PDA

Ver Versão Completa : Adaptar 4x4 na F-1000



Pedro Bachir
23/05/2003, 23:07
ola para todos,
Eu tenho uma F-1000 ano 87, motor MWM(ótimo motor), e cambio 4 marchas, e o meu sonho é adaptar um sistema de 4x4 nela(pode ser sem reduzida), só para viagens com trechos de terra ruins, nada radical, eu não tenho vontede de trocar ela, pois ela é confortável, estável no asfalto, eu amo ela. Como é mais para viagens eu tenho vontade de manter a suspensão dianteira independente, mas adaptar uma com homocinéticas, deixar a cx dela(não sei se da).
Se alguem pudesse dar opiniões ou idéias :idea: para mim realizar meu sonho eu agradeceria :) :)
Flw

Leandro
23/05/2003, 23:33
Ola Pedro.
Não poderei ajudar muito mas eu acho que será muito complicado vc adaptar a 4x4 em sua F1000 sem instalar um diferencial na frente, deixando-a com suspensão independente, me corrijam se estiver errado.
Abraço sem muita ajuda.

Pedro Bachir
23/05/2003, 23:55
Pois é em Leandro,
Ta dificil, se não der eu terei que por eixo rígido :cry: , mas sem feixe de molas!!! Se alguem souber alguma coisa de outro veiculo que sirva pra adaptar,como eixo, molas, caixas de transferencia, etc. que sirva...
valeu :lol:

Giovani
24/05/2003, 01:27
Pois é em Leandro,
Ta dificil, se não der eu terei que por eixo rígido :cry: , mas sem feixe de molas!!! Se alguem souber alguma coisa de outro veiculo que sirva pra adaptar,como eixo, molas, caixas de transferencia, etc. que sirva...
valeu :lol:

:D Grande Pedro!

:D Ponha o eixo da prórpia F-1000 4x4. Ele é do tipo "tesoura", igual à Ford Explorer, o que deixa a suspensão original, com tirantes, molas e tudo mais. Só não é o mesmo da Explorer, pois as medidas são outras. Mas dê uma garimpada nos desmanches, talvez vc encontre um. Quanto ao câmbio, se não encontrar da F-1000 4x4, talvez dê para pôr o da Explorer... Outro não serviria, pois a saída do cardã dianteiro tem que ser do lado esquerdo. :wink:

Pedro Bachir
24/05/2003, 08:52
E ae Giovani?
Valeu pela ajuda dos eixos :D .
ai eu teria que tirar a cx de marchas dela e por da 4x4, que eu imegino seja 5 m, não é?
Pelo que entendi não tem jeito de deixar cambio 4 m dela, pois não tem saída pro cardã dianteiro, certo?
:) valeu pela ajuda :D
continue me dando umas dicas dessas :D :D :D

Giovani
24/05/2003, 14:32
E ae Giovani?
Valeu pela ajuda dos eixos :D .
ai eu teria que tirar a cx de marchas dela e por da 4x4, que eu imegino seja 5 m, não é?
Pelo que entendi não tem jeito de deixar cambio 4 m dela, pois não tem saída pro cardã dianteiro, certo?
:) valeu pela ajuda :D
continue me dando umas dicas dessas :D :D :D

:D Grande Pedro!

:D Creio que vc só encontrará com o câmbio de 5 marchas, com saída de cardã do lado esquerdo.
:D Sei que existia antigamente uma F-1000 4x4, talvez com o mesmo câmbio que vc tem, mas deve ser raridade... :wink:
:D Mas com o câmbio de 5 marchas ela iria ficar mais esperta, não acha? :wink:

Pedro Bachir
24/05/2003, 22:35
blz Giovani? :D
Eu concordo com vc que ela vai ficar mais esperta com o 5m, mas com o 4, o motor trabalha em um regime de rotação mais alto, tendo uma retomada ótima sem precisar diminuír marcha, e no asfalto, ela do jeito que dece ela sobe, parece até cambio automático 8) , pois vc quase não passa marcha. 8)
Mudando de assunto,
:arrow: Como eu faço para olhar se a cx dela tem saída pro cardã dianteiro?
por fora da pra ver ou terei que abrir a cx?
antecipadamente obrigado :P

Giovani
24/05/2003, 23:16
:arrow: Como eu faço para olhar se a cx dela tem saída pro cardã dianteiro? por fora da pra ver ou terei que abrir a cx?

:D Grande Pedro!

