Ver Versão Completa : Jeep pulando igual cabrito
Amigos da comunidade 4x4, preciso de ajuda!!!!
Tenho um CJ5 1957, motor AP 1.8, cambio original 4 marchas. Estou querendo transformar minha viatura para uso em cidade e em trilhas ecológicas. Nada muito pesado. Com esse intuito, fui observando os tópicos e as dicas dos amigos postadas aqui no site e troquei as já arqueadas molas originais por molas Band. Agora, se ando em ruas de paralelepípedo, ou asfalto irregular, não consigo ficar sentado no banco. O bixo tá pulando por demais.
Ainda falta trocar os amortecedores. Mas fica a dúvida. Quando eu trocá-los, o Jeep vai "pular" menos??? Sei que não terei um conforto de um carro de passeio (nem quero), mas gostaria do jeep um pouco mais suave. O que faço???
Agradeço aos colegas!!!!
Colocar bons calços de carroceria ajuda levemente também. Recomendo os TOPKITS.
Eu cheguei a minha própria conclusão depois de ler sobre esse assunto em vários tópicos: molas de Toyota não deixam o CJ menos desconfortável... talvez, como no teu caso, até fique ainda mais desconfortável. Os amortecedores também não vão ajudar. Desista... vai pular mesmo ! Opte por trilhas ecológicas asfaltadas... eh eh eh .
Tenho um CJ5 1957, motor AP 1.8, cambio original 4 marchas. Estou querendo transformar minha viatura para uso em cidade e em trilhas ecológicas. Nada muito pesado. Com esse intuito, fui observando os tópicos e as dicas dos amigos postadas aqui no site e troquei as já arqueadas molas originais por molas Band. Agora, se ando em ruas de paralelepípedo, ou asfalto irregular, não consigo ficar sentado no banco. O bixo tá pulando por demais.
Ainda falta trocar os amortecedores. Mas fica a dúvida. Quando eu trocá-los, o Jeep vai "pular" menos??? Sei que não terei um conforto de um carro de passeio (nem quero), mas gostaria do jeep um pouco mais suave. O que faço???
Agradeço aos colegas!!!!
lasaromilagres
06/04/2008, 20:31
amigo antes de gastar uma boa grana tentando fazer o cj pular menos, tente colocar o amortecedor certo depois da troca de mola, ou seja o amortecedor tem um estagio certo nao deve ficar totalmete esticado nem fechado, isto aconteceu na minha f75, depois dos ajustes ficou que nem uma rede, muito "macia".
joão k. chikui
06/04/2008, 20:34
Rodrigo , qual pneu e qual calibragem está usando?
Tá me cheirando a pneu muito cheio.
Caros:
Tá ai uma coisa que até hoje não consegui resolver na minha Band, a suspensão dura que pula bastante.
É o mal que todo jipeiro tem de aceitar... salvo algumas excessões.
Guilherme
joão k. chikui
06/04/2008, 21:19
Gui
Que pneu é esse q vc usa ? E quantas libras vc usa?
João
No momento minha Band está com pneus BF Goodrich All Terrain 235/75 R15. Costumo usar cerca de 30 libras nos penus, que é uma calibragem mediana.
Minha Band estava com BF 33"/12,5, mas como é meu unico veiculo - uso no dia a dia - resolvi, ao fazer a troca dos pneus, optar por um pneu menor procurando maior conforto.
Posso dizer que a Band ficou mais "macia" com os penus menores, mas ainda continua dura a suspensão. Se pego um buraco na cidade, com a viatura a uns 40-60 km/h sinto uma baita pancada na suspensão e na roda.
os jumelos da Band são mais altos que o normal - em função dos BF 33" que estavam nela - será que se eu trocar os jumelos ela pulará menos?
Salve pessoal.
Eu rodo com Argentino recapado 750 x 16, susp. original. Ando com 17 Libras. Daí pra cima, dá coice (só uso umas 20 Lbs pra pegar estrada lisa, e óilá inda...)
[s]
Lucas Nassif
06/04/2008, 22:18
Também tenho os argentinos, e rodo com 13 lbs...não tenho o que reclamar!
Rodrigo , qual pneu e qual calibragem está usando?
Tá me cheirando a pneu muito cheio.
Acho que o amigo João está certo,
só como exemplo, hj estava andando em uma rural com pneus
235x75x15, calibragem aprox. 20lb por pneu, ...
recalibramos p/ 32lb (5 pessoas no carro) e mudou drasticamente,
o conforto foi pro espaço !!!
[ ]'s
Bem pessoal!
Tenho uma receita boa e barata.
Já postei fotos no fórum, mais no momento não as achei.
O procedimento é simples.
De cima para baixo, não coloque entre a primeira e segunda mola, mais nas demais, coloque um calço entre as laminas das molas, esse calço deve ser de mais ou menos 1,5mm, largura da lamina e o comprimento que deva passar coisa de 1 cm da fixação dos grampos.
O serviço deve ser executado em um posto de molas/moleiro, pois o intervalo que recebe a mola, a de baixo deve ter sua ponta rebatida para pressionar a superior.
O Jeep fica muito macio, com as molas originais, sem um gasto excessivo.
Para visualizarem como é, olhem o feixe de molas da S10 ou Ranger, só que nelas, é uma tira de plástico, que pega toda a lamina. Ná S10, tem uma borracha na ponta da lamina para manter o contato entre as laminas.
Abraços.
Kim.
O que vocês acham pior ?
O barulho, ou a pancada propriamente.
Se for a pancada... principalmente para quem preza a coluna vertebral... talvez seja coisa que se possa resolver direto nos bancos da viatura. Se for o barulho... aí não tem jeito.
Também tenho os argentinos, e rodo com 13 lbs...não tenho o que reclamar!
Aí Lucas, detalhe: 13 libras com câmara, né?
[s]
Jack Jipeiro
07/04/2008, 09:34
Há quem tire uma lamina da mola. Se o seu feixe esta com 4 molas, deixe com 3...
Deve-se olhar tb como foi feito a adaptação da mola, se o jumelo ficar muito reto ele fica sem curso e fica duro pra caramba...
Analise isso...
Abraços...
Julinot
O barulho e as pancadas incomodam. Porém, o barulho é algo que não vem só da suspensão, tem o barulho do motor, dos pneus, etc... Logo, um jipe silencioso, ou melhor, uma Band ou um CJ silenciosos seria o sonho de consumo de qualquer um de nós. Já me acostumei a dirigir minha viatura com um protetor auricular, principalmente quando viajo pra longe, para poupar os timpanos. Sou músico e toco com duas bandas, e nesses momentos já exijo muito dos timpanos. Somando isso com a barulheira do jipe, temo ficar surdo em breve...
Agora as pancadas da suspensão incomodam muito e se for possivel diminuir, seria bom demais...
Guilherme
Amigo, esse calços teriam o efeito das pastilhas que se vê em kits importados? Têm fotos, não fica muito baixo não? Abrs.
De cima para baixo, não coloque entre a primeira e segunda mola, mais nas demais, coloque um calço entre as laminas das molas, esse calço deve ser de mais ou menos 1,5mm, largura da lamina e o comprimento que deva passar coisa de 1 cm da fixação dos grampos.
O serviço deve ser executado em um posto de molas/moleiro, pois o intervalo que recebe a mola, a de baixo deve ter sua ponta rebatida para pressionar a superior.
Para visualizarem como é, olhem o feixe de molas da S10 ou Ranger, só que nelas, é uma tira de plástico, que pega toda a lamina. Ná S10, tem uma borracha na ponta da lamina para manter o contato entre as laminas.
Abraços.
Kim.
de f1000 175 15...ando com 30 lbs
abraco
Pois pense em investir também no assento do teu banco.
Provisoriamente, até uma boa espuma bem grossa já te proposcionaria benefícios. Achou que eu estava brincando, não ?!
ps. qual é o teu instrumento ?
você não o transporta no Jeep, transporta ?
Julinot
O barulho e as pancadas incomodam. Porém, o barulho é algo que não vem só da suspensão, tem o barulho do motor, dos pneus, etc... Logo, um jipe silencioso, ou melhor, uma Band ou um CJ silenciosos seria o sonho de consumo de qualquer um de nós. Já me acostumei a dirigir minha viatura com um protetor auricular, principalmente quando viajo pra longe, para poupar os timpanos. Sou músico e toco com duas bandas, e nesses momentos já exijo muito dos timpanos. Somando isso com a barulheira do jipe, temo ficar surdo em breve...
Agora as pancadas da suspensão incomodam muito e se for possivel diminuir, seria bom demais...
Guilherme
Concordo com os amigos,
Assim que coloquei os pneus argentinos recapados 255 75 15 usava 28 libras. O Jeep ficou um canguru sem falar no desconforto. Ouvindo o amigo Quindim, baixei a pressao para algo entre 18 e 20 libras, o Jeep ficou outro!
Da pra andar com 15, mas tenho medo de destalonar os pneus numa arrancada mais forte.
Julinot:
Na minha Band, estou com um par de bancos do Ford Mondeo na frente e atrás não tem banco. Os bancos são confortáveis...
Meu instrumento é uma Guitarra, e transporto ela no jipe sim, pois é meu unico carro. Alias por muitas vezes transporto a banda inteira na Band (bateria, teclado, guitarras, percussão, etc.). Mas minha guitarra vai no banco da frente, presa com o cinto de segurança, como se fosse uma pessoa, pois ir pulando e batendo dentro do jipe é que não pode...
Guilherme
kkk boa cara..eu tbem dirijo o meu com protetores...obrigado mesmo assim..kkkk
Julinot
Guilherme
Lucas Nassif
07/04/2008, 22:44
Aí Lucas, detalhe: 13 libras com câmara, né?
[s]
Yessssssss....pneu remoldado, né??!!! :mrgreen:
ok...resumindo então, vou mexer nas molas (como no exemplo da S10), trocar os calços e colocar os do motor do opala, amortecedores novos e baixar a calibragem dos pneus. Alem claro, de mudar os bancos...
A reforma que nao acaba nunca...rsrsrs isso é que é amor....
Obrigado pelas ideias...a parceria é o forte desse site...
Abraços
Galera...
Segue fotos dos calços nas molas.
Aqui é em um CJ3, 1951.
Vejam, somente as pontas encontram a próxima lamina.
Fica muito bom, com um custo relativamente baixo (em torno de 200,00 os quatro feixes com buchas novas, aqui na minha cidade)
Pessoal, reitero minha pergunta sobre os mencionados calços entre as molas para deixar mais macio, se alguém tiver mais info e fotos agradeço.
joão k. chikui
08/04/2008, 21:40
Gui
A Band nunca teve como maior qualidade o conforto , mas a tua deve estar com o molejo muito arqueado , o que sempre endurece a viatura.Pode ser que o moleiro para levantar e aceitar pneus 33" , além de arquear bem , adicionou lâminas .
Com estes pneus acho que ainda poderia baixar para 25 a 27 libras e 30 na traseira, apenas carregada.
Se vc estivesse usando pneu 7.00-16 , aí sim acho que precisaria usar 30 libras .
[]s
João
No momento minha Band está com pneus BF Goodrich All Terrain 235/75 R15. Costumo usar cerca de 30 libras nos penus, que é uma calibragem mediana.
Minha Band estava com BF 33"/12,5, mas como é meu unico veiculo - uso no dia a dia - resolvi, ao fazer a troca dos pneus, optar por um pneu menor procurando maior conforto.
Posso dizer que a Band ficou mais "macia" com os penus menores, mas ainda continua dura a suspensão. Se pego um buraco na cidade, com a viatura a uns 40-60 km/h sinto uma baita pancada na suspensão e na roda.
os jumelos da Band são mais altos que o normal - em função dos BF 33" que estavam nela - será que se eu trocar os jumelos ela pulará menos?
João:
Quantas barras tem a mola trazeira da sua Band. Na minha há 5. E os jumelos são maiores que o normal...
Guilherme
Parece interessante mas... afinal, o que esses calços proporcionam ?
O conjunto passa a pular menos na buraqueira ? E não tem o perigo desse negócio torcer, não ? Pois antes - situação normal, os feixes estão apoiados uns sobre os outros, de modo que fica muito estável no sentido/direção da velocidade (ou movimento) do conjunto. Com os calços, por mais baixos que estes sejam, passa a existir uma pequena "altura" entre os pontos de apoio, e consequentemente um "momentum" - braço de alavanca, que com a força causada por obstáculos e a própria aceleração do conjunto, pode torcer tudo para frente ou para trás.... não ??? Então daí a esse negócio ser para quem pega leve com a viatura: Nada de muito buraco, trilha pesada, etc e tal... não ???
Pô ! Sim, ou não ???
Galera...
Aqui é em um CJ3, 1951.
Fica muito bom, com um custo relativamente baixo (em torno de 200,00 os quatro feixes com buchas novas, aqui na minha cidade)
Eu também tive e ainda tenho este problema, tenho um jeep 52 que é uma maravilha de macio, bom pra terra, mas o 61 é de matar, coloquei pneus radiais 265x75x16 ficou otimo no asfalto, na terra com 25 libras não dá pra andar, troquei agora os amortecedores pelos Turbogas da ranger 97, e os jumelos por um de 11 cm, e os calços da carroceria por uns do radiador do mercedez, parece que melhorou bem, mas ainda com os pneus originais 600x16, calibrado a 18 libras, vou arquear ou mesmo substituir as molas mestres e se possivel tirar uma das pequenas pra ver se dá pra usar os radiais na terra, que fica bem melhor, que voces acham? alguem tem alguma sugestao do que m ais poderia ser feito sem alterar e gastar muito?
Parece interessante mas... afinal, o que esses calços proporcionam ?
O conjunto passa a pular menos na buraqueira ? E não tem o perigo desse negócio torcer, não ? Pois antes - situação normal, os feixes estão apoiados uns sobre os outros, de modo que fica muito estável no sentido/direção da velocidade (ou movimento) do conjunto. Com os calços, por mais baixos que estes sejam, passa a existir uma pequena "altura" entre os pontos de apoio, e consequentemente um "momentum" - braço de alavanca, que com a força causada por obstáculos e a própria aceleração do conjunto, pode torcer tudo para frente ou para trás.... não ??? Então daí a esse negócio ser para quem pega leve com a viatura: Nada de muito buraco, trilha pesada, etc e tal... não ???
Pô ! Sim, ou não ???
Caro Julinot!
Até o momento, não houve qualquer problema nos CJs e Bands que foram efetuado os serviço.
Na minha região isso é comum ser feito, devido a ser uma região arenosa e ter muitas costales de vaca na estrada.
Quando se efetuta tal procedimento, tem que ir arqueando as molas da seguinte forma.
A primeira e segunda lamina não mexe e não coloca calço, na terceira, coloca o calço e arqueia as pontas para ficar em contato com a segunda, com a quarta, o mesmo procedimento, para ficar em contato com a terceira, e assim sucessivamente até a última lamina.
Então, o contato entre as laminas acaba somente na parte central do feixe, isso reduz drasticamente o atrito entre as laminas e conseqüentemente melhora sua mobilidade sem perder a resistência a peso ou flexão.
Aprendi isso por volta de 1984, quando então comecei meu primeiro jeep e, o moleiro já fazia desde...
As pick-up de hoje usam esse sistema no feixe traseiro.
O que posso afirmar, é que fica muito bom com relação a conforto (não pula mais)
Abraços.
Kim.
joão k. chikui
09/04/2008, 23:33
Gui
A minha tem muitas : 4 arqueadas e 2 grossas retas como 2º estágio, mas , a minha é CD. No uso normal só trabalham as 4 primeiras . Com mais peso as do 2º estágio passam a ajudar.
Sistema legal.
João:
Quantas barras tem a mola trazeira da sua Band. Na minha há 5. E os jumelos são maiores que o normal...
Guilherme
joão k. chikui
09/04/2008, 23:39
Systema
Não entendo, vc usa 18 libras no 6.00-16 e 25 libras num 265/75-16, que originalmente é um pneu para F-350 ? Assim vai pular mesmo!
Essa pressão no 265 vc pode usar numa Band com meia carga. Num Willys que é bem mais leve, eu usaria 20 , e, em terra , até 16.
