PDA

Ver Versão Completa : Batentes suspensão dianteira Ranger 2002

Miguels
01/04/2008, 18:48
Hoje tentei trocar os batentes da suspensão dianteira da Ranger 2002 (aqueles originais pretos) por aqueles amarelos da Ranger 2005, com base metálica e mais compridos. Não deu. Eles entravam muito ajustados, sem folga, e segundo o mecânico poderiam danificar-se no primeiro quebra-molas (?!?). Também não deu para levantar a frente pelos parafusos da barra de torsão, pois já estavam ajustados ao máximo. Sei que esse tópico já foi tratado aqui, mas alguém teve sucesso nessa troca?

Anthoniusnikos
01/04/2008, 20:43
Prezado amigo, os originais são mais seguros e tem maior durabilidade. Quanto aos similares, paralelos, as borrachas quase sempre são muito ruins, e estouram em pouco tempo.
Abração
Anthoniusnikos

Walter L. L. Casitta
01/04/2008, 21:15
Hoje tentei trocar os batentes da suspensão dianteira da Ranger 2002 (aqueles originais pretos) por aqueles amarelos da Ranger 2005, com base metálica e mais compridos. Não deu. Eles entravam muito ajustados, sem folga, e segundo o mecânico poderiam danificar-se no primeiro quebra-molas (?!?). Também não deu para levantar a frente pelos parafusos da barra de torsão, pois já estavam ajustados ao máximo. Sei que esse tópico já foi tratado aqui, mas alguém teve sucesso nessa troca?

Eu desmontei quase tudo para colocar os meus, mas não me lembro quem foi, conseguiu colocar sem desmontar nada e postou a receita em algum lugar no fórum.

ojaneri
01/04/2008, 21:38
Na minha 2000 ando com os originais da 2005 pra cima (os amarelos). Não foi eu que fiz o serviço, foi meu mecanico, mas foi bem rápido. Pelo que lembro, ele levantou a Ranger pelo diferencial dianteiro, deixando as rodas livres e trocou, sem precisar tirar nada.

E sim, eles ficam apoiados na bandeja inferior, e não irão se danificar facilmente não. Já tem gente com mais de anos com ele sem problemas.

Márcio T
01/04/2008, 21:54
O Seba e o Nelson elaboraram um pequeno tutorial para orientar na troca destes batentes, mas não consegui encontrar o link - só as fotos.

Quando troquei na Explorer, só foi preciso levantar o eixo dianteiro e tirar a roda. Com o eixo levantado, o batente fica exposto e basta tirar o parafuso (chave de biela 10).

Boa sorte.

rogeriomasih
01/04/2008, 23:16
Qual a vantagem destes em relação aos originais?

Luizinho
02/04/2008, 08:59
Vantagens:
Não da "soco" no final de curso;
A Pick-up retorna mais rápido a posição original;
Os amortecedores agradecem;
A dirigibilidade fica mais precisa.

Procedimento para instalação:
Levantar a Pick-up de forma que a suspenssão estique ao máximo;
Retirar os originais;
Desmontar os novos, retirar a parte macia da base metálica;
Colocar a base metálica no chassi;
Encaixar a parte macia na base, se necessitar de mais espaço, solte a fixação inferior do amortecedor e force a bandeja inferior com alavanca;
Abaixe a Pick-up e seja feliz.

O batente fica encostando na bandeja inferior e isso não é problema. Já uso a um tempão (mais de 40.000km) e é só vantagens.

Miguel,
Pela foto que vi de sua Pick-up, as barras não estão no máximo não.

rogeriomasih
02/04/2008, 09:49
Vantagens:
Não da "soco" no final de curso;
A Pick-up retorna mais rápido a posição original;
Os amortecedores agradecem;
A dirigibilidade fica mais precisa.

ME CONVENCEU!!! :concordo:

Edintruder
02/04/2008, 12:42
Eu coloquei os amarelos da 2005 há cerca de 40.000km atrás e hoje eles demonstram desgaste pelo atrito coma Balança, porém meu uso se dá numa proporção de cerca de 605 do tempo em buracos, estradas de saibro e ruas de areia...
Para ter uma ideia, por conta disso a minha ranger não passa de 30.000 sem criar folgas nas ponteiras axiais (segunda linha vendida na concessionária) e já quebrei uma bieleta da barra estabilizadora. Pra mim o Amarelo mesmo que trabalhe roçando diretamente na bandeja ainda dura mais que o original e dá menos impactos no fim de curso que o preto.
Miguels, eu na tua pele trocaria de mecânico só por ele dizer uma besteira dessas!
Pra trocar é muito fácil, solta o parafuso de cima do amortecedor para dar mais curso na balança e levanta a ranger direto pelo chassis até ter espaço para entrar o batente novo e maior. Leva cerca de 20 minutos de cada lado pra fazer essa troca. Entre pegar ferramentas e lavar as mãos não gastei nem uma hora e fiz na rua em frente de casa mesmo num intervalo do almoço (de barriga cheia ainda).

Miguels
02/04/2008, 15:26
Pois é, acho que vou trocar eu mesmo, só arranjar um tempinho... Valeu pelas dicas, Luizinho e Edintruder! -assim fica fácil. Quem fez o serviço de suspensão é o Alexandre, da Alba, em Vila Isabel, que já foi mencionado aqui no forum; ele não é ruim, mas vou ter que voltar de novo lá para corrigir o alinhamento, pois ficou puxando um pouco para a esquerda.
Fala aí, Luizinho! Sumiu? De fato, achei estranho constatarem que as barras estavam no máximo; ninguém mexeu antes, mas os parafusos não davam aperto de jeito nenhum.
Um abraço e obrigado a todos.

