Conectar

Ver Versão Completa : Morretes-Ilha do Mel - Superagui

Coelho
03/04/2008, 18:00
Alô pessoal, estou pensando em explorar o Parque Nacional do Superagui, Reserva de Salto Morato, Ilha do Mel, ficando baseado em Morretes.
Pergunto se tem alguém do 4x4Brasil nesta região que conheça e queira servir de guia, apresentando a região.
Penso em aproveitar o feriado de 21 de abril, então seriam os dias 19-20-21 de abril.
Sou de Niterói e curto muito a estrada da Graciosa, o velho barreado , a terra da cachaça e da banana e a visão majestosa do pico da Maromba e toda essa área maravilhosa do entorno de Paranaguá. Quem não conhece deveria conhecer!
Aguardo contato e de qualquer forma estarei por lá.

Coelho de Nikite,
Troller Trilha Brutus
(021) 8295-4556

Otávio Luiz
04/04/2008, 09:49
Bela escolha Coelho, essa região é show!!!
Até cogitei com a patroa para irmos a Guaraqueçaba no feriado de Tiradentes, mas iremos manter o roteiro original, Canyon do Guartelá.
Acho poucos dias p/ conhecer tudo, Guaraqueçaba fica 100 km de Morretes, sendo 80 km de estrada de chão. Pode-se ir de barco saindo de Paranaguá, 3 horas de viagem, dizem, muito bonita.
Superagui fica adiante de Guaraqueçaba, ou seja, o certo seria visitar Guaraqueçaba e de lá sair p/ Superagui.
Em Superagui o negócio é alugar uma bicicleta na vila dos pescadores, a ilha é grande e quase deserta.
A Ilha do Mel já é um lugar mais "agito de praia". Bons lugares p/ surf e, na minha opinião, as praias mais bonitas do Paraná. A barca p/ ilha sai ou de Paranaguá (+/-50 km de Morretes) ou Pontal do Paraná (+/- 70 km).
Sem falar em Morretes, no pé da Serra do Marumbi, que tem rios, cachoeiras e as montanhas.
Tudo isso em três dias?:pensativo:

joão k. chikui
04/04/2008, 10:25
Coelho
Para conhecer o superagui e Salto Morato vc deveria ir até Guaraqueçaba, que fica bem de frente para a baía do superagui e ilha das peças , assim como bem perto(~~15 km) da reserva de Salto Morato.
Em Guaraqueçaba tem boas pousadas e um Hotel. Não deve ter barreado , mas uma variedade muito grande de frutos do mar. Eu sempre que cruzava a trilha do telégrafo(quando ainda era permitido), ficava em Guará e comia no restaurante do Barbosa, bem de frente para o píer.

Coelho
04/04/2008, 14:04
Olá meus brother, valeu as dicas e estão todas anotadas !
De fato, o tempo é curto e a estrada é longa, mas vou encarar essa na boa !
Essa região tem peculiaridades muito especiais, além da receptividade do povo paranaense !
Obrigado mesmo pelas dicas !

Coelho de Nikite
Troller Trilha Brutus

Otávio Luiz
04/04/2008, 17:02
O barreado é um prato típico paranaense muito apreciado e servido em quase todos o restaurantes de Morretes e Antonina.Talvez em Guaraqueçaba não tenha barreado, mas em Morretes é impossível deixar de comê-lo, se tropeçar periga cair dentro da panela da iguaria...:mrgreen:

Coelho
04/04/2008, 18:07
Uma delícia só... já experimentei !
Carne de búfalo cozida durante horas...em panela de barro... daí o nome barreado... excelente ! Com cachaça da terra ! Cerva gelada !
Espero que o tempo ajude !

Ahhhh gostei do S.U.V. de pobre...hehehehehehe

Bom fim-de-semana

Coelho de Nikite

joão k. chikui
04/04/2008, 19:09
Se for até Guaraqueçaba , peça um prato turístico no restaurante do Barbosa:É show!