Eu também tive e ainda tenho este problema, tenho um jeep 52 que é uma maravilha de macio, bom pra terra, mas o 61 é de matar, coloquei pneus radiais 265x75x16 ficou otimo no asfalto, na terra com 25 libras não dá pra andar, troquei agora os amortecedores pelos Turbogas da ranger 97, e os jumelos por um de 11 cm, e os calços da carroceria por uns do radiador do mercedez, parece que melhorou bem, mas ainda com os pneus originais 600x16, calibrado a 18 libras, vou arquear ou mesmo substituir as molas mestres e se possivel tirar uma das pequenas pra ver se dá pra usar os radiais na terra, que fica bem melhor, que voces acham? alguem tem alguma sugestao do que m ais poderia ser feito sem alterar e gastar muito?
Caro KIM.
Essa pode ser a maior descoberta desde a pólvora - pelos chineses.
Você é o primeiro cara nesse fórum que tem coragem de dizer que uma determinada modificação na suspensão de um CJ tornou-o pelo menos um pouco confortável. Eu já submeti essa questão diversas vezes, mas sempre me voltam respostas do tipo: ficou mais firme; balança menos nas curvas; etc e tal. Mas nunca me disseram NÃO ADIANTOU NADA CONM RELAÇÃO A PULAÇÃO. E agora você me diz que com essa modificação o CJ PULA MENOS. Rapaz... em se tratando de um CJ, qualquer pulinho a menos conta ! Vou estudar essa modificação com o meu consultor técnico para assuntos aleatórios sobre CJ's.
Muito obrigado.
Pois é Julinot,
Até copiei essa solução e vou mostrar pro meca nesse fds pra gente começar a agir.
Caro Julinot!
Até o momento, não houve qualquer problema nos CJs e Bands que foram efetuado os serviço.
Na minha região isso é comum ser feito, devido a ser uma região arenosa e ter muitas costales de vaca na estrada.
Quando se efetuta tal procedimento, tem que ir arqueando as molas da seguinte forma.
A primeira e segunda lamina não mexe e não coloca calço, na terceira, coloca o calço e arqueia as pontas para ficar em contato com a segunda, com a quarta, o mesmo procedimento, para ficar em contato com a terceira, e assim sucessivamente até a última lamina.
Então, o contato entre as laminas acaba somente na parte central do feixe, isso reduz drasticamente o atrito entre as laminas e conseqüentemente melhora sua mobilidade sem perder a resistência a peso ou flexão.
Aprendi isso por volta de 1984, quando então comecei meu primeiro jeep e, o moleiro já fazia desde...
O que posso afirmar, é que fica muito bom com relação a conforto (não pula mais)
Abraços.
Kim.
Achei bem interessante essa receita, mais pra fente acho que vou fazer isso no meu jeep, ele ainda tem os feches originais e é duro que nem um cavalo. Pretendo também colocar os amortecedores turbo gás cofap da Ranger será que dá certo?
Rapaziada, vou usar da receita do Kim hj!! Mandei o Azulão pra Molas tigre, em Pilares, e vou tirar uma lâmina nos feiches dianteiros, duas nos feiches traseiros e colocar aqueles quites da Fiat entre as laminas!!
Depois depois relato como ficou a síndrome de canguru do Willys!!!
Abs
é que o pneu mencionado 600x16 é o original, diagonal que dá pra usar até com 15 libras que não faz barriga, já o 265 70 16 (dá F-250) e eu uso com outras rodas mais largas também, é radial, e foi recomendado pelo fabricante ao menos 35 libras e saiu da loja com 40, no asfalto ficou muito bom, mas nas costelas de vaca não tem jeito.
Galera...
Aqui é em um CJ3, 1951.
estes calços entre as molas, sao de algum tipo de plastico ou borracha e onde a gente encontra para comprar?
Systema
Molas Tigre em Pilares... minha área !.
Troquei muita mola lá quando morava em Piedade.
Há quase vinte anos estou no Cachambi... bom saber que tem jipeiro por perto. Sendo meu "vizinho" você pode se candidatar a uma vaga de sócio no SAQUAREMA OFF-ROAD que nós estamos para abrir lá em cima.
Acho que também vou seguir a receita/fórmula divulgada pelo colega KIM.
Rapaziada, vou usar da receita do Kim hj!! Mandei o Azulão pra Molas tigre, em Pilares, e vou tirar uma lâmina nos feiches dianteiros, duas nos feiches traseiros e colocar aqueles quites da Fiat entre as laminas!!
Depois depois relato como ficou a síndrome de canguru do Willys!!!
Abs
acabei comprando os amortecedores originais Jeep/Toy na Garra.
Tambem vou colocar os calços do motor do opala assim como retirar uma lâmina do feixe...
vamos ver como fica...semana que vem eu conto....rs
abraços
Elmer_Jeep
16/04/2008, 15:26
Há quem tire uma lamina da mola. Se o seu feixe esta com 4 molas, deixe com 3...
Deve-se olhar tb como foi feito a adaptação da mola, se o jumelo ficar muito reto ele fica sem curso e fica duro pra caramba...Analise isso...
Abraços...
Lendo a primeira mensagem já pensei nisso também. 90% de chance dos jumelos estarem mal posicionados.
Acho q falei isso em outro topico, já testei no meu ex-CJ5 com feixes band os amortecedores do MB608, original, toyota e o melhor que ficou foi o da Ranger, GL12343. Recomendo :concordo:
Qualquer dia desse vou pegar uma cobaia aqui(cj original) pra fazer essa adaptação mostrada pelo Kim, de antemão fico meio receioso por conta da diferença de largura e espessura entre as laminas da S10 comparadas com as do CJ.
[]'s
Elmer_Jeep
16/04/2008, 15:58
Achei outro topico sobre esse tipo de feixes
Suspensão parabólica (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15427)
[]'s
praiasecacustom4x4
16/04/2008, 21:26
queria fazer da muito tempo ,dar a minha opinhao sobre o asunto.
estou trabalhando com carro 4x4 da mais ou menos 15 anos,acho que no forum em geral tem uma "bagunça" quando se fala de carro que pula como cqbrito ,macaco,gato ou outros bicho.carro com feixos de mola para a simples fisica e mecanica do feixo de mola ,ele tem uma força elastica muitos forte,rapida. difença com as molas elicoidais e barra de torçao.da minha experiença colocar feixos mais comprido aumenta o curso,nao o retorno elastico.vi carro preparados na malaisia(cj,band) com 18 laminas.testei ele,estava elastica e nao pulava.eu vi aqui muita improvizaçcao,nao pode funcionar amortecedores de caminhao ou de outros carro.cada carro muda o peso,o curso,a flexibilidade e a força de retorno,o freio do amortecedor.
desculpa da criticas,acho alguma veiz a preparaçao de 4x4 calculada como brincadeira.
um carro bem preparado,nao da problema,apunhaçao,da so SATISFACAO
Críticas??? mal entendi o que vc quis dizer...rsrsrs e se eram, nem as entendi como tal...
assim, o fórum aqui existe e é excelente...justamente pq podemos trocar experiências e contar como estão nossas viaturas...tudo em nome da paixao pelo 4x4 e principalemente pelo Wyllis.
semana que vem minhas alterações ficam prontas e vou avisar aos amigos como ficou!
abraços
Pessoal:
Como já relatei aqui, sempre achei minha Band muito dura no quesito suspensão. Quando eu a comprei (2003) ela estava toda modificada para enfrentar trilhas, estava com jumelos mais altos, pneus 33", e por ai vai. Desde então venho modificando-a sempre trazendo ela mais proximo do original, e na minha opinião ela fica cada vez mais confortavel.
Quando troquei os penus 33"/12,5 por penus 235/75 senti uma mudança enorme, a Band ficou bem mais "leve".
Esse final de semana, resolvi tirar o bagageiro que havia nela. Era um bagageiro desenhado pelo antigo proprietário, feito em ferro galvanizado, todo reforçado, com escadinha e tal. O problema do bagageiro é que ele era preso na parte dianteira da Band, preso nos frisos laterais do teto, e a escadinha presa na lataria atrás (vejam as fotos). O que acontece é que o bagageiro não deixava que o carro, e principalmente a lataria, trabalhasse com torções, e ai aconteciam duas coisas: a lataria rachava (em varios pontos) e o carro parecia uma "pedra".
Tirando o bagageiro, parece que eu ganhei uma Band nova, nem parece a minha... O bagageiro era muito util, pois eu podia carregar varias coisas nele, e até acampar lé encima eu já acampei, mas detonava minha Band. Sinto agora que a suspensão trabalha melhor, deixando a Band muito mais confortavel.
O que pude perceber nesse tempo com a Band e pelas varias des-adaptações que eu fiz, é que quanto mais proximo do original do carro, mais confortavel ele vai ficando. Acredito que as adaptações podem deixar o carro com um desempenho off-road mais agressivo, mas ganha-se aqui, perde-se ali, tudo depende do que a gente procura...
Nunca imaginei que o "segredo" da suspensão da minha Band estaria no bagageiro...
Abraços
Guilherme
Guilherme... você tem certeza de que a retirada do bagageiro refletiu positivamente na suspensão ? Podemos estar diante de um incrível caso de efeito placebo ! A não ser pelo peso do bagageiro - que com certeza não pesava mais do que um carona -, não vejo que outra relação poderia haver entre um bagageiro e a suspensão do teu carro.
Pessoal, vi comentários aqui sobre calibração de pneus, que podem estar impactando no quesito "pular que nem cabrito". Também sofro disto no meu jeep, e pelo visto meus pneus andam "hipercalibrados" pois calibro-os com 24 psi. Qual a calibragem que vocês recomendam para pneus Pirelli Garraflex 6.50 X 16, para que o jeep não pule tanto??
junior braga
22/04/2008, 16:31
Pessoal, vi comentários aqui sobre calibração de pneus, que podem estar impactando no quesito "pular que nem cabrito". Também sofro disto no meu jeep, e pelo visto meus pneus andam "hipercalibrados" pois calibro-os com 24 psi. Qual a calibragem que vocês recomendam para pneus Pirelli Garraflex 6.50 X 16, para que o jeep não pule tanto??
Depois de tantos comentarios, eu que uso os pneus originais militar 600x16, estava usando sempre 24 psi, e o danado tava pulando mesmo...
Ai resolvi calibrar com 18 psi, ficou bem melhor, mas em compensação a direção ficou uma :twisted::twisted::twisted: mer....
Resumido acho que umas 15 dependendo da direção...
valeu
Bruno Pedra
22/04/2008, 17:32
Coloque o turbogas traseiro da ranger 97 no seu carro e seja feliz....
melhor investimento que eu fiz no jeep
puuuuuuuuuuuuuuuuuuttttzzzzzzzzzzzzz...ja comprei os cofap originais... :(
depois te conto...
abraço
Se O Seu Anda Pulando O Meu Esta Numa Batedeira Louca Nos Fiexes Sera Que Aquela Borrachas Trocam?eu Encontro As Borrachas No Donatti?
olha, troquei num posto de molas e parou a batedeira nos feixes...pode ser sim...
deve ter no donatti sim...da uma olhada no garra 4x4 tbem. a parte de suspensão deles é bem completa...
olha, troquei num posto de molas e parou a batedeira nos feixes...pode ser sim...
deve ter no donatti sim...da uma olhada no garra 4x4 tbem. a parte de suspensão deles é bem completa...
Todo jeep tem jumelo?eu nao vi isso no meu.Tem uma coisa grudada no feixe que eu acho que seja isso.É grande mas é diferente dos jumelos que vejo no donatti.
Todo jeep tem jumelo?eu nao vi isso no meu.Tem uma coisa grudada no feixe que eu acho que seja isso.É grande mas é diferente dos jumelos que vejo no donatti.
Tem sim Coloma é o q prende os feixe de mola ao chassi :concordo:!
Gente estou querendo dedicar meus poucos $$ na suspensão agora, já revirei o fórum e vi vários tópicos sobre suspensão e não consegui chegar a uma conclusão ainda, aproveitando este tópico gostaria de perguntar se existe alguma "receita" para ter uma suspensão razoável em termos de segurança, e estética para um CJ5? Tipo Jumelos mais longos, arqueamento de molas e seguir o conselho do Kim colocando aqueles calços, troca de amortecedores, calços de carrocerias com de 1,5 ou sei lá a medida, enfim o q se pode fazer pra deixá-lo seguro e esteticamente bonito na medida do possível? lembrando q as rodas são de F1000 e pneus firestone 225/75 R15. O ex proprietário falou q precisava trocar todos os calços, mas como eu gastei tudo q tinha na cmpra do bixo não fiz nada ainda.....
[]´s de um ousado sem muita $$$ q ta querendo melhorar a viatura!!
Caros amigos!
Estou ainda com o CJ3A, o dono pediu para retirar todos os rangidos, então vou andando no dia a dia eageitando.
Hoje, em uma autopeças, uma pessoa que tem um posto de molas e faz serviços em chassis (aumenta e alinha) veio conversar comigo.
Observou o serviço nas molas, gostou do que viu e, me passou outra solução que gostei muito.
Compra vários kits de espaçador do feixe de molas trazeiro do Uno;
Retira a última mola do feixe, aquela pequena e coloca entre as mola o espaçador do Uno.
Segundo ele, fica macio e não range.
Haaa, mais umas fotos da montagem do 51
Abraços.
Kim.
poxa...do Uno??? essa eu nao sabia tbem.... mas agora é tarde...to mexendo na minha pra retirar uma lâmina....vamos ver como fica... semana que vem já dá pra ter uma ideia...
abraços
Lucas Nassif
27/04/2008, 18:54
Coloquei esses amortecedores no meu junto com os JRs. O Jeep ficou bem mais macio.
Estou pensando em passá-los pra dianteira e comprar 2 novos, com maior curso pra traseira.
eu fiz isso també e a diferença foi grande, mas ainda tenho que dar um trato ou trocar e calçar as molas, que acredito que vai melhorar
Carlos Bernardo
29/04/2008, 14:37
Coloquei no meu CJ-5 SPOA com feixes (todas as lâminas) de Toyota e o pula-pula acalmou bem. Ainda pula pra caramba, mas não está me incomodando tanto quanto antes...
shaolin36
29/04/2008, 15:22
Agradeço aos colegas!!!!
Cara, na minha opinião são 3 coisas que podem melhorar, calibragem dos pneus de 20 libras pra baixo, calços de carroceria de borracha ou de poliuretano com os de borracha nas extremidades e um bom amortecedor (recomendo os trseiros da ranger 97), acho que isso deve resolver.
Abraço.
meu cj3 1954, esta conforme o seu, molas toyota, motor ap, utlilizo pneus 16"
coloquei amortecedores trazeiros da ranger argentina e uso calibragem 20libras,
acredito que esta pulando demais devido a esses dois problemas, amortecedor e calibragem muito alta.
essa semana instalo os calços do opala... vou testar a suspensão como vai ficar com os calços e amortecedores originais... se nao tiver bom resultado, vou retirar uma lâmina da suspensao... até o fds retorno aos amigos...
Raulcjazul
12/05/2008, 11:54
Caro Kim,
Gostei das suas dicas e da troca de informações do grupo.
Desde que reformei meu primeiro CJ5 63 em 1997, tento fazer a suspensão menos dura sem hesito.
Em 2003 comecei a fazer meu atual azulzão (CJ5 73) do zero e optei por suspensão da Toyota Band (jumelos e feixes com 3 lâminas do lado esquerdo e duas do lado direito, pois sou muito pesado) amortecedores originais do CJ, aro 15", pneus 31X10,5 (que uso com 16 libras) e bancos do GM Calibra.
O Jeep ficou, muito estável (não entorta), menos duro, mais seguro, mas ainda pula muito.
Vi as fotos que você mandou e observei que embora você tenha sugerido não colocar espaçador entre a 1ª e 2ª molas de cima para baixo, els foram colocados em todos os espaços.
1º- No meu caso, do lado direito só tem duas laminas e terei que colocar, é isto?
2º- Do lado esquerdo devo colacar o espaçador nos dois entre molas?
3º- Como as laminas da Toyota são mais grossas, tem como rebater a ponta da de baixo até encostar na de cima? E o espaçador continua de 1,5mm?
Vou mudar os amortecedores, colocando os da Ranger 97 como os colegas recomendaram.
Agradeço suas dicas como também a dos demais?
Abraços,
Caro Raulcjazul!
No seu caso, do lado direito, coloca sim, quando for no moleiro para rebater, (de preferência acompanhe o serviço) divida a mola em três partes iguais (para ter noção de onde mexer) e rebata somente os "terços" das pontas, assim não mexerá desigualmente na lâmina.
Pelo que entendi, no lado esquerdo há uma lâmina a mais, então coloque entre as duas, da mesma forma e procedimento descrito acima.