Edintruder
02/04/2008, 15:44
Compra parafusos de aço de 12mm x 1,75mm por cerca de 15cm de comprimento e troca. Com o tempo as barras vão cedendo e precisam se reajustadas. A minha fiz isso e ergui novamente pois estava arriada e com a regulagem no máximo.

edubelem
02/04/2008, 16:30

Eles ficam apoiados na bandeija, o seu mecânico ta enganado, els funcionão assim mesmo, e melhora muito o comforto. Os meus já estam com 80.000 e ainda tão zerados.

Abs,

Luizinho
02/04/2008, 19:15
Miguel,

Vê se aparece por aqui.

Fui eu que te recomendei a Alba. Minha Pick-up foi alinhada, pela Alba, a 20.000km atrás e ainda está perfeita.

Eles tem conhecimento do batente, mesmo porque está formula que descrevi, foi o que eles fizeram na Ranger do Vagner Luis (XL CD 2.5 TD 4x4 1999). Sinceramente não faço idéia oque possa ter havia então com os parafusos de regulagem, pois a minha nunca cedeu a altura e as roscas de sobra continuam disponivéis mesmo após eu ter levantado a Pick-up em 10mm (três voltas no parafuso).

Quanto ao estar puxando um pouco é só voltar lá que a correção é rápida. Lembro que quanto mais levantar a frente melhor é também mais avançar o Cáster (aliás tarefa delicada na Ranger).

Miguels
08/04/2008, 14:30
Finalmente consegui colocar os batentes amarelos. Realmente a picape fica um pouco mais firme na frente, gostei da idéia. O parafuso esq. da barra não dava mais aperto, então nivelei afrouxando o parafuso da direita em 4 voltas, pelo menos agora sumiu a horrível sensação de dirigir com o lado do motorista "afundado".
Luizinho, ainda está no mesmo local em Niterói? Quando der um tempinho passo por lá para tomar um cafezinho.
Abraço.

Luizinho
08/04/2008, 18:02
Sim Miguel, estou no mesmo local.

Pequeno jr
08/04/2008, 18:32
Galera,

A Troca é Plug and Play. Facil demais e nem precisa de mecânico. So tem que ter saco de levantar a frente e tirar as duas rodas.

Edintruder
08/04/2008, 18:55
Não precisa nem tirar as rodas!

rogeriomasih
16/04/2008, 18:45
Fui compras os batentes e o vendedor me perguntou se eu queria com ou sem a base de metal...:pensativo:

Fiquei na dúvida e resolvi recorrer aos senhores: uma vez que o antigo (preto) já vem com a base, esses novos (amarelos) devem ser comprados tb com a base específica para eles?

Se for isso mesmo, o preço fica praticamente o dobro...:cry:

E aí?

Gouveia
16/04/2008, 18:56
Segue o arquivo feito pelo Nelson.. eu tinha postado no site da Comunidade Ranger, mas acho que foi antes do "creps" que deu no srevidor e o backup era mais antigo.. .preciso atualizar lá também..

Edintruder
16/04/2008, 19:27
O primeiro tem que ter a base de metal. Os próximos não precisará pois a base do modelo antigo é retangular e o novo é redondo.

rogeriomasih
16/04/2008, 22:45
Obrigado pelo tutorial. Ficou muito bom.

edubelem
28/04/2008, 17:01
Aguem sabe dizer se as bandejas GRAZZI METAL prestam, estou trocando as duas dianteiras superior, por 119,00 cada.

Abs,

Walter L. L. Casitta
01/06/2008, 17:26
Pessoal,

Estava desconfiado que já era hora de trocar os batentes dianteiros da minha Ranger e para minha surpresa, vejam em que estado eu os encontrei...

Abaixo coloque também a foto do PS 2.8 TGV que iria começar a instalar nesse fim de semana não fosse o favor que a minha diguinísima esposa fez batendo a viatura reserva...:-(

http://img519.imageshack.us/img519/276/batentesnk0.jpg

http://img71.imageshack.us/img71/5356/ps28or8.jpg

Anthoniusnikos
01/06/2008, 17:48
Motorzão sarado, meu !!! O filtro de diesel já é ecológico ?
Abs

Walter L. L. Casitta
01/06/2008, 18:24
Abs

Não faço idéia. Qual seria a diferença?

Anthoniusnikos
01/06/2008, 19:41
A diferença é que o dito "ecológico" você só troca o elemento filtrante, perservando a carcaça. Sei que os motores NGD-3.0E-International já vem equipados com eles.
Abs

Pequeno jr
07/06/2008, 13:55
Anthon, os 3.0 são ecologicos, mas tenta achar a Po$$a destes elementos filtrantes ecologicos!? ... não acha nem em filme de cowboy americano.

Olha q já tentei em vários estados e até o momento nada. Todos sabem q existe e ninguem tem.

Anthoniusnikos
08/06/2008, 03:24
Pequeno, vou pesquisar aquí em Santa Catarina e te informo.
Abs

dudu83
08/06/2008, 11:50
Abs

mas o filto de diesel e blindado :?:

nao seria o filtro de oleo do motor ? esse sim e so trocar o elemento e custa 40 reais na revenda mwm international.......

edubelem
09/06/2008, 15:46
mas o filto de diesel e blindado :?:

nao seria o filtro de oleo do motor ? esse sim e so trocar o elemento e custa 40 reais na revenda mwm international.......

O filtro de diesel é blindado e caro pa kct, sorte que dura 20.000km.

Consegui aqui em belém por 44,00 (88,00 na ford) o de óleo lub e 105,00 (145,00 na ford) o de ar, ainda não consegui o de diesel, esse é facada 155,00 na international e 162,00 na ford.

