Conectar

Ver Versão Completa : S4T + Dana 30 em trilhas

fpandur
01/04/2008, 22:04
Olá a todos. Minha Camper tem S4T original de fábrica e o eixo dianteiro Dana30. Por ser minha viatura de uso diário, nunca cheguei a fazer uma trilha mais pesada com ela. Fui ao Pantanal do MS no ano passado, andei 4 dias lá dentro por dentro de alagados e não tive problemas. Mas trilhas com erosões e outros tipos de obstáculos foram bem poucos, pelo motivo exposto acima.

Gostaria de saber dos que tem Engesa ou Camper com essa configuração e usam habitualmente em trilhas, como é o comportamento. Li alguma coisa no Forum sobre esse motor ser pesado e pode dificultar em algumas situações onde a viatura "encalacra". Já comentaram também dele não subir de giro rápido, mas acho que o torque em baixa rotação compensa isso não ? Finalmente, o eixo dianteiro tem aguentado bem ? Alguém poderia opinar a respeito ?

Meu estilo de fazer trilha é tranquilo (tenho um CJ bem equipado pra trilhas), não fico voando com a viatura nem dando "porrada" em obstáculo pra passar. Acredito que não teria problema em usar a configuração S4T + Dana 30, mas gostaria de ouvir opiniões de quem realmente usa. Ah, pneus no máximo 33", muito provável um 31". Talvez um 3K bem agressivo, como o Frederico (tenho no CJ e é muito bom) ou então uma mais "manso", estilo desenho Black-Star ou Geninho.

Agradeço quem puder colaborar, já pesquisei no Forum mas não encontrei discussões a respeito do assunto. :-x

Kim
01/04/2008, 22:21
Caro fpandur!

O D30 é muito bom, usei em meu engesa por um pouco mais de dois anos.

O maior motivo da troca do D30 por um D44, é a relação.

No meu caso específico, coloquei um 4.1, com a 9x44 ficu muito "curto", com a 13x46, ficaria "longo" demais por causa dos 33" (9x44D44 e 8x39D30 - 13x46D44 e 30).

Queria colocar uma 11x47 ou 11x45, mais não há para D30 disponivel com facilidade, talves uma 11x47 D30.

Então, optei pela troca da bola, somente por esse motivo.

Agora, se andou em alagados, providencie a troca do óleo do diferencial, pois um amigo trouxe o jeep para eu olhar "um barulho".

Devido a contaminação do óleo por água, esse se tornou uma graxa, deixou de lubrificar, fundindo tudo, só sobrou a carcaça.

Faça uma boa manutenção que não terá problemas.

Abraços.

Kim.

fpandur
01/04/2008, 22:36
Kim, grato pelo seu relato. Mas pelo que entendi, atualmente você tem os semi-eixos e tubeira Dana30 e bola Dana44, é isso ?

Meu receio é os eixos não aguentarem o torque e peso de um S4T. Penso até num futuro um pouco distante trocar a bola pelo D44, para ter a opção de usar algum bloqueio (não tenho conhecimento de nenhum tipo de bloqueio para Dana30). Mas trocando somente a bola, o problema dos eixos supostamente mais fracos continuaria, pois seriam os do Dana30. Não queria usar eixos Dana44 Rural, pois perde-se bastante o esterço.

Antes de ir para o Pantanal, coloquei retentores e aqueles feltros do semi-eixos novos. Por uma distração ridícula minha, montei um dos lados sem esse feltro, já dá pra imaginar o que aconteceu né ? Entupiu de água, mas logo que sai do Pantanal esgotei tudo e já dei uma geral quando cheguei em casa. O interessante é que o lado que tinha os feltros não entrou nada de água (deu pra perceber que não tinha marcas, diferente do outro lado). Ou seja, parece que os feltros cumpriram bem sua função. Acho que para quem faz trilhas com frequência, isso é um item que requer atenção especial no Dana30 ou qualquer outro com munhão aberto. :wink:

Kim
01/04/2008, 22:48
Bem, quanto a tubeira, para ter uma idéia, arranjei um D44 de uma F75 canela fina, para minha surpresa, é o mesmo diâmetro das tubeiras do D30.

A F75 que doou o dif. trabalhava com 1.500kg em cima, em um depósito de material de construção.

Então, pode notar que aguenta bem o tranco.

Também descobri que os semi-eixos tem a mesma espessura, ou seja, o D30 do engesa tem a mesma espessura do D44 que usei.

Sei disso por que as estrias da planetária usei da F, e as luvas de cruzeta, usei do engesa.

Ficou bom.

Abraços.

Kim.

fpandur
02/04/2008, 00:09
Seu relato me surpreende, pois sempre li (inclusive aqui mesmo no Forum) que a eventual fragilidade do Dana30 seria nos semi-eixos e não na coroa-pinhão. Você chegou a comparar as cruzetas do semi-eixo do Dana30 e 44 para ver se tinham diferenças ? :pensativo:

Rerinson
02/04/2008, 13:32
Caro fpandur!