O espaçador pode ficar entre 1,5mm a 2mm sem problema.
As caminhonetes como a S10 ou Ranger tem a estrutura da lâmina diferente, onde prende no feixe é de uma espessura maior do que a do restante da lâmina.
Outra solução, mais que não testei, é colocar o espaçador do Fiat Uno entre as lâminas.
É a do feixe de molas do Uno, qualquer modelo e ano, dizem aqui na minha cidade que fica bom e silêncioso, ainde farei esse serviço.
Abraços.
Kim.
junior braga
15/05/2008, 13:34
Caro Kim, mesmo colocando esse espaçador do feixe de molas do uno, será necessário rebater as pontas das molas?
Sds,
All, estive conversando com o meu doutor moleiro, a sugestão dele é de que sejam rebatidas as pontas da molas sim, mas só um tiquinho pra mola não dançar. E mais: é aconselhável gabaritar aos pares, pois pode dar diferenca de altura na hora de rebater. Tem que desmontar os 2 feixes e gabaritar lamina por lâmina. Aqui, isso custa 40/feixe.
[s], só acompanhando.
PS: alguém aqui no 4x4BR ja disse que "se palpite fosse bom, eu vendia". Não sei quem foi, mas a frase é sábia.8-)
Cacá
Caro junior braga!
Se colocar os "plásticos do Uno" não deve rebater as pontas, somente colocar os espaçadores.
Rebater é para os calços entre as molas de ferro.
Abraços.
Kim.
Raulcjazul
18/05/2008, 19:41
Caro junior braga!
Se colocar os "plásticos do Uno" não deve rebater as pontas, somente colocar os espaçadores.
Rebater é para os calços entre as molas de ferro.
Abraços.
Kim.
Caro Kim,
Deu certo.
Coloquei os calços de 2mm entre todas as molas, inicialmente só na suspensão traseira e não troquei os amortecedores.
Testei sábado (ontem) e melhoru muito a pulação (ficou mais macio - menos duro). Voltei ao mecânico e mandei fazer na frente a mesma coisa, só que o mecânico garantiu que o amortecedor traseiro da S10 deixa a suspensão mais macia que os da Ranger. O que você acha? Como ele tem um par de amortecedores da S10 na oficina, mandei colocar para experimentar. Na próxima terça (dia20Mai) vou testar a viatura.
Cacá, aqui em Resende/RJ gastei Lt$50 por feixe, fora o amortecedor que ainda não coloquei. Meu mecânico rebateu as molas só um "tiquinho" para não dançar, o suficiente para a inferior tocar a superior nas extremidades. Palpite é fogo mesmo mas, uma dica bem dada não tem preço...
Kim, parabéns e obrigado pela dica. Usei as fotos que você enviou e o mecânico entendeu facilmente. Depois digo como ficou com os quatro feixes calçados. Por favor não deixe de comentar sobre amortecedor traseiro S10 X Ranger.
Abração
rctorrezam
18/05/2008, 21:53
Galera,
Estive lendo o forum, pois o pula-pula também me incomoda. Fiquei com uma dúvida, com relação aos amortecedores da ranger.
Quem colocou e sentiu diferença tem a suspensão original?
Colocando estes amortecedores + adaptação estilo Kim fica beleza?
Com estas adaptações a jeep não vai ficar "mole", ou seja, tombando demais nas curvas ou inclinações?
Caro Kim,
Deu certo.
Coloquei os calços de 2mm entre todas as molas, inicialmente só na suspensão traseira e não troquei os amortecedores.
Testei sábado (ontem) e melhoru muito a pulação (ficou mais macio - menos duro). Voltei ao mecânico e mandei fazer na frente a mesma coisa, só que o mecânico garantiu que o amortecedor traseiro da S10 deixa a suspensão mais macia que os da Ranger. O que você acha? Como ele tem um par de amortecedores da S10 na oficina, mandei colocar para experimentar. Na próxima terça (dia20Mai) vou testar a viatura.
Cacá, aqui em Resende/RJ gastei Lt$50 por feixe, fora o amortecedor que ainda não coloquei. Meu mecânico rebateu as molas só um "tiquinho" para não dançar, o suficiente para a inferior tocar a superior nas extremidades. Palpite é fogo mesmo mas, uma dica bem dada não tem preço...
Kim, parabéns e obrigado pela dica. Usei as fotos que você enviou e o mecânico entendeu facilmente. Depois digo como ficou com os quatro feixes calçados. Por favor não deixe de comentar sobre amortecedor traseiro S10 X Ranger.
Abração
Caro Raulcjazu!
Obrigado pela confiança, venho fazendo essa mudança desde 1º jeep, e olha que comecei com 14 anos nessa vida.
Também foi nesse meu 1º jeep que um senho colocou rolamentos no carretel da caixa eduzida, nem eu sabia o que era na época.
Sobre os amortecedores, não tenho em mãos a tabela de extensão e compressão deles para comparar, mais procurarei me informar.
De ante mão, o que posso comentar é que realmente, por conhecimento empírico, os da S10 tem menos força do que os da Ranger.
Assim que tiver notícias posto aqui.
Abraços.
Kim.
Raulcjazul
20/05/2008, 09:57
Caro Raulcjazu!
Obrigado pela confiança, venho fazendo essa mudança desde 1º jeep, e olha que comecei com 14 anos nessa vida.
Também foi nesse meu 1º jeep que um senho colocou rolamentos no carretel da caixa eduzida, nem eu sabia o que era na época.
Sobre os amortecedores, não tenho em mãos a tabela de extensão e compressão deles para comparar, mais procurarei me informar.
De ante mão, o que posso comentar é que realmente, por conhecimento empírico, os da S10 tem menos força do que os da Ranger.
Assim que tiver notícias posto aqui.
Abraços.
Kim.
Obrigado pela força Kim,
Com relação a caixa reduzida, quando terminei de montar o azulão ele roncava na reduzida e no diferencial traseiro. Como eu morava em São Paulo, procurei o Erovaldo da Jeep Tec e fiquei impressionado com o que eles fazem. Ele analisou a reduzida do azulão e recomendou que além dos ajustes (caixa de marcha X flange de acoplamento X caixa da reduzida), seria conveniente colocar os rolamentos no carretel. Fiz e nunca mais tive problema nas caixas (marchas e reduzida) nem ronqueira.
O diferencial levei numa oficina especializada na Rua Itapetininga no Braz, onde fizeram ajustes nas folgas das engrenagens e fico muito bom também.
É isso aí, Jeep é uma universidade de mecânica geral e quem gosta aprende fácil.
Um grande abraço,
Raul.
Pessoal, estão quase prontas as alterações no Jeep pra ficar mais...macio..rsrsrs
coloquei os amortecedores originais do jeep (cofap) que comprei no donatti e retirei uma lâmina da suspensao de toyota que coloquei...
Ja melhorou muuuuuuuuuuuuuuiiito... Ele pula agora, mas mais suave, nao aquela pancada seca que dava... Como pretendo usar pra trilhas leves, passeio e uso urbano, ta ficando bom.
Hoje chegam os coxins do opala pra eu substituir os calços da carroceria... e amanha espero ja avisá-los do resultado final...
O barão vermelho tem que estar pronto pra fenajeep... kkkkk
rctorrezam
25/05/2008, 17:31
Galera,
Estive lendo o forum, pois o pula-pula também me incomoda. Fiquei com uma dúvida, com relação aos amortecedores da ranger.
Quem colocou e sentiu diferença tem a suspensão original?
Colocando estes amortecedores + adaptação estilo Kim fica beleza?
Com estas adaptações a jeep não vai ficar "mole", ou seja, tombando demais nas curvas ou inclinações?
Alguém que pôs ou falou com alguém que usa pode opinar? CADÊ VOCÊS???????
Elmer_Jeep
25/05/2008, 18:17
amortecedor da ranger não deixa o jeep mole porque é pressurizado.
[]'s
simtesch
25/05/2008, 23:40
KIM,
Bem interessante essa técnica utilizada para melhorar o conforto do Jipe, fiquei em dúvida em relação aos calços, são calço qualquer borracha de 1.5 a 2mm???em relação aos grampos vi nas fotos que não tinha, não teria problemas em relação a isso???será que estas lâminas do uno terão o mesmo efeito desse calços borracha, em relação a melhora do conforto,maciez e não barulho, já que não vão ser rebatidas as pontas dos feixes????e deve ser tirada 01 lâmina menor correto?o procedimento é feito da menor para maior ou o contrário?obrigado
Roland Tesch
Caro simtesch!
Vamos às suas dúvidas!
Quando se faz a opção pelos claços, esses devem ser feitos com uma mola que não prestam mais, uma mola que trincou, ou quebrou...
As fotos que viu sem o grampo, são onde mostra como proceder no momento da montagem, o quanto deve-se arquear as pontas da mola inferior em relação à superior.
Ainda sobre os calços, quande se vai executar esse serviço, com o feixe desmontado, começa-se da mola mestra (primeira superior), para a última.
Dessa forma, coloca as duas primeiras, um calço, a terceira, ajeita a ponta, coloca outro calço, ajeita a ponta em relação a superior e, assim sucessivamente até a última lâmina.
Sobre retirar uma lâmina, retire a menor, somente para o feixe não ficar muito grande.
No caso de uma feixe SPUA, (feixe em baixo do eixo) o amortecedor não vai "descer" muito, ou no caso da suspensão SPOA (feixe em cima do eixo), não vai ficar extremamente alto.
Agora sobre as borrachas do Uno, lembrando que não são as lâminas do feixe de mola, são os espaçadores e, nesse caso, não há necessidade de se retirar lâminas do feixe.
Espero ter sido claro!
Qualquer coisa é só chamar.
Abraços.
Kim.
Caro simtesch!
Vamos às suas dúvidas!
Quando se faz a opção pelos claços, esses devem ser feitos com uma mola que não prestam mais, uma mola que trincou, ou quebrou...
As fotos que viu sem o grampo, são onde mostra como proceder no momento da montagem, o quanto deve-se arquear as pontas da mola inferior em relação à superior.
Ainda sobre os calços, quande se vai executar esse serviço, com o feixe desmontado, começa-se da mola mestra (primeira superior), para a última.
Dessa forma, coloca as duas primeiras, um calço, a terceira, ajeita a ponta, coloca outro calço, ajeita a ponta em relação a superior e, assim sucessivamente até a última lâmina.
Sobre retirar uma lâmina, retire a menor, somente para o feixe não ficar muito grande.
No caso de uma feixe SPUA, (feixe em baixo do eixo) o amortecedor não vai "descer" muito, ou no caso da suspensão SPOA (feixe em cima do eixo), não vai ficar extremamente alto.
Agora sobre as borrachas do Uno, lembrando que não são as lâminas do feixe de mola, são os espaçadores e, nesse caso, não há necessidade de se retirar lâminas do feixe.
Espero ter sido claro!
Qualquer coisa é só chamar.
Abraços.
Kim.
Kim, tudo bom ?
Grande, estou em reforma de minha viatura ja a alguns meses, e ja tinha definido que iria trocar as molas orige pelas de toy.
Dando mais uma olhada me defrontei com a solução muito bem vinda "by Kim" para o pula-pula da viatura com molas orige.
Me interessei no ato, uma vez, que com molas de toy será necessario substituir e reposicionar os amortecedores, cardans também podem ser reposicionados ou redimensionados.
Portanto, ficarei com as molas orige mais a sua solução. Antes tenho umas perguntas para te fazer:
1º - isso pede ser feito com molas novas novinhas?
2º - vc sugere os calços do uno [(qual o material delas) ou borracha)
3º - aqueles grampos ou presilhas que ficam ao longo do feixe tem que sair ou podem ficar.
4º - tu pode mandar o gabarito passo a passo do que deve ser feito
Um Abraço,
Kim, tudo bom ?
Grande, estou em reforma de minha viatura ja a alguns meses, e ja tinha definido que iria trocar as molas orige pelas de toy.
Dando mais uma olhada me defrontei com a solução muito bem vinda "by Kim" para o pula-pula da viatura com molas orige.
Me interessei no ato, uma vez, que com molas de toy será necessario substituir e reposicionar os amortecedores, cardans também podem ser reposicionados ou redimensionados.
Portanto, ficarei com as molas orige mais a sua solução. Antes tenho umas perguntas para te fazer:
1º - isso pede ser feito com molas novas novinhas?
2º - vc sugere os calços do uno [(qual o material delas) ou borracha)
3º - aqueles grampos ou presilhas que ficam ao longo do feixe tem que sair ou podem ficar.
4º - tu pode mandar o gabarito passo a passo do que deve ser feito
Um Abraço,
Caro TOBIAS!
vamos às suas questões!
1º - Sem problema algum!
2º - São dois metodos diferentes, os calços, são pedaços de molas que se coloca onde o grampo prende, tem que haver o furo no centro para que se coloque o pino de centro. Lembrando que o calço deve ser + - 1cm maior que o tamanho do grampo. (olhe no feixe de mola de seu jeep, há dois grampos por feixe, que passa pelo eixo e desce no "prato" inferior, o "pedaço" dava passar 1 cm para cada lado do grampo)
O método do "plástico do Uno ainda não ví pessoalmente no feixe do jeep, mais dizem que funciona, pois a S10 é assim.
3º - Os grampos que prendem o feixe ao eixo, deve ser trocado por um maior, caso não retire uma mola (recomendo a última, a menor). As abraçadeiras que ficam ao longo do feixe, acho que só as primeiras fecharão, as outras vc deixa, mesmo não fechando, pois evita o desalinhamento da lâminas.
4º - Me passe um e-mail via MP, pois terei que desnhar e aqui não consegui anexar devido ao tamanho do arquivo.
Caro TOBIAS!
vamos às suas questões!
1º - Sem problema algum!
2º - São dois metodos diferentes, os calços, são pedaços de molas que se coloca onde o grampo prende, tem que haver o furo no centro para que se coloque o pino de centro. Lembrando que o calço deve ser + - 1cm maior que o tamanho do grampo. (olhe no feixe de mola de seu jeep, há dois grampos por feixe, que passa pelo eixo e desce no "prato" inferior, o "pedaço" dava passar 1 cm para cada lado do grampo)
O método do "plástico do Uno ainda não ví pessoalmente no feixe do jeep, mais dizem que funciona, pois a S10 é assim.
3º - Os grampos que prendem o feixe ao eixo, deve ser trocado por um maior, caso não retire uma mola (recomendo a última, a menor). As abraçadeiras que ficam ao longo do feixe, acho que só as primeiras fecharão, as outras vc deixa, mesmo não fechando, pois evita o desalinhamento da lâminas.
4º - Me passe um e-mail via MP, pois terei que desnhar e aqui não consegui anexar devido ao tamanho do arquivo.
Pessoal, seguem as fotos do barão com a nova suspensão... ficou bão di mais da conta...
pula, mas agora de forma suave.
- molas band, retirando uma lamina;
- amortecedores originais jeep/toy
- calço de motor de opala;
Nao consegui mandar as fotos... posso mandar pra alguem via e-mail pra colocarem no site?
gostei do resultado!!!
abraços
simtesch
26/05/2008, 20:59
Obrigado Kim,
Os calços são de molas aço, pensei que fossem de borracha!!!!vou tentar levar numa casa de molas pra instalar dessa forma, vi que no seu carro usa 9 molas né?os grampos fixação sabe qts cms tem que ter?os clipes ou grampos do feixe como vc disse não tem problema se não ficarem aparafusados pois só servem pra alinhar as mesmas!!!obrigado
ROSSIRR, é fácim !
Só clicar em responder ao tópico, em seguida aparecerá o campo para você digitar sua mensagem, mais abaixo, nas OPÇÕES ADICIONAIS está escrito GERENCIAR ANEXOS, clique aí, logo após em ARQUIVO, localize a foto no seu pc clique duplo na foto que já anexa, depois clique em ENVIAR e, mais abaixo em FECHAR, ... pronto, a foto já está anexa, depois é só ENVIAR RESPOSTA que já foi !
Se você não conseguir me passa que eu posto aqui.
[ ]'s Abraços.
Caro Tobias e demais amigos!
Chegou um Jeep hoje aqui em casa, para fazer alguns acertos, como também foi feito o serviço nele, vou colocar as fotos um pouco mais detalhadas.
Segue as mesmas.
Comecei a seqüencia de fotos com eixo dianteiro e continuei com o traseiro.
Espero que tenha ficado a gosto.