Abs,

cantodopirão
13/06/2008, 21:11
Caros colegas, depois de ler esse tópico fiquei convencido, comprei esses batentes (originais R$ 80,00 cada) e vou levar para trocar amanhã!:concordo:

cantodopirão
14/06/2008, 14:38
Serviço feito de maneira rápida e fácil!:palmas:
Pergunta: Preciso mandar rever o alinhamento? O batente mais alto meche na cambagem (fecha????)?:pensativo:
Seguem fotos.

Edintruder
14/06/2008, 19:32
Claúdio, não precisa mexer em nada. É isso aí mesmo!

cantodopirão
15/06/2008, 12:18
Valeu pelas dicas galera!:palmas:

Claúdio, não precisa mexer em nada. É isso aí mesmo!

Edintruder
16/09/2008, 14:12
Reavivando o topico...

Bem, como estou prestes a trocar os pneus da minha Ranger, resolvi dar uma geral da suspensão dela, e para a minha surpresa o estrago está além do que eu esperava.

Estão condenados os dois rolamentos dianteiros, as duas ponteiras axiais, os dois pivôs dianteiro e os dois batentes.
Já comprei todas as peças, só ficou faltando os batentes que só encontro na concessionária.
A brincadeira toda sem os batentes está em R$699,99 sem o frete dos cubos dianteiros.
Para ficar 100% preciso apenas trocar a bomba da DH e as buchas dos amortecedores traseiros.

Os pneus estou na dúvida entre o modelo Armadillo da tatupneus e o papabarro da Geninho pneus.

Armadillo (http://www.tatupneus.com.br/armadillo.jpg)

Papa Barro (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=738830&idcategoria=34913&Nivell=&Categorias=)

Eu analisei a possibilidade de comprar novo no Uruguai e penso o seguinte:
- Raramente pego asfalto;
- A velocidade de cruzeiro que ando é de 110km/h;
- O pneu recapado dura mais kilometragem que o novo;
- O pneu novo no Uruguai não terei garantia;
- Os valores se equiparam;
- Eu tenho as 4 carcaças para abater no valor da recapagem;
- O pneu recapado oferece desempenho superior em terrenos lamacentos;
- O visual do recapado é mais agressivo e bonito.

O Armadillo custa R$50,00 mais caro mas tem 23mm de sulco contra 19mm do papa barro...

Orleans
17/09/2008, 19:53
Por um acaso alguém sabe o código desses batentes com a base?

Walter L. L. Casitta
18/09/2008, 08:47
Reavivando o topico...

Bem, como estou prestes a trocar os pneus da minha Ranger, resolvi dar uma geral da suspensão dela, e para a minha surpresa o estrago está além do que eu esperava.

Estão condenados os dois rolamentos dianteiros, as duas ponteiras axiais, os dois pivôs dianteiro e os dois batentes.
Já comprei todas as peças, só ficou faltando os batentes que só encontro na concessionária.
A brincadeira toda sem os batentes está em R$699,99 sem o frete dos cubos dianteiros.
Para ficar 100% preciso apenas trocar a bomba da DH e as buchas dos amortecedores traseiros.

Os pneus estou na dúvida entre o modelo Armadillo da tatupneus e o papabarro da Geninho pneus.

Papa Barro (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=738830&idcategoria=34913&Nivell=&Categorias=)

O Armadillo custa R$50,00 mais caro mas tem 23mm de sulco contra 19mm do papa barro...

Edi com esses pneus você não consegue anda a 110Km/h não.:mrgreen:

Edintruder
18/09/2008, 09:01
Edi com esses pneus você não consegue anda a 110Km/h não.:mrgreen:

xi... vou ter que abrir mais meia volta na BI...

Walter L. L. Casitta
18/09/2008, 09:29
xi... vou ter que abrir mais meia volta na BI...

Não seria por falta de potência, mas pelo comportamento dinâmico desse pneus. A Ranger ficaria incontrolável acima de 60Km/h com esses pneus...

sergiomfff
18/09/2008, 10:49
Não seria por falta de potência, mas pelo comportamento dinâmico desse pneus. A Ranger ficaria incontrolável acima de 60Km/h com esses pneus...

/2 :roll: Com atenção na calibragem e lembrar que devido aos largos sulcos existe uma considerável redução da área de atrito com o solo :confused: o que deve comprometer um pouco a aderência em solos duros, mas nada que um bom motorista não consiga se acostumar e encontrar a melhor maneira de pilotar :p.

shimomoto
18/09/2008, 12:55
Reavivando o topico...

Edin;

Dois pontos:

A Bomba da DH voce não consegue arruma-lá? Por aqui conheço uma firma que mexe com sistema de bombas e motores hidráulicos de tratores, e por sinal é uma firma idônea. Lá da Fazenda faço todo o serviço com eles, e eles inclusive mexem com sistema de direção hidrostática de máquinas agricolas. (http://www.hidrosystems.com.br/index.php?f=)

Outra coisa: Acho que no seu caso não é melhor colocar um conjunto de pneus BF Mud ou qualquer outra marca, mas NOVO? Pergunto isso pois no meu conceito, acho que você quer a Ranger como um carro 100% confiável. Tanto assim que até colocou sistema de engate manual do 4x4!!! E somente pneus novos te darão a confiança necessária.

Abs!!!

Walter L. L. Casitta
13/01/2009, 22:42
Pessoal,

Estava desconfiado que já era hora de trocar os batentes dianteiros da minha Ranger e para minha surpresa, vejam em que estado eu os encontrei...

http://img519.imageshack.us/img519/276/batentesnk0.jpg

A seis meses atrás troquei esse batentes e já estão estourados. Mais uma vez me ferrei com as peças do paralelo.

Mesmo assim ainda não vou colocar a originais não. Dessa vez vou comprar os tarugos de poliuretano de verdade e tornear.

Orleans
14/01/2009, 00:44
A seis meses atrás troquei esse batentes e já estão estourados. Mais uma vez me ferrei com as peças do paralelo.