Dudagordon
05/04/2008, 14:43
Uma delícia só... já experimentei !
Carne de búfalo cozida durante horas...em panela de barro... daí o nome barreado... excelente ! Com cachaça da terra ! Cerva gelada !
Espero que o tempo ajude !

Ahhhh gostei do S.U.V. de pobre...hehehehehehe

Bom fim-de-semana

Coelho de Nikite
Rapaz!!
O lugar é lindo!!

O barreado é uma delícia!!

Porém, tomem muito cuidado, pois, após o barreado,que vamos dizer assim, não é uma comida "levinha"... no caminho de volta para SP, o banheiro do Graal naõ chegava nunca... e começaram as cólicas intestinais, o suador...!! Rapááá...

Levem um rolo de papel pois nunca se sabe!rsrs!

Mas no fim deu tudo certo e valeu a pena o passeio!

[] literalmente "barreados"

Otávio Luiz
07/04/2008, 09:21
..............Ahhhh gostei do S.U.V. de pobre...hehehehehehe............

Pois é, queria uma Discovery 3 0Km, mas....:mrgreen::concordo:
Tem um tópico do SUV de Pobre no frota4x4, se quiser conhecer a viatura.

Coelho
07/04/2008, 16:02
Prezado João, tá anotada a dica do prato turístico do Barbosa , valeu !
É verdade, vou ficar em Guaraqueçaba passando antes no Parque da Cachoeira Salto Morato. Outra coisa que não perco é passear de barco pela baía ! Ver o pôr-do-sol e observar os Chauás retornando ....:dance:
Espero que o tempo ajude !:pensativo:

Meu nobre Duda, assim você me mata de rir.... mas que a dica é boa é... levar papel higiênico....hahahahahahahahahaha Imagino seu sufoco ! hahahahahahahahahahahaha:lol:

Um abraço a todos

Coelho de Nikite
Troller Trilha Brutus

marcelo_paranagua
17/04/2008, 16:56
Prezado Coelho, a sua escolha de visita à baia de Paranaguá não poderia ser mais indicada. É literalmente fantástica e o ultimo reduto ininterrupto da floresta Atlântica em excelente estado de conservação - desde a Jureia até Paranaguá - verifique no Google Earth. Muito precisa ser feito para que assim permaneça.

A meu ver Guaraqueçaba é o local central para a visita, o mais distante de um ponto de vista automobilístico, a estrada é muito ruim não por causa de atoleiros mas porque por ser inicialmente de terra e para permitir a passagem de carros de passeio e ônibus foram sendo colocadas pedras na maioria da sua extensão como conseqüência os veículos sacodem muito...pelo menos minha Band - não esqueça de dar uma verificada/aperto nos parafusos. O DER não efetua manutenção desta estrada faz 10 anos. A velocidade que poderá manter é de cerca de 40 Km/h, mais do que isso e não apreciará o panorama e arriscará de atropelar os bichos que tipicamente atravessam a estrada, especialmente a noite quando a estrada torna-se mística assim como a Graciosa estrada antiga de Morretes até a BR 116: noite, neblina, chuva, mata, curvas de 180° e paralelepípedo gasto são uma combinação imperdível. De dia no feriado vai estar cheia de gente... mesmo assim pode valer a pena com lugares preparados para piquenique.

Guaraqueçaba é uma cidadezinha bem pequena com pouquíssimos carros e anda-se pela rua sem a presença de automóveis (veja assunto estrada acima), por outro lado barcos são indispensáveis. Comida muito simples, nada de Barreado que tem em Morretes/Antonina/Paranaguá e também quase mais nada de peixes/frutos do mar devido ao declínio da piscosidade da baia causada por exploração excessiva e acidente com petroleiro da Petrobras alguns anos atrás.

A quantidade de locais para visita fazem desse lugar um objetivo a longo prazo, no tempo estipulado pode visitar o Salto do Morato (propriedade do Boticário) que está a caminho de Guaraqueçaba e procurar o Sr. João na pousada Chauá para ir até a Reserva do Sebuí. Cerca de uma hora de barco pelos furados dos mangues acompanhando a maré, um par de horas de caminhada leve, 4 cachoeiras sendo a terceira minha favorita, como não há estrutura na reserva leve tudo que precisa repelente, água, comida, etc. Considerando maré, caminhada, apreciação do local, fotos, observação de bichos, etc. considere quase o dia todo.