Observem na parte inferior das lâminas, o "quanto" trabalha uma lâmina na outra. (a marca do esfrega esfrega:mrgreen:)
Qualquer dúvida é só chamarem!
Abraços.
Kim.
ps.: Não façam o calço tão espesso quanto a esses, ficou demasiadamente macio, são molas de 2,5mm, usem no máximo 2mm.
poxa JP, acho que elas sao grandes demais...com 2 e 3 mega....qual seu e-mail???
Caro Kim,
Valeu a ajuda cara, foi de grande valia, es um cara inoxidavel.
São jipeiros como vc, que juntos com outros, fazem este forum ser o sucesso que é e tenho certeza que continuara sendo.
Abraços tracionados.
rctorrezam
27/05/2008, 11:22
Galera!
E se usar o kit reparo de feixe de molas da S10/ blazer? Vem com 4 espaçadores de 1,5 mm(aprox) e 2 de 1mm. Feito em plástico.
Será que fica bom?
Outra pergunta: Se fizer o calço com borracha de 1,5 mm funciona também?
Galera!
E se usar o kit reparo de feixe de molas da S10/ blazer? Vem com 4 espaçadores de 1,5 mm(aprox) e 2 de 1mm. Feito em plástico.
Será que fica bom?
Outra pergunta: Se fizer o calço com borracha de 1,5 mm funciona também?
Pessoal, atenção!!!!!
Nos grampos NÃO DEVE SER FEITO CALÇOS DE BORRACHA !!!!
Devido à força exercida pelos grampos e pino de centro, não se deve colocar borrachas, pois as mesmas esmagarão e poderá ocorrer o afrouxamento dos grampos, CUIDADO.
Sobre o Kit de reparo da S10, funciona sim, no mesmo esquema do Uno que citei anteriormente.
Abraços.
Kim.
poxa JP, acho que elas sao grandes demais...com 2 e 3 mega....qual seu e-mail???
O meu é jp.campagnoli@hotmail.com
[ ]'s Abraço.
Que beleza, finalmente fotos dessa alteração na suspenção. Valeu mesmo, a combinação espaçadores e amortecedores ranger parece ser bem promissora para jipeiros que curtem mais passeios ou usam no dia a dia.
O meu é jp.campagnoli@hotmail.com
[ ]'s Abraço.
mandei pro seu e-mail amiguim...obrigado!!!
rossirr, não recebi camarada,
[ ]'s abraço !
A uns dois anos atras , eu troquei o feixe traseiro da C-20 diesel 96 por um modelo , que segundo o cara do ferro velho era da silverado americana . a diferença do feixe é que inves de ter separadores (calços )igual o do kim , tinha uma quantidade menor de molas é na ponta destas tinha um batente de borracha de mais ou menos 1,5 cm na qual tambem deixava as molas separadas . na minha opiniao dá tipo o mesmo resultado .
na pratica antes a C-20 parecia que estava (quincando) :confused: no calçamento com as outro feixe o carro não vira um landau ,mas fica mais parecido com ele do que um jeep . a vantagem tambem e que não faz mais aqueles ruidos da mola andando no calçamento . outra coisa é que , quanto maior a distancia entre eixo melhor o resultado com relaçao ao conforto .
pena que vendi o carro é nao tenho mais como tirar as fotos , mas me lembrei que tenho o manual em cd da montagem da chevrolet . deve ter alguma coisa sobre as molas . vou dar uma olhada .:shock:
rossirr, não recebi camarada,
[ ]'s abraço !
voltaram as duas tentativas, com as fotos normais e zipadas....
pessoal fiz a algum tempo as alteraçoes nas molas do meu jeep , nao fiz igual ao dos outros amigos , porque eu tinha que ter mais espaçadores é trocar os grampos por maiores . como eu tinha pouco espaçadores , coloquei 3 por feixe 1 a cada 2 molas .
tirei 2 molas do feixe , a 3 mola do feixe ( a mais grossa )e a ultima do feixe.
na montagem o moleiro deixou a ultima mola quase plana , ela não vai acrescentar em nada no feixe , mais quando a suspensao for realmente trabalhar ela vai estar lá pra dar uma força ( mola de 2° estagio )
no geral ficou muito bom , ficou confortavel é barato . aproveitei e troquei os jumelos pelos de pino graxeiro . :dance:
abraço
pessoal fiz a algum tempo as alteraçoes nas molas do meu jeep , nao fiz igual ao dos outros amigos , porque eu tinha que ter mais espaçadores é trocar os grampos por maiores . como eu tinha pouco espaçadores , coloquei 3 por feixe 1 a cada 2 molas .
tirei 2 molas do feixe , a 3 mola do feixe ( a mais grossa )e a ultima do feixe.
na montagem o moleiro deixou a ultima mola quase plana , ela não vai acrescentar em nada no feixe , mais quando a suspensao for realmente trabalhar ela vai estar lá pra dar uma força ( mola de 2° estagio )
no geral ficou muito bom , ficou confortavel é barato . aproveitei e troquei os jumelos pelos de pino graxeiro . :dance:
abraço
opa, tem um jeep ak com configuração parecida com a sua, estive dando umas voltas nele, e reparei que com o feiche de molas ''mais macio" ao subir num barranquinho o jeep levantar uma das rodas com muita facilidade, dando a impresao de tombar, pq a mola contraria (trazeira) dobrava com muita facilidade...
abraço
:?:
:?::?: Amigo KIM gostaria da sua opinião quanto a adaptação que o nosso companheiro CAMPOSW fez, bem como o comentário do EDWINT.
ricleite
21/09/2008, 19:58
gostaria de aproveitar o tópico e perguntar para a galera o seguinte...
Como posso avaliar o estado dos amortecedores??? os meus cjs também pulam muito, sendo que o com molas retas pula bem menos que o com molas arqueadas ( mal feito por sinal )
Caro CAPITÃO!
Para que eu possa te passar algo com algum fundamento, seria primordila que me passasse a configuração que está usando e, o que está querendo.
Assim poderia te falar se quer bem macio ou não.
Geralmente o que faço por aqui, coloco calços em quase todas as lâminas, deixando sem somente o intervalo entre a primeira e a segunda, lembrando que em feixes originais.
Caro ricleite!
Para avaliar os amortecedores, somente retirando-os.
Eles tem que comprimir com uma certa facilidade, e estender com dificuldade, se isso não ocorrer, pode trocar.
Se a suspensão for original, uma ótima pedida são os amortecedores traseiro da ranger.(nas quatro do jeep)
Abraços.
Kim.
Pesquisando Num Site Americano, Descobri Esse M39, Com Esse Feixe De Molas Aparentemente Duplo. Alguem Já Viu Alguma Coisa Parecida:?:
leopoldo
24/09/2008, 18:47
Houve uma época em que o braço angular era assim, preso ao eixo e havia uma extensão na mola para diminuir o axle warp.
Esse jeep é da época da guerra mesmo.
inaciocm
05/06/2009, 15:40
esses calços, são feitos de que material? aço? borracha? aluminio?
nao deveriam ser de um material mais macio, a fim de amaciar o movimento dos feixes?
Estou reativando esse tópico para dizer que estou partindo para essa solução - finalmente. Só queria saber se desde que rolou essa discussão muito colegas fizeram o mesmo, e se os resultados foram os esperados. Pretendo recorrer ao pessoal da "Molas Tigre"... acho que é isso.
E aí galera que fez esse serviço... vocês estão satisfeitos ?
abraços a todos...
Caro Julinot!
Abraços.
Kim.
Mazaropi-RJ
13/09/2009, 15:56
Fala Julinot...
Vc ja' viu a solucao do CAMPOSW ?
E' esta que vou experimentar...
Abc
xiiiiiiii...
agora estou sem tempo de pesquisar.
é uma solução em que se colocam calços mola sim mola não ?
se for... parte do mesmo princípio, e não chega a ser diferente.
depois vou dar uma olhada melhor... a não ser que você queira me refrescar a memória.
abraços a todos...
ps. e onde você vai fazer isso aí em Niterói ?
Fala Julinot...
Vc ja' viu a solucao do CAMPOSW ?
E' esta que vou experimentar...
Abc
rafaelcardoso
09/12/2009, 16:18
O meu Jeep está com a suspensão original do John Deere! :mrgreen:
Este sábado se der tempo, depois de montar o radiador que foi pra revisão geral, retirar a ventuinha elétrica e colocar a hélice original do Opala nele de novo, vou levar ele no moleiro pra colocar os espaçadores entre as lâminas, estou com mais ou menos uns 2 cm de curso de suspensão, só pra vocês entenderem o quanto está duro... Tenho que andar com 15 libras, a minha suspensão são os pneus, bancos e o Coccix...
Posto aqui fotos e resultado...
M-Beltrame
15/01/2012, 11:47
Kim e galera entendida do assunto me ajuda por favor!!!
Eu tenho um cj 61 com motor de opala 4cil, cambio de chevet, carroceria de fibra e pneus 265-75-16 q eu calibro com 20 psi. O meu jeep é bem leve e curiosamente antes de eu colocar as molas de toyota ele ERA uma delicia nas estradas de terra não pulava quase nada para os padrões jeep, mas no asfalto era muito ruim, molengão e alem disso as molas estavam cansadas e o jeep estavo meio torto. Apos os mecânicos condenarem as molas antigas resolvi colocar as molas de toyota ( 4 laminas por feixe) no asfalto o jeep lembra um kart :mrgreen::mrgreen::screwy: durinho mas sempre na mão mas na estrada de terra ta pulando muuito e a suspa não ta torcendo legal.
Algumas laminas eu sei q eu vou ter que tirar mas quantas em cada feixe??? Tem uma mestra uma do mesmo tamanho da mestra uma um pouco menor e outra bem pequena, qual delas eu tiro na dianteira e na traseira?
Esse truque q o kim postou algumas pgs atras eu vou fezer também.
T+
Caro M-Beltrame!
Lendo o relato de seu problema, opino a seguinte solução.
1a etapa:
Somente do eixo traseiro, retire a 3a mola (de cima para baixo), e vire a quarta, para a sua envergadura ficar para baixo.
A função dessa mola para baixo, é um limitador, para que se evite a quebra das molas restantes, também ajuda a evitar a torção da mola quando arranca com o jeep, tem um nome, mais agora, eu não lembro agora.
A Ranger e S10 usam esse sistema.
Geralmente, a sensação de dureza, é transmitida pelo conjunto de suspensão do eixo traseiro.
Comece por ele.
Caso ainda tenha essa sensação de Kart, proceda da mesma forma na dianteira.
Abraços.
Kim.
M-Beltrame
15/01/2012, 12:23
Mas fazendo assim a traseira não vai ficar muito mais baixa do que a dianteira?
E fazendo assim também é para fazer aquele truque de colocar os calços entre as molas?
T+ e desculpa o aluguel.
Claudio Almeida Machado
19/01/2012, 17:00
Beltrame,
Boa tarde!
Enfim o que vc achou das molas de Toyota, estou com dúvidas se troco do meu ou não, no momento até que esta bom do jeito que tá...mas dizem que melhora o conforto...me da uma luz...
Abraço
M-Beltrame
19/01/2012, 20:00
Boa tarde Claudio.
Ate agora eu não gostei nada das molas, mas eu ainda não tentei "acertar" elas pois eu estou indo viajar e só vou mexer com isso quando voltar. Então se eu foce vc esperaria para ver as senas dos próximos capítulos :chorandoderir:.
Mas outra opção q eu não cheguei a cogitar devido a grande fama das molas de toyota é manter as molas originais do jeep porem, trocar elas por novas, isso iria resolver o meu antigo problema ( o jeep estava meio torto e jogando nas curvas, enfim as molas estavam cansadas ) e eu iria saber onde estava "pisando". Alem do que, não iria custar nem um quinto do preso total.
T+
Claudio Almeida Machado
20/01/2012, 08:03
Putz é complicado neh...
Vou esperar um pouco mais para ver o q faço, mas assim que vc tiver novidades posta aqui para ficarmos sabendo...
Abraço
Robertux
22/01/2012, 20:50
M-Beltrame,
Se o seu Jeep estiver spua, isto é, com o feixe de molas por baixo do eixo não fará diferença na altura, então eu faria como o Kim falou.
Além disso, qual amortecedor vc está usando? Eu coloquei os amortecedores traseiros da Ranger com a suspensão original na frente e com o famigerado kit fess na traseira. Como as molas estavam muito moles eu mantive todas e coloquei a mola helicoidal do Golf trabalhando junto com a original, ficou ótimo, melhorou absurdamente a estabilidade no asfalto, levantou a traseira, continua com um bom curso na trilha e o amortecedor turbogás de dupla ação evita que o jeep fique com a traseira pulando. Ficou tão bom que por enquanto desisti de mexer mais na suspensão. Gastei uma merreca e fiquei satisfeito.
Aconselho vc fazer o que o Kim falou e colocar os amortecedores turbogás traseiros da Ranger até 97, que provavelmente vc ficará satisfeito.
juleymar73
23/01/2012, 22:36
Caro M-Beltrame!
Lendo o relato de seu problema, opino a seguinte solução.
1a etapa:
Somente do eixo traseiro, retire a 3a mola (de cima para baixo), e vire a quarta, para a sua envergadura ficar para baixo.
A função dessa mola para baixo, é um limitador, para que se evite a quebra das molas restantes, também ajuda a evitar a torção da mola quando arranca com o jeep, tem um nome, mais agora, eu não lembro agora.
A Ranger e S10 usam esse sistema.
Geralmente, a sensação de dureza, é transmitida pelo conjunto de suspensão do eixo traseiro.
Comece por ele.
Caso ainda tenha essa sensação de Kart, proceda da mesma forma na dianteira.
Abraços.
Kim.
caro KIM , passando por aqui dei uma lida nesse topico todo ai resolvi te fazer umas perguntas tambem , pois bem eu comprei um cj 5 73 a 4 meses ele ta com dois feixes comprometidos sou pouco entendido mais deu pra perceber que as primeiras molas de cima pra baixo de dois feixes estao quebradas pois percebi que se deu a quebra pois a segunda de cima pra baixo estavam 70% gastas devido o atrito creio eu, e os menores estao com marcas de gastas tambem , qual solucao vc me indicaria , da pra trocar as duas primeiras gastas e quebradas que fika bom ,da pra por espacadores como vc indicou nesse post, desculpe a falta de ponto de interrogacao meu PC ta uma bosta .
Caro Juleymar 73!
Troque somente as duas primeiras, que são as "molas mestra" dos feixes.
Faça o esquema dos espaçadores, que terá noutro jeep para andar!
O restante do feixe, só se troca a mola, se ela quebrar, o que é raro, mais não impossível; Já as duas primeiras, como são elas que seguram o eixo ao chassis, costumam quebrar, se gastas.
Att.
Kim.
ps.: lembrando que entre a primeira e a segunda mola, NÃO deve haver espaçador.
Claudio Almeida Machado
24/01/2012, 16:24
Caro Juleymar 73!
O restante do feixe, só se troca a mola, se ela quebrar, o que é raro, mais não impossível; Já as duas primeiras, como são elas que seguram o eixo ao chassis, costumam quebrar, se gastas.
Att.
Kim.
Kim
Na foto acima se trata de um eixo dianteiro com 7 laminas....ok está esclarecido...
E no eixo traseiro para fazer este esquema de espaçadores para melhorar a comodidade...com quantas molas vc me aconselha deixar?
Abraço
weshwesh
25/01/2012, 12:11
Aproveito esse topico para perguntar o seguinte : Estou terminando a reforma do meus feixes, eles estao todo pintadinhos bonitinhos. Antes de montar eles no chassi eu queria dar um banho de mistura 140 com querosene neles, so que tenho medo do querosene atacar a tinta (Dupont PU, passada ha 24H). Procede ou posso ir a vontade ?
Guilherme Kyrillos
25/01/2012, 17:29
Caro Juleymar 73!
Att.
Kim.
Kim, mesmo retirando a 3ª mola e invertendo a 4ª mola ainda é preciso calçar as que ficaram?
[ ] s
Guilherme!
como restará somente a 1a, 2a e 4a molas, coloque somente a fita anti ruido da linha fiat - Uno, que vai no feixe traseiro do uno.
Um kit, dará para dois feixes.
Abraços.
Kim.
Boa tarde Kim!
E no caso dos feixes originais, como falou o Claudio aí em cima , o dianteiro na foto está com 7 lâminas, e o traseiro, como poderia ficar? E usando neles o espaçador do UNO dá para tirar algumas lâminas também?
