Ver Versão Completa : Mostradores embaçados
GARCIA/SP
02/04/2008, 19:08
Peço ajuda aos camaradas...
Os mostradores do meu Niva (velocímetro, marcador do combustível e marcador de temp. do motor) embaçam qdo. ando com o carro à noite.
Isso começou há pouco tempo (menos de 1 semana).
Examinei e não encontrei nenhum tipo de trinca, ou qquer tipo de infiltração...
Basta o carro esquentar, e o embaçamento acontece, sempre à noite, com as luzes ligadas (painel iluminado).
Gostaria de saber se este fato já aconteceu com vcs.
Obrigado:concordo:
Renato
pedrodoniva
02/04/2008, 21:11
Peço ajuda aos camaradas...
Os mostradores do meu Niva (velocímetro, marcador do combustível e marcador de temp. do motor) embaçam qdo. ando com o carro à noite.
Isso começou há pouco tempo (menos de 1 semana).
Examinei e não encontrei nenhum tipo de trinca, ou qquer tipo de infiltração...
Basta o carro esquentar, e o embaçamento acontece, sempre à noite, com as luzes ligadas (painel iluminado).
Gostaria de saber se este fato já aconteceu com vcs.
Obrigado:concordo:
Renato
Sofro do mesmo problema,hehehehe...Só que o meu embaça mesmo de dia. Nunca achei que fosse um problema :-P
Mas e aí? Alguém tem alguma idéia?
Bom, apesar de não ter um Niva, o relógio do meu Jeep CJ5 fica embaçado depois de uma chuva. Qual seria o pq?
Cada relógio com a sua frescura, hehehe. :mrgreen:
Garcia, por seu relógio ficar embaçado apenas de noite, pode ser que o calor da lampada que ilumina ele, se é que tem alguma (confesso que não faço nem ídeia de como seja o relógio do Niva), pode estar evaporando algumas poucas particulas de água que estão lá que não faço idéia de como entraram. Apenas um palpite. hehehe
emtsuhako
02/04/2008, 21:39
O meu só embaça qdo chove ou qdo o tempo está muito úmido... fui numa casa especializada em velocímetros e o cara disse que teria que colocar os instrumentos numa caixa com sílica gel e tirar toda umidade... nessa mesma caixa, totalmente fechada e com duas luvas, ele monte tudo lá mesmo... se precisar, veda com silicone...
Ola
e se colocar akeles sakinhos de silica que vem nos frascos de remedio deve absorver bastante umidade!!! eh soh retirar o painel e colocar atras dele deve puxar bem a agua... pq os remedios naum ficam umidos nunca!!!
uma ideia!!!
jah q o meu fica assim tb em dias umidos! vou tentar colocar os saquinhos de silica!!!
falow!!!
Ola
e se colocar akeles sakinhos de silica que vem nos frascos de remedio deve absorver bastante umidade!!! eh soh retirar o painel e colocar atras dele deve puxar bem a agua... pq os remedios naum ficam umidos nunca!!!
uma ideia!!!
jah q o meu fica assim tb em dias umidos! vou tentar colocar os saquinhos de silica!!!
falow!!!
Os mostradores de meu Niva não apresentam este problema! :twisted::twisted::twisted:
Hehehe... sacanagens à parte (o 95 tem outro painel), os meus Nivas 90/91 (tive 3) também apresentavam este problema, oriundo, creio eu, da evaporação da umidade, causada pelo calor das lâmpadas e do motor. Eu nunca me preocupei demais com isto, mas creio que a idéia da sílica, embora algo trabalhosa, pode ser uma solução! :concordo:
BACALHAU
02/04/2008, 23:26
Creio que a Sílica não vai resolver. Vai chegar a um ponto em que ela vai saturar.
O problema: condensação de água nos instrumentos.
A causa: a entrada de água nos mesmos, lógico.
A solução: Abrir os instrumentos, de preferência em um dia de Sol forte e baixa umidade do ar e colocá-los para secar. NÃO EXPONHA OS INSTRUMENTOS À LUZ SOLAR SE A MESMA ESTIVER MUITO FORTE, deixe-os dentro de uma caixa de papelão, por exemplo. . Depois de algum tempo, montá-los e vedá-los convenientemente. Para vedação, conforme o caso pode ser usado cola de Silicone ou mesmo uma camada de esmalte incolor.
Em tempo muito úmido, pode ser utilizada uma caixa com uma lâmpada de uns 40W no seu interior e um furo na parte de cima da caixa para o vapor sair. Lâmpadas muito fortes podem aquecer por demais os instrumentos e DANIFICÁ-LOS permanentemente. Queremos secá-los, não derretê-los. No caso de usar a caixa, é conveniente tentar montá-los no interior da mesma para evitar que umedeçam de novo.
Já fiz isso com aparelhos celulares que resolveram mergulhar, máquinas fotográficas mecânicas para evitar mofo por umidade e instrumentos de medição de painéis.
NOTA: O autor da presente mensagem não se responsabiliza por eventuais danos que possam ocorrer ao colocarem em prática os métodos descritos acima.
Zabumbas do BACALHAU, que acha que quanto mais "molhado" melhor.
GARCIA/SP
03/04/2008, 00:19
Ok.
Agradeço os comentários. Observarei se nos dias mais úmidos o problema (?) ocorrerá com maior intensidade.
Valeu...:concordo:
Renato eu já havia questionado em outro tópico sobre essa questão :pensativo:... aconteceu comigo (digo, com o Niva blue :mrgreen:) também... e parece que é muito comum isso... porém, comigo aconteceu apenas uma vez... durante coisa de uma semana quando lavei o carro com uma VAP... e a lógica é o que comentaram... se embaça é umidade que entrou, basta selar bem depois de seco... entretanto, como o Gil, eu tb não me preocupei muito não :lol:... e acabou sumindo :rolleyes:.
Achei que o trabalho não compensava... :oops:
[]s :concordo:
Painel do Figurinha troquei as lampadas
por leds não esquenta e assim nao embaça
ficou otimo a iluninação do painel
Vou providenciar algumas fotos.
Freitas.
Niva Figurinha
90/91 G.N.V.
Campinas SP
emtsuhako
03/04/2008, 12:45
Feritas, vc usou leds do tipo esmagadinha? Existe um outro tipo que se encaixa perfeitamente nos soquetes originais... segue link:
http://www.makrosportcar.net/item.php?&m=591
O legal é que tem em várias cores...
GARCIA/SP
03/04/2008, 15:53
Painel do Figurinha troquei as lampadas
por leds não esquenta e assim nao embaça
ficou otimo a iluninação do painel
Vou providenciar algumas fotos.
Freitas.
Niva Figurinha
90/91 G.N.V.
Campinas SP
Ok, Freitas...valeu...
Ficamos no aguardo das fotos.
Abs:concordo:
Feritas, vc usou leds do tipo esmagadinha? Existe um outro tipo que se encaixa perfeitamente nos soquetes originais... segue link:
http://www.makrosportcar.net/item.php?&m=591
O legal é que tem em várias cores...
Eu tô afim de colocar umas dessas no meu painel, porém brancas... acho que ficam melhores. Talvez a vermelhas.
Só que no site não é possível efetuar a compra ?!:pensativo:
Jonatars
03/04/2008, 22:21
Camaradas, os meus só embaçam quando chove, e quando acontece isso, deixo ele no sol no outro dia (se chover a semana inteira ai fod@#@!), e volta ao normal, é bom porque já seca a água do porta-luvas o assoalho do passegeiro, o porta malas e alguns outros lugares que também entram água:mrgreen:
emtsuhako
03/04/2008, 23:13
Eu tô afim de colocar umas dessas no meu painel, porém brancas... acho que ficam melhores. Talvez a vermelhas.
