Ver Versão Completa : Ser ou não ser (dono de um Niva)? Eis a questão!
cibonato
05/04/2008, 20:02
E aí gente, tudo belê? Antes de mais nada, faço uma breve apresentação!!!
Sou o Miguel Orlando, 27 anos, brasileiro natural de Belo Horizonte, mas morando em Montevidéu, Uruguai, desde fevereiro de 2002. Sou Administrador de Sistemas e estudante de Ciência da Computação (ambas atividades desenvolvidas na Universidad de la República). 8)8)
Acho que o título do tópico deixa claro a razão pela qual peço a ajuda de vocês. Me registrei no forum há uns dias e estive "só na escuta", além também de estar "só na leitura", hehe. Deu para ver que a galera ajuda mesmo. :palmas::palmas:
Mas então, vamos ao que interessa... estou juntando grana para comprar um carro e, cá entre nós, esse Lada Niva é chic demais!!! Os primeiros que vi foram aqueles importados na era Collor e realmente fiquei de boca-aberta com este veículo.
Mas para que necessito um carro?! Tenho 2 trabalhos e aula na faculdade também, aí vocês já firam como é... 2 horas de buzão todo o dia, as vezes são 2 horas e meia. Isso tudo de segunda a sexta.
Além do mais, tem que considerar aquelas "viagenzinhas" nas férias. E os roteiros são do tipo Montevidéu-Ushuaia, Montevidéu-Belo Horizonte, Montevidéu-Santiago do Chile e por aí vai. Fácil fácil são uns 3000km para cada trecho.
Bom, vou ficando por aqui... tenho várias dúvidas e vou deixar para ir colocando-as aqui no tópico segundo ele se desenvolva. Essas perguntas são aquelas típicas que você faz quando vai comprar um carro... É caro dar manutenção? Custa caro manter o carro? Tem bom custo/benefício?
Então é isso... só de terem lido até aqui o tópico já motivo mais que suficiente para agradecer-lhes!!!
Um abração e muito obrigado!!!
alexvale2001
05/04/2008, 21:17
Cê tá longe heim fi???
Na minha opiniao pra rodar uma distancia dessa direto comprava um mais confortavel.
Agora eh o seguinte se ta afim de fazer trilha com ele pode ter certeza que nao decepciona.
Dá uma olhada nesse link:
http://www.youtube.com/watch?v=73PBBopzloc
Em 29/03 fizemos uma trilha pelas redondezas de BH e fiquei conhecendo o Xuxa. O piloto desse niva. Ta certo que o cara eh doidimaisdaconta! Mas onde vi esse niva passando oce num acredita. Num fico devendo em nada pra outras viaturas que estavam na trilha quebradeira (formiguinha).
Só um detalhe: Minha viatura eh um CJ!
inte...
BACALHAU
05/04/2008, 22:35
Miguel, seja benvindo ao "nosso" tópico.
Eu já achava que esse pessoal que "mexe" com computador tudo doido e agora vendo você querendo ter um NIVA... Tenho certeza! :mrgreen:
Então junte-se ao resto da turma. Nós: os doidos, os loucos, os apaixonados por NIVA.
No início, é normal termos dúvidas a respeito. Comigo também aconteceu assim. Mas, depois que passei a fazer parte deste Fórum, comecei a ler os tópicos e a interagir com o pessoal... FIQUEI COM MAIS DÚVIDAS AINDA. :mrgreen:
Agora, se você tiver um "tempinho" livre, vale a pena dar um lidas nos tópicos anteriores, mesmo aqueles mais antigos. Vá passando as páginas e entre naqueles que lhe chamarem a atenção ou nos que têm algo a ver com suas dúvidas. Muita coisa já foi "falada", mas, além disso, (embora não seja porta voz da turma) não tenha dúvidas de que pode contar com essa maravilhosa turma de "doidos" sempre dispostos a ajudar (nem que seja a aumentar suas dúvidas).:mrgreen:
Zabumbas de boas vindas
Miguel, seja benvindo ao "nosso" tópico.
Eu já achava que esse pessoal que "mexe" com computador tudo doido e agora vendo você querendo ter um NIVA... Tenho certeza! :mrgreen:
Então junte-se ao resto da turma. Nós: os doidos, os loucos, os apaixonados por NIVA.