Abs
Marcos
Marcos!
A conta que faço para a retirada de lâmina é a seguinte:
Faço a soma das peças que são colocadas, como as fitas do uno, ou as chapas espaçadoras.
Cada fita do uno, deve ter aproximadamente 1mm, se tem sete laminas, colocará 5, pois entre a 1a e a 2a lâmina não coloca, e será retirada uma lâmina, a última; Então, somando as cinco fitas, serão 5mm, que é a espessura de uma lâmina, a retirada.
As chapas, como nas fotos, também devem ter em média 1mm, podendo chegar a 1,2mm de espessura.
Caso queira, ou ache necessário, no feixe traseiro, também pode retirar a 3a lâmina, fica muito bom!
Abraços.
Kim.
vavarusso
30/01/2012, 21:33
Marcos!
A conta que faço para a retirada de lâmina é a seguinte:
Faço a soma das peças que são colocadas, como as fitas do uno, ou as chapas espaçadoras.
Cada fita do uno, deve ter aproximadamente 1mm, se tem sete laminas, colocará 5, pois entre a 1a e a 2a lâmina não coloca, e será retirada uma lâmina, a última; Então, somando as cinco fitas, serão 5mm, que é a espessura de uma lâmina, a retirada.
As chapas, como nas fotos, também devem ter em média 1mm, podendo chegar a 1,2mm de espessura.
Caso queira, ou ache necessário, no feixe traseiro, também pode retirar a 3a lâmina, fica muito bom!
Abraços.
Kim.
Boa noite grande KIM!
Bem estou com os feixes de molas do meu cj5 desmontado e lendo suas prática, resolvi perguntar: Quero usar o jeep tb na cidade. Entao o que devo fazer nos feixes de molas? Qual molas é mais importante para ser retirada?
Caro vavarusso!
Quando se faz o calço com as fitas de plástico do Uno, ou com as chapas, não vejo necessidade de retirada de lâmina para ficar macio.
A retirada da última lâmina, se dá para que não precise trocar os grampos, pois a soma dos calços, compreende a espessura de uma lâmina.
Posso te afirmar, que com as chapinhas, fica muito macio, muito bom mesmo.
Faça isso, gostará do resultado!
Abraços.
Kim.
ps.: precisando é só chamar!
"...Cada fita do uno, deve ter aproximadamente 1mm, se tem sete laminas, colocará 5, pois entre a 1a e a 2a lâmina não coloca, e será retirada uma lâmina, a última; Então, somando as cinco fitas, serão 5mm, que é a espessura de uma lâmina, a retirada..."
Estava pensando em retirar lâminas pra ver se ficava mais macio que nem fiz a continha básica... :oops:
Obrigado Kim!
juleymar73
30/01/2012, 22:47
Caro vavarusso!
Quando se faz o calço com as fitas de plástico do Uno, ou com as chapas, não vejo necessidade de retirada de lâmina para ficar macio.
A retirada da última lâmina, se dá para que não precise trocar os grampos, pois a soma dos calços, compreende a espessura de uma lâmina.
Posso te afirmar, que com as chapinhas, fica muito macio, muito bom mesmo.
Faça isso, gostará do resultado!
Abraços.
Kim.
ps.: precisando é só chamar!
Amigo Kim, se eu por os espaçadores sem tirar uma mola , de que carro e os grampos maiores, e as fitas de plastico do Uno sao as do feixe de molas de traseiro.
Caro juleymar73!
O grampo maior, eu não sei te falar de que carro pode ser, pois quando preciso, vou a um posto de molas com o grampo velho e peço um maior, com as mesmas características.
Sobre o uno, sim, é o feixe traseiro, se não me engano, chama-se anti ruido.
Abraços.
Kim.
M-Beltrame
04/02/2012, 21:18
Boa noite.
Hoje eu fui no moleiro para ajustar os feixes. Lá eu falei como eu queria q ficasse as molas, na traseira tirar a 3º de cima p/ baixo e inverte a menor, ele falou q não iria ficar bom pois a 1º e 2º mola poderiam quebrar:???: como o especialista era ele e eu só iria pagar uma vez mesmo se tivesse q mexer de novo para acertar eu falei para ele fazer do jeito dele. O moleiro resolveu tirar somente a mola menor. Mas ao desmontar o feixe ele percebeu q a pressão entre uma mola e outra estava "travando" o movimento ( as 3º e 4º molas estavam mais arqueadas do que a 1º e 2º molas), segundo ele um dos agravantes para a dureza do jeep era esta.
No final ele só tirou a mola menor e acertou o arqueamento da 3º, isso tanto na frente quanto na traseira. Ficou muito bom, de uma carroça veia passou para um jeep, ou seja, ainda não esta um landau mas esta bom.
Sobre os calços entre as molas ele disse q não altera na macies só tira os rangidos.
Como a bruxa esta solta ultimamente eu não estou acertando nenhuma modificação no jeep de primeira, agora são os jumelos revolver q não querem abrir... Mas isso eu vou colocar no tópico dos JR's.
T+
Claudio Almeida Machado
04/02/2012, 21:26
Fala Beltrame, me diga uma coisa; com estas molas de Toy ficou bem melhor que as originais em relação ao conforto? as minhas oroginais fiz este esquema que o Kim falou ai deu uma melhorar boa...queria saber se realmente vale apena...vi alguma coisa no forum sobre as molas de blazer na traseira...ja viu esta adptação? será que fica mais ou menos igual a de toy? Tava pensando em mexer na traseira do meu...pois é onde pula mais a dianteira até que é razoavel...
Abraço
M-Beltrame
04/02/2012, 21:49
Boa noite Claudio.
O conforto não melhorou se comparado com as molas originais, ate piorou pois apesar de as molas antigas estarem cansadas elas eram muito macias e mesmo com os amortecedores de band o jeep era uma delicia. Resumindo, se eu foce vc não trocaria as molas não. As molas de blazer/S10 eu nunca vi em jeep pessoalmente mas se eu ñ me engano o jeep do Lassis (um dos moderadores do tópico ) e um q o Fabiano Carraro fez tem ( o nome do jeep acho q é sukita ) salvo engano essas molas são maiores do q as originais e do q as dianteiras da band então se caso optar por elas talvez terá q alongar o chassis.
T+
juleymar73
05/02/2012, 10:22
ola amigos estava dando uma olhada aqui no FORUM e achei essa opçao em suspençao deem uma olhada,http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/1920-tornado-cj-5-completamente-reconstruido-2.html
vavarusso
05/02/2012, 20:05
Olha o que eu estou fazendo: De cima para baixo, retirei a 3ª mola, a 2ª agora é 6ª e a última tb retirei. Só falta testar.
M-Beltrame
05/02/2012, 20:27
Vavarusso, boa noite.
Um dos motivos do moleiro não querer tirar o 3ºmola do feixe do meu jeep foi a escala da mola( nunca tinha ouvido falar ate então). A escala da mola é a "escadinha" formada pelas laminas, essa escadinha não pode ter "degraus" muito grandes (não pode haver muita diferença de tamanho nas molas), pois se tiver muita diferença a probabilidade de quebrar a mola é maior. Fica atento com isso.
T+
anselmorabello
22/02/2012, 23:23
Boa noite!
Nobre KIM
O motor do meu Jeep é o 4cc OHC e quero amaciar os molejos dianteiros conforme o seu sistema e estou com uma duvida, será que na passada por buracos ou ondulações em uma estrada o eixo poderá bater na polia do motor por motivo dos molejos estar macios?
Um grande abraço
anselmorabello
10/03/2012, 00:15
Kim e os demais amigos aqui do fórum
Não estou conseguindo postar as fotos da suspensão do meu Bufallo com a receita que o Kim nos passou.
Redimencionei as fotos fui para a administrar anexo e quando clico no botão enviar demora muito e acaba não postando.
Esta acontecendo o mesmo quando tentei adicionar fotos aqui no meu album.
abraços
E o resltado, como ficou Anselmorabello?
Poste sua impressão na condução de seu Jeep.
Abraços.
Kim.
anselmorabello
10/03/2012, 22:11
Boa noite Kim
Estou preparando ele para participar do Rally de regularidades aqui em Porto Velho-RO no dia 7 de abril, e logo depois que o peguei no posto de molas, estou vendo uma ótima melhora na diferença em relação aos pulos e por isso que estou querendo postar as fotos para te mostrar e ver se fiz correto.
Me manda seu Email para eu te mandar as fotos.
Abraços
segue lá Anselmorebello
kimcavazin@gmail.com
Claudio Almeida Machado
10/03/2012, 23:33
segue lá Anselmorebello
kimcavazin@gmail.com
Fala Kim, Como vão as coias?
Cara, depois posta as fotos ai para agente dar uma conferida....
Abraço
Opa!!!
Assim que receber as fotos, postarei!
-Também ansioso pelas fotos!!! :news-coffee:
anselmorabello
11/03/2012, 15:01
Boa tarde Kim
Já te enviei via email.
Um grande abraço a todos
Eu já fiz isso que o Kim sugeriu e tenho a minha opinião, vejam só, é só uma opinião e, portanto, não é motivo pra discussão, pra ser apedrejado e nem nada disso como vem acontecendo aqui no forum.
A sugestão do Kim é perfeita, mas existe um problema, que é fazer isso em feixes que já estão em uso a 30, 40 anos. Você faz o serviço, manda arquear apenas as pontas como o Kim sugeriu e que, como já disse, acho ótima a sugestão, afinal, muitas pickups modernas usam sistema semelhannte ao sugerido, mas no final das contas, com pouco tempo a bagaça perde o efeito, os feixes se tornam retos e o veículo muitas vezes fica torto.
Minha opinião? Não gastem grana em feixes de mola willys, muitos dele já deram o que tinham que dar. Não sou contra as molas originalmente usadas, mas qual é a possibilidade de encontrar dessas molas novas pra aí sim ficar um serviço, teoricamente, bem feito? acaba sendo mais fácil e mais barato investir em feixes de mola toyota, que tem um sistema robusto e que, dependendo da forma que foi instalada, fica também muito confortável.
É só a minha opinião, portanto, não é verdade absoluta!
Abração a todos!
juleymar73
11/03/2012, 22:58
Opa!!!
Assim que receber as fotos, postarei!
Fala Kim , posta ai mesmo to afim de fazer no meu, posso adicionar seu Email tambem .
Guilherme Kyrillos
11/03/2012, 23:25
Pessoal, saudações.
Estou decidido a retirar a 3ª lâmina, MAS surgiu uma dúvida: no CJ5 com motor GM 6cc, um motor BEM mais pesado, retiro também a 3ª lâmina??? O que acha o Kim e os amigos?
[ ]s
Caros amigos!
As fotos estão comigo, mais precisarei redimensionar elas pois, mesmo sendo virtuais, estão "pesadas" para o 4x4 Brasil.
Meu grau etílico não permite isso agora, amanhã, prometo a vcs.
Hoje, foi só reciclagem!!!
Abraços.
kim.
anselmorabello
12/03/2012, 21:51
Caros amigos!
As fotos estão comigo, mais precisarei redimensionar elas pois, mesmo sendo virtuais, estão "pesadas" para o 4x4 Brasil.
Meu grau etílico não permite isso agora, amanhã, prometo a vcs.
Hoje, foi só reciclagem!!!
Abraços.
kim.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Boa noite a todos
Kim eu coloquei os pedaços de molas a partir da 2 e 3 mola em diante, não arqueei nada e notei que ficou macio principalmente na parte dianteira por ser mais pesado por causa do motor, mais o teste verdadeiro vai ser no Rally de regularidade no dia 7 de abril aqui em Porto Velho-RO que pegarei muitas estradas de terra.
Espero sua opinião
Um grande abraço
juleymar73
12/03/2012, 22:00
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Boa noite a todos
Kim eu coloquei os pedaços de molas a partir da 2 e 3 mola em diante, não arqueei nada e notei que ficou macio principalmente na parte dianteira por ser mais pesado por causa do motor, mais o teste verdadeiro vai ser no Rally de regularidade no dia 7 de abril aqui em Porto Velho-RO que pegarei muitas estradas de terra.
Espero sua opinião
Um grande abraço
Fala conterraneo , eu sou de Minas mais nasci ai em Rondonia , vim dai com 1 ano de idade , um dia vou ai passear nessa terra boa, entao vc testou a receita do Mestre Kim , vc trocou os grampos , ou so tirou a ultima mola, sem a ultima mola deu conta de servir os mesmos grampos, qual a espeçura da chapa que vc usou, abraço.
anselmorabello
12/03/2012, 22:55
Fala conterraneo , eu sou de Minas mais nasci ai em Rondonia , vim dai com 1 ano de idade , um dia vou ai passear nessa terra boa, entao vc testou a receita do Mestre Kim , vc trocou os grampos , ou so tirou a ultima mola, sem a ultima mola deu conta de servir os mesmos grampos, qual a espeçura da chapa que vc usou, abraço.
Boa noite Juleymar
Eu sou de Rondônia e nasci e me criei no Rio de janeiro kkkkkkk cheguei aqui em 76 e onde vou deixar os meus ossos.
Meus filhos nasceram 3 em Ji-Parana e 1 em Vilhena só faltou eu fazer um aqui em Porto Velho, mais minha velhinha me mataria kkkkkkkkkkkkk
Realmente é uma ótima terra.
Testar, testar ainda não mais nos trajetos do posto de molas para a oficina de freios eu notei que ele ficou menos cabrito principalmente na parte dianteira por motivo do peso do motor, tive que trocar todos os grampos e não precisei de tirar molas, as chapas que coloquei foi pedaços de molas igual as minhas que o moleiro tinha lá, mais o teste mesmo que vou fazer será no Rally da meia noite de regularidades que será no dia 7 de abril aqui em Porto Velho.
Um grande abraço
juleymar73
12/03/2012, 23:13
Boa noite Juleymar
Eu sou de Rondônia e nasci e me criei no Rio de janeiro kkkkkkk cheguei aqui em 76 e onde vou deixar os meus ossos.
Meus filhos nasceram 3 em Ji-Parana e 1 em Vilhena só faltou eu fazer um aqui em Porto Velho, mais minha velhinha me mataria kkkkkkkkkkkkk
Realmente é uma ótima terra.
Testar, testar ainda não mais nos trajetos do posto de molas para a oficina de freios eu notei que ele ficou menos cabrito principalmente na parte dianteira por motivo do peso do motor, tive que trocar todos os grampos e não precisei de tirar molas, as chapas que coloquei foi pedaços de molas igual as minhas que o moleiro tinha lá, mais o teste mesmo que vou fazer será no Rally da meia noite de regularidades que será no dia 7 de abril aqui em Porto Velho.
Um grande abraço
Pois e ue gostaria de esta ai pelo menos pra ver esse Rally, eu nasci em Colorado do Oeste em 1977, tem uns parentes ainda por ai , Mais os grampos que vc usou de que carro e.
anselmorabello
12/03/2012, 23:26
Pois e ue gostaria de esta ai pelo menos pra ver esse Rally, eu nasci em Colorado do Oeste em 1977, tem uns parentes ainda por ai , Mais os grampos que vc usou de que carro e.
È um otimo Municipio, trabalhei muito por lá.
Sobre os grampos, foi colocados os iguais aos interiores o cara do posto de molas já tinha no estoque.
Segue as fotos do Anselmorabello!
Aí pessoal, com fotos é tudo de bom, vou pegando carona nesse tópico e me preparando para executar essa melhoria
em minha viatura tbém.
Valeu Anselmo e Kim.
anselmorabello
14/03/2012, 00:32
Kim obrigado
Peço sua opinião do que oi feito.
Abraços
Curupira
14/03/2012, 11:27
Olá Kim bom dia,
Bom esse com certeza deve ter ficado um bocado macio,mas pelo tamanho que ficou vai ser muito
facil de enroscar esse feixe de mola em tudo que passar por baixo......
minha duvida é a seguinte, no ultimo FDS andei muito em terra e percebi que meu jeep não tem suspensão como eu achava
que tinha pois nos ultimos tempo viajei muito e não experimentei ele na terra,resumindo estou com as molas toy e amortecedor ranger,uma pergunta se eu tirar as duas de baixo e deixar só as duas principais tem o risco de acontecer o axle wrap, pois como estou com o jeep inteiro de fibra ele acabou ficando leve demais.
Pretendo esse FDS tirar alguma mola mas to na duvida se tiro as duas ou a intermediária e deixo a
menor.