Tenho um engesa F1 com essa configuração, realmente o motor s4T é um pouco pesado e demora um pouco a subir o giro, por ser um motor de baixa rotação; mas tudo isso e compensado pelo seu alto torque nas baixas rotações, não tenho q reclamar dele nas trilhas entro e saio de um atoleiro sem precisar ta esguelando o giro... é so alegria:mrgreen:

A respeito do dana30 não tive problemas, mas precisei substituilo pelo por um dana44 pelo mesmo motivo do KIM ( falta de relação mais longa )

So tive problemas com as cruzetas do semi-eixos, que subistitui pelos semi-eixos e homocineticas da toyota band; aproveitei que ja ia substitui a bola do dana33 pela dana44 e tambem troquei o munho, da carcaça do diferencial do engesa so aproveitei as canelas. gatei um pouco mais, agora não tenho problemas com eixo dianteiro.

Ralado/SP
02/04/2008, 14:53
All,

Penso o seguinte... originalmente as camper's Deisel e 4x4 saiam equipadas com esse conjunto e atualmente um monte de gente colocou S4T-pluss, MWM 4 e 6 cc e até os 3.0 de Hi-lux.... a turma que usa pneus grandes 35 ou mais acha que tem que reforçar as pontas, e em geral partem para o uso de pontas Toy e outras ações... e a turma que tinha 4 ou 6cc gasolina ou álcool só trocam a bola do eixo ou o eixo todo por conta de não encontrar a relação ideal...
Logo, acho que se o seu carro já está com a relação ideal para o S4T, e pretende usar pneus até 33, não terá problemas. Pois os Dana 30 foram projetados para esse peso de carro e torque de motor. E como vc sitou, sua tocada é maneira pois se quebrar vc fica à pé...
Conheço um cara que tem eixos de Toy e motor 6cc em uma engesa, já vi ele quebrar os eixos 3 vezes - 1 o dianteiro e 2 o traseiro -, mas pra ele se quebrar ele usa outro carro. Eu tenho uma engesa 4cc que nunca quebrava, pois era o meu único carro. Até o dia que eu brincando de empinar quebrei a ponta de eixo, pergunta se eu fico empinando o carro hoje em dia???? Nem pensar - rsrsrssrsrs
Resumão: Se está tudo funcionando e tem uma boa manutenção, só pense em trocar quando quebrar e mesmo assim veja se o custo de todo o processo de adaptação não sai mais caro que importar a relação original - lá na terra do "TIO SAN" vários carro usam Dana 30 ( mustang, corvett e etc ) pois lá trasão traseira é muito comum.

Abraçones

Ralado

Angelo T. P.
02/04/2008, 20:49
Flavio,
meu Engesa esta com o D30, tenho ele faz mais de 6 anos, usando pneus 35" e nada de problemas! Meu motor é o Maxion 2.5 c/ turbo e intercooler.
Porém, nas trilhas nao saio arrepiando com o jipe, pulando etc.. tanto nas + pesadas quanto nas mais leves. E claro, faço sempre manutenção!
Na minha opinião nada contra!

Kim
02/04/2008, 21:15
Seu relato me surpreende, pois sempre li (inclusive aqui mesmo no Forum) que a eventual fragilidade do Dana30 seria nos semi-eixos e não na coroa-pinhão. Você chegou a comparar as cruzetas do semi-eixo do Dana30 e 44 para ver se tinham diferenças ? :pensativo:

Fpandur!

As cruzetas do munhão/semi-eixo do engesa são as mesmas do cardãm do Willys.

Os semi-eixos do D30, tem a mesma espessura dos semi-eixos do D44 canela fina.

Sei disso, pois usei um D44 canela fina da F75 para colocar na dianteira de meu engesa.

fpandur
02/04/2008, 21:26
Bem, vamos lá: :grin:

Tenho um engesa F1 com essa configuração, realmente o motor s4T é um pouco pesado e demora um pouco a subir o giro, por ser um motor de baixa rotação; mas tudo isso e compensado pelo seu alto torque nas baixas rotações, não tenho q reclamar dele nas trilhas entro e saio de um atoleiro sem precisar ta esguelando o giro...
Também era o que eu pensava. Não tenho giro, mas tenho torque. E quando precisar limpar os pneus, ele vai limpar, mas demora um pouco mais para subir o giro, só isso.

So tive problemas com as cruzetas do semi-eixos, que subistitui pelos semi-eixos e homocineticas da toyota band; aproveitei que ja ia substitui a bola do dana33 pela dana44 e tambem troquei o munho, da carcaça do diferencial do engesa so aproveitei as canelas. gatei um pouco mais, agora não tenho problemas com eixo dianteiro.
É justamente essas cruzetas que me referi na minha última mensagem que postei ... :pensativo: O munhão eu já prefiro do Engesa, permite um esterçamento melhor além de ser de um material não de ferro fundido, o que permite adpatar muito mais facilmente cavaletes para mudança dos freios. :cool:

se o seu carro já está com a relação ideal para o S4T, e pretende usar pneus até 33, não terá problemas. Pois os Dana 30 foram projetados para esse peso de carro e torque de motor. E como vc sitou, sua tocada é maneira pois se quebrar vc fica à pé...
Minha relação atual é a mais longa possível, 2,72:1. Sairam várias Campers assim. Na estrada é uma beleza, mas na trilha com certeza faz falta. Daí a idéia de instalar um t-case Band com redução, mantenho o desempenho na estrada e melhoro bastante o desempenho em trilha. Posso eventualmente até encurtar a relação um pouco, mas preciso ver o que tenho disponível para Dana46 atrás e Dana30 frente. A minha dúvida era se valia a pena o investimento em uma t-case Band, tendo o conjunto Dana30 + S4T e o uso em trilhas, devido ao que citei no início do tópico.

