PDA

Ver Versão Completa : Porque o Vitara Rebola?



Eduardo Thum
07/07/2004, 18:17
Fala Galera!! :D
Pergunta de iniciante: Porque quando passo por desniveis, degraus ou imperfeições na pista - sempre bem devagar sinto que o carro "rebola" de um lado para o outro até se estabilizar?
Falei com um mecânico que me disse que já andou em outros que fazem a mesma coisa.
É caracteristica da suspensão?
Andando rápido não se sente isso - até porque se fizesse o cara ia parar no mato!
sds
Thum

PS: Se for normal vou apelida-lo de Carmem Miranda.

Flávio Soares Parpinelli
08/07/2004, 13:22
Isto aí é falta de amortecedor mais firme? O seu Vitara está com a suspensão original ou levantado? Se estiver levantando, pode tentar a mesma solução que uso, amortecedores traseiros de Vectra GSi. Ele parou de rebolar (gostei do termo hehe) em costela de vaca, etc.
Mas é claro que não será nunca como um carro normal.

Eduardo Thum
08/07/2004, 13:56
E ai Flavio! Valeu responder!
Minha suspensão é original. Ainda não mandei levantar, mas tenho idéia em fazer mais adiante. Um mecânico logo que comprei testou os amortecedores e disse que estavam bons. Talvez então seja característica do carro? Por ele ser mais alto?
Acontece que antes eu tinha um Monza que "sentava no chão", então como estou a três meses com este carro tenho estranhado.
As vezes ele rebola que parece uma bicicleta que entortou a roda e continuou andando toda errada.
Se alguem podem me confirmar que isto é normal nesse carro, agradeço pois vou ficar mais tranquilo.
Valeu galera!
Thum - Dono do Carmem Miranda.

lg_gustavo
08/07/2004, 14:08
Fui ver um Samurai ontém para comprar e quando andei nele senti que ele também deu umas reboladas quando passei por lombadas. O carro tá levantado e deu as reboladas andando em 4x4H, 4x4L e 4x2...

Mauricio Martins
08/07/2004, 14:55
Edu,

Te a ver com a altura maior do carro, o tipo de suspenção, pneus. Um pouco de tudo. Vc tem que ter em mente que está dirigindo um carro muuuito diferente dos carros normais, por mais que as vezes não pareça. A maioria dos acidentes que acontecem com carros 4x4 são fruto justamente do despreparo dos motoristas. Isso vale para os Vitaras, Samurais e tb para Explorers, Pathfinders, Pajeros... O comportamento dinâmico é diferente, por vezes errático. Freadas de emergência poder ser uma aventura, curvas, principalmente com piso irregular, uma epopéia. Tendo isso em mente, vá aos poucos descobrindo os limites da viatura e a proveitando toda a diversão que ela pode proporcionar. Ah, no caso do Vitara, lembre tb que a tração que funciona normalmente é a traseira, o que tb é bem diferente de dirigir em relação aos carros com tração dianteira...

EduPuga
12/07/2004, 14:42
Edu,


Dá uma lida no manual do carro ele fala sobre este assunto, é justamente o q o mauricio esta dizendo pode mudar radicalmente seu jeito de dirigir, eu tinha um kadett gs, rodas 15 rebai#!¨$%%#%&..., primeira atitude, tirar o pé do acelerador e andar na maciota, o carro é pra cutir a paisagem.


Abraços

Luiz Claudio
13/07/2004, 04:25
...sinto que o carro "rebola" de um lado para o outro até se estabilizar?

Andando rápido não se sente isso - até porque se fizesse o cara ia parar no mato!

As vezes ele rebola que parece uma bicicleta que entortou a roda e continuou andando toda errada.

Eduardo,

Pela sua descrição do problema isso tá com cara de ser shimmy!!!

Dê uma pesquisada aqui no fórum que tem muita coisa a respeito...

[]'s...

LuizCabral
14/07/2004, 17:04
nao, num eh shimmy nao...tenho vitara tambem e as vezes tenho essa impressao...

Principalemnte em desniveis mesmo...e o meu eh original tb como o dele...

equipeminas4x4
15/07/2004, 14:02
Srs.

Um bom par de amortecedores traseiros, melhora e muito este problema. Trouxe o meu de SP p/ BH, com amortecedor estourado. Já estava acostumado com o Samurai, pra mim era normal, qd meu primo foi dirigir, acostumado com um ômega rebaixado (coitado) quase atravessou o carro em na primeira curva com costelas.... hehehe.
Coloquei os amortecedores do Monza, melhorou muito, mas não resolve tudo não. É questão de costume mesmo, vai conhecendo os limites do carro e o que ele pode e não pode fazer.

