explosão. Imaginam como se sente o motor da minha Hilux SW4 2.7L 16v com o sintético... ...é o óleo Magnatec indicado pelo Sr. Toyoda, eu não vou discutir, vocês vão? http://www.youtube.com/watch?v=QfEAM9gtQWY
Pessoal, não quero que ninguém leve nada para o lado pessoal, mas existem muito mais segredos entre a chave e o motor do que possa imaginar a nossa vã filosofia. Para se dar aula de óleo tem que se estudar muito e ainda por cima ter a mente fértil para imaginar o que se passa dentro do motor e o que Ele, o motor "gostaria de sentir".
O Flushing é perigoso por um simples motivo, por não se saber como está o estado da contaminação interna do motor. A remoção da borra feita com Flushing é muito rápida, tem gente que comenta que dissolve devagar em até 15 minutos,,, pasmen, devagar em 15 minutos? Dissolver por exemplo 10 anos de borra num motor com 100 mil km em 15 minutos é devagar? É a mesma coisa que querermos desentupir o Tietê em sete dias. Missão impossível amigos, tudo tem que descer pelo ralo e o ralo do motor chama-se bujão do carter que não em mais que 1/2 polegada. É só termos a mente fértil para percebermos que não rola, é robada na certa. melhor e mais prudente será então usar um óleo com alto teor de detergente (coisa que muita gente desaconselha dizendo que entope o pescador), se usar um óleo com alto teor de detergente como o Mobil 1 4T por exemplo 20W50 é perigoso num caso específico, imaginem um Flushing que é um purgante para o motor em 15 minutos. É a mesma coisa de tomarmos laxante, é tiro e queda, tem coisa que não dá pra contestar gente...

Curiosidade:

http://www.youtube.com/watch?v=TV7gq_AiaXA

Bom, acho que não vai dar certo, pois esse texto ficou enorme, estou à disposição dos amigos para discutir esse tópico antigo.

dpab
28/11/2010, 20:29
Foi mais ou menos isso que eu falei nesse meu post de um ano atrás, logo acima do seu, só que em 3 linhas, hehehehe... Um abraço, Delfim.

Elmer_Jeep
29/11/2010, 10:58
Imaginemos as partes internas de um motor onde a borra gelatinosa no núcleo lubrificado, pois é disso que estamos falando nesse tópico desde o início e não de carbonização sólida em pistão e cabeçote. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Imaginemos o que ocorre dentro de um motor tomado pela borra gelatinosa,

Pra quem não sabe o que é a borra gelatinosa fiz essas fotos uns meses atrás pensando neste tópico.

O motor é de um gol power 1.0 ano 2010 com 20 mil km rodados.

Bloco (da pra notar que pela baixa kilometragem os mancais estão perfeitos mas a lubrificação estava praticamente comprometida):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=256263&stc=1&d=1291035356

Mancais e bielas (até os anéis estão cobertos com a borra):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=256264&stc=1&d=1291035356

Local que recebe o filtro(praticamente obstruído, o que força o trabalho da bomba e prejudica a saída/retorno do óleo):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=256265&stc=1&d=1291035356

Respiro do motor(praticamente obstruído e a borra se transformando em carbonização):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=256268&stc=1&d=1291035356

Tudo bem que o tópico começou falando de motores diesel e como falei em páginas anteriores, em todos esses anos de Retífica ainda não vi borra desse tipo em motores diesel portanto acho totalmente desnecessário o tal de flush.

[]'s

JOFRAN
29/11/2010, 18:12
Pra quem não sabe o que é a borra gelatinosa fiz essas fotos uns meses atrás pensando neste tópico.

Bloco (da pra notar que pela baixa kilometragem os mancais estão perfeitos mas a lubrificação estava praticamente comprometida):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=256263&stc=1&d=1291035356

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=256264&stc=1&d=1291035356

Local que recebe o filtro(praticamente obstruído, o que força o trabalho da bomba e prejudica a saída/retorno do óleo):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=256265&stc=1&d=1291035356

Respiro do motor(praticamente obstruído e a borra se transformando em carbonização):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=256268&stc=1&d=1291035356

Tudo bem que o tópico começou falando de motores diesel e como falei em páginas anteriores, em todos esses anos de Retífica ainda não vi borra desse tipo em motores diesel portanto acho totalmente desnecessário o tal de flush.

[]'s
Caro Elmer,
Qual a causa de tal desastre em um motor com tão pouca km?