De Guaraqueçaba pode-se ir até Cananeia pelo canal do Varadouro, aberto com trabalho escravo por volta de 1953, dia inteiro ou mais. Há também uma trilha antiga para ir até esse mesmo destino, que poucos conhecem, são três dias a pé - pernoite na mata, claro.

Superagüí - Parque Nacional e ilha artificial depois da abertura do Varadouro - onde uma expedição patrocinada pela National Geographic uns 12/13 anos atrás encontrou o mico leão de cara preta, primata até então desconhecido, ou melhor, não descrito pela ciência - os idios bem que conheciam! Na vila de Superaguí encontrará a historia de William Michaud que junto com outras famílias Suíças, Holandesas e Francesas instalou-se no local nos fins de 1800 e o amou até o fim da sua vida - lá estão os seus restos mortais. Deixou belas obras plásticas hoje em museu de seu nome na Suíça e alguns no Museu do Olho em Curitiba. Staden, Alemão quase naufragou na baia em 1549 produzindo o primeiro relato escrito sobre oa baia. Do lado do Oceano Atlântico a praia de nome "deserta" diz tudo e o convida a percorrê-la de bicicleta ao longo dos seus quase 40 Km para depois continuar mais uns 30 Km igualmente deserta ao longo da Ilha do Cardoso após transpor a nado a Barra de Ararapira.

Em Guaraqueçaba visite o pequeno museu com algumas das únicas fotos do Joshua Slocum que também naufragou na baia com um cargueiro/veleiro de sua propriedade junto com a família. Construiu um pequeno veleiro e voltou para sua terra natal, USA - ele, esposa e 2 filhos. Escreveu um livro sobre sua estadia - procure o Zill no Ibama que ele tem uma copia - tornou-se depois o primeiro homem a circunavegar o globo a vela em solitário...e não tinha GPS.

Suba o morro do Quitumbé e terá uma vista extraordinária da Baia da altura dos seus 80 m e menos de uma hora de caminhada leve, mas se quiser suba até o cume do Morro do Bronze e ficará deslumbrado - quase um dia inteiro, Morro do Baú - um dia bem cheio.

Ilha do Pinheiro e Pinheirinho para assistir à revoada dos papagaios Chauá - só tem neste trecho da Mata Atlântica - ao nascer o sol ou ao se pôr.

Isso sem contar as festas de Fandango...
Com mais tempo te conto mais detalhes sobre a região.

Boa viagem e não esqueça... esta é uma região a ser preservada a qualquer custo.

Marcelo

Coelho
18/04/2008, 13:32
Meu nobre amigo, obrigado pelo incentivo e apoio.
Fiquei impressionado com seu relato e com certeza conhece bem a região.
Concordo com tudo que disseste especialmento no quesito conservação, acredite que sou incapaz de jogar sequer papel de bala no chão da cidade, imagine num paraíso deste!
Imprimi seus conselhos e dicas e tenho certeza que aproveitarei bastante a estada por essa bela região. Com ou sem chuva estarei saíndo hoje a noite e no sábado a tarde já estarei em Morretes direto me empapuçar no barreado !
Bem, meu muito obrigado !
Valeu meu "mestre"

Coelho de Nikite
Troller Trolha Brutus

marcelo_paranagua
20/04/2008, 12:17
Bem vindo a está região maravelhosa, interesante e pouco amigável para os seres humanos de um ponto de vista biologico, o Slocum escreveu que os abitantes "locais" eram "meio homem meio peixe", é lugar de agua nos mangues e no ceu! A chuva faz parte do cenario, ou melhor é a atriz principal!

Como se deduz do meu nickk morei em Paranaguá por cerca de 15 anos (hoje moro - lamentavelmente - em Curitiba), apreciei e aprecio cada cm da baia!