[]´s

NeMéZiO
16/08/2004, 08:52
Oi
Meu irmão teve um Vitara 97 e ele tinha esse "molejo" também. Acho que é "normal" no vitara, pois hoje ele tem um Samurai e não faz esse "molejo".
Abraços

lg_gustavo
16/08/2004, 09:59
Podem ter certeza que o problema É O AMORTECEDOR......



[]s

nepomuk
26/11/2004, 13:12
Olá Galera do fórum,

Meu Vitara está com um probleminha meio complexo de se diagnosticar e eu quero verificar se alguém já teve problema semelhante.

Comprei ele com 60.000Km e sempre que ultrapasso os 100Km/h ele começa a querer puxar para algum lado, de preferência para a esquerda.

Após fazer o alinhamento simples e o problema continuar, o alinhador falou que tinha um problema de cambagem na roda traseira e que seria necessário um alinhamento técnico para solucionar esse problema.
Após realizar o tal do alinhamento técnico (muito salgado por sinal), o carro melhorou um pouco, mas ainda tenho a sensação de ele não estar firme. Em linha reta se solto o volante e ele tende a puxar para o lado esquero, mesmo estando tudo alinhado.

Quando viro muito o volante pro lado esquerdo (manobras por exemplo) ouço um rangido vindo da direção. Para o lado direito isso não ocorre.

Seria suspensão, sistema de direção ou até mesmo rolamento de roda?

Obrigado pela atenção,

Sergio Rocha
26/11/2004, 19:17
Já experimentou inverter os pneu dianteiros ? Esq p/ dir e vice versa.
[]'

nepomuk
29/11/2004, 07:43
Na verdade ele estava já com esse problema antes de ter trocado de Pneus. Coloquei 4 Bf´s zerinhos. Realinhei 2 vezes as dianteiras e o eixo traseiro.
Melhorou bastante, mas continuava com a direção "torta".

dero
05/12/2004, 17:10
BARRA ESTABILIZADORA trazeira resolveria 30% do problema.

procurem uma oficina referencia e perguntem pelo serviço.

os outros 70% do problema estao divididos entre amortecedores gastos(35%) e caracteristica do veiculo(35%), ou seja vc pode interferir em 65% do problema, o resto é curtiçao.

falando em barra estabilizadora, quem aki teve a oportunidade de dirigir fusca antes de depois da adoçao da estabilizadora trazeira sabe exatamente do q estou falando, apos a adoçao a carroceria aderna menos nas curvas e o jogo lateral desigual em lombadas e costelas de vaca melhorou muito.

valeu

Periquitooffroad
05/12/2004, 23:52
Podem ter certeza que o problema É O AMORTECEDOR......

[]s

O tipo de suspensão traseira do vitra, facilita a dança. Basta olhar e ver que o que loca o eixo no centro da carroceria é um terminal rotular.
Mas na verdade é seu grande trunfo pois isso lhe dá um grande trabalho de suspensão. Um dançar passando numa irregularidade é normal.

Voltando ao problema, se essa dança for exagerada acontecendo em pequenas irregularidades, a causa pode estar no termunal rotular gasto, buchas do amortecedor estragadas, amortecedores estragados, pneus que vieram da dianteira e tem desgaste irregular da banda, buchas dos braços oscilantes gastas ou buchas da própria bandeja traseira gasta.

xadventure
06/12/2004, 04:08
As vezer ele curte "É o tchan" da um bambole para ele!
Bricadeira
Abraço

nepomuk
06/12/2004, 11:04
Fala Eduardo e Galera!

Eu queria aproveitar o assunto e verificar mais um “tema” do Vitara.

Além da rebolada básica em buracos, vocês notam uma certa instabilidade do veículo acima de 100Km/h?
Já me falaram que pode ser pelo fato de ser alto e etc, mas eu já tive um bandeirante e nunca notei esse “fenômeno”.

Na Castelo Branco (que é um tapete) eu faço o teste e parece que as rodas estão meio “soltas”. Se estou em linha reta e viro um pouco mais pra esquerda (alguns míseros graus) ele muda bruscamente de direção e vice versa (direita).

Isso causa instabilidade nas mudanças de faixa pois em qualquer depressão o carro altera bem a direção e tenho que ficar corrigindo “no braço”.

Pergunta: O Vitara tem essa instabilidade a altas velocidades?

Eu sei que é uma pergunta complexa, mas eu não considero isso NORMAL, mesmo em se tratando de um veículo alto.