Elmer_Jeep
29/11/2010, 18:23
Troca de óleo acima do prazo e combustível adulterado, aqui a questão do combustível é complicada inclusive devido a fronteira com a venezuela.

No mais, eu não confio nestes óleos pra 10mil por melhor, mais famoso e mais caro que seja não aguenta, todo dia chegam motores assim aqui na Retífica e é bem comum aparecerem motores com no máximo 20mil km já cheio de borra.

Já pegamos um zetec rocam de um ford ka com 60mil cujo a dona nunca havia trocado óleo... o motor travou por falta de lubrificação. No carter e nas paredes do bloco parecia uma casa de cupim esse gel depois de carbonizado.

[]'s

edwint
29/11/2010, 20:17
Usei uma vez num motor 8cil, fiquei meio com medo de entupir a telinha da bomba de oleo. Por isso coloquei o flushing, que parece e tem cheiro de querozene, no motor,troquei a cebolinha por um manometro, dei a partida fiquei de olhor pra ver se a pressao caía. Após 15 minutos esgotei o oleo do motor, troquei o filtro de oleo e ficou tudo legauzinho.

Se limpou ou nao o interior do motor, nao tive como saber... vendi o carro sem desmontar o motor.

edwint
29/11/2010, 20:21
Escutando aquelas dicas de Boris Feldman no radio, os oleo atuais ja possuem aditivos que inibem o aparecimento da borra no interior dos motores.

Sendo assim, uma vez limpo, nao havera mais necessidade de utilizar o Flushing.

http://www.dzai.com.br//vrum/video/playvideo?tv_vid_id=94693

canzilao
26/12/2010, 19:35

[]'s
ELMER que p... é essa???
Caramba que ser foi esse que deixou esse motorzinho chegar a essa situação calamitosa??
Aqui na aviação agricola quando usavamos AVGAS que contem um alto indice de chumbo nós faziamos as trocas de oleo com 50 horas de funcionamento, e quando abriamos o motor ele apresentava muita carbonização dos pistões.
Agora que utilizamos alcool hidratado, o mesmo dos postos, (porem pegos na bomba da usina de alcool) fazemos a troca com 70 horas, e eu mesmo ja cheguei a voar 100 horas sem fazer a troca, e abrimos um motor recentemente com 1.000 horas de voo e parecia um motor zero hora, pistões limpos, cilindros em perfeito estado de conicidade e medidas.
Eu acredito que nossos motores pequenos (alcool e Gasolina) sofram esse tipo de problema muito mais por conta da mistura de solventes que lhe são adcionadas pelos donos de postos mal carater que existem.
Ainda não tive o preazer de fazer nehuma troca de oleo em minha Turbulenta, pois a mesma ainda vai demorar a rodar, porem acredito que a troca em intervalos de 5 mil com filtros é a melhor solução pra poder rodar ai milhares de kilometros.

divaldo2
29/03/2011, 12:22
caros amigos eu so trocador de ole a 7 anos e posso afirmar a vcs que a limpesa com o eng. flush e confiavel , e sobre as borras que possão de soltar do motor e vir a entupir o cistema de lubrificação , nao se preocupem pois a limpeza funsiona assim; o eng. flush e colocado no motor e ao ligar o carro ele fas um prosseço de enchague removendo a borro aos poucos diluindo e transformando em oleo novamente e apos o termino da limpeza e sugerido colocar o oil treatamente para que se crie uma pelicula protetora na parede interna do motor evitando que a borra se prolifere novamente e remova o restante dos residos que ainda ficarão no interior do motor pois este produto ,oil treatament , comtem micro particulas que se envolve nas borras deichando elas mais dença ficando no fundo do carter sendo assim elas serão removidas na prossima troca e mais diminui o atrito entre as pessas evitando o disgastes das mesmas...

bom espero que tenha ajudado com as duvidas e sim uzem o eng.flush acompanhado com o oil treatamente e assim prolongarao a vida dos seus motores

