PDA

Ver Versão Completa : Jumelo maior



Pedro Bachir
24/05/2003, 22:52
E ae pessoal?
Eu gostaria de saber, se eu colocasse um jumelo maior na minha F-75, ela perderia capacidade de carga ou não tem nada a ver?
eu queria saber pois eu preciso carregar peso nela, mais queria ela mais alta e confortável(um pouco, hehehe :lol:)
valeu

Giovani
24/05/2003, 23:27
:D Grande Pedro!

:D Pode pôr jumelos maiores sim! Não altera a capacidade de carga e nem o conforto. Tudo que faz é deixar mais alta. :wink: Mas atenção com o eixo dianteiro, é preciso compensar com cunhas, entre as molas e o eixo. Se não a roda "tomba", ao invés de girar... :wink:

Pedro Bachir
24/05/2003, 23:38
opa,
não entendi direito, vc pode me explicar melhor? :?: :?: :?:
valeu

Giovani
25/05/2003, 00:16
opa,
não entendi direito, vc pode me explicar melhor? :?: :?: :?:
valeu

:D Grande Pedro!

:D É o ângulo de cáster! Imagine-se olhando para o centro da roda dianteira. O giro da roda se dá num ângulo de 90° com o solo, correto? Então, quando vc aumenta o jumelo, na frente no caso da F-75, o eixo vai girar, subindo no lado do cardã e baixando na frente. Dependendo do tamanho do jumelo, o ângulo que era 90° baixa para uns 75° por exemplo. Imagine agora, a roda girando em 75°. Ela vai "tombar" e não girar... Parece ridículo, mas muitos já capotaram seus jeeps na primeira esquina, por não prestar atenção nesse "detalhe"!! :wink:

Pedro Bachir
25/05/2003, 12:51
...Então, quando vc aumenta o jumelo, na frente no caso da F-75, o eixo vai girar, subindo no lado do cardã e baixando na frente. Dependendo do tamanho do jumelo, o ângulo que era 90° baixa para uns 75° por exemplo... :wink:

E ae?
Giovani, desculpe a minha ignorância :oops: :oops: :oops: ,mais como o eixo vai girar?
e pq ela vai abaixar na frente e não subir?
pq a roda vai ficar torta?
desculpe se a pergunta foi idióta, mas eu não consegui assimilar as coisas :cry: :cry: :cry:
Valeu

Giovani
25/05/2003, 18:36
Giovani, desculpe a minha ignorância :oops: :oops: :oops: ,mais como o eixo vai girar?
e pq ela vai abaixar na frente e não subir?
pq a roda vai ficar torta?

:D Grande Pedro!

8) Vamos lá: o eixo está preso ao chassi pelas pontas dos feixes de mola, certo? Então, se uma ponta fica fixa, e só a outra é modificada, o eixo vai acompanhar esse "aumento" do jumelo. Então o eixo gira, ficando a saída para o cardã mais alta e a frente do eixo, onde tem a tampa do diferencial, mais baixa. Como a roda está fixa pelo munhão no eixo, o ângulo de giro da roda vai mudar também. Se vc põe um jumelo 10cm maior que o original, ele vai levantar o chassi em 5cm e baixar o feixe de molas em 5cm. Como o feixe baixa só numa ponta, o eixo acompanha, girando. :wink:
Vou desenhar...

Pedro Bachir
25/05/2003, 19:10
Grande Giovani!!!!!!!! :D
valeu pela ótima explicação e desculpe o trabalho, agora eu entendi!!!! :D Só uma pergunta. :roll: :roll: :roll:
:arrow: vc sabe aquela parte fixa, então, tem como eu por uma maior ou aumentar a que tem?
:arrow: eu terei que colocar uma do tamanho do jumelo, certo?
obrigado novamente e desculpe por te encher de perguntas :lol: :lol: :lol:

Giovani
25/05/2003, 19:32
:D Grande Pedro!

