PDA

Ver Versão Completa : Babilônia - Canastra

mauricioms
06/04/2008, 18:13
Pessoal, alguém conhece e já fez o trajeto saindo de São João Batista do Glória ou Delfinópolis, passando pela Babilônia, Serra Branca, para chegar na região do Parque Nacional da Serra da Canastra (São José do Barreiro, São Roque de Minas)?
É que em maio irei para a região da Canastra e estou planejando este percurso, mas preciso de dicas e indicações deste caminho, alguém tem idéia do nível de dificuldade de atravessar a Serra Branca?

Abraços
Mauricio - Band 81 Curta
São Paulo/SP

joão k. chikui
06/04/2008, 20:25
Maurício, de Band? Show!
Eu faria de Delfinópolis, passando pelo Vão da Gurita, cachoeira da água quente , Zé carlinhos e cachoeiras do Ouro, do Adéber , acampando aí(Na Gurita não tem pousada).A esposa do Adeber cozinha muito bem.
Saindo do Adéber, ao invés de ir direto para o caminho do céu ,pergunta ao adeber que ele faz um mapinha , vc pode passar na Fazenda Furnas , condomínio de pedras, vale da Batéia , crista da Batéia , caminho do ceu , chegando na pousada da Vanda da serra Branca, outra que tem uma das comidas mais fantásticas da Serra, pode pousar ou acampar aí e seguir para casca D'anta de Baixo pela Serra do Carvão, Vão dos Candido , etc...
Maurício, dê uma olhada no site que tem na minha assinatura , procure canastra e veja se tem algo que vc goste. Tem muitas fotos lá.
Bom passeio.

mauricioms
06/04/2008, 21:27
Obrigado pelo retorno, acho que uma boa opção é ficar hospedado na pousada da Vanda, consegui o telefone de lá, acho que se chama Pousada Mata do Engenho, a localização desta pousada é próxima de São João Batista do Glória?

Abraços
Mauricio

Sidnei Diogo
06/04/2008, 22:20
Obrigado pelo retorno, acho que uma boa opção é ficar hospedado na pousada da Vanda, consegui o telefone de lá, acho que se chama Pousada Mata do Engenho, a localização desta pousada é próxima de São João Batista do Glória?

Abraços
Mauricio

Aí Maurício: Assino embaixo o que o João K falou, principalmente quanto à qualidade da comida da Vanda. Segue tracklog da canastra.
116480

[ ]'s:concordo:

PERIGOT
06/04/2008, 22:27
Aí Maurício: Assino embaixo o que o João K falou, principalmente quanto à qualidade da comida da Vanda. Segue tracklog da canastra.
116480

Já fiz este trajeto umas 4x e sempre que vou me ospedo na Mata do Engenho, que é a Pousada da Dona Vanda, Boa comida, preço honesto.
Acho que vou também em maio, ainda não sei a data, mas se quizer podemos combinarmos!.

PERIGOT
06/04/2008, 22:28
116480

Já fiz este trajeto umas 4x e sempre que vou me hospedo na Mata do Engenho, que é a Pousada da Dona Vanda, Boa comida, preço honesto.
Acho que vou também em maio, ainda não sei a data, mas se quizer podemos combinarmos!.

mauricioms
07/04/2008, 21:56
Beleza, assim que tiver a data definida eu aviso, quem sabe nos encontramos por lá!

Abraçõs

VOVÔ DO TROLLER
07/04/2008, 22:22

Abraços
Mauricio
Boa noite, Maurício. Eu também estou propenso à viajar para a Serra da Canastra. Onde fica esta pousada da Vanda ? Como é esta pousada? Dá para acomodar a família? É possível me passar o telefone? Abçs e obrigado. Válter

joão k. chikui
07/04/2008, 22:34
Maurício , essa é outra Vanda , a do Sr. Oliveira : Excelente pessoa, um amor, restaurante excelente , pousada e camping idem , 2 cachoeiras maravilhosas (Maria Augusta e Tamanduá).
A pousada mata do engenho fica pertinho de São joão Batista do Gloria(15 a 16 km), no caminho para a Babilônia, estrada muito boa.
O Telefone da Vanda e Antônio da Serra Branca é 035-99970057 .

Maurício, basicamente se vc for de São João Batista do Glória para Babilônia , passe um tempo na Vanda da Mata do Engenho.Não deixe de conhecer a cachoeira Maria Augusta: É uma das mais bonitas de toda Canastra e seus entornos.
Se , por outro lado quer fazer o passeio de Delfinopólis para Babilônia,vai passar na Vanda da Serra Branca.

Por último , vá com tempo, curtindo ,leve muito memory Stick ou filme, pois o local é paradisíaco.

Abraços
Mauricio

VOVÔ DO TROLLER
07/04/2008, 22:44
Maurício , essa é outra Vanda , a do Sr. Oliveira : Excelente pessoa, um amor, restaurante excelente , pousada e camping idem , 2 cachoeiras maravilhosas (Maria Augusta e Tamanduá).
A pousada mata do engenho fica pertinho de São joão Batista do Gloria(15 a 16 km), no caminho para a Babilônia, estrada muito boa.
O Telefone da Vanda e Antônio da Serra Branca é 035-99970057 .

Maurício, basicamente se vc for de São João Batista do Glória para Babilônia , passe um tempo na Vanda da Mata do Engenho.Não deixe de conhecer a cachoeira Maria Augusta: É uma das mais bonitas de toda Canastra e seus entornos.
Se , por outro lado quer fazer o passeio de Delfinopólis para Babilônia,vai passar na Vanda da Serra Branca.

Por último , vá com tempo, curtindo ,leve muito memory Stick ou filme, pois o local é paradisíaco.
Boa noite João. Apesar de eu ter dirigido as minhas dúvidas ao Maurício agradeço pelas informacões. Válter

joão k. chikui
08/04/2008, 00:31
Valter
As duas pousadas são muito legais . A Mata do engenho é bem perto do Glória , dá para chegar de carro pequeno.
A Da Vanda da serra Branca fica bem no final da babilonia, do lado direito , o Chapadão da Babilônia, serra do Carvão , Vão dos candido , Casca Danta e a serra da Canastra .
Ao fundo a Gurita .
A Esquerda o caminho do ceu , Batéia , Delfinópolis
E , de frente toda a exuberância da Babilônia, com a serra calçada de um dos lados, a incrível cachoeira do Quilombo do outro e, do outro lado do ribeirão Grande , o lindíssimo vale dos Canteiros.
Valter , dê uma espiada nas fotos no site que tem na minha assinatura .
Se gostar de alguma em especial , pergunte que posso te enviar mais fotos e dicas.
Em Dezembro , vimos bem de perto tamanduá , Siriema e Lobo guará bem perto da pousada.

Edson Bailuni
08/04/2008, 11:42
Valter
As duas pousadas são muito legais . A Mata do engenho é bem perto do Glória , dá para chegar de carro pequeno.
A Da Vanda da serra Branca fica bem no final da babilonia, do lado direito , o Chapadão da Babilônia, serra do Carvão , Vão dos candido , Casca Danta e a serra da Canastra .
Ao fundo a Gurita .
E , de frente toda a exuberância da Babilônia, com a serra calçada de um dos lados, a incrível cachoeira do Quilombo do outro e, do outro lado do ribeirão Grande , o lindíssimo vale dos Canteiros.
Se gostar de alguma em especial , pergunte que posso te enviar mais fotos e dicas.
Em Dezembro , vimos bem de perto tamanduá , Siriema e Lobo guará bem perto da pousada.
BOM DIA

gostaria de olhar as fotos mas nao achei a sua assinatura.

joão k. chikui
08/04/2008, 12:47
EDSON
Entre em www.cabecudosoffroad.com.br (http://www.cabecudosoffroad.com.br) (é que meu apelido é joãoponeiz, e ,meu Samurai se chama maracujá). Tem muitas fotos da Canastra lá. Se quiser alguma mais específica , é só dizer que se puder , te envio.

Edson Bailuni
08/04/2008, 16:20
EDSON
Entre em www.cabecudosoffroad.com.br (http://www.cabecudosoffroad.com.br) (é que meu apelido é joãoponeiz, e ,meu Samurai se chama maracujá). Tem muitas fotos da Canastra lá. Se quiser alguma mais específica , é só dizer que se puder , te envio.
VALEUUUUUUUU

VOVÔ DO TROLLER
08/04/2008, 19:36
Valter
Ao fundo a Gurita .
Valeu João, obrigado pelas dicas e informações. Quando tiver algum passeio programado informe para nós, por favor. Válter
Tracker c/ calço de susp. de 2"
pneus 235/70/16 A/T

rub
09/04/2008, 18:33
João,

Primeiramente gostaria de agradecer pela fotos e pela explicação contidas nelas.
Naveguei no site que você informou e realmente o lugar é de uma beleza rara!
Após ver as fotos estou com vontade de conhecer a Serra da Canastra.
Você poderia enviar os telefones das pousadas? Você conseguiu marcar os pontos marcados no GPS (waypoints) ? Você poderia disponibiliza-los?

Abraços,

Rubens

joão k. chikui
10/04/2008, 20:42
Rubens
Segue alguns telefones:
Vanda/Antônio da Serra Branca : 035 9997-0057
Vanda do Oliveira (pousada Mata do engenho): 035 3524-1965
Quanto a track log , como comecei a frequentar a Canastra em 1999 , e não parei mais , e não enjoei, conheço razoavelmente bem , então , apesar de até ter GPS , nunca usei na Canastra. Mas , atualmente com os map source ou sei lá o nome , aquela região está super bem mapeada.
É que conheci muita coisa lá com um dedin de prosa aqui , outro acolá, levava minha Suzuki DR na Band CD e explorava inicialmente de moto, para só depois ir de Jeep se valesse a pena.Pior de tudo , lá não tem lugar que não valha a pena:Vc pode ter que se decidir entre trilha forte , media ou apenas passeio, mas , em todos terá que conviver entre maravilhoso , estonteante, magnífico,paradisíaco.
Por exemplo:Se vc estiver numa parte bem alta do caminho do céu, por onde passou muitos anos o Rally dos sertões, olha para um lado, avista o vale da Gurita com a serra do cemitério ao fundo, olha pro outro e avista o vale da Batéia , e mais ao longe a represa de peixoto, olha prá frente e vê que "vai ter" andar na crista desta serra por 15 a 20 km até chegar na Serra branca- babilônia, em alguns pontos passando bem perto de paredes quase verticais. É muito sacrifício!
Depois , chega na Vanda, na hora que chegar(como já chegamos 23:00h) , ela prepara um arroz , feijão , almondegas apimentadas , carne de porco caipira conservada à moda antiga (Na banha), saladinha de couve bem fininha , rucula , alface , tudo colhido ali no quintal.
Se estiver quente , dá um pulinho e toma um banho numa cachoeirinha a 500m, ou uma ducha na pousada .
Rubens, ainda tenho a sorte de minha esposa e filha adorar aquelas pessoas simples e amáveis....Por isso , amo a canastra e seus entornos.

rub
11/04/2008, 00:06
João,

Muito obrigado pelas dicas e pelas explicações detalhadas.
Com certeza vou visitar!

Abraços,

Rubens

Odair Fernello
11/04/2008, 08:51
Bom dia Mauricio!
Esse passeio na serra da canastra vale a pena é um passeio marcante e o João tem toda razão. Eu vou todo final de ano para Delfinópolis desde 1999 e já andei bastante na serra mas confesso que ainda não conheço tudo.
Todas as vezes que vou faço amigos novos e descubro algum lugar que ainda não havia conhecido.
Voce não vai se arrepender.
Abraços.

mauricioms
12/04/2008, 18:44
Pessoal, muito obrigado por todas as informações, com certeza vão me ajudar muito no planejamento desta viagem!!!

Abraços
Mauricio

VOVÔ DO TROLLER
12/04/2008, 20:30
Rubens
Segue alguns telefones:
Vanda/Antônio da Serra Branca : 035 9997-0057
Vanda do Oliveira (pousada Mata do engenho): 035 3524-1965
Quanto a track log , como comecei a frequentar a Canastra em 1999 , e não parei mais , e não enjoei, conheço razoavelmente bem , então , apesar de até ter GPS , nunca usei na Canastra. Mas , atualmente com os map source ou sei lá o nome , aquela região está super bem mapeada.
É que conheci muita coisa lá com um dedin de prosa aqui , outro acolá, levava minha Suzuki DR na Band CD e explorava inicialmente de moto, para só depois ir de Jeep se valesse a pena.Pior de tudo , lá não tem lugar que não valha a pena:Vc pode ter que se decidir entre trilha forte , media ou apenas passeio, mas , em todos terá que conviver entre maravilhoso , estonteante, magnífico,paradisíaco.
Por exemplo:Se vc estiver numa parte bem alta do caminho do céu, por onde passou muitos anos o Rally dos sertões, olha para um lado, avista o vale da Gurita com a serra do cemitério ao fundo, olha pro outro e avista o vale da Batéia , e mais ao longe a represa de peixoto, olha prá frente e vê que "vai ter" andar na crista desta serra por 15 a 20 km até chegar na Serra branca- babilônia, em alguns pontos passando bem perto de paredes quase verticais. É muito sacrifício!
Depois , chega na Vanda, na hora que chegar(como já chegamos 23:00h) , ela prepara um arroz , feijão , almondegas apimentadas , carne de porco caipira conservada à moda antiga (Na banha), saladinha de couve bem fininha , rucula , alface , tudo colhido ali no quintal.
Se estiver quente , dá um pulinho e toma um banho numa cachoeirinha a 500m, ou uma ducha na pousada .
Rubens, ainda tenho a sorte de minha esposa e filha adorar aquelas pessoas simples e amáveis....Por isso , amo a canastra e seus entornos.
Boa noite Joãoponeiz e à todos os colegas foristas. Mais uma vez agradecendo pelas suas informações e mais uma vez , abusando da sua boa vontade, o que você , ou outros colegas, sugeririam para um passeio de 8 dias na Serra Canastra? É interessante ficar na parte de São JOão B. do Glória e depois em São Roque de Minas?, ou há opções melhores. As pousadas das Vandas ficam em locais distintos. Abçs e mais uma vez obrigado. Válter
Tracker gasolina, com kit de susp. de 2" e pneus 235/70/16 A/T