Elmer_Jeep
29/03/2011, 14:55
caros amigos eu so trocador de ole a 7 anos e posso afirmar a vcs que a limpesa com o eng. flush e confiavel , e sobre as borras que possão de soltar do motor e vir a entupir o cistema de lubrificação , nao se preocupem pois a limpeza funsiona assim; o eng. flush e colocado no motor e ao ligar o carro ele fas um prosseço de enchague removendo a borro aos poucos diluindo e transformando em oleo novamente e apos o termino da limpeza e sugerido colocar o oil treatamente para que se crie uma pelicula protetora na parede interna do motor evitando que a borra se prolifere novamente e remova o restante dos residos que ainda ficarão no interior do motor pois este produto ,oil treatament , comtem micro particulas que se envolve nas borras deichando elas mais dença ficando no fundo do carter sendo assim elas serão removidas na prossima troca e mais diminui o atrito entre as pessas evitando o disgastes das mesmas...

bom espero que tenha ajudado com as duvidas e sim uzem o eng.flush acompanhado com o oil treatamente e assim prolongarao a vida dos seus motores

Ah ta :rolleyes:

Uma cliente minha fez isso e acompanhou todo o processo do "trocador" num corolla 2005, resultado: saiu do posto fazendo um barulho estranho, veio direto aqui na retífica pra eu observar e o motor está batendo biela... :parede:

Se tivesse apenas trocado o óleo e filtro sem fazer o tal do flush ainda iria rodar alguns anos com certeza.

[]'s

sergiopincelli
29/03/2011, 16:29
É incrível o que as pessoas fazem com seus veículos.Domingo passado, conversando com dois amigos sobre troca de óleo, um deles proprietário de um santana quantum, hoje com 180.000 km. disse que trocava o óleo uma vez por ano, somente completando e em tres anos de uso nunca havia trocado os filtros. O outro proprietário de um gol 91 há 6 anos tambem nunca havia trocado os filtros, só dando uma "assoprada" no filtro de ar.Muitos proprietários adquirem um carro e só andam e nada fazem de manutenção. Fiquei chocado pois não eram pessoas ignorantes no assunto.

divaldo2
29/03/2011, 19:35
caro amigo se isto aconteseu com esta sua cliente e que o carro dela ja estava com o problema o que o eng.flush fez foi mostrar o problema antes que se agravase e vc como mecanico deve saber que se o carro dela estava batendo biela apos a limpesa e que o carro ja estava com um grande acumulo de borra e mais sedo ou mais tarde com serteza mais sedo a borra iria soutar em grandes camadas que acabaria trancando o sistema de lubrificaçao podendo fundir o motor e dando mais custo para a sua cliente nao e

shuther4x4
29/03/2011, 21:54
Eu acho arriscado o flush em um carro (motor) comprado usado, independentemente da quilometragem mostrada no odometro. Comprei a minha SW4 1999 em março de 2008, e desde então o que faço é a troca do óleo e do filtro mais precocemente, a cada 4.000 km, e uso somente óleo premium com classificação CI-4, dessa forma, se havia borra, aos poucos a mesma será eliminada. E, claro, só uso diesel aditivado e filtrado. Um abraço, Delfim.

Sou da mesma opinião Delfim.
Em vez de gastar com a empurroterapia, você gasta com um óleo e um combustivel de melhor qualidade.:concordo:

Daqui uns dias vão lançar aditivo para limpeza de brucutu. Sé é que já não existe. Mas vai ser muito bom. Quem usar vai dizer: Recomendo, pois meu brucutu nunca entupiu!!!!:mrgreen::mrgreen:

Abraços
Fábio

B4R4T4-6X6
31/08/2011, 13:56
Sou da mesma opinião Delfim.
Em vez de gastar com a empurroterapia, você gasta com um óleo e um combustivel de melhor qualidade.:concordo:

Daqui uns dias vão lançar aditivo para limpeza de brucutu. Sé é que já não existe. Mas vai ser muito bom. Quem usar vai dizer: Recomendo, pois meu brucutu nunca entupiu!!!!:mrgreen::mrgreen:

Abraços
Fábio

Essa do Brucutu foi bem lançada, pior é que os caras inventam de tudo mesmo, e o pior ainda é que tem gente que compra todo tipo de cosmético pra carro. Vejo nos finais de semana nesses hiper mercados para carro, como a Voli Car por exemplo, gente comprando todo tipo de perfumaria como: Cheirinho, shampoo, abrilhantador de painel, etc. Daqui a pouco vão inventar shampoo com condicionador pra carro e vai ter gente comprando, felizes da vida...

abraços, B4R4T4...

http://i.olhares.com/data/big/250/2505713.jpg

Feld
31/08/2011, 14:13
Flush é muito perigoso, pois por alguns momentos o motor roda SEM LUBRIFICAÇÃO ALGUMA... é "metal com metal". Eu indico o flush apenas caso tenha problema sério com borra (e não quer investir em abrir o motor), ou caso vá trocar a viscosidade de óleo dali para frente (ex: sempre utilizou 10w40, e agora vai passar a utilizar 25w60...) e mesmo assim é uma vez na vida, outra na morte, não é algo indicado a fazer sempre não......

