Ver Versão Completa : Luz 4x4 Piscando - Pajero TR4
tpidealli
03/04/2008, 14:09
Pessoal,
Estou com um probleminha... a luz do meu 4x4 fica piscando mesmo engatado o 4x2.
Já tentei fazer os procedimentos do manual de engatar o 4x4 andar para frente ... dar a ré...voltar para 4x2.. e tal.. mas mesmo assim o problema continua... alguem faz idea do que pode ser?:pensativo:
Esse final de semana peguei muita lama e locais alagados será que isso pode ter afetado alguma coisa?
Abracos:concordo:
Carlos Bernardo
03/04/2008, 14:29
Deve ser só um mau contato básico...tive uma Pajero Sport que deu esse pepino e era bem parecido com isso que vc relatou...
tpidealli
03/04/2008, 14:57
Pô tomare que seja só isso!
É engraçado, pois esses dias quando sai da trilha e peguei o asfalto estava piscando, depois parou...
agora voltou e não apaga mais!
O que voce fez para resolver esse problema?
Há muito barro no diferencial ainda, vou tentar jogar uma vap ve se derrepente volta ao normal...se for um mal contato sei la..
Abracos
Deve ser só um mau contato básico...tive uma Pajero Sport que deu esse pepino e era bem parecido com isso que vc relatou...
Carlos Bernardo
03/04/2008, 15:06
Eu não havia feito trilha nenhuma, o meu problema começou quando desengatei o 4x4 depois de ter pego uma tempestade terrível na estrada, subindo a serra. O carro estava carregado de gente e com bagagens, fora o peso extra da blindagem, por isso subi a serra no módulo 4x4 integral e ao chegar em casa e desengatar o 4x4 a luz indicativa do painél não apagava, mas ele havia destracionado normal.
Levei na concessionária e foi aferido que era um pequeno mau contato elétrico. Nem cobraram pra arrumar, afinal, resolveram em meia horinha. =-)
tpidealli
03/04/2008, 15:11
Ótimo!
É exatamente isso que acontece!
Eu consigo traciona-lo e destraciona-lo normal.. mas a luz não apaga vou leva-lo até uma Mit para verificar isso!
:concordo:
Valeu!
Eu não havia feito trilha nenhuma, o meu problema começou quando desengatei o 4x4 depois de ter pego uma tempestade terrível na estrada, subindo a serra. O carro estava carregado de gente e com bagagens, fora o peso extra da blindagem, por isso subi a serra no módulo 4x4 integral e ao chegar em casa e desengatar o 4x4 a luz indicativa do painél não apagava, mas ele havia destracionado normal.
Levei na concessionária e foi aferido que era um pequeno mau contato elétrico. Nem cobraram pra arrumar, afinal, resolveram em meia horinha. =-)
Bailune1
03/04/2008, 15:16
Ótimo!
É exatamente isso que acontece!
Eu consigo traciona-lo e destraciona-lo normal.. mas a luz não apaga vou leva-lo até uma Mit para verificar isso!
:concordo:
Valeu!
A minha Pajero Io também esta com esta luz piscando e meu mecanico falou que este problema e no sensor, mas não influencia em nada na tração do carro....
Esse sensor na autirizada tá quase R$300,00. Eta pisca-pisca caro !
Brother Tive O Mesmo Problema Que Vc, Com A Luz Do Bloqueio. Tenho uma pajero io.
Fiz Uma Viagem De 25 Dias Pelo Nordeste Inteiro Com Minha Io,a única Coisa Que Tive Foi Isso... Após Sair De Umas Dunas Quando Tirei A 4x4 A Luz Do Bloqueio Continuava Piscando Mesmo Em 4x2, Voltava Pro Bloqueio Ela Ficava Ligada Direto Como Normal, Tirava Pra 4x2 Não Apagava Ficava Piscando......levei Na Concessionária Em Natal Que Era De Onde Eu Estava Mais Perto, Eles Fizeram Um Teste E Disseram Que Era Problema Só Do Sensor Mesmo, E Que São 2 Sensores Responsáveis Por Essa Indicação No Painel E Que Deviam Custar Em Média R$ 200,00 Mais Que Não Afetava Em Nada O Funcionamento Do Carro, Sendo Assim Continuei Viagem Tranquilo..... Uns 6 Dias Depois, Após Passar Em Um Rio De Pequena Profundidade Durante A Viagem, Parei Mais A Frente Para Comer E Quando Liguei O Carro Para Sair A Luz Tinha Parado De Piscar...... Será Que Na Duna O Sensor Entupiu, Sujou....e No Rio Ele Limpou De Novo ??? E ATÉ HOJE FUNCIONA NORMALMENTE. Realmente Não Sei Lhe Dizer....mais Como A 4X4 é Por Sistema De Alavanca......com Deve Ser Só O Sensor Tb.
Abçs a todos !!!
tpidealli
04/04/2008, 12:06
Ohh galera!!!
Valeu pelas dicas!
Acredito que esse problema é geral nas Pajeros IO.
Com certeza é isso entao sensores, o valor de R$ 300,00 foi o que o pessoal da MIT havia me passado mesmo!
Vou tentar realizar uma lavagem por baixo do carro quem sabe tira essa luz... até porque a viatura está com muito barro na região do diferencial...
quem sabe ne?
Valeu!!!!
Abracos a Todos!!
Ohh galera!!!
Valeu pelas dicas!
Acredito que esse problema é geral nas Pajeros IO.
Com certeza é isso entao sensores, o valor de R$ 300,00 foi o que o pessoal da MIT havia me passado mesmo!
Vou tentar realizar uma lavagem por baixo do carro quem sabe tira essa luz... até porque a viatura está com muito barro na região do diferencial...
quem sabe ne?
Valeu!!!!
Abracos a Todos!!
Isso as vezes só uma boa lavagem já resolve. Uma vez fiquei atolado e qdo saí acendeu tudo que é luz, abs, tração não apagava, etc. Depois que passei em um riacho e o excesso de lama saiu foi tudo voltando ao normal.
Abs,
Luiz Raphael
11/04/2008, 09:41
Tive exatamente esse problema, mas foi resolvido da seguinte forma. Eu mesmo fiz. Primeiro retire TODOS os contatos que ficam em baixo da caixa de transmissao e DOIS que ficam do lado ESQUERDO do motor voce olhado o carro de TRAS PRA FRENTE. Logo, Bata AR COMPRIMIDO (vc encontra em lava jato, e oficinas) em todos os contatos para tirar agua e areia pois esses contatos nao tem proteçao que impeça a entrada desses "problemas comuns em off's" Coloque bastante LIMPA CONTATO !!!!!!!!!!!! NAO É ANTILUB OU OLEO NEM DESENGRIPANTE!!!!!!!!! É LIMPA CONTATO MESMO VENDIDO EM LOJA DE PEÇA DE CARRO E COMPUTADORES. Deixe agir por uns 30 segudos e bata o jator de ar. Depois coloque novamente e ponha os contatos no lugar e faça o teste pra ver se deu certo espero que ajude abs
tpidealli
12/04/2008, 16:33
Valeu Luiz vou tentar isso , segunda feira o pessoal da MIT vai realizar uma lavagem por baixo da viatura , vamos ver se a luz para de piscar, caso contrario vou tentar isso que voce falou!
valeu!
Tive exatamente esse problema, mas foi resolvido da seguinte forma. Eu mesmo fiz. Primeiro retire TODOS os contatos que ficam em baixo da caixa de transmissao e DOIS que ficam do lado ESQUERDO do motor voce olhado o carro de TRAS PRA FRENTE. Logo, Bata AR COMPRIMIDO (vc encontra em lava jato, e oficinas) em todos os contatos para tirar agua e areia pois esses contatos nao tem proteçao que impeça a entrada desses "problemas comuns em off's" Coloque bastante LIMPA CONTATO !!!!!!!!!!!! NAO É ANTILUB OU OLEO NEM DESENGRIPANTE!!!!!!!!! É LIMPA CONTATO MESMO VENDIDO EM LOJA DE PEÇA DE CARRO E COMPUTADORES. Deixe agir por uns 30 segudos e bata o jator de ar. Depois coloque novamente e ponha os contatos no lugar e faça o teste pra ver se deu certo espero que ajude abs
ferramenteiro
12/04/2008, 18:13
Na l200 isso acontecia quando havia algum problema no sist de vacuo da roda livre. existe uns tubinhos que são ligados no diferencial dianteiro e que comandam a roda livre. estava com um dos solenóides( peça que comanda a atuaçao do vácuo, é só seguir a linha de vácuo que vc achara) com problema. ele esquentava muito quando a a chave estava na ignição. Achei uma usada por 100,00 troquei e ficou perfeito. As vezes é só alguma mangueira que esta frouxa ou solta.