Angelo, grato pelo seu relato. Apesar do Maxion 2.5 ser bem mais leve que o S4T, o fato de você usar pneus 35" acarreta uma "boa" carga no eixo dianteiro, então dá pra ter um parâmetro.

Quem tiver mais relatos, pode colaborar também. Mas diante do exposto até agora, acho que dá pra encarar sim um conjunto S4T + Dana30 + t-case Band em uma Camper pra trilha ... :pensativo:

CAVESO
02/04/2008, 23:51
Mas os rolamentos de munhão aguentam bem os 35"??????

Angelo T. P.
03/04/2008, 00:12
Caveso,
no lugar dos rolamentos eu uso os mancais da Enfer. Coloquei faz uns 2 anos, desmontei esses dias pra adapatar os freios e continuam blz!!
É só regular eles direitinho na montagem e engraxar sempre, que aguentam bem!

Angelo T. P.
03/04/2008, 00:20
Angelo, grato pelo seu relato. Apesar do Maxion 2.5 ser bem mais leve que o S4T, o fato de você usar pneus 35" acarreta uma "boa" carga no eixo dianteiro, então dá pra ter um parâmetro.

É isso ai! Pra ter uma ideia, desmontei tudo pra adaptação dos freios e só precisei trocar as buchas de bronze do eixo, e um rolamento, pois entrou lama pelo retentor, o jipe deve ter ficado parado, e marcou bem de leve a ferrugem na capa dele.. só isso. Dava pra usar ainda, mas optei por trocar, os outros ainda rodam muito! Detalhe, foram trocados faz + ou - uns 4/5 anos!
Acho que o segredo esta na manutenção, e no pé também :mrgreen:

rodrigo camper
03/04/2008, 06:03
No mês passado quebrei a orelha do semi-eixo por falta de manutenção, explico, na falta de observar a criança, a trava da copinho da cruzeta escapou fazendo escapar o copinho tb, oque acarretou o deslocamento do mesmo para fora da cruzeta, fazendo o copinho bater no munhão assim avariando o semi-eixo.
Solução, toquei o semi e subistitui as buchas de broze que gerava folgas por rolamentos com acrecimos de dois retentores em cada lado. infelismente não tenho fotos.

Fora isso o fragil D30 aguenta bem.

fpandur
03/04/2008, 06:53
no lugar dos rolamentos eu uso os mancais da Enfer.
Tempos atrás troquei todos os rolamentos do munhão. Fiquei com receio de usar esses mancais, pois li relatos que ao trocar, o veículo ficava com problemas de camber. Não sei se foi um caso isolado (era uma Camper também), então preferi não arriscar. Mas acho que na próxima vez que precisar trocar os rolamentos, vou tentar colocar esses mancais.

subistitui as buchas de broze que gerava folgas por rolamentos com acrecimos de dois retentores em cada lado
interessante, colocou rolamentos somente do lado da manga de eixo ou também na carcaça do diferencial ? teve que fazer algum retrabalho nas peças para acomodar os rolamentos ?

Fora isso o fragil D30 aguenta bem.
Caramba, assim você me deixa preocupado ... rs, rs, rs

rodrigo camper
03/04/2008, 18:02
Adaptei os rolamentos somente nas extremidades, internamente não e necessário, foi preciso soldar um anel de aço de 5m/m de espessura e 42 m/m internos e 50 m/m de diâmetro na parte onde se acomoda o retentor para caber os dois o rolamento e o retentor ai v/c elimina o defletor do semi-eixo interno para dar + espaço.

Eu dei a idéia e meu Mecânico escutou o serviço, foi um pouco demorado mais o cara gosta do que faz.

Quanto à opinião de eixo frágil, e só engatar uma ré no atoleiro e acelerar, o estralo vira logo em seguida coisa que um eixo de Rural não faz, mas contra partida o munhão fechado da Rural não suporta pneu grande por muito tenho, Já o D30 em media dura 5 anos.

fpandur
03/04/2008, 18:13
Rodrigo, vamos lá:

Adaptei os rolamentos somente nas extremidadesVocê quer dizer na manga de eixo, na extremidade de fora é isso ? Na carcaça não colocou então ?

Quanto à opinião de eixo frágil, e só engatar uma ré no atoleiro e acelerar, o estralo vira logo em seguida
Huuum, sua opinião vai um pouco na contra-mão o que disseram aqui em geral ... :pensativo: Porque você diz quando engata a ré ? Algum motivo em especial ? :pensativo:

rodrigo camper
04/04/2008, 06:14
rsrsr, o eixo e fraco basta olhar pra ele,a Engesa saiu de fabrica com pneus 750.16 com motor 4cc, ai vc pega um 2.8 ou um 6cc GM e joga pneus 33 ou 35, não tem como,agora se sua tocada e mansa e sabe trabalhar bem com o guincho a bichinho agüenta.