AlexandreStudart
31/08/2011, 22:54
Os Postos Ipiranga vendiam um produto similar para limpeza do motor, vi um cliente procurando e o frentista disse que não vendem mais. Fiquei curioso e ele acabou dizendo. Deu vários problemas com clientes...houve casos de motor fundindo. Tenho um amigo, que também é mecânico em SP e me disse que o produto é muito abrasivo, é perigoso para motores mais rodados pq além de entupir a bomba de óleo, também corroe as juntas, causando vazamentos. Não arrisco!

Rejane Abreu
03/11/2012, 14:19
É incrível o que as pessoas fazem com seus veículos.Domingo passado, conversando com dois amigos sobre troca de óleo, um deles proprietário de um santana quantum, hoje com 180.000 km. disse que trocava o óleo uma vez por ano, somente completando e em tres anos de uso nunca havia trocado os filtros. O outro proprietário de um gol 91 há 6 anos tambem nunca havia trocado os filtros, só dando uma "assoprada" no filtro de ar.Muitos proprietários adquirem um carro e só andam e nada fazem de manutenção. Fiquei chocado pois não eram pessoas ignorantes no assunto.

Depois que comprei o carro, fui ler seu manual e resolvi fazer todas as trocas possíveis nele antes do rodar (ja que comprei de 2ª) pra minha surpresa, a confiança é algo adquirida com o tempo e no meu caso minhas trocas ( principalmente do motor) foram feitas por alguem que mal sabia o significado das letras escritas no rotulo dos oleos e em uma mecanica recomendada. Minha sorte foi escontrar sites de foruns e ler alguns deles. Não tive problemas maiores, mas o mecanico trocou meu oleo por um de viscosidade muito superior e me obrigou a fazer nova troca antes dos 3.000k por que na minha ignorancia, notei uma reduçao na performance do carro. Sei que nao tenho um 4x4, mas tbm nao quero ser mais uma mulher que compra o carro e sai dirigindo por ai sem saber como funciona seu motor ... to adorando ler o forum... e da proxima vez trarei novidades ou poderei discutir sobre o assunto..
PS: andei pensando na limpeza do motor, mas como nao conseguiram me explicar o que acontecia realmente com esta limpeza resolvi esperar ...ainda bem.

guilhermeabreu
03/11/2012, 16:04
Depois que comprei o carro, fui ler seu manual e resolvi fazer todas as trocas possíveis nele antes do rodar (ja que comprei de 2ª) pra minha surpresa, a confiança é algo adquirida com o tempo e no meu caso minhas trocas ( principalmente do motor) foram feitas por alguem que mal sabia o significado das letras escritas no rotulo dos oleos e em uma mecanica recomendada. Minha sorte foi escontrar sites de foruns e ler alguns deles. Não tive problemas maiores, mas o mecanico trocou meu oleo por um de viscosidade muito superior e me obrigou a fazer nova troca antes dos 3.000k por que na minha ignorancia, notei uma reduçao na performance do carro. Sei que nao tenho um 4x4, mas tbm nao quero ser mais uma mulher que compra o carro e sai dirigindo por ai sem saber como funciona seu motor ... to adorando ler o forum... e da proxima vez trarei novidades ou poderei discutir sobre o assunto..
PS: andei pensando na limpeza do motor, mas como nao conseguiram me explicar o que acontecia realmente com esta limpeza resolvi esperar ...ainda bem.

REJANE ABREU

Seja muito bem vinda aqui , isto aqui é uma grande família , só tem um problema : é que vicia todo mundo .

Mas vamos ao que interessa , na minha opinião vc não tem que fazer limpeza de motor algum , o que vc tem que fazer é trocar este óleo de especificação errada o mais breve possível , daí seu carro voltará a performance anterior , aproveita e troca o filtro de óleo tb embora não tenha a kilometragem ainda para a troca , mas ele irá guardar este óleo errado dentro dele , então é só vc fazer a troca do óleo pelo correto e trocar o filtro de óleo tb e pronto .

ABRAÇO