Não sei se na tr4 é igual mas espero ter ajudado
tpidealli
16/04/2008, 00:49
Pessoal,
Valeu pela colaboracao!:palmas::palmas::palmas:
A lavagem por baixo da viatura realmente resolveu o problema do pisca pisca do 4x4!
voltou tudo ao normal!!!
:dance::dance::dance::dance::dance::dance:
Abraços!
ccinelli
19/04/2008, 13:11
Tive um problema idêntico ao relatado pelo Ferramenteiro. No meu caso, também, a solução foi a troca do selenoide. O serviço foi feito pelo Ramiro (da Ilha).
Também tive esse incômodo problema e a solução foi a substituição da válvula solenoide... Gostei da indicação de limpeza dos contatos.
Abço,
Júlio
A.Tavora
25/05/2008, 12:26
Caros Amigos, aconteceu na PAJERO SPORT antes da revisão dos 30.000km, foi resolvido. Agora começou a acender a luz do AIR BAG. Vou levar segunda na MIT.
Abçs
Tive o mesmo problema com a GLS-B, e usei um procedimento semelhante ao do Luiz Raphael. Até agora, tudo bem.
Gostaria De Agradecer Ao Amigo Luiz Rafael Pela Sua Excelente Colaboração Em Resolver Um Problema Q Aparentemente Era Grave, Com Uma Solução Super Simples. Obrigado Ae Amigo, E, Obrigado A Todos Os Companheiros Daqui Do Forum Pelas Dicas. Abs A Todos.
Marcinha
11/07/2008, 14:29
Qd esse procedimento não resolver, a principal causa é a válvula da solenóide mesmo.....aí, só trocando
Qd esse procedimento não resolver, a principal causa é a válvula da solenóide mesmo.....aí, só trocando
Pessoal,
estou com este problema há 02 meses. A luz começou a piscar, levei na Cardinal Mit aqui em SP, disseram que era o solenóide marron da caixa de transferência. Falaram que fazendo uma limpeza poderia resolver. Semana passada troquei o óleo da caixa e meu mecânico tirou o solenóide, fez uma limpeza mas o problema continuou. Sei que não afeta o funcionamento da tração mas enche o saco ver aquela luz piscando. Esta semana comprei um solenóide novo por R$ 143. Hoje meu mecânico fez a substituição mas para minha surpresa, ao invés de ficar piscando agora fica acesso direto em 4x2 e 4x4 H. Quando passo para 4x4HLC e 4x4LLC ele fica piscando...:putz:. Tem mais algum solenóide que trabalha em conjunto ? Segunda vou passar na concessionária para ver o que acontece mas se puderem dar alguma dica amanhã dou mais uma fuçada.
Abraços.
Marcelo Veloso
25/07/2008, 14:58
Está acontecendo a mesma coisa com minha Pajero Io, levei a MIT aqui no Rio e disseram que eram 03 interruptores com defeito, sendo R$ 150,00 cada.
No caso da minha ranger só resolveu com a troca do sensor, 300 pratas.
lealrenato
25/07/2008, 19:24
A minha Pajero Io também esta com esta luz piscando e meu mecanico falou que este problema e no sensor, mas não influencia em nada na tração do carro....
felipe
me desculpe, mas influencia sim.
:arrow:trata-se de uma valvula solenoide de acionamento do 4X4.
se vc :discordo: troca-la, ela vai ficar engatando e desengatando a tração, ou seja, vai ficar maluca, sem comando.
para L 200, é problema, principalmente se for no asfalto.
"quebra tudo"
da L 200 custou 380,00, cara pra cacete:-(:-(
:concordo::concordo:
Carlos Monteiro Junior
31/07/2008, 19:54
Olá... tb tenho este problema e não consigo fazer com que pare, pisca o tempo todo ..... na verdade já comprei assim de um colega e tudo funciona normalmente, só para de piscar qdo cambeio a tração, o antigo dono me falou que começou de uma hora para outra...o que fazer????
NARCELO TRINDADE
24/08/2008, 21:53
Oi Marcinha...
Onde fica esta valvula?
Marcinha
25/08/2008, 09:46
Narcelo..na TR4 não sei precisar onde fica...na L200 fica no motor, quase embaixo do pára-brisas, no canto esquerdo.
Muitas vezes, uma limpeza resolve o problema...outras vezes, só trocando. O importante é resolver o problema, pois se deixar pra lá, 4x4 fica entrando td hora, sem vc acionar, podendo até passar a andar tracionado integralmente.
Já vi acontecer isso 2 vezes por rastreador de seguradora instalado de maneira inadequada, causando a pane nos sensores.....
silviodias
01/09/2008, 22:26
o meu sport 2.8 apagou de vexz a luz. levei no mec olhou e não descobriu. na concecionaria, mexeram e a luz aceneu por 2 dias. inclusive qdo destracionava ela ficava piscando. depois apagou ded vez de novo. desisti. afinal a gente perdebe a diferença no braço!!!!!!!!!!!!!!!
WALTERUAI
10/03/2009, 15:52
Como as msg relacionadas são antigas, talvez já tenham resolvido. A minha Pajero IO estava com este problema. Levei num eletricista indicado como fera em imports. Ele retirou uma pequena válvula branca, ligada a uma mangueirinha que aciona o dispositivo por efeito vácuo, que fica no direito do motor, na direção do amortecedor, um pouco abaixo do nível superior do mesmo. Limpou, recolocou e pronto. Não levou 10 minutos e "zero" de custo. Espero que o problema de alguém seja o mesmo meu...
FabioTr4
10/03/2009, 21:31
Aproveitei revisão na Concessionária, solicitei verificação, e orcei e troquei a "bendita luizinha" q piscava. No meu caso não era a selenóide e apenas a "luizinha". Foram R$130 bem gastos. E me devolveram o sensor antigo. Fio marrom e conector (alguém já citou isto em algum canto do forum) que é conectado ao câmbio.
[s]
Pessoal,
Hoje estava voltando para almoçar e parando meu TR4 no sinal senti uma vibração na roda da direita (olhando o carro de trás para frente). Parecia que engatava a tração ou algo raspava o pneu. No mesmo momento a luz indicativa da tração 4x4 começou a piscar. Só parou quando engatei o 4X4. Parei o carro momento depois, desliguei-o por um tempo, depois dei partida novamente e passei para 4X2. Ficou normal. Voltei para o trabalho e 4 km depois mesma coisa. Vibração e luz piscando. Será que esta vibração é a tração querendo ligar, por causa de problema na selonoide?
Abraço e obrigado.
André
:parede:Voce conseguiu resolver o problema da luz piscar e fazer o barulho de coisa raspando??
Comprei uma Pajero IO e estou com o mesmo problema:parede::parede::parede::parede:
Del Carlo
02/06/2009, 16:31
Pessoal,
Hoje estava voltando para almoçar e parando meu TR4 no sinal senti uma vibração na roda da direita (olhando o carro de trás para frente). Parecia que engatava a tração ou algo raspava o pneu. No mesmo momento a luz indicativa da tração 4x4 começou a piscar. Só parou quando engatei o 4X4. Parei o carro momento depois, desliguei-o por um tempo, depois dei partida novamente e passei para 4X2. Ficou normal. Voltei para o trabalho e 4 km depois mesma coisa. Vibração e luz piscando. Será que esta vibração é a tração querendo ligar, por causa de problema na selonoide?
Abraço e obrigado.
André
A minha está com o barulho de coisa raspando na roda e quando eu ligo a tração para de vez ....
.. fora a luzinha que começou a piscar, justamente quando eu troquei os pneus ...
Será que tem alguma coisa a ver?
ABS
rodrigov
03/06/2009, 19:11
a minha TR4 2005 faz a mesma coisa de ficar piscando as luzes das rodas dianteiras, fui no mecânico e ele constatou que a Cápsula de vácuo do diferencial dianteiro está quebrada, tem que trocar para resolver.