Essa e minha opinião.

fpandur
04/04/2008, 07:44
a Engesa saiu de fabrica com pneus 750.16 com motor 4cc, ai vc pega um 2.8 ou um 6cc GM e joga pneus 33 ou 35, não tem como

rs, rs, rs, ... mas também saiu Engesa com Q20B e Camper com S4T e mantiveram os mesmos eixos ... :wink: Mas beleza, a idéia do tópico é justamente coletar diversas opiniões a respeito. :concordo:

rodrigo camper
05/04/2008, 16:53
Pois é, isso acontece quando uma empresa está a beira da extinção.

Mas com D 30 é um bom guincho, da para fazer muitas trilhas mesmo tendo um ST4 em cima dele.

Valeu parceiro...

fpandur
06/04/2008, 19:05
Beleza. Pelo jeito o recado geral é: use com carinho e calma, que vai longe rs, rs, rs

Eduardo Velo
06/04/2008, 19:34
Beleza. Pelo jeito o recado geral é: use com carinho e calma, que vai longe rs, rs, rs

Tb sou dessa opinião ...
Saiu Engesa com Q20B e Camper com S4T , mas com pneus 750x16 (31") , os rolamentos são os mesmos do jipe , da Rural ... o Peso do Fase 1 até suporta pneus 35" com esse eixo original , mas fase 2 e 3 são mais pesados ... tem que ter mais cuidado com arrancadas , retomadas ...
Ainda não vi como são os eixos da F250 4x4 , mas acho que seria o que melhor aceitaria usar pneuzão nos Engesas Fase 2 e 3 ...

franzlana
17/05/2009, 09:33
Senhores.
Confirmo que o Dana dianteiro do Engesa é uma porcaria.
O meu soutou o tubo pequeno (lado passageiro) da bola do diferencia em viagem que fiz ao Rio São Francisco. Trata-se de estrada de terra ruim, nem foi em trilha. A consequencia é que os pneus se abrem para fora e se desgastam de lado.
O que faço agora? Troco por carcaça de opala e continuo com este ou passo para o da Toyota?

Kim
17/05/2009, 09:44
Opa franzlana!

O eixo da toy é mais estreito, terá que colocar espaçadores nas rodas.

O do opala continuará com o problema.

E uma boa conversa com o igor, e colocar um D44, ou você procurar um D44 e colocar????

Passe no meu álbum!

Abraços.

Kim.

fpandur
17/05/2009, 16:18
O meu fiz o desempeno da tubeira uns 2 anos atrás. Depois disso fui ao Pantanal, utilizei em algumas trilhas aqui na região, fui a Serra da Canastra no início desse ano. Tudo certo até 2 semanas atrás, quando em uma trilha aqui da região a Camper voltou com os pneus abertos novamente ... o mais estranho é que não forcei em nada nessa trilha, nada de saltos ou algo assim. Ainda não parei para ver em detalhes se entortou a tubeira novamente ou se foi algo mais grave .. :roll:

Se for empeno, penso em acertar novamente (a frio, no hidráulico como da outra vez) e soldar uma canaleta triangular de reforço por cima da tubeira. O que acham ? :pensativo: Da outra vez era a tubeira maior que havia empenado, a mais curta nunca pensei que pudesse apresentar problema, justamente pelo comprimento muito menor e ter vários elementos muito próximos soldados nela (suportes, munhão, etc).

franzlana
17/05/2009, 19:33
O que aconteceu no meu caso foi que o tubo quebrou as soldas que o prendem à bola.
A bola é de ferro fundido e soldar nela é algo que só se faz com fornos de aquecimento e controle total dos parâmetros de solda.(Controle de aquecimento, resfriamento, alivio de tensões, etc) Uma solda sem estes quesitos é pura aventura e risco. Pode ser ótima ou uma m....
O que me dizem de um eixo completo da Hilux?

gnecchi
17/05/2009, 21:14
O que aconteceu no meu caso foi que o tubo quebrou as soldas que o prendem à bola.
A bola é de ferro fundido e soldar nela é algo que só se faz com fornos de aquecimento e controle total dos parâmetros de solda.(Controle de aquecimento, resfriamento, alivio de tensões, etc) Uma solda sem estes quesitos é pura aventura e risco. Pode ser ótima ou uma m....
O que me dizem de um eixo completo da Hilux?

Meu dana 30 tb soltou a canela da bola :putz:
Tive que montar de volta no meio da trilha.... trampo du karaleo :parede::parede:

Na ocasião eu aproveitei e fiz o up-grade de Dana 30 para Dana 44 com o Igor da Rota 4x4. Comprei com ele e o Ricardo Farias montou pra mim.

Ficou show !! .. eu recomendo esse up-grade :concordo:

[]s

rodrigo camper
17/05/2009, 22:58
Meu dana 30 tb soltou a canela da bola :putz:
Tive que montar de volta no meio da trilha.... trampo du karaleo :parede::parede:

Na ocasião eu aproveitei e fiz o up-grade de Dana 30 para Dana 44 com o Igor da Rota 4x4. Comprei com ele e o Ricardo Farias montou pra mim.

Ficou show !! .. eu recomendo esse up-grade :concordo:

[]s

Interessante, usou o mesmo semi-eixo? o eixo ficou com a mesma bitola?

Já havia pençado nisso, mas fiquei na duvida se pelo fato da caixa do d40 ser maior não iria afetar a posição dos suportes.