:D A única forma é cortando aquela fora e pondo uma nova, maior. Vc teria que por uma da medida do "aumento" do jumelo.
Mas isso dá um trabalhão e não é necessário! Compense a inclinação com cunhas de ferro, entre o feixe de molas e a sapata do eixo. Vá em um posto de molas, ou loja que vende essas molas, que eles têm essas cunhas. As cunhas vc põe pelo lado oposto ao do jumelo, corrigindo a inclinação do eixo. Um bom mecânico faz isso em poucos minutos. :wink:

Pedro Bachir
25/05/2003, 19:43
E ae Giovani?
é, eu vou fazer é isso mesmo, mas eu não penso em fazer isso agora, isso é pro futuro, pelo tipo de trilha que eu faço o tamanho do jumelo ta mais que suficiente :D
valeu pela ajuda

Cássio
25/05/2003, 20:04
Ele colocando um jumelo maior de um lado e uma cunha no lado oposto do eixo,para manter o caster, vai trocar seis por meia dúzia. Só vai abaixar a mola e erguer o eixo com a cunha. O ganho de altura vai ser mínimo. Compensa fazer no eixo traseiro, mas no dianteiro?

Giovani
25/05/2003, 20:36
Ele colocando um jumelo maior de um lado e uma cunha no lado oposto do eixo,para manter o caster, vai trocar seis por meia dúzia. Só vai abaixar a mola e erguer o eixo com a cunha. O ganho de altura vai ser mínimo. Compensa fazer no eixo traseiro, mas no dianteiro?

:D Grande Cássio!

:D É uma cunha! Ela tem 2cm num lado e 2mm no outro. Os 2cm farão a correção de ângulo. E os 2mm levantarão o eixo. Isso em um jumelo com uns 5cm maior que o original. Não é na mesma proporção, entende? Como já falei antes, a medida maior do jumelo é dividida, metade sobe o chassi, metade baixa a mola. A cunha só corrige a inclinação, não anula a altura ganha pelo jumelo. O centro do eixo não muda!
Então vc aumenta 5cm e perde, no máximo, uns 2mm! Sacou?? :wink:

Cássio
25/05/2003, 20:49
Tens que considerar que o eixo tem o ressalto com base plana onde se apóia. e onde se encaixa o pino de centro. E esses dois centímetros da cunha farão o eixo levantar em função desta parte plana, além de fazer a correção do ângulo.

Giovani
25/05/2003, 21:21
Tens que considerar que o eixo tem o ressalto com base plana onde se apóia. e onde se encaixa o pino de centro. E esses dois centímetros da cunha farão o eixo levantar em função desta parte plana, além de fazer a correção do ângulo.

:D Grande Cássio!

:D A cunha tem o formato desse "ressalto", inclusive com o furo para o pino centro. Só corrigindo: ela vai no mesmo lado do jumelo. :wink:
Vou desenhar... veja na linha fina, azul, como a altura do eixo em relação ao ponto fixo do feixe de molas não muda!!!

Pedro Bachir
25/05/2003, 21:31
valeu Giovani,
:D cada vez eu to entendendo mais, agora eu to entendendo esse trem de cunha :D :D :D
obrigado

billj
26/05/2003, 16:16
:D Grande Cássio!

:D É uma cunha! Ela tem 2cm num lado e 2mm no outro. Os 2cm farão a correção de ângulo. E os 2mm levantarão o eixo. Isso em um jumelo com uns 5cm maior que o original. Não é na mesma proporção, entende? Como já falei antes, a medida maior do jumelo é dividida, metade sobe o chassi, metade baixa a mola. A cunha só corrige a inclinação, não anula a altura ganha pelo jumelo. O centro do eixo não muda!
Então vc aumenta 5cm e perde, no máximo, uns 2mm! Sacou?? :wink:

Giovanni,

Apenas para deixar claro......

Um aumento de 5 cm no jumelo resultará em apenas 2,5 cm em aumanto de altura do jipe.....

SPOA nele. o resto é gambi!!!! :P

Abraços,

Leandro
26/05/2003, 17:17
Olá PessoALL.
Giovani, será que é por esse motivo que olhando de frente pra nossa Rural, as rodas parecem estar meio "abertas"???
Desde ja agradeço.
Abraços.

Cássio
26/05/2003, 21:59
Concordo!
Sem falar que um "jumelão" na frente de um jeep ou pick up, sem barra estabilizadora, deixa eles com a frente meio molengona. Já fiz isso e não deu certo. Ganha muito pouca altura e fica passarinheiro.
Um abraço a turma!

Giovani
27/05/2003, 01:33
Olá PessoALL.
Giovani, será que é por esse motivo que olhando de frente pra nossa Rural, as rodas parecem estar meio "abertas"???
Desde ja agradeço.
Abraços.