No início, é normal termos dúvidas a respeito. Comigo também aconteceu assim. Mas, depois que passei a fazer parte deste Fórum, comecei a ler os tópicos e a interagir com o pessoal... FIQUEI COM MAIS DÚVIDAS AINDA. :mrgreen:
Agora, se você tiver um "tempinho" livre, vale a pena dar um lidas nos tópicos anteriores, mesmo aqueles mais antigos. Vá passando as páginas e entre naqueles que lhe chamarem a atenção ou nos que têm algo a ver com suas dúvidas. Muita coisa já foi "falada", mas, além disso, (embora não seja porta voz da turma) não tenha dúvidas de que pode contar com essa maravilhosa turma de "doidos" sempre dispostos a ajudar (nem que seja a aumentar suas dúvidas).:mrgreen:
Zabumbas de boas vindas
OLá, Miguel, seja bem vindo!
Concordo com o Bacalhau no que diz respeito a uma pesquisa pelos tópicos do fórum, isto irá ajudá-lo a formar uma opinião. Entretanto, já posso adiantar algumas coisas:
Os Nivas que você viu à época do Collor nada têm a ver com os que estão no mercado hoje em dia, 18 anos e muuuuuitas estradas já passaram, hoje os Nivas estão rodados e muitos deles, além de usados, foram abusados. Portanto, achar um bom Niva é tarefa difícil e requer boa dose de paciência.
Tendo em vista a utilização que você pretende dar a ele, convém pensar em um veículo movido a diesel, talvez uma picape. Já que está pensando em um carro de mais de 15 anos, pense na possibilidade de comprar uma picape de 15 anos. Picapes são robustas, feitas para durar muito, a idade tem peso relativo.
Caso você realmente queira um Niva, tenha em mente que, de modo geral, ele tem um consumo relativamente alto (ca. de 9 a 10 Km/l em estradas planas, a 90-100 Km/h) e uma velocidade de cruzeiro baixa (ca. de 100 Km/h), o que irá tornar as viagens longas algo cansativas. Isto não quer dizer que não seja possível fazer estas viagens, eu mesmo viajo bastante com meu Niva, e viajava também com os meus Nivas mais antigos, que eram bastante originais, portanto lentos (os dois últimos tiveram melhorias no motor que lhes deram melhor desempenho nas estradas, tornando as viagens longas menos cansativas), mas é preciso levar em conta que elas serão mais demoradas. Também não sei como é a manutenção dos Nivas no Uruguai, é importante que você se informe a respeito.
Por enquanto, é isso, fique à vontade para perguntar o que quiser a respeito do russinho!
[ ]s
cibonato
07/04/2008, 17:09
Buenas!!!
Muito obrigado mesmo a todo mundo que deu uma olhadinha neste tópico.
Não quis enxê-lo de perguntas porque já vi muita coisa dita em outros tópicos, então seria aquele famoso "chover no molhado".
Mas então, só fiquei uma dúvida... é tão barulhento realmente o Niva? Estive conversando com um pessoal aqui em Montevidéu sobre isso e me disseram o barulho começa a incomodar se você está com o motor a 3000RPM e dirigindo a uns 110 - 120km/h. No mais seria um barulho normal.
O que vocês acham?!
Até!!!
PD.1: encontrei 3 propietários de Niva no meu trabalho e já conversei com 1 deles. 8) 8)
PD.2: durante muito tempo meus pais tiveram uma Brasilia e aquilo sim era barulhento. Só para ter uma idéia, no dia que trocamos de carro, a vizinha do lado veio comentar que chegou tarde no trabalho porque não acordou na hora certa. E sabem porque?! Porque a Brasilia era seu despertador. Cada acelerada que minha mãe dava para esquentar o montor era cruel.
Olá camarada, seja bem vindo :!:
Na minha opinião, para o uso que pretende, o Niva não é o veículo ideal... a menos que ache um com motor diesel (mosca branca de olhos azuis :smile:) e em excelente estado (mosca branca de olhos azuis e com ascendencia familiar dos czares russos :grin:)...
Um bom Niva a gasolina, reguladinho, faz na média, entre 8 e 10 km/l... faça as contas de quanto vai custar suas viagens... e além disso, as importantes manutenções periódicas mais do que necessárias... a menos que "din-din" não seja problema pra vc :mrgreen:, eu pensaria na dica do Gil... uma boa pick-up diesel usada...