Se puder disponha de algo de tempo para trabalho voluntário, as vezes se trata apenas de levar alguem doente/do hospital até seu sitio...passe na cooperativa de artesões e compre alguma coisa simplesmente para dignificar o trabalho deles.

No mais, boa viagem e enjoy it!

Marcelo

DANIEL BANDEIRANTES
22/04/2008, 07:17
Pessoa, vou dar meu depoimento um pouco atrazado mas para quem for é uma das regiões mais lindas que conheci na minha vida, fui conhecer lá há uns doze anos atras quando morava em Ponta Grossa no Parana, quando eu fui eu eu fiz a proeza de sair de Ponta Grossa com mais dois amigos cada um em sua moto de trilha, tudo por estrada de terra e fazer a tal trilha do telegrafo se não me engano era dezeseis km e foram gastos quase o dia todo pois é um barro que não acaba mais, tinha hora que parava para ajudar o companheiro e quando ia voltar para a moto cade ela, afundou.... mas não me arrependo pois nunca vi uma natureza tão bela assim, quem quizer ir não perde a viagem só que fazer a trilha se existir ela ainda é bom ir com quem já foi e preparado.

Otávio Luiz
22/04/2008, 09:35
Fala Coelho, como foi a viagem?
Fotos?

Abs curiosos...

Coelho
29/04/2008, 18:10
Meus prezados amigos, que muito incentivaram e me deram várias dicas as quais pude aproveitar bastante aí vai um relato com fotos !
Mas antes, meu muito obrigado !

Bem, saí de casa, meu apto em Niterói - RJ, já na noite de sexta-feira, tal era minha ansiedade em seguir caminho. A noite meio nublada...sem chuva. Segui direto pela Dutra e pernoitei num motel antes da Carvalho Pinto.
Costumo fazer isso, mesmo de moto, por que além de prático é barato e bem confortável.
No sábado cedo, depois do café no Motel, segui pela Carvalho Pinto. Um café e reabastecimento no posto de serviço Frango Assado e em seguida já estava atravessando a Paulicéia desvairada, como sempre com baitas engarrafamentos... tomei o sentido pela Castelo Branco do Rodoanel...
Agora na Regis Bittencourt, terrível como sempre... até que não peguei nenhum congestionamento... parei só no Graal para um lanche em Registro e derrepente lá estava eu e meu Troller fotografando no Portal da Graciosa !
Começou então uma chuvinha típica e chatinha na descida da bela Graciosa... ladeada de hortênsias e uma exuberante mata Atlântica !
Mas, pelas condições meteorológicas estava tudo um deserto...
Eu, viajando só... ouvindo minha música sertaneja... e assistindo meus DVDs da década de 70... era só alegria !
O Trollão, nota dez ! Chuva e frio... nem era comigo.
Cheguei em Morretes lá pelas 17 horas e me hospedei na pousada Dona Siroba, já minha conhecida de viagens de moto.
Depois de um bom banho... claro, o famoso " barreado"... caí dentro !
Depois de um café, um papo com o conhecido " carioca " figura maravilhosa que trabalha nesta pousada... descobri um livro sobre o Brasil e seus exploradores de 1500 a 1530... me deliciei na leitura noite a dentro !
Dormi.

BoaTrilha
29/04/2008, 18:14
olá amigos, se não for pedir muito, poderiam passar mais dados dessa região?
abraços

marcelo_paranagua
29/04/2008, 21:49
- O que desejas saber Carlos, além das anotações acima?

- Coelho em frente à pousada da Dona Siroba tem uma sorveteria que era de um amigo que faz um sorvete de gengibre fabuloso, espero que tenha saboreado

Marcelo

Coelho
30/04/2008, 14:46
Continuando o relato, depois de uma noite bem dormida... afinal... haja barreado...hehehehe acordei faminto. Para minha alegria o barreado não me fez mal, e o segredo, segundo me disse a cozinheira, era degustar uma laranja, que acompanha o prato, para fazer bem a digestão... afinal, carne de búfalo cozida durante doze horas... é de fato um prato pesado.

