PDA

Ver Versão Completa : suspensao mini-baja



rfortuoso
03/04/2008, 16:50
galera, sou estudante de engenharia mecanica, e faço parte do projeto mini-baja, e estou encontrando dificuldades com a suspensao dianteira do nosso carrinho, pois em todo lugar q eu leio, soh encontro geometrias, angulos de caster, cambagens, convergencias e afins, de carros on-road, pois entao, utilizamos estas medidas no projeto da suspensao do nosso carrinho, porem ele nao obteve o desempenho esperado, gostaria de saber se alguem sabe sobre essas coisas para veiculos off-road, os angulos de caster e cambagem e etc... pois ja ouvi falar q sao angulos e medidas diferentes!!!

agradeco ateh entao!!

att
Ronaldo Fortuoso

fabricio prazeres
27/08/2010, 10:04
galera, sou estudante de engenharia mecanica, e faço parte do projeto mini-baja, e estou encontrando dificuldades com a suspensao dianteira do nosso carrinho, pois em todo lugar q eu leio, soh encontro geometrias, angulos de caster, cambagens, convergencias e afins, de carros on-road, pois entao, utilizamos estas medidas no projeto da suspensao do nosso carrinho, porem ele nao obteve o desempenho esperado, gostaria de saber se alguem sabe sobre essas coisas para veiculos off-road, os angulos de caster e cambagem e etc... pois ja ouvi falar q sao angulos e medidas diferentes!!!

agradeco ateh entao!!

att
Ronaldo Fortuoso
amigo tenho um pronto aqui em casa se vc quiser pode vir aqui e tiar as medidas dar uma olhada nele

Marcelo A. Marchiodi
27/08/2010, 10:36
Caro Fortuoso, não existe nada ainda escrito especificamente pra off-road, o que você pode fazer é fuçar em fóruns americanos de desert racing, como este: http://www.race-dezert.com/forum/forumdisplay.php/43-Shop-Suspension-amp-Steering tem material ali que não acaba mais, mas tem de ler e procurar tópico por tópico. Se não me engano até tem tópicos específicos de mini baja.

Tente no Pirate também: http://www.pirate4x4.com/forum/forumdisplay.php?f=71

Mesmo lá eles usam os livros que você citou como base, e montam as suspensões baseadas nesses livros e no enorme conhecimento que adquiriram em mais de 40 anos de corrida em deserto.

Na minha opinião, é o melhor lugar pra pesquisar.