:D Vc vê de fora sim. É como na caixa Willys, só que fica para o outro lado. :wink:

Pedro Bachir
24/05/2003, 23:41
Valeu Giovani,
amanha vou dar uma olhada e te falo no que deu, se tem :D ou não :cry:
valeu mais uma vez

Pedro Bachir
25/05/2003, 12:56
opa,
Hoje eu olhei la e vi que não tem saída pra o cardã da frente :cry: :cry: :cry:
flw

Pedro Bachir
25/05/2003, 19:30
O Giovani, só recaptulando,
eu teria que pegar:
:arrow: o eixo dianteiro, a cx, o cardã dianteiro da F- 1000 4x4.
:arrow: teria que adaptar o cardã ao temanho da minha F- 1000
:arrow: continuaria com as molas, bandejas, etc. da minha, mais colocaria o eixo da outra na dianteira
Agora umas perguntas:
:arrow: vc sabe se a Explorer tem tração integral?
:arrow: eu poderia colocar o cambio clark 5m da D-20?

Desculpe a chuva de perguntas, mas eu sou meio sem noção nessas coisas :roll: :roll: :roll:
Obrigado pela atenção :D
(não se esqueca de usar guarda- chuva) :lol: :lol: :lol:

Giovani
25/05/2003, 19:44
:arrow: o eixo dianteiro, a cx, o cardã dianteiro da F- 1000 4x4.
:arrow: teria que adaptar o cardã ao temanho da minha F- 1000
:arrow: continuaria com as molas, bandejas, etc. da minha, mais colocaria o eixo da outra na dianteira
Agora umas perguntas:
:arrow: vc sabe se a Explorer tem tração integral?
:arrow: eu poderia colocar o cambio clark 5m da D-20?

:D Grande e cheio de dúvidas Pedro! :lol:

:D Vamos lá, em ordem:
:arrow: Sim.
:arrow: Não, deve dar certinho. O traseiro é quase certo.
:arrow: Sim.
:arrow: Tem, mas só quando engatada, como nos Jeep.
:arrow: Não sei. Sei que existe um Clark que serve nas duas, mas não sei dizer esse é o caso.

Precisando manda, já estou com uma capa de chuva... :lol:

Pedro Bachir
25/05/2003, 20:05
mais uma vez vc deixa uma pessoa quase sem dúvidas.
:arrow: Sem querer abusar, mas ja abusando(e muito), a cx da F- 1000 4x4 é igual a da 4x2 de um mesmo ano?
acho que é só, hehehehe :lol: :lol: :lol:
antecipadamente obrigado

Giovani
25/05/2003, 20:19
mais uma vez vc deixa uma pessoa quase sem dúvidas.
:arrow: Sem querer abusar, mas ja abusando(e muito), a cx da F- 1000 4x4 é igual a da 4x2 de um mesmo ano?
acho que é só, hehehehe :lol: :lol: :lol:
antecipadamente obrigado

:D Grande Pedro!

:D A caixa de marchas é a mesma, só muda a saída traseira e o entalhado, que é mais curto. O entalhado é um eixo com estrias que sai da caixa e vai até a flange da cruzeta. Mas quando tem uma caixa de tração, ele é mais curto, pois só precisa acoplar uma engrenagem, ligando as duas caixas. :wink:

Pedro Bachir
25/05/2003, 20:32
então eu não poderia usar o da 4x2 par por tração
certo? :(
flw

Giovani
25/05/2003, 20:54
então eu não poderia usar o da 4x2 par por tração
certo? :(
flw

:D Grande Pedro!

:D Pode sim! A saída traseira vc só desmonta e o entalhado vc pode cortar ou substituir. :wink:

Pedro Bachir
25/05/2003, 21:09
trocar o eixo entalhado pela da 4x4 certo?

Giovani
25/05/2003, 21:34
trocar o eixo entalhado pela da 4x4 certo?

:D Certo! :D

Pedro Bachir
25/05/2003, 21:44
e ae Giovani,
capais de ser mais dificil encontrar o entalhado da cx da 4x4 do que a cx inteira, hehehehehe :lol: :lol: :lol:
Valeu

ogecrom
13/10/2003, 13:33
Ae Pedro!!
Como ficou teu projeto de tracionar a F1000?

Pedro Bachir
02/11/2003, 20:09
E ae?

