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Ver Versão Completa : Correia Dentada



Anthoniusnikos
01/04/2008, 13:41
Esta semana resolvi trocar a correia dentada. Ranger 1999/2000.
Já fui informado que para travar a polia da bomba injetora posso usar uma broca de 9 mm. É isso mesmo ?
E para travar o volante do motor o que posso usar além da ferramente original n. 8130632 ?

Abraço à todos.
Anthoniusnikos

Edintruder
02/04/2008, 12:55
Isso mesmo, broca de 9mm e a ferramenta compra na Gurgel Ferramentas.
http://www.lojadomecanico.com.br/index2.asp?cod=1242&cat=18&subcat=183&pg=
Quando montar tudo, liga o motor e acelera pois o ponto fica muito em cima do 0° e pode ficar um pouco adiantado, ao acelerar se der uns "estourinhos" tem que atrasar um pouquinho o ponto. Faz isso ainda com tudo desmontado que fica fácil, porém dá para fazer esse ajuste na tampa espia da polia da bomba (liga, espera um pouco e acelera, mas tem que ser rápido pois o motor estará sem arrefecimento). O comando de válvulas a marcação da polia fica em frente a um ressalto na própria carcaça do bloco do motor. É fácil.
Pra colocar a correