Ver Versão Completa : Intercooler: quem instalou o kit Maxcooler?
Camaradas que falaram sobre o kit acima durante os meses de março a maio, e aí já têm alguma informação relevante? A relação custo/benefício está compensando? Tenho um motor de L200 turbo-dieses instalado no meu CJ5 (Maracatu-PE) e está superaquecendo, tenho interesse especial no item menor aquecimento, já que meu mecânico, especializado em Mitsubishi disse que é bem comum aparecerem aqui pelo nordeste L200 que aquece em trechos longos de subida e em prolongados trechos em alta velocidade, que segundo ele não se resolve nem com a retirada de uma válvula específica que alguns recomendam, nem aditivos, nem trocar radiador, etc. Desculpem :oops: o longo email mas tive que colocar o máximo de informações.
Afinal, valeu o intercooler?
Daniel RJ
07/07/2004, 22:50
Olá Marisan.
Qual é o seu motor é 2.5 turbo da L200. Se positivo poderia me dizer como é o desempenho desse motor e como é manutenção do mesmo.
Obrigado. Valeu a dica do intercooler. Ganho de potencia em quanto + ou -.
Daniel
Comparando com o bf que equipava meu cj é bom. Manutenção não deu ainda, a não ser limpeza de bicos injetores, troca de filtros de óleo e de combustível. Basicamente a mesma motorização da H100, bem mais popular. Consigo encontrar tudo a preços módicos.
Como já disse, gostaria de resolver o problema de aquecimento, mas não me responderam sobre o intercooler.
Estou querendo também instalar um câmbio 5 marchas.
Acredito que até o final do ano devo ter isto tudo pronto.
Se simpatia é sinônimo de qualidade os caras são bons....
Fui muito bem atendido lá, mas pela distância e principalmente pela falta cascalho $$$$, não pude compraro Kit pra por na minha barca....
Abraço...
Pavani
hugo.morais
09/07/2004, 09:02
Marisan,
Mais um conterrâneo!! :D Tive uma L200 95 que apresentava este problema, que dizem crônico, de aquecimento. Primeiro mandei varetar o radiador, não resolveu, depois arranquei a válvula termostática...
Melhorou, mas só ficou bom mesmo quando eu troquei a bomba d'água e não recoloquei a válvula termostática, lembro de uma trilha que tinha umas 4 L200, todas esquentaram e ferveram menos a minha que mesmo com AC ligado, o ponteira não passa de 1/4.
Existem vários fatores que fazem com que o motor esquente, tipo motor fora de ponto, junta do cabeçote queimada, etc... O sistema de refrigeração da L-200 é selado, como está o seu? Qual radiador está usando?
Então, acho bom vc verificar se seu motor ainda está com a válvula termostática, ela fica na parte de baixo da bomba d'água. Depois verifique se seu radiador não está sub-dimensionado para o motor, e por último trocar a bomba d'água, (R$ 300,00 na IP auto-peças a 1 ano atrás, é a mesma da H-100). Ah, não esqueça de colocar aditivo na água.
Fiz todos esses passos na minha L200 e ela nucan mais esquentou, só qdo estourou uma mangote :))
[ ]s,
Valeu Hugo,
Então fico mais tranquilo quanto à possibilidade de solução do problema. Mas que dá vontade de dar um bico no carro e trocar por outro dá. Tipo carro de passeio que você compra zero e já vem com defeito de fábrica programado só para você. Insiste com a concessionária até que o curioso do mexânico da esquina bota um clipes e tudo tá resolvido.
Mas vou insistir no intercooler para ver se ganho algo mais no meu carro.
Abraços.
hugo.morais
09/07/2004, 11:43
Marisan,
Pelo que vc relatou acho que vc não irá resolver seu problema com o intercooler. Seu carro tá com um problema no arrefecimento do motr, pois nas L-200, que são turbinadas de fábrica, elas não vinham com intercooler, passaram a vir as mais novas e como acessório.
Vc está usando um radiador similar ao da L200? Não existe nada obstruindo a passagem do ar, procure ver as coisas mais básicas e baratas primeiro.
Se vc quiser posso te indicar o mecânico que resolveu o problema na minha L-200 (meio salgado) ou ainda um cara que dizem que é muito bom em Mitsubishi,mas eu não o conheço, só sei que tem preço bom :)
[ ]s,
PESSOall,
Tenho uma L200 R2 que vem com intercooler de fábrica. Ele melhora a potÊncia do motor e permite vc usar mais pressão no turbo e mais diesel na bomba sem comprometer o motor, o meu eu rodo com 128 cv.