Abraço.
anselmorabello
14/03/2012, 22:06
Olá Kim bom dia,
Bom esse com certeza deve ter ficado um bocado macio,mas pelo tamanho que ficou vai ser muito
facil de enroscar esse feixe de mola em tudo que passar por baixo......
minha duvida é a seguinte, no ultimo FDS andei muito em terra e percebi que meu jeep não tem suspensão como eu achava
que tinha pois nos ultimos tempo viajei muito e não experimentei ele na terra,resumindo estou com as molas toy e amortecedor ranger,uma pergunta se eu tirar as duas de baixo e deixar só as duas principais tem o risco de acontecer o axle wrap, pois como estou com o jeep inteiro de fibra ele acabou ficando leve demais.
Pretendo esse FDS tirar alguma mola mas to na duvida se tiro as duas ou a intermediária e deixo a
menor.
Abraço.
Boa noite
Só depois que vc falou foi que me toquei que realmente ficou alto, vou esperar a orientação do Kim e ver com ele de quantas molas posso tirar dos quatros molejos e retornar ao posto de molas para finalizar.
Valeu por me acordar kkkkkkkkkkk
Abraços
juleymar73
14/03/2012, 22:43
Entao Kim , to com receio de fazer isso , como ja tinha te dito, minhas molas menores estao meia gastas , vou ver se posto fotos aqui , pra vc ter uma opiniao mais clara, obrigado por enquanto.
Anselmo!
O Jeep ficou alto devido ao moleiro ter arqueado muito as lâminas.
Como não usa SPOA, pode ficar tranquilo.
Pode retirar a menor lâmina, para diminuir o tamanho do feixe, caso queira.
Se for abaixar, desarqueie um pouco somente as 3 primeiras lâminas, as maiores.
Abraços.
Kim.
anselmorabello
14/03/2012, 23:14
Anselmo!
O Jeep ficou alto devido ao moleiro ter arqueado muito as lâminas.
Como não usa SPOA, pode ficar tranquilo.
Pode retirar a menor lâmina, para diminuir o tamanho do feixe, caso queira.
Se for abaixar, desarqueie um pouco somente as 3 primeiras lâminas, as maiores.
Abraços.
Kim.
Kim o moleiro não mexeu com arqueio da molas, somente colocou os calços e grampos novos.
Hummm, pelas fotos, parecia ter sido arqueado...
Bem, então ande, que tudo se assentará, talvez, e digo, talvez ele venha a baixar um pouco!
Abraços.
Kim.
anselmorabello
14/03/2012, 23:42
Hummm, pelas fotos, parecia ter sido arqueado...
Bem, então ande, que tudo se assentará, talvez, e digo, talvez ele venha a baixar um pouco!
Abraços.
Kim.
Ok
Kim vou retirar as mola finais.
Brigadão e depois te falo como ficou.
Um grande abraço
Erick Prado
18/03/2012, 00:13
Pessoal, sou novo por aqui, e acabei de adquirir um CJ3 1949. COmeçamos a reforma esta semana, e vamos iniciar as trocas começando pelo feixe.
Não entendo nada de Jeep, mas só quero para passear na cidade de fim de semana. Nada de trilhas.
O recuperador me indicou feixe de molas da Courier, mas não encontro ninguém falando que usou isso.
O jogo de molas da Toyota é uma boa opção, ou é melhor comprar feixe de molas do jeep mesmo?
Curupira
03/04/2012, 11:34
Olá a todos,
Meu Cj tambem estava muito duro com os feixes das Toy,mas estava com 4 laminas,domingo tirei a terceira de cima
para baixo,deixei apenas 3, e agora está muito macio,com dizem não está como um landau (porque o motor ainda é BF).
Abraços....
Guilherme Kyrillos
03/04/2012, 22:15
Pessoal, saudações.
Instalei o kit de molas da ToyBan seguindo a receita do Kim: retirei a 3ª mola de cima para baixo e inverti a 4ª mola.
Realmente ficou mais macio. Agora até já é possível dirigir o CJ. kkkk
VALEU Kim.
[ ]s
Caro Guilherme!
Fico muito feliz que tenha gostado do resultado!
Abraços.
Kim.
vavarusso
04/04/2012, 18:58
Mestre KIM boa npoite.
Kim as molas originais do meu cj estao muito boas, se eu retirar umas 3 em cada feixe o que pode acontecer? O motor é um GM151. (ainda reformando)
Mestre KIM boa npoite.
Kim as molas originais do meu cj estao muito boas, se eu retirar umas 3 em cada feixe o que pode acontecer? O motor é um GM151. (ainda reformando)
Caro vavarusso!
Apesar de as molas estarem boas, sendo original, não deve retirar três lâminas do feixe original Willys.
3 lâminas é muito, tendo em vista, que as molas são estreitas e finas, em comparação com as lâminas da Toyota.
No seu caso, retiraria somente a 3a lâmina de cima para baixo, mantendo todas as demais, ou colocaria espaçadores de 1mm entre as lâminas, respeitando a não colocação entre a 1a e a 2a.
Abraços.
Kim.
vavarusso
05/04/2012, 08:11
339881OTE=Kim;1663564]Caro vavarusso!
Apesar de as molas estarem boas, sendo original, não deve retirar três lâminas do feixe original Willys.
3 lâminas é muito, tendo em vista, que as molas são estreitas e finas, em comparação com as lâminas da Toyota.
No seu caso, retiraria somente a 3a lâmina de cima para baixo, mantendo todas as demais, ou colocaria espaçadores de 1mm entre as lâminas, respeitando a não colocação entre a 1a e a 2a.
Abraços.
Kim.[/QUOTE]
Amigo KIm fiz assim. o que vc acha? Tentei postar fotos a net nao deixou.
vavarusso
05/04/2012, 08:20
339882Kim mais uma foto pra vc ver como fiz e dizer algo. Obrigado
Caro vavarusso!
O que é na sexta lâmina?
Tem uma lâmina menor?
Explique o que fez, pois com o não vejo o final das lâminas, não tenho como copmpreender.
Att.
Kim.
Caro CAPITÃO!
Para que eu possa te passar algo com algum fundamento, seria primordila que me passasse a configuração que está usando e, o que está querendo.
Assim poderia te falar se quer bem macio ou não.
Geralmente o que faço por aqui, coloco calços em quase todas as lâminas, deixando sem somente o intervalo entre a primeira e a segunda, lembrando que em feixes originais.
Caro ricleite!
Para avaliar os amortecedores, somente retirando-os.
Eles tem que comprimir com uma certa facilidade, e estender com dificuldade, se isso não ocorrer, pode trocar.
Se a suspensão for original, uma ótima pedida são os amortecedores traseiro da ranger.(nas quatro do jeep)
Abraços.
Kim.
Kim,
me da uma luz, eu tenho um cj5 com feixe de molas originais, este esquema dos calços e fitas entre as molas, serve também para feixes iguais ao meu, ou só para de toy?
Não consegui encontrar as resposta para minha duvida, por isso estou te pedindo, ficarei muito se puder me ajudar.
Kim,
me da uma luz, eu tenho um cj5 com feixe de molas originais, este esquema dos calços e fitas entre as molas, serve também para feixes iguais ao meu, ou só para de toy?
Não consegui encontrar as resposta para minha duvida, por isso estou te pedindo, ficarei muito se puder me ajudar.
Caro JeanCP!
Olhe as fotos deste post
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/39250-jeep-pulando-igual-cabrito-10.html#post1614273
O feixe é original!
Mais a solução citada, serve para qualquer suspensão de lâmina.
Abraços.
Kim.
vavarusso
08/04/2012, 21:23
Caro vavarusso!
O que é na sexta lâmina?
Tem uma lâmina menor?
Explique o que fez, pois com o não vejo o final das lâminas, não tenho como copmpreender.
Att.
Kim.
Caro Kim, peguei acho que a penúltima lamina e coloquei entre as grandes... Entendeu??? Pra ficar macio.
VINI-INIV
18/04/2014, 18:50
Desenterrando o tópico... mas vamo lá
Kim e Anselmo... olhando o post #152 (pg13)... Vi que foram postos apenas os espaçadores (a partir da 2a mola) sem arquear e fazer com que a ponta tocasse a lamina superior. Pergunto ficou bom.. tem pros e contras e relação a arquear e fazer a ponta tocar???
Pergunto isso pois tenho um CJ5 com motor Willys 3000 e carroceria de fibra... o Jeep está um "pau"... Posso colocar espaçadores a partir da 2a lamina e não arquear, pretendo usar o jeep no asfalto e estradas de chão (com as temidas costeletas)
VINI-INIV
18/04/2014, 18:51
ahh para "ajudar" meu jeep está com 10 laminas nos dois eixos -feixe original willys
Garruchos
30/10/2014, 13:19
Bem pessoal!
Abraços.
Kim.
Boa tarde Kim.
Quem sabe você possa resolver uma dúvida cruel, li em alguns fóruns que os feixes da S10 dariam para adaptar no CJ5, mas depois de comprar uma par para por mo meu jeep notei que eram muito mais espessa as laminas e desisti. Você não tem conhece alguém que tenha adaptado na dianteira do CJ5?
Obrigado
Boa tarde Kim.
Quem sabe você possa resolver uma dúvida cruel, li em alguns fóruns que os feixes da S10 dariam para adaptar no CJ5, mas depois de comprar uma par para por mo meu jeep notei que eram muito mais espessa as laminas e desisti. Você não tem conhece alguém que tenha adaptado na dianteira do CJ5?
Obrigado
Na dianteira tem que mexer pois o comprimento da mola da blazer é maior, caso contrário o pneu do jeep vai ficar "mais para dentro, perto da parte de tras do paralama".
Esses feixes ai de blazer que tem são que ano?
Me manda uma MP ou email, (osmircouto@yahoo.com.br)
[]´s
vavarusso
30/10/2014, 15:26
339882Kim mais uma foto pra vc ver como fiz e dizer algo. Obrigado
Pessoal isso foi para testar e nao deu resultado positivo, então desfiz. Também testei retirando 2 laminas de cada feixe, uma pequena e outra média também nao presta, ficou muito baixo.
Pablo.pinto2007
04/11/2014, 19:19
É uma ciência de teste isso aí... o meu tinha 11 lâminas na traseira... era duro pacas, só melhorava quando colocava a família toda... ou seja 100% carregado... aí na reforma resolvi tirar 2 lãminas... a altura que perdi na lâmina foi compensada pelo suporte fixo da mola maior para compensar a geometria do jumelo alto (ciência própria) e aí o jeep ficou bem mais macio... mas quando coloco toda a família nele, carga 110% (pois tem um gaiato entrando no navio)(namorado da minha filha)... aí ele cepa na carroceria devido os pneus, mas aí ele fica molão, como se não tivesse estabilizadora, eu fico imaginando é se ele não tivesse, como não seria o jogo de um lado para o outro.
É isso na minha opinião suspensão à feixe de mola pra ficar macio deve trabalhar plano e nos nossos jeeps para isso deve-se modificar os suportes fixos e os suportes dos jumelos ou colocar jumelos altos.
Abraços!
Pablo
Luis Bastos
08/11/2014, 05:48
Kim, boa noite.
Uso o kit da toy,no cj 5 carroceria de chapa, pula muito e é duro.
Vou usar a sua sugestão.
Penso que o amortecedor traseiro fica em uma posição muito deitada e assim não atuando o que deveria, melhora se colocar na vertical ? E a troca pelos da ranger ?
Pode me esclarecer melhor o que fazer no meu caso e se possível com fotos.
Duvida onde fica a primeira lamina , superior ou inferior?
Grato
Luis Bastos
Willian Del Piero Rocha
08/11/2014, 08:53
Luis ,qual jumelo está usando ,se for o que geralmente vem nesses kit ,o jumelo grande, ele acaba ficando muito reto ,vertical ,e aí pula mesmo ,o jumelo tem que ficar em 45º ou próximo .Falo por experiência própria ,se tiver umas fotos da suspensão ,ajuda bastante ,depende também do pneu e calibragem usada. Abraços.
Pablo.pinto2007
08/11/2014, 10:08
Luis ,qual jumelo está usando ,se for o que geralmente vem nesses kit ,o jumelo grande, ele acaba ficando muito reto ,vertical ,e aí pula mesmo ,o jumelo tem que ficar em 45º ou próximo .Falo por experiência própria ,se tiver umas fotos da suspensão ,ajuda bastante ,depende também do pneu e calibragem usada. Abraços.
Não podemos falar muita coisa... pois não temos foto e é uma adaptação... possa ser que tenha algum pecado na mesma...
Mas com suspensão de toyota, é pra ter só duas ou três lâminas... se tiver mais que isso aí fica duro e o jeep vai pular mesmo.
É como falei, na minha opinião, feixe de mola para ficar macio, deve estar na posição horizontal, jumelo em 45º, isso com o peso do jeep, sem passageiros ou carga... os amortecedores estando bons não importa a posição que ele está, se está totalmente reto ou se tem inclinação, que acredito que inclinado é mais por algum objetivo dedicado, como por exemplo indoor, ou o cara viu que não ia cabe e inclinou para dar certo... mas estou falando de inclinação no sentido do eixo, e não no sentido do chassis...
Abraços!
Pablo
Luis Bastos
08/11/2014, 23:12
Willian e Pablo, vou tirar umas fotos da suspensão, para melhor avaliação e post.
Obrigado
Luis
Luis Bastos
13/11/2014, 23:33
Não pude esta semana, tirar as fotos da suspensão,Porem surgiu uma duvida.
No caso de molas da toy, no cj 5, são 3 laminas , como colocar os espaçadores?
Obrigado
Luis Bastos
Pablo.pinto2007
14/11/2014, 01:53
Não pude esta semana, tirar as fotos da suspensão,Porem surgiu uma duvida.
No caso de molas da toy, no cj 5, são 3 laminas , como colocar os espaçadores?
Obrigado
Luis Bastos
Espaçadores? Pra quê?
Desde que elas nasceram que são montadas sem nada entre as lâminas... eu por curiosidade montei com lâminas de Raio-X... mas foi só por curiosidade mesmo... não sei se fez algum efeito!!!
Pablo
Willian Del Piero Rocha
14/11/2014, 08:51
Também não vejo o porque espaçadores nas molas de Toyota .Quando usava molas originais ,montei o feixe trazeiro com filmes de RX e graxa ,não ví diferença nenhuma ,talvez eu não tenha percebido, mas fez mais bagunça do que deu resultado ,o que acumulou de areia e terra nos feixes,,, e acabam trabalhando como lixa, tirei tudo e limpei ,e deixei original. Hoje está com molas de toy. com 3 lâminas ,estou pensando em retirar a pequena e deixar com as duas grandes, mas isso é para quando sobrar uma verba e aí coloco os amortecedores da Ranger junto.
Luis Bastos
17/11/2014, 21:13
Pessoal, observem nos anexos, A traseira esta com 3 laminas, penso que o amortecedor esta inclinado demais ,assim não tem muito como atuar,gostaria de opinião se devo modificar a posição do amortecedor, e trocar pela o da Ranger ?
Na dianteira, o feixe esta com 5 laminas, devo retirar quantas ?
Quero lembrar , que o Jeep tem muita estabilidade em curvas, no asfalto, o que eu reclamo é que esta muito duro na terra, ficando por demais desconfortável, digo valetas, costelas,etc.
Em tempo,os feixes são de Toy.
Já vi que não é para por os afastadores,em feixes de toy,e sim nos originais.
Agradeço
Luis Bastos
484016484017484018
Luis Bastos
17/11/2014, 21:17
Foto da traseira com o amortecedor muito deitado.484019
Pablo.pinto2007
19/11/2014, 12:17
Foto da traseira com o amortecedor muito deitado.484019
Opa! Não vi nada de errado em sua suspensão... o amortecedor traseiro está no local original e acredite ele é aí mesmo, e trabalha inclinado mesmo, sem problema, não é porque o dianteiro e reto que o traseiro também vai ser... só um pequeno detalhe no meu que tirei algumas molas da traseira (sistema original) o amortecedor está limitando forçando assim a base dele e quebrando, ontem observei que tô com uma base inferior quebrada.
Esses sistemas não tem segredo, se vc está achando muito duro tira uma lâmina da traseira e uma da dianteira... não há regra... mas vai uma dica... se seu jeep é de fibra ou não tem muita coisa na traseira, tipo um tanque maior na traseira, banco ou sempre anda só em duas pessoas, sua traseira está leve, por isso a suspensão fica dura... a mesma coisa na dianteira, se seu motor é um 4 cil pequeno, não tem porque ter 5 lâminas de toyota na dianteira... amigo meu tem com motor AP e são só duas na dianteira e duas na traseira...
