Ver Versão Completa : Gambiarra Maluca ! ?
Ricardo Luis
07/04/2008, 12:29
:idea:ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DE UMA ADAPTAÇÃO CUJO O FREIO DE MÃO TEM DUAS ALAVANCAS UMA PARA CADA RODA E QUANDO O CARRO FICAR NO X EM UMA VALA TRAVA-SE A RODA QUE ESTIVER NO AR PASSANDO A TRAÇÃO PARA A QUE ESTÁ EM CONTATO COM O SOLO ?! FUNCIONA ?:pensativo:
Sim... Um amigo nosso aqui em BH tem isso na viatura.... Funciona muito bem...
É o mesmo princípio dos antigos Gurgel...
abs
esse é o blqueio tabajara... funciona, mas tem seus prós e contras... ( na minha opniao mais contras do que prós)
T+
Ricardo Luis
07/04/2008, 13:48
esse é o blqueio tabajara... funciona, mas tem seus prós e contras... ( na minha opniao mais contras do que prós)
T+
KKKK TABAJARA FOI BOA :D! DIZ AÍ IRMÃO ? ANTES QUE EU GASTE GRANA E ME ARREPENDA ! OS PRÓS E OS CONTRAS !:concordo:
o unico pró que eu enxergo é o custo.. mesmo assim tenho minhas duvidas, pois deve ficar uns 400,00 p/ vc mandar instalar o esquema de duas alavancas e um bloqueio lockrite no diferencial instalado vai lhe sair uns 800,00
sobre os contras, durante os enroscos nas trilhas, vc alem de ter muito mais trabalho ocupando uma das maos puxando e soltando alavanca do freio de mao, sempre vai precisar de ter alguem do lado de fora lhe dizendo qual roda esta no ar p/ que vc possa puxar a alavanca correspondente a roda no ar.. em situacoes onde a tambor de freio esta molhado o funcionalidade tb fica prejudicada, pois o freio nao trava direito..
enfim.. é uma alternativa BARATA p/ quem quer ter um blqueio p/ salvar nos enroscos, mas fica devendo muito ao funcionamento de um bloqueio de verdade..
T+
Ricardo Luis
07/04/2008, 14:13
Obrigado !
Márcio Magalhães
07/04/2008, 17:36
Olá,
Os Gurgel têm esse sistema. Neles chamam-se seletraction.
[]´s,
deveria se chamar é "gambitraction"...hehehe
Acho que nem o preço tá compensando, um Bloqueio LR hoje tá na faixa de 600 latas.
OPa!
Tenho um macrotorque = R$ 1.300,00 (acho que ainda é isso)
Comprei uma alavanca do freio de mão do Uno Fire (regulagem do cabo é interno, na própria alavanca) = R$ 25,00
Acho que vai gastar uns 100hão em tudo.
Cara, no $ufoco faça o que $eu bol$o manda!
Um LockRight para Vitara nos USA custava em torno de U$ 180.00 aqui no Brasil achava na faixa de R$ 600,00 em SPO.
Aqui no Forum o Leandro tava vendendo um por R$ 500,00, não sei se ja vendeu http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=460647&postcount=1
Abrs
joão k. chikui
07/04/2008, 22:20
Ricardo
Realmente é quase impossível vc saber qual roda brecar, e , quando estiver molhado e com lama, não breca.
põe um LR no bichinho que ele merece.
Astor Dias de Andrade
07/04/2008, 23:31
Ricardo
Realmente é quase impossível vc saber qual roda brecar, e , quando estiver molhado e com lama, não breca.
põe um LR no bichinho que ele merece.
João, onde encontro um LR prá samurai 93?
Vc sabe quem revende novo ou usado?
Grato pelas dicas
Abraços
Astor
Abel Mário
08/04/2008, 01:38
Ricardo, de uma olhada neset site, tem dicas interesantes para o freio seletivo.