joão k. chikui
14/04/2008, 13:17
Valter
Como te disse , a canastra e seus entornos é muito grande , mas , vou dar sugestões de locais, chegando por Passos(Gasolina) /Glória :
1-Pousada Mata do engenho , pertinho de São João Batista do glória, no caminho para Ponte Alta ou para Babilônia . Além de pousada muito boa , excelente Restaurante e duas Cachoeiras sensacionais:Maria Augusta(Se não tiver chovido muito nos 2 ou 3 dias anteriores, dá para chegar de Tracker até 50 m da cachoeira, Se o rio estiver meio cheio , vale a pena andar 3 km ) e Tamanduá(esta última precisa caminhar 1 km nas pedras do riozinho, com crianças,não recomendo) . 1 a 2 dias para se refazer da viagem.
2-Pousada Santo Antônio , cachoeira do Luquinha entre ponte Alta e Olhos dágua. 1 dia
3-Delfinópolis , complexo do Claro , casa de pedra 2 , condomínio de Pedra : 1 dia
4-Vale da Gurita ,partindo também de Delfinópolis: cachoeira da água quente(pela ponte indiana Jones, pois por dentro do rio só na época do frio, qdo não chove) , cachoeiras do Ouro I, II e III. A I é muito boa para crianças , a II e III são fantásticas , mas , só para adultos , pois tem um caminho por entre arvores e pedras meio íngreme. Nesta cachoeira , o Adeber e sua esposa preparam refeições e tira-gostos muito bons.OBS:Se estiver chovendo , essa cachoeira , assim como a Luquinha , não ficam barrentas , pois nascem ali pertinho ,em região de pedras.Cachoeira Zé Carlinhos , só em época de pouca chuva dá para chegar com a Tracker pertinho.
5- Delfinópolis(Gasolina), casa de pedra 2, condomínio de pedras , vale da batéia, crista da Batéia , caminho do céu , Babilônia , pousada da Vanda da Serra Branca. Ou , da cachoeira do Ouro , sobe para a crista da Batéia , e Babilônia(O Adeber explica direitinho o caminho)
6-Na babilônia , vc poderia ficar 1 dia , conhecer serra calçada, cachoeira do Quilombo(fantástica). se o Rio estiver baixo , pode atravessá-lo e dar uma esticadinha até o vale dos canteiros(Vi um enorme lobo guará selvagem em Dezembro). Pertinho da Vanda tem um corredeirinha legal para crianças, e a 8 km , ainda nas terras da família dela , tem a cachoeira do Tabuão, atras do pula - jeep.
Saindo da Babilônia , sobe a Serra Branca, 1ª reduzida, visual estonteante, segue para cacheira casca Danta da Baixo pela serra do carvão, vão dos Candido . Daí vc estará pertinho de São José do Barreiro (posto Gasolina), Vargem Bonita (pousada da Limeira , ao lado do Rio São Francisco) , e no caminho de São Roque(Gasolina), portal de entrada para o Parque, onde vc poderá ficar 2 dias , conhecer a casca Danta de cima , a Nascente de São Francisco , cachoeira dos Rolinhos , Fundão , e Parida(já perto da portaria de Sacramento)
7-Se ainda sobrou algum dia , no caminho de São roque para Passos, por asfalto,em furnas passará na ponte do rio do Turvo , onde tem o restaurante da traíra sem espinho e sai o passeio de balsa pela represa , onde a balsa estaciona sob umas cachoeiras que desaguam dentro de furnas(agua cristalina) , sobre a traseira da Balsa. É muito legal.
Ali perto tem o paraíso perdido , no rio quebra anzol , mas , como as atrações ficam num canion , e este rio nasce bem longe na serra , sempre alerto que para crianças e idosos é perigoso, embora lindo.
QQ hora vou tentar te enviar fotos.
[]s

VOVÔ DO TROLLER
14/04/2008, 18:51
Valter
Como te disse , a canastra e seus entornos é muito grande , mas , vou dar sugestões de locais, chegando por Passos(Gasolina) /Glória :
1-Pousada Mata do engenho , pertinho de São João Batista do glória, no caminho para Ponte Alta ou para Babilônia . Além de pousada muito boa , excelente Restaurante e duas Cachoeiras sensacionais:Maria Augusta(Se não tiver chovido muito nos 2 ou 3 dias anteriores, dá para chegar de Tracker até 50 m da cachoeira, Se o rio estiver meio cheio , vale a pena andar 3 km ) e Tamanduá(esta última precisa caminhar 1 km nas pedras do riozinho, com crianças,não recomendo) . 1 a 2 dias para se refazer da viagem.
2-Pousada Santo Antônio , cachoeira do Luquinha entre ponte Alta e Olhos dágua. 1 dia
3-Delfinópolis , complexo do Claro , casa de pedra 2 , condomínio de Pedra : 1 dia
4-Vale da Gurita ,partindo também de Delfinópolis: cachoeira da água quente(pela ponte indiana Jones, pois por dentro do rio só na época do frio, qdo não chove) , cachoeiras do Ouro I, II e III. A I é muito boa para crianças , a II e III são fantásticas , mas , só para adultos , pois tem um caminho por entre arvores e pedras meio íngreme. Nesta cachoeira , o Adeber e sua esposa preparam refeições e tira-gostos muito bons.OBS:Se estiver chovendo , essa cachoeira , assim como a Luquinha , não ficam barrentas , pois nascem ali pertinho ,em região de pedras.Cachoeira Zé Carlinhos , só em época de pouca chuva dá para chegar com a Tracker pertinho.
5- Delfinópolis(Gasolina), casa de pedra 2, condomínio de pedras , vale da batéia, crista da Batéia , caminho do céu , Babilônia , pousada da Vanda da Serra Branca. Ou , da cachoeira do Ouro , sobe para a crista da Batéia , e Babilônia(O Adeber explica direitinho o caminho)
6-Na babilônia , vc poderia ficar 1 dia , conhecer serra calçada, cachoeira do Quilombo(fantástica). se o Rio estiver baixo , pode atravessá-lo e dar uma esticadinha até o vale dos canteiros(Vi um enorme lobo guará selvagem em Dezembro). Pertinho da Vanda tem um corredeirinha legal para crianças, e a 8 km , ainda nas terras da família dela , tem a cachoeira do Tabuão, atras do pula - jeep.
Saindo da Babilônia , sobe a Serra Branca, 1ª reduzida, visual estonteante, segue para cacheira casca Danta da Baixo pela serra do carvão, vão dos Candido . Daí vc estará pertinho de São José do Barreiro (posto Gasolina), Vargem Bonita (pousada da Limeira , ao lado do Rio São Francisco) , e no caminho de São Roque(Gasolina), portal de entrada para o Parque, onde vc poderá ficar 2 dias , conhecer a casca Danta de cima , a Nascente de São Francisco , cachoeira dos Rolinhos , Fundão , e Parida(já perto da portaria de Sacramento)
7-Se ainda sobrou algum dia , no caminho de São roque para Passos, por asfalto,em furnas passará na ponte do rio do Turvo , onde tem o restaurante da traíra sem espinho e sai o passeio de balsa pela represa , onde a balsa estaciona sob umas cachoeiras que desaguam dentro de furnas(agua cristalina) , sobre a traseira da Balsa. É muito legal.
Ali perto tem o paraíso perdido , no rio quebra anzol , mas , como as atrações ficam num canion , e este rio nasce bem longe na serra , sempre alerto que para crianças e idosos é perigoso, embora lindo.
[]s
Obrigado João. Valeu mesmo. Melhor do que o seu roteiro impossível. Vou tentar seguir à risca. Abçs e mais uma vez, obrigado.Válter

Dudagordon
14/04/2008, 19:57
Valter
[]s

Qq hora o caramba, rapá!:palmas::palmas:
Depois de uma descrição dessas, bota foto logo aí pra gente ver!!rsrs
Brincadeirinha!!
Esse trajeto dá pra fazer de Vitarinha original ou força muito a barra??
E essas pousadas que vc cita?Dá uma idéia de preços pra gente.
Parece uma côdilôco!!

[]s

joão k. chikui
14/04/2008, 20:58
Duda, quando organizei o passeio para os cabeçudos ,37 pessoas, em Dez/07 , eu mesmo fiquei 8 dias passeando,e foi um amigo do grupo com Sidekick, só um dos dias tinha chovido muito e o Rio da Vanda da Mata do Engenho estava com 80 cm e com correnteza, deixamos o Side na pousada e fomos de Band e JPX(por molecagem...).O Vitara vai muito bem!
O restante do pessoal só seguiria para a Vanda dia 26/12 ,logo depois do Natal: só para vc ter uma idéia de como lá ainda se acha lugares bons e baratos, pelo pacote de 4 dias , quando passei o valor para o grupo , todos , sem exceção, acharam que era o valor da diária, e não do pacote. Para eles acreditarem , tive que ligar e pedir para um deles falar pessoalmente com a Vanda.É simples, mas é tudo muito novinho , limpinho , só não tem Ar condicionado (mas , o clima na serra é muito gostoso , fresco , chegando a ser frio a noite devido a altitude de 1100a 1370 m), nem TV nos quartos(apenas a coletiva). Tem Banheiro individual para cada quarto.
Não tem internet, telef. só celular Rural, mas pega bem e nas partes altas a Oi pega muito bem. Vivo e Tim lá são péssimos.
Duda, só para vc ter idéia como tem lugares baratos, a minha idéia nos primeiros dias era fazer um roteiro por algumas atrações onde ainda não tem pousadas , só chegando na Vanda no Natal. Para isso , alguns dias acamparíamos , mas choveu muito e tive que alugar uma pousada em Olhos d'água, com 5 quartos, 3 banheiros, geladeira, fogão,tudo novinho, quintal murado para 6 a 7 veículos e por 150 a diária, o que dava 10,00 por pessoa, mas o café nós teríamos que fazer ,pois nesta época pré Natal,eles tinham dado folga para as funcionárias, só vinha uma moça limpar.
Já pensou ,acampar com chuva e desmontar acampamento com chuva, e o único que estava com barraca de teto era eu? Ia ser dureza!
[]s

Teo
14/04/2008, 22:43
Estive com o João em Dezembro na Canastra. :concordo:

Seguramente o lugar mais lindo que conheci até hoje:D

E o Joãoponeiz..... Bom esse é apaixonado pela Canastra, pelo Povo da Canastra, por qualquer coisa relacionada a Canastra. :palmas:

O Cara conhece tudo como a propria palma da mão, nos guiou o tempo todo, sem nenhum mapa, tudo na cabeça. Inclusive à noite quando deparamos com o LOBO GUARA, no meio da mata.

Só pra ilustrar, na volta de um dos passeios, pelas estradas de terra da Canastra, (não vou falar nomes pois com certeza iria errar) No meio da escuridão, (farol apagado não dava pra ver sua propria mão), lá vai o comboio dos jipes, por horas nas estradas de terra, derepente ele para o comboio, entra a direita, no meio da mata (caminho estreito), faz o comboio descer um morro, atravessar um rio, e pronto estavamos perto da pousada, cortando varios Km. :palmas::palmas:

Caraka, como o cara consegue guardar isso na cabeça:pensativo::palmas: Simplesmente Genial:lol:

Abraços

Dudagordon
16/04/2008, 20:49
Duda, quando organizei o passeio para os cabeçudos ,37 pessoas, em Dez/07 , eu mesmo fiquei 8 dias passeando,e foi um amigo do grupo com Sidekick, só um dos dias tinha chovido muito e o Rio da Vanda da Mata do Engenho estava com 80 cm e com correnteza, deixamos o Side na pousada e fomos de Band e JPX(por molecagem...).O Vitara vai muito bem!
O restante do pessoal só seguiria para a Vanda dia 26/12 ,logo depois do Natal: só para vc ter uma idéia de como lá ainda se acha lugares bons e baratos, pelo pacote de 4 dias , quando passei o valor para o grupo , todos , sem exceção, acharam que era o valor da diária, e não do pacote. Para eles acreditarem , tive que ligar e pedir para um deles falar pessoalmente com a Vanda.É simples, mas é tudo muito novinho , limpinho , só não tem Ar condicionado (mas , o clima na serra é muito gostoso , fresco , chegando a ser frio a noite devido a altitude de 1100a 1370 m), nem TV nos quartos(apenas a coletiva). Tem Banheiro individual para cada quarto.
Não tem internet, telef. só celular Rural, mas pega bem e nas partes altas a Oi pega muito bem. Vivo e Tim lá são péssimos.
Duda, só para vc ter idéia como tem lugares baratos, a minha idéia nos primeiros dias era fazer um roteiro por algumas atrações onde ainda não tem pousadas , só chegando na Vanda no Natal. Para isso , alguns dias acamparíamos , mas choveu muito e tive que alugar uma pousada em Olhos d'água, com 5 quartos, 3 banheiros, geladeira, fogão,tudo novinho, quintal murado para 6 a 7 veículos e por 150 a diária, o que dava 10,00 por pessoa, mas o café nós teríamos que fazer ,pois nesta época pré Natal,eles tinham dado folga para as funcionárias, só vinha uma moça limpar.
Já pensou ,acampar com chuva e desmontar acampamento com chuva, e o único que estava com barraca de teto era eu? Ia ser dureza!
[]s

Dez conto por pessoa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Karai!!
A pousadinha tem site ou fone de contato?
Bota umas fotos pra galera dar uma olhada que agora deu coceira!
Tá chegando o friozinho e já faz tempo que tô afim de conhecer aquela área.