:D Grande Leandro!

:D Nesse caso é câmber! Nada a ver com o jumelo! Elas estão abertas em cima (\\ //) ou embaixo (// \\) ??? Se estão abertas em cima, é original de fábrica! Se estão abertas embaixo, é problema! Aí podem ser os rolamentos do munhão que "dançaram", ou mesmo eixo torto!
Já vou adiantando que aquelas "chapinhas", que são montadas nos rolamentos do munhão não "corrigem" o câmber! Elas só existem para dar aperto no rolamento. Lógico, que se estão montadas erradas, os rolamentos podem ficar soltos, o que faz a roda abrir embaixo. Mas a sua finalidade é aperto, pois rolamentos soltos, detonam rapidamente! :wink:

Giovani
27/05/2003, 01:44
Giovanni,
Apenas para deixar claro......
Um aumento de 5 cm no jumelo resultará em apenas 2,5 cm em aumanto de altura do jipe.....
SPOA nele. o resto é gambi!!!! :P
Abraços,

:D Grande Bill!



Se vc põe um jumelo 10cm maior que o original, ele vai levantar o chassi em 5cm e baixar o feixe de molas em 5cm.
Como já falei antes, a medida maior do jumelo é dividida, metade sobe o chassi, metade baixa a mola.

:D É, acho que não fui claro, apesar de ter posto duas vezes isso... :D
:D Mas concordo com vc, SPOA neles... Até porquê, com o passar do tempo, as molas baixam, perdendo a altura...
Altura na base de jumelão dura pouco... :wink:

Eduardo Souza
27/05/2003, 03:53
Grande Bill,


Um aumento de 5 cm no jumelo resultará em apenas 2,5 cm em aumanto de altura do jipe... SPOA nele. o resto é gambi!!!!

Seguindo aquela mania que os norte-americanos tem de colocar apelidos no meio no nome (Charlie "Bird" Parker, Allan "Red" Jones), acho que teu nome devia ser Bill "SPOA" Johnson! :lol: :lol: :lol:
Mas você tem razão. Se o objetivo do parceiro for o de usar a viatura em trilhas, o feixe sobre os eixos é a melhor opção.
Pelo que tenho visto e lido, um SPOA bem feito é realmente bom pacas pro off-road. Melhora muito a articulação, permite o uso de pneus maiores (aumentando o vão livre) e - usando amortecedores com um curso mais longo - aumentam pacas o curso da suspensão da viatura.

Grande Giovani,


O eixo está preso ao chassi pelas pontas dos feixes de mola, certo? Então, se uma ponta fica fixa, e só a outra é modificada, o eixo vai acompanhar esse "aumento" do jumelo. Então o eixo gira, ficando a saída para o cardã mais alta e a frente do eixo, onde tem a tampa do diferencial, mais baixa. Como a roda está fixa pelo munhão no eixo, o ângulo de giro da roda vai mudar também. Se vc põe um jumelo 10cm maior que o original, ele vai levantar o chassi em 5cm e baixar o feixe de molas em 5cm. Como o feixe baixa só numa ponta, o eixo acompanha, girando

Como sempre, uma p* explicação da pesada! :D Profissional!
Só complementando: Os jumelos extendidos ajudam a dar uma amaciada na suspensão, porque afastam o eixo do berço... mas em contrapartida mudam o ângulo de ataque e de saída da viatura.
Se a suspensão dela estiver mais alta (com um SPOA ou molas arqueadas, por exemplo) isso não afeta tanto. Mas se estiver original, pode atrapalhar no off-road, quando for passar por buracos, troncos e pedras.
Outro problema que os jumelos extendidos provocam é uma pressão maior no ponto em que se conectam com os feixes. E quanto mais longos forem os jumelos, maior será essa pressão - e maior será o desgaste das buchas.
Resumindo: se for colocar jumelos extendidos - use jumelos que não sejam tão longos e que tenham buchas de poliuretano.

Minha opinião: Estou de acordo com o Bill... se quer deixar a viatura pronta pro off-road, faça um SPOA bem feito!