Pablo
Luis Bastos
19/11/2014, 19:16
Pablo, valeu pela dica. o meu esta com 5 laminas na dianteira, motor de golf logo 4 cilindros, vai ficar só com 2 laminas , vamos ver o que vai dar.
Abraço
Luis Bastos
Pablo.pinto2007
20/11/2014, 12:26
Pablo, valeu pela dica. o meu esta com 5 laminas na dianteira, motor de golf logo 4 cilindros, vai ficar só com 2 laminas , vamos ver o que vai dar.
Abraço
Luis Bastos
Sugiro que vá testando... eu faria duas na traseira e três na dianteira... e testaria... a chance de ficar bom assim é alta.
Pablo
Pablo.pinto2007
20/11/2014, 12:27
E amortecedor eu também pirei nessa de amortecedor de dupla ação turbogás da ranger e etc e tal, mas sinceramente o preço me falou alto... coloquei os originais da linha cofap mesmo... e como amortecedor era algo que eu tinha mas não usava (estavam todos ruins) então eu senti uma grande diferença. Não sei o comportamento com os turbogás da ranger.
PAblo
Luis Bastos
20/11/2014, 18:27
Valeu Pablo, dou noticia em breve.
Luis Bastos
Thiago Rodeghel
20/11/2014, 19:55
Opa! Não vi nada de errado em sua suspensão... o amortecedor traseiro está no local original e acredite ele é aí mesmo, e trabalha inclinado mesmo, sem problema, não é porque o dianteiro e reto que o traseiro também vai ser... só um pequeno detalhe no meu que tirei algumas molas da traseira (sistema original) o amortecedor está limitando forçando assim a base dele e quebrando, ontem observei que tô com uma base inferior quebrada.
Esses sistemas não tem segredo, se vc está achando muito duro tira uma lâmina da traseira e uma da dianteira... não há regra... mas vai uma dica... se seu jeep é de fibra ou não tem muita coisa na traseira, tipo um tanque maior na traseira, banco ou sempre anda só em duas pessoas, sua traseira está leve, por isso a suspensão fica dura... a mesma coisa na dianteira, se seu motor é um 4 cil pequeno, não tem porque ter 5 lâminas de toyota na dianteira... amigo meu tem com motor AP e são só duas na dianteira e duas na traseira...
Pablo
Olá Pablo, estou com o mesmo problema, sabe se o Jeep do seu amigo, ficou bom com só duas lâminas em cada conjunto de molas?
Pergunto pq estou usando molas do CJ7 americano, e meu Jeep com motor AP e carroceria de fibra, pula demais...
[s]
Pablo.pinto2007
21/11/2014, 19:03
Olá Pablo, estou com o mesmo problema, sabe se o Jeep do seu amigo, ficou bom com só duas lâminas em cada conjunto de molas?
Pergunto pq estou usando molas do CJ7 americano, e meu Jeep com motor AP e carroceria de fibra, pula demais...
[s]
Rapaz... posso verificar se não são três... mas pela minha observação eram só duas...
Que molas vc está usando? do CJ-7? como trouxe isso? que largura é? comparada à original e à da bandeirante?
A experiência que tenho com o fato de pular é que haviam muitas molas no meu sistema, que tinha 11 molas... tirei 2, de tamanhos diferentes, intercalei para deixar as molas escaladas (pequenas, médias e grandes = graduadas)... amortecedor funcionando e o formato que estão minhas molas são quase retas e uso jumelo alto mas minha base fixa também é maior... agora é aquela velha história, ganhamos numa coisa e perdemos noutra, cientes disso, poucas molas, amortecedor legal = pouco peso, cepa fácil, mais macio... mais molas, amortecedores funcionando = maior capacidade de peso, porém vazio pula demais. Ah! os amortecedores devem estar bons, lembro que quando meus amortecedores traseiros estavam estragados pulava pra burro!!!
Há quem bote 2 amortecedores por roda da F-4000... eu acho exagero...
Pablo
Thiago Rodeghel
22/11/2014, 11:22
Rapaz... posso verificar se não são três... mas pela minha observação eram só duas...
Que molas vc está usando? do CJ-7? como trouxe isso? que largura é? comparada à original e à da bandeirante?
A experiência que tenho com o fato de pular é que haviam muitas molas no meu sistema, que tinha 11 molas... tirei 2, de tamanhos diferentes, intercalei para deixar as molas escaladas (pequenas, médias e grandes = graduadas)... amortecedor funcionando e o formato que estão minhas molas são quase retas e uso jumelo alto mas minha base fixa também é maior... agora é aquela velha história, ganhamos numa coisa e perdemos noutra, cientes disso, poucas molas, amortecedor legal = pouco peso, cepa fácil, mais macio... mais molas, amortecedores funcionando = maior capacidade de peso, porém vazio pula demais. Ah! os amortecedores devem estar bons, lembro que quando meus amortecedores traseiros estavam estragados pulava pra burro!!!
Há quem bote 2 amortecedores por roda da F-4000... eu acho exagero...
Pablo
Então a suspenção consegui aqui em SP, na antiga Winchtech com o Azad. As molas traseiras são bem estilo da Band, já as dianteiras, possuem menos lâminas que as originais Willys, porém não são tão largas qto as de Band. São medidas diferentes as dianteiras da traseira. Na verdade é um Kit de suspensão Rancho para CJ7 de 2 1/2 polegadas, para colocar pneus 35 sem fazer SPOA.
Os amortecedores são Procomp MX6 com regulagem, estão novinhos. Tenho certeza que está duro por causa do peso que está bem mais leve. Aí queria uma idéia como seu amigo fez...
[s]
Pablo.pinto2007
22/11/2014, 17:51
Então a suspenção consegui aqui em SP, na antiga Winchtech com o Azad. As molas traseiras são bem estilo da Band, já as dianteiras, possuem menos lâminas que as originais Willys, porém não são tão largas qto as de Band. São medidas diferentes as dianteiras da traseira. Na verdade é um Kit de suspensão Rancho para CJ7 de 2 1/2 polegadas, para colocar pneus 35 sem fazer SPOA.
Os amortecedores são Procomp MX6 com regulagem, estão novinhos. Tenho certeza que está duro por causa do peso que está bem mais leve. Aí queria uma idéia como seu amigo fez...
[s]
Não tem segredo... não tenho acesso ao jeep dele por esses dias... mas posso verificar... mas uma dúvida vc tem amortecedores procomp, eles não estão regulados com pressão demais? faça uma consulta e pergunte se eles não tem como regular pra vc... caso os seus sejam reguláveis.
PAblo
Pablo.pinto2007
22/11/2014, 18:40
O jeep que falei é esse da foto... mas dando um zoom na foto eu acho que me enganei... eu acho que tem mais de 2 lâminas...
Pablo
Willian Del Piero Rocha
24/11/2014, 23:38
Opa ,cheguei de viajem hoje ,não estava acompanhando , , ,uso kit de toy e com 3 lâminas .
Luis Bastos
01/12/2014, 21:29
Neste fim de semana, retirei 2 laminas de cada feixe ( kit TOY ) DE cima para baixo a terceira e a segunda laminas.
Resultado, posso garantir ficou muito macio.
Na traseira quero reposicionar o amortecedor e aproveitar para colocar o da Ranger.
Quando passa em um quebra mola a traseira fica pulando penso que é o amortecedor.
Peguei 60 km de estrada de terra e o JEEP estava gostoso de dirigir.
Darei mais noticias
Luis
POPEYE MIT
01/12/2014, 22:08
engraçado... eu e quem da volta em meu jeep fica impressionado com a boa maciez dele. Em spoa com kit feixe da toy band e amortecdores ranger. N asfalto da show e na trilha... é pqp!!!!
Luis Bastos
14/12/2014, 21:15
Pessoal depois que retirei 2 laminas (toy) ,Ficando com só 3 laminas no total, o Jeep não é mais desconfortável como antes.
Andei neste fim de semana, só em estrada ruim, imaginem dava prazer, em sentir a mudança, recomendo.
Luis Bastos
squinzani
02/02/2015, 23:18
Caro Tobias e demais amigos!
Chegou um Jeep hoje aqui em casa, para fazer alguns acertos, como também foi feito o serviço nele, vou colocar as fotos um pouco mais detalhadas.
Segue as mesmas.
Comecei a seqüencia de fotos com eixo dianteiro e continuei com o traseiro.
Espero que tenha ficado a gosto.
Observem na parte inferior das lâminas, o "quanto" trabalha uma lâmina na outra. (a marca do esfrega esfrega:mrgreen:)
Qualquer dúvida é só chamarem!
Abraços.
Kim.
ps.: Não façam o calço tão espesso quanto a esses, ficou demasiadamente macio, são molas de 2,5mm, usem no máximo 2mm.
Alguém que ainda frequente o forum fez isso?
já está usando a quanto tempo?
ficou bom?
quais os prós e contras desse sistema de calços de molas?
se possível alguém que usa da uma luz ai...
remaretti
03/03/2017, 11:28
bom dia
estou com problema na suspensao
remaretti
03/03/2017, 11:36
olá
vejam se podem me ajudar
tenho um cj5 1959 e instalei o kit toy com 3 laminas,mestra contra mestra e uma pequena
o jeep aparentemente ficou bom,balançando ele lateralmente com a mao,
porem,quando passo por qualquer coisa a traseira pula muito.
chego quase a cair do banco
instalei os amortecedores turbo gas ranger gl12343 e piorou
ficou pior que os originais
montei tudo como manda o figurino,jumelos longos e 45 graus
será que ficou muito mole a suspensao,contrariando o que eu penso sobre ficar macio?
espero que possam me ajudar
os 4 feixes medem 1,05m
comprei no oxford e o adesivo dizia molas itapira
estraguei meu jeep..
#chateado....
mande fotos pra gente ver se acha algum detalhe, pois nao era pra ficar ruim.
Eu coloquei esse mesmo kit com laminas de 1,05m e houve uma melhora significativa no conforto, so nao ficou melhor porque os jumelos traseiros estao praticamente em pé e ainda preciso corrigir isso deslocando o suporte um pouco mais pra frente para dar os 45graus de inclinacao no jumelo. Fiz a troca porque a minha suspensao estava torta e isso corrigiu tambem.
remaretti
03/03/2017, 15:28
544183544184544185544186544187
remaretti
03/03/2017, 15:31
segue as fotos do pula pula
a traseira abaixa e joga pra cima igual uma catapulta
e com os amotec da ranger piora...
alguem passou por isso e resolveu?
obrigado a todos
Thiago Rodeghel
03/03/2017, 20:59
Quase lbs vc usa no pneu?
remaretti
05/03/2017, 12:20
Já coloquei ate 15 libras e não resolve
com o feixe original eu usava 20 e não pulava.
Será que adicionar mais uma lâmina resolveria?
por jumelo baixo?
Willian Del Piero Rocha
05/03/2017, 15:27
Opa,,,meu prezado,os posicionamentos dos jumelos e molas parecem estar tudo certo,,,vc já falou que não usa calibragem alta nos pneus,,,,ficou complicado de dar uma opinião . Eu uso molas de toyota na mesma configuração,,3 laminas,,e os jumelos estão inclinados mas não à 45° ,talvez uns 35° kkkk,,os amortecedores originais e já bem usados,,e meu jeep não pula muito não,,no máximo quando uso 20 libras (255/75 R15) ,fica dando umas pancadas bem secas em resaltos de asfalto,ou nas estradas de chão. Fiquei curioso,já que parece estar tudo ok na montagem.
Thiago Rodeghel
05/03/2017, 19:57
por jumelo baixo?
Faz o seguinte, como são laminas novas...
Passe uma leve camada de GRAXA GRAFITADA, não é graxa universal, entre as lâminas,pode ir além tbm instalando o kit de reparo de feixe de mola do Uno, vc coloca uma folha plástica entre cada feixe, junto com a graxa, isto deve resolver o problema... Ou retirar uma lâmina de cada feixe...
[s]
remaretti
06/03/2017, 10:44
bom dia
fiz o procedimento com a graxa grafitada
ficou mais macio,porem não resolveu o problema da estilingada
a impressão que dá é que o amortecedor não segura
daí eu coloco o turbogás e piora.
oque fazer?
será que ficou muito mole os feixes?
não da pra tirar lãminas
ele só tem 3
mestra,contra e uma curtinha
será que retirar a curtinha resolve?
Thiago Rodeghel
06/03/2017, 13:36
Tira a intermediária... deve resolver
remaretti
06/03/2017, 14:58
a unica que dá pra tirar seria a curtinha,pois a contra mestra abraça a mestra no olhal.
por jumelo baixo?
Na teoria (da minha cabeça :parede: ) o jumelo menor precisa mais força de alavanca para trabalhar que o comprido, portanto ficaria mais "dura" a suspenção, parece que te ajudaria, do mais parece tudo tão perfeito aí. Se for fácil parece que adicionar uma mola ajudaria, parece que você precisa de mais rigidez agora, mas susp de toy não é minha praia.
São suas próprias idéias e me parecem boas, pois tirar lâmina não iria piorar?
remaretti
08/03/2017, 10:42
bom dia
só uma duvida
se eu colocar os jumelos baixos vai mudar o angulo de 45 que eu deixei?
Ian Jeep
08/03/2017, 18:57
bom dia
só uma duvida
se eu colocar os jumelos baixos vai mudar o angulo de 45 que eu deixei?
Vai, vai ficar um angulo >45º. Mas vai ser pouca coisa.
Aristides Jr
21/01/2019, 10:12
Olá pessoal!
Venho neste post para melhorar meus conhecimentos e aplicar no Feixe de molas do meu CJ3A.
Já li bastante e no meu caso que o sistema de molas é original, estou pretendendo o sistema do KIM.
Pretendo desmontar o feixe para Arquear as molas! Meu jeep fica torto na garagem e me dá a impressão de que isso causou algum problema e um lado pode ter arreado mais que outro.
A idéia é desmontar para comparar lado a lado, lâmina por lâmina para que fiquem com o mesmo arco.
Meus grampos por alguma razão que não sei são quase 3 cm mais compridos que o necessário!
Então seria montar com calços metálicos de 1,2mm entre as mola e na ponta ou fazer aquela curvinha para o contato ou ainda furar para instalar espaçador do tipo ranges/S10.
Ou mais simples montar com fita de Uno ou raio-x e graxa...
Pergunto:- Estes conceitos estão corretos?
M-Beltrame
22/01/2019, 08:49
Quando o jeep fica no plano continua torto?
Sobre alinhar lamina por lamina, vc ficara louco hahaha
Mande o jeep em um bom moleiro e deixe-o trabalhar.
Sobre os artificio para ganhar conforto, nunca usei, mas acredito que não trarão tanto resultado devido a quantidade de laminas do feixe...
Abs
Aristides Jr
22/01/2019, 12:37
Olá Murilo!
Vou medir certinho, mas visual passa a impressão que sim!
Não dá loucura! Muito pelo contrário é passa tempo e diversão, sem falar que termina e dá um grande orgulho "fui em quem fiz!"
Nem dá para ficar com dó dos moleiros porque os caminhões quebram bastante!
Penso também em tirar uma ou mais...
João Paulo Dumoncel
20/05/2019, 12:22
Comprei meu Jeep CJ5 1960 a poucos dias, ou seja, estou aprendendo lidar com esse trem... kkk, e tenho uma dúvida, os amortecedores estão deitados, principalmente os traseiros, é assim mesmo ou foi feito para não dar final de curso? Pois é “molengão” pra caramba!!!
Sydney66
20/05/2019, 22:29
João, boa noite;
O amortecedor traseiro tem uma ligeira inclinação na sua montagem original, mas deitado ele não vai fazer efeito. A melhor foto que tenho não permite boa visualização do mesmo, mas esta, do site Reforma Jeep Willys 1962 (http://reformajeepwillys1962.blogspot.com/) lhe dará uma boa ideia de como ele é montado e sua inclinação.
566396
Abraços
Olá pessoal, em primeiro lugar quero registrar minha admiração ao conhecer esse fórum, diante da quantidade de conhecimento e informação que circula por aqui. Acabo de adquirir um CJ5 ano 63, motor 6 cil original, e gostaria que os colegas opinassem quanto ao posicionamento dos jumelos e dos feixes de mola em geral. Estava parado há quase 02 anos.571468571469571470571471571472
Aristides Jr
12/03/2020, 16:34
Olá Jumpe!