Boa sorte :concordo:
BACALHAU
07/04/2008, 20:07
Um bom Niva a gasolina, reguladinho, faz na média, entre 8 e 10 km/l... faça as contas de quanto vai custar suas viagens... e além disso, as importantes manutenções periódicas mais do que necessárias... a menos que "din-din" não seja problema pra vc :mrgreen:, eu pensaria na dica do Gil... uma boa pick-up diesel usada...
Boa sorte :concordo:
Quanto custa um litro de gasosa no Uruguai?
Quanto custa um litro de gasosa no Uruguai?
:pensativo: Boa pergunta, mas considerando que mesmo ele enchendo o tanque lá... até chegar em "Belzonte" por exemplo, já vai mais uns 4 ou 5 tanques (por baixo) :roll:
[]:wink:
PS: E Cibonato, mais uma vez, bem vindo "ao Fórum" pq o tópico é seu :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
cibonato
07/04/2008, 23:54
Prezados BACALHAU e Soldier, como dizía aquele músico brasileiro... Letra A, vamos começar!!!
Aqui no Uruguai é o seguinte... algumas áreas da indústrica e comércio são monopólios do governo da república; e uma delas são os combustíveis. Existe em Montevidéu uma refinaría da ANCAP (empresa do estado responsável pelo álcool e derivados) e o país compra petróleo crú para refinar nesta refinaría. Já dá para ver que o preço do litro da gasosa não será muito barato.
Outro fator importantíssimo é que o petróleo comprado pelo Uruguai é taxado segundo o West Texas Intermediate. Isso mesmo, o petróleo dos EUA (que hoje está custando US$ 106,00 o barril). :putz:
Moral da história... gasosa aqui é R$ 3,20 o litro (a comúm).
Outra opção seria o diesel, só que já não é opção nenhuma porque antes todo mundo tinha carro a diesel (é extranho ver Palio, Corsa, Uno, etc a diesel), aí o governo começou a equiparar o preço e hoje o diesel está custando uns R$ 3,10 o litro. :cry:
Então, resumindo... quem tem carro aqui já sabe que vai rolar aquela furada de olho. Eu até poderia comprar um Niva a diesel, mas como vou ficar mais tempo rodando com ele no Uruguai mesmo, não é muito vantajoso. Bom, neste caso o Niva ia ser 0km.
Claro que estou fazendo contas para ver se realmente posso me dar o luxo de ter um Niva (carro no Uruguai é luxo, seja qual for), e segundo as contas que fiz, vou rodar entre 20 e 30km por dia. Trajeto básico casa-trabalho-faculdade. Feriado prolongado a idéia é viajar por aqui mesmo, percorrendo 200km em qualquer direção já dá para fazer um passeio bacana.
Bom, é isso aí. Acho que deu para entender o que estou tentando explicar.
Vou ficando por aqui!!!
Abração galera!!! :cool::cool:
Prezados BACALHAU e Soldier, como dizía aquele músico brasileiro... Letra A, vamos começar!!!
Aqui no Uruguai é o seguinte... algumas áreas da indústrica e comércio são monopólios do governo da república; e uma delas são os combustíveis. Existe em Montevidéu uma refinaría da ANCAP (empresa do estado responsável pelo álcool e derivados) e o país compra petróleo crú para refinar nesta refinaría. Já dá para ver que o preço do litro da gasosa não será muito barato.
Outro fator importantíssimo é que o petróleo comprado pelo Uruguai é taxado segundo o West Texas Intermediate. Isso mesmo, o petróleo dos EUA (que hoje está custando US$ 106,00 o barril). :putz:
Moral da história... gasosa aqui é R$ 3,20 o litro (a comúm).
Outra opção seria o diesel, só que já não é opção nenhuma porque antes todo mundo tinha carro a diesel (é extranho ver Palio, Corsa, Uno, etc a diesel), aí o governo começou a equiparar o preço e hoje o diesel está custando uns R$ 3,10 o litro. :cry:
Então, resumindo... quem tem carro aqui já sabe que vai rolar aquela furada de olho. Eu até poderia comprar um Niva a diesel, mas como vou ficar mais tempo rodando com ele no Uruguai mesmo, não é muito vantajoso. Bom, neste caso o Niva ia ser 0km.
Claro que estou fazendo contas para ver se realmente posso me dar o luxo de ter um Niva (carro no Uruguai é luxo, seja qual for), e segundo as contas que fiz, vou rodar entre 20 e 30km por dia. Trajeto básico casa-trabalho-faculdade. Feriado prolongado a idéia é viajar por aqui mesmo, percorrendo 200km em qualquer direção já dá para fazer um passeio bacana.
