PDA

Ver Versão Completa : Rodas alternativas - VITARA



Ricmarx
01/04/2008, 13:41
Caros,

sou novo por aqui e no mundo off-road. Já me apaixonei pelo estilo de vida e pela nova viatura, um Vitara 3P Automático 96/97. O carro está todo originalzinho e quero eventualmente fazer algumas trilhas leves e médias.

Conversei com alguns colegas que me instruíram a comprar um novo jogo de rodas e pneus.

Perguntas:

1 - Quais as opções de rodas alternativas (leia-se mais baratas) posso comprar para a viatura?

2 - E pneus, os remoldados para uso esporádico tem uma boa performance?

3 - Ou posso me arriscar nesta trilhas com o carro original (pneus Michelan LTX M/S 205/75) ?

Valeu !!!

Drovk
01/04/2008, 15:01
Caro novato,

Use os pneus que vc tem até acabar ou troque tudo por um novo jogo e venda logo o antigo, mas não (:discordo:) faça a bobagem de montar um segundo jogo de pneus e rodas pensando em trocar na hora que for para o mato, pois pode ter certeza que das duas uma... Ou vc NÃO irá fazer trilha alguma ou ficará com um jogo de rodas e pneus enfeitando a garagem por um bom tempo.

Cara, não conheço ninguém que tenha montado um segundo jogo de pneus e rodas e que tenha conseguiu manter esta idéia de trocar tudo na hora de sair para num local ou outro. 100% dos caras que conheci trocaram uma única vez e estão rodando com os pneus de trilha na cidade até hoje, só que agora eles dão a desculpa que o jogo que tá ressecando e enferrujando na garagem será utilizado na hora de vender o jipe... :parede::lol: Aposto que quando ele trocar de jipe as rodas continuaram lá e nem irão servir no novo jipe... :lol::lol::lol:

Aliás, já vi até uns que acabaram comprando um segundo jipe para colocar no jogo de rodas e pneus que estavam na garagem... :putz: Ai o cara sai num jipe na cidade e em outro para as trilhas, mas trocar as rodas nem pensar!

Aproveite seu jipe do jeito que ele está e depois vá modificando de acordo com suas "reais" necessidades... Vc irá gastar bem menos assim. :concordo:

:arrow:Isso não é um conselho é somente uma opinião para vc avaliar, ok:?:

1 ab.,
Drovk

andre veiga
01/04/2008, 15:40
Concordo 100%!!!

JAMAIS faça como eu, tenho um jg original, um jg com Mangels + geninho 1001 + um jg quase zero que comprei com rodas de liga, (comprei os pneus e as rodas vieram junto) pois os originais estavam gastos.

chrisb
02/04/2008, 00:12
Apoio 100%!

a nao ser que voce tenha aqueles compressores e as aparafusadeiras que usam em oficinas, pra trocar os pneus..pq normalmente o pessoal sai pras trilhas bem cedo... Trocar os 4 pneus na mao dá uma trabalheira danada!! e pode acreditar, dá pra queimar muitas calorias assim! heheheh

abs

SUZUGLAU
02/04/2008, 12:27
100 % TBM

Amigo se vc utiliza mais a viatura na cidade não parte pra um pneu muito agressivo.... Pode tirar o conforto.... Ai namorada comeca a reclamar que o carro pula de mais ... eh fogo...

Acho um bom pneu para oq vc esta querendo eh o MUD...... recapado seria o Genius 1001, que o amigo cita acima.


abs
boa sorte com viatura

Ricmarx
03/04/2008, 11:36
Caros, obrigado pelas dicas...vomu manter a viatura como está e com o tempo avalio a melhor alternativa que atenda minhas necessidades. Mas com certeza não vou comprar outro jogo de rodas...O que seria dos calouros sem este fórum !!!!

Valeu moçada !!!:palmas:

Drovk
03/04/2008, 16:25
100 % TBM

Amigo se vc utiliza mais a viatura na cidade não parte pra um pneu muito agressivo.... Pode tirar o conforto.... Ai namorada comeca a reclamar que o carro pula de mais ... eh fogo...

Acho um bom pneu para oq vc esta querendo eh o MUD...... recapado seria o Genius 1001, que o amigo cita acima.


abs
boa sorte com viatura

SUZUGLAU, já que este tópico trata de rodas, que modelo são estes que vc esta usando na foto do seu avatar???

Vc tem fotos maiores para mandar?

1 ab.,
Drovk

nanito
03/04/2008, 18:55
Caro novato,

Use os pneus que vc tem até acabar ou troque tudo por um novo jogo e venda logo o antigo, mas não (:discordo:) faça a bobagem de montar um segundo jogo de pneus e rodas pensando em trocar na hora que for para o mato, pois pode ter certeza que das duas uma... Ou vc NÃO irá fazer trilha alguma ou ficará com um jogo de rodas e pneus enfeitando a garagem por um bom tempo.