[] esfregando as mãos

VOVÔ DO TROLLER
30/04/2008, 16:42
AGRADECIMENTO AO JOÃOPONEIZ.
Boa tarde ao João e à todos do grupo. Inicialmente quero agradecear ao João pelas interessantes dicas sobre a região da Serra da Canastra. Estive lá nos últimos 9 dias e segui quase à risca suas indicações. Realmente,o lugar é fantástico. A minha mulher tirou quase 300 fotos. Em outra oportunidade postarei mais informações. Abçs ao João K. Chikui e mais uma vez obrigado. Válter

P.S. a Vanda do Oliveiros e a Dna Zuita (de Vargem Bonita) me pediram que transmitisse à você os agradecimentos pelas indicações das pousadas.

joão k. chikui
01/05/2008, 03:15
Válter
Ficamos muito contentes que tenha gostado. Eu sou suspeito de falar da canastra/Babilônia/ Batéia/ Gurita , etc... pois sou um apaixonado por tudo de lá.
Se puder , poste algumas fotos para nós.
[]s

VOVÔ DO TROLLER
01/05/2008, 14:30
Válter
Ficamos muito contentes que tenha gostado. Eu sou suspeito de falar da canastra/Babilônia/ Batéia/ Gurita , etc... pois sou um apaixonado por tudo de lá.
Se puder , poste algumas fotos para nós.
[]s
Valeu João, eu vou tentar ( sou "meio" fraco em informática). Abçs.

p.s. quando você for organizar algum passeio, avise "pránois"

VOVÔ DO TROLLER
02/05/2008, 22:02
fotos Da Serra Da Canastra

VOVÔ DO TROLLER
02/05/2008, 22:33
mais Fotos...

VOVÔ DO TROLLER
02/05/2008, 22:50
mais Fotos Ainda...

VOVÔ DO TROLLER
02/05/2008, 23:03
agora As Mais Feias ...

joão k. chikui
03/05/2008, 10:17
Válter
Essa 3ª foto do #34 , saindo do vale do céu , sentido serra calçada, mostra ao fundo um chalé isolado da pousada boa Esperança, ao lado de um pequena cachoeira. Das 7 ou 8 vezes que fiquei aí na Gasparina, 2 vezes fiquei aí . Nem eletricidade tinha , mas , a paz e o visual compensava. O Eninho ,da Boa Esperança é irmão do oliveira da Vanda.
Válter , ainda nesse #34 , a 1ª foto é de qual cachoeira/canion?
[]s

VOVÔ DO TROLLER
03/05/2008, 16:07
Válter
Essa 3ª foto do #34 , saindo do vale do céu , sentido serra calçada, mostra ao fundo um chalé isolado da pousada boa Esperança, ao lado de um pequena cachoeira. Das 7 ou 8 vezes que fiquei aí na Gasparina, 2 vezes fiquei aí . Nem eletricidade tinha , mas , a paz e o visual compensava. O Eninho ,da Boa Esperança é irmão do oliveira da Vanda.
Válter , ainda nesse #34 , a 1ª foto é de qual cachoeira/canion?
[]s
Caro João, boa tarde. A 1a. foto é da cachoeira Tamanduá na pousada da Vanda do OLiveiros. Assim que der coloco mais fotos. Abçs. Válter

joão k. chikui
03/05/2008, 19:18
Válter, pensei no Tamanduá , pois a cachoeira cai da lateral , mas , a água das ultimas vezes estava mais vermelha. Vcs deram sorte.
Conseguiram atravessar o rio da Vanda com o Suzuki , ou a volta estava ruim de subir?

VOVÔ DO TROLLER
03/05/2008, 22:35
Válter, pensei no Tamanduá , pois a cachoeira cai da lateral , mas , a água das ultimas vezes estava mais vermelha. Vcs deram sorte.
Conseguiram atravessar o rio da Vanda com o Suzuki , ou a volta estava ruim de subir?
Boa noite João. Não deu para atravessar o rio da Vanda porque ele estava muito cheio. No entanto deu para atravessar o rio da cachoeira do Quilombo ( tb estava cheio, mas deu para passar) indo na direção dos "canteiros". Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
03/05/2008, 23:09
mais fotos da cach.Tamanduá

VOVÔ DO TROLLER
03/05/2008, 23:13
........................

paulo perini
04/05/2008, 12:03
Dez conto por pessoa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Karai!!
A pousadinha tem site ou fone de contato?
Bota umas fotos pra galera dar uma olhada que agora deu coceira!
Tá chegando o friozinho e já faz tempo que tô afim de conhecer aquela área.

[] esfregando as mãos

Ae...Duda.
Vou pra lá nesse feriado do dia 22.05.08.8)
Vambora com a gente!!!!:dance:

[]'s

mauricioms
06/05/2008, 18:17
Ae...Duda.

[]'s

Pessoal, já estou com o roteiro praticamente fechado para a Serra da Canastra, vou na próxima semana e passarei 12 dias por lá, inicialmente vou por Glória e ficarei alguns dias na Pousada Babilônia (Sr. Reinaldo), depois sigo para S.J.do Barreiro onde fico mais uns 2 dias e finalizo a viagem em São Roque de Minas.
Fazendo este roteiro, pretendo conhecer a região da Babilônia e na Serra da Canastra pretendo visitar a 4 portarias do parque, começando por S.J.Barreiro, depois S.R.Minas, aí reservo mais um dia para rodar pela estrada do parque de ponta-ponta até a portaria de Sacramento, passando por S.J.B da Canastra.

PS.: no feriado de 22/05 estarei em S.R.Minas, se alguém tiver por lá...

Abraços
Mauricio

VOVÔ DO TROLLER
06/05/2008, 18:43
Pessoal, já estou com o roteiro praticamente fechado para a Serra da Canastra, vou na próxima semana e passarei 12 dias por lá, inicialmente vou por Glória e ficarei alguns dias na Pousada Babilônia (Sr. Reinaldo), depois sigo para S.J.do Barreiro onde fico mais uns 2 dias e finalizo a viagem em São Roque de Minas.
Fazendo este roteiro, pretendo conhecer a região da Babilônia e na Serra da Canastra pretendo visitar a 4 portarias do parque, começando por S.J.Barreiro, depois S.R.Minas, aí reservo mais um dia para rodar pela estrada do parque de ponta-ponta até a portaria de Sacramento, passando por S.J.B da Canastra.

Abraços
Mauricio
Boa noite Maurício e boa viagem. Realmente o lugar é maravilhoso. Siga as dicas do Joãoponeiz que são muito interessantes. Se eu pudesse iria de novo. Tome cuidado, antes de sair pela portaria de Sacramento. Há uma vala "cruel" na estrada e não dá prá ver. Ela fica mais ou menos de 1 a 2 km antes da saída da portaria Sacramento. Eu quase "estourei" o Tracker nela. Abçs. Válter .
p.s. a Serra Branca e o Vale dos Canteiros, são imperdíveis.

paulo perini
06/05/2008, 19:25
Nós aqui partiremos em 3 Samurais.
Ficaremos hospedados na Vanda da Cachoeira Maria Augusta...
Maurício voce certamente irá passar por lá, se isso ocorrer
usamos PY na frequência 145.900.:concordo:
Não temos roteiro certo, vamos sair meio que sem rumo e
ver o que a Canastra nos reserva.:dance:

[]'s e boa viagem.8)
Ps.: Não gostei muito do parque...a canastra expandida é bem melhor!!!!:grin:

joão k. chikui
06/05/2008, 20:21
Maurício
Estando no Reinaldo, tente reservar 1 dia para sair da Babilônia, sentido Batéia , pelo caminho do céu. Vá até a Gurita conhecer as cachoeiras do Ouro I , II e III. Ali perto tem o condomínio de pedras muito lindo. a Fazenda Furnas tb é imperdível , muita fauna nativa.
Se vc gosta de uma pinguinha mineira , o Reinaldo tem reserva especial.
La perto de são João Batista da Canastra tem a cachoeira do fundão e mais perto da portaria de Sacramento tem a Parida .

Boa viagem

Abraços
Mauricio

joão k. chikui
06/05/2008, 20:23
Paulinho , fechou com a Vanda? Legal !
Quem é o 3º Samuka??
[]s

[]'s e boa viagem.8)

mauricioms
06/05/2008, 23:39
Maurício
Estando no Reinaldo, tente reservar 1 dia para sair da Babilônia, sentido Batéia , pelo caminho do céu. Vá até a Gurita conhecer as cachoeiras do Ouro I , II e III. Ali perto tem o condomínio de pedras muito lindo. a Fazenda Furnas tb é imperdível , muita fauna nativa.
Se vc gosta de uma pinguinha mineira , o Reinaldo tem reserva especial.
La perto de são João Batista da Canastra tem a cachoeira do fundão e mais perto da portaria de Sacramento tem a Parida .

Boa viagem

Valeu João, as dicas estão todas anotadas!
A dica da pinguinha mineira é importante ehehehehe...

ps.: saio de São Paulo na próxima quarta-feira (14/05).

Abraços
Mauricio

mauricioms
06/05/2008, 23:41

[]'s e boa viagem.8)

Beleza, talvez a gente se encontre por lá. Estarei de Band.

Abraços e boa viagem também.
Mauricio

paulo perini
09/05/2008, 23:04
Paulinho , fechou com a Vanda? Legal !
Quem é o 3º Samuka??
[]s

Eu, Nanico e Serjão.:concordo:
Ah...e um japa que pode aparecer por lá.....:mrgreen:

[]'s aceitando encomendas de queijo canastra!!!!

joão k. chikui
26/05/2008, 12:52
Paulo , Nanico e Serjão

Fotos ??????????

Dudagordon
28/05/2008, 21:29
Ae...Duda.

[]'s

Falaíh Paulinho, blz???

Valeu pelo convite , cara!Pena que complicou pq sou escravo da Caixa Ec. Federal e tive que trampar na 6ª dia 23, mas qdo tiver outra dá um toque que uma hora a gente acerta!
To louco pra dar um rolê com vcs!!

[]s frustrados

mauricioms
28/05/2008, 22:39
Pessoal, cheguei na segunda-feira da Serra da Canastra, ao todo foram 13 dias de viagem pela região, conheci lugares fantásticos e pessoas sensacionais, o Vale da Babilônia é incrível e o visual do alto da Serra Branca é maravilhoso, já nas proximidades do parque nacional a cachoeira do Fundão achei a mais bonita das que visitei.
Agradeço a todos pelas dicas, realmente a viagem foi perfeita, mas tem muita coisa ainda para conhecer por lá, principalmente na região da Babilônia!

Incluí algumas fotos em: http://picasaweb.google.com/blackbass.001

Abraços
Mauricio

joão k. chikui
29/05/2008, 00:08
Maurício

Maravilhosas as fotos . Quase fui neste feriadão , mas , não deu.

Jararaca enorme , onde estava?/

VOVÔ DO TROLLER
29/05/2008, 17:15
Maurício

Maravilhosas as fotos . Quase fui neste feriadão , mas , não deu.

Boa tarde caro João. Você viu que na edição deste mês da revista PLANETA-OFF-ROAD saiu uma reportagem sobre as trilhas da Serra da Canastra? A foto em destaque da Serra Branca (pega 2 páginas) está show de bola. Abçs. Válter

p.s. mais uma vez agradeço pelas dicas dadas sobre a Serra da Canastra

Fernando da Terra
29/05/2008, 17:23

Ele levou a sogra junto.......rsrs.....:mrgreen:

É brincadeira, hein Mauricio......fala para a patroa não me xingar também....rs.....

Show de bola as fotos cara!!! Como você falou tem muita coisa para se ver lá....parabéns pela viagem!!!

Fernando

joão k. chikui
29/05/2008, 18:47
Valter
Eu ainda não era assinante , mas , além de ter pedido 2 exemplares deste mes , estou fazendo a assinatura.
Tem a Cabine Dupla JPX de um amigo, tem o III encontro Nacional de JPX(minha grande paixão) e saiu a reportagem do Camel com Chuva (pena que não saiu a foto do meu Samurai), mas , assim mesmo valeu.
Meus amigos voltaram neste feriado para a Babilônia, ficaram na Vanda do Oliveira (Pousada Mata do Engenho).
Valter , se algum dia vc voltar lá , reserve 2 dias para delfinópolis , vale da Gurita , cachoeira da água quente (29°C qq mes do ano) , Ze carlinhos e As 3 Cachoeiras do Ouro, etc...
[]s

Boa tarde caro João. Você viu que na edição deste mês da revista PLANETA-OFF-ROAD saiu uma reportagem sobre as trilhas da Serra da Canastra? A foto em destaque da Serra Branca (pega 2 páginas) está show de bola. Abçs. Válter

p.s. mais uma vez agradeço pelas dicas dadas sobre a Serra da Canastra

VOVÔ DO TROLLER
29/05/2008, 20:00
Valter
Eu ainda não era assinante , mas , além de ter pedido 2 exemplares deste mes , estou fazendo a assinatura.
Tem a Cabine Dupla JPX de um amigo, tem o III encontro Nacional de JPX(minha grande paixão) e saiu a reportagem do Camel com Chuva (pena que não saiu a foto do meu Samurai), mas , assim mesmo valeu.
Meus amigos voltaram neste feriado para a Babilônia, ficaram na Vanda do Oliveira (Pousada Mata do Engenho).
Valter , se algum dia vc voltar lá , reserve 2 dias para delfinópolis , vale da Gurita , cachoeira da água quente (29°C qq mes do ano) , Ze carlinhos e As 3 Cachoeiras do Ouro, etc...
[]s
Caro João, valeu mais uma vez pelas dicas. Assim que der eu volto para a Canastra. Como eu me aposento no ano que vem, até sugeri para a patroa que morasse-mos por lá em alguma cidade, de preferência São José do Barreiro , com aquela vista feia para a Cascad'Anta; quem sabe eu consigo convecê-la(a esperança é a última que morre). Abçs e boa noite. Válter

Fernando da Terra
02/06/2008, 16:14
Fala moçada!
Alguém tem informação sobre a região da cidadezinha de São João Batista da Canastra?
E da cachoeira do Fundão e dos Rolinhos?
Pretendo passar por lá mes que vem (vou acampar), e quem tiver dicas e roteiros, agradeço a ajuda.