[]'s a todos e com jumelos de 1200", pq tô de saco cheio de cuecas!!! :lol: :lol: :lol:
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH :lol: :lol: :lol:

Eduardo "SPOA" Souza (ou SPOuzA) :wink:

Leandro
27/05/2003, 16:44
Elas estão abertas em cima (\\ //) ou embaixo (// \\) ???
Então Giovani, elas estão abertas em baixo (// \\), mas tenho certeza q não é rolamento pq eles ja foram trocados, e ela continua assim. Acho q tb não é eixo torto. Não sei oq pode ser. Mas obrigado por mais essa.
Abraço.

Giovani
30/05/2003, 02:05
Então Giovani, elas estão abertas em baixo (// \\), mas tenho certeza q não é rolamento pq eles ja foram trocados, e ela continua assim. Acho q tb não é eixo torto. Não sei oq pode ser. Mas obrigado por mais essa.
Abraço.

:D Grande Leandro!

:D Desculpe a demora na resposta, mas estando abertas embaixo e não sendo nos rolamentos, é eixo torto sim! Ou a carcaça está torta, ou a manga de eixo, aquela onde se monta o cubo de roda. Pode não parecer, mas é muito comum a carcaça estar torta! Já vi várias delas... Pra falar a verdade não vi ainda uma, que saia de uma Rural ou Jeep que não esteja torta! É só pôr no torno que vc vê! :wink:

Pedro Bachir
01/06/2003, 15:42
e ae Giovani? :D
:arrow: Como se faz para desentortar o eixo?
:arrow: Da muito trabalho?

:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Abraços

Giovani
01/06/2003, 17:24
e ae Giovani? :D
:arrow: Como se faz para desentortar o eixo?
:arrow: Da muito trabalho?

:D Grande Pedro!

:D O maior trabalho é desmontar e montar tudo de novo. Vc leva a carcaça do eixo em um torneiro. É preciso que ele tenha uma presa hidráulica também. No torno ele marca onde está torto. Põe na prensa e endireita. Às vezes é preciso fazer isso várias vezes, até que fique tudo OK. :wink:

Pedro Bachir
01/06/2003, 18:59
ola, :D
que sa... fazer isso tudo!!! Acho que a F- 75 não ta precisando (ainda) disso. :D

Mudando completamente de assunto, a minha F- 75 tem as três barras menores do feixe de molas da trazeira mais grossas, isso meu pai colocou a mais tempo para poder por 1000 kg nela.
Agora a pergunta:
:arrow: Isso faz ela ficar mais dura? :? :? :?

Flw :)

OBS: EU FALO COMO SE A F-75 FOSSE MINHA, MAS NA VERDADE ELA É DO MEU PAI. :oops: :oops: :oops:

Giovani
01/06/2003, 19:28
Mudando completamente de assunto, a minha F- 75 tem as três barras menores do feixe de molas da trazeira mais grossas, isso meu pai colocou a mais tempo para poder por 1000 kg nela.
Agora a pergunta:
:arrow: Isso faz ela ficar mais dura?

:D Grande Pedro!

:D Claro que fica mais dura! Se não carrega mais peso, pode tirar... :wink:

Pedro Bachir
01/06/2003, 21:07
epa, :D
Giovani, vc tem idéia de quanto em capacidade de peso eu vou perder se tirar as 2 laminas menores? :? sei que a pergunta foi idióta, mas eu preciso carregar peso de vez em quando, até fazendo trilha, subi a Cerra das broas em Carrancas- mg com 11 pessoas na caminhonete, 1 reduzida cumeno :lol: :lol: :lol:

Giovani
01/06/2003, 23:39
epa, :D
Giovani, vc tem idéia de quanto em capacidade de peso eu vou perder se tirar as 2 laminas menores? :? sei que a pergunta foi idióta, mas eu preciso carregar peso de vez em quando, até fazendo trilha, subi a Cerra das broas em Carrancas- mg com 11 pessoas na caminhonete, 1 reduzida cumeno :lol: :lol: :lol:

:D Grande Pedro!

:D Capacidade de carga vc não perde. O que pode acontecer é ficar mais baixa quando carregar muito... :wink:

Pedro Bachir
02/06/2003, 12:44
ola Giovani, :D
vc tem uma explicação melhor para isso, pois não querendo duvidar de vc, a caminhonete deveria perder capacidade de carga, tipo, pegar só 700 kg por exemplo, sendo que pega 1000 kg, entendeu?