Na concessionária o nome da peça é Tanque, Vácuo CTR. EMBR.
rodrigov
07/06/2009, 23:22
O nome da peça que citei é na verdade
Atuador, Embreagem Roda Livre Código:MR399264
neste link há algumas soluções para este problema:
http://4wd.blogeasy.com/
http://images50.fotki.com/v1514/photos/0/207430/7536421/MR399264-vi.jpg
http://images50.fotki.com/v1513/photos/0/207430/7536421/actuator_001-vi.jpg
willerdan
21/06/2009, 21:09
a minha pajero io tem o mesmo problema
parece que todas sao assim
abraço
Durante uma trilha com chuva e lama a minha começou a acender a luz da seta esquerda toda vez que eu colocava o pré no freio. Achei até engraçado. Depois que eu passei por uma poça de água com a roda dianteira esqu4erda parou de acender a luz de seta.
vai saber?!?!? Acho que é sugeira no sensor mesmo.
fernandotf
26/06/2009, 14:04
Durante uma trilha com chuva e lama a minha começou a acender a luz da seta esquerda toda vez que eu colocava o pré no freio. Achei até engraçado. Depois que eu passei por uma poça de água com a roda dianteira esqu4erda parou de acender a luz de seta.
vai saber?!?!? Acho que é sugeira no sensor mesmo.
Uma vez estava viajando em uma toyota bandeirantes, e o conta-giro não funcionava... quando ligava o pisca, o conta giro funcionava-não funcionava-funcionava-não funcionava-funcionava... :lol:
O problema era no aterramento do conta-giro, que era compartilhado com o pisca, mas não estavam conectados devidamente no terra.
Sugiro lavar o carro e conferir as conexões... talvez só isso resolva.
Fernando
Edson L200 Sport
23/03/2010, 16:36
o meu deu problema no solenoide tbm
Lucão Magalhães
24/03/2010, 17:24
Bom no meu caso aconteceu o problema na valvula solenoide.
Lei na Mitcar em Belo Horizonte porque as luzes não paravam de piscar, foi constatado que era a solenoide. Alegaram que se eu não trocasse iria danificar outros componentes da tração.... então troquei.
Peça MR534632 - Valvula, Solenoide - R$ 700,79
Foi trocado em 05/06/2009 e o problema foi resolvido.
Achei um roubo o preço da peça... mas fazer o que? infelizmente estamos nas mãos desses caras....
pedrocuba
10/05/2010, 18:08
uiiiii
700 reais é uma facada das grandes mesmo!
Na Mitsunori me pediram R$ 425 por essa válvula solenoide.
Vou tentar fazer o procedimento de limpeza pra ver se resolve, se não, vou tentar dar um jeito de importar...
Algm conhece uma loja virtual de peça de mit boa nos EUA?
Abraços!
Rodriggo
10/02/2011, 22:08
Olá galera! sou novo aqui! e estou prestes a comprar uma TR4, já tenho boas informaçoes sobre o carro.
agora uma coisa que me deixou muito na duvia foi o seguinte.
tres (3) TR4 que fui ver e testar estavam em 4x2 e a luz das rodinhas dianteiras piscando, quando engatava a 4x4 elas ficavam acesas constante, todas 03/04. Fui ver uma 04/05 e epercebi que essa nao piscava,quando engatava a 4x4 ai que ela piscava (achei estranho) engatei a reduzida, parou de piscar e ficou acesa constante.Lembrando que todas sao mec. Eai galera qual é a que ta bixada ?
ZEWADOLFO
11/02/2011, 20:47
Olá galera! sou novo aqui! e estou prestes a comprar uma TR4, já tenho boas informaçoes sobre o carro.
agora uma coisa que me deixou muito na duvia foi o seguinte.
tres (3) TR4 que fui ver e testar estavam em 4x2 e a luz das rodinhas dianteiras piscando, quando engatava a 4x4 elas ficavam acesas constante, todas 03/04. Fui ver uma 04/05 e epercebi que essa nao piscava,quando engatava a 4x4 ai que ela piscava (achei estranho) engatei a reduzida, parou de piscar e ficou acesa constante.Lembrando que todas sao mec. Eai galera qual é a que ta bixada ?
Rodrigo, tenho uma L200 e estou com o problema da luz piscando. Provavelemte terei que trocar a solenoide R$ 460,00.
Essa luz deve aparecer somente quando liga ou qdo em 4x4.
A 04/05 que piscou quando engatou, é normal piscar um pouco logo quando engata, mas depois fica acessa.
Ou seja, as duas primeiras eh que estao com problema (IGUAL A MINHA)
neilsonhenriques
11/02/2011, 20:51
Minha TR4 2008 AT também está com o mesmo problema.
Segurando a alavanca de tração, dá pra ver que o carro passa pra 4x2 porque dá pra sentir, mas a luz espia continua piscando. :pensativo:
No meu caso acho que não precisarei trocar a solenóide visto que o tracionamento está funcionando. Talvez o sensor tenha ido pro saco mesmo.
Leco1974
11/02/2011, 23:31
O manual da TR4 fala que é normal piscar, bastando pisar levemente no freio para que se apague (estava em 4x4 e vai pro 4x2, p.ex) ou qdo vai do 4x2 pro 4x4. A minha sempre acontece, mas apaga num simples pisar no freio, mas o fato de piscar não indica que não esteja engatava/desengatada a tração e isto o motorista nota só de ouvir o ronco do motor aumentar/diminuir ou ver o carro amarrado/liberado. O problema é se estiver com 4x4 acionado e ficar piscando a luz sempre, mesmo depois de cutucado o freio 1 ou 2 vezes, aí sim deverá ver a solenóide ou outra coisa estragada. 4x4 pra 4x4 reduzida tb pisca e vice versa tb. Nas outras Mit não sei como acontece. Talvez nenhuma esteja estragada ou todas, só testando pra ver, pq parece que vc não sabia desta pisada no freio ou fez e não postou aqui..., mas teste todas as posições da tração. TODAS MESMO. E ser AT verifique se em velocidade constante vc der uma pisada no acelerador abrupta se não aparece folga nos diferenciais etc, é batata nas AT, pq tem mta força na arrancada. Deverás notar um estalo com se fosse uma batida numa madeira. Abs
Leco1974
11/02/2011, 23:38
Minha TR4 2008 AT também está com o mesmo problema.
Segurando a alavanca de tração, dá pra ver que o carro passa pra 4x2 porque dá pra sentir, mas a luz espia continua piscando. :pensativo:
No meu caso acho que não precisarei trocar a solenóide visto que o tracionamento está funcionando. Talvez o sensor tenha ido pro saco mesmo.
Dá uma pisadinha no freio e me diz se a luz não apaga. Na minha é assim e em quase todas tb. Dificil tracionar/destracionar sem a luzinha bandida não piscar. O manual fala disto. Se parar de piscar me deves uma cerveja..
neilsonhenriques
12/02/2011, 11:52
Leco,
Ficaria feliz de pagar a cerveja, mas, infelizmente não vai ser dessa vez. :mrgreen:
Eu ando a semana inteira com ela piscando ... não apaga nem pelo cara&$%!#@.
Certa vez eu bloquei o diferencial andei uns metros e botei em 4x2. Aí apagou. Mas foi só precisar do 4x4 e voltar pro 4x2 pra maldita espia continua lá piscando a vida inteira ... :putz:
Liguei pra um conhecido na Mitsubishi e ele falou que é sensor. Vai trocar na minha próxima revisão e aí eu posto quanto custou ($$$).
Abraço e valeu pela dica ! :concordo:
Neilson
Arlei RS
12/02/2011, 12:05
A duas semanas tive este problema com a minha.
Ela fica piscando pq esta normal em 4x2 e o diferencial dianteiro esta acoplado as rodas.
O problema na minha era uma valvula que tem no cofre do motor que recebe um sinal eletrico e abre para a passaggem do vacuo para desacoplar o diferencial das rodas.
Sao duas valvulas do lado direito.
Eu retirei limpei os contaros mas nao funcionou entao apliquei um wd40 e com um preguinho tentei movimenta-la e depois de algum tempo voltou a funcionar.
Liguei pa a MMB FOX aqui de Porto Alegre e o preço é R$ 320, cada uma.
Qualquer duvida manda uma mp que eu explico melhor
Rodriggo
12/02/2011, 21:28
Obrigado pelas informaçoes pessoal,agora tirei minhas duvidas.Meus planos é uma mec. sem duvidas, os carros estao bastante inteiros, carros de fim de semana. a que eu decidir vou pedir pra ele ajeitar isso. Bem, se souberem de mais alguma dica que possa verificar antes de comprar postem ai, informaçao nunca é de mais. :concordo:
mpasqualin
15/02/2011, 05:44
Pois é, parece ser um problema recorrente nas TR4.
A minha comprei em março/2010, com 48MKM, e, quando acionava a tração bloqueada, o LED do bloqueio (central) ficava piscando. Fiz uma revisão de 50.000 em abril na Fox e constataram que estava com o sensor desligado. R$ 350,00 para trocar.