Fernando

VOVÔ DO TROLLER
02/06/2008, 18:47
Fala moçada!
Alguém tem informação sobre a região da cidadezinha de São João Batista da Canastra?
E da cachoeira do Fundão e dos Rolinhos?
Pretendo passar por lá mes que vem (vou acampar), e quem tiver dicas e roteiros, agradeço a ajuda.

Fernando
Tudo bem Fernando? Você quis dizer SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA? aBÇS. vÁLTER

joão k. chikui
02/06/2008, 20:37
Válter , acho que o Fernando deve estar se referindo ao São João Batista da Canastra, na portaria 2 do parque.
Rolinhos fica perto da nascente do velho chico , na face oposta à cachoeira casca d'Anta.
Fundão fica perto do São joão batista da Serra , é uma das mais lindas .
E , perto da portaria de Sacramento tem a cachoeira da Parida , com volume bem menor de água , porém de uma beleza ímpar .
Deste lado encontra-se muito pouca infra-estrutura.
Nossa , Fernando , vai congelar nesta epoca!!
Vai para delfinópolis também ?

VOVÔ DO TROLLER
02/06/2008, 22:17
Válter , acho que o Fernando deve estar se referindo ao São João Batista da Canastra, na portaria 2 do parque.
Rolinhos fica perto da nascente do velho chico , na face oposta à cachoeira casca d'Anta.
Fundão fica perto do São joão batista da Serra , é uma das mais lindas .
E , perto da portaria de Sacramento tem a cachoeira da Parida , com volume bem menor de água , porém de uma beleza ímpar .
Deste lado encontra-se muito pouca infra-estrutura.
Nossa , Fernando , vai congelar nesta epoca!!
Vai para delfinópolis também ?
João , você tem razão. Eu comi mosca.Além de comer mosca eu passei lá perto e não fui visitar. Comi mosca 2 vezes. Fazer o quê? Na próxima eu vou lá. a Abçs e boa noite. Válter

barantes
02/06/2008, 23:26
Em São João Batista da Canastra existe uma pousada. O dono de lá se chama Ricardo e é daqui de Udi. SJB da Canastra é um pequeno arraial, daqueles que tem uma igreja bem no meio... pouquíssima estrutura, principalmente se for fora de temporada/feriado. A alimentação no arraial fica por a cargo da esposa do seu Vicente, dono do único bar da cidade... mas tem que ver antes se ela vai poder preparar um almoço ou pelo menos um misto quente pra galera... rsrs
Do arraial se vê ao longe (e se escuta durante a noite) duas cachoeiras. A portaria do parque fica a algumas centenas de metros dali. É uma boa pedida se hospedar em SJB da Canastra para conhecer a cachoeira do Fundão, Parida, etc. Tem camping lá tbm, mas não sei como é. Sempre que vou para a Canastra eu passo por lá, pois é caminho pra quem vai daqui de Udi. Qualquer dúvida, é só perguntar.

[]s

barantes
02/06/2008, 23:29
Falando em Canastra, como também sou apaixonado por aquela região, vou passar uns 7 dias das minhas curtas férias viajando por lá. Chegarei à serra no dia 16 de junho e ficarei em Sao Roque. Depois seguirei para Babilônia e lá pelo dia 20 chego em Delfinópolis.
Se alguém estiver por lá nessa época e quiser combinar algo, é só falar. Qualquer coisa é só dar um grito no PX, canal 16 ou 5 rsrs

[]s

Fernando da Terra
03/06/2008, 08:15
João e Valter, é isso mesmo, São João Batista da Canastra. A idéia é passar frio sim....rsrs..... é que sempre no inverno juntamos a turma (que por sinal tá bem "rala" nos últimos anos) e vamos acampar em algum lugar. Essa vez, está quase certo de irmos para aquela região .
Anteriormente, já fiquei dentro do parque algumas vezes (quando podia acampar dentro......, está podendo acampar novamente ou não?) e também já fiquei no Eninho, lá na Babilônia e outra vez em Delfinópolis. Agora a idéia é ficar lá na parte de cima e conhecer a região por lá.
Pensei que SJBCanastra e SJBSerra fossem o mesmo local. Qual a distância entre eles?
Barantes, o camping que você falou fica na Parida? Se ficarmos lá, como ponto base, você acha que tem bastante lugar para conhecer em volta, tipo: vai, vê, baba e volta?..... apesar de que a gente sempre vai preparado para acampar selvagem, levando tudo (menos muié, rsrs....), e acho que dá para arrumar muito lugar para acampar por lá, seria só pedir autorização em alguma fazenda, ou mesmo pagar para ficar.
Agora, o que tá complicado lá, é que quando se precisa entrar dentro do parque para ir ou atravessar para algum ponto, os florestais estão revirando tudo nas viaturas e não pode entrar com bebida ou ferramentas cortantes (tipo enxadão, facão).... pô, os caras não deixam nem passar uma cerva quente!!!!! è só para relaxar....rsrss...
Meu irmão foi a pouco tempo (passou pela Pousada do Ricardo) e trouxe algumas dicas de lá.
Bom, o que vocês tiveram de mais informações de lá, por favor, me digam.
Obrigado pelas informações. Deixa eu parar de escrever, se não isso vai virar jornal!!
Abraço

Fernando

paulo perini
03/06/2008, 19:49
Ae...pessoal...demorô...mais chegô.:mrgreen:
Algumas fotos da região da Fazenda/Pousada Mata do Engenho.
Lá temos a cachoeira Maria Augusta...forma um lago muito bom,
dá pra passar o dia, numa boa...as primeiras fotos.8)
Terceira foto é do riozinho que temos que atravessar para chegar as cachoeiras, inclusive na cheia, dá pra descer de bóia!:dance:
Quarta fotos, Dona Vanda e seu filho Welington e no balcão...o
que eles nos obrigavam a comer toda manhã!!!!:lol:
Última é da Cachoeira Tamanduá, horrível...não!:mrgreen:
Ficamos lá 04 dias e a hospedagem da pousada é um show a parte...
tem um clima de casa e família grande, todo mundo fica a vontade.
O rango da Dona Vanda é indescritível...não tem como não ganhar uns
02 kilinhos no mínimo.:putz:

[]'s a todos.

joão k. chikui
03/06/2008, 20:05
Bruno
O pessoal das oficinas , casas de peças e jeeps da região utilizam o canal 17 . E são muito prestativos.
Indo para Delfi, se passar na Gurita mande um abração para o Adéber da cachoeira do Ouro e dona Maria Concebida da Cachoeira da água quente.

Falando em Canastra, como também sou apaixonado por aquela região, vou passar uns 7 dias das minhas curtas férias viajando por lá. Chegarei à serra no dia 16 de junho e ficarei em Sao Roque. Depois seguirei para Babilônia e lá pelo dia 20 chego em Delfinópolis.
Se alguém estiver por lá nessa época e quiser combinar algo, é só falar. Qualquer coisa é só dar um grito no PX, canal 16 ou 5 rsrs

[]s

joão k. chikui
03/06/2008, 20:15
Fernando,
Não pode acampar, entrar com bebida alcóolica, ANIMAL DOMÉSTICO, nem sair das estradas de dentro do parque.
SJBda SERRA e SJBda Canastra são a mesma coisa . O diferente é o SJB do Glória , ou simplesmente GLÓRIA, que fica encostado em Passos , no caminho para Babilônia , Vale dos Canteiros , Ponte Alta , etc....
Fernando, reserve 2 a 3 dias para Delfinópolis , vale da Gurita , mais uns 2 para Vanda de Serra branca e 2 para pousada/camping Mata do engenho.

Boa viagem

João e Valter, é isso mesmo, São João Batista da Canastra. A idéia é passar frio sim....rsrs..... é que sempre no inverno juntamos a turma (que por sinal tá bem "rala" nos últimos anos) e vamos acampar em algum lugar. Essa vez, está quase certo de irmos para aquela região .
Anteriormente, já fiquei dentro do parque algumas vezes (quando podia acampar dentro......, está podendo acampar novamente ou não?) e também já fiquei no Eninho, lá na Babilônia e outra vez em Delfinópolis. Agora a idéia é ficar lá na parte de cima e conhecer a região por lá.
Pensei que SJBCanastra e SJBSerra fossem o mesmo local. Qual a distância entre eles?
Barantes, o camping que você falou fica na Parida? Se ficarmos lá, como ponto base, você acha que tem bastante lugar para conhecer em volta, tipo: vai, vê, baba e volta?..... apesar de que a gente sempre vai preparado para acampar selvagem, levando tudo (menos muié, rsrs....), e acho que dá para arrumar muito lugar para acampar por lá, seria só pedir autorização em alguma fazenda, ou mesmo pagar para ficar.
Agora, o que tá complicado lá, é que quando se precisa entrar dentro do parque para ir ou atravessar para algum ponto, os florestais estão revirando tudo nas viaturas e não pode entrar com bebida ou ferramentas cortantes (tipo enxadão, facão).... pô, os caras não deixam nem passar uma cerva quente!!!!! è só para relaxar....rsrss...
Meu irmão foi a pouco tempo (passou pela Pousada do Ricardo) e trouxe algumas dicas de lá.
Bom, o que vocês tiveram de mais informações de lá, por favor, me digam.
Obrigado pelas informações. Deixa eu parar de escrever, se não isso vai virar jornal!!
Abraço

Fernando

VOVÔ DO TROLLER
03/06/2008, 20:17
Ae...pessoal...demorô...mais chegô.:mrgreen:
Algumas fotos da região da Fazenda/Pousada Mata do Engenho.
Lá temos a cachoeira Maria Augusta...forma um lago muito bom,
dá pra passar o dia, numa boa...as primeiras fotos.8)
Terceira foto é do riozinho que temos que atravessar para chegar as cachoeiras, inclusive na cheia, dá pra descer de bóia!:dance:
Quarta fotos, Dona Vanda e seu filho Welington e no balcão...o
que eles nos obrigavam a comer toda manhã!!!!:lol:
Última é da Cachoeira Tamanduá, horrível...não!:mrgreen:
Ficamos lá 04 dias e a hospedagem da pousada é um show a parte...
tem um clima de casa e família grande, todo mundo fica a vontade.
O rango da Dona Vanda é indescritível...não tem como não ganhar uns
02 kilinhos no mínimo.:putz:

[]'s a todos.
Assino embaixo. Só faltou a foto com o cachorro preto(esqueci o nome), um ótimo companheiro de trilhas. Abçs. Válter

Fernando da Terra
05/06/2008, 08:27
Fernando, reserve 2 a 3 dias para Delfinópolis , vale da Gurita , mais uns 2 para Vanda de Serra branca e 2 para pousada/camping Mata do engenho.

Fala João!!
Então nós vamos por Denfinópolis sim, e pretendemos ficar lá na região de
Desemboque/Tapira/Fazenda Vicente. Tem dicas de lá? Sei que tem muitas cachoeiras lá....
Você conhece Peixotos? Alguma dica se o local vale a pena conhecer? (pelo mapa fica depois da represa, no caminho de Delfinópolis para Desemboque, alias você tem informação sobre esse trecho?.
Depois a idéia é ficar mais uns dias na regíão do Quilombo e ainda ficar lá no Eninho, na Babilônia também. Mais dicas?

Fernando

barantes
05/06/2008, 09:21
Bruno
O pessoal das oficinas , casas de peças e jeeps da região utilizam o canal 17 . E são muito prestativos.
Indo para Delfi, se passar na Gurita mande um abração para o Adéber da cachoeira do Ouro e dona Maria Concebida da Cachoeira da água quente.

Ô João, valeu pela dica do canal 17! =)

Dessa vez não vou na cachoeira da dona Maria, mas vou sim no Adéber e transmitirei seus cumprimentos. Também vou ficar lá na Vanda do Oliveira e dar uma passadinha na Vanda da Serra Branca =)

[]s

barantes
05/06/2008, 09:34

Fernando, não sei se o camping é na Parida pois nunca fiquei lá... só sei que existe hehe
Agora, nessa época pode chegar tranquilo lá em SJBCanastra que costuma estar super vazio... e no caso de acampar em fazendas, o pessoal costuma deixar sim, e cobram pouco, na base duns 10 reais... a não ser que seja uma turma IMENSA cheia de gente bagunçando, aí pode ser que os fazendeiros não queiram deixar... mas qdo é grupo pequeno, pra passar uma noite e tals, é tranquilo... E dá pra fazer o esquema "vai, baba e volta" sim. Dali a poucos metros de SJBCanastra já tem duas cachus. E o Ricardo conhece de tudo ali naquela área, pode pegar dicas com ele. Pra quem tá acampado ali, a cachoeira do Fundão é imperdível!

[]s

Sergio Furnas
07/06/2008, 22:46
Pessoal, alguém conhece e já fez o trajeto saindo de São João Batista do Glória ou Delfinópolis, passando pela Babilônia, Serra Branca, para chegar na região do Parque Nacional da Serra da Canastra (São José do Barreiro, São Roque de Minas)?
É que em maio irei para a região da Canastra e estou planejando este percurso, mas preciso de dicas e indicações deste caminho, alguém tem idéia do nível de dificuldade de atravessar a Serra Branca?

Abraços
Mauricio - Band 81 Curta
São Paulo/SP

Socorro!!!:shock:
As datas nestes posts estão desajustadas ou estou eu? Qual a data real? 2008, 2007 ou 2005. Será que cheguei atrasado à discussão?

Abraços,
Sergio

joão k. chikui
08/06/2008, 16:38
Sergio
Esta discussão é atual, Jun de 2008.

mineirodaterra
16/06/2008, 10:58
Tô indo pra Canastra no próximo domingo, dia 23 de junho. Vou pegar minha Tracker no sabado e viajo no domingo. Vou apenas colocar as proteções inferiores. O que dá pra fazer com a Tracker original e o que não dá?
Obrigado

mineirodaterra
16/06/2008, 11:13
tem alguem indo pra lá no dia 23 de junho?

joão k. chikui
16/06/2008, 12:31
Mineiro
As estradas estão muito bem conservadas , dá prá andar em tudo .