Era só por curiosidade, é um sonho, não tenho $$$$ pra isso, fica muito caro, tem cx, dif dianteiro, mão de obra, quem sabe quando eu fizer engenharia mecânica vou arrumando aos poucos :?

[]'s sonhadores sem dinheiro :lol:

flw :)

Sérgio Deni
11/03/2004, 13:17
Pedro, vc achou o eixo da f-1000 em algun desmanche por ai, ese positivo, por quanto pois tenho uma igual a sua.
:)


Saudações Sérgio Deni

Pedro Bachir
27/06/2004, 21:12
ou, foi mal kara, so vi essa msg hj!!!!!!! :oops: :oops: :oops:

não achei nem o eixo nem a cx de transferência aqui.... :evil:

alguem tem idéia quanto custa os dois, +-??? :?

Mano52
24/02/2009, 18:49
alguen sabe se tem como adapitar a traçao 4x4 na f-1000 CE,ou se alguma f-1000 CE vem original?

Tio Eddie
24/02/2009, 18:54
alguen sabe se tem como adapitar a traçao 4x4 na f-1000 CE,ou se alguma f-1000 CE vem original?

Mano,

Bem vindo ao Fórum!!!

Você pode adaptar o sistema da tração da F-1000 4x4, o difícil é encontrar um. No Fórum há tópicos semelhantes, dê uma olhada usando a ferramenta de pesquisa.

Abraços

Eddie

Mano52
24/02/2009, 23:17
alguel sabe quem fais esse tipo de serviço e o custo da adpitaçao

Edintruder
25/02/2009, 14:30
Ainda acedito que o mais fácil para instalar um 4x4 é pôr eixo rígido na dianteira e feixes de molas.

Renato Fraga
25/02/2009, 18:13
alguen sabe se tem como adapitar a traçao 4x4 na f-1000 CE,ou se alguma f-1000 CE vem original?

Meu caro, esta adaptação é mais fácil que você pode imaginar. Na verdade nem adaptação poderia der chamada, heheheheheh

A única coisa que você precisa é de um eixo dianteiro da F1000 4x4 e da caixa de tranferência.

Em relação ao eixo dianteiro original da F1000 4x4, você não vai precisar fazer nenhuma solda e nem mesmo qualquer outro ajuste. Basta trocar um pelo outro. Os pontos de fixação são exatamente os mesmos.

Quanto à caixa de tranferência, dependendo do modelo de câmbio que você utiliza, pode colocar qualquer uma que tenha a saída do cardã dianteiro para o lado esquerdo (Troller, Hillux moderna, Frontier/Pathfinder, Ranger, etc etc etc), fixando a mesma em "balanço". Se o câmbio permitir a confecção de uma flange, melhor. Mas existe ainda a possibilidade de utilizar um conjunto completo de câmbio e caixa de tranferência original da F1000 4x4. Resumindo, tudo dependo do garimpo de peças que você vai fazer e do dinheiro que você está disposto a investir.

Como já foi citado aqui existe ainda a possibilidade de adaptar um eixo rígido na dianteira tal como eu fiz em minha Dakota. Te adianto que você encontrará problemas com a diferença nas bitolas. Será difícil encontrar um eixo dianteiro tão largo quanto o trazeiro. Em seguida, fixar este eixo no lugar não é tarefa das mais difíceis, porém é preciso muito critério e capricho pra não fazer meleca. O resultado é muito bom se você estiver procurando um sistema mais robusto, resistente, menos manutenção, entretanto, mais rudimentar que muda rasoavelmente o comportamento do carro.


Um detalhe extremamente importante a ser analizado é o casamento das relações de coroa e pinhão dos diferenciais diantero e trazeiro em qualquer caso de adaptação.

De resto, é só mandar bala.

Abraços

Afonso Carlos
25/02/2009, 20:36
OK veio tenho um eixo dianteiro da F1000 4x4 completo com a suspensão inclusive, R$ 2.900,00.

Tenho também várias T case, inclusive da frontier.