Agora em janeiro fiz uma revisão de 70.000 e aproveitei e troquei o dito cujo.
Meus problemas se acabaram, as luzinhas estão todas funcionando OK.
edneicabofrio
12/05/2011, 14:53
Pessoal, sou um feliz proprietário de uma TR4 2004 manual adquirida em janeiro deste ano.
Não fiz nenhuma trilha com o carro, mas andei em estrada de chão no último final de semana, chegando a passar em algumas poças de lama. Nada demais.
Três dias depois, ao chegar em casa, e ao subir uma pequena ladeira que dá acesso a garagem, a luz do painel 4x4 correspondente a posição LOCK começou a piscar intermitentemente. Mexi na alavanca 4x4 colocando em todas as posições possíveis e depois retornando para a posição 4x2 e mesmo assim a luz continua a piscar quando o carro entra em movimento.
O detalhe é que a medida que o carro vai pegando velocidade a luz "LOCK" fica piscando como se tivesse acompanhando a velocidade do carro.
Cheguei a pesquisar neste fórum algo semelhante e encontrei este tópico sem uma solução definitiva: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/17580-luz-nao-para-de-piscar.html
Aparentemente parece apenas um defeito na chave, ou sensor, que aciona a lampada. Pois testei todas as marchas e elas funcionaram corretamente.
Gostaria de saber se isso poderia ser um sintoma de um defeito grave na caixa de marcha ou se eu poderia circular por enquanto com a viatura até levá-lo a alguma oficina especializada no próximo mês.
Obrigado.
Ednei
José Bonifácio Reutemann
12/05/2011, 22:05
Tem tudo pra ser sensor, se fosse mecânico essa intermitência faria barulho.
edneicabofrio
12/05/2011, 23:15
Tem tudo pra ser sensor, se fosse mecânico essa intermitência faria barulho.
Obrigado pela resposta. De fato o cambio não faz nenhum barulho, e as marchas estão funcionando perfeitamente. Mas confesso que fiquei com medo de estar circulando com a viatura com um problema que pode se agravar.
No final de semana pretendo suspender o carro para fazer uma pequena limpeza nos conectores da caixa, talvez seja apenas mal contato. Espero não ter que trocar nenhum componente, pois a grana está curta no momento.
Valeu.
Já via alguns relatos sobre esse problema dizendo que o problema era nos sensores, nada grave.
edneicabofrio
13/05/2011, 17:15
Já via alguns relatos sobre esse problema dizendo que o problema era nos sensores, nada grave.
Valeu, isso me tranquiliza bastante.
Hoje eu comprei um spray "limpa contatos" desses que se vende em lojas de eletrônicos. Neste final de semana vou aplicar nos conectores da caixa de marcha para ver se não é apenas mal contato.
Depois eu postarei os resultados.
Valeu.
Rodriggo
13/05/2011, 18:55
Solenoide, troca ela e caso resolvido.
edneicabofrio
14/05/2011, 11:28
Solenoide, troca ela e caso resolvido.
Valeu pela dica. Já tinha lido algo a respeito no forum. Mas onde fica esta peça na TR4? Na parte de baixo do carro na caixa de transmissão ou próximo ao motor da viatura?
Conforme eu falei anteriormente, eu entrei debaixo da viatura, desconectei os conectores da transmissão e fiz a limpeza dos mesmo com um LIMPA CONTATOS encontrado em lojas de eletronicos. Sai para testar o carro em uma estrada de terra e a luz do bloqueio voltou a piscar. Testei todas as marchas e inclusive com o carro em ré. Nada de a luz do bloqueio parar de piscar.
O curioso é que voltando para casa em 4x2 eu deixei a minha mão direita descansar sobre a alavanca 4x4 e a maldita luz parou de piscar. Ou seja, toda vez que eu coloco uma leve pressão para trás (na direção do 4x2) a luz de bloqueio para de piscar.
Então isso não seria problema na solenoide né ?
Desculpe-me por tantas perguntas, mas acho que nós proprietários de veículos temos que ter um conhecimento básico das nossa viaturas para não sermos enrolados em concessionárias ou com qualquer outro mecânico meia-boca que encontramos no mercado.
Infelizmente a concessionária mais próxima da minha casa (interior do RJ) fica a 187 km de distância, e neste mês não tenho condições de fazer esta viagem.
Aguardo mais dicas.
Valeu.
GALEGUITO
14/05/2011, 12:07
Já tivemos 3 pajeros (GLS-B 5p 2.8 e 3p 3.5 e Sport 2.8 A/T) e todas elas apresentaram esse problema.
Inicialmente peça para desentupir os tubos de conexão do solenóide e limpar os contatos, como você já fez. Se depois disso não resolver parta para a compra do solenóide.
O serviço de desentupimento foi feito na concessionária porque tem que ter a ferramenta específica, mas ficou barato porque conheço o pessoal da oficina.
Se você for numa autorizada ou em qualquer outra loja provavelmente vão querer empurrar o solenóide de cara. Diga que o problema é o desentupimento e limpeza de contatos com desengripante que eles baixam a bola e vêem que você entende.
A localização nesses 3 carros que tivemos era do lado esquerdo do motor (olhando o carro de frente), fixado na caixa de roda.
edneicabofrio
14/05/2011, 14:16
Já tivemos 3 pajeros (GLS-B 5p 2.8 e 3p 3.5 e Sport 2.8 A/T) e todas elas apresentaram esse problema.
Inicialmente peça para desentupir os tubos de conexão do solenóide e limpar os contatos, como você já fez. Se depois disso não resolver parta para a compra do solenóide.
O serviço de desentupimento foi feito na concessionária porque tem que ter a ferramenta específica, mas ficou barato porque conheço o pessoal da oficina.
Se você for numa autorizada ou em qualquer outra loja provavelmente vão querer empurrar o solenóide de cara. Diga que o problema é o desentupimento e limpeza de contatos com desengripante que eles baixam a bola e vêem que você entende.
A localização nesses 3 carros que tivemos era do lado esquerdo do motor (olhando o carro de frente), fixado na caixa de roda.
Opa, muito obrigado! Essa sua dica é muito boa!
Já sei por onde começar quando eu levar o carro no mecânico.
Vou tentar fazer isso.
Valeu.
Marceleis
16/11/2011, 22:12
Senhores, aproveitando o post de vocês, gostaria de perguntar sobre esse problema da luz piscar.
Esses dias, a luz do bloqueio da minha TR4 AT 2007 piscou e apagou "sozinha". Somente o 4x4 estava acionado, ou seja, sem o acionamento do bloqueio; O problema pareceu que parou, mas, de qualquer forma, achei estranho o bloqueio piscar de forma intermitente. Alguém pode me ajudar com isso? Grande abraço a todos.
ps.: Esse foi meu primeiro post =)
O normal é piscar só durante a troca de 4x2 pra 4x4 e vice-versa (ou seja, por alguns segundos). Quando engatado o 4x2, ficam acessas as luzes das rodas traseiras; quando acionado o 4x4, ficam acesas as luzes das quatro rodas; quando bloqueado e/ou reduzido, ficam acessas as luzes das quatros raodas + a luz amarela do diferencial central.
Quando essas luzes não funcionam direito pode indicar que a tração não foi engatada ou simplesmente que o sensor está bichado.
Normalmente é problema no sensor e não na tração: pode ser sujeira (às vezes acontece isso depois de encarar muito barro, mas quando o barro sai volta ao normal); ou pode ser sensor precisando trocar mesmo.
Um mecânico da mit uma vez me disse que esse sensor fica próximo da roda dianteira direita e que é comum dar problema nele, principalmente nas TR4 de shopping, que não usam a tração com regularida e o sensor acaba "enferrujando".
Se for problema de sensor, não é grave e é simples de consertar. Não sei quanto custa, mas não deve ser um absurdo.
Abs,
Lindóia
Kleber Franca
17/11/2011, 12:10
O normal é piscar só durante a troca de 4x2 pra 4x4 e vice-versa (ou seja, por alguns segundos). Quando engatado o 4x2, ficam acessas as luzes das rodas traseiras; quando acionado o 4x4, ficam acesas as luzes das quatro rodas; quando bloqueado e/ou reduzido, ficam acessas as luzes das quatros raodas + a luz amarela do diferencial central.
Quando essas luzes não funcionam direito pode indicar que a tração não foi engatada ou simplesmente que o sensor está bichado.
