Ver Versão Completa : Mantendo a graxa nos feixes...
Oi prá todos.
Esta é a primeira vez que escrevo neste forum. Tirei muitas idéias boas para colocar no meu jeep daqui mas estou com uma dúvida para a qual ainda não encontrei resposta.
Estou querendo colocar as lâminas de raioX entre as lâminas dos feixes e engraxá-los, mas estou preocupado com a "misturança" de terra, lama e graxa. Além disto como prevenir que a graxa não se vá deixando saudades de uma suspensão menos dura?
:idea: Estava pensando em colocar todo o feixe dentro de uma câmara de ar ou enrolar uma borracha parecida em volta dele e fechar com presilhas.
Sei que provavelmente vai ficar esquisito :shock: mas será que alguém por aí tem alguma outra idéia?
eu tenho!!! :D :D :D
Não faça isso!!! :D :D :roll: :D
Se vc está preocupado com a terra nas laminas de raio-x imagina o barro que a camera de ar, ou qualquer outra coisa que vc enrolar pra proteger as laminas vai juntar? :D
[]'s
Eugênio
Por isto que eu tava pensando em colocar uma camara inteira e amarrar as pontas com as presilhas :D . O maior problema com esta configuração seria ter que desmontar o conjunto para substituição :oops: caso, por algum acaso do destino, uma pedra maior cortasse a borracha.
como vc vai passar ela pelos suportes dos jumelos?
Não fica 100% vedada
[]'s
Eugênio
Asterix essa sua idéia até que é boa, só não sei se vira. . . .
O que te aconselho e, é o que eu estou fazendo no meu CJ3A e, pegar um furador de papel e fazer alguns furos nas radiografias em toda a extensão. Daí, quando vc colocar a graxa, ela ficará tipo um depósito (tudo bem é pouco), mas fica em contato direto de ferro com ferro das lâminas. . . acho que fica melhor que se fosse direto na radiografia. . . pois acho que escorrega (sai) com mais facilidade. . . . isso é uma sugestão que, se não me engano, alguém do fórum já a utilizou e foi daí que peguei a idéia . . .
Alguém com mais experiência nesse assunto poderia nos esclarecer. . .
[ ]´s
Júnior
Monge e Jota
A borracha só chegaria até um pouco antes dos anéis da mestra e ficaria fixada com presilhas, desta forma não haveria saída de graxa nem entrada de terra. Só um pequeno furo teria que ser feito no centro para passar o pino de centro.
Estou pensando em dar um pulo na Casa da Borracha e tentar encontrar um material similar. Só para ter mais opções.
Tenho minhas dúvidas quanto aos furos nas chapas de RaioX. Além da quantidade de graxa armazenada alí ser mínima não eliminaremos assim o maior problema que é a contaminação da graxa com terra e areia que juntas atuam como um material altamente abrasivo. :?
Asterix,
Acho que poderia tentar vestir uma câmara de ar de moto ou bicicleta.
Pelo fato da borracha destas câmaras serem bem finas, tem bastante elasticidade. E ficando mais justo, acho que facilitaria colocar a presilha na ponta.
Se possível tire umas fotos durante a adaptação.
Abraços Du.
OK
Já limpei os feixes com escova de aço. Provavelmente no final de semana devo começar a montar e mando algumas fotos prá vocês.
Não deve ficar bonito mas acho que vai funcionar... ( espero :roll: )
Marcos ET
09/07/2004, 09:14
Asterix,
Acho que poderia tentar vestir uma câmara de ar de moto ou bicicleta. Pelo fato da borracha destas câmaras serem bem finas, tem bastante elasticidade. E ficando mais justo, acho que facilitaria colocar a presilha na ponta.
Abraços Du.
... :cry: quanto mais fina, mais frágil...
... :( Quanto mais grossa, mais complicada de colocar....