Agradeço a força,
Paulo

Periquitooffroad
06/12/2004, 23:14
Carro de tração traseira tem um negocio chamado de estabilidade instável, ou seja, qualquer alteração brusca traz efeito na estabilidade.
Quando aceleremos um carro de tração traseira, a frente sobe e o peso cai sobre a traseira, isso deixa a frente bamba.

Esse efeito só é pra ser sentido acima de 120km/h no nosso caso, mas qualquer elemento estragado na suspensão amplifica o efeito.

São os mesmos fatores que coloquei na mensagem anterior.
Posso acrescentar a correção da cambagem após um lift, alinhamento irregular, e lift incorreto. O lift na dianteira tem que ser menor de 1 a 1,5cm que na traseira e não pode passar de 3,7cm na dianteira. Mais que 3,7cm deixa a bandeja muito arqueada, fazendo o vitara ficar como uma galinha tonta.
Deixar a dianteira mais alta que a traseira e fatal, e tenho visto muito isso.

Periquitooffroad
06/12/2004, 23:23
Edu,

Te a ver com a altura maior do carro, o tipo de suspenção, pneus. Um pouco de tudo. Vc tem que ter em mente que está dirigindo um carro muuuito diferente dos carros normais, por mais que as vezes não pareça. A maioria dos acidentes que acontecem com carros 4x4 são fruto justamente do despreparo dos motoristas. Isso vale para os Vitaras, Samurais e tb para Explorers, Pathfinders, Pajeros

Pois é, a 3 semanas atrás participando de um evento em Mangue Seco-Ba, resolvi fazer um zerinho na praia, não sei o que me deu na cabeça. Como bom entendedor de carros 4x4, retirei a tração, dei uma arrancada e ao deslisar os pneus, fiz um zerinho caprichado. Infelizmente vem um animal de lá, todo traçado, tentando fazer uma demonstração para namorada (tinha acabado de ganhar o Vitara do pai), Capotou fodendo o carro todo. Acabei levando todos os chingamentos e realmente na minha idade não cabe esse tipo de gracinha.
O detalhe é que mesmo em 4x2, se a traseira der uma pequena travada e a direção estiver esterçada o bicho tomba.

Fabil
07/12/2004, 15:37
engracado.. é o segundo caso que vejo de vitara capontando em zerinho....

Ae periquito.. nem todo carro de tracao trazeira levanta a frente na hora de arracar.. arranque com um chevette...


T+

sschwarz
07/12/2004, 17:09
Olá pessoal, desculpem a intromissão. Sou novo por aqui. Acabo de comprar um Sidekick 5 portas e só senti uma ¨rebolada¨ nele que é provocada pela flutuação dos pneus (bf 31). Claro que a estabilidade é totalmente diferente de carros ¨normais¨. Tinha um Córdoba rebaixado com aro 17 e pneus de perfil 40. Obviamente a diferença foi tremenda quando peguei o Sidekick, mas mesmo assim, sinto ele bastante estável para a altura que tem (lift de 2¨), permitindo velocidades acima de 120 km/h sem medo (mas com extrema prudência). Estou usando amortecedores de Chevy na taseira.
Um abraço a todos!

Periquitooffroad
08/12/2004, 00:49
engracado.. é o segundo caso que vejo de vitara capontando em zerinho....

Ae periquito.. nem todo carro de tracao trazeira levanta a frente na hora de arracar.. arranque com um chevette...

T+

Opa! :shock: já colocou 120 num chevette? num piso meio irregular? Vc não sabe onde ele vai parar :x .
Sem falar que Chevette é ou era meio de transporte.

FabioRotaseTrilhas
06/01/2005, 14:02
Pessoal,
todos os problemas de instabilidade, tanto na dianteira quanto na traseira, tem a ver com a suspensão e pneus.

Para as saidas de traseira, o problema é o conjunto mola e amortecedor. JA passei por 2 Vitaras, um 3D e um 5D. No 3D o melhor conjunto foi amortecedores de Kadett e molas de Chevette. Diminuiram consideravelmente as saidas de traseira em costeletas e reboladas. NÃo vou dizer que terminou com elas porque vendi o carro pouco tempo depois para pegar um 5D.
No 5D, atualmente uso os amortecedores de Omega Suprema com molas de Opala 6CC. O carro é sentado no chão nas estradas de terra. Simplesmente não rebola nada.
Para os Vitaras originais, recomendo os amortecedores pressurizados traseiros da Caravan 6cc. Testei no meu e ficou muito bom, melhor que os de Omega Suprema, mas são mais curtos, e para carros levantados não da.

Na dianteira, o problema principalmente em estradas é devido aos angulos de Caster e Camber. Infelizmente não temos como regular isso devidamente. Em breve estarei fazendo alguns testes com substituição da balança dianteira por uma com muito mais Caster e Camber, deixando estes angulos parecidos com os de carros convencionais.