Normalmente é problema no sensor e não na tração: pode ser sujeira (às vezes acontece isso depois de encarar muito barro, mas quando o barro sai volta ao normal); ou pode ser sensor precisando trocar mesmo.
Um mecânico da mit uma vez me disse que esse sensor fica próximo da roda dianteira direita e que é comum dar problema nele, principalmente nas TR4 de shopping, que não usam a tração com regularida e o sensor acaba "enferrujando".
Se for problema de sensor, não é grave e é simples de consertar. Não sei quanto custa, mas não deve ser um absurdo.
Abs,
Lindóia
Prezados,
Estou a procura de alguma oficina especializada em SP, alguém me recomenda ????
Estou com problema semelhante, a luz do bloqueio fica piscando sem parar isso vem acontecendo desde que eu coloquei os pneus MUD (na época achei que era algum terminal com mau contato), começou em uma viajem quando estava na rodovia voltando... pesquisei um pouco e percebi que é um dos problemas das TR4 mas provavelmente era só um mau contato (não incomoda muito), pois a tração estava funcionando normalmente.
Nessas ultimas semanas percebi que o negocio ficou um pouco mais grave, agora a luz do 4x4 (rodas dianteiras) também estava piscando:freaking: , mesmo eu não engatando na alavanca de tração e ao mesmo tempo percebi um barulho forte na roda dianteira direita (fiquei com a sensação que o 4x4 tinha engatado). Logo engatei o 4x4 e o barulho acabou.
Mas o problema não acaba por ai :discordo:, percebi que a minha reduzida não esta engatando :parede:, fiz uma trilha neste ultimo FDS e mesmo com a alavanca na posição 4x4 reduzida a dita cuja não entrou, ai fiquei com aquela bela cara de :?::?::?::?: ....
Enfim, estou rezando só para ser um problema de falta de lubrificação na solenóide ou até mesmo nos terminais ou na pior das hipóteses a própria solenóide, mas não sei ainda o que é certamente.
[]´s
Kleber
robertokbc
09/07/2012, 08:52
Pessoal,
Abraço e obrigado.
André
Pessoal, alguma solução? A minha TR4 começou com esse sintoma também, parece que falta vácuo e a roda livre vai soltando até as luzes começarem a piscar. Somente quando ela já está quente, no transito urbano. Na rodovia não acontece.
Sem Loção
09/07/2012, 09:49
Pessoal, alguma solução? A minha TR4 começou com esse sintoma também, parece que falta vácuo e a roda livre vai soltando até as luzes começarem a piscar. Somente quando ela já está quente, no transito urbano. Na rodovia não acontece.
Fala, Roberto!
Primeiramente, troféu "pá de ouro" pra vc!!..KKKKK.. desenterrando tópicos jurássicos!...KKK
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTOyWjxW2ixoaDd6etEGtacmuflcvnIa EsJruKnbZUBzxg-CBZaRQ&t=1
Segundo, e sério agora. Antes de morrer numa solenóide, em baixo da viatura e cheque as linhas de vácuo. Quando eu fiz o lift, uma mangueirinha soltou e a luz ficava piscando o tempo inteiro...às vezes vc pode estar com um tubo ou mangueira frouxo ou rachado e a solução custa muito menos... olha onde a minha tava solta..
https://lh5.googleusercontent.com/-bFEO1me5AAg/T4GkujZlLJI/AAAAAAAAEdg/-n4vKxOlLVc/s640/flashing-light.jpg
robertokbc
09/07/2012, 12:48
E aí SL, valeu pelo troféu rsrsrsrs.
Obrigado pela dica, sábado vou dar uma revisão geral nesse sistema de vácuo pra tentar identificar algum problema.
Vitor.Sacramento
09/07/2012, 15:48
Quanto a válvula solenóide, tem outros tópicos que o pessoal discutiu isso. Parece que na L200 tem como comprar fora da Mit. Alguns colocaram uma solenóide de 3 vias, que é utilizada no gol, não para acionamento de 4x4, obviamente, uiahuiahiua. Dá uma olhada na válvula da TR4, as vezes acha uma compatível.
PS: A minha tava dando isso, passei num alagado barrento e ficou assim, depois passei num alagado limpinho e passou.
robertokbc
31/07/2012, 14:36
Realmente era a válvula solenóide com defeito. São duas válvulas idênticas de 3 vias 12V. No meu caso apenas uma das válvulas estava com defeito e foi substituída pela do gol. Válvula mais conector R$40,00.
Segue link com as fotos.
https://skydrive.live.com/redir?resid=BD187971B14717BD!2952&authkey=!AAtWORm_klOlVA8
Renato S Macedo
05/09/2012, 09:37
Como as msg relacionadas são antigas, talvez já tenham resolvido. A minha Pajero IO estava com este problema. Levei num eletricista indicado como fera em imports. Ele retirou uma pequena válvula branca, ligada a uma mangueirinha que aciona o dispositivo por efeito vácuo, que fica no direito do motor, na direção do amortecedor, um pouco abaixo do nível superior do mesmo. Limpou, recolocou e pronto. Não levou 10 minutos e "zero" de custo. Espero que o problema de alguém seja o mesmo meu...
Estou com o problema idêntico... a luz do 4x4 começa a piscar e sem mais nem menos escuto um barulho nas rodas dianteiras...
bem, então eu paro o carro e dou saída e o barulho acaba... mistério... (o fato se repete aleatoriamente) o q faço???
Eu fiz isso, e por um engano do mec, ao reconectar os tubos, la embaixo na caixa de redução ele trocou dois tubos, invertendo as mangueiras de borracha, e o problema desapareceu.
Depois de uns 3 meses, voltou a aparecer.
Fizemos tambem, um teste rapido. Ele tinha na oficina, uma L200 com os mesmos solenoides, e que nao piscava a luz da traçao.
Tiramos os dois solenoides da L200 e colocamos na minha pajero sport HPE 2.5 Automatica.... nada mudou, a luz continuava a piscar. NÃO ERA SOLENOIDE o problema.
A unica coisa notada, era que um dos solenoides (nao lembro qual) esquentava um pouco. Bastava desconectar as mangueiras de vacuo, esperar uns 20 segundos, e ele esfriava. SEra que o solenoide estava ENTUPIDO ou obstuido? E se era mesmo obstrução, porque os outros solenoides nao resolveram o problema, se na L200 o problema não existe?
Ë muito mistério.....
Alguem se habilita ??
Galeguito,
Voce consegue saber pra gente qual é o valor da resistencia que deve ter cada um destes solenoidess?
Achei num forum portugues, que a resistencia deve estar entre 3-10 W
Sem Loção
29/10/2012, 13:30
welll... atualizando a saga das luzes piscantes da TR4..
Minha VTR começou com esse irritante mania de ficar piscando as luzes da tração dianteira...:putz:
fiz vários testes e a tração estava engatando e desengatando normalmente.. fiz uma trilha com ela nestas condições e foi tudo normal..
Mas ao mesmo tempo sei que o sistema da MIT se parar de funcionar, vai parar com a tração engatada (IMHO muito bem pensado_)
Fuçando na net vi que as opções eram, ou contatos sujos, ou solenóide pifada.
Gastei um tubo de limpa-contato em tudo quanto é contato envolvido com o funcionamento da tração.... os dois da solenóide, os três da CT, e um que fica no eixo dianteiro è esquerda, que é acho um sensor da roda-livre...
Resultado?
NADA... tudo na mesma melda... :putz:
Aí vi um post de alguém que passou ar + WD nas conexões da solenóide, e fiquei a pensar... :pensativo:
Well, se a bendita é uma válvula acionada por indução eletromagnética, existem partes móveis lá dentro que com o uso podem agarrar.... desmontei alguns dos conectores da linha de vácuo e sapequei WD40 lá dentro :screwy:
Resultado...
Nada.... KKK :-?
Mas incrivelmente depois de uns dois dias (exatamente como o colega postou) a luz apagou!... Claro, engatei a tração e desengatei pra ver... ela ficou piscando uns 5 minutos e apagou de novo!....e foi fazendo assim, ficava piscando um tempo depois apagava... até que agora o funcionamento tá praticamente normal... demoras um pouco mais que o desengate da minha outra TR4 (2001, zerada né...) mas apaga...
Vai saber o que foi que funcionou...
Danielmjr
10/04/2013, 22:52
Boa noite. Este é meu primeiro post aqui. Comprei recentemente uma TR4 também e estou com essa dúvida quanto ao piscar da luz no painel.