Bom, é isso aí. Acho que deu para entender o que estou tentando explicar.
Vou ficando por aqui!!!
Abração galera!!! :cool::cool:
Deve-se, entretanto, levar em conta que, mesmo sendo o preço do diesel próximo ao da gasolina, o consumo de um motor diesel é menor do que um a gasolina. no caos do Niva, podemos considerar, em um trecho misto ciade-estrada, um consumo de gasolina da ordem de 8 Km/l, contra um consumo de cerca de 10 Km/l de uma picape diesel (ao menos a L200 tem este consumo...). No final do mês, a diferença aparece!
cibonato
08/04/2008, 00:28
Deve-se, entretanto, levar em conta que, mesmo sendo o preço do diesel próximo ao da gasolina, o consumo de um motor diesel é menor do que um a gasolina. no caos do Niva, podemos considerar, em um trecho misto ciade-estrada, um consumo de gasolina da ordem de 8 Km/l, contra um consumo de cerca de 10 Km/l de uma picape diesel (ao menos a L200 tem este consumo...). No final do mês, a diferença aparece!
Hmmmmm... "esa no la tenía"!!! Pera aí então, deixa eu pensar de novo... :pensativo:
Outra coisa que escutei foi o seguinte, a Peugeot equipou uns Nivas com motor diesel 1.9. Inclusive os Nivas 0km que há aqui são com este motor. Por curiosidade, eu liguei para um loja e me disseram que esse motor rendia 20km/l sem o 4x4 ligado, e 14km/l com o 4x4 funcionando.
Não dei muita atenção no momento (faz uns 2 meses isso), então depois que pesquisei mais sobre o Niva é que vi que esse modelo deve ser alguma adaptação existente. Esse modelo com motor Peugeot tem injeção eletrônica.
É isso aí!!!
Até.
... no caos do Niva...
Ô Gil, não avacalha! :D
Falando sério, não foi do UY que veio o Bognor Diva? Acho que o Cibonato pode estar em vantagem aí...
Valdomiro
cibonato
08/04/2008, 07:21
Ô Gil, não avacalha! :D
Falando sério, não foi do UY que veio o Bognor Diva? Acho que o Cibonato pode estar em vantagem aí...
Valdomiro
Foi daqui mesmo... fiquei sabendo a pouco tempo que existe a Bognor (e que há representação no Brasil, ou seria melhor dizer que existe uma filial???).
Sei que no Uruguai há Niva 0km com motor Peugeot 1.9D. Foi procurar alguma concessionário para ver como é isso.
Até!!! :cool:
Foi daqui mesmo... fiquei sabendo a pouco tempo que existe a Bognor (e que há representação no Brasil, ou seria melhor dizer que existe uma filial???).
Mas a Bognor ainda existe :?: Não tinha falido :?: No Brasil não se tem notícia dela não :discordo: nem filial.
Sei que no Uruguai há Niva 0km com motor Peugeot 1.9D. Foi procurar alguma concessionário para ver como é isso.
Traz essa notícia pra gente, este é o sonho de um monte de Niveiros no Brasil:mrgreen:
[]s :concordo:
Prieto 4x4
08/04/2008, 08:42
Pessoal, bom dia.
Só uma pergunta: Um Niva 0Km com motor diesel, não teria um preço muito próximo a uma Land ou a um Troller?
Abraços
Cesar
cibonato
08/04/2008, 10:06
Soldier:
Qualquer coisas que eu falar sobre a Bognor vai ser mentira porque eu não conheço ela. Sei que existe esta web aqui: http://www.bognor.com.uy/ e parece que ainda funciona a fábrica.
Acabei de olhar a página e eles ainda promocionam o Niva. Talvez estão trabalhando só por aqui mesmo.
Prieto 4x4:
Cara, aí você me pegou... preço de um 0km não cheguei a olhar, mas sei que um Niva de 2006 com esse motor a diesel da Peugeot e uns 90000km rodado está custando uns US$ 9500,00.
Já o preço de um Troller realmente não sei, mas já que você fez o comentário, vou procurar me informar (provavelmente por curiosidade mesmo).
O que há disponível no mercado é Niva modelo 2000, por exemplo.
Abraço!!!
Soldier:
Qualquer coisas que eu falar sobre a Bognor vai ser mentira porque eu não conheço ela. Sei que existe esta web aqui: http://www.bognor.com.uy/ e parece que ainda funciona a fábrica.