Mesmo assim ainda não vou colocar a originais não. Dessa vez vou comprar os tarugos de poliuretano de verdade e tornear.

Walter,

Em 09/2008 precisei trocar os batentes da minha Explorer, como não estava encontrando no mercado paralelo, fiz uma pequena modificação na base e instalei os batentes da S10, que são muito mais baratos. Aqui na cidade 60% é paralelepípedo, 20% asfalto e 20% buraco, dei uma olhada hoje e ainda estão bons. Alguém aqui já tinha tentado essa opção?

nelsonnrc
14/01/2009, 01:22
Por um acaso alguém sabe o código desses batentes com a base?

No tutorial - 5L55/3B461/AC
Abs

Walter L. L. Casitta
14/01/2009, 08:40
Walter,

Em 09/2008 precisei trocar os batentes da minha Explorer, como não estava encontrando no mercado paralelo, fiz uma pequena modificação na base e instalei os batentes da S10, que são muito mais baratos. Aqui na cidade 60% é paralelepípedo, 20% asfalto e 20% buraco, dei uma olhada hoje e ainda estão bons. Alguém aqui já tinha tentado essa opção?

O da S10 na S10 não duram nada. É preferível o original mesmo. Aqui em BH não tem muitos buracos mas tem um monte de lombadas e eu sou um pouco impacientes com eles. Vou ter que arranjar uns melhores...

Orleans
15/01/2009, 00:58
Na época paguei R$30,00 no par de batentes com as bases (S10), hoje estão custando R$36,00 e já se passaram 5 meses, se aguentar um ano estou com sorte.

Nelson, achei aqui pelo código, R$190,00 o par, a Ford não considera mesmo...

Abraços

cbridi
15/01/2009, 02:44
A Superpeças (http://br.geocities.com/superpecas1/) tem/tinha o original da Ranger 2005-> made in Argentina por R$90,00 o par.

Walter L. L. Casitta
15/01/2009, 09:34
Na época paguei R$30,00 no par de batentes com as bases (S10), hoje estão custando R$36,00 e já se passaram 5 meses, se aguentar um ano estou com sorte.

Abraços

Os batentes da Ranger não são batentes comuns como os da S10. Eles funcionam como molas auxiliares e enrijecessem a suspensão da Ranger. Eles fazem parte da atualização da suspensão da da Ranger a partira de 2005. Não adianta colocar o da S10, Fazendo isso a suspenção da Ranger não vai ficar com antes. Alem do mais quem tem S10 sabe como os batentes originais são ruins.

Se não quiser gastar então coloca os batentes originais da Ranger anterior a 2005. Só que ai ela vai ficar com aquele comportamento muito educado por sinal. balançando a frente como se estivesse cumprimentando todo mundo.:-D

Eu tornei os batentes em ploliuretano de verdade copiando os originais, pra colocar na minha Ranger. Paguei R$28,00 no tarugo. Vou instalar essa noite. Vamos ver no que vai dar...

Walter L. L. Casitta
15/01/2009, 09:36
A Superpeças (http://br.geocities.com/superpecas1/) tem/tinha o original da Ranger 2005-> made in Argentina por R$90,00 o par.

Se esse aí for igual ao que coloquei da última vez, não vale a pena. Paguei R$70,00 e durou 6 meses apenas. Na dúvida é melhor colocar os originais mesmo...

Walter L. L. Casitta
15/01/2009, 09:40

Abraços

O par dos originais custa R$166,00 (lista) ou R$122 com desconto na concessionária e não R$190,00...

Orleans
15/01/2009, 14:04
O par dos originais custa R$166,00 (lista) ou R$122 com desconto na concessionária e não R$190,00...

Walter,

Qual a loja que conseguiu esse preço? Quem me manda as vezes umas peças daí é a Bel Latas, da Rua Niquelina, mas os batentes com as bases eles não têm, mandei um e-mail e não responderam. Aqui o preço é esse (R$190,00), estão enfiando a faca...

Orleans
15/01/2009, 14:15
Se não quiser gastar então coloca os batentes originais da Ranger anterior a 2005. Só que ai ela vai ficar com aquele comportamento muito educado por sinal. balançando a frente como se estivesse cumprimentando todo mundo.:-D

Esses da Ranger até 2005, tenho aqui jogados em uma caixa, comprei e acontece o que você falou, quando passa em uma lombada ou terreno esburacado, a frente do carro parece mais um barco, dizem que 10 km em estrada de barro com esses batentes é o melhor remédio pra vomito:pipoca:

Walter L. L. Casitta
15/01/2009, 14:30
Walter,

Qual a loja que conseguiu esse preço? Quem me manda as vezes umas peças daí é a Bel Latas, da Rua Niquelina, mas os batentes com as bases eles não têm, mandei um e-mail e não responderam. Aqui o preço é esse (R$190,00), estão enfiando a faca...

Eu consulto preços no [/URL][url]http://www.pecas-on-line.com.br/ (http://www.pecas-on-line.com.br/), e essa peça custa R$83,00 cada em pelo menos 10 das concessionárias listadas no site. Esse é o preço de lista mas qualquer concessionária ainda pode dar um desconto de 27%. em algumas peças o desconto pode chagar a 40% como o eixo cardão dianteiro da Ranger.

Rogerrm
15/01/2009, 15:41
Pessoal, paguei 52 reais o batente com a base de metal da carroça
na concessionaria aut. Ford Florauto em Taquara-RS

Eu tava até achando caro, mas então comprei barato!

Walter L. L. Casitta
15/01/2009, 15:59
Pessoal, paguei 52 reais o batente com a base de metal da carroça
na concessionaria aut. Ford Florauto em Taquara-RS

Eu tava até achando caro, mas então comprei barato!

Por acaso R$52,00 é o preço de tabela do original da Ranger anterior a 2005. Se for esse que você comprou, aquele quadradinho então pagou caro.