Cara, não conheço ninguém que tenha montado um segundo jogo de pneus e rodas e que tenha conseguiu manter esta idéia de trocar tudo na hora de sair para num local ou outro. 100% dos caras que conheci trocaram uma única vez e estão rodando com os pneus de trilha na cidade até hoje, só que agora eles dão a desculpa que o jogo que tá ressecando e enferrujando na garagem será utilizado na hora de vender o jipe... :parede::lol: Aposto que quando ele trocar de jipe as rodas continuaram lá e nem irão servir no novo jipe... :lol::lol::lol:

Aliás, já vi até uns que acabaram comprando um segundo jipe para colocar no jogo de rodas e pneus que estavam na garagem... :putz: Ai o cara sai num jipe na cidade e em outro para as trilhas, mas trocar as rodas nem pensar!

Aproveite seu jipe do jeito que ele está e depois vá modificando de acordo com suas "reais" necessidades... Vc irá gastar bem menos assim. :concordo:

:arrow:Isso não é um conselho é somente uma opinião para vc avaliar, ok:?:

1 ab.,
Drovk

Olá Drovk!!

Eu sou o Nanito, prazer! haeuhaeuhae!

Então acho que sou o 1° que vc conhece que troca o jogo de pneus pra fazer trilhas!! :D

Pois é, tenho 1 jogo de BF Mud 215/75 R15 montados em lindas rodas mangels modular, que uso para viagens longas, expedições, trilhas leves. E o meu jogo medonho de trilha mais pesada são pneus Papa-Barro do Geninho 225/75 R15 (equivalentes a muds 235/75 R15).

A minha dica pra trocar os pneus sem stress:

- tenha parafusos de rodas sobrando (caso algum dê problema, mas desde que vc não use pistola de pressão pra parafusar, vc não terá problemas);
- adquira uma chave cruzeta (aquelas de borracheiro) de uma marca bem boazinha;
- compre um macaco hidráulico daqueles modelos garrafinha (de caminhão 8ton.) paguei 80 pilas no meu.
- compre um cavalete também para apoiar a viatura (não é seguro deixar apoiado no macaco);
- use luvas.

A maravilha desse macaco-garrafinha é que eu levanto com um mindinho um lado inteiro do vitara, hehehe.

E o tempo que perco?! Enquanto a patroa se arruma, eu troco o jogo de pneus da viatura.

[]´s

Drovk
03/04/2008, 19:48
Que isso?!?!?!?! :shock:
Vc existe mesmo??? :lol::lol::lol: Ou será somente um novato empolgado??? Vc já faz isso a mais de um ano???

Tá louco!!! Eu fico com preguiça até de tirar os chinelos e colocar as botas pra sair para uma trilha... E olha que são somente dois pés! :lol:

Uma vez fui participar de um Raid e arrumei um jogo de rodas e pneus agressivos para a prova... Buscar o jogo já foi um sacrifício danado, pois tive que carregar roda até no bando da frente pra caber no jipe... :parede:... Ai, no dia da prova, acordei mais cedo para trocar tudo e partir para uma aferição... Fiquei todo suado com a troca, com a correria para aferir e para chegar a tempo da vistoria, mas tive uma certeza... Tô fora desta ralação!
Para vc ter uma idéia, depois da prova, acabei comprando o jogo de rodas e pneus do meu amigo para não ter outro trabalho pra trocar e ainda devolver... :lol::lol::lol: Vendi meu jogo original e fiquei com os pneus da prova até acabarem (só troquei o jogo de rodas novamente quando fui vender o jipe, mas ai fui numa loja especializada... :dance:Hehehe...).

E hoje sou feliz com apenas um jogo de rodas e pneus... :mrgreen:

De qualquer forma, gostei das dicas para a troca... :palmas: Realmente bons equipamentos e ferramentas fazem a diferença em qualquer manutenção ou mexida.

1 ab.,
Drovk

SUZUGLAU
04/04/2008, 12:17
SUZUGLAU, já que este tópico trata de rodas, que modelo são estes que vc esta usando na foto do seu avatar???

Vc tem fotos maiores para mandar?

1 ab.,
Drovk

Faaala Drovk!

Entao a roda q equipa a viatura eh a Mangel Rodeo, a mesma q equipa o Troller. Off-set eh negativo mas nao sei quanto. Esta com Scorpion S/T 235/75. Tah sem calco nenhum, raspa um poko viu!!

Falando em roda..... Tava pensando em pitar elas de grafite escuro.... Sera q fica bom ?


[] abs

nanito
04/04/2008, 15:01
Que isso?!?!?!?! :shock:
Vc existe mesmo??? :lol::lol::lol: Ou será somente um novato empolgado??? Vc já faz isso a mais de um ano???