Um excelente café da manhã na pousada Dona Siroba e lá estava eu novamente na estrada.
Essa pousada fica a 4 km de Morretes, numa localidade chamada Porto de Cima que era o ponto final da rota de mercadorias vindo de Paranaguá pelo rio Nhundiaquara depois no lombo de mulas , os mercadores e escravos subiam a serra da Graciosa para abastecer o planalto curitibano.

Uma parada em Morretes para abastecimento, checada no Troller, água, óleos, fluídos, pneus... tudo OK. Como iria pegar mais de 80 km de terra, melhor estar com o tanque completo ! Até porque estava em vôo solo.

De Morretes seguí pela bela e conservada rodovia , PR340 , até um local chamado Cacatu, são 27 km de rodovia simples mas bem conservada. Daí toma-se o rumo leste para Guaraqueçaba.

Iniciando o trecho Off road, baixei a calibragem dos pneus para 25 libras,
neste trecho de terra, com grau de dificuldade " leve " o grande problema é a velocidade que não supera os 40 km/h, pena de em curvas fechadas dar de encontro com algum caminhão, o que não é difícil. A pista, pedregosa em alguns trechos, lamacenta em outros, algumas subida, e alguns trechos retos com " costelinhas " não oferecem dificuldades a carros altos, penalizando os carros baixos que são raros, excetos alguns velhos de moradores das redondezas. Sem necessidade de tração, segui tranquilo, até a entrada do Parque Salto Morato.

Este Parque, de propriedade do Boticário é um paraíso pra quem gosta de camping com boa infra-estrutura. Trilhas bem traçadas , quiosques, recepção, banheiros limpos... enfim um paraíso. ao preço de uma taxinha de 5 reais, para acampar são 10 por pessoa. Seguindo a trilha bem sinalizada de 1600 metros cheguei até a maravilhosa queda Salto Morato ! Fiquei extasiado com tanta beleza e tamanha natureza alí bem na minha frente, tal qual a 500 anos atrás ! Muitas fotos e uns 40 minutos de admiração ! Uma bela queda de 130 metros sendo 80 livres do rio Morato. Outras atrações é o próprio rio Morato, seu aquário ! A ponte Pensil ! As bromélias ! A figueira que lançou suas raízes a seis metros de distância fazendo uma " ponte" sobre o rio ! Tudo isso se faz a pé numa caminhada leve e tranquila !
Dediquei também um tempo para admirar a exposição de fotos e informações na Recepção turística.
Pretendia acampar, mas como o tempo teimava em ficar nublado e com chuvisco, não tinha ninguém no parque. Achei um pouco de masoquismo passar a noite toda alí sozinho. Então resolvi seguir para Guaraqueçaba !

Assim o fiz !

Coelho
30/04/2008, 15:58
Saindo da reserva de Salto Morato, são 4 km de desvio da estrada PR 405 que leva a Guaraqueçaba, daí são mais 15 km. Antes de entrar na cidade passa-se o Mirante, que resolvi fotografar noutra ocasião em virtude da chuva. A estrada mantem as mesmas características com pedras roliças , barro e às vezes um calçamento de pedras pra melhorar a tração. No ponto mais alto tem o tal mirante que como disse resolvi fotografar na volta, pra esperar a melhora do tempo.
Guaraqueçaba é uma cidadezinha pitoresca... como bem disseram os colegas em mensagens anteriores, um ponto pra se vislumbrar a natureza e se constatar que ainda existem locais que são paz e harmonia.
Um vilarejo de pescadores, com comércio razoável , barzinhos e alguns restaurantes onde se destaca o Bar do Barbosa !
Algumas pousadas e uns poucos e razoáveis hotéis .
Depois de um citi tour com o Troller, e fazendo um sucesso danado, fui a atração da cidade... resolvi me hospedar no hotel Eduardo I , bem de frente para a baía e na pracinha principal da cidade.
Depois de apear do Jipão, um bom banho e uma caminhada pela cidade.
Compras no mercado de artesanato, fotos no relógio de Sol defronte a Câmara de vereadores, subida no morro do Quitumbê ao lado da igrejinha..e retorno ao hotel pra preparar a esperada janta no Bar Barbosa. Caí dentro do prato Turístico recomendado... e de fato adorei ! Uma curiosidade é que notei uma foto interessante no Bar do Barbosa... lá estava o Barbosa que tinha pescado um Badejo de 160 kg ! O mais curioso e tragicômico é que o Barbosa faleceu no mesmo dia que pescou o tal peixão..... Hoje o bar é administrado por sua filha, depois me informaram que foram pescados ainda outro Badejo de 180 e 200 kg ! Como não sou santo e já estava bom tempo sozinho segui para uma noitada na boate da cidade pra ouvir bastante música sertaneja... mas fandango que é bom mesmo... nadica de nada...
No final da tarde e já a noitinha o tempo deu sinal de melhoras então contratei o Sr Augusto pra me levar de voadeira até a ilha do Superagui, passeando pela baía de Paranaguá, isso bem cedo no dia seguinte ( segunda-feira ) antes que a maré baixasse muito devido ao manguezal.