Acabei de olhar a página e eles ainda promocionam o Niva. Talvez estão trabalhando só por aqui mesmo.
Vou olhar o site, valeu :concordo:
Prieto 4x4:
Cara, aí você me pegou... preço de um 0km não cheguei a olhar, mas sei que um Niva de 2006 com esse motor a diesel da Peugeot e uns 90000km rodado está custando uns US$ 9500,00.
(...)
O que há disponível no mercado é Niva modelo 2000, por exemplo.
Abraço!!!
Um Niva diesel 2006 a US$9500 :shock: (coisa de R$16.500 hoje :shock:)... um ano 2000 estaria quanto... uns R$10.000 :?:
Assim o povo se anima... no Brasil, um Niva 91 em bom estado, está na faixa dos R$12 até R15.000.
Alguém sabe como é a burocracia para legalizar um carro usado de um país pra outro no mercosul :?:
Miguel, desculpe se estamos desvirtuando seu tópico, mas o assunto é muito interessante pra nós... apesar da pouca distância, não temos (pelo menos eu) muita informação a respeito...
Abraço :concordo:
cibonato
08/04/2008, 11:13
Vou olhar o site, valeu :concordo:
Um Niva diesel 2006 a US$9500 :shock: (coisa de R$16.500 hoje :shock:)... um ano 2000 estaria quanto... uns R$10.000 :?:
Assim o povo se anima... no Brasil, um Niva 91 em bom estado, está na faixa dos R$12 até R15.000.
Alguém sabe como é a burocracia para legalizar um carro usado de um país pra outro no mercosul :?:
Miguel, desculpe se estamos desvirtuando seu tópico, mas o assunto é muito interessante pra nós... apesar da pouca distância, não temos (pelo menos eu) muita informação a respeito...
Abraço :concordo:
Opa!!! Eu não sei de nada... se a Receita Federal for atrás de vocês eu não existo!!! :grin:8-):twisted::dance:
Mas então, vamos falar sério... olha só, esses exemplos que eu dei são fatos da vida real, hehe. Dá para ver que nos dois casos eram veículos usados e o negócio era direto com o propietário. Na verdade isso não importa muito, só quero deixar claro que é "notícia atual", ou seja, não é anúncio que vi num jornal há 2 anos atrás.
Vejam outro exemplo:
http://www.observaautos.com.uy/pagina.php?id=Ficha&nro=19107
Neste caso é um modelo a gasolina (nafta = gasolina), mas de qualquer forma se trata de um modelo de 2007 e que custa US$ 9800.00.
Mas já que a discussão agora inclui modelos mais novos. Vale a pena considerar estes modelos que têm motor Peugeot? Conversei com um rapaz no trabalho que tem um Niva e ele me disse que eu tinha que comprar um que fosse o mais "original" possível. Como vantagem, ele me apresentou o fato de que a transmissão do modelo original é a "correta" para o Niva. Segundo ele, os modelos "adaptados" costumam apresentar problemas neste quesito.
Pode ser que estou falando bobagem, não conheço tanto sobre o Niva, mas de qualquer forma deixo no tópico a pergunta.
Abraços!!!
Prieto 4x4
08/04/2008, 11:15
Vou olhar o site, valeu :concordo:
Um Niva diesel 2006 a US$9500 :shock: (coisa de R$16.500 hoje :shock:)... um ano 2000 estaria quanto... uns R$10.000 :?:
Assim o povo se anima... no Brasil, um Niva 91 em bom estado, está na faixa dos R$12 até R15.000.
Alguém sabe como é a burocracia para legalizar um carro usado de um país pra outro no mercosul :?:
Miguel, desculpe se estamos desvirtuando seu tópico, mas o assunto é muito interessante pra nós... apesar da pouca distância, não temos (pelo menos eu) muita informação a respeito...
Abraço :concordo:
Soldier
Não entendo nada desta questão, mas estas diferenças de preço não decorrem das questões tributárias?
Sabemos que no Brasil os impostos aplicados sobre carros ( e infelizmente não somente sobre eles ) são extremamente absurdos.
Acredito que as tarifas alfandegárias devem inviabilizar a compra de um veículo no Uruguai para traze-lo ao Brasil.