Na boa, já havia pensado em colocar algo pra proteger as molas... mas é como já foi dito, com o tempo a terra vai começar a entrar, mas nao vai sair... criando bolsões de barro la dentro (a nao ser que você nao use pra trilhas)
Já reparou que o munhão do Engesa é aberto e dos CJ é fechado? acho que de lá pra cá eles chegaram a conclusão de que permitir a livre passagem da terra e barro é melhor que tentar fechar o conjunto e depois ele impedir que a sujeira saia....
CLARO que é só uma opinião, na verdade queria até ver se sua idéia dá certo, monta o conjunto e manda as fotos ok?
grande abraço!
Estou também procurando algumas mangueiras sanfonadas com perfil retangular. São mais resistentes, fáceis de colocar e não ficariam tão esquisitas. :idea:
Se alguém conhecer alguma mangueira sanfonada ou coifa que sirva eu já agradeço pela dica.
Flavio Miranda
14/07/2004, 18:57
Asterix,
Não vejo boas alternativas para sua idéia, pois qualquer tipo de borracha ou plastico poderá romper-se ao passar por pedras, galhos, etc e aí o resultado é pior, pois vai virar um DEPÓSITO de barro, areia e sujeira....
Na melhor das hipóteses, vc teria de bolar uma "capa" de facil retirada após a trilha. Assim, voce minimiza a ação da sujeira e consegue limpar o que passou pela capa...
Agora, uma boa idéia sempre tem um começo difícil...
[]´s
Mauro B.
15/07/2004, 02:01
De uns tempos para cá se espalhou uma "febre" entre os proprietários de cj's de fazer de tudo para deixar o jeep macio e confortável...será que consequiram?
Já houveram carros do tempo do Êpa que usavam artifício semelhante de envolver o feixe, só que usavam couro ao invés de borracha. Pode funcionar para carro, mas para jipe acho que não presta.
Na pior das ipóteses, se não der certo é só arrancar fora! :D
[]'s
Oi pessoal
Acho que consegui finalmente! :D
Tentei várias opções e acho que vou acabar defendendo uma tese sobre o assunto.
1 - Tentei envolver o feixe com uma câmara de pneu de bicicleta e não coube. E como vocês citaram acima, seria dificil a troca quando ela rasgasse. DESCARTADO :?
2 - Preenchi o espaço entre o feixe e as pontas das presilhas com borracha EVA ( aquela usada em artesanato ), e enrrolei todo o feixe com a mesma borracha mais fina, para não cortar a câmara posteriormente. Ficou parecendo uma trouxa e também seria difícil a troca qdo rasgasse. DESCARTADO. :?
3 - Enrrolei o feixe com fita auto-fusão ( usada em fios elétricos ). FICOU MUITO BOM !!! :D :lol: :D
Vantagens:
- É extremamente simples de colocar;
- Simples de fechar algum ponto rompido. Basta limpar e aplicar novamente sobre o lugar;
- Pode ser aplicada com o feixe montado. Claro que entre os grampos ficará sem proteção.
Para quem quiser se aventurar aí vão algumas recomendações:
- Além das tiras de raio-x entre as lâminas coloque mais uma em baixo de todo o feixe para que quando este se movimentar não corte a fita com as pontas das lâminas;
- Retire o excesso de graxa das laterais do feixe para não prejudicar a fusão do material da fita;
- Opcionalmente ( eu usei ) utilize graxa náutica, aquela branca. Vale a pena usá-la. É resistente a água e adere muito bem ao metal da lâmina do feixe.
- Compre cerca de 10 metros de fita para cada feixe ( 1 caixa ).
Infelizmente só vou poder testar esta solução daqui a algumas semanas pois meu jeep está no chassis. Tirei férias e acho que neste mês vai dar para adiantar bem.
Desculpem a mensagem longa. Acho que me entusiasmei!! :lol:
Segue uma foto com o resultado final:
Sergio Rocha
15/07/2004, 21:12
Asterix
Como vai o Obelix.(desculpa não resisti)
Vc esqueceu de um pequeno detalhe.Quando o feixe trabalha, as laminas se afastam umas das outras.Será que a fita vai ter elasticidade pra não se romper ?