Aguardem!

E quanto aos Pneus, tem uns que deixam o Vitara muito instavel mesmo. Talvez por serem projetados para camionetes mais pesadas, com borracha mais dura. Por exemplo em usava um, firestone Firehawk ATX 235/75 R15, ele tem um desenho AT. Coloquei entào uns GG 30"x9,5 e o carro mudou muito no comportamento tanto no asfalto como na terra. Antes eu usava em média 20 libras na terra, e na cidade 23 a 25 no maximo. Agora com os GG, uso 28 em todas as cituaçòes, aliado a suspensão nova, fica show em qualquer terreno.

[]s

Fabio-Floripa
14/01/2005, 14:38
O meu Grand Vitara parou de rebolar depois que troquei os 4 amortecedores e os 4 pneus, ficou muito melhor

nepomuk
17/01/2005, 08:43
Fala Fabio,

Interessantes as adaptações que vc fez.

O meu não só rebola demais em terrenos acidentados, como esse rebolado é sentido nas estradas, quando há ondulações longitudinais na pista (tipo, aquele “trilho” que os caminhões fazem por rodarem sempre no mesmo ponto) isso a 120 km/h!!! Já passei muito aperto quando alguém me ultrapassa o próprio empuxo de ar muda a direção do meu carro gerando um desconforto enorme.

Já levei nos “especializados” em suspensão e disseram que as medidas (alinhamento, camber e cáster) estão tudo em ordem.
Parto do presuposto que seja a suspensão. Sendo que o amortecedor traseiro é novo e o dianteiro está firme, acredito que as molas devam estar gastas (o caro está com 60.000Km) o que acho estranho para uma Kilometragem tão baixa. Mas vou fazer a sua experiência e trocar para as molas do Chevette. E vamos ver...

O curioso é que ele tente a puxar sempre para a esquerda e dá uma leve sensação de que o eixo traseiro está “solto”. Sei lá, não devo estar acostumado dom esse tipo de suspensão.

Obrigado,
Paulo.

FabioRotaseTrilhas
17/01/2005, 09:40
Bem, considerando as empresas de alinhamento e geometria, o meu carro também esta ok!
Mas na verdade é conhecido que os valores ideais mesmo são outros.
Não lembro os valores de cabeça, mas quanto mais o angulo do eixo for girado para tras, mais pesada a direção, mas mais estavel e com menos tendencia de trocar de sentido. Tipo, o Vitara original fica em torno de 1 grau. Mas o melhor, e que muito carros ficam é em torno de 3 graus.
A inclinação da roda no topo para dentro também é importante. Mas normalmente o Vitara fica bem ai. É para ser entre 0º e -0º30'.
[]s

nepomuk
18/01/2005, 11:53
Deixa ver se eu entendí direito.

Esse ângulo de giro para trás que vc falou é a convergência entre as duas rodas dianteiras? ou o cáster? Pois quando estou em curvas para a esquerda sinto que o carro segura bem melhor do que para a direita (aonde ele varia a direção também, tendendo a "fechar" mais a curva).

As medidas que eu tenho é +1,5º de cáster e uma observação nas medições.
"corrigir convergência traseira, câmb dir. 1º"...

Fiz o alinhamento técnico do eixo traseiro para corrigir tal divergência, mas continuou na mesma.

Estou suspeitando até de algum problema com a direção hidráulica..

Valeu!

Paulo

Reinaldo Brito
26/01/2005, 21:59
Eduardo,

Comprei recentemete um Vitara JLX 3D MT automatico ano 97, observei isso também, dentro da cidade nem tanto mas na estrada, a coisa fica feia, se piscar vai para no meio do mato.( que merda e essa? já tive CJ5, Samurai e nunca vi coisa igual) mas com os pneus que estou usando só pode dar nisso!! Veja só uso pneu General 275x60 15 pode? parece mais um sapão!!

Rbrito. :evil:

efmir
02/03/2005, 13:35
Opa! :shock: já colocou 120 num chevette? num piso meio irregular?

Tive Opala e vários Chevettes e o comportamento em costeletas e outros pisos irregulares é parecido com o Vitara - mas a semelhança para por aí. Devemos sempre lembrar que o Vitara tá mais prá jipe do que prá automóvel comum, pois tem chassis, caixa de redução e transferência, um diferencial dianteiro e outro traseiro, dois cardãns, braços de suspensão que lembram os JPX e os primeiros Troller, e por cima disso tudo é que vem a carroçaria, que é um conjunto separado e apoiado em cima do chassis por meio de calços de borracha. Nada a ver, portanto, com os demais automóveis.