Tô indo pra Canastra no próximo domingo, dia 23 de junho. Vou pegar minha Tracker no sabado e viajo no domingo. Vou apenas colocar as proteções inferiores. O que dá pra fazer com a Tracker original e o que não dá?
Obrigado

Sergio Furnas
16/06/2008, 15:39
Obrigado
Tomando cuidado com as pedras (pneus, carter, câmbio e diferencial) não haverá problema. :dance:Porem, atualmente não recomendo a trilha do Rolador (Serra da Babilônia descendo para o Boqueirão do S. Francisco) pois está muito erodida. Desça pela trilha da Igrejinha; não é uma maravilha (ou é?) mas não corre risco de acidente (tombamento).
Daí para a frente é só doce de leite com queijo canastra.
Os ribeirões nesta época estão vazios. Se estiver sozinho (um carro apenas) é sempre recomendável fazer uma sondagem à pé pelo riacho à procura de buracos, onde for passar com o carro. Geralmente o fundo é cascalho e não atola.
Vai dar o giro completo pelo parque?
Se for pernoitar em S. José do Barreiro procure a pousada Recanto da Canastra, do Seu Creuso (37-3433-2048). É muito boa. Pode até ficar uns 2 dias só ali, que não vai enjoar.
Bom passeio.

mineirodaterra
16/06/2008, 18:03
Mineiro
As estradas estão muito bem conservadas , dá prá andar em tudo .
Obrigado pela dica, mas vale lembrar que eu não tenho experiência nemhuma em off-road.. Mesmo assim dá pra encarar tudo? Ou quase tudo?
Se tiver que atravessar algum riacho com a Tracker , dá pra arriscar com água até aonde(joelho?)? O que devo fazer: reduzida, qual marcha?

mineirodaterra
16/06/2008, 18:05
Alguém tem um mapa umm pouco mais detalhado da serra, que dê pra imprimir? O próximo passo será um GPS, mas por enquanto tenho que seguir mapa. Valeu

Sergio Furnas
16/06/2008, 19:13
Obrigado pela dica, mas vale lembrar que eu não tenho experiência nemhuma em off-road.. Mesmo assim dá pra encarar tudo? Ou quase tudo?
Se tiver que atravessar algum riacho com a Tracker , dá pra arriscar com água até aonde(joelho?)? O que devo fazer: reduzida, qual marcha?

Se você vai com amigos, pode encarar. Se vai com a família não aconselho pegar pesado.
O problema das trilhas da Serra da Canastra é a falta de onde se socorrer. A região não tem recursos de oficina, comunicação é rara (celular não funciona, telefones muito escassos), passam poucos carros (especialmente fora de feriados prolongados), postos de combustíveis e serviços tambem são raros, bares e restaurantes são escassos, principalmente para quem não conhece.
As travessias de riachos nesta época do ano são tranquilas. Para quem não conhece é bom sondar o terreno à pé, primeiro. Até a altura do joelho não tem crise. Nestes terrenos de muito cascalho, antes da travessia de riachos convem traçar 4x4 o carro (sem reduzida se for na batida de outros carros), engatar primeira e tocar. Não precisa esguelar o carro, mas mantenha o giro alto para evitar apagar dentro do rio. Se for atravessar barro, vá de segunda marcha, mais veloz desta vez, que não tem erro. Se perder velocidade passe para primeira e acelere com calma para não patinar muito. Cuidado com facões muito altos que o carro pode ficar com as rodas motrizes no ar.
Repetindo, quanto a atoleiros a região não tem muitos, principalmente no meio do ano. A especialidade aquí são as pedras e erosões. Riscos de tombamento existem. Agora, se chover na cabeceira dos riachos, fique onde está. O terreno é impermeável e escarpado. A água dos riachos sobe instantaneamente, da ordem de alguns metros, levando tudo que encontra pela frente. Dê uma observada nas matas marginais e veja os detritos acumulados nos galhos.

Caso a viagem seja com a família, minha sujestão é entrar no parque da Serra da Canastra pela cidade de Piumhi-MG e primeiro tocar para Vargem Bonita com destino final no vilarejo de S. José do Barreiro (só 15 km de terra). Depois, retornando por Vargem Bonita, vá para S. Roque de Minas.
S. José do Barreiro - Aqui você pode se aventurar por trilhas que o socorro é mais fácil. A localidade tem muitas trilhas, cachoeiras, sendo a principal a Casca D'Anta (Rio S. Francisco - Portaria 2 do PARNA CANASTRA) e mais opções para refeições. Pousada recomendo o Recanto da Canastra (37-3433-2048 do seu Creuso Soares). Confira se tem vaga. Um dia nesta localidade é o mínimo que se pode aproveitar. Sugiro 2 dias se a agenda permitir.
S. Roque de Minas - Tem muita opção de hospedagem (muita para o local) . Suba a serra que dá acesso a outra portaria do Parque (Portaria 1 do PARNA CANASTRA). Dentro do parque, conheça a nascente do Rio S. Francisco, Casca d'Anta por cima, curral de pedras e uma infinidade de outras localidades. Na portaria o pessoal costuma ter mapas das atrações. Se quiser atravessar o parque, são uns 80 km e você estará saindo bem próximo de Araxá (Portaria 3 do PARNA CANASTRA). Alí a volta pode ser por Franca-SP (asfalto) ou pelo caminho de ida. Tem outra opção de voltar pelas trilha da serra da Sete Vorta, como dizem por aqui, Zoi d'Água e Passos-MG. Mas acho bom deixar um pouquinho para outra ocasião, né?
LEMBRE-SE: Encha sempre o tanque de combustível quando possível e, principalmente: Deixe pelo caminho somente seus rastros e dalí leve apenas boas lembranças e bastante fotos.
A propósito. ainda não sei de onde você pretende sair. BH, SP, Ribeirão?

mineirodaterra
17/06/2008, 07:36
Se você vai com amigos, pode encarar. Se vai com a família não aconselho pegar pesado.
O problema das trilhas da Serra da Canastra é a falta de onde se socorrer. A região não tem recursos de oficina, comunicação é rara (celular não funciona, telefones muito escassos), passam poucos carros (especialmente fora de feriados prolongados), postos de combustíveis e serviços tambem são raros, bares e restaurantes são escassos, principalmente para quem não conhece.
As travessias de riachos nesta época do ano são tranquilas. Para quem não conhece é bom sondar o terreno à pé, primeiro. Até a altura do joelho não tem crise. Nestes terrenos de muito cascalho, antes da travessia de riachos convem traçar 4x4 o carro (sem reduzida se for na batida de outros carros), engatar primeira e tocar. Não precisa esguelar o carro, mas mantenha o giro alto para evitar apagar dentro do rio. Se for atravessar barro, vá de segunda marcha, mais veloz desta vez, que não tem erro. Se perder velocidade passe para primeira e acelere com calma para não patinar muito. Cuidado com facões muito altos que o carro pode ficar com as rodas motrizes no ar.
Repetindo, quanto a atoleiros a região não tem muitos, principalmente no meio do ano. A especialidade aquí são as pedras e erosões. Riscos de tombamento existem. Agora, se chover na cabeceira dos riachos, fique onde está. O terreno é impermeável e escarpado. A água dos riachos sobe instantaneamente, da ordem de alguns metros, levando tudo que encontra pela frente. Dê uma observada nas matas marginais e veja os detritos acumulados nos galhos.

Caso a viagem seja com a família, minha sujestão é entrar no parque da Serra da Canastra pela cidade de Piumhi-MG e primeiro tocar para Vargem Bonita com destino final no vilarejo de S. José do Barreiro (só 15 km de terra). Depois, retornando por Vargem Bonita, vá para S. Roque de Minas.
S. José do Barreiro - Aqui você pode se aventurar por trilhas que o socorro é mais fácil. A localidade tem muitas trilhas, cachoeiras, sendo a principal a Casca D'Anta (Rio S. Francisco - Portaria 2 do PARNA CANASTRA) e mais opções para refeições. Pousada recomendo o Recanto da Canastra (37-3433-2048 do seu Creuso Soares). Confira se tem vaga. Um dia nesta localidade é o mínimo que se pode aproveitar. Sugiro 2 dias se a agenda permitir.
S. Roque de Minas - Tem muita opção de hospedagem (muita para o local) . Suba a serra que dá acesso a outra portaria do Parque (Portaria 1 do PARNA CANASTRA). Dentro do parque, conheça a nascente do Rio S. Francisco, Casca d'Anta por cima, curral de pedras e uma infinidade de outras localidades. Na portaria o pessoal costuma ter mapas das atrações. Se quiser atravessar o parque, são uns 80 km e você estará saindo bem próximo de Araxá (Portaria 3 do PARNA CANASTRA). Alí a volta pode ser por Franca-SP (asfalto) ou pelo caminho de ida. Tem outra opção de voltar pelas trilha da serra da Sete Vorta, como dizem por aqui, Zoi d'Água e Passos-MG. Mas acho bom deixar um pouquinho para outra ocasião, né?
LEMBRE-SE: Encha sempre o tanque de combustível quando possível e, principalmente: Deixe pelo caminho somente seus rastros e dalí leve apenas boas lembranças e bastante fotos.
A propósito. ainda não sei de onde você pretende sair. BH, SP, Ribeirão?
Obrigados pelas dicas Sérgio.
Vou viajar com um amigo, em um carro só. No último caso, durmo até dentro do carro, mas não é minha intenção. Prefiro não agarrar dentro de rio e nem tombar.
Como não tenho experiência, queria umas trilhas mais leves, sem adrenalina demais. Deixa isso pra próxima, depois de uns treinos.
Vou sair de BH na manha de domingo.
Valeu Abraço Daniel

joão k. chikui
17/06/2008, 12:53
Daniel
lá pelo # 17 , # 22 e outros mais no começo deste tópico tem algumas dicas de locais para se conhecer.
Nesta época de seca , os riachos estão bem rasos , as estradas bem conservadas . Vai se surpreender com muitos veículos 4x2 na babilônia , Gurita , Casca D'anta de baixo , etc...

mineirodaterra
17/06/2008, 23:50
Pergunto a todos....
Vou ter 5 dias pra passear pela serra. Seguindo algumas sugestões, tô pensando em começar o passei por São Roque. Ficar um dia lá e depois ir pra vargem bonita. De lá dá pra ir pra Delfinópolis? Qual o caminho? Estou tendo dificuldade em me localizar porque não tem nenhum mapa completo, então cada um fala um lugar legal, mas eu não sei exato onde fica e como planejar.
Outra opção que avalio é chegar por Glória. Dormir lá e depois ir pra babilônia. Acho que esse caminho vai dar em delfinópolis. É isso mesmo? Como é essa estrada, muito radical?
Se alguem tiver um mapa mais completo, por favor, me envie. Tô perdidão:parede:. Rsrsrsrs danieloftalmo@yahoo.com.br

Fernando da Terra
18/06/2008, 14:49
Fala ai rapaziada!!
Escuta, qual é o caminho mais curto para se ir de São Jõao da Serra da Canastra para a Babilônia?
Não poderei atravessar pelo parque, pois como já foi dito, não poderei passar. Bebida e instrumentos cortantes daria para ficar sem (só na travessia!! rsrsrs...), mas lampião e bujão de gás, não dá, e pelo que sei, também não posso passar com eles por dentro do parque.
Existe algum caminho que não passe por São Roque e seja mais curto? Se sim, quantos km? Ou se não, quanto dá em distância esse trecho (SJS Canastra até Babilônia)?

Fernando

mineirodaterra
18/06/2008, 18:31
Fala ai rapaziada!!
Escuta, qual é o caminho mais curto para se ir de São Jõao da Serra da Canastra para a Babilônia?
Não poderei atravessar pelo parque, pois como já foi dito, não poderei passar. Bebida e instrumentos cortantes daria para ficar sem (só na travessia!! rsrsrs...), mas lampião e bujão de gás, não dá, e pelo que sei, também não posso passar com eles por dentro do parque.
Existe algum caminho que não passe por São Roque e seja mais curto? Se sim, quantos km? Ou se não, quanto dá em distância esse trecho (SJS Canastra até Babilônia)?

Fernando
Fernando, você vai que dia pra lá? Vou chegar a São Roque no Domingo( dia 22/06) e tô querendo fazer a travessia passando pela Babilônia, caminho de céu, delfinopolis. Fico até sexta ou sábado
Abraço

joão k. chikui
18/06/2008, 22:36
Fernando
Acho que terá que fazer o trajeto da IDA , por São roque passando por fora (uns 65 a 70 km até SRM), depois uns 45 km até a Casca D'Anta de baixo , e mais uns 20 km pela serra do carvão até chegar na serra branca(Babilônia) , saindo em cima da pousada/Camping da Vanda.
Depois , até a batéia pelo encantador caminho do céu , mais uns 25 km. depois se for até o camping do Adéber na cachoeira do Ouro (Gurita), mais uns 8 km. depois , para Delfi , uns 20 km.

Fala ai rapaziada!!

Fernando

Fernando da Terra
19/06/2008, 09:34
Fala Mineiro!!
Não vamos agora não. Será no mês que vem. Você vai curtir legal, pela quantidade de dias que vai ficar.....

João, tudo legal?
Pelo que entendi, esse trecho vai dar uns 200 kms.
Sabe se continua proibido acampar dentro do parque, na parte baixa da casca danta?
Minha ida será por SJBGlória/Delfinópolis e ai rumo a Cachoeiras Desemboque/João Inácio/Canal, indo sentido para a Parida.
Tem algum caminho que ligue Delfinópolis à Parida, sem passar perto do Desemboque?