Dormi tranquilo sonhando com um tempo melhor pra poder passear de barco.
Na revisão do dia, sucesso total e feliz com o belo passeio !
Ronquei pra cacete....

Coelho
30/04/2008, 16:40
Na segunda-feira o dia amanheceu maravilhosamente lindo !
Um céu de brigadeiro e uma bruma sobre a baía digna de várias fotos !
Depois de um belo e farto café da manhã, me dirigi ao cais bem em frente ao hotel e embarquei na voadora do seu Augusto, a quem recomendo queira passear pela baía rumo superagui, ele é bem conhecido na cidade. Nos dirigimos então ao lagamar através do canal chamado " furado " sempre com belas dicas e informações do Seu Augusto, que conhece bem a região, aliás, a simpatia e hospitalidade é o ponto alto do pessoal de Guaraqueçaba.
Atravessamos a ilha Pinheiro e Pinheirinho, donde saem revoadas de papagaios Chauás, da vila de Araripina, do cemitério onde ainda estão os restos mortais do Francês Michaud, que pintou as belezas da região !
Contornamos a ilha da Peças, da chamada baía das Laranjeiras e por fim chegamos a vila de Superagui ! Isso numa jornada de uma hora !
Após o desembarque no trapiche, e conhecimento da vila, saí rumo a uma caminhada até a praia Deserta ! Nessa jornada me acompanhou uma jovem praticante de Trekking que conheci.
Fantástico, antes encomendamos o almoço ! Peixe ao molho de camarão !
A caminhada foi demais, trilha entre vegetação rasteira e a visão maravilhosa da praia Deserta que segue por 30 km até a Ilha do Cardoso.
Retornamos pela beira da praia até o restaurante onde nos fartamos com uma bela refeição !
Assim passamos o dia inteiro , com um sol legal , belas caminhadas e muitos papos com os locais.
Aguardamos a chegada do Seu Augusto para nos levar de volta até Guaraqueçaba !

Coelho
30/04/2008, 17:01
Depois de retornar da Ilha do Superagui, na segunda no fim da tarde, um bom banho pra relaxar, uma janta legal e um belo sono !
Na terça-feira o dia estava mais lindo ainda e depois do café, acerto de contas, e início do retorno, desta vez pararia no Mirante pra fotografar.
No meio da estrada uma parada pra socorrer dois motociclistas que estavam em apuros com um pneu furado. Embarquei um deles com o pneu e lá fomos nós a procura de um borracheiro. Assim pratiquei minha boa ação !
O retorno foi tranquilo, e me pareceu mais rápido que a vinda !
Em Morretes antes de voltar pra pousada da Dona Siroba, uma passeada por pelos casario e pela famosa estação de trem !
A noite, mais barreado !
Uebaaaaaaaaaaaaaaaaa

Coelho
13/05/2008, 17:18
Aquela terça-feira tinha sido maravilhosa, desde a manhã... céu azul de brigadeiro... Uma tarde maravilhosa depois de 80 kms de terra !
O Pôr-do sol em Morretes, visitando o casario... e o fim-de tarde na pousada da Dona Siroba, retornando em grande estilo... cheio de lama e ouvindo meu DVD sertanejo.
Depois de " apear " do Jipão, aquele banho gostoso e... cerva com Barreado é claro.
A noite foi tranquila e ao som dos grilos , sapos e centenas de animais que circulam pela vasta área da pousada da Dona Siroba. Mais uma vez me deliciei com o livro que encontrei numa pequena estante na sala de estar da pousada e que versava sobre as expedições no Brasil colônia.