Além das questões legais quanto a emissão de poluentes. Sei que lá é permitido motor diesel até em carro de passeio.
abs
Cesar ( Niveiro ainda )
baseggiov
08/04/2008, 11:42
Opa!!! Eu não sei de nada... se a Receita Federal for atrás de vocês eu não existo!!! :grin:8-):twisted::dance:
Mas então, vamos falar sério... olha só, esses exemplos que eu dei são fatos da vida real, hehe. Dá para ver que nos dois casos eram veículos usados e o negócio era direto com o propietário. Na verdade isso não importa muito, só quero deixar claro que é "notícia atual", ou seja, não é anúncio que vi num jornal há 2 anos atrás.
Vejam outro exemplo:
http://www.observaautos.com.uy/pagina.php?id=Ficha&nro=19107
Neste caso é um modelo a gasolina (nafta = gasolina), mas de qualquer forma se trata de um modelo de 2007 e que custa US$ 9800.00.
Mas já que a discussão agora inclui modelos mais novos. Vale a pena considerar estes modelos que têm motor Peugeot? Conversei com um rapaz no trabalho que tem um Niva e ele me disse que eu tinha que comprar um que fosse o mais "original" possível. Como vantagem, ele me apresentou o fato de que a transmissão do modelo original é a "correta" para o Niva. Segundo ele, os modelos "adaptados" costumam apresentar problemas neste quesito.
Pode ser que estou falando bobagem, não conheço tanto sobre o Niva, mas de qualquer forma deixo no tópico a pergunta.
Abraços!!!
é proibido importar veículos usados.
Ô Gil, não avacalha! :D
Falando sério, não foi do UY que veio o Bognor Diva? Acho que o Cibonato pode estar em vantagem aí...
Valdomiro
Valdomiro, infelizmente, o Bognor Diva não existe, é uma utopia! :???: :-( Foram montadas apenas algumas poucas unidades, entre as quais as 3 que vieram ao Brasil, depois a fábrica fechou as portas! :parede: :parede: :cry: :cry: :cry: :cry:
é proibido importar veículos usados.
É mesmo :shock: :?:
E como os colecionadores fazem, por exemplo :?:
emtsuhako
08/04/2008, 20:21
é proibido importar veículos usados.
Tem certeza disso??? Conhelo algumas pessoas que importaram veículos usados sem problemas...
cibonato
10/04/2008, 00:03
Buenas!!!
Pois então... já vi que é possível transformar um Niva 4x4 num Niva 4x2, mas isto parece ser prejudicial para a mecânica do veículo. Por tanto, não quero arriscar caso tenha um Niva assim.
Por este motivo, apareceu a seguinte dúvida... se tenho um Niva 4x2, posso fazer com que seja 4x4? Pelo que entendi, esta adaptação torna possível a "conexão - desconexão" da tração nas 4 rodas. Se isto é assim, seria necessário apenas deixar o 4x4 sempre conectado?
E outra pergunta (de quem ainda não sabe de mecânica)... o que é um motor AP?
Até!!!
8-) 8-) 8-)
emtsuhako
10/04/2008, 07:48
Motor AP é fabricado pela VW... tem 1.5, 1.6, 1.8 e 2.0, gasolina ou álcool... ainda tem o 1.6 e 1.9 diesel... AP significa Alto Desempenho... existe também o AE, Alta Economia, que nada mais, nada menos é o CHT, da Ford... na época da Auto LatRina, VW e Ford compartilhavam motores... o meu ex-Gol 1000, por exemplo, mesmo após o fim da Auto Latina, ainda usava o AE...
Sobre Niva 4x2, eu recomendo que não compre... passe longe deles!
Flugêncio
10/04/2008, 07:49
Buenas!!!
Pois então... já vi que é possível transformar um Niva 4x4 num Niva 4x2, mas isto parece ser prejudicial para a mecânica do veículo. Por tanto, não quero arriscar caso tenha um Niva assim.
Por este motivo, apareceu a seguinte dúvida... se tenho um Niva 4x2, posso fazer com que seja 4x4? Pelo que entendi, esta adaptação torna possível a "conexão - desconexão" da tração nas 4 rodas. Se isto é assim, seria necessário apenas deixar o 4x4 sempre conectado?
E outra pergunta (de quem ainda não sabe de mecânica)... o que é um motor AP?
Até!!!
8-) 8-) 8-)
Cibonato,
Agora vai pegar fogo!!!