Ralado/SP
18/05/2009, 18:22
Franz,
Segundo me consta, mas é bom confirmar com quem entende de solda pois sou mero ouvinte, o tubo entra nas orelhas da bola do diferencial com uma certa interferência ( resistência ) e a solda que é feita nem tem que ser tão SUPER, pois ela funciona como uma trava extra - segundo o que entendi, mesmo que ela não COLE as duas ligas (fundido e doce) só de fazer um cordão que impede dele soltar é o bastante.

Pandur,
depois de empenar feio um eixo, eu fiz exatamente isso que vc escreveu: Apliquei uma cantoneira sobre e sob as canelas da camper... ficou bem legal e resistente, qq coisa quando vier eu te mostro ou mando fotos.

Abraçone

Ralado

fpandur
18/05/2009, 19:05
"vizinho", se puder enviar fotos, ficaria muuuuito agradecido ... :concordo:
fpandur@gmail.com

gnecchi
18/05/2009, 20:00
Interessante, usou o mesmo semi-eixo? o eixo ficou com a mesma bitola?

Já havia pençado nisso, mas fiquei na duvida se pelo fato da caixa do d40 ser maior não iria afetar a posição dos suportes.

Rodrigo,

As canelas continuam sendo do Dana 30, sendo que os semi-eixos são novos (faz parte do kit) com diâmetro maior que os originais e consequentemente mais resistentes.

O tamanho da bola do Dana 44 não interfere em nada em relação ao 30 :concordo:

[]s

Ralado/SP
19/05/2009, 14:58
Vizinho pandur,

tirarei "fotinhas" e envio por e-mail, pois não consigo colocá-las aqui, aí se vc conseguir coloque aqui para os amigos darem opnião, sugetão ou mesmo melhorar o projeto.

Abraçones

Ralado

fpandur
19/05/2009, 15:44
OK Vizinho, estarei no aguardo das fotos. Daí coloco elas aqui no tópico para discussão. Valeu :concordo:

franzlana
20/05/2009, 20:45
Estou montando uma bola Dana 44 do jeep Willys, no eixo original. Comprei os semi eixos na Rota. Estou em busca de uma coroa 47 dentes e pinhão de 12 dentes. O diferencial de onde tirei a bola 44 é de 43 X 8 dentes. Alguem sabe que carro saiu com esta relação 47x12 além do engesa?

Eduardo Velo
20/05/2009, 21:35
Estou montando uma bola Dana 44 do jeep Willys, no eixo original. Comprei os semi eixos na Rota. Estou em busca de uma coroa 47 dentes e pinhão de 12 dentes. O diferencial de onde tirei a bola 44 é de 43 X 8 dentes. Alguem sabe que carro saiu com esta relação 47x12 além do engesa?

Essa relação 43x8 é de CJ , Rural , F75 ... bem curta ...
Pensei que todos Fase 3 eram 3,07 ...
A relação 47x12 é mosca branca , acho que só saiu no Maverick 4cil e algumas A20 ...
Não seria interessante a opção de 3,54 para os 2 eixos ... tem a venda o casal coroa e pinhão novos na Dana , saiu em algumas F1000 , Landau , Opala , Caravan ... bem mais facil de achar ...

gnecchi
20/05/2009, 22:35
Essa relação 43x8 é de CJ , Rural , F75 ... bem curta ...
Pensei que todos Fase 3 eram 3,07 ...
A relação 47x12 é mosca branca , acho que só saiu no Maverick 4cil e algumas A20 ...
Não seria interessante a opção de 3,54 para os 2 eixos ... tem a venda o casal coroa e pinhão novos na Dana , saiu em algumas F1000 , Landau , Opala , Caravan ... bem mais facil de achar ...

No meu tb tinha 47x12 (3,92), mas realmente é mosca branca!!
Com a instalação do CA troquei essa relação por 44x9, pois a saida tava muito fraca. Com o CA e a 44x9 ficou muito bom :concordo:

Minhas 47x12 vendi rapidinho... justamente por ser dificil de encontrar.

[]s

franzlana
21/05/2009, 23:11
Até achei a relação. O problema é que o semi eixo chegou com trinta estrias e agora estou a procura de engrenagem da caixa satélite com trinta estrias. O normal são 19.
Pensei em encurtar a relação pensando em pneus maiores no futuro mas teria que mexer no dif. traseiro e estou sem tempo e $$ para isto no momento.

Ralado/SP
25/05/2009, 18:42
Pandur,

enviei hoje o e-mail com as fotos do meu eixo reforçado... aguardarei a postagem das fotos e na medida do possível tirarei as dúvidas

Abraçones

Ralado

fpandur
27/05/2009, 11:30
Beleza Ralado, recebi o email, muito grato. Eu pensava que o reforço era somente na parte de cima, mas pelas fotos vi que tem encima e embaixo. Seguem as fotos:

http://i4.photobucket.com/albums/y147/fpandur/VEICULOS/eixoreforcado2.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y147/fpandur/VEICULOS/eixoreforcado3.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y147/fpandur/VEICULOS/eixoreforcado4.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y147/fpandur/VEICULOS/eixoreforcado5.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y147/fpandur/VEICULOS/eixoreforcado1.jpg

Ralado/SP
27/05/2009, 11:42
Pandur,

Isso é resultante das hipérboles de jipeiro. Quando minha engesa estava original ( 4cc alcool ) eu vivia empinando a frente dela, dava uns pulinhos de leve e não tinha problema. Quando peguei a camper com o S4T, me empolguei com o motorzão e parti pra ignorância... porém o peso e potência do motor me deram um "prejú" com o eixo dianteiro... aí coloquei em prática o bom senso e resolvi pisar mais leve. Porém gato escladado tem medo até de água fria, aí bolamos esse reforço pr alá de ignorante (By Farias) e nunca mais tive problemas com o eixo dianteiro.