[],
Oi Sergio
Realmente as lâminas se afastam um pouco, mas não muito. Desde que elas estejam arqueadas adequadamente e com os grampos em ordem.
Acho que a fita aguenta um pouco de extensão. Se aguenta o tranco de verdade só vou saber depois que subir a GALOPEIRA (trilha boa aqui de Minas). :twisted:
De qualquer forma é um protótipo. Acho que vai funcionar. Se alguém postar aqui outras idéias ficarei feliz em experimentar, afinal as trilhas são somente metade da diversão. A outra metade é inventar e fazer os "aperfeiçoamentos" e testá-los depois nas trilhas de novo (pelo menos para alguns malucos nos quais eu me incluo :wink: ).
Asterix,
Boa idéia. Com certeza ficou muito mais bonito que a camara de ar.
Abraços Du.
Sergio Rocha
16/07/2004, 20:38
Asterix
Tomara q de certo, mas acho q vai romper.Depois coloca o resultado aki pra gente saber.Se der certo e vc não registrar a patente, vou usar tb.
[],
:oops: Pessoal
Apareceu um problema.
Um dos feixes ficou com uma das lâminas de raio-x um pouco para fora e ela acabou cortando a fita auto-fusão. Todos os outros feixes estão intactos mas isto me alertou para esta possibilidade. Vou cortar o pedaço de lâmina de raio-x que está sobrando e trocar a fita.
Por acreditar na idéia estou querendo a ajuda de vocês. Será que alguém conhece um material melhor que a fita de auto-fusão? Ele tem que ser elástico e resistir o mais possível a "pequenos" :twisted: arranhões.
Podem ficar tranquilos que eu não desisto facilmente. Quanto ao jeep estou começando a montagem e amanhã devo instalar os eixos (SPOA) e acho que durante o final de semana já dá para voltar a carroceria pro lugar.
Se alguém tiver mais alguma idéia para os feixes aceito de bom grado, principalmente as malucas :D .
Amigo Asterix, e se ao inves de vc colocar fita de alta fuzão, vc cortar uma tira de camara de ar um pouco mais larga q a fita e coloca-la da mema forma.
Com certeza a camara de ar é bem mais rezistente e elastica q a fita!!
Q vc acha???
[]'s
Thiago Serpa
21/07/2004, 12:59
Talvez com Silver tape fique mais forte... :D o problema é que os feixes vão ficar prateados... :roll: :roll: :roll: Eu remendava tênis com isso e durava um bom tempo
Eu acredito q silver tape rasgaria por não ter elasticidade.
Ou estou errado???
[]'s
Thiago Serpa
22/07/2004, 09:40
A Silver Tape é bem elástica, acho que não vai ter problema não, mas é bom ver o preço...
Alexandre Vaz Ferreira
22/07/2004, 12:36
A Silver Tape é bem elástica, acho que não vai ter problema não, mas é bom ver o preço...
A silver tape custa em média R$7,50 com 5m e R$13,50 com 10m. :shock:
Um abração
Asterix,
Será que usando a fita autofusão, a chapa de raiox seria necesária ?
Abraços Du.
Tchurma
Estou com a idéia de colocar a borracha da câmera de ar primeiro e dar o acabamento com a auto-fusão. Só para não ficar MUITO feio :shock: .
Acho que as lâminas de raio-X merecem ficar pois os feixes ficaram sensacionais. Vou colocar os eixos amanhã mas já dá para balançá-los com as mãos (um pouco pelo menos) :lol: .
Quanto a Silver Tape, não acho que ela irá aguentar a tração. Pelo menos a que tenho aqui em casa não estica nem um milímetro. De qualquer forma continuo aguardando novas idéias. Apesar de maluca acho que esta invenção de moda vai dar certo :wink: .