Desculpe eu sempre peço para me explicar melhor, mas é que eu sou curioso, gosto de entender o por que das coisas (e tenho o pensamento lento :oops: ) :lol: :lol: :lol:

valeu

Giovani
02/06/2003, 13:14
ola Giovani, :D
vc tem uma explicação melhor para isso, pois não querendo duvidar de vc, a caminhonete deveria perder capacidade de carga, tipo, pegar só 700 kg por exemplo, sendo que pega 1000 kg, entendeu?
Desculpe eu sempre peço para me explicar melhor, mas é que eu sou curioso, gosto de entender o por que das coisas (e tenho o pensamento lento :oops: ) :lol: :lol: :lol:
valeu

:D Grande Pedro!

:D É claro que vc deve carregar menos peso. O que quis dizer é que se vc quer pôr 1.500Kg em cima, nada te impede. O que vai acontecer é a traseira baixar mais do que de costume. Claro que, com o uso constante nessas condições, vc terá problemas na suspensão e até no diferencial traseiro. Mas numa eventualidade pode pôr a carga toda. :wink:

João Ricardo
02/06/2003, 15:59
:D Grande Pedro!

8) Vamos lá: o eixo está preso ao chassi pelas pontas dos feixes de mola, certo? Então, se uma ponta fica fixa, e só a outra é modificada, o eixo vai acompanhar esse "aumento" do jumelo. Então o eixo gira, ficando a saída para o cardã mais alta e a frente do eixo, onde tem a tampa do diferencial, mais baixa. Como a roda está fixa pelo munhão no eixo, o ângulo de giro da roda vai mudar também. Se vc põe um jumelo 10cm maior que o original, ele vai levantar o chassi em 5cm e baixar o feixe de molas em 5cm. Como o feixe baixa só numa ponta, o eixo acompanha, girando. :wink:
Vou desenhar...

Grande Giovani,

Esta situação também acontecerá na roda traseira, ou seja, será necessário colocar cunha neste eixo também?
Qual o maior tamanho de jumelo que pode ser usado no CJ, sem ter que utilizar essas cunhas?

Obrigado

João Ricardo.

Giovani
02/06/2003, 18:57
Grande Giovani,
Esta situação também acontecerá na roda traseira, ou seja, será necessário colocar cunha neste eixo também?
Qual o maior tamanho de jumelo que pode ser usado no CJ, sem ter que utilizar essas cunhas?

:D Olá João Ricardo!

:D O eixo traseiro também inclina, mas não precisa pôr cunhas, pois essa inclinação só favorece o alinhamento das cruzetas do cardã. E como esse eixo não é direcional, o problema não ocorre.
:D O maior tamanho possível, sem utilizar cunhas é o original! :wink:
:arrow: Aumentou, cunha nele!!! :!:

Pedro Bachir
03/06/2003, 21:58
E ae Giovani?
Só por curiosidade,que tamanho de jumelo vc usa no Azulão?
flw :D
(dessa vez acho que não vou prcisar de uma explicação mais detalhada) :lol: :lol: :lol:

Giovani
04/06/2003, 02:09
E ae Giovani?
Só por curiosidade,que tamanho de jumelo vc usa no Azulão?
flw :D
(dessa vez acho que não vou prcisar de uma explicação mais detalhada) :lol: :lol: :lol:

:D Grande Pedro!

:D Original! :wink:

Pedro Bachir
07/06/2003, 10:43
E ae Giovani?
Quantas lâminas vc terou do feixe de mola do Azulão(Imagino que vc tenha tirado, pois se não ele é um pau de duro, opaaaaa, :oops: ) :D :lol: :D

Valeu :lol:

Giovani
07/06/2003, 20:57
E ae Giovani?
Quantas lâminas vc terou do feixe de mola do Azulão

:D Grande Pedro!

:D O feixe traseiro tem 8 lâminas e o dianteiro 9. Mas não sei mais quais que foram tiradas... Continua duro, mas vai ficar assim... Vou trocar por molas da Band, daqui uns dias... Só 2 lâminas em cada feixe! :wink:

walter.andreis
08/06/2003, 06:41
Giovani...
Trocando pelas molas da bandeirantes e deixando com apenas 2 feixes, não acaba perdendo altura????????
A própria quantidade de molas no SPOA ajuda a aumentar o tamanho, certo?!? Como ficaria?