É verdade que melhora muito se usar o amortecedor de Omega Suprema.

tecnica
07/03/2005, 11:13
Oi pessoal,

Acho que essa rebolada do Vitara é normal. Em todos que eu andei antes de comprar tinham esse comportamento. O meu tb tem.

Essa instabilidade acima dos 100km/h acho que é por conta do sistema de setor e sem-fim da direção, essas caixa sempre tem uma folga mínima, que aparece bem em altas velocidades.

Periquito, vc falou em 3,7cm máximo na dianteira, por causa da bandeja, isso dá 1,5", que pneus posso usar nessa configuração ?

jmquiroga
07/03/2005, 13:31
o meu tmb rebola , mas não vi nenhum problema nisso , ja acostumei em 1 semana , ... da até mais emoção em trilhas leves ... e na estrada não senti nada ...

Rogério Cruz
10/03/2005, 10:05
E aí galera...

Tenho um Vitara 97/98 5P com calço 2".
Quando comprei os amortecedores traseiros estavam estourados. Troquei pelos de kadet GSI e achei fracos. Ele realmente rebola de traseira. Me indicaram os de omega perua que são robustos, e para os dianteiros os de Chevete. Alguem tem alguma informação sobre os dianteiros???? Pô, misturar chevete no meu Vitara!!!

Abraços,
Rogério

nanito
23/11/2007, 15:07
E aí galera...

Tenho um Vitara 97/98 5P com calço 2".
Quando comprei os amortecedores traseiros estavam estourados. Troquei pelos de kadet GSI e achei fracos. Ele realmente rebola de traseira. Me indicaram os de omega perua que são robustos, e para os dianteiros os de Chevete. Alguem tem alguma informação sobre os dianteiros???? Pô, misturar chevete no meu Vitara!!!

Abraços,
Rogério
Revivendo o tópico, só pra deixar a minha opinião para o caso de futuros suzukeiros consultarem o tópico antes de adquirir uma viatura.

Meu vitara tem 1" na frente e descobri recentemente que ele tem 1,5" na traseira. Amortecedores e molas originais e nunca senti nenhuma rebolada na estrada. Somente quando transponho obstáculos na trilha que ele dá uma balançada na traseira. Balançada muito boa por sinal, coisa que só jipes proporcionam, hehehe.

[]´s

vid@_m@ns@
25/11/2007, 10:15
Fala Eduardo e Galera!

Eu queria aproveitar o assunto e verificar mais um “tema” do Vitara.

Além da rebolada básica em buracos, vocês notam uma certa instabilidade do veículo acima de 100Km/h?
Já me falaram que pode ser pelo fato de ser alto e etc, mas eu já tive um bandeirante e nunca notei esse “fenômeno”.

Na Castelo Branco (que é um tapete) eu faço o teste e parece que as rodas estão meio “soltas”. Se estou em linha reta e viro um pouco mais pra esquerda (alguns míseros graus) ele muda bruscamente de direção e vice versa (direita).

Isso causa instabilidade nas mudanças de faixa pois em qualquer depressão o carro altera bem a direção e tenho que ficar corrigindo “no braço”.

Pergunta: O Vitara tem essa instabilidade a altas velocidades?

Eu sei que é uma pergunta complexa, mas eu não considero isso NORMAL, mesmo em se tratando de um veículo alto.

Agradeço a força,
Paulo

Fala Paulo,

Tambem notei essa "rebolada", pensei que fosse amortecedores, mas antes de sair trocando as peças vou examinar mais minuciosamente. Quanto a instabilidade, eu acho que é tipico dos carros com eixos curtos, eles ficam meio "nervosos". Gosto de mountaim bike e tenho duas bicicletas, uma tem 1 pologada a menos que a outra, e sinto a diferença. A curta é mais ágil mas a bike maior me passa mais segurança, acho que é isso. Quanto a instabilidade nas retas, tem que se observar a altura do carro e o tamanho e o tipo dos pneus, pois pode ocorrer que a velocidade final pode ser maior que apresenta no velocimetro. Lembre-se que estes carrinhos são feitos para rodar off-road. Outra coisa, vc manda ver alinhamento, cambagem, as buchas e as folgas dos terminais de direção.

Um abraço!!!:concordo:

Pedro Varela
26/11/2007, 18:15
Pessoal,
todos os problemas de instabilidade, tanto na dianteira quanto na traseira, tem a ver com a suspensão e pneus.