Abração.

geh.roots
04/08/2013, 16:41
Ola! gostaria de saber c alguem ja adaptou eixo dianteiro em f1000 4x2 para passa-la pra 4x4?
Fica bom?
quanto custa em média essa adaptação? Quais outras modificações precisam ser feitas além de pneu mud ,rodas, feixo de mola na dianteira ,guincho e para choque de ferro?

xxxtripod
04/08/2013, 19:33
Procura no fórum, que tem muitas informações.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/105188-f1000-4x4-1997-sucatona-branquinha.html


http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/56230-troca-de-ranger-por-f1000-mwm-x10-4x4.html

geh.roots
05/08/2013, 18:44
Procura no fórum, que tem muitas informações.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/105188-f1000-4x4-1997-sucatona-branquinha.html


http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/56230-troca-de-ranger-por-f1000-mwm-x10-4x4.html


Obrigado por responder amigo! mas o meu problema é que não acho nada parecido!
a minha f1000 eh uma 1986 fechada(sem caçamba) com tração apenas atras!
queria transforma-la em 4x4 mas precisava saber o eixo que ficaria melhor sem gastar muuuito! o eixo diant da f75 era uma idéia..
mas entendo muito pouco! queria uma luz rsrsrs ! obrigado!

Rodrigo Baratti
05/08/2013, 20:29
Fala amigo, seja bem vindo.

Pensando na opção mais barata.
O eixo da F75 tem bitola diferente da F1000, vai ficar um pouco estranho, precisa medir/pesquisar se com alargadores de roda e off set negativo consegue compensar essa diferença.
Além do eixo vc vai precisar adpatar os feixes de molas e as barras de direção, além é claro do sistema de freio.

No caso da caixa de transferência vc tem varias opções para montar uma caixa divorciada, desde da caixa das engesas ou até mesmo a própria caixa do jeep.

Se vc pesquisar aqui no forum vai achar varias informações uteis e que funcionam no seu caso, mas não vai achar nenhuma receita pronta dessa adaptação, até porque ela é bem rara, eu nunca vi por aqui nem fora daqui! rsss...

É só vc pesquisar e depois ir postando as duvidas que a gente vai ajudando no que puder.

[]]'s e boa sorte

xxxtripod
06/08/2013, 08:44
Obrigado por responder amigo! mas o meu problema é que não acho nada parecido!
a minha f1000 eh uma 1986 fechada(sem caçamba) com tração apenas atras!
queria transforma-la em 4x4 mas precisava saber o eixo que ficaria melhor sem gastar muuuito! o eixo diant da f75 era uma idéia..
mas entendo muito pouco! queria uma luz rsrsrs ! obrigado!




Humm, mto bom, é que você apenas disse 4x2 pra 4x4, más como o amigo Baratti falou, vai ter que pesquisar bitolas que deem certo na sua F1000, eixos de dodge antigas, F250, são caros, mais são um exemplo!!

LoucoPoeta
16/08/2013, 07:41
Humm, mto bom, é que você apenas disse 4x2 pra 4x4, más como o amigo Baratti falou, vai ter que pesquisar bitolas que deem certo na sua F1000, eixos de dodge antigas, F250, são caros, mais são um exemplo!!


A Hillux tem bitola de 1,51 e a nova S-10 tem 1,57 e a Amarok tem 1,64, tem como adapatar estas mecanicas?

Rodrigo Baratti
16/08/2013, 12:13
A Hillux tem bitola de 1,51 e a nova S-10 tem 1,57 e a Amarok tem 1,64, tem como adapatar estas mecanicas?

A F1000 tem 1,65 de bitola.
O problema dessas mecanicas que vc citou será a adaptação do eixo dianteiro que terá que ser acompanhado de toda a suspensão, aí começa a complicar.
De preferencia para mecanicas com eixo rigido F250 e Ram.

Ou

Para usar as mecanicas acima vc terá que comprar o eixo dianteiro original da F1000, tem alguns anuncios no ML.
Nesse caso, verifique apenas se o diferencial dianteiro sai pro lado do motorista (= F1000).

[]'s

Rodrigo Baratti
16/08/2013, 12:16
Em tempo.....
Tem tb toda a eletronica, em muitos casos os modulos são integrados e dependentes de sensores no diferencial, no painel de instrumentos,......
Tem que verificar caso a caso tb.

No forum de jeeps tem uma F75 com mecanica da Triton e foi preciso adaptar tudo da Triton: eixos, motor, cambio, radiador e inclusive o painel.

[]'s

Edintruder
16/08/2013, 23:00
Vale lembrar que as relações de diferenciais desses modelos são muito mais curtas que da F1000. Só servem para a F1000 com mecânica HSD.