[]´s

Giovani
08/06/2003, 19:21
Giovani...
Trocando pelas molas da bandeirantes e deixando com apenas 2 feixes, não acaba perdendo altura????????
A própria quantidade de molas no SPOA ajuda a aumentar o tamanho, certo?!? Como ficaria?

:D Olá Walter!

:D Pouca coisa... Considerando que as molas do meu jeep "abaixaram" desde que montei elas em cima do eixo, não deverá mudar quase nada. E o preço da "dureza", não justifica pôr molas só para ganhar altura... Se é altura que quer, vc pode aumentar o suporte no chassi, ou a sapata no eixo. Mas isso força o sistema, podendo ocasionar trincas no chassi. :wink:
8) Além de tudo, pretendo usar jumelos articulados e outras "cositas más", que deixará a suspensão alta e com um grande curso... :wink:

piffer
22/06/2003, 23:15
Ola Gostei do papo, gostaria de saber se voces tem alguma informação sobre barra estabilisadora para rural. minha rural ta com jumelos maiores e vou mandar arquear molas(estão retas).porem so pelas trocar do jumelo ja percebi que a rural ficou meia instavel por isso pensei em barra estabilisadora????


Piffer.....

Giovani
22/06/2003, 23:22
...gostaria de saber se voces tem alguma informação sobre barra estabilisadora para rural.

:D Olá Piffer!

:D O bom da Rural é o tamanho! Vc encontrará facilmente uma barra establizadora que sirva nela. Procure barras de traseiras de Ranger, ou de qualquer pick-up atual. Praticamente todas elas vc consegue adaptar sem problemas, é só fazer os suportes... :wink:
:D Sobre a adaptação dessas barras, procure no menu "Pesquisa". Vão aparecer alguns tópicos que falam sobre isso... :wink:
:D Qualquer dúvida, depois disso, é só escrever aqui... Ou melhor, num dos tópicos que falam sobre essas barras...:wink:

[]'s organizados... :D

piffer
23/06/2003, 08:10
Giovani dei uma olhada e acho que entendi, obrigado,valeu....

piffer

Pedro Bachir
23/06/2003, 15:29
ola, :D

A barra estabilisadora não irá diminuir o curso da suspensão? :? :? :?

valeu

Giovani
23/06/2003, 21:52
ola, :D
A barra estabilisadora não irá diminuir o curso da suspensão? :? :? :?
valeu

:D Grande Pedro!

:D Claro que diminui... Mas o objetivo quando se anda em estradas e estabilidade. Nas trilhas, para um desempenho melhor, desconecta-se a barra... :wink:
[]'s

Pedro Bachir
10/07/2003, 23:08
E ae galera? :D

Continuando no assunto de suspensão, o que vcs acham melhor, arquear mola ou trocar o feixe?
Tenho medo que quando arquear, logo os feixes "descansem" novamente

Valeu :D

Giovani
11/07/2003, 00:01
Continuando no assunto de suspensão, o que vcs acham melhor, arquear mola ou trocar o feixe?
Tenho medo que quando arquear, logo os feixes "descansem" novamente

:D Grande Pedro!

:D Arquear molas é perda de tempo e $$$!! Em pouquíssimo tempo elas voltam ao estado original. Troque os feixes por novos. Esses sim, se vc quiser arquear um pouco vão durar... :wink:
:D Mas cuidado: faça o serviço com quem entende do assunto. Todas as lâminas têm que ficar com a mesma curvatura. Vc tem que pôr elas de lado e conferir, sem o pino centro, de forma que não fique nenhum espaço entre elas. Todas soltas, devem encostar umas nas outras de ponta a ponta. :wink:
[]'s

Pedro Bachir
11/07/2003, 21:38
E ae Giovani?
:D
Já imaginava isso, ainda mais que as lâminas estão a um tempão assim!!! :lol: :lol: :lol:

valeu :)

Cícero Franco
14/07/2003, 11:27
Eu só troquei os jumelos e mantive os feixes de mola originais.

[]s

Adriano Braga
14/07/2003, 13:41
Como ficou a estabilidade dela Cicero com a troca dos jumelos? A minha está com molas da F1000 na traseira e ficou um Show!!! Bem mais estáveis e confortáveis que as originais!!! :wink:

Cícero Franco
14/07/2003, 13:49
Oi, Adriano, tá estável como uma Rural!!! :lol: :lol: :lol:

[]s

Adriano Braga
14/07/2003, 13:56
Pô Cícero!!! Ai me fode as cartolas!!! :lol: :lol: :lol:
Rural por natureza já é uma coisinha bizarra no que diz respeito a estabilidade!!!
Mas sabes que a minha é bem estável...claro que no momento...antes de alterar algumas características!!! Vamos ver no que vai dar qdo mexer em algumas coisinhas!!!!