Estamos falando do 2005 e acima (veja a foto lá atrás), que é mais caro mas também é muito melhor...

Orleans
15/01/2009, 16:16
Eu consulto preços no http://www.pecas-on-line.com.br/ (http://www.pecas-on-line.com.br/), e essa peça custa R$83,00 cada em pelo menos 10 das concessionárias listadas no site. Esse é o preço de lista mas qualquer concessionária ainda pode dar um desconto de 27%. em algumas peças o desconto pode chagar a 40% como o eixo cardão dianteiro da Ranger.

Que maravilha! O mesmo ordinário que me passou o preço está anunciando no peças on line quase 10% mais barato. Já imprimir e vou passar lá pra saber que patifaria é essa.

Bandinho
21/01/2009, 17:03
Esse batente da 2005, já vem com a base metálica? Uma loja me informou q a base é fixa. Encontrei tb no site, www.f15.imports.com.br, por 19,32 cada, na foto aparece sem a base metálica. Alguém conhece ou já comprou nesse site, achei barato demais....Na concessionária daqui de Friburgo me pediram 148,00.
Abs.

cbridi
21/01/2009, 21:47
Os originais que coloquei tem a base fixa. Já a foto (se é que se pode chamar aquilo de foto) do site indicado, mostra sem a base mesmo para o modelo anterior do batente. Portanto, sugiro perguntar pra quem está vendendo se existe ou não a tal base no produto.
Realmente tá barato, por esse valor, até poderia arriscar a colocação. :pensativo:

Paguei R$90,00 o par do original na superpeças (http://br.geocities.com/superpecas1/).

Orleans
22/01/2009, 01:45
Esse batente da 2005, já vem com a base metálica? Uma loja me informou q a base é fixa. Encontrei tb no site, www.f15.imports.com.br (http://www.f15.imports.com.br), por 19,32 cada, na foto aparece sem a base metálica. Alguém conhece ou já comprou nesse site, achei barato demais....Na concessionária daqui de Friburgo me pediram 148,00.
Abs.

Nas lojas você encontra o batente com a base, ou só o batente, não tenho conhecimento de um código Ford somente da base.
A base do modelo 2005 --> não é fixa.
Se for comparar com os preços que encontrei aqui, R$148,00 é um bom preço.
Walter, você pode informar o nome da loja que encontrou por R$122,00?

Walter L. L. Casitta
22/01/2009, 08:44
Nas lojas você encontra o batente com a base, ou só o batente, não tenho conhecimento de um código Ford somente da base.
A base do modelo 2005 --> não é fixa.
Se for comparar com os preços que encontrei aqui, R$148,00 é um bom preço.
Walter, você pode informar o nome da loja que encontrou por R$122,00?

Veiba (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Veiba) (Santo Antonio de Jesus-BA) 0xx75,3631-8917 5 87,01 5L55/ 3B461/AC/ BATENTE 04/01/2008 10:32:58
Saga Ford (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Saga+Ford) (Goiania-GO) 0xx62,3254-1313 1 0,00 0,0000 BATE 20/01/2009 08:27:56
Triauto Araguari (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Triauto+Araguari) (Araguari-MG) 0xx34,3242-8050 2 83,00 BATENTE 20/01/2009 15:15:52
Auto Oeste (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Auto+Oeste) (Formiga-MG) 0xx37,3322-2000 5 83,00 BATENTE 09/01/2009 08:41:58
Cancella SA (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Cancella+SA) (Ituiutaba-MG) 0xx34,3268-1788 2 83,00 BATENTE 20/01/2009 09:04:14
Impar Para de Minas (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Impar+Para+de+Minas) (Para de Minas-MG) 0xx37,3232-9906/07 4 83,00 BATENTE 01/12/2008 10:58:40
Trevauto (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Trevauto) (Pouso Alegre-MG) 0xx35,3449-3000 2 83,00 BATENTE 12/01/2009 06:31:52
Automara (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Automara) (Uberlandia-MG) 0xx34,3233-9800 2 95,45 BATENTE 09/01/2009 09:05:06
Aravel Arapongas (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Aravel+Arapongas) (Arapongas-PR) 043, 3275 8900 3 99,60 BATENTE 15/01/2009 09:56:36
Slaviero Curitiba (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Slaviero+Curitiba) (Curitiba-PR) 0xx41,3025-3600 8 83,00 BATENTE 21/01/2009 08:37:46
Metropolitana Ford (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Metropolitana+Ford) (Curitiba-PR) 0800 600 3673 4 83,00 BATENTE 15/01/2009 09:18:48
Sempre Ford (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Sempre+Ford) (Niteroi-RJ) 21,3539-1800 1 0,00 BATENTE 13/01/2009 11:47:00
Frei Caneca Guarulho (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Frei+Caneca+Guarulho) (Guarulhos-SP) 0xx11,6423-8888 16 0,00 BATENTE 12/01/2009 16:15:00
Andreta Itu (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Andreta+Itu) (Itu-SP) 0xx11,4013-8506 2 83,00 BATENTE 17/10/2008 09:52:04
Caoa Osasco (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Caoa+Osasco) (Osasco-SP) 0800-17-22-62 2 83,00 BATENTE 13/01/2009 08:10:00
Ativ Ford (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Ativ+Ford) (Pindamonhangaba-SP) 0xx12,3644-4004 2 83,00 5L55/ 3B461/AC/ BATENTE 14/01/2009 09:06:52
Highway Aricanduva (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Highway+Aricanduva) (Sao Paulo-SP) 0xx11,2111-6200 4 30,00 BATENTE 19/11/2008 08:05:09
Covemaquinas Ford (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Covemaquinas+Ford) (Gurupi-TO) 0xx63,3314-1000 1 82,99 BATENTE 21/01/2009 08:13:30

Esses são o preço de lista e algumas concessionária ainda podem dar 28% de desconto com a PISA Ford em BH 31 3388-1800 Wanderley

Bandinho
22/01/2009, 10:13
Tô achando o tal site extranho mesmo, a foto é muito ruim, o preço, muito barato, enviei email consultando sobre a base e, não me responderam. Vou consultar em Niterói depois informo.
Grato.

cbridi
28/01/2009, 09:38
E aí Bandinho? Comprou os batentes?