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo.htm
Sds, Abel
:idea:ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DE UMA ADAPTAÇÃO CUJO O FREIO DE MÃO TEM DUAS ALAVANCAS UMA PARA CADA RODA E QUANDO O CARRO FICAR NO X EM UMA VALA TRAVA-SE A RODA QUE ESTIVER NO AR PASSANDO A TRAÇÃO PARA A QUE ESTÁ EM CONTATO COM O SOLO ?! FUNCIONA ?:pensativo:
andre veiga
08/04/2008, 11:50
O pricipio destes freios setetivos é o mesmo dos Gurgel... o seletraction.
Eu ja vi o Vitara de BH com o sistema de 2 alavancas sendo 1 + 1 cabo por roda, mas não andei nele.
Sei que a (ex) minha gaiola tinha freios assim mas hidráulicos com um cilindro por roda traseira, sai de alguns enroscos com ela graças ao sistema, mas o mais divertido era fazer curvas apenas freiando a roda de dentro.
Nõa sei se no vitara tem tantos contras quanto o Fabiano diz, mas seria um boa testar, em especial porque é facil e barato (400,00 ? acredito nem metade disso), montar um se for optar por um bloqueio ok mas tem que levar em consideração, além do gasto $$, o tempo para montá-lo, para quem tem apenasum carro pode ficar dificil.
O dono do vitara d BH, podia dar uma ideia aqui, vi o carro lá no Edmur há umns dias.
O pricipio destes freios setetivos é o mesmo dos Gurgel... o seletraction.
Eu ja vi o Vitara de BH com o sistema de 2 alavancas sendo 1 + 1 cabo por roda, mas não andei nele.
Sei que a (ex) minha gaiola tinha freios assim mas hidráulicos com um cilindro por roda traseira, sai de alguns enroscos com ela graças ao sistema, mas o mais divertido era fazer curvas apenas freiando a roda de dentro.
Nõa sei se no vitara tem tantos contras quanto o Fabiano diz, mas seria um boa testar, em especial porque é facil e barato (400,00 ? acredito nem metade disso), montar um se for optar por um bloqueio ok mas tem que levar em consideração, além do gasto $$, o tempo para montá-lo, para quem tem apenasum carro pode ficar dificil.
O dono do vitara d BH, podia dar uma ideia aqui, vi o carro lá no Edmur há umns dias.
tempo p/ montar um bloqueio??? na boa... eu monto um bloqueio em suzukis em 1/2 dia ( isso sozinho e sem pressa) com ajudante já instalaei um lockrite em 3hs
eu DUVIDO, mas DUVIDO que alguem monte a gambitraction num vitara em menos de 1/2 dia .
acho que p/ um servico BEM feito e caprichado vai no minimo uns 400,00.. claro pode ter meca cobrando 100,00 a MO, mas ..... se vai ficar bom.. heheheh
andré... vc disse que sua gaiola tinha esse sistema porem hidraulico néh??? bao.. hidraulico é OUTRO departamento..heheh.. nos vitaras e p/ piorar com freio a tambor atras, se precisar do bloqueio "gambitraction" na lama ou apos uma travessia de rio, esquece que lona molhada nao freia...heheh
T+
Astor Dias de Andrade
08/04/2008, 13:43
Fabiano, vc tem algum bloqueio LR prá vender? Ou sabe de algum?
Grato
Astor
A viatura com duas alavancas de freio de mão, estilo Gurgel, é do próprio Edmur ;)
abs
andre veiga
09/04/2008, 10:39
Oi Fabiano,
Pensando bem... acho que tem razão, tem a MO que para ser BOA geralemente é cara... e na minha gaiola tinha freios a disco atrás... faz diferença né?
Quanto ao tempo... eu conto sempre com a hipotese de deixar o carro em BH e buscar novamente sei lá que dia... pois em OP nem trocar pneu sabem...
Chrisb,
Quem tem boca vai a Roma... Se, no dia que vi tivesse perguntado, saberia que é do Edmur e teria feito outras 1000 perguntas sobre o sistema pois tenho uma alavanca original e fiquei com ideias de fazer no meu vitara.