Quando o carro está andando ou o motor funcionando, fica 2WD normal no painel. Mas, depois de mais ou menos meia hora o motor desligado, mesmo com a transmissão em 2WD o painel fica alternando entre 2WD e 4WD e piscando as luzes das rodas dianteiras. Deu partida fica normal. É comum isso ou será que está tendo uma fuga pela tubulação do vácuo ? O outro proprietário ligava o 4WD vez ou outra, acho que nunca colocou reduzida. Está com 48 mil km rodados.
Obrigado pela atenção.
Sem Loção
11/04/2013, 06:56
Boa noite. Este é meu primeiro post aqui. Comprei recentemente uma TR4 também e estou com essa dúvida quanto ao piscar da luz no painel.
Quando o carro está andando ou o motor funcionando, fica 2WD normal no painel. Mas, depois de mais ou menos meia hora o motor desligado, mesmo com a transmissão em 2WD o painel fica alternando entre 2WD e 4WD e piscando as luzes das rodas dianteiras. Deu partida fica normal. É comum isso ou será que está tendo uma fuga pela tubulação do vácuo ? O outro proprietário ligava o 4WD vez ou outra, acho que nunca colocou reduzida. Está com 48 mil km rodados.
Obrigado pela atenção.
Bem vindo ao clube, Xará.. heehh
Quando se liga o motor é normal piscar as luzes das rodas da frente.... a posição em "repouso" da tração é no 4x4, e se vc liga o carro no 4x2, precisa de um tempo pra criar o vácuo que vai desacoplar a tração e ficar no 4x2...pisca uns momentos e apaga, é normal...
Agora se estiver piscando com o motor funcionando, tem que olhar, pois pode ser apenas problema nos contatos, até solenóides ou mesmo deus me livre roda livre estragada...hehehe...
Abraço e aproveite a viatura que ela aguenta o tranco....
Agora se estiver piscando com o motor funcionando, tem que olhar, pois pode ser apenas problema nos contatos, até solenóides ou mesmo deus me livre roda livre estragada...hehehe...
ou atuador do 4x4 amassado/estragado, como da minha...que custa a bagatela de R$2k só a peça, mais a mão de obra
solenóide é tranquilo ou quase, R$ 300 cada - são duas válvulas
abs
Danielmjr
11/04/2013, 17:55
Bem vindo ao clube, Xará.. heehh
Quando se liga o motor é normal piscar as luzes das rodas da frente.... a posição em "repouso" da tração é no 4x4, e se vc liga o carro no 4x2, precisa de um tempo pra criar o vácuo que vai desacoplar a tração e ficar no 4x2...pisca uns momentos e apaga, é normal...
Abraço e aproveite a viatura que ela aguenta o tranco....
Obrigado. Então deve estar tudo ok. Dei uma voltinha pra testar e agora não pisca mais. Nem parado. Outro abraço.
Tibursinho
29/05/2013, 09:55
Pessoal,
Valeu pela colaboracao!:palmas::palmas::palmas:
A lavagem por baixo da viatura realmente resolveu o problema do pisca pisca do 4x4!
voltou tudo ao normal!!!
:dance::dance::dance::dance::dance::dance:
Abraços!
Germoglio
18/12/2013, 22:49
Pessoal, gostaria de postar aqui só para contar minha experiência.
A luz da tração ficava piscando, ou seja, não voltava para 4x2.
Motivo: falta de uso da tração. Então os solenóides podem colar.
Nos últimos meses não tiver tempo de curtir meu 4x4, por isso andei muito no 4x2. Do nada, comecou a piscar e não voltou mais para 4x2, fiz de tudo que fala no manual.
Reparos: 200 Reais, limpeza e verificação de todos os solenóides.
Obs.: muitos mecânicos gostam de condenar o sistema todo e trocar a peça que fica na parte direita frontal da pajero, no entanto basta limpar os componentes que ficam em baixo do lastro. Na altura do banco do passageiro.
Para os que nao estao acostumados com uso do 4x4 por falta de terra (KKK) recomendo que 1 vez por semana por pelo menos uns 5Km ligue o 4x4, 4x4 com bloqueio e reduzida para que o sistema rode, previnindo assim futuros problemas. Forca um pouco usar fora do piso escorregadio mas gira oleo, ar, vacuo, engrenagem e tudo mais, preservando a vida de valvulas e demais acessorios do sistema.
Pessoal, gostaria de postar aqui só para contar minha experiência.
A luz da tração ficava piscando, ou seja, não voltava para 4x2.
Motivo: falta de uso da tração. Então os solenóides podem colar.
Nos últimos meses não tiver tempo de curtir meu 4x4, por isso andei muito no 4x2. Do nada, comecou a piscar e não voltou mais para 4x2, fiz de tudo que fala no manual.
Reparos: 200 Reais, limpeza e verificação de todos os solenóides.
Obs.: muitos mecânicos gostam de condenar o sistema todo e trocar a peça que fica na parte direita frontal da pajero, no entanto basta limpar os componentes que ficam em baixo do lastro. Na altura do banco do passageiro.
LeJou KobNaz
01/05/2014, 15:41
Tive um problema idêntico ao relatado pelo Ferramenteiro. No meu caso, também, a solução foi a troca do selenoide. O serviço foi feito pelo Ramiro (da Ilha).
TUDO BEM, CCINELLI...
Preciso do telefone atualizado do Ramiro, o do seu post não funciona mais e estou enfrentando o mesmo problema relatado acima.
Muito Obrigado desde já,
Leandro
Rio de Janeiro - RJ
Crsbuggy
11/03/2015, 20:32
Boa noite! Quero o premio "pá de ouro" :euforico:, pois pesquisando aqui consegui resolver o problema da minha IO, na minha cidade não consegui achar um bom mecânico para resolver, fui eu mesmo tentar, depois de testar os interrupitores da alavanca da tração , testei todo o sistema de vácuo do eixo dianteiro e constatei que era problema nas duas solenóides (uma queimada outra sem atuar) troquei as duas pelas aquelas de partida a frio de 3 vias do Gol/Palio e funcionou perfeitamente!! Graças a Deus!
E também consegui arrumar o problema da buzina que não funcionava, desmontei o volante e reparei a fita!
Obrigado a todos!!:bye:
lucasdosurf
13/03/2015, 12:47
Boa noite! Quero o premio "pá de ouro" :euforico:, pois pesquisando aqui consegui resolver o problema da minha IO, na minha cidade não consegui achar um bom mecânico para resolver, fui eu mesmo tentar, depois de testar os interrupitores da alavanca da tração , testei todo o sistema de vácuo do eixo dianteiro e constatei que era problema nas duas solenóides (uma queimada outra sem atuar) troquei as duas pelas aquelas de partida a frio de 3 vias do Gol/Palio e funcionou perfeitamente!! Graças a Deus!
E também consegui arrumar o problema da buzina que não funcionava, desmontei o volante e reparei a fita!
Obrigado a todos!!:bye:
Nossa.. Você merece o Premio MacGyver! mas diga ai como voce fez isso.. quero fazer igual!
carlao883r
05/05/2015, 10:08
bom dia pessoal!!! sou novo aqui no forum!!! tenho uma io 2001 automatica e está com esse problema de luz piscando da tração 4x4 piscando !!! vou limpar os contatos e ver se resolve !!! muito obrigado pela dica LUIZ RAPHAEL!!!! abrç
antonio donizeti
24/05/2015, 23:25
OPA tô de volta depois de 2 anos quando tive de desfazer do meu willys 68 mas foi por uma boa causa. Acabei de adquirir pajero tr4 2004 já estava saudade dos 4x4. Mas vamos lá em relação a válvula selonoide, a minha tr4 também ficava piscando quando em 4x2 desconectei os 2 plugs e aquela tampinha preta com emblema da mit . Apliquei wd e é conectei novamente. Ok !!! Parou de piscar e está funcionando tudo ok . Fiz teste colocando em 4x4 e voltando 4x2 e está tudo normal . Fica a dica antes de sair gastando faça limpeza e lubrificada
leandro_bh
25/05/2015, 21:16
Pessoal,
meu primeiro post por aquí e muito feliz em ajudar com minha última experiência com minha viatura. Tenho uma TR4 2010 e estava com a luz do lock piscando sem parar, toda vez que engatava o bloqueio do diferencial central (4HLc, 4LLc). Bom, pesquisei bastante até em sites estrangeiros e decidí que o mais provável problema estava no interruptor do bloqueio central acionado, terminal marrom, sem ser o que vai abaixo da alavanca de mudanças de tração.