[]'s

Orleans
28/01/2009, 17:05
Esses são o preço de lista e algumas concessionária ainda podem dar 28% de desconto com a PISA Ford em BH 31 3388-1800 Wanderley

Para quem quiser comprar os originais, vale a sugestão do Walter. Comprando no local que ele indicou + o sedex para minha cidade, fica mais barato que comprando aqui (BA).

willys1960_ctba
02/02/2009, 08:10
Depois de alguns meses a espera, e ainda fazendo algumas coisas na ranger depois que a comprei chegou hora de trocar os batentes e seguindo a idéia de muitos otei pelos da ranger 2005, esse amarelos mesmo e ficou show de bola, como a frente estava um pouco baixa ainda erguemos coisa de 2 cm a barra de torção e os batentes ficaram ainda enconstando na bandeija, mas nada que venha a interferir eu acho.
Resumindo obrigado pelas dicas e sim essa é uma ótima opção, paguei 60,00 em cada batente aqui na ford em curitiba. Dica briguem por desconto!!! estavam me pedindo 99,00 cada tive um desconto de quase 40%.

[]s

Bandinho
03/02/2009, 20:08
cbrid, comprei os batentes aqui em Friburgo mesmo. Originais Na Ford, $146,00 o par.
Encomendei de BH a bolacha do cardã dianteiro q troquei há 1 ano. Rodei, aproximadamente, 25000km. Comprei na Auto Peças Max, acho q é isto, por $480,00. Segundo o vendedor a marca é Danna. Tô aguardando chegar.
Abs.

RcSala
22/06/2011, 10:27
Ressuscitando o tópico:

Pessoal a minha ranger está com 30000km rodados e estou achando os batentes muito gastos. Inclusive o pivo inverior esquerdo está vazando graxa (não está com a borracha rasgada), acho que a suspenção está trabalhando fora do curso por causa dos batentes gastos.

Achei os novos aqui por 108 reais cada um, já com desconto de 10%. To achando caro mas estou sem opções melhores.

Alguma dica de onde encontrar por um preço melhor?

Edintruder
22/06/2011, 12:00
Paguei 50,00 cada um original da 2005 há 5 anos atrás.

Guto Machado
22/06/2011, 12:10
Paguei aqui no E.S a uns 4 meses atrás 50,00 cada, só q skf, na ford não tinha e acho q era 120,00, como o barulho do carro era insuportável coloquei skf mesmo, ontem q troquei o superior q é junto com a balança, original ficou em 640,00, com desconto foi p 570,00...

fabaumm
27/07/2011, 20:51
Pessoal,

Seguinte minha ranger ta sem batentes e não tenho os parafusos para prende-los.

Alguem poderia me dizer quais os parafusos corretos para segurar os batentes?

esta betente da 2005 5L55/3B461/AC ja vem com o suporte metal?

abraço e obrigado

dsamaz
26/09/2011, 19:31
Olá colegas,

"fabaumm: qual parafuso segura os batentes?"

Fabaumm, conseguiu resolver o problema?
O original é um "cabeça 10", porém a rosca é grande; é a mesma rosca do cabeça 13 normal (rosca média).
Em um dos lados do meu estava sem parafuso, pois perdeu a rosca.
Coloquei um "cabeça 13", serviu, mas ficou frouxo, pois a rosca f*****.

Tenho uma dica para o pessoal daqui adaptar o batente novo na Ranger antiga: comprei apenas o par de "batentes" no paralelo, pois a ford tenta extorquir seus clientes.

Com exatamente R$15 pedi para um serralheiro fazer o suporte, que por sinal, pode ser a coisa mais simples do mundo; Como ele fez: 1. corta-se diametralmente uns 2cm de um tubo (de diâmetro mais próximo possível do batente), no fundo do novo tubo de 2cm solda-se uma chapa não muito fina; abre-se um buraco no centro do fundo para o parafuso que irá fixá-lo; abre-se 4 buracos finos nas laterais, para parafusar o batente, afim do mesmo não ficar "dançando" no suporte.

Para instalar: 1. levantar um pouco o carro pela travessa dianteira; 2. fixar o suporte no chassis; 3. instalar o batente no suporte novo e parafusá-lo;

Até agora andou uns 250km sem problemas... É aquela história: se não caiu até agora, não cai mais. Garanto que o meu utiliza chapas mais grossas que o original, que vi na Ford por R$170.

Daniel

Pequeno jr
27/09/2011, 08:08
Galera,

Alguém aqui usa ou conhece alguém que esteja usando os batentes de PU feitos pelo Adams ?

Ranger Batente PU | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=30025&cat=2&item=73&titulo=Ranger%20Batente%20PU)

Esse é um dos itens que preciso revisar na minha e se ele tiver o comportamento que estou imaginando .. será de grande valia.

Walter L. L. Casitta
27/09/2011, 08:22
Galera,

Alguém aqui usa ou conhece alguém que esteja usando os batentes de PU feitos pelo Adams ?

Ranger Batente PU | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=30025&cat=2&item=73&titulo=Ranger%20Batente%20PU)

Esse é um dos itens que preciso revisar na minha e se ele tiver o comportamento que estou imaginando .. será de grande valia.