Parabéns pela aquisição!
Jeep bacana! Posta mais fotos dele!
Dois anos parados não é tempo o bastante para estragar um jeep!
Não sou grande conhecedor deste modelo de Jeep igual ao seu, mas olhando as fotos pude perceber que o jumelo traseiro não é original e parece mais alto. Acho que é comum esta substituição!
Conte para nós como está a dirigibilidade se ele anda bem, freia, Se o volante é preciso, não trepida, puxa e anda retinho?
Além das revisões normais aconselho dar atenção aos flexiveis de freio, a maioria das pessoas esquecem dele, mas é recomendado a troca a casa 5 anos, que passa rápido!
Do resto vai encontrar praticamente tudo o que precisa aqui no Forum!
Abraço Aristides Júnior
Sydney66
13/03/2020, 22:10
Jumpe, boa noite;
Pelas fotos que mandou não vejo nada de mais, o jumelo traseiro, como foi bem observado, é maior que o original, mas é uma alteração comum e sua angulação está ok. O dianteiro é tamanho original, está no limite de sua angulação, está "em pé" ou na vertical, o que pode demonstrar que as molas dianteiras foram "arqueadas". Tudo bem, mas esse ângulo não pode ficar para dentro (sentido da mola) pois no momento de distensão o jumelo pode não abrir e travar a mola, ou seja, a suspensão não vai trabalhar, ficando rígida, mas fora isto está tudo bem pelas fotos.
Ah outra observação. O flexível de freio das rodas dianteiras não é o correto, foi usado o que é instalado entre o chassi e o eixo (é mais longo) o que faz a ligação do eixo com a roda é mais curto, veja na foto a volta que ele faz, pousado sobre as molas dianteiras, isso não é bom, pois com o trabalho contínuo da suspensão, pode haver desgaste do material e posterior vazamento de óleo de freio com entrada de ar no sistema. Melhor corrigir isso.
Valeu!
Olá Jumpe!
Parabéns pela aquisição!
Jeep bacana! Posta mais fotos dele!
Dois anos parados não é tempo o bastante para estragar um jeep!
Não sou grande conhecedor deste modelo de Jeep igual ao seu, mas olhando as fotos pude perceber que o jumelo traseiro não é original e parece mais alto. Acho que é comum esta substituição!
Conte para nós como está a dirigibilidade se ele anda bem, freia, Se o volante é preciso, não trepida, puxa e anda retinho?
Além das revisões normais aconselho dar atenção aos flexiveis de freio, a maioria das pessoas esquecem dele, mas é recomendado a troca a casa 5 anos, que passa rápido!
Do resto vai encontrar praticamente tudo o que precisa aqui no Forum!
Abraço Aristides Júnior
Aristides, obrigado pela colaboração. Realmente os jumelos traseiros foram substituídos por jumelos mais altos. A dirigibilidade, infelizmente não tenho experiência com outros jipes do mesmo modelo para comparar, mas parece muito bem alinhado, não puxa, mas após as curvas, eu preciso meio que voltar a direção com as mãos. Após leitura de alguns tópicos, resolvi baixar a calibragem pra 20 libras, e o jipe ficou bem mais confortável. Quanto aos flexíveis, já estou providenciando, pois constatei que foi feita uma adaptação pra colocar freios a disco no eixo dianteiro, e estou pesquisando qual a melhor solução. O dia que fui buscar ele na cidade vizinha travou uma roda dianteira, e o que vc disse sobre a manutenção desse ítem é realmente importante.
Jumpe, boa noite;
Pelas fotos que mandou não vejo nada de mais, o jumelo traseiro, como foi bem observado, é maior que o original, mas é uma alteração comum e sua angulação está ok. O dianteiro é tamanho original, está no limite de sua angulação, está "em pé" ou na vertical, o que pode demonstrar que as molas dianteiras foram "arqueadas". Tudo bem, mas esse ângulo não pode ficar para dentro (sentido da mola) pois no momento de distensão o jumelo pode não abrir e travar a mola, ou seja, a suspensão não vai trabalhar, ficando rígida, mas fora isto está tudo bem pelas fotos.
Ah outra observação. O flexível de freio das rodas dianteiras não é o correto, foi usado o que é instalado entre o chassi e o eixo (é mais longo) o que faz a ligação do eixo com a roda é mais curto, veja na foto a volta que ele faz, pousado sobre as molas dianteiras, isso não é bom, pois com o trabalho contínuo da suspensão, pode haver desgaste do material e posterior vazamento de óleo de freio com entrada de ar no sistema. Melhor corrigir isso.
Valeu!
Sydney, muito obrigado pela colaboração, e se não for pedir demais, poderia enviar um esquema demonstrando qual seria a posição correta do jumelo dianteiro? Também achei que as molas foram arqueadas, vc acha que devo mexer nisso ou provavelmente as molas irão retornar à posição e o jumelo vai se ajustar à uma posição mais adequada?
Sydney66
19/03/2020, 18:12
Boa tarde Jumpe;
Eu que agradeço pela atenção. Não seria demais não Jumpe, com prazer, mas não tenho, teria que desenhar esse esquema, mas é simples, o ângulo máximo é o que está no seu jeep, ele não pode é ficar para dentro, pode "travar" o feixe, como está não precisa mexer, já arqueei as minhas também devido ter colocado um guincho mecânico da dianteira, mas depois elas voltam a se "cansar" novamente e o jumelo vai se ajustar.
O curso e conforto de veículos com feixe de molas está diretamente ligado ao comprimento das molas e do jumelo. Os feixes originais de nossos jeeps são curtos e por isso seus jumelos também são, pois não precisam distender tanto, foi o projeto do carro, por ter pequeno curso de distensão (esticamento) é que pulam igual cabrito, rsrsrs.
Por isso muitos pegam os feixes de toyota (mais longos) e colocam no jeep.
Abraços
Aristides Jr
27/03/2020, 10:50
Olá Pessoal!
Venho pedir ajuda!
Meu Jeep é 51!
Os jumelos não são originais
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcRCjA8UMCX7vaBKUqIz1HvuYBZOdl8 AhugwtNRZHtUUkHjL4f6f
As buchas são de metal, nunca troquei, já desmontei e arquei as molas umas duas vezes!
O Jeep é sempre muito duro! Até aqui achei que fosse assim mesmo!
Gostaria da ajuda de voces para saber se tem algo errado que esteja prejudicando o funcionamento!
Não pretendo melhorias com modificações extremas, exemplo instalar molas de Band, ou de S-10, espirais, bolsa de ar, etc...! Também não é minha intenção substituir tudo para voltar ao original!
O que me interessa é saber se existe algo que não foi montado corretamente ou mesmo se estas peças estão muito erradas!
Já aconteceu, uma ou duas vezes, do jumelo traseiro virar para cima e ficar preso, mas foi só isso!
Lendo aqui parece que o angulo não está correto.
Seguem as fotos dos jumelos traseiros
571659
E dianteiros
571660
Abraço a todos Aristides Júnior
Sydney66
29/03/2020, 11:41
Bom dia Aristides;
Como já mencionei o jumelo não pode ficar para dentro do feixe, nessa posição ele pode "travar" a suspensão. O 51 tem a montagem das molas diferente dos demais posteriores, ele repete a montagem dos jeep que foram à guerra (42 etc) ou seja o jumelo das molas dianteiras está na frente, seu jumelo não é o original, mas não tem problema, apesar de achar o jumelo aberto bem legal.
Mas pelas fotos, o seu dianteiro está ok, para a frente. Mas o traseiro está para dentro, ai vem duas hipóteses:
1 O feixe traseiro foi mudado (o comprimento dos feixes dianteiro e traseiro são diferentes, o traseiro é maior);
2 O ponto fixo do feixe traseiro foi modificado para molas maiores e ao retornar com as molas originais o jumelo ficou para dentro;
Faça as medições e verifique se houve isso mesmo. Infelizmente não tenho as medidas de comprimento dos feixes do seu modelo, nem do meu tenho, até seria interessante, e lhe ajudaria, mas essa eu fico devendo.
Bom, é o que posso ajudar nesse momento. Grande abraço amigo.
Aristides Jr
29/03/2020, 18:22
Olá Sydney! Boa tarde!
Sua ajuda é sempre muito bem vinda!
Suas hipóteses são realmente as mais lógicas para o problema!
1- Tomei as medidas com a trena de um centro de olhal ao outro:-
Frente 91cm traseira 100cm
10 laminas na dianteira
12 laminas na traseira
2- Examinei o ponto fixo e parece ser original ainda está rebitado, não tem indicação alguma de que tenha sido modificado!
Existe um catálogo de um fabricante de molas, mas não consegui achar a igualdade, exemplo lá diz que a primeira mola dianteira mede em comprimento 46 (117cm) Traseiro 53 (135cm)! Converti de polegadas para cm.
O que está no catálogo deve ser o comprimento total da lamina incluindo a volta para formar o olhal.
A diferença entre a dianteira e traseira seriam 7 (18cm).
https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/65736-que-molas-usar-no-cj3-51-a-1.html
Por dedução se minha mola dianteira está OK, acredito que a mola traseira está uns 10cm mais curta?
Outra dedução seria que a minha traseira está montada com as molas dianteiras dos modelos 55 a 83 que são 4 (10cm) maior e tem 12 lâminas?
Abraço Aristides Júnior
Sydney66
30/03/2020, 21:45
Boa noite Aristides;
Sim é provável, mas uma coisa me chamou a atenção, apesar de eu ser mais conhecedor do CJ5 tem um detalhe que acredito sempre valeu para ambos: a quantidade de lâminas do eixo dianteiro é MAIOR que as do eixo traseiro, e a resposta disso é simples, a carga dianteira é constante (o motor está sempre lá com seus acessórios) mas para a traseira nem sempre (pode estar carregado, ou não, com 5 passageiros ou só o motorista) por isso é mais comprida, para dar mais conforto (se é que se pode dizer isso de um jeep original, rsrsrs) para seus ocupantes.
Então, no caso do CJ5 são 12 lâminas na dianteira e 10 na traseira.
Não estaria seu jeep com molas do CJ5 com montagem trocada? Isso explicaria o fato de seus jumelos traseiros estarem para dentro e terem 12 lâminas (as molas dianteiras são mais curtas).
Veja essa possibilidade.
Abraços
Aristides Jr
31/03/2020, 10:01
Olá Sydney!
Eu não consegui anexar direito o Link, se voce consultar a última mensagem daquele (Que molas usar no CJ3-A 51)
Nosso colega Rodrigo Baratti anexou um catálogo de Feixes Obenaus (Willys). pdf!
Veja lá que tem detalhes em separado dos tamanhos de cada lâmina!
É de lá que estou tirando as informações!
O que voce disse está correto! No CJ5 são 12 laminas na frente e 10 laminas traseiro sendo os traseiros maiores (8,5)
No entanto nos 45 a 54 são 10 nos dianteiros e 11 nos traseiros sendo os traseiros maiores (7)
Já ví alguns casos que havia diferença de lado, na frente esquerda haviam mais lâminas que na direita, diziam que por conta do motor deslocado.
Faz sentido pois a maioria dos Jeeps o lado esquerdo "arreia" primeiro!
Enfim estou convencido que meus feixes traseiros não são os corretos! Pelas características são dianteiros dos modelos 55/83!
Existe outro aspecto visual que sempre me incomodou:-
Sendo o feixe mais curto o centro também está deslocado!
Havia reparado que o circulo do pneu e roda não se compatibilizava com o "redondo" do para lamas.
Por um tempo pensei em refurar a placa e montar o eixo deslocado para trás.
Percebi, pensei e não enxerguei o mais obvio!
Por aqui fica evidente que pensando em conjunto conseguimos sempre melhores resultados!
Antes de pensar em comprar vou fazer uma busca. Houve tanta gente que desfaz das originais, é possível que encontre aqui na minha região as molas para eu corrigir este problema?
Abraço Aristides Júnior
Sydney66
31/03/2020, 16:33
Boa tarde Aristides;
Obrigado pela informação sobre o catalogo. Aristides aqui e PE nunca tive problemas em encontrar nas casas de molas, mas também faz tempo que não preciso (duram muito essas molas).
Pelas informações que você passou estou também convencido que foi isso que ocorreu, ainda bem que você não refurou a placa, não fala isso, você vai tirar o feixe de centro e isso vai causar uma torção desequilibrada nas molas. O efeito na pode causar trepidações e deformações das lâminas por deslocamento do ponto de apoio.
Mas já estou vislumbrando que você vai resolver esse problema, seu jeep merece.
Abraços amigo
Aristides Jr
31/03/2020, 18:33
Olá Sydney!
Faz mais de 40 anos que ando com ele assim! Já até acostumei!
Na realidade comecei a prestar atenção nesta questão de molas e jumelo por conta dos jumelos confort que ví montado numa Toy Band! Mais precisamente na Imortal uma band Curta do nosso colega Hercilio Neto, (aquele abraço!)
Foi aí que acendeu a lampadinha!
Vou construir meus próprios jumelos Confort!
(Claro que isso é só uma intenção)
Meus jumelos não são os originais então não preciso sentir pena deles!
Abraço Aristides Júnior
cacobonanza
13/05/2024, 15:35
Caro Kim. Você ainda está por aqui?
Estou prestes a instalar as lâminas da S10 nas molas do meu CJ5 e gostaria de saber se são estas do link (apenas as chapinhas).
Kit Calco Feixe Molas Anti Ruido S10 / Blazer 14 Pecas | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166243143-kit-calco-feixe-molas-anti-ruido-s10-blazer-14-pecas-_JM#position=37&search_layout=stack&type=item&tracking_id=77865b77-7130-4397-a2ad-b3c63af38690&gid=1&pid=3)
Grande abraço,
Ricardo
Aristides Jr
01/05/2025, 20:50
Olá Pessoal,
Finalmente consegui as molas para a traseira do meu Jeep 51!
Quando puder vou verificar se estão corretas e vou substituir!
Conforme fizer o serviço vou postando fotos!
Aproveito para deixar uma consulta espero as opiniões:-
Vale a pena montar o lado esquerdo com uma lamina a mais?
Para mim parece que sim porque o meu sempre arreia este lado!
leopoldo
02/05/2025, 10:46
Tanto motor/cambio qto a posição do motorista tendem mais para a esquerda. Vale a pena colocar mais molas no feixe tanto na frente, como atras.
Aristides Jr
02/05/2025, 19:18
Tanto motor/cambio qto a posição do motorista tendem mais para a esquerda. Vale a pena colocar mais molas no feixe tanto na frente, como atras.
Leopoldo é um prazer e honra receber sua opinião!
Agora estou muito seguro que é o melhor a se fazer.
Neste momento vou apenas substituir os feixes, claro acrescentando a mola a mais.
Tentarei aproveitar o máximo o que já tenho.
Sobre os jumelos confort, consigo fazer em casa.
Ainda estou pesquisando se realmente ajuda.
Não agora, em breve, gostaria de fazê-los de forma a manter a altura original, sem alterar nada na geometria.
Penso em buchas metálicas com pino de graxa, assim como as originais.
Até onde pesquisei as alternativas em PU comercial que vendem por aí, não duram nada!
Aristides Jr
09/05/2025, 13:03
Olá Pessoal! Vejam os feixes de molas...
Diferenças:-
Na traseira deste Jeep 1951
Feixe são 12 laminas;
Possuem 5mm de espessura;
Comprimento insuficiente, o jumelo está trabalhando 45 graus para dentro.
Pinos traseiros 9/16 (14mm);
Buchas metálicas;
Olhal 22mm
Jumelo de duas chapas;
"Novo":-
Feixe com 7 laminas;
Possuem 6mm de espessura
Comprimento maior, suficiente para o jumelo ficar 45 graus para a fora
Deste novo estou pensando em aproveitar as 3 primeiras laminas.
o restante tudo do que já está nele.
Montar os feixes 11 laminas do lado esquerdo e 10 do lado direito
Ainda não decidi, mas estou entre a montagem normal ou variação do "método KIM" substituindo os espaçadores metálicos por pvc tubo de esgoto 100 tigre e pontinha virada.
582489
582491
582492
582493
Aristides Jr
13/05/2025, 20:31
Pessoal será que este feixe "magrinho" do jeito que está dá conta da traseira do Jeep?