A quarta -feira amanheceu também com um dia lindo de sol e temperatura amena ! Depois do café, um check-up no Trollão e lá estou eu novamente na pista em direção agora mais ao Sul, sentido Pontal do Sul . São cerca de 75 km de rodovias maravilhosas !

Um trecho da BR 277 e outro na PR 407 e lá estava eu em busca de um estacionamento próximo do cais. Não é difícil encontrar, a recomendação é apenas para períodos de férias e verão, pois o acesso à Ilha do Mel é restrito a 5.000 pessoas, muito bem controlado com pulseiras, logo é bom reservar hotel ou pousada.

Para a Ilha do Mel, é o melhor ponto de partida, além de mais perto tem mais saídas. Frequentemente de hora em hora.
Chegando na Ilha tem-se dois cais : ou fica em Brasilia ou no Encantado. Aportei no cais em Brasília, pois é o caminho para o Farol das Conchas e a Fortaleza !
A Ilha é uma gracinha , parece até que se está no Havaí... tudo areia, muitas árvores e um estilo bem havaiano, digamos assim, tudo parece um luau ! Encantador ! Mas de preço bem amargo esse estilo... hehehehe Mas vale a pena, lá estar principalmente muito bem acompanhado.

Iniciei minha caminhada de 4 km até o Farol das Conchas e assim fui conhecendo o interior da ilhota. Do alto do Farol a vista é deslumbrante, avista-se até a Ilha das Peças e ao longe a Ilha do superagui !
Maravilha, principalmente visualizando o " ístmo" da Ilha do mel, que parece a dividir em duas partes !

A gente vê bem também o canal da Galheta por onde passa o barco vindo do Pontal ! Esse canal é a saída dos grandes navios cargueiros do porto de Paranaguá.

Depois de várias fotos e deslumbres, segui no caminho à beira-mar para a tal Fortaleza... caraca...andei pra cacete... foram mais de 10 km pela areia , um grande exercício ! são seis km saindo do cais de Brasília. Mas confesso que valeu a pena !
Uma viagem à história do Brasil ! Muitas fotos pra registrar e um belo lanche na volta num barzinho estilizado Reggae assistindo DVD de surfistas no Havaí e ouvindo Bob Marley, enquanto aguardava a próxima partida para o Pontal.

Importante não perder o último barco, senão você terá que ficar na Ilha ou tentar atravessar de barco pequeno pagando caro por isso ! Essa travessia dura quase uma hora, mas é muito prazeirosa.

Novamente no Jipão retornei pra minha segunda residência, a pousada da Dona Siroba , lá chegando antes do anoitecer.

Mais um Check-up no jipão, água , óleo, fluídos, diesel, pneus... e já deixei tudo pronto pra retornar pra São Paulo no dia seguinte !

Mais uma noite maravilhosa na pousada !
Até aqui, 100 % de aproveitamento e só felicidade, sem incidentes.
Dormi bem pra cacete....
Ahhhhhhh
Mais barreado........

Otávio Luiz
14/05/2008, 10:00
Então fizeste tudo Coelho?
Show de bola o reteiro, parabéns...:palmas:

Fernando da Terra
14/05/2008, 11:02
Fala ai Coelho!! Tudo legal?
Grande viagem essa que você fez cara! Grandes fotos também!
A sua narrativa então, faz a gente viajar junto .....
O lugar deve ser muito bonito mesmo. Pretendo um dia conhecer.
Você sabe qual é a distância que deu de São Paulo até lá? (ou do Rio, ai é só tirar uns 500 km para saber...)
Parabéns pela viagem e relatos....
Abraço

Fernando