Eu fiz os meus de poliuretano e duraram menos que o original. Fiz outros com poliuretano mais macio e também não durou. O que durou mais foi o original. A melhor opção que encontrei foi os originais de borracha que vieram na Ranger com os amortecedores Rancho endurecidos.

fabaumm
27/09/2011, 08:23
Dsamaz,

Ainda não coloquei os batentes...

mas seguinte pelo que vi no catalogo, REF 24 da supensão dianteira esse parafuso é...

PARAFUSO M8 X 1,25 X 20

legal a adaptação que você fez, você comprou batentes paralelos então? estão durando?

abraço

Pequeno jr
28/09/2011, 08:32
Eu fiz os meus de poliuretano e duraram menos que o original. Fiz outros com poliuretano mais macio e também não durou. O que durou mais foi o original. A melhor opção que encontrei foi os originais de borracha que vieram na Ranger com os amortecedores Rancho endurecidos.

Putz ... o ruim ou o bom é que vc tbm tem os Ranchos, mas Walter você percebeu a frente da Ranger mais firme utilizando a mesma configuração dos amortecedores seja com o batente original ou o batente de poliruetano ???

A questão da durabilidade até que não será problema ... mas o que preciso é mais firmeza na frente.

Claro que após o Batente vem a escolha do amortecedor que estou mais perdido que cego em tiroteio.

Luizinho
28/09/2011, 09:45
Pequeno,

Tenho acompanhado suas dúvidas em relação aos amortecedores da Ranger e aos batentes. Como já rodo com a Ranger há algum tempo, te digo o seguinte:

A melhor configuração que achei foram os batentes das 2005, que troquei já uma vez depois de 50.000km (estavam amassados, não quebrados), junto com os rancho RS 9000 XL, as barras de torção com cinco voltas (+-15 mm), 0,5 negativo de câmber, 3,5 positivo de cáster (o ideal seria um pouco mais) e alinhamento 2 mm convergente.
Usando os Michelin LTX AT 31x10,5x15 com 34 lbs da pressão, usava a regulagem n°5 na frente e n°4 atrás e a Pick-up era firme e confortável, e não saia de frente.
Usando os BF 265/75 16 com 24 lbs (para ter algum conforto), sou obrigado a usar a regulagem n°4 na frente e n°3 atrás, pois se não fica muito duro. Em curvas com elevação a frente levanta demais e a tendência de sair de frente é bem maior que com os Michelin. Resumindo, os BF estragaram o carro.
Os batentes da 2005 ajudam bastante na vida útil dos pivôs e no retorno do carro a altura normal depois de alguma depressão.

Neste ínterim coloquei os ProComp MX6 na Explorer e os Off Limits na Silverado. Claro que são veículos diferentes,mas o que mais me impressionou foram os Off Limits. São usados em conjunto com pneus Michelin, buchas da Energy Suspension e barra estabilizadora de 1’ ¼ da Classic Perform. Estabilidade Perfeita, veículo SEMPRE na mão, conforto bom, copia todos os quebra-molas sem a traseira voar, os paralelepípedos desapareceram e até agora não consegui tirar as rodas do Chão (estou me esforçando), a única desvantagem que vejo, são não contarem com regulagem.

Se fosse hoje escolher algum amortecedor, sem dúvida iria de Off Limits, além do atendimento do pessoal ser muito bom.

Walter L. L. Casitta
28/09/2011, 14:04
Putz ... o ruim ou o bom é que vc tbm tem os Ranchos, mas Walter você percebeu a frente da Ranger mais firme utilizando a mesma configuração dos amortecedores seja com o batente original ou o batente de poliruetano ???

A questão da durabilidade até que não será problema ... mas o que preciso é mais firmeza na frente.

Claro que após o Batente vem a escolha do amortecedor que estou mais perdido que cego em tiroteio.

Eu aconselho os batentes pra todo mundo, eles melhoram muito a dirigibilidade da Ranger. O problema é que eles não duram. Os originais duram mais, na minha Ranger uns 20.000Km. Os do paralelo e o de poliuretano que fiz, todas as vezes que coloquei na rampa pra trocar o óleo, olhava pra eles e estavam arrebentados. Nem 5000Km, por isso voltei com os originais antigos de borracha e ajustei os amortecedores para ficar mais duros.

Os Rancho que estão na Ranger são os antigos, ainda não são a gás, mas eles fazem quase o mesmo efeito dos batentes. A diferença é que com os batentes e como os amortecedores regulados pra mais macio a suspensão absorve melhor os defeitos da pavimentação.

adams
28/09/2011, 15:28
Ja existem estas peças em poliuretano.
Com durabilidade infinitamente superior.

Pequeno jr
30/09/2011, 09:23
Luizim Mlk doido, tudo na paz ???

Adams ... tdo belê !?

Professor pardal na paz ???

Então ... Eu já uso os batentes originais da Ranger 2005/6 a um bom tempo, mas os meus atuais estão em fim de carreira (pela 3º x). Qdo os batentes estão ainda novos, mudam muito a firmeza da viatura e é notável a diferença entre os batentes novos ou como estão os meus agora, em administrar a passagem por algum terrenos.

Como muitos já sabem ... o uso da Ranger hoje está praticamente para o Rally, passeios e expedições. Quase não ando mais com ela no dia a dia.

Minha próxima prova é o rally dos campeões dia 05/11 (última prova do nosso campeonato). É uma prova bastante dura, mais de 10 horas de prova e aproximadamente 300 km de trecho cronometrado. Diversos tipos de piso e comportamentos da viatura. É um verdadeiro quebra carro essa prova. Se a pessoa não está com a manutenção em dia ... fica pelo caminho com certeza.

Acho que vou acabar colocando estes teus batentes e vendo como eles vão se portar na próxima prova do rally.

Dai fico como boi de piranha e passo a impressão aqui para vocês.