Ramon Pires
17/08/2013, 11:43
Hoje vi o diferencial de uma amarock, é bem reforçado, parace ser mais forte que o dana 46, que modelo sera? e alargura é praticamente a mesma, o problema é a dianteira...

drosssor51
17/08/2013, 18:48
Eu ira de CT engesa separada.... eixo rígido na dianteira (f250 ou Ram)

Se achar um kit engesa da época.... plug n play (eixo rígido e molas helicoidais) usando suportes originais do chassis (no lugar da twin i bean.) seria a melhor opção.

fora isso eixo original dana 44 ISF... igual da galera.. é um sistema bem forte.

F-PRIME
16/06/2014, 21:44
ola pessoal sou novo aqui no 4x4 brasil e me escrevi pois tenho o desejo de adaptar uma tração 4x4 na minha f-1000 super cab 97 minha ideia é usar a caixa de tração do engesa para não precisar trocar a caixa de marcha e usar o diferencial dianteiro da f-1000 4x4 queria a ajuda de vocês que são veteranos e sabios no assunto para saber se daria certo ou não.

F-PRIME
16/06/2014, 22:24
O motor dela é um 2.8 power stroke com bomba aberta.

Rodrigo Baratti
17/06/2014, 00:01
O motor dela é um 2.8 power stroke com bomba aberta.

Eu e o Edin fizemos essa adaptação, daqui a pouco ele aparece por aqui.
Eu com T-case original e o Edin com T-case divorciada (como vc) e depois com a original.
Em ambos os tópicos tem muita informação a respeito.

A adaptação é relativamente simples, os ingredientes vc já colocou aí.
Minha duvida ficou referente a T-case do Engesa, não tenho certeza se ela sai para a esquerda. O diferencial original da F é a esquerda.

Na minha opinião vale mais a pena colocar logo um eixo rigido da F250 na frente, mas nesse caso vc tb tem que trocar o eixo traseiro.
Seu custo será um pouco maior, mas compensa a diferença.

[]'s

F-PRIME
17/06/2014, 06:49
Valeu pela a ajuda rodrigo:curtir:...

Se tiver que colocar diferencial de f-250 vai ficar muito salgado apesar de que ficaria melhor eu acho.

$$$$$$$$ sempre é o problema até porque já gastei um bocado nela com uma melhorada, pintura e tive que trocar o turbo duas vezes pois da primeira meu pai foi confiar em um mecanico de uma empresa que aluga maquinas e equipamentos pesados e o cara cobrou R$1500 pelo serviço e colocou um turbo usado que tava pior que o anterior ai tive que comprar outro turbo e mandar um mecanico de confiança instalar e la se vão mais R$1800.

Rodrigo Baratti
17/06/2014, 07:36
Valeu pela a ajuda rodrigo:curtir:...

Se tiver que colocar diferencial de f-250 vai ficar muito salgado apesar de que ficaria melhor eu acho.

$$$$$$$$ sempre é o problema até porque já gastei um bocado nela com uma melhorada, pintura e tive que trocar o turbo duas vezes pois da primeira meu pai foi confiar em um mecanico de uma empresa que aluga maquinas e equipamentos pesados e o cara cobrou R$1500 pelo serviço e colocou um turbo usado que tava pior que o anterior ai tive que comprar outro turbo e mandar um mecanico de confiança instalar e la se vão mais R$1800.

Ok nesse caso se certifique da saída da Tcase do Engesa, se achar uma com redução é melhor, tinha uma a venda aqui no fórum, ela é indestrutível.
Já achou o eixo dianteiro? Não é uma peça comum.

[]'s

F-PRIME
17/06/2014, 07:47
Ainda não achei as peças.

F-PRIME
17/06/2014, 08:08
Ok nesse caso se certifique da saída da Tcase do Engesa, se achar uma com redução é melhor, tinha uma a venda aqui no fórum, ela é indestrutível.
Já achou o eixo dianteiro? Não é uma peça comum.

[]'s

Não sabia que tinha Tcase da engesa com redução por acaso seria dos caminhões?

As peças um amigo meu que tem uma sucata ficou de arranjar ele também disse que é um pouco dificil de aparecer e pode levar tempo... mais fazer oque né.