Abraçones

Ralado

fpandur
27/05/2009, 12:22
OK, vou levar na oficina para tentar desempenar as tubeiras no hidráulico. O problema é que o hidráulico dele é para desempeno de chassis de caminhão, um monstro de força. Quando levei lá da 1ª vez uns 2 anos atrás, o eixo parecia de papel quando estava sendo desempenado ... o cara antes me alertou que poderia descolar a tubeira da bola, mas arrisquei. Estou com receio agora de fazer novamente ... se não der certo, terei que retirar o eixo e levar num torneiro para fazer o serviço. Mas de um jeito ou de outro, vou fazer esse reforço.

No seu, quando foi feito o serviço, desmontou o eixo ou foi feito instalado na viatura mesmo ?

Ralado/SP
28/05/2009, 15:51
Pandur,

o serviço foi realizado com o eixo fora do carro. E como a idéia era de soldar bem e sem deixar falha na solda.

No seu caso, alinha e já faz a solda antes de voltá-lo pro carro.

Abraçones

Ralado

fpandur
28/05/2009, 16:22
Ralado, vou tentar fazer o alinhamento com o eixo instalado, como foi feito da outra vez. Somente se der alguma zica, é que penso em retirar o eixo e levar num torneiro. Mas vou fazer o reforço, sem dúvida alguma. Na sua viatura, só fez o reforço na canela mais comprida né ? A pequena deixou original mesmo ?

Ralado/SP
28/05/2009, 18:19
Pandur,
Isso mesmo. Como uso o eixo original ( dana 30 ) o lado menor é tão pequeno que não cabe o reforço... particularmente creio que os suportes de suspenção que já existem nele sejam mais que suficiente para reforça-lo.

Abraçones

Ralado

fpandur
29/05/2009, 10:03
Concordo, também acho que a tubeira menor não empena. Os suportes presos a ela praticamente cobrem toda a extensão do tubo.

franzlana
30/05/2009, 22:52
Senhores.
Ja troquei a bola do meu eixo dianteiro e estou aguardando a chegada da coroa e pinhão. Tô sem Engesa a duas semanas, depois de quase 5 anos sem parar um dia sequer. Tenho uma dúvida: Ao comparar a espessura do eixo do dana 44 com a do Dana 30, verifiquei que o tubo do dana 30 tem 10mm de espessura da parede ao passo que o tubo do Dana 44 canela fina tem 6mm. Todo Dana trinta é assim ou é porque o meu é de Fase III, que é mais pesado? Penso que este tubo com 10mm de parede não deverá empenar.

jeep5
31/05/2009, 11:03
Caros amigos
o eixo original do engesa é o d30 de fabrica? ouvi pessoas falando que da pequenos problemas. Se a pessoa usar pneus 31 pol. vai ter problemas?
Em altas velocidades tem problema de quebra? ou é melhor por eixos flutuantes da rota4x4? neste caso é trocado o eixo inteiro ou so parte?
obrigado

guilhermeabreu
31/05/2009, 11:29
JEEP5

O eixo original do ENGESA é um DANA30 e com certeza absoluta ele é mais resistente do que o eixo DANA44 dos WYLLIS pelo simples fato do conjunto de munhões , que no DANA30 dos ENGESAS são mais parrudos do que os munhões dos WYLLIS .

Os pequenos problemas que as pessoas citam é no caso de uso de EXTREMO ESFORÇO o miolo do diferencial DANA30 é MENOS RESISTENTE DO QUE O MIOLO DO DANA44 , logo em USO EXTREMO O DIFERENCIAL QUE QUEBRA PRIMEIRO É O DIANTEIRO DANA30 , não que ele seja fraco e sim menos resistente com relação ao DANA44 COM RELAÇÃO AO MIOLO ( COROA/PINHÃO SATÉLITE/PLANETÁRIA ) .

OS MUNHÕES do diferencial DANA30 dos ENGESAS só perde em resitencia para os MUNHÕES do eixo da BAND

Eu tenho um ENGESA com pneus 33" e um monte de amigos com ENGESA COM ESTES PNEUS QUE SÃO MAIORES DO QUE OS 31" e nunca tivemos problemas .

Em altas velocidades NÃO TEM NENHUM PROBLEMA DE QUEBRA , as quebras NORMALMENTE OCORRE EM BAIXAS VELOCIDADES QDO VC FAZ USO DE ESFORÇO AO EXTREMO , COMO BATER NUMA PEDRA , TRAVAR UMA RODA EM UMA PEDRA E FORÇAR O MOTOR ( MOTOR DE GRANDE TORQUE COMO O S4T ) AÍ NENHUM DIFERENCIAL AGUENTA , mas o DANA30 nesta hora sofre mais . Usar relacões diferentes nos eixos , e assim vai .

Com o relato do FRANZLANA , já da para observar que o DANA30 é até mais parrudo com relação ao DANA44 canela fina no quesito espessura do tubo do diferencial .