Fernando

joão k. chikui
19/06/2008, 12:58
Não pode acampar ,levar animal doméstico ,bebida alcoolica ,gás , etc...
De delfi , pegue a esquerda a estrada turística direto , vai sair no reflorestamento e encontrar a principal e chegar na Parida.
Fernando , só não sei como chegar a SJserra sem entrar no parque ou dar uma volta enorme por Tapira(conheço pouco este lado). Deve ter estradinhas por Desemboque, apenas não conheço.
Vcs devem ficar quantos dias??

Fernando da Terra
20/06/2008, 09:05
só não sei como chegar a SJserra sem entrar no parque ou dar uma volta enorme por Tapira(conheço pouco este lado). Deve ter estradinhas por Desemboque, apenas não conheço.

Então rapaz. Estou indeciso em que fazer nesse trecho. No caminho que passa por Tapira, tem a Cachoeira Carlos, Fazenda Vicente (ouvi falar que o rango é dez!!) ..... quanto será que daria em distância: Parida até Tapira e depois até SJB Serra Canastra?
Quando se vai da Parida até as cachoeiras Corrego Fundo e Boa Vista, será que não teria um caminho por ai, ligando Parida a SJBSerra Canastra?
Estou só viajando em cima do mapa, já que não conheço essa região......

Fernando

joão k. chikui
20/06/2008, 12:47
Acho que só a pé . Vou consultar um amigo trekker que conhece bem.

barantes
30/06/2008, 16:21
..... quanto será que daria em distância: Parida até Tapira e depois até SJB Serra Canastra?
Fernando

Não sei da Parida até Tapira, mas de Tapira até SJBCanastra dá uns 40 ou 50 km de terra... mas deve ter caminho entre a Parida e SJBC por entre as fazendas sim...

[]s

Bruno.

barantes
30/06/2008, 16:31
Tomando cuidado com as pedras (pneus, carter, câmbio e diferencial) não haverá problema. :dance:Porem, atualmente não recomendo a trilha do Rolador (Serra da Babilônia descendo para o Boqueirão do S. Francisco) pois está muito erodida.

Como eu não li essa mensagem antes, fiz um "passeio" pela estrada do Rolador no último fim de semana, descendo da Babilônia hehehe... realmente está péssima, muitaaa erosão, principalmente descendo após o mirante... mas é um prato cheio pra quem gosta de off-road... minha namorada ficou meio assustada mas o Samurai foi valente e tranquilo na 1a reduzida... sem maiores problemas... só um pouco de adrenalina, mas não é mesmo recomendado se não tiver um pouco de experiência com erosões, etc... se o carro quebrar ali, sinceramente acho que fica difícil tirar de lá viu... ali é só 4x4. Não adianta querer passar com 4x2.

[]s

Bruno.

itamar.vieira
04/12/2008, 10:49
Olá,

li o tópico e ainda estou me localizando...
De São José do Barreiro, dá prá fazer um passeio na Cach. Maria Augusta, curtindo um tempo lá, de repente almoçando na Vanda e retornando a noite p/ SJ do Barreiro ?

Ou não tem nada a ver ?

[ ]s

VOVÔ DO TROLLER
04/12/2008, 16:11
Olá,

De São José do Barreiro, dá prá fazer um passeio na Cach. Maria Augusta, curtindo um tempo lá, de repente almoçando na Vanda e retornando a noite p/ SJ do Barreiro ?

Ou não tem nada a ver ?

[ ]s
bOa tarde Itamar. Eu fiz este percurso, só que ao contrário e realmente vale a pena. Dá para ir sim, mas vai ser muito puxado ir e voltar no mesmo dia.Tem que sair bem cedo para poder ir até a Cachoeira Maria Augusta que é muito bonita e a Cachoeira do Tamanduá, que fica nas terras da Pousada da Vanda. O problema é na volta, por vai estar escuro. Estando em São José do Barreiro você vai pegar a Serra Branca , Vale da Babilonia até São João Batista do Glória, onde fica a Pousada da Vanda. As paisagens do percurso são fantásticas. Quem me indicou a pousada da Vanda e este caminho foi o grande Joãoponeiz. O ideal seria você "pousar" pelo menos uma noite na Pousada da Vanda para curtir com mais calma as cachoeiras e o belo visual do caminho. Para atravessar a Serra Branca há dois caminhos. Procure saber na região ( GPS Romano) qual caminho está melhor. No alto da Serra Branca também tem o " tobogã de jipe" .Abs e boa viagem. Válter

BLUE BUS
04/12/2008, 16:45
Não sei da Parida até Tapira, mas de Tapira até SJBCanastra dá uns 40 ou 50 km de terra... mas deve ter caminho entre a Parida e SJBC por entre as fazendas sim...

[]s

Bruno.

Bruno de São Roque até a Parida se você.... for por dentro do Parque da 120 km para ir e 120 para voltar = 240 km nunca andei tanto para chegar em uma cachoeira mas não é qualquer cachoeira...é a Parida...linda vale a pena. Se você for pelo asfalto é bem mais longe. Meu conselho é: Vá por dentro do Parque que é maravilhoso...dentro do parque você vai andar 90 km direção Sacramento que é outra entrada do Parque depois mais uns 30 km de estradas de terra. Após sair da portaria de Sacramento pegue a 1ª a direita e ande mais ou menos 30 km até a Parida.:concordo:

abraço

BLUE BUS
04/12/2008, 16:56
Olá,

Ou não tem nada a ver ?

[ ]s

Não tem nada a ver, pois São jose do barreiro é serra da bocaina e a cachoeira da Maria Augusta é serra da canastra:concordo:.

Mas se vc estiver falando de SÃO ROQUE DE MINAS é tranquilo fazer este passeio vale muito...como toda a serra da canastra..

Se for para lá não deixe conhecer São joão batista do gloria que na minha opinião que conheço bem a Canastra é um dos lugares mais bonitos..

conheça:

Paraíso perdido e Paraíso proíbido...fica no mesmo lugar e a 35 km de São João mais conhecido como ( Gloria) fica de cara para represa de furnas

Lagoa Azul

A canastra é um lugar maravilhoso, e o lado do Gloria é uma cor de água que você não encontra no resto da canastra a não ser na Parida. A cor da água é uma coisa de louco .....vou colocar umas fotos aí para você ter idéia do que estou falando....se for para canastra o Gloria é parada obrigatória:palmas:.

abraço

VOVÔ DO TROLLER
04/12/2008, 17:21
postado por Blue Bus
Não tem nada a ver, pois São jose do barreiro é serra da bocaina e a cachoeira da Maria Augusta é serra da canastra:concordo:.

Boa tarde Blue Bus. Existem duas cidades com o nome São José do Barreiro. Uma que fica no Estado de São Paulo, indo pelo vale do Paraíba, pela via Dutra, na Serra da Bocaina (Parque Nacional da Serra da Bocaina) e a outra que fica no Estado de Minas Gerais, Serra da Canastra (Parque Nacional da Serra da Canastra), sendo que a cidade de São José do Barreiro de Minas Gerais é a cidade mais próxima da famosa Cachoeira Cascad'anta, portanto ,há duas cidades denominadas São José do Barreiro e ambas ficam em locais aprazíveis e de grande beleza. Abs. Válter

Joao Baeta
04/12/2008, 17:29
:arrow:Válter,
A gente está pensando seriamente em ir lá na época de carnaval de 2009!
:dance: :dance:

VOVÔ DO TROLLER
04/12/2008, 17:45
É isso aí João . Realmente vale a pena. Para conhecer bem toda a região tem que fazer umas "trocentas" viagens. Como você é jovem ,ainda tem muito tempo para fazer várias viagens. Você deu uma olhada no tópico todo? Há muitas dicas do Joãoponeiz que conhece bem aquela região. Abs. Válter

Joao Baeta
04/12/2008, 18:23
É isso aí João . Realmente vale a pena. Para conhecer bem toda a região tem que fazer umas "trocentas" viagens. Como você é jovem ,ainda tem muito tempo para fazer várias viagens. Você deu uma olhada no tópico todo? Há muitas dicas do Joãoponeiz que conhece bem aquela região. Abs. Válter
:arrow:Irei ver com calma e anotarei tudo!!!!!!!
Já estou em contagem regressiva!
Irei de GVTD! Maior parte gasta será combustível..... :pensativo:

itamar.vieira
04/12/2008, 19:29

Mas se vc estiver falando de SÃO ROQUE DE MINAS é tranquilo fazer este passeio vale muito...como toda a serra da canastra..

Se for para lá não deixe conhecer São joão batista do gloria que na minha opinião que conheço bem a Canastra é um dos lugares mais bonitos..

conheça:

Paraíso perdido e Paraíso proíbido...fica no mesmo lugar e a 35 km de São João mais conhecido como ( Gloria) fica de cara para represa de furnas

Lagoa Azul

A canastra é um lugar maravilhoso, e o lado do Gloria é uma cor de água que você não encontra no resto da canastra a não ser na Parida. A cor da água é uma coisa de louco .....vou colocar umas fotos aí para você ter idéia do que estou falando....se for para canastra o Gloria é parada obrigatória:palmas:.

abraço

Blue Bus,

estou me referindo a São José do Barreiro nos entornos da Canastra.
Da Bocaina ia ficar muito puxado :)

Mas valeu pelas dicas !

[ ]s

itamar.vieira
04/12/2008, 19:35
bOa tarde Itamar. Eu fiz este percurso, só que ao contrário e realmente vale a pena. Dá para ir sim, mas vai ser muito puxado ir e voltar no mesmo dia.Tem que sair bem cedo para poder ir até a Cachoeira Maria Augusta que é muito bonita e a Cachoeira do Tamanduá, que fica nas terras da Pousada da Vanda. O problema é na volta, por vai estar escuro. Estando em São José do Barreiro você vai pegar a Serra Branca , Vale da Babilonia até São João Batista do Glória, onde fica a Pousada da Vanda. As paisagens do percurso são fantásticas. Quem me indicou a pousada da Vanda e este caminho foi o grande Joãoponeiz. O ideal seria você "pousar" pelo menos uma noite na Pousada da Vanda para curtir com mais calma as cachoeiras e o belo visual do caminho. Para atravessar a Serra Branca há dois caminhos. Procure saber na região ( GPS Romano) qual caminho está melhor. No alto da Serra Branca também tem o " tobogã de jipe" .Abs e boa viagem. Válter

Válter,

valeu pela dica.
Realmente esse tipo de passeio não vale a pena fazer na correria.
Acho que a Canastra é paraíso "prá se ir muitas vez" :)
Então, na região de SJ do Barreiro, qual passeio vale a pena, além, claro, da Casca D'Anta ?

[ ]s

VOVÔ DO TROLLER
04/12/2008, 21:09
Válter,

valeu pela dica.
Então, na região de SJ do Barreiro, qual passeio vale a pena, além, claro, da Casca D'Anta ?

[ ]s
Itamar, pelo que eu tenho conhecimento a única atração seria a Cascad'anta ( a parte baixa, que tem a melhor vista) que é considerada uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil, com queda de 186 m e que apresenta uma visão impactante. É a primeira e a mais alta cachoeira do Rio São Francisco. Somente pela Cascad'anta já valeria a pena . Abs

Sidnei Diogo
05/12/2008, 20:13
Válter,

valeu pela dica.

[ ]s

Itamar: São José do Barreiro fica no melhor ponto possível para se conhecer as inúmeras atrações e trilhas e paisagens de toda a região sul da Canastra. Alí você estará bem próximo ao chapadão da Babilônia. Qualquer dono de pousada ou camping das proximidades te indicará inúmeras opções. Neste tópico mesmo, lááá atrás... tem umas dicas do Joãoponeis que são imperdíveis. Dá uma conferida lá.

[ ]'s

Sidnei Diogo
05/12/2008, 20:17

Xíií... sujou! hehehe:mrgreen:

Ô Baeta: Cuidado se não eu te empurro do rolador...:twisted:

Mas, olha que infeliz coincidência...nós tbm estamos planejando isso...:shock:

[ ]'s

Sergio Furnas
07/12/2008, 00:56
Olá,

Ou não tem nada a ver ?

[ ]s

:dance:Tudo a ver. É perfeitamente factível este passeio.
De São José do Barreiro até a cachoeira da M. Augusta são 21 km, em linha reta. Por trilhas multiplique por 2 a 3.

Mkaye
11/03/2010, 22:11
Gostaria de agradecer a todos pelas informações deste topico.
Estou viajando para a região da canastra no dia 15 e fico até 22.
Espero usar muitas das informações postadas aqui.
Assim que retornar coloco fotos.
Abraço !!

Claudio Seignemartin
13/03/2010, 11:49
Pessoal,
Mais algumas dicas, mapas, etc? Penso em entrar na Canastra no dia 27 próximo por Delfinópolis e no dia seghuinte seguir até SJ Barreiro (nossa base por 4 dias) por dentro.
Tenho uma Tracker com proteçöes, pneus Yokohama ATR e XCrawler. Alguma dificuldade a vista? Alem das atraçöes täo bem colocadas nas dicas do Valter, Joäoponeiz e outros amigos, existem coisas novas e boas que näo se podem perder nesta primeira visita do que suponho seräo várias?
Um abraço a todos,

Gostaria de agradecer a todos pelas informações deste topico.
Estou viajando para a região da canastra no dia 15 e fico até 22.
Espero usar muitas das informações postadas aqui.
Assim que retornar coloco fotos.
Abraço !!

caio jose
22/03/2010, 21:54
OLÁ PESSOAL,

PARA O FERIADO DE CORPUS CRISTIS EM JUNHO,

ESTAMOS FECHANDO COM A POUSADA FAZENDINHA EM VARGEM BONITA (www.fazendinhadacanastra.com.br (http://www.fazendinhadacanastra.com.br/)), NA REGIÃO DA SERRA DA CANASTRA , VAI FICAR ASSIM: O PACOTE VARIA DE R$ 370,00 A R$ 420,00 (DEPENDENDO DA ACOMODAÇÃO), POR PESSOA OS 4 DIAS COM CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR ( O ALMOÇO FICA POR CONTA DE CADA UM ,POIS ESTAREMOS NOS PASSEIOS ),

AS RESERVAS DOS APOSENTOS SERÁ FEITA POR ORDEM DE QUEM CONFIRMAR PRIMEIRO ( OU SEJA PAGAR PRIMEIRO ) PODERA SER FEITO COMIGO OU COM O ALBERTO ATÉ DIA 10 DE ABRIL ( PRECISAMOS MANDAR O SINAL DO PGTO PARA CONFIMAÇÃO DA RESERVA DA POUSADA ).