Para as saidas de traseira, o problema é o conjunto mola e amortecedor. JA passei por 2 Vitaras, um 3D e um 5D. No 3D o melhor conjunto foi amortecedores de Kadett e molas de Chevette. Diminuiram consideravelmente as saidas de traseira em costeletas e reboladas. NÃo vou dizer que terminou com elas porque vendi o carro pouco tempo depois para pegar um 5D.
No 5D, atualmente uso os amortecedores de Omega Suprema com molas de Opala 6CC. O carro é sentado no chão nas estradas de terra. Simplesmente não rebola nada.
Para os Vitaras originais, recomendo os amortecedores pressurizados traseiros da Caravan 6cc. Testei no meu e ficou muito bom, melhor que os de Omega Suprema, mas são mais curtos, e para carros levantados não da.

Na dianteira, o problema principalmente em estradas é devido aos angulos de Caster e Camber. Infelizmente não temos como regular isso devidamente. Em breve estarei fazendo alguns testes com substituição da balança dianteira por uma com muito mais Caster e Camber, deixando estes angulos parecidos com os de carros convencionais.

Aguardem!

E quanto aos Pneus, tem uns que deixam o Vitara muito instavel mesmo. Talvez por serem projetados para camionetes mais pesadas, com borracha mais dura. Por exemplo em usava um, firestone Firehawk ATX 235/75 R15, ele tem um desenho AT. Coloquei entào uns GG 30"x9,5 e o carro mudou muito no comportamento tanto no asfalto como na terra. Antes eu usava em média 20 libras na terra, e na cidade 23 a 25 no maximo. Agora com os GG, uso 28 em todas as cituaçòes, aliado a suspensão nova, fica show em qualquer terreno.

[]s


O meu tambem tinha esse problema de rebolar, estava com os pneus deformados, troquei e resolveu 80%, depois verifique os rolamentos traseiros, estavam desgastados e com folga nas rodas, troquei e parou de rebolar totalmente.

Espero que tenha ajudado. ok

josuenog
04/12/2007, 00:26
Eduardo. Tenho um Vitara 1995 e quando comprei ele senti que ele era sambista rebolava. Troquei os amortecedores por novos, e continua rebolando Acho que isto eh normal .

Btpita
06/12/2007, 00:30
Tenho um vitara 95 e notei tambem esta tal requebrada, inclusive recentemente sofri um acidente o qual pelo que entendi, depois de ler este tópico, foi provocado pela falta de aderencia das rodas dianteiras que acima de 100km/h (se tratando de um carro com tração trazeira) "fica praicamente suspensa". No caso do meu acidente estava a mais ou e menos 110km/h e a frente do carra Kick (pulou) ao passor por uma interferencia em uma curva, assustei e perdi a direção (coisa de principiante acustumado com carros esportivos). Aos marinheiros de primeira viagem como eu cuidado com as velocidades acima de 100km/h.

Duvida: depois da batida na mureta tive que fazer alinhamento técnico da suspensão e notei que dependendo da curva os pneus cantão isto é normal? (os peneus estão bem desgastados e inrregulares).

Zé Novais
06/12/2007, 08:15
Tenho um vitara 95 e notei tambem esta tal requebrada, inclusive recentemente sofri um acidente o qual pelo que entendi, depois de ler este tópico, foi provocado pela falta de aderencia das rodas dianteiras que acima de 100km/h (se tratando de um carro com tração trazeira) "fica praicamente suspensa". No caso do meu acidente estava a mais ou e menos 110km/h e a frente do carra Kick (pulou) ao passor por uma interferencia em uma curva, assustei e perdi a direção (coisa de principiante acustumado com carros esportivos). Aos marinheiros de primeira viagem como eu cuidado com as velocidades acima de 100km/h.

Duvida: depois da batida na mureta tive que fazer alinhamento técnico da suspensão e notei que dependendo da curva os pneus cantão isto é normal? (os peneus estão bem desgastados e inrregulares).

Por isso q a imagem de seu "avatar" é um carrinho batido? É seu carro? Coloca a foto.

Alfredo Stavale
06/12/2007, 14:02
é galera, achar essas soluções parece parto de gemeos siameses!

eu tenho um jimny com 80mil km e o carro rebola a toa! engraçado que nas curvas eu acelero bastante e o carro nao sai, mas se tiver essas ondulações que o amigo falou é certo eu virar "passageiro" se chuver então é melhor ejetar do carro.
como peguei o carro com 78mil não sei se o sujeito trocou as molas e amortecedores ou se é isso mesmo. 3 mecanicos especializados em 4x4 me disseram que está tudo normal. que os amortecedores e molas estão direitinhos.


rolamento do munhão(shiimny), direção desalinhada e pneus gastos podem ser a causa? é isso os problemas do meu carro que estou providenciando.

abraços!