As cruzetas do semi eixo do DANA30 tb é mais parruda ( mais forte, mais resistente ) dos que as cruzetas do semi eixo dos DANA44 dos WYLLIS .

A ROTA tem o EIXO DIFERENCIAL para os ENGESAS COMPLETO DANA44, sendo que a ROTA manda APENAS TROCAR A BOLA DO DIFERENCIAL DANA30 POR UMA BOLA DO DIFERENCIAL DANA44 E TROCA TB OS SEMI EIXOS POR OUTROS MAIS PARRUDOS AINDA , mas na realidade é o mesmo EIXO DIFERENCIAL ORIGINAL DO ENGESA COM A BOLA DO DIFERENCIAL TROCADA com os SEMI EIXOS tb trocados .

CONCLUÍNDO :

O EIXO DIFERENCIAL DANA30 ORIGINAL DOS ENGESAS É MAIS RESISTENTE " NUM TODO " DO QUE UM DIFERENCIAL DANA44 , MENOS NO QUESITO " BOLA DO DIFERENCIAL " QUE É MENOS RESISTENTE COM RELAÇÃO A UM DANA44 " .

fpc3
01/06/2009, 00:08
gostei da aula.parabens

Eduardo Velo
01/06/2009, 09:28
Doctor , gostei dos detalhes , vc devia ser professor ... rsr ...
Ainda concluindo o relato bem detalhado do Doctor , o eixo diant. só vai ser acionado em caso extremo , sendo assim é óbvio que vai sofrer esforço sempre que tiver que ser acionado ... se tiver com pneus que agarram muito pode causar algum dano dependendo da tocada do piloto , mas se tiver com pneus que derrapam dificilmente vai causar dano nos eixos ... acho que usando com prudência e bom senso não tem nenhum problema , msm pq o exército usava os engesas pra serviço bruto sem nenhum up-grade , até os pneus eram os 7.50 x 16 ...

Ralado/SP
04/06/2009, 16:35
All,

Em 6 anos, só tive um "probleminha" com o meu. Uso pneus 32 e só quebrou a cruzeta da ponta de eixo quando empinei o carro antes de entrar em um poço de lama... acho que a culpa é minha e não do semi eixo e/ou resistência de material.
Corroborando com o DOCTOR, o munhão do DANA 30 tem 3 rolamentos de apoio, enquanto o de Willis usa apenas 2. Não sei tecnicamente o que isso representa, porém como é o rolamento que segura as peças e os trancos, creio que quanto mais melhor.

Abraçones

Ralado

franzlana
06/07/2009, 17:51
Vou discordar dos que defedem o Dana 30. Nunca fiz uso extremo do meu jeep. Rodo muito em asfalto e muito em terra também. Vejam que quase sempre que vou para terra arrasto carreta de barco muito pesada. Entretanto o Dana 44 traseiro está novinho e o dianteiro que não pega peso extra quebrou. quebrou oque? Quebrou a carcaça da bola na união com o tubo do eixo. Quebrou dos dois lados. A carcaça trincou e o eixo ficou mancando o que gera desalinhamento do ângulo do camber e desgasta os pneus por dentro. Se continuar rodando vai desmontar o eixo e a bola vai cair no chão. Daí se ja quebrou trabalhar a troca da bola por outra Dana 30 pode ser feito mas não me parece sensato gastar para trocar 6 por meia duzia. Outro fato é que coroa, pinhão e planetária são bem menores e logicamente são cristais se comparados com os traseiros.
Resumindo: o FIII tem alguns problemas de projeto que são de rasgar o diploma do Engenheiro: 1º Limpador de parabrizas. 2º Dana 30. 3º Falta de reduzida. 4º Eixo não flutuante trazeiro. O resto é só alegria.

guilhermeabreu
06/07/2009, 18:34
AMIGO FRANZLANA

Acho que vou criar um pouco de polemica nisto , mas não concordo muito com vc não , pq onde quebrou no seu DANA30 quebraria no DANA44 TB , pq a fragilidade do DANA30 esta EXATAMENTE NO MIOLO e não na carcaça , se vc medir a espessura do tubo do DANA30 comparar com o DANA44 a espessura do tubo será a mesma , assim como a espessura da carcaça onde quebrou no seu tb é igual nos dois DANAS 30 e 44 , LOGO : esta afirmação sua não procede .

Agora , se vc falar que o miolo é mais frágil , concordo .

Para vc ter quebrado a carcaça dos dois lados na união com a tubeira , alguma coisa de muito errado aconteceu , vc não usou relações diferentes ? Não caiu em em uma fenda de pedra pra travar as rodas e botou todo o torque do S4T pra sair ? Alguma coisa aconteceu para que ocorrece este estrago todo .

O EDU VELO mesmo tem o dele e NUNCA deu pau no DANA30 dele , e olha que o EDU vai onde muita gente não tem coragem de ír , eu mesmo , já pintei o sete com meu DANA30 com o MWM 2.8 e nem sinal de nada , até desistí de trocar a bola pra DANA44 .

Mas posso estar errado em minhas informações pq EU NÃO MEDÍ A ESPESSURA DESTES EIXOS , desculpe se eu estiver errado , mas pergunto se alguem daqui já mediu a espessura dos eixos DANA30 e do DANA44 para esclarecer esta POLEMICA que eu criei .