O FERIADO VAI CAIR NA QUINTA-FEIRA 03 DE JUNHO , SAIRÃO DOIS COMBOIOS :

1) CAMINHO MAIS DIFICIL = SAIDA A MEIA-NOITE DO DIA 02/06 DE SAMPA ( PONTO DE ENCONTRO FRANGO FRITO DA ROD.DOS BANDEIRANTES) DESLOCAMENTO ATÉ SÃO JÃO BATISTA DO GLORIA ( ASFALTO ) VISITA A CACHOEIRA MARIA AUGUSTA ALMOÇO (POR CONTA DE CADA UM) NA POUSADA ENGENHO DA MATA , DEPOIS DESLOCAMENTO ATÉ VARGEM BONITA ( 65KM DE TERRA E TRILHA ) PASSANDO PELO VALE DA BABILONIA E SERRA BRANCA.

2) CAMINHO MAIS FACIL = SAIDA AS 05:00 HS DO DIA 03/06 DE SAMPA (PONTO DE ENCONTRO FRANGO FRITO DA ROD. DOS BANDEIRANTES ) DESLOCAMENTO DIRETO A VARGEM BONITA ( 510 KMS 100% ASFALTO ) PREVISÃO DE CHEGADA POR VOLTA DE 12:00HS.

ABÇS

CAIO

thirod
11/01/2011, 15:19
Preciso de ajuda do pessoal que conhece a Canastra, pq eu pesquiso, pesquiso, e não chego a uma conclusão.

Estou querendo ir no carnaval, e como todas pousada funcionam com pacote, tenho que escolher 1 lugar para ficar. Minha duvida é, logisticamente, onde é mais interessante ficar para se fazer passeios durante o dia e se conhecer a regiao: pro lado de São José do Barreiro, Delfinópolis ou de São João Batista?

Vamos em 2 carros, eu de troller, com pneus 33'' e guincho, e uma TR4 original, portanto não da pra contar em pegar estradas muito ruins.

Eu acamparia, pela mobilidade, mas me parece que uma das pessoas do grupo não vai topar.

Me deem uma luz.

Vlw.

Abs,

Thiago.

patto
11/01/2011, 16:44
Preciso de ajuda do pessoal que conhece a Canastra, pq eu pesquiso, pesquiso, e não chego a uma conclusão.

Estou querendo ir no carnaval, e como todas pousada funcionam com pacote, tenho que escolher 1 lugar para ficar. Minha duvida é, logisticamente, onde é mais interessante ficar para se fazer passeios durante o dia e se conhecer a regiao: pro lado de São José do Barreiro, Delfinópolis ou de São João Batista?

Vamos em 2 carros, eu de troller, com pneus 33'' e guincho, e uma TR4 original, portanto não da pra contar em pegar estradas muito ruins.

Eu acamparia, pela mobilidade, mas me parece que uma das pessoas do grupo não vai topar.

Me deem uma luz.

Vlw.

Abs,

Thiago.

Thiago,

depende mto de qual seu interesse...se for ficar e curtir o carnaval na praça, Delfinópolis é a melhor pedida, eles cercam a praça, cobram 10 latinhas por dia para entrar e assistir ao show, sempre fica até umas 4am e tem bastante mulher, dependendo da peneira (é bem misturado, desde patricinhas a algumas tilanga de vila), dá pra fazer muito sucesso...hehehehe

agora, se a intenção é conhecer a região, eu aconselharia pegar uma pousada no meio da Serra, como a pousada do Sr. Reinaldo (Babilônia) ou alguma outra, entre o Gloria e o Paraíso.

quanto à sua preocupação com a TR original, relaxa, lá é passeio, não é trilha, dá pra ir de boa...em alguns lugares por exemplo, há calçamento...já foi a época boa da Serra da Canastra...rsrsrsrs

ahhhh...prepare-se pra enfrentar fila na balsa, pois, mesmo trabalhando com duas balsas nestes feriados, sempre tem pelo menos uma hora, uma hora e meia de demora, se der sorte...já ficamos até 3hs pra "pular o corgo", portanto, como vcs estarão em dois carros 4x4, volte pelo Gloria, tem ponte ligando a Passos e sem trânsito, portanto.

abs

thirod
11/01/2011, 17:03
Thiago,

depende mto de qual seu interesse...se for ficar e curtir o carnaval na praça, Delfinópolis é a melhor pedida, eles cercam a praça, cobram 10 latinhas por dia para entrar e assistir ao show, sempre fica até umas 4am e tem bastante mulher, dependendo da peneira (é bem misturado, desde patricinhas a algumas tilanga de vila), dá pra fazer muito sucesso...hehehehe

agora, se a intenção é conhecer a região, eu aconselharia pegar uma pousada no meio da Serra, como a pousada do Sr. Reinaldo (Babilônia) ou alguma outra, entre o Gloria e o Paraíso.

quanto à sua preocupação com a TR original, relaxa, lá é passeio, não é trilha, dá pra ir de boa...em alguns lugares por exemplo, há calçamento...já foi a época boa da Serra da Canastra...rsrsrsrs

ahhhh...prepare-se pra enfrentar fila na balsa, pois, mesmo trabalhando com duas balsas nestes feriados, sempre tem pelo menos uma hora, uma hora e meia de demora, se der sorte...já ficamos até 3hs pra "pular o corgo", portanto, como vcs estarão em dois carros 4x4, volte pelo Gloria, tem ponte ligando a Passos e sem trânsito, portanto.

abs

O Patto, valeu pelas dicas, só preciso me localizar. :parede::parede:

A Babilônia é ali a região de São José do Barreiro e Portaria Casca d'Anta, correto?

Glória, é a Portaria de São João Batista? Isso é puro chute...(São João Batista do Glória :mrgreen:)

E o tal do Paraíso, onde é?? Conheço alguns..hehe, mas depois que casei deixei de frequenta-los.

E não vou pra curtir carnaval, vou pra curtir a região mesmo.

Tem o contato dessa pousada do Sr. Reinaldo? Por enquanto achei uma em SJ do Barreiro, que ainda vai me confirmar se tem disponibilidade, que achei bem cara, R$ 1.200,00 o pacote do casal. A Vanda não tem mais vaga.

Valeu.

Abs,

Thiago.

patto
11/01/2011, 19:44
conforme você coloca, fui respondendo, acho que facilita...qualquer coisa, mandae
abs

O Patto, valeu pelas dicas, só preciso me localizar. :parede::parede:

A Babilônia é ali a região de São José do Barreiro e Portaria Casca d'Anta, correto?
Babilônia fica ali pra Serra Calçada, entre Delfinópolis e Glória = São João Batista do Glória, to "meio" perdido porque nós fizemos um mega passeio, demos uma puta volta, mas é tranquilinho ir para lá...e, dali é um rolezinho até a Casca D'Anta...

olha o site da pousada do Sr. Reinaldo = www.pousadababilonia.com.br (http://www.pousadababilonia.com.br), acho que ele não vai se lembrar de mim, fale do Patto, da TR4 preta de SP, que estava numa turma grande, eramos uns 10 carros, fechamos a pousada dele, em setembro.
Glória, é a Portaria de São João Batista? Isso é puro chute...(São João Batista do Glória :mrgreen:)

E o tal do Paraíso, onde é?? Conheço alguns..hehe, mas depois que casei deixei de frequenta-los.
O Paraíso que falei fica no "complexo Claro", pertinho de Delfinópolis, pouco pra frente do Claro. Não sei se você conhece bem por ali, passou a rotatória, sai a direita, à esquerda depois da ponte de concreto, passa na portaria do Claro e sobe mais um pouco, aí vc vai ver a portaria do Paraíso.
E não vou pra curtir carnaval, vou pra curtir a região mesmo.

Tem o contato dessa pousada do Sr. Reinaldo? Por enquanto achei uma em SJ do Barreiro, que ainda vai me confirmar se tem disponibilidade, que achei bem cara, R$ 1.200,00 o pacote do casal. A Vanda não tem mais vaga.

Eu, sinceramente, prefiro o Sr. Reinaldo à Vanda, mas, a comida dos dois é mto boa...hehehehe

Você também pode pesquisar alguma coisa no google, só em Delfinópolis tem umas 70 pousadas, na cidade e no meio da Serra...tem também, se vc quiser, a Pousada Samarinas, que é de uns amigos nossos, fica pro outro lado do Claro, ou seja, ao invés de pegar a rotatória e sair à direita, contorna à esquerda...é uma pousada MTO bacana, super bonita e bem montada, na beira da represa, ali, dá pra ir pra cachoeira da Maria Concebida, Do Ouro e diversas outras...é um excelente passeio.

Valeu.

Abs,

Thiago.

thirod
12/01/2011, 07:35
Valeu Patto, agora estou me localizando.

A pousada do Sr. Reinaldo, entrei no site, e deve ser uma q meu irmão sempre fica, e fala muito bem. Não pego dicas com ele pq ele não anda por lá, ele vai de Captiva, deixa o carro na pousada, e faz passeios por fora, alguma coisa assim. Segundo meu irmão não tem mais vaga peo carnaval, mas vou ligar lá.

Eu nunca fui pra Canastra, então não conheco nada.

E vc acha q ficando em q região vale mais a pena para usar como "base" e sair rodando durante o dia para conhecer a regiao.

Abs,

Thiago.

patto
12/01/2011, 09:46
Valeu Patto, agora estou me localizando.

A pousada do Sr. Reinaldo, entrei no site, e deve ser uma q meu irmão sempre fica, e fala muito bem. Não pego dicas com ele pq ele não anda por lá, ele vai de Captiva, deixa o carro na pousada, e faz passeios por fora, alguma coisa assim. Segundo meu irmão não tem mais vaga peo carnaval, mas vou ligar lá.

Eu nunca fui pra Canastra, então não conheco nada.

E vc acha q ficando em q região vale mais a pena para usar como "base" e sair rodando durante o dia para conhecer a regiao.

Abs,

Thiago.

Thiago,

Considerando que Delfinópolis é o 2º maior município de MG e tem uns 2.000km de estradas, é fácil gastar mto tempo andando pela Serra....hehehehe

Eu, no seu lugar, ficaria em alguma pousada no meio da Serra...assim, ainda que vc rode um pouco para conhecer o carnaval também, vc já estará "no meio do caminho" para diversas cachoeiras...algumas cachoeiras interessantes, Maria Concebida, Ouro, Quilombo, Paraíso, até mesmo o Claro, já que vc não conhece, Ézio, Casinha Branca (onde começam as cachoeiras do Claro e Paraíso) e por ai vai

abs

Caracará
29/06/2011, 15:04
Pessoal, sou novo no fórum, e estou de férias. Moro em Sacramento, na cacunda da serra. Já fiz alguns passeios no parque (caminhonete e moto), mas só na parte norte. Agora quero conhecer a babilônia, estou pensando em ficar alguns dias em São Roque e outros em Delfinópolis, tanto faz a ordem. Minha esposa e eu, TR4 original (sem nada de proteção) e pneus Scorpion ATR. Gostaria de informações sobre o trecho Delfi-SRoque, principalmente a respeito da Serra Branca???
1- É encarável nesse tipo de viatura, sozinho, e sabendo que estamos na seca aqui?????????
2- Rolador nem pensar....segundo já vi várias recomendações. Até porque não tenho muita prática no off-road.
3- E a tal serra calçada, liga o que a o que????
4- Alguém pensa em ir pra lá nos próximos dias???

Abraço e desde já grato.

betooliveira
30/06/2011, 00:02
Caracará;

Estive na serra neste fim de semana, vamos ver se te ajudo:

1 - o trecho Delfis-São Roque pode ir tranquilo com sua TR, inclusive a Serra Branca. Qualquer 4x4 vai sem problemas.
2 - o Rolador é mais lenda do que dificuldade, porém como você vai em uma viatura, segue pelo Carvão que é mais fácil.
3 - a Serra Calçada é um trecho da estrada que liga a babilônia com SJB Glória.
4 - fim de semana, sempre tem movimento por lá.

abraços.