Btpita
07/12/2007, 13:54
Zé Novas,
A foto do "'avatar" e do meu Vitarinha infelizmente, mas já estou providenciando a devida recuperação.

Ainda não sei insserir imagens no tópico, tão logo vou aprender e dai posto as fotos.

Fred Bailune
07/12/2007, 16:34
Fala Pessoal,

Eu ja tive 2 vitaras 3p (um 97 e outro 98) e ambos faziam isso, olha que o 98 tinha 15 mil rodados na epoca, acho que é do carro mesmo, mas nao era nada que me fizesse perder o controle do carro, pelo contrario eles ate que eram bem estaveis.

Faz parte cada carro com sua peculiaridade ... hahahhah

Abs

nanito
07/12/2007, 16:41
pois é, eu ainda não to entendendo a finalidade desse tópico!!

Eu não sinto essa instabilidade toda que vcs falam no meu vitara. Ando na estrada numa média de 80~100km/h.

Será que sou um proprietário premiado?! hehehe!

[]´s sem rebolar, pq meu vitara não é pagodeiro

seko
07/12/2007, 18:15
o meu tb rebolava tem colocar uns amortecedores bons na traz e ver todos as pivos da frente se nao estao com foga

gu1lherme
17/01/2008, 11:06
Galera...

Não sei se é o caso... mas no meu o problema é que o pneu é mais largo que a roda (muito mais q o normal).. portanto o próprio pneu "rebola" na roda... isso acontece em curvas, quando o carro "joga" a traseira pela força da inércia/gravidade...
Em breve vou trocar meus Pneus e colocar uns mais finos... aviso ai sobre o resuldado da coisa!

nanito
17/01/2008, 11:30
Galera...

Não sei se é o caso... mas no meu o problema é que o pneu é mais largo que a roda (muito mais q o normal).. portanto o próprio pneu "rebola" na roda... isso acontece em curvas, quando o carro "joga" a traseira pela força da inércia/gravidade...
Em breve vou trocar meus Pneus e colocar uns mais finos... aviso ai sobre o resuldado da coisa!
Tem vezes que o pneu recapado contribui pra isso.

[]´s

renanayres
21/02/2008, 22:02
Olá amigo, sai de carros tipo Tempra Turbo, rodas 17, depois Marea Turbo tbm com roda 17, rebaixados, quando peguei meu primeiro 4x4 foi um GV/01, gas, aut, tomava susto toda hora, agora troquei por um Tracker/03 TB/Diesel pq AGORA me relaciono muito bem com este veículo, mas como disse nosso outro amigo EduPuga, este carro é pra desacelerar e curtir a paisagem (ótima definição), é só curtição. Abraço a todos.

Gabriel P.
23/02/2008, 19:18
como varios amigos aqui do forum ja comentaram, amortecedores e molas mais fortes reduzem muito essa rebolada que a trazeira dá, talvez em contrapartida a trazeira do carro fique pulando um pouco se exagerarem na dureza do conjunto (aconteceu com a minha falecida S10), mas eu prefiro a trazeira pulando do que bamba. ela pulando um saco de areia resolve :p

sobre as rodas dianteiras "soltas" eu não acho normal em carros com tração trazeira e motor dianteiro não. mas eu nunca dirigi jipes como o vitara, talvez esteja falando besteira.

não entendo muito de mecanica, mas recomendo que deem uma olhada na caixa de direção e no sistema da direção hidraulica(progressiva?), se tudo tiver 100% inclusive na suspenção, tentem reduzir a cambagem (colocar mais negativa ainda, ela ja vem negativa de fabrica em quase todo carro) é batata pra aumentar a estabilidade dianteira em curvas

http://www.rcmasters.com.br/index.php?name=News&file=print&sid=10

pode ser uma caracteristica do vitara, mas não custa da uma pesquisada sobre o assunto. espero que o link ajude em algo, boa sorte.

Pablo Toledo
23/02/2008, 21:24
Como costumam dizer, deixa eu dar meus dois centavos de opinião.

Sou da opinião de que o que faz o Vitara ter esse jogo na traseira é, via de regra, o uso de calço na suspensão sem que seja feita a adaptação do novo pivo central.

Isso causa aumento do jogo lateral do eixo, levando a traseira ficar mais boba. Esse efeito é potencializado pela falta de amortecedores mais duros e molas maiores requeridos pelo aumento da suspensão.

No meu Vitara, que tem calço tanto na suspensão quanto na carroceria, tratei de adaptar o pivô central da D-20 e utilizar amortecedor à gás do Ômega Suprema. Isso deixou a traseira bem firme, sem o tal jogo que tantos reclamam.