Para o próximo ano vem mais novidades na Ranger.

adams
01/10/2011, 11:55
Testei na explorer da minha mulher estão com 02 anos a ainda funcionando.

adams
01/10/2011, 13:35
Testei na explorer da minha mulher estão com 02 anos a ainda funcionando.

Peça montada numa ranger.

dsamaz
01/10/2011, 18:47
Achei uma foto do suporte que pedi para confeccionarem.

Já andou uns 300km e não apresenta problemas aparentes.

Acho que paguei R$35 (par de batentes) + R$15 (dois suportes). Melhor que pagar R$170 em cada um na ccs.

Daniel

Walter L. L. Casitta
01/10/2011, 18:55
Achei uma foto do suporte que pedi para confeccionarem.

Já andou uns 300km e não apresenta problemas aparentes.

Acho que paguei R$35 (par de batentes) + R$15 (dois suportes). Melhor que pagar R$170 em cada um na ccs.

Daniel

Esse aí é o que é vendido no paralelo. Esse dura muito pouco.

Pequeno jr
02/10/2011, 10:38
Peça montada numa ranger.

Adams,

É pug and Play ou precisa fazer algo ???

Miguels
06/12/2011, 15:54
Walter,
Já tentou fazer os batentes em borracha?

Eu aconselho os batentes pra todo mundo, eles melhoram muito a dirigibilidade da Ranger. O problema é que eles não duram. Os originais duram mais, na minha Ranger uns 20.000Km. Os do paralelo e o de poliuretano que fiz, todas as vezes que coloquei na rampa pra trocar o óleo, olhava pra eles e estavam arrebentados. Nem 5000Km, por isso voltei com os originais antigos de borracha e ajustei os amortecedores para ficar mais duros.

Os Rancho que estão na Ranger são os antigos, ainda não são a gás, mas eles fazem quase o mesmo efeito dos batentes. A diferença é que com os batentes e como os amortecedores regulados pra mais macio a suspensão absorve melhor os defeitos da pavimentação.

Junior84
31/05/2015, 20:13
Preciso de ajuda. Comprei os batentes de pneus de avião anunciados no mercado livre.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658068830-batente-suspenso-dianteira-ford-ranger-2005-de-pneu-_JM#questionText

Os Batentes do ML são bem maiores que a bandejinha de encaixe, chegando a quase o dobro de tamanho dos originais que estão no meu carro.
alguém pode dar alguma opinião?

Junior84
23/07/2015, 16:22
Preciso de ajuda. Comprei os batentes de pneus de avião anunciados no mercado livre.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658068830-batente-suspenso-dianteira-ford-ranger-2005-de-pneu-_JM#questionText

Os Batentes do ML são bem maiores que a bandejinha de encaixe, chegando a quase o dobro de tamanho dos originais que estão no meu carro.
alguém pode dar alguma opinião?

Realmente são os batentes da S10. Comprei um par por 40 reais, eles vem com o caneco de ferro. Retirei eles do caneco e coloquei nos canecos antigos que já estavam na minha.
Na autopeça tinha os batentes da ranger mas não vinham com os canecos. Só a borrachinha.

Quando achar os canecos da ranger coloco os batentes de pneu

Joel Estevam
28/07/2015, 23:04
Boa noite companheiros.
recentemente levantei minha ranger (2002) na barra de torção e navegando por aqui encontrei esse tópico.
Quando fui olhar, os batentes dianteiros nem encostam mais nas bandejas.
Isso traz pra mim algum perigo? Qual o risco de levantar ao extremo a barra de torção?
A proposito o par de batentes da ranger 2005 esta por R$238,00 original na concessionaria e R$70,00 paralelo, feito de pneu.

Junior84
28/07/2015, 23:32
Se tiver jeito coloca os da S10. 20 reais a unidade com o caneco de ferro.

Ou então encontre os canecos da ranger 2005 e use batentes de pneu que são bons e baratos

rubão6cc
12/07/2018, 19:40
Ressuscitando este tópico.....nesses dias resolvi pintar todas as rodas da minha Ranger Sport 2008, daí que notei que os batentes estavam estourados, resolvi aproveitar pra fazer a troca...também percebi que eu mesmo podia fazer o serviço pois o batente é somente encaixado no "copinho". Bom..fui procurar esses batentes..os preços no ML achei bem caros os originais e os paralelos o frete não iriam fazer compensar. Fui procurar em loja física, tive certa dificuldade pra achar, não é qualquer auto peça que encontra. Mas encontrei em umas 3 lojas, todas peças paralelas....acabou que na primeira loja que encontrei só tinha uma peça (somente o batente sem o "copinho" junto)..acabei levando...é a peça amarelada na foto. A outra peça achei em outra loja mas vinha com o "copinho" e o batente era aparentemente de outro material...na cor branca. O preço era praticamente o mesmo nas duas lojas...percebi na hora diferença entre os batentes...o amarelado bem duro, o branco macio..resultado..o amarelo esfarelou no momento da colocação...uma verdadeira porcaria. O branco entrou perfeitamente sem estragar. Fui buscar outro branco e boa, montei o conjunto...já está rodando perfeitamente. Minhas dicas:
-Esse serviço tem como fazer em casa mesmo, não precisa nem retirar a roda, só esterçar pra ter acesso ao local e tem espaço suficiente entre a bandeja e o "copinho" pra poder encaixar o batente.
-É útil usar vaselina nos encaixes do "copinho" pra entrar mais fácil o batente.
-Se o batente novo vier junto com o "copinho" é fácil desencaixar; trocar o conjunto todo é mais complicado pois tem que desparafusar o "copinho" do carro; achei desnecessário.
-Outra dica, se encontrar esse batente amarelo, de material rígido, não compre. É lixo.

559851
1. Batentes estourados e batentes novos (o amarelo é uma porcaria)
559850
2. Batente novo instalado