Beto Oliveira

patto
30/06/2011, 00:14
cara
serra da canastra é passeio, qualquer 4x4 vai fácil...então, vc vai se surpreender com a capacidade da sua VTR...mesmo vc sem experiência...
rolador, como dito, é mais lenda do que dificuldade, aliás, o único lugar que tem alguma dificuldade, mas tem que procurar por ela são umas partes no Barreiro...
agora, na época das secas, é muito tranquilo andar por lá
eu devo ir por volta do dia 14 ou 15
abs

Caracará
30/06/2011, 14:32
Beto e Patto,

Grato pelas orientações. Eu devo estar lá na semana que termina no dia 17, volto ao trabalho dia 18, se quiser combinar algo patto, manda uma mp. Moro no Sacra e tenho fazenda no Quenta-Sol, vizinho da Sete Voltas.
Aproveitando o embalo e os canais de comunicação...
Esses dias olhei debaixo da TR e vi dois conectores elétricos, próximo à caixa de transmissão, totalmente expostos. Achei aquilo sinistro....alguém sabe o que é??? Mecânica é uma das minhas deficiências.
Esses conectores podem ser problema numa travessia de rio, nada radical, dentro dos limites do carro, tipo uns 50-60cm????

patto
30/06/2011, 19:52
Beto e Patto,

Grato pelas orientações. Eu devo estar lá na semana que termina no dia 17, volto ao trabalho dia 18, se quiser combinar algo patto, manda uma mp. Moro no Sacra e tenho fazenda no Quenta-Sol, vizinho da Sete Voltas.
Aproveitando o embalo e os canais de comunicação...
Esses dias olhei debaixo da TR e vi dois conectores elétricos, próximo à caixa de transmissão, totalmente expostos. Achei aquilo sinistro....alguém sabe o que é??? Mecânica é uma das minhas deficiências.
Esses conectores podem ser problema numa travessia de rio, nada radical, dentro dos limites do carro, tipo uns 50-60cm????

bom, se estes tais conectores podem ser problema eu não sei, aliás, nem sei que conectores são estes...hehehehe...tb sou péssimo em mecânica...não entendo nada

sei que já atravessei lagoa com água berando o capô, já atravessei riozinho com água quase cobrindo as rodas, já fiquei atolado com água perto de entrar no carro e nunca tive nenhum problema...

qto ao final de semana, vou estar em Delfinópolis, dentre outras coisas, terá quermesse neste fds, começa na quinta, é muito jóia...a gente combina de se encontrar...mando meu cel por MP

abs

Edmundo
04/07/2011, 21:20
Caracará,

Vai tranquilo com sua TR4, estive lá no último feriado e fiz o caminho de São João Batista do Glória até a pousada Limeira em Vargem Bonita, eu nunca visitei a Serra da Canastra antes e para me encontrar nas estradas de terra de lá eu usei o Google Earth, traçando o caminho uns dias antes através da ferramenta régua do Google Earth. Neste caminho eu traçei passando pelo Rolador e bem depois da Serra Branca eu encontrei um senhor de moto e perguntei se estava no caminho certo para São José do Barreiro e ele disse que sim, mas me recomendou não pegar o Rolador e sim o Carvão. Segui o recomendado, pois um dos carros que estavam me acompanhando era uma Sportage 4x2.

Foi tudo tranquilo e se vc costuma usar o Google Earth é só me pedir que eu envio para vc os arquivos com os caminhos que desenhei.

Abraço,
Edmundo

patto
05/07/2011, 00:14
Edmundo
td bem??
cara, pegando o gancho na conversa...se vc puder, eu agradeço, conheço a Serra da Canastra, mas no final de semana que vem vou dar umas voltas por lá sozinho, é sempre bom ter uma mapa pra ajudar, né

valeu
obrigado
abs

Edmundo
08/07/2011, 09:46
Patto,

Desculpe a demora, é que não estou conseguindo anexar o arquivo, tentei as opções que aparecem para mim, link, imagem e vídeo. Estou tentando aqui...

Abraço,
Edmundo

Edmundo
08/07/2011, 09:59
Patto,

Seguem os arquivos que vc solicitou. Vc deve importá-los para o Google Earth do seu computador.

Abraço,
Edmundo

patto
08/07/2011, 11:16
Patto,

Seguem os arquivos que vc solicitou. Vc deve importá-los para o Google Earth do seu computador.

Abraço,
Edmundo

valeu Edmundo

obrigado

abs

Alejeep
09/09/2011, 10:47
Pessoal;

Alguem A fim de ir pra canastra feriadao Novembro ..??

Eduardo Velo
09/09/2011, 11:56
Estivemos lá no fds passado , muita poeira e muita fumaça de queimadas ...
As estradas estão bem sussa , tem placas na maioria das bifurcações , tb não passamos pelo Rolador , mas seria o único trecho complicado ...
Em novembro deve melhorar pq está a 3 meses sem chover na região ...
Dica pra se hospedar por lá -
Pousada Oásis da Canastra (http://www.pousadaoasisdacanastra.com.br/)

abs ... Edu

Alejeep
13/09/2011, 12:58
Eduardo;
Pelas fotos deu pra se ter ideia da seca que está por lá heim...!!! Mas em novembro estarei por lá e vendo pessoalmente ....rs
No começo desse ano, passei pelo rolador sozinho e estava bem tranquilo, mas as "estradas" da regiao estao em constante mudanças.... vamos ver....

Abçs Ale.

aleilario
15/09/2011, 21:14
Alejeep, eu estarei indo para a serra da canastra no final de outubro ou começo de novembro !!!! Ainda não sabemos direito o roteiro, porém a idéia e ficar quase 1 semana por lá, fazer o parque da serra, e depois babilônia, serra branca e etc !!!

Alejeep
03/10/2011, 13:36
Alejeep, eu estarei indo para a serra da canastra no final de outubro ou começo de novembro !!!! Ainda não sabemos direito o roteiro, porém a idéia e ficar quase 1 semana por lá, fazer o parque da serra, e depois babilônia, serra branca e etc !!!

Fala Aleilario blz ..??

Estaremos indo pra canastra nesta data tmb ( 28/10 à 02/11 ), como já conheço o parque ( que é legal, mas monotono ), vamos partir para Babilonia, Delfinopolis, Sao Jose barreiro, casca D´anta parte baixa e as serras. Vamos combinar algo pra gente se encotrar por lá !!!

ABçs

aleilario
03/10/2011, 14:14
Opa, Bacana !!! Você ja tem o roteiro e pousada definida ?

Eu ainda não fechei nada, normalmente quando vamos para a Babilônia ficamos na pousada do seu Oliveira e dona Vanda, mas como estaremos com as esposas, acho que vamos procurar uma pousadinha com um pouco mais de infraestrutura, porém nada definido ainda !

Estarei indo eu e minha esposa na minha viatura (grand vitara) e meu primo com a esposa que são de Ribeirão Preto estarão de Tracker !

Abç

Alejeep
03/10/2011, 14:58
Opa, Bacana !!! Você ja tem o roteiro e pousada definida ?

Eu ainda não fechei nada, normalmente quando vamos para a Babilônia ficamos na pousada do seu Oliveira e dona Vanda, mas como estaremos com as esposas, acho que vamos procurar uma pousadinha com um pouco mais de infraestrutura, porém nada definido ainda !

Estarei indo eu e minha esposa na minha viatura (grand vitara) e meu primo com a esposa que são de Ribeirão Preto estarão de Tracker !

Abç

Fala Ale, blz ??

Cara, nós vamos com barracas e acampar, justamente para nao ficar " preso " em nenhum lugar e nao poder circula entres as cidades e os lugares, mas ficaremos na D. Vanda ( Babilonia ) com certeza !!!
Abçs

aleilario
03/10/2011, 15:15
Legal !!! Vamos nos falando e com certeza cruzamos la.

Acho que vc tbm ja conhece tudo por lá, mas se precisar de alguma dica, meu primo conhece tudo, eu estou conhecendo ainda hehe...

Joao Baeta
03/10/2011, 15:37
:arrow:Ô Edu Velo!!!!!!
Passear lá..... É mole.... Dá para ir de Tiguan?
:pensativo:

Alejeep
05/10/2011, 10:00
:arrow:Ô Edu Velo!!!!!!
Passear lá..... É mole.... Dá para ir de Tiguan?
:pensativo:

Fala João;

Se nao chover, dá para andar bem na Canastra até de 4x2 um pouco mais alto, se chover alguns lugares só de 4x4. Mas dá pra ir de Tiguan na boa.

Alejeep
05/10/2011, 10:02
Legal !!! Vamos nos falando e com certeza cruzamos la.

Acho que vc tbm ja conhece tudo por lá, mas se precisar de alguma dica, meu primo conhece tudo, eu estou conhecendo ainda hehe...
Fala Ale, estive lá em março show de bola heim !!! muitos lugares pra ir, paisagens show, cachueiras espetaculares ... e trilhas melhores ainda !!! rs
Manda seu tel. por MP !!! a gente vai se falando....

Abçs

Joao Baeta
05/10/2011, 11:19
:arrow:Pois é Ale,
Tenho muita vontade de conhecer a região...
Mas Tiguan me supreende...Só tem defeito: É "bicuda" a frente apesar tem 17cm de altura do solo..... Resto vai bem!

Felipe Glod
10/10/2011, 13:56
Fala João estarei indo com um pessoal legal (uns ate aqui do forum) dia 12,13,14 e 15 de novembro se estiver afim, pode deixar puxo seu Tiguan la se precisar rsrs...

:arrow:Pois é Ale,
Tenho muita vontade de conhecer a região...
Mas Tiguan me supreende...Só tem defeito: É "bicuda" a frente apesar tem 17cm de altura do solo..... Resto vai bem!

aleilario
10/10/2011, 14:03
Ae Alejeep, meu roteiro esta mais ou menos definido.

Irei direto para São João Batista do Glória, chego dia 17 e fico até o dia 19, no dia 19 mesmo sigo rumo a delfinópolis onde devo ficar até o dia 02 !

Dentro destes dias a idéia é fazer babilônia, serra branca, rolador, cachoeira do fundão, cachoeira maria augusta, casca d'anta entre outras, acho que irei rodar um pouquinho !!!

Vou deixar o parque para outra data !!!!

Joao Baeta
10/10/2011, 14:27
Fala João estarei indo com um pessoal legal (uns ate aqui do forum) dia 12,13,14 e 15 de novembro se estiver afim, pode deixar puxo seu Tiguan la se precisar rsrs...

:arrow:Pois é.... Estou pensando em passar em Delfinopolis.....Mas lá será o encontro da "viagem" ou vao fazer tipo bate e volta para cidade???
Pois ficarei em Guapé... Distante 292km... Passear por lá! :concordo:
Guape a Passos sao 212km!
Abs

Felipe Glod
14/10/2011, 14:54
:arrow:Pois é.... Estou pensando em passar em Delfinopolis.....Mas lá será o encontro da "viagem" ou vao fazer tipo bate e volta para cidade???
Pois ficarei em Guapé... Distante 292km... Passear por lá! :concordo:
Guape a Passos sao 212km!
Abs
Não sei como será o roteiro estarei indo com Emilio la de Teresopolis qualquer coisa me diga, abraço.

Joao Baeta
14/10/2011, 17:03
:arrow:Felipe Glod,
Mande o num do cel por MP!
Abs

eder simoes
19/10/2011, 15:32
conheço o trajeto todo, a dificuldade depende se tem chuva ou não.....mas na maioria das veses o passeio é tranquilo num 4x4, já fiz várias veses de troller, l200, tr4.....sugiro que venha direto p sao roque e faça o passeio na face norte do parque, saindo de sao roque passando pelos leites até saõ joao....voce verá várias cachoeiras com mais de 100 metros....a regiao da babilonia é bonita mas sí tem cascata...

Abraços
Mauricio - Band 81 Curta
São Paulo/SP

Scarabelli
17/11/2011, 10:39
Bom dia amigos.

Pretendo ir para a Serra da Canastra em Dezembro, porém vou sábado e volto domingo (BATE VOLTA). Quais lugares visitar levando em consideração o pouco tempo disponível? Existe alguma região na Serra onde os pontos de intersse estão mais concentrados?

Obrigado. Abraços.

aleilario
17/11/2011, 12:07
Scarabelli, depende que tipo de passeio vc quer fazer !

Como é bate volta, eu te aconselho ir conhecer o parque, você pode sair de São Roque de Minas e ir por dentro do parque até a cachoeira do fundão, no meio do caminho você vai conhecer a Casca D'anta, garagem de pedra, curral de pedra e etc...

No parque todos os caminhos são identificados e é super tranquilo de andar.

Ou então você pode ir para Delfinópolis e e conhecer o condominio de pedras, cachoeira do luquinha, cachoeira do ézio, entre outras....

eder simoes
17/11/2011, 16:15
eu sugiro que voce fique em são roque de minas, lá voce tem acesso a todas as regiões do parque, tem as estradas que por sinal no carnaval já é uma trilha, voce tem estrutura, fica perto da face norte e sul do parque....tem bons restaurantes, e o município que mais tem cachoeiras com + de 100 metros....

Me deem uma luz.

Vlw.

Abs,

Thiago.

Lucio Marcatto
28/07/2019, 19:44
Pessoal
Fiz esse trajeto nessa semana.
Segue link da trilha.
Se alguém quiser mais informações, fique a vontade em me chamar no wikiloc, Facebook ou Instagram (@luciomarcatto).

Postado uma nova trilha: Wikiloc | Trilha Cascadanta (Parte Baixa) ate Sao Joao Batista do Gloria (Passando pelo Vale da Babilonia) (https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/cascadanta-parte-baixa-ate-sao-joao-batista-do-gloria-passando-pelo-vale-da-babilonia-39124418) (Cascadanta (Parte Baixa) até São João Batista do Glória (Passando pelo Vale da Babilônia)) no #wikiloc

Thiago Gastaldi
03/04/2022, 20:41
Pela primeira vez fiz uma viagem para a Serra da Canastra saindo de São joão batista da gloria e passando o final de semana na pousada Mirante, fica a uns 20km de lá. Da para ir lá de carro tranquilo (usei um sandero stepway 2013). A pousada fica localizada em cima de uma montanha, então da pra ter uma pequena emoção para subir e descer. Carros baixos irão pegar bastante em baixo por causa do caminho e não é necessário um 4x4.
Ali na pousada existem 2 cachoeiras, Cachoeira garrida e cachoeira do beco (continuação do rio grande) que para chegar nela é preciso fazer uma caminhada de uns 2,5km descendo a montanha em um caminho de pedras.
E também há uma trilha de 14km que sobe a montanha dando uma volta em parte da propriedade e lá do alto você tem uma visão da cachoeira do quilombo seguindo em direção a parte do vale mais baixa.
O dono da pousada se chama Jefferson, apesar de ser tranquilo e gente boa ele não é tão aberto assim, ele é mais na dele. Os colchões não são o forte da pousada.. mas a comida é deliciosa e o preço achei justo pela diária.

Para fazer os caminhos saindo de são roque de minas é necessário um 4x4? até chegar na parte alta da casca d'anta?

Joao Baeta
03/04/2022, 23:59
:arrow:Sempre é bom ter 4x4!
Parte alta carro baixo até vai.....
Vai raspando......
Tem muitos lugares que são difícil de acesso e precisa até 4x4 com reduzida!