F-PRIME
17/06/2014, 08:35
Ai uma foto dela que achei fuçando o pc.
467202

rfdex
17/06/2014, 15:29
Já que sua pickup está com o motor 2.8 Power Stroke, eu não usaria caixa engesa com sistema divorciado. Usaria um câmbio e caixa de tração (peça única) da própria Ranger, que casa 100% neste motor (afinal este motor é da Ranger!). Daí instalaria o eixo dianteiro da própria F-1000 e mudaria a relação do eixo traseiro para ficar igual ao dianteiro. E já aproveitaria para instalar o sistema mêcanico de engate de tração nesta caixa de tração da Ranger, eliminando o sistema elétrico. Acho a solução mais fácil, simples e acessível. Abraço

F-PRIME
17/06/2014, 18:34
Já que sua pickup está com o motor 2.8 Power Stroke, eu não usaria caixa engesa com sistema divorciado. Usaria um câmbio e caixa de tração (peça única) da própria Ranger, que casa 100% neste motor (afinal este motor é da Ranger!). Daí instalaria o eixo dianteiro da própria F-1000 e mudaria a relação do eixo traseiro para ficar igual ao dianteiro. E já aproveitaria para instalar o sistema mêcanico de engate de tração nesta caixa de tração da Ranger, eliminando o sistema elétrico. Acho a solução mais fácil, simples e acessível. Abraço

obrigado,pela ideia muito boa por sinal.
mais seria uma opção mais cara e a Tcase do engesa é indestrutivel como disse o Rodrigo.Abraço

F-PRIME
17/06/2014, 18:47
Desde que comprei minha F quando em movimento mesmo sendo pouco ela não engata a primeira somente parada que consigo engatar.
E se eu for reduzir da terceira para a segunda de dependendo da velocidade ela também não engata creio que isso seja um defeito.
Mais queria a opinião de vocês antes de ir ao mecânico.

rfdex
17/06/2014, 19:24
Possivelmente óleo errado no câmbio. Se estiver usando o câmbio Mazda, ele usa fluído de transmissão automática padrão Dextron III. Se não for isto, pense no atuador hidrálico, embreagem ou até mesmo anéis sincronizados do câmbio. Quanto a usar o câmbio com tcase da Ranger (plug and play neste motor), acho que se vender o seu câmbio, irá desembolsar pouca coisa para adquirir o conjunto já pronto e evita usar um sistema divorciado de câmbio e tração. Eu faria assim. Mas cada um pensa de um jeito! Abraço

F-PRIME
17/06/2014, 19:41
Infelizmente não sei dizer qual é o câmbio.
Mais sei que ela era originalmente 4.9l a gasolina e parece que foi comprada em um leilão federal.
E já comprei ela com o 2.8 power stroke.

rfdex
17/06/2014, 21:20
Provavelmente era à gasolina, pois não saiu cabine estendida com o motor maxion/internacional. A versão à gasolina (que possui motor 4.9i) da F-1000 usa o câmbio Mazda MR-II enquanto as Rangers a diesel usam o câmbio Mazda MR-I. São bem parecidos, mas já me falaram que um possui a capa seca mais rasa que o outro. Não sei se é verdade. Mas independente disso, sendo o câmbio MR-I ou o MR-II, ambos usam fluído de transmissão automática (salvo engano eu usava o BR TDX hidráulico quando tinha F-1000 à gasolina). E é bem provável que sua camionete esteja com um destes câmbios, pois é o que casa perfeitamente com o Maxion, sem contar a conexão com o velocímetro, etc. É fácil identificar: entre debaixo e veja se ele é de alumínio. Se for, será um Mazda! Mas agora voltando à tração: você precisa realmente de tração ou é só por ter mesmo? Abraço

BrunoDallanora2013
17/06/2014, 21:36
F1000 com motor x10 4x4 supercab = perfeição tudo de bom em uma só camioneta sonho de consumo um supercab !

Daniel.Shimomoto
17/06/2014, 21:45
F1000 com motor x10 4x4 supercab = perfeição tudo de bom em uma só camioneta sonho de consumo um supercab !

Aqui na região (eu só vi umas duas vezes) existe uma F-1000 Supercab, da série 1992-1995 e 4x4, com MWM D-229

Só não sei se é uma daquelas caminhonetes fabricadas em numeros infimos ou se é adaptação!

Abs!!!!

drosssor51
17/06/2014, 21:53
Daniel... acho que é adaptação.... não saiu 4x4 supercab...


F-Prime.... aquela caixa engesa que saiu nas C15 Militar, Engesa EE34 e equipou alguns caminhões é literalmente INDESTRUTÍVEL..
é essa que pretende colocar???

Se tens umas efe longa.... com certeza eu iria de caixa divorciada, com cardãs idênticos...(caixa centralizada.)
É uma opinião...