Pra mim é um "paradigma" com cara de verdadeiro "mito" essa história de que "Niva 4x2 não presta". Mas...as vezes o mercado define como regra.:parede:
Até porque, até hoje não existe parâmetros confiáveis, testes realizados ou outra coisa qualquer que não seja as seguintes expressões: "meu mecânico falou; houvi dizer; vai estragar; é pra ser integral; eu gosto original...". E muitos dos que afirmam categoricamente que não presta, nunca andou andou 1 metro em um Niva 4x2, possuem o Niva a pouco tempo, acompanham a onda e são discípulos.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Conheço quem tem um Niva 4x2 a 5 anos, em uso diário, e até hoje não teve problema algum, até porque o Laika utiliza os mesmos componentes no diferencial do Niva e é 4x2.:roll:
Tb acredito que a economia de combustível não seja lá tão significante, a dirigibilidade possa mudar um pouco e pode-se ganhar um pouco de agilidade.
emtsuhako
10/04/2008, 08:12
Flugêncio, como o Niva é monobloco, mal dimensionado como alguns dizem, o problema de passar para 4x2 é estrutural, pois toda a tração ficará somente em um dos eixos... mas eu confesso que são relatos colhidos nesses três anos de Niva... só quem tem Niva 4x2 pode afirmar se vale a pena ou não, isso no quesito vida útil da estrutura...
Cibonato,
Agora vai pegar fogo!!!
Pra mim é um "paradigma" com cara de verdadeiro "mito" essa história de que "Niva 4x2 não presta". Mas...as vezes o mercado define como regra.:parede:
Até porque, até hoje não existe parâmetros confiáveis, testes realizados ou outra coisa qualquer que não seja as seguintes expressões: "meu mecânico falou; houvi dizer; vai estragar; é pra ser integral; eu gosto original...". E muitos dos que afirmam categoricamente que não presta, nunca andou andou 1 metro em um Niva 4x2, possuem o Niva a pouco tempo, acompanham a onda e são discípulos.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Conheço quem tem um Niva 4x2 a 5 anos, em uso diário, e até hoje não teve problema algum, até porque o Laika utiliza os mesmos componentes no diferencial do Niva e é 4x2.:roll:
Tb acredito que a economia de combustível não seja lá tão significante, a dirigibilidade possa mudar um pouco e pode-se ganhar um pouco de agilidade.
Flugencio, aproveitando de sua experiência, exatamente o que muda na dirigibilidade? Fica mais solto mesmo? E a estabilidade?
:pensativo: O Laika é 4x2 mas é mais baixo, tem rodas menores e mais leves, isso não influencia no desgaste dos compontes da suspensão (homocinéticas, rolamentos, diferencial, etc.)?
[]s :concordo:
cibonato
10/04/2008, 13:59
Pois bem... novamente só me resta agradecer a boa vontade do pessoal aqui do forum. 8-) 8-) 8-)
Vou fazendo estas perguntas (e me informando em outros tópicos) porque quero ir formando o "perfil" do Niva que eu poderia chegar a comprar. Já vi que tem que ser paciente e escolher com calma, então vou pesquisando, lendo a respeito dele, etc, etc... É para não dar bobeira.
Um abraço e muito obrigado!!!!
GARCIA/SP
10/04/2008, 14:48
Então...um amigo do primo do vizinho da cunhada do porteiro do prédio em que trabalha o tio do jornaleiro aqui da esquina, disse que tem um conhecido que é dono de um Niva 4X2...Segundo ele, o carro roda numa boa...
Flugêncio
10/04/2008, 15:09
Então...um amigo do primo do vizinho da cunhada do porteiro do prédio em que trabalha o tio do jornaleiro aqui da esquina, disse que tem um conhecido que é dono de um Niva 4X2...Segundo ele, o carro roda numa boa...
Eita resistência...
A muito tempo atrás aprendí que a "interpretação do texto é parte integrante da prova", ler e compreender, ajuda muito na hora de acertar a afirmativa.
Taquei fogo na coivara!!! pssiu assopra pra queimar seu meninu!!!!
Arriba e acima, só o cume interessa!!! rs rs rs
GARCIA/SP
10/04/2008, 15:43
Eita resistência...
A muito tempo atrás aprendí que a "interpretação do texto é parte integrante da prova", ler e compreender, ajuda muito na hora de acertar a afirmativa.
Taquei fogo na coivara!!! pssiu assopra pra queimar seu meninu!!!!
Arriba e acima, só o cume interessa!!! rs rs rs
Há muito tempo...ou...há tempos...também aprendi que escrever corretamente é fundamental...