[]s

gu1lherme
17/03/2008, 12:13
Bom... postando meu resultado após a troca dos pneus... melhorou 30%... estava com pneus 31x11,5 (a roda é 8" ou 7"), se não me engano... são as originais de liga leve da suziki... portanto o pneu era bastante largo e dava um certo jogo...
isso resolveu 30% da instabilidade... os outros 70%, eu tirei com a folga que tinha no rolamento dianteiro... portanto, cuidado! verifiquem seus rolamentos dianteiros... o problema pode estar neles!
Abraços...

Valdão
25/11/2008, 22:24
Olá Pablo,

Como fez esta adaptação do pivô? Não tem fotos pra gente ver?

eduardovitara
01/12/2008, 20:29
O meu vitara 95, também fazia isso, após a instalação das molas do gol na taseira (ficou um pouco mais alto) deu uma melhorada. Mas sair de um carro rebaixado pra um Jeepinho realmente da uma diferença.

Abraço.

Pablo Toledo
02/12/2008, 01:18
Olá Pablo,

Como fez esta adaptação do pivô? Não tem fotos pra gente ver?


Olá Valdão!

Desculpe a demora, mas só vi sua mensagem hoje.

Segue em anexo três fotos e um esquema/rascunho da adaptação do pivô da D20 na balança traseira do Vitara.

[]s

tstapazzoli
24/02/2009, 18:25
Fala Eduardo e Galera!

Eu queria aproveitar o assunto e verificar mais um “tema” do Vitara.

Além da rebolada básica em buracos, vocês notam uma certa instabilidade do veículo acima de 100Km/h?
Já me falaram que pode ser pelo fato de ser alto e etc, mas eu já tive um bandeirante e nunca notei esse “fenômeno”.

Na Castelo Branco (que é um tapete) eu faço o teste e parece que as rodas estão meio “soltas”. Se estou em linha reta e viro um pouco mais pra esquerda (alguns míseros graus) ele muda bruscamente de direção e vice versa (direita).

Isso causa instabilidade nas mudanças de faixa pois em qualquer depressão o carro altera bem a direção e tenho que ficar corrigindo “no braço”.

Pergunta: O Vitara tem essa instabilidade a altas velocidades?

Eu sei que é uma pergunta complexa, mas eu não considero isso NORMAL, mesmo em se tratando de um veículo alto.

Agradeço a força,
Paulo


x2, isso resume meu problema, alguém encontrou a solução?

Abraços,

Thiago

mducatti
18/05/2012, 09:18
Pessoal, to com dúvida relacionada. Atualmente meu carro está todo originail, apenas a roda que eu aumentei roda 235 75R15.

Estou levantando 2" na suspensão e estou nas dúvida dos amortecedores.

Monza e kadett falam que é muito ruim e perigoso pra quem pega estrada, agora omega suprema tem muita estabilidade mas não tem conforto. Tem algum meio termo ?
Estou colocando calço nas molas, preciso trocar as molas pelo do chevette ? Fica mais estável ?

Evandro Coev
19/05/2012, 00:17
Pessoal, minha Vitara está com calços de 2 polegadas na suspensão e mais 2 polegadas na carroceria (feitos na Alternativa 4x4). Amotecedores de Omega Suprema turbo gás (RC4x4) e pneus Genius 30x9,5. Não é um carro firme, principalmente em velocidades mais altas e mudando de faixa na estrada. Chega a ser perigoso.
Bom, estou trocando os pneus por MTR 31x10,5 da Goodyear (sem recape) e trocando as buchas de borracha dos braços tensores por buchas de PU, feitas sob medida. Tão logo esteja pronto, posto aqui o resultado.
Uma curiosidade é que quando comprei a Vitara, usava pneus originais e não tinha calços e apresentava a mesma instalabilidade acima de 90 km/h em mudança de faixa na estrada.
A propósito, alguém se interessa pelos pneus do Geninho (Genius 30x9,5)? Estão mto bons. Alguem aí sabe qto estão estes pneus?
Valeu
Evandro

kylletus
15/07/2019, 22:25
Olá amigo, só pra retornar o tópico, como ficou a questão da falta de instabilidade do vitara, alguém já conseguiu resolver o problema ? Seria bem legal se este problema fosse solucionado, tenho um vitara side e ele tem mesmo este problema já troquei a suspensão só falta aquela parte do centro que fica em cima do diferencial aí não tem mais nada pra fazer, quando eu fizer posto o resultado aqui ok

Watherbox
17/11/2020, 09:22
574914

Tenho uma GV 2015 /16 único dono.
É minha 4ª GV.
Estou com o mesmo problema.
Acho que começou depois que troquei os pneus da dianteira para a traseira.
Na próxima troca de pneus vou verificar se vai parar.