Só que no site não é possível efetuar a compra ?!:pensativo:
Digger, esses leds do site vc encontra na loja de auto-peças TemTudo... fica na Gal. Carneiro, ao lado de outra loja de auto-peças, a Cridão... se não me falha a memória, custa 15 latinhas o par... só que só tinha na cor branca e na cor azul...
Valeu meu caro !
Vou dar um X por lá... e se só tem branca, ótimo. É um sinal hehehe.
Vamos falar uma coisa, aquela Gal. Carneiro depois da meia noite é uma curva de rio que só, heim...:pensativo::mrgreen:
emtsuhako
04/04/2008, 07:42
Depois da meia-noite? Que nada! Eu chego de Sampa lá pelas 19:30h e passo pela Gal. Carneiro, pois moro no Jd. Europa... nesse horário já tão lá...
Edson segue imagens leds ,montamos em casa
os leds comuns vai gastar de R$15,00 a R$20,00
no maximo em 10 leds.
Freitas
Niva Figurinha
90/91 G.N.V.
Campinas.
emtsuhako
07/04/2008, 08:02
Ontem eu instalei dois leds vermelhos de alto brilho (pelo menos é o que diz na embalagem)... infelizmente não ficou bom... fica meio escuro... paguei 20 latinhas o par!!! Arfff!!! Vou trocar por leds transparentes para ver se ficam bons... depois posto fotos da brincadeira.
GARCIA/SP
07/04/2008, 15:40
Ontem eu instalei dois leds vermelhos de alto brilho (pelo menos é o que diz na embalagem)... infelizmente não ficou bom... fica meio escuro... paguei 20 latinhas o par!!! Arfff!!! Vou trocar por leds transparentes para ver se ficam bons... depois posto fotos da brincadeira.
Tá vendo...se tivesse deixado com a iluminação original...:twisted::mrgreen::mrgreen:
emtsuhako
08/04/2008, 20:27
Chedid, mas vale a pena trocar por leds... como o Freitas falou, com leds, não esquenta e, portanto, não embaça... Vou colocar leds transparentes para ver como fica...
GARCIA/SP
08/04/2008, 22:15
Chedid, mas vale a pena trocar por leds... como o Freitas falou, com leds, não esquenta e, portanto, não embaça... Vou colocar leds transparentes para ver como fica...
Blz...eu tava te sacaneando..rsrsrsrs :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Tente os transparentes, e aí marcamos prá ver como ficou:concordo:
Edson para ficar bom ideal e desmontar os mostradores
e recortar alguns milimetro dele para passar melhor a luz
foi que eu fiz no meu Niva e mais quatro nivas ficou boa
a iluminação.
Freitas
Niva Figurinha
90/91 G.N.V.
Campinas SP
emtsuhako
09/04/2008, 12:44
Recortar os mostradores??? Cara, mas eu qdo faço isso sempre sai m... Pergunto, fica muito visível esse corte??? Em que lugar exatamente vc fez o corte???
Eu queria deixar os meus com fundo branco, mas só de pensar em abrir o painel [já está aberto ahaha] desmontar TUDO e colar um outro por cima, já me dá uns trecos loucos pensando em zicas e mais zicas que eu possa cometer... imagina RECORTAR o original, ma nieeeet, nunca, never... ahahahah
shuther4x4
09/04/2008, 22:20
Lá tem adesivo de velocìmetro para muitos autos. só não sei se tem pra niva (não custa tentar quem está a fim). Os caras são ponta firme (enviam certinho). Foram uns dos primeiros a trabalhar com neom de painel. Fica na Barão de limeira 142 e tem outra loja mais pra baixo. Quem estiver a fim de fundo branco dê uma ligada e pergunte. Eles explicam até como fazer o serviço.
Abraços
(11) 32240571 o telefone, claro!!!!