Tá louco!!! Eu fico com preguiça até de tirar os chinelos e colocar as botas pra sair para uma trilha... E olha que são somente dois pés! :lol:

Uma vez fui participar de um Raid e arrumei um jogo de rodas e pneus agressivos para a prova... Buscar o jogo já foi um sacrifício danado, pois tive que carregar roda até no bando da frente pra caber no jipe... :parede:... Ai, no dia da prova, acordei mais cedo para trocar tudo e partir para uma aferição... Fiquei todo suado com a troca, com a correria para aferir e para chegar a tempo da vistoria, mas tive uma certeza... Tô fora desta ralação!
Para vc ter uma idéia, depois da prova, acabei comprando o jogo de rodas e pneus do meu amigo para não ter outro trabalho pra trocar e ainda devolver... :lol::lol::lol: Vendi meu jogo original e fiquei com os pneus da prova até acabarem (só troquei o jogo de rodas novamente quando fui vender o jipe, mas ai fui numa loja especializada... :dance:Hehehe...).

E hoje sou feliz com apenas um jogo de rodas e pneus... :mrgreen:

De qualquer forma, gostei das dicas para a troca... :palmas: Realmente bons equipamentos e ferramentas fazem a diferença em qualquer manutenção ou mexida.

1 ab.,
Drovk
Eu já tive minha época de novato empolgado. Quer dizer, ainda me considero novato e sou muito empolgado com a viatura. Penso que pra ser jipeiro, o cara tem que gostar de botar a mão na massa. Antes de ter o vitara, já passava horas e horas ajeitando e admirando o AP 2.0 da minha antiga Santana Quantum, hehehe. E com o vitara não é diferente, o cheirinho de WD-40 é quase que um perfume pra mim, hahahahaha. Que exagero hein?!

Bom, mas na verdade, a minha opção por 2 jogos de pneu se deve ao fato de que os pneus recapados não me transmitem tanta segurança pra rodar mais de 200 km sem interrupções. Pelo conforto e ruído, eles são normais, é mais pela segurança mesmo. Por isso, utilizo os BF para viagens longas e que, caso cruze por alguma trilha ou algum barrinho numa entradinha lateral, eu possa verificar onde vai sair. Aí vou mais tranquilo do que quando eu usava pneus lisos para asfalto.

Enquanto eu não tiver filhos, a viatura é que recebe os mimos, hehehe.

[]´s

Drovk
04/04/2008, 15:28
Faaala Drovk!

Entao a roda q equipa a viatura eh a Mangel Rodeo, a mesma q equipa o Troller. Off-set eh negativo mas nao sei quanto. Esta com Scorpion S/T 235/75. Tah sem calco nenhum, raspa um poko viu!!

Falando em roda..... Tava pensando em pitar elas de grafite escuro.... Sera q fica bom ?


[] abs

Cara, na minha opinião vc não deveria fazer isso, pois seu Vitara é branco e estas rodas ficam melhores na cor original mesmo (tudo claro e a roda prata). As rodas escuras ficam mais adequadas para carros escuros (cinza chumbo, preto e etc).

Bom, esta é a minha opinião... Eu deixaria na cor que tá mesmo.

Seu Vitara tá muito bacana, acredito que agora você só deveria mexer na suspensão levantando em 1" ou 2" com calços e pronto!!! Tá show!!!!

Eu é que estou maluco pra colocar umas rodas Mangels no meu Vitara, mas ainda não achei uma boa oportunidade X modelo ($$$).

Aliás, obrigado pelas fotos, já salvei aqui como sugestão de modelo. Só que suas rodas não são de Troller, são da Mangels e do mesmo modelo/desenho, mas com furação diferente - a roda de 5 furos do Troller não encaixa na furação dos Suzukis.

1 ab.,
Drovk

nanito
04/04/2008, 15:36
Eu já tive minha época de novato empolgado. Quer dizer, ainda me considero novato e sou muito empolgado com a viatura. Penso que pra ser jipeiro, o cara tem que gostar de botar a mão na massa. Antes de ter o vitara, já passava horas e horas ajeitando e admirando o AP 2.0 da minha antiga Santana Quantum, hehehe. E com o vitara não é diferente, o cheirinho de WD-40 é quase que um perfume pra mim, hahahahaha. Que exagero hein?!

Bom, mas na verdade, a minha opção por 2 jogos de pneu se deve ao fato de que os pneus recapados não me transmitem tanta segurança pra rodar mais de 200 km sem interrupções. Pelo conforto e ruído, eles são normais, é mais pela segurança mesmo. Por isso, utilizo os BF para viagens longas e que, caso cruze por alguma trilha ou algum barrinho numa entradinha lateral, eu possa verificar onde vai sair. Aí vou mais tranquilo do que quando eu usava pneus lisos para asfalto.