OBS :

FRANZLANA , ví o seu relato na página anterior que vc mesmo constatou que a espessura do tubo do DAN30 tem 10mm e do DANA44 6mm , LOGO : o que afirmei procede , NÃO TEM PQ O SEU DANA30 TER QUEBRADO TODO COM O TUBO DE 10mm IMAGINA SE FOSSE O DANA44 COM A ESPESSURA DE 6mm , VC FEZ " ALGUMA CAGADA " OU NÃO .

ABRAÇÃO A TODOS

Eduardo Velo
06/07/2009, 21:25
Ainda não tive nenhum tipo de problema com o eixo diant. o tras. ja tive que mexer em diferencial 3 vzs , sendo que a última foi eu que mexi com auxilio de um camarada pq vi muita coisa errada na montagem depois que fiz curso na Dana ...

Não acho fragil os Dana 30 , nem o diferencial nem o eixo , a maioria dos Wanglers usam Dana 30 na diant. , e qdo quebrou o dif. tras. do meu F 3 rodei muito tempo só com o diant. em 4x4 sem nenhum problema , inclusive fui com ele assim , atras de um monte de desmanches na grande SP atras do eixo de Landau pra pegar coroa e pinhão 3,07 ...

Não sei qual foi a causa da quebra da tubeira , mas pode ser folga excessiva nas buchas das longitudinais que causou torção acima do limite , isso pode ter ocorrido um tempo atras e com o tempo chegou a danificar a tubeira ... é um chute ... vai saber ...

O Limpador de parabrisa , pqp ... esse é de deixar maluco , fiz algumas modificações e por enqto ta funcionando , mas ja me deixou na mão em situação bem ruim ... a falta de reduzida tb concordo ... agora o eixo flutuante é mais dificil de discutir pq nem as D20 sairam com flutuante ... poderia ao menos ter como opcional ...

rodrigo camper
07/07/2009, 21:28
Uma pergunta que não cala...

Como fazer pra torcar somente a bola do diferencial, se o semi eixo do Dana 44 e mais grosso que o dana 30, isso sem falar de tb e mais largo.

Fazendo assim crescer a bitola do mesmo.

CAVESO
07/07/2009, 23:56
Rodrigo,

Pelo que entendi, a Enfer fabrica uns semis "Hibridos"....

guilhermeabreu
08/07/2009, 18:07
AMIGO SUMIDO NETO RODRIGO CAMPER

É muito fácil , tem que fazer como o KIM fez e eu tb ía fazer , mas estou deixando de lado pq não tenho do que reclamar do DANA30 apenas de relações mais restritas .

Para trocar a bola para DANA44 do DANA30 , é só comprar uma BOLA DANA44 que saiu dos CJ CANELA FINA , e pronto , é o mesmo diametro as tubeiras .

ABRAÇÃO

rodrigo camper
09/07/2009, 09:25
Rodrigo,

Pelo que entendi, a Enfer fabrica uns semis "Hibridos"....

Certo, ai fica campeão.

Semi-eixo mais curto e mais espesso.

rodrigo camper
09/07/2009, 09:32
AMIGO SUMIDO NETO RODRIGO CAMPER

É muito fácil , tem que fazer como o KIM fez e eu tb ía fazer , mas estou deixando de lado pq não tenho do que reclamar do DANA30 apenas de relações mais restritas .

Para trocar a bola para DANA44 do DANA30 , é só comprar uma BOLA DANA44 que saiu dos CJ CANELA FINA , e pronto , é o mesmo diametro as tubeiras .

ABRAÇÃO

Grande amigo Vovôzão.

Se não me engano o Kim soldou o semi-eixo, não gosto desse tipo de serviço porque se um dia eu precisar repor a peça, terei que fabricá-la novamente.

E em São paulo e mais facíl achar um semi do Engesa, do que do Jeep.

guilhermeabreu
09/07/2009, 14:43
RODRIGO

O meu macanico e amigo ROGERIO faria a troca do meu fazendo com que os semieixos ficariam do mesmo tamanho do original , mas se vc quizer pode tb comprar na ROTA que tem os semieixos padronizados por eles e tem a pronta entrega caso seja nescessário a reposição .

ABRAÇÃO

franzlana
16/07/2009, 07:10
Senhores.
Como disse não fiz nenhum esforço extra no dif. diant.. Quem já fez as mudanças sabe que a carcaça do 44 é maior e mais reforçada. Para quem não sabe existe uma relação de resistência em estruturas tubulares que é exponencial entre a relação de espessura e diâmetro. Ocorre que o ponto fraco na junção carcaça (bola) e tubo é a carcaça. No dana 44 ela tem maior espessura na área de junção com o tubo além de ser maior o comprimento na área de acoplamento. Quanto a relações, são originais, manutenção de buchas em dia, nunca rodou com folgas na suspensão. Dizer que são similares é o mesmo que equiparar D20 e S10, F1000 e Ranger, Dogge Ram e Dakota. Dependendo da análise e analizador tudo é possível, até mesmo alguem achar a S10 mais robusta que a D20.
O fato é que não gastaria $$ para manter um Dana 30. Se tenho que gastar então que seja para evoluir. Até na hora de instalar um bloqueio dianteiro o 44 é vantagem.
Tenho fotos da transformação. Vou tentar posta-las na área destinada a Frota.