André, isso é mesmo.... Mas nada te impede de pegar o telefone, ligar pro Edmur e começar o questionário! heheheh
abs!
Alexandre X
09/04/2008, 18:11
Com Cutting Brakes e um bloqueio selecionavel o caboclo faz curva impossivel: http://www.polyperformance.com/shop/Series-452-Dual-Handle-Cutting-Brake-p-174.html
Agora entre um Gambitraction® e um LockRight, sou mais LockRight :mrgreen:
Barao de Castro
09/04/2008, 19:17
O custa desse "sistema" é baratíssimo. E depende muito de vc, se for montar sai bem mais em conta, na trilha pesada fará uma diferençazinha. Eu colocaria. Embora tido com GAMBIARRA, as inovasções do eng Gurgel sempre funcionaram e foram verdadeiras INOVAÇÔES em um Brasil na epoca sem a tecnologia 4x4.
sds
Breno
ps: só dos willys que sobraram na epoca.
Caras,
Tá certo que esse lance de dividir o freio de estacionamento da roda traseira pode ajudar, tbm tá certo que com água ou lama o freio a tambor tbm não funciona. Agora a pergunta é: Alguém já pensou em colocar freio a disco na traseira?
Se fosse com freio a disco essa Gambitraction® poderia ter maior rendimento!
E tbm já regulei, troquei as balacas, fiz um monte de coisas, mas o freio d eestacionamento não funfa direito, tenho que puchar a alavanca com muita força...
Abraços
colocar freio a disco na traseira tem jeito sim.. é relativamente facil, mas o custo nao fica baratinho nao... sem falar que se quiser que o freio fique bom tem que trocar tb o cilindro mestre..
T+
Murillus
10/04/2008, 16:34
Agora entre um Gambitraction® e um LockRight, sou mais LockRight
dificilmente vai funcionar se tiver em uma trilha com lama ou agua... molha tudo e patina...
Gustavo Niva
11/04/2008, 21:44
Bem... você não precisa travar totalmente a roda para o selectraction funcionar... então, patinar quando tá molhado pode não ser bom, mas também não fazer com que a gambi não funcione...
Um tempo atrás perdi o freio do niva (eu sei que é difícil acreditar, mas nivas quebram de vez em quando heheheh), enquanto descia uma "serra" durante um temporal... aí tive que ir segurando no freio de mão quando o motor não dava conta, o macete era antes de puxar com força a alavanca, só encostar ela pra secar um pouco o freio...
Não é assim um bloqueio, mas quem já viu os gurgel com pneuzinho pequeno rodando na areia, sabe que o troço funfa sim hehehe e pros que acham que "gambiarra se faz em casa" deve sair praticamente o custo da alavanca...
[]s
Gustavo.
Pablo.pinto2007
15/05/2010, 09:22
Sei que o tópico já está bem antigo... mas gostaria de deixar uma palavrinhas para engrandecê-lo... pode-se fazer também um sistema bem prático e simples de fazer, porém pode custar um pouco caro... compra-se 4 solenóides de alta pressão (senão não aguenta a freiada), e instala um em cada roda, e faz um painel bonitinho pra instalar no painel, com controle de cada roda eletricamente, ou seja, o botão que apertar freia a roda... assim, vejamos, você se enrroscou na erosão... então pisa no freio e aciona o botão da solenóide que está no ar, tenta sair, utilizando o motor é claro... e depois que a roda encostar no piso, ou até mesmo quando sentir aderência do outro eixo (diant. ou tras), desliga o botão e o sistema de molas (do freio original) solta o fluido de freio e assim solta a frenagem... incrivelmente é assim que funciona os bloqueios dos grandes carros atuais, ao invés de ABS é como se fosse um anti ABS, ou seja, se o ABS não deixa travar a roda que está querendo travar o sistema de bloqueio trava a roda que deveria andar e está sem aderência... simples, tudo sem o motorista notar através de um motor elétrico, acoplado ao sistema de ABS...
Se fizesse trilha de erosão, não contaria pipocas, instalaria na hora...
Abraços!