Para detalhar melhor, no total, a caixa transferência tem 5 interruptores. Dois deles são responsáveis pelo bloqueio do diferencial central. Ambos são do conector eletrico na cor marrom. Um está logo abaixo da alavanca seletora (detecta que você posicionou a alavanca na posição de bloqueio) e o outro vai direto no diferencial central (detecta que o diferencial foi bloqueado com sucesso).
No meu caso, antes de começar a agir, fiz um teste para ver qual dos dois sensores marrons estava com problema.
* Liguei a viatura (sem partida), posicionei a alavanca do bloqueio em lock e percebí que piscava.
* Desliguei a viatura, fui pra debaixo da caixa de transferência e desconectei o conector marrom abaixo da alavanca seletora.
* Testei novamente e percebí que a luz não piscava mais (ficava apagada).
* Conclusão nro 1, o interruptor da alavanca seletora estava bom, pois, do contrário, o fato de desconectá-lo do terminal não faria diferença no problema.
Se temos dois interruptores para analisar e um deles foi diagnosticado como bom, então só restou o interruptor que vai direto no diferencial. Então, mãos a obra...:
* desconectei o conector elétrico dele e desparafusei o mesmo com uma chave de boca 22 (neste momento, coloquei um recipiente de aproximadamente 1L logo abaixo dele, pois, vazará cerca de 500 ml do óleo da CT (caso esteja no nível certinho).
* com o interruptor sacado, inicie um teste com multímetro (teste de chave liga e desliga). Posicione o multimetro em 200 ohms e faça o teste com o terminal preto do multimetro encostado na carcaça de metal do interruptor e o terminal vermelho encostado no conector eletrico. Pressione a esfera que realiza o chaveamento do interruptor e o valor do multimetro tem que mudar. Solte e pressione e verifique se acontecem mudanças no valor do multimetro
* Se o valor do multimetro não mudar, de duas, uma, ou o fio está partido ou danificado, ou o contato do interruptor está ruim e precisa ser limpo.
* Para eliminar a primeira hipótese, ao invés de ligar o terminal preto na carcaça do interruptor, espete ele no fio do interruptor, logo quando ele entra na carcaça do interruptor. Daí o teste para ver se o fio está partido. Se os valor do multimetro mudarem, significa que o fio está integro.
* Uma vez que o fio está OK, daí vem a parte cuidadosa, vá injetando wd40 no orifício da esfera repetidamente até limpar todo o óleo da CT e sentir que está acionando mais solto. Faça isso repetidas vezes até sentir que está funcionando bem suave e regular. Daí teste no multimetro novamente, repita este procedimento umas 5 vezes, sentindo que está limpando o contato por dentro do interruptor. Pressione e libere a esfera, enquanto esguicha WD40 dentro pela fresta que se forma entre a esfera e a carcaça do interruptor.
* No meu caso, de repente o multímetro deu leitura e foi só alegria. Daí repetí o procedimento mais umas 3 vezes para garantir uma boa limpeza e montei o interruptor na CT.
* Daí é só colocar a alavanca seletora em lock e perceber se parou de piscar. O multímetro é muito importante, pois, somente com ele você verá se o contato eletrico foi reestabelecido e não ficará montando e desmontando na CT toda hora.
* Lembre-se de completar o óleo da CT com o que saiu. Daí basta retirar o parafuso de abastecimento de óleo da CT e enchê-la de óleo até vazar. De repente é uma boa oportunidade para drenar todo o óleo e com isso, trocar o óleo da CT.
É isso aí. Basta pensar um pouquinho que vocês conseguirão este reparo. Se não der prá consertar o interruptor, basta adquirir um novo e substituir. Froids é que na Mit custa a bagatela de R$ 500. :?
labatista
08/05/2017, 14:21
Valeu a dica!!!
leonardo andrade
06/08/2017, 00:21
A minha TR4 2011, desde quando comprei, 1 ano trás, sempre pisca. Cheguei a comprar um solenoide novo mas não parou de piscar kkkkk...borrifei wd40 em tudo que era tubulação e contato elétrico e nada... daí desencanei.
rhoberyo
22/01/2018, 11:29
Comprei minha TR4 2011 e aconteceu que o ultimo dono não usava nunca a tração 4x4.
Daí o problema era que o 4x4 não acionava mais de modo nenhum, foi preciso então troca a válvula solenoide (R$ 360,00), com tudo a tração voltou, mas começou o pisca-pisca no painel. To levando hoje novamente para ver o que vai ser
Posto aqui resultados
rhoberyo
24/01/2018, 15:59
Continuando...
Toda parte de informações na tela do painel voltou ao normal exceto a informação quando o cambio de acionamento 4x4 esta na posição 4x2, no painel ainda fica piscando
vamos tentar ver se isso resolve
alguem ja passou pelo mesmo?
rogerr.sje
02/02/2018, 12:35
Galera, boa tarde!
Seguinte, pra variar a minha começou com essa patifaria tbm e pra ajudar essa beleza ainda ascende a luz do ABS (vi que pode ser por conta das solenoides msm).
Alguém sabe onde ficam os conectores na parte de baixo na caixa de transmissão?
Vou levantar o carro pra dar uma olhada amanhã.
Rubens Bento
04/06/2018, 18:41
Verdade esse procedimento é o mais correto e funciona sim
Rubens Bento
04/06/2018, 18:53
Boa noite amigos,
Essa é minha primeira participação,
Não sei se isso é normal mais minha Pajero estando funcionando o motor tem um tom de trelado, sempre achei normal por ser a diesel, mais quando piso na embreagem o tom do motor silencia, isso é normal ou coisa que devo me preocupar e procura mecânico?
Johnny bolinha
04/06/2018, 20:06
Boa noite amigos,
Essa é minha primeira participação,
Não sei se isso é normal mais minha Pajero estando funcionando o motor tem um tom de trelado, sempre achei normal por ser a diesel, mais quando piso na embreagem o tom do motor silencia, isso é normal ou coisa que devo me preocupar e procura mecânico?
Amigo, esse barulho é originário do colar (rolamento) de embreagem, mas não necessáriamente ele estará ruim. Infelizmente esse barulho chato é comum em algumas camionetes movidas a diesel e com câmbio manual "óbvio" kkkk. isso se deve a vibração do motor, principalmente os motores 4D56 que equiparam as pickup's da Mitsubishi até 2012 se não me engano. Não tenho visto esse problema nos motores 4M40 que só saíram nas Pajeros. voltando ao assunto... Se a embreagem não estiver deslizando, sem pesar muito no pedal e os engates estão bons, não há porque se preocupar. Só tem que aguentar esse barulhinho chato pra caramba.
carlao883r
15/06/2018, 15:47
Rapaz......a minha pajero io está assim desde que eu comprei numa agencia à 4 anos!!!!! Mas engata tudo normalmente!! Ja mexi eu mesmo mas nao adiantou entao....sei la!!!!! Raramente uso a traçao mas ta normal
carlao883r
15/06/2018, 15:50
Fiz isso!!! Mas nao adiantou tbm....
carlao883r
15/06/2018, 15:53
verdade esse procedimento é o mais correto e funciona sim
poi é pessoal!! Fiz isso mesmo!!! Mas não adiantou nada no meu caso......
Reinaldorap
25/04/2019, 14:49
Boa Tarde!
Arlei,
Estou com esse problema de estar piscando as luzes da tração quando estou em 4x2, essa valvula que você cita é a tal valvula soneloide? Estou pensando em comprar e trocar sozinho, essa valvula fica localizada embaixo do capo no lado direito atras da bateria? Mais uma duvida alem de receber sinal eletrico, passa ar comprimido ou óleo nela? Desde já obrigado
Anderson Schulz
17/12/2019, 18:17
A minha está com o mesmo problema, testei o conector elétrico da solenoide e constatei que está sem energia.
Tem algum fusivel de alimentação elétrica do solenoide ? Não passa energia engatado e tambem desenganado.
AirtonLieuthier
18/12/2019, 14:42
Boa Tarde!
Arlei,
Estou com esse problema de estar piscando as luzes da tração quando estou em 4x2, essa valvula que você cita é a tal valvula soneloide? Estou pensando em comprar e trocar sozinho, essa valvula fica localizada embaixo do capo no lado direito atras da bateria? Mais uma duvida alem de receber sinal eletrico, passa ar comprimido ou óleo nela? Desde já obrigado
Qdo comprei a minha, ela também ficou piscando essas luzes, após pegar um chuvão forte...
O que fiz, no caso da minha, foi entrar embaixo do carro e achar os solenóides e passar um "limpa contato" nos terminais...
o problema desapareceu...