Meu motor nunca esquentou e conheço diversas outras que tb nunca esquentaram... o seu problema deve ser uma válvula termostática travando, bomba dágua, vazamento no sistema...
Acho que este motor no Jeep não carece de intercooler.
Intercooler é uma peça muito simples... tenho certeza que este que está a venda é muito bom e fará a sua função que não é diminuir a temperatura do motor.
Valeu Marcelo,
Como já disse, a válvula termostática já foi eliminada na adaptação, radiador foi colocado um de maior dimensão, novo, flúido de radiador também, há uma ventuinha instalada na frente do radiador direcionada para o radiador e outra por dentro puxando. Em baixas rotações não ultrapassa os 70 graus de temperatura. Basta subir o giro e exigir um pouco mais do turbocompressor que a temperatura se eleva. Com isso o radiador despeja a água diretamente pelo respiro. Já me falaram esta semana que o radiador tem que ser celado. Estranho pois isto não evitará o aquecimento, somente que a água derrame.
Mas vejam que o intercooler tem a função de refrigerar o ar comprimido que é injetado na combustão, logo o motor trabalha menos aquecido, daí o menor desgaste da liga do bloco.
Não entendo porque não reduziria a temperatura do motor?
O intercooler esfria de 10 a 20% a temperatura do ar que passa pela turbina antes de entrar no motor, com isso aumenta a concentração molecular do ar e consequentemente melhora a mistura e explosão = + potência.
Muitos fatores fazem um veículo esquentar quanto exigido:
1) Micro-vazamento no sistema de arrefeciemento
2) Anéis de segmento apertados no bloco/camisas
3) Regulagem do tempo do distribuidor (no caso de veículos a gasolina)
4) Bomba dágua ineficiente
5) Radiador entupido
6) Obstrução do radiador
7) Obstrução nas cÂmaras de água do bloco do motor
8) Vazamentos internos no motor
O que eu quero dizer com isso é que o problema não é de todo motor 2.5 Mitsubishi (que por sinal tem baixíssimo índice de defeito, pois é montado por robôs no japão) mas é do seu motor em específico... Talvés já tenha sido desmontado e remontado com algum erro de montagem???
Esse negócio de colocar 2 ventoinhas, outro radiador é tudo tratamento sintomático... aspirina para bactéria... v pecisa achar o real problema e resolvê-lo, ou trocar por outro motor que pode até ser outro 2.5 da L200 em mais perfeito estado.
Este motor é leve e resistente, muito flexível e pode ser trabalhado para até 183 cv como nas novas L200 RS e com reforços este bloco aguenta até 2 Kg de pressão na turbina.
OS 2.8 MWM Sprinter podem até ser mais potentes, mas não são tão resistentes ou leves.
Compare os resultados dos últimos 5 anos de Sertões e veja a classificação das L200 contra os TRollers e S-10...
No Jeep muitos outros motores diesel com turbo ficam ótimos... Perkins, MWM, Internacional, Iveco, mitsubishi, MWM... Um Jeep com 120 CV já é fastástico... muito mais é até perigoso sem outras adaptações de suspensão, como barras estabilizadoras e outros.
Espero que meus comentáriso te ajudem a resolver seu problema... Já enfrentei este problema com o motor original do meu Jeep depois de uma retífica ele não parou de esquentar... tempei de tudo, 2 ventoínahs, troquei tudo... deposi de 1 ano achei o problema... eram os camisas que ficaram apertadas com os anéis... a folga estava em 0,002 e 0,004 quando o certo seriam entre 0,006 e 0,007...
Ganhei praticamente um motor novo da retífica (bloco + anéis + válvulas + casquilhos + eixo) e refiz em outra retífica com equipamento de medição calibrados devidamente.
Hoje em dia não se usa deixar o bloco apertado para ir amaciando... já está provado que tem que deixar com a folga normal de trabalho... os carros novos são assim... não dependem tanto de amaciar como antigamente.
:shock: :shock: :shock:
Eric Gomes Nobre Ribeiro
12/07/2004, 11:47
Pessoal,
Instalei o intercooler da maxcooler na minha L200. O kit é muito bem feito (qualidade dos materiais utilizados, encaixes, mangueiras, suportes, ...). O resultado foi bastante satisfatório em relação ao desempenho, pois aumentaei a vazão da bomba e a pressão do turbo (conforme instruções do pessoal da maxcooler), mantendo os mesmos níveis de consumo. Qto ao aquecimento, n tive problemas antes de instalar e obviamente dps tb n.
Sds,
Eric
Fantástico fazer parte da comunidade 4x4.
Agradeço as experiências socializadas. Só temos a ganhar com isto.
Abraços do Recife. :D