Abç

F-PRIME
17/06/2014, 22:22
Provavelmente era à gasolina, pois não saiu cabine estendida com o motor maxion/internacional. A versão à gasolina (que possui motor 4.9i) da F-1000 usa o câmbio Mazda MR-II enquanto as Rangers a diesel usam o câmbio Mazda MR-I. São bem parecidos, mas já me falaram que um possui a capa seca mais rasa que o outro. Não sei se é verdade. Mas independente disso, sendo o câmbio MR-I ou o MR-II, ambos usam fluído de transmissão automática (salvo engano eu usava o BR TDX hidráulico quando tinha F-1000 à gasolina). E é bem provável que sua camionete esteja com um destes câmbios, pois é o que casa perfeitamente com o Maxion, sem contar a conexão com o velocímetro, etc. É fácil identificar: entre debaixo e veja se ele é de alumínio. Se for, será um Mazda! Mas agora voltando à tração: você precisa realmente de tração ou é só por ter mesmo? Abraço

Precisar da tração não precisa, até porque para trilhas mais pesadas eu pretendo trocar minha eco por um troller.

F-PRIME
17/06/2014, 22:23
Daniel... acho que é adaptação.... não saiu 4x4 supercab...


F-Prime.... aquela caixa engesa que saiu nas C15 Militar, Engesa EE34 e equipou alguns caminhões é literalmente INDESTRUTÍVEL..
é essa que pretende colocar???

Se tens umas efe longa.... com certeza eu iria de caixa divorciada, com cardãs idênticos...(caixa centralizada.)
É uma opinião...

Abç

Pelo que andei pesquisando essa é a melhor opção pois possui reduzida.

Abílio4x4
09/05/2016, 17:43
Olá, gostaria de ajudar, tenho uma F1000 93 4x2, e quero saber onde encontrar peças para poder transforma-la em 4x4, um bom mecânico eu tenho, mas estou com dificuldade de achar as peças necessárias, alguém poderia me ajudar sobre onde achar todas as peças necessárias ?

sallespickup
10/05/2016, 12:42
unico kit que vi a tempos...
Vendo Tração completa da F1000 4x4
Valor 10000,00 dez mil Reais
Fone 67 8112 5910
1 Câmbio 0km
1 Caixa Transferência
2 Prolongados câmbio
2 Suspençao dianteira
1 Caixa satélite completa dianteira
1Travessa câmbio
1 Caixa seca
1 Adaptador motor
1 Barra de proteção
2 Semi eixos dianteiro
1 Cardan dianteiro

Vendo Tração completa da F1000 4x4
Valor 10000,00 dez mil Reais
Fone 67 8112 5910
1 Câmbio 0km
1 Caixa Transferência
2 Prolongados câmbio
2 Suspençao dianteira
1 Caixa satélite completa dianteira
1Travessa câmbio
1 Caixa seca
1 Adaptador motor
1 Barra de proteção
2 Semi eixos dianteiro
1 Cardan dianteiro

sallespickup
10/05/2016, 12:43
ta no face ricardo ovidio de cassilandia

Sergio c
10/05/2016, 14:26
Abilio, acho que custaria muito caro e trabalhoso fazer essa adaptação. Achar essas peças com procedência, boas e com preço razoável é como achar mosca branca.

Abílio4x4
11/05/2016, 14:10
Sergio, quem faça a adaptação eu tenho e ele até já fez uma vez em uma F1000 86, e ficou muito bom ! A maior dificuldade são as peças mesmo...o valor sentimental que tenho por essa caminhonete é muito grande. E muito obrigado por opinar !

Abílio4x4
11/05/2016, 14:12
ta no face ricardo ovidio de cassilandia
Muito obrigado ! vou procurar saber ! alias percebi que esse cara é do mato grosso do sul pelo ddd e eu tbm sou...vou entrar em contato. Obrigado novamente!

sallespickup
12/05/2016, 07:44
entra sim pois o preço não esta fora, ja que tem tudo inclusive o cambio que vale sozinho uns 4 mil, se as peças forem boas...

netão
12/05/2016, 14:51
Sergio, quem faça a adaptação eu tenho e ele até já fez uma vez em uma F1000 86, e ficou muito bom ! A maior dificuldade são as peças mesmo...o valor sentimental que tenho por essa caminhonete é muito grande. E muito obrigado por opinar !

Isso conta muito.
Lembre-se de ter relações dos dif iguais, no caso, 3,07.