Abraço

Cícero Franco
14/07/2003, 14:05
Eu não notei muita diferença. Inclina nas curvas, só isto. Claro que não tenho feito nenhuma curva fincado!!!

[]s

marco cruz
28/07/2003, 12:56
Giovanni et ALL,
Esta semana vou mexer na suspensão do Lagartixa; vou trocar os feixes, jumelos, buchas e (acho) os amortecedores.
Pergunto-lhes:
- alguma dica especial?
- tenho body lift de 2''; o curso do amortecedor da Ranger (traseiro 4x2 - bela dica Giovanni!!) está OK?
- alguma sugestão de molas diferentes?
[]'s suspensos...

monge
16/11/2003, 13:28
Fala Gente.... :D

Só agora vi o assunto.. hehehe :oops:

Já ouvi dizer que jumelos maiores são um crime para o jeep. O bill com certeza também já ouviu isso. Não me lembro mais o porque desta frase. :roll:

Alguém poderia me explicar? Eu sei onde rolou o assunto mas confesso estar com preguiça de procurar, e o sistema de procura de onde rolou este papo é meio tosco. :shock:

[]'s

Eugênio

Giovani
16/11/2003, 14:10
Já ouvi dizer que jumelos maiores são um crime para o jeep. O bill com certeza também já ouviu isso. Não me lembro mais o porque desta frase. :roll:
Alguém poderia me explicar?

:D Grande Eugênio!!!

:D O ganho de altura não é proporcional e é passageiro... Se vc põe um jumelo com 6cm à mais que o original, vc só ganha 3cm de altura. Os outros 3 a mola abaixa. Como as molas não são trocadas, esse jumelo vai trabalhar um pouco mais na vertical, forçando sempre as molas à esticarem, ou seja, perdem o arqueamento. Com isso o jeep perde altura, além de ficar com aquele jumelão cravando no barro toda hora... Principalmente para os que têm jumelo na dianteira, como Toyota, Rural e Jeep mais antigo... :wink:
[]'s

16/11/2003, 14:49
Já ouvi dizer que jumelos maiores são um crime para o jeep. O bill com certeza também já ouviu isso. Não me lembro mais o porque desta frase. :roll:
Alguém poderia me explicar?

:D Grande Eugênio!!!

:D O ganho de altura não é proporcional e é passageiro... Se vc põe um jumelo com 6cm à mais que o original, vc só ganha 3cm de altura. Os outros 3 a mola abaixa. Como as molas não são trocadas, esse jumelo vai trabalhar um pouco mais na vertical, forçando sempre as molas à esticarem, ou seja, perdem o arqueamento. Com isso o jeep perde altura, além de ficar com aquele jumelão cravando no barro toda hora... Principalmente para os que têm jumelo na dianteira, como Toyota, Rural e Jeep mais antigo... :wink:
[]'s

E também, por alterar todo a geometria da suspensão, podem causar shimmy, deixar o carro mais "duro" e causar trincas nos locais onde o jumelo prende (força mais).

[]s!

kaliba
03/01/2005, 17:05
Caro Giovane, vi logo no começo as explicações que forneceu sobre caster, inclinação e eixo.
Rapaz, é o seguinte, to com um problema a mais de um ano, to até desanimado. que ocorre quando a viatura passa em ondulações no asfalto, a direção fica mole e o pneu começa a chaqualhar todo, é um vibração de dar medo.
Já levei em tres lugares, já troquei um pivo que tava ruim,já fiz alinhamento não tem nem um mes, e depois disso o pessaol ergue o jeep olha daqui olha dali, balança o pneu e diz que não tem nada de errado, mas o fato é que o problema continua, e tou deixando o bicho encostato com medo de capotar ou bater em alguém.

Então tive pensando, só falta levar prá alguem que entende sobre caster.
Voce conheçe algum aqui em São Paulo que pode da uma olhada para ver se o problema é esse especifico de caster ?