Então, antes de trocar a peça, passem um limpa contato nos terminais, pode resolver.
Abraços
lucasborges
31/10/2020, 01:29
Olá pessoal, sou novo no forum. Pesquisei sobre meu problema em vários lugares e não encontrei resposta, então decidi recorrer ao fórum.
Já vi muita gente falando sobre a luz da tração ficar piscando como se a tração não estivesse engatada, e o diagnóstico para este problema na maioria dos casos é as solenóides.
Mas meu caso é diferente, uma tr4 2012, onde a luz da 4x2 liga corretamente, mostrando no painel o desenho alusivo com as rodas traseiras acesas e a mensagem "2wd", quando realizado o bloqueio também acende a luz central no desenho do painel e mostra a mensagem "Look"
O problema é quando aciona a 4x4, onde deveria acender as luzes das 4 rodas no desenho e a mensagem "4wd", mas pelo contrário, fica tudo apagado, as 4 rodas se apagam, e não aparece a mensagem "4wd", se estiver bloqueado só aparece a luz de "look"
Em resumo, quando engata a 4x4, ao invés de acender as rodas da frente, ele apaga as rodas de trás também 🤷🏻
Fisicamente a tração engata, o problema a princípio está só na sinalização do painel.
Alguém já passou por este problema, e consegue me dar alguma sugestão do que possa ser?
lucasborges
01/11/2020, 00:10
Ninguem? 😢
diogofalcomer
01/11/2020, 11:42
Pode ter queimado as lampadas do painel que acende no acionamento. Ou algum problema na solenoide da tração.
Junior Stepaniak
20/04/2021, 09:49
Bom dia galera, esse é meu primeiro tópico aqui no grupo, olha só tenho uma tr4 2006 aut. até aí tudo bem, eu vejo que em outros tópicos já foi relatado meu problema mas a maioria é só trocar isso ou aquilo pronto... O meu caso tá um pouco diferente vamos lá:
A tração 4h ok 4h com bloqueio ok, tração reduzida ok, porém quando levo alavanca p/ 4x2 ela fica piscando no painel 4x4 (sim ela desengata, no caso a prática está funcionando) e quando levo para 4x4 com bloqueio, a luz "Lock" também fica piscando. Vamos la aos testes: solenóide está funcionando, reservatório de vácuo, também está funcionando, atuador também está funcionando... Aí o que talvez acho que poderia está acontecendo? Mangueiras erradas, fui lá conferi toda ligação aparentemente ok, única coisa fora do normal é que sai duas mangueiras ali perto do atuador que não está engatadas em nada... Se é assim de fabrica? Não sei se alguém poder dizer
Resumindo, tração funciona, porém no painel não marca 4x2 e nem Lock ativado, as luzes ficam piscando se alguém poder me dá uma luz agradeço (ou melhor apagalas ahahahahaha)
agulhas_negras
20/04/2021, 13:53
a minha é meio bugada também (TR4 2010 mec). Se estou parado em 2H e passo para 4H, fica piscando. Somente quando ando um pouco para de piscar e o painel indica 4wd normalmente.
nunca pensei em mexer nisso
Edmarcio
21/04/2021, 13:31
a minha é meio bugada também (TR4 2010 mec). Se estou parado em 2H e passo para 4H, fica piscando. Somente quando ando um pouco para de piscar e o painel indica 4wd normalmente.
nunca pensei em mexer nisso
Nesse caso o funcionamento está normal. Precisa andar com o carro para que a roda livre engate é assim o sinal de roda livre engatada é enviado para parar de piscar.
Edmarcio
21/04/2021, 13:33
Bom dia galera, esse é meu primeiro tópico aqui no grupo, olha só tenho uma tr4 2006 aut. até aí tudo bem, eu vejo que em outros tópicos já foi relatado meu problema mas a maioria é só trocar isso ou aquilo pronto... O meu caso tá um pouco diferente vamos lá:
A tração 4h ok 4h com bloqueio ok, tração reduzida ok, porém quando levo alavanca p/ 4x2 ela fica piscando no painel 4x4 (sim ela desengata, no caso a prática está funcionando) e quando levo para 4x4 com bloqueio, a luz "Lock" também fica piscando. Vamos la aos testes: solenóide está funcionando, reservatório de vácuo, também está funcionando, atuador também está funcionando... Aí o que talvez acho que poderia está acontecendo? Mangueiras erradas, fui lá conferi toda ligação aparentemente ok, única coisa fora do normal é que sai duas mangueiras ali perto do atuador que não está engatadas em nada... Se é assim de fabrica? Não sei se alguém poder dizer
Resumindo, tração funciona, porém no painel não marca 4x2 e nem Lock ativado, as luzes ficam piscando se alguém poder me dá uma luz agradeço (ou melhor apagalas ahahahahaha)
Procura no Google por reparador MIT, você entrará no site da Mitsubishi onde poderá baixar os manuais técnicos do carro e terá toda a informação para checar as conexões de mangueiras.
Junior Stepaniak
21/04/2021, 17:50
Cara agora ela está assim, não desengata o cardã dianteiro, na 4x2 e o Lock não engata sabe me dizer algo?
julianooea
22/04/2021, 11:12
Bom dia a todos,
Procurei algum tópico mais específico sobre problemas com transmissão, mas parece ter sido juntado a este, então vou perguntar por aqui mesmo pra evitar tumultuar o fórum.
Comprei uma TR4 automática 2004 há algumas semanas, com 120.000 km. Esteticamente boa, mas aparentava alguns problemas mecânicos.
O vendedor me disse que tinha o hábito de ligá-la alguns minutos antes de sair com o carro, para que esquentasse, pois de imediato e com motor frio ela às vezes não tinha força.
Imaginei que fosse algo de fácil solução e mesmo assim adquiri o carro... Vamos então às minhas impressões a partir daí:
Percebi que ao ligar o carro, o motor funciona, gira, mas não traciona. O veículo permanece assim por alguns minutos, quando então parece que as marchas passam a engatar, e só então ele anda. Na ré, algumas vezes ele parece estar travado e em um certo momento da aceleração ele traciona de forma repentina, até patinando, mas não saindo do lugar.
Meu mecânico está trocando o óleo da caixa, que segundo ele estava bem sujo, e fará também uma limpeza de válvulas, mas meu receio é que seja algum problema ainda maior e eu tenha que abrir a caixa de marchas ou mesmo substituir.
Alguém já viu ou passou por algo parecido para que possa me dar uma luz?
Desde já agradeço.
gabrielsales11
20/10/2021, 20:39
Boa noite, tenho uma tr4 2008. Quando estou no 4x2 ela nao acende nenhuma luz no painel, no 4H acende somente as luzes traseiras e as dianteiras ficam piscando, e no 4HL e 4LLc as 4 luzes ficam acesas normais.
Eu já troquei a solenoide que fica atras da bateria e nao resolveu. Alguém me indica o que pode ser? Desde já, obrigado.
minucci52
16/01/2023, 17:37
A minha TR4 2004 está sem energia nas 2 solenóides do atuador da roda livre. Como você resolveu o problema da sua? Obrigado.
Wilson Bernardo
30/04/2023, 12:02
Fala galera! Olha a bomba... Comprei uma Tr4 2008 q não tem solenóide!!!!! A luz no painel pisca fraca, a tração funciona de boa, mas não achei a solenóide onde deveria estar. Alguma dica além de subir o carro e seguir os cabos do vácuo e do engate?
Denis J Santos
10/05/2023, 16:02
Olá galera da tr4 ,sou novo por aqui,vim trazer uma dica pra ajudar os fanático por tr4 como eu , vamos lá, minha tr4 (2012) ficava sempre acoplado o diferencial dianteiro principalmente quando acelerava forte ( um barulho como uma foca roncando )e o carro fica pesado, tentei trocar as solenoide, verifiquei as mangueiras e nada , foi aí que percebi que tinha algo com o atuador da roda livre, que por sinal é novo também, retirei ele abri e cortei um elo da mola que fica dentro acoplando o diferencial, cortar um elo alivia a tenção da mola, também fiz a inversão da mola , agora a tenção é desacoplado.ai vc vai lá inverte a mangueira de vacuo e usa apenas uma solenoide, vai lá e faz o teste e usa a solenoide que trabalha fechada,quando vc aciona o 4x4 ela abre chupando o vacuo do atuador e acopla o diferencial,viajo muitos km em rodovias e poucas horas na trilha, então é mais interessante pra mim manter desacoplado.blz galera espero poder ajudar, funcionou bem pra mim.
Detalhe a luz não fica piscando no painel.