Grande abraço:concordo:
Ps.: Se for para "tacar" fogo, que se queime logo tudo:twisted:
Flugêncio
10/04/2008, 15:57
Há muito tempo...ou...há tempos...também aprendi que escrever corretamente é fundamental...
Grande abraço:concordo:
Ps.: Se for para "tacar" fogo, que se queime logo tudo:twisted:
De novo não...:parede:
Vamos por outro lado meu fio...:rolleyes:
Vamos falar de 4x2 no Niva.:mrgreen::mrgreen: aí vai ficar bom...
Flugencio, aproveitando de sua experiência, exatamente o que muda na dirigibilidade? Fica mais solto mesmo? E a estabilidade?
:pensativo: O Laika é 4x2 mas é mais baixo, tem rodas menores e mais leves, isso não influencia no desgaste dos compontes da suspensão (homocinéticas, rolamentos, diferencial, etc.)?
[]s :concordo:
Flugêncio, não tenho intenção de fazer isso, mas por curiosidade (e por cautela), podia responder isso :?: :mrgreen::mrgreen:
Na segunda parte da pergunta, quis dizer: "No Niva" - isso não influenciaria no desgaste dos componentes da suspensão (homocinéticas, rolamentos, diferencial, etc.)?
[]s apaziguadores :concordo:
Flugêncio
10/04/2008, 16:41
Flugêncio, não tenho intenção de fazer isso, mas por curiosidade (e por cautela), podia responder isso :?: :mrgreen::mrgreen:
Na segunda parte da pergunta, quis dizer: "No Niva" - isso não influenciaria no desgaste dos componentes da suspensão (homocinéticas, rolamentos, diferencial, etc.)?
[]s apaziguadores :concordo:
Soldier,
Acredito que: "Nada é finalmente definitivo..."
Se quizer-mos fazer umas simples analogia para refletirmos, veremos que o Laika tem menos peso, rodas menores, pneus menores, eixos de transmissão, ligação caixa/diferencial diferente do Niva, rolamentos externos do dif. menores e etc... No entanto, todo conjunto do diferencial é totalmente igual ao do Niva. E em uma breve observada, verifica-se que os componentes acima descritos tem maiores
dimensionamento pro Niva.
Em relação a suspensão, não há porque ter maior desgastes. Nas homocinéticas com certeza tb não.
Já com a atenção voltada pro conjunto interno do diferencial, teríamos que observar todas a recomendações para a manutenção correta e utilização adequada do veículo. Observando que não existe nenhuma recomendação contrária, referente a utilização do conjunto coroa/pinhão no diferencial dianteiro ou traseiro.
Sei que o uso prolongado deste sistema pode causar o aparecimento de pequenos problemas no Niva, mas em decorrência de outros fatores como: tipo de estrada, amortecedores, molas, buchas etc... depois comento sobre isto.
Gustavo Niva
22/04/2008, 11:11
Cibonato,
Agora vai pegar fogo!!!
Pra mim é um "paradigma" com cara de verdadeiro "mito" essa história de que "Niva 4x2 não presta". Mas...as vezes o mercado define como regra.
Até porque, até hoje não existe parâmetros confiáveis, testes realizados ou outra coisa qualquer que não seja as seguintes expressões: "meu mecânico falou; houvi dizer; vai estragar; é pra ser integral; eu gosto original...". E muitos dos que afirmam categoricamente que não presta, nunca andou andou 1 metro em um Niva 4x2, possuem o Niva a pouco tempo, acompanham a onda e são discípulos.
Conheço quem tem um Niva 4x2 a 5 anos, em uso diário, e até hoje não teve problema algum, até porque o Laika utiliza os mesmos componentes no diferencial do Niva e é 4x2.
Tb acredito que a economia de combustível não seja lá tão significante, a dirigibilidade possa mudar um pouco e pode-se ganhar um pouco de agilidade.
Flugêncio, quanto ao monobloco e tal não posso falar nada pois rodei pouco, e seja 4x4 ou 4x2 imagino que vá ter problemas qualquer hora... mas quando tirei o cardã dianteiro aproveitei pra rodar um pouco, só pra testar, e te garanto que o niva fica "bobo"... curvas que eu fazia tranquilo quase beijei a mureta... não senti melhora no desempenho, só perda de estabilidade mesmo...
Quanto aos que ficam repetindo... são uns (resto da mensagem em pvt pra não ser banido :twisted:)
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