Paulo Cesar
Engesa 92

Wallace
03/01/2005, 17:18
Como estão as buchas da panhard, já trocou ou pelo menos desmontou e montou?
Ele esta levantado de alguma forma?

kaliba
04/01/2005, 08:11
As buchas, olhando sem desmontar estão todas em perfeito estado, mas não desmontei, vou desmontar para ver, agora se o foi levantado não sei dizer, sei que quanto aos pneus nao são originais , são Firestone steetex Lt 265/75R16 que são mais altos e pouca coisa mais larga que o step que é original.
Mas o que eu gostaria é de levar prá alguem que entende a fundo, por que eu sou leigo no assunto .

Grato

Wallace
04/01/2005, 09:11
Não sei quais foram seus veiculos antes, mas pode estar tudo certo.
Jipe não é carro, não tem estabilidade e desempenho no asfalto nem de longe de um carro normal.

cristiano
04/01/2005, 11:49
As buchas, olhando sem desmontar estão todas em perfeito estado, mas não desmontei, vou desmontar para ver, agora se o foi levantado não sei dizer, sei que quanto aos pneus nao são originais , são Firestone steetex Lt 265/75R16 que são mais altos e pouca coisa mais larga que o step que é original.
Mas o que eu gostaria é de levar prá alguem que entende a fundo, por que eu sou leigo no assunto .

Grato

Pouco coisa?? :shock: :shock:

[]´s muito maiores que os originais

cristiano
04/01/2005, 11:51
Já ouvi dizer que jumelos maiores são um crime para o jeep. O bill com certeza também já ouviu isso. Não me lembro mais o porque desta frase. :roll:


Não é bem assim... uma adaptação puxa a outra, como o Wallace explicou, mas muita gente coloca jumelos mais alto numa tática [b]barata[b/] de aumentar um pouco a altura da viatura...

pedro y
11/05/2006, 00:07
Tens que considerar que o eixo tem o ressalto com base plana onde se apóia. e onde se encaixa o pino de centro. E esses dois centímetros da cunha farão o eixo levantar em função desta parte plana, além de fazer a correção do ângulo.

:D Grande Cássio!

:D A cunha tem o formato desse "ressalto", inclusive com o furo para o pino centro. Só corrigindo: ela vai no mesmo lado do jumelo. :wink:
Vou desenhar... veja na linha fina, azul, como a altura do eixo em relação ao ponto fixo do feixe de molas não muda!!!

Isto sugere uma pergunta: e quando não se põe na traseira, só na dianteira.

Na minha, pus um jumelo pouco maior que o original. E a traseira parece que está alta. Neste meu caso, haveria uma compensação para desconsiderar a cunha? - Amanhã mesmo vou "passar na máquina" para aferir os ângulos.

Kakiko
22/12/2008, 09:54
Caro Giovane, vi logo no começo as explicações que forneceu sobre caster, inclinação e eixo.
Rapaz, é o seguinte, to com um problema a mais de um ano, to até desanimado. que ocorre quando a viatura passa em ondulações no asfalto, a direção fica mole e o pneu começa a chaqualhar todo, é um vibração de dar medo.
Já levei em tres lugares, já troquei um pivo que tava ruim,já fiz alinhamento não tem nem um mes, e depois disso o pessaol ergue o jeep olha daqui olha dali, balança o pneu e diz que não tem nada de errado, mas o fato é que o problema continua, e tou deixando o bicho encostato com medo de capotar ou bater em alguém.

Então tive pensando, só falta levar prá alguem que entende sobre caster.
Voce conheçe algum aqui em São Paulo que pode da uma olhada para ver se o problema é esse especifico de caster ?

Paulo Cesar
Engesa 92

Paulo
Voce esta com os jumelos mais altos? Se sim, colocou a cunha para corrigir o angulo de caster que o pessoal citou acima?

degfreitas
10/07/2010, 19:51
Preciso corrigir este problema da foto abaixo.
As rural ficou em um estacionamento inclinado então desgastou a mola só de um lado, ou seja, ela está parecendo um siri.
Molas novas (qual modelo)?

valeu

andrezeppelim
04/05/2019, 18:58
dias e mais dias embaixo do jeep medindo e calculando seguido de noites inteiras na net sitem em tudo quanto è idiomas ai chgo aqui e me deparo com discursoes desse nivel ! vejo que ainda n sei de nada obg a todos p compartilharem seus conhecimentos