Enquanto eu não tiver filhos, a viatura é que recebe os mimos, hehehe.

[]´s
Pra contribuir com o tópico, abaixo vai uma foto de uma das minhas rodas com um antigo pneu AT que eu tive!

Drovk
04/04/2008, 16:13
Eu já tive minha época de novato empolgado. Quer dizer, ainda me considero novato e sou muito empolgado com a viatura. Penso que pra ser jipeiro, o cara tem que gostar de botar a mão na massa. Antes de ter o vitara, já passava horas e horas ajeitando e admirando o AP 2.0 da minha antiga Santana Quantum, hehehe. E com o vitara não é diferente, o cheirinho de WD-40 é quase que um perfume pra mim, hahahahaha. Que exagero hein?!

Bom, mas na verdade, a minha opção por 2 jogos de pneu se deve ao fato de que os pneus recapados não me transmitem tanta segurança pra rodar mais de 200 km sem interrupções. Pelo conforto e ruído, eles são normais, é mais pela segurança mesmo. Por isso, utilizo os BF para viagens longas e que, caso cruze por alguma trilha ou algum barrinho numa entradinha lateral, eu possa verificar onde vai sair. Aí vou mais tranquilo do que quando eu usava pneus lisos para asfalto.

Enquanto eu não tiver filhos, a viatura é que recebe os mimos, hehehe.

[]´s


Cara, concordo plenamente com o lance da segurança quando o caso é pneus recapados e estrada x velocidade... Ai se justifica sua troca!

Concordo também com o lance de ser empolgado para mexer, eu também sou e adoro mexer no jipe (este é um dos motivos que tenho um 4x4). Sempre estou mexendo aqui e ali e aprendendo... Na última vez que precisei trocar os rolamentos da roda, eu mesmo troquei seguindo as orientações de um "meca" amigo - um puta trabalho, mas muito gratificante e um ótimo anti stress... Fora a sede de cerveja gelada que deu depois do trabalho "árduo"... :lol::lol::lol:

Só que vc falou que tem um jogo de pneus BF... :shock: ...Pra mim, com um jogo de BF, não preciso de mais nada. Bem calçado assim, dá pra fazer tudo que faria com um recapado e ainda dá para rodar no asfalto com toda segurança...

Por isso acho que com um BOM jogo de rodas e pneus, dá para levar a vida numa boa deixando a sobra de energia para abrir mais latinhas de cerveja... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:...

Como eu disse no começo de tudo... Isso é só a minha opinião!

Como diria o Mkt da Souza Cruz... Cada um na sua, mas com pelo menos uma trilha em comum... :lol::lol::lol:

:concordo:

1 ab.,
Drovk

nanito
05/04/2008, 20:55
Cara, concordo plenamente com o lance da segurança quando o caso é pneus recapados e estrada x velocidade... Ai se justifica sua troca!

Concordo também com o lance de ser empolgado para mexer, eu também sou e adoro mexer no jipe (este é um dos motivos que tenho um 4x4). Sempre estou mexendo aqui e ali e aprendendo... Na última vez que precisei trocar os rolamentos da roda, eu mesmo troquei seguindo as orientações de um "meca" amigo - um puta trabalho, mas muito gratificante e um ótimo anti stress... Fora a sede de cerveja gelada que deu depois do trabalho "árduo"... :lol::lol::lol:

Só que vc falou que tem um jogo de pneus BF... :shock: ...Pra mim, com um jogo de BF, não preciso de mais nada. Bem calçado assim, dá pra fazer tudo que faria com um recapado e ainda dá para rodar no asfalto com toda segurança...

Por isso acho que com um BOM jogo de rodas e pneus, dá para levar a vida numa boa deixando a sobra de energia para abrir mais latinhas de cerveja... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:...

Como eu disse no começo de tudo... Isso é só a minha opinião!

Como diria o Mkt da Souza Cruz... Cada um na sua, mas com pelo menos uma trilha em comum... :lol::lol::lol:

:concordo:

1 ab.,
Drovk

Pra mim, BF é um pneu razoável. Mas o motivo pelo qual eu tenho um outro pra trilha é que esse meu BF é pequeno (215/R15) deixa a viatura mais baixa. Por outro lado, o vitara fica mais ágil, por isso uso no dia-a-dia e para viagens. E outra, os BF não são tão bons assim, ele encareca fácil fácil. Pensava que o BF era o melhor pneu, mas depois que botei os papa-barro do Geninho, é outra vida! Dá pra ficar manobrando no atoleiro que ele traciona muito bem. E aqui no sul, a diversão é atoleiro, banhado, lodo, dunas. De vez em quando me meto em trilhas de erosões, o que seria a especialidade dos BF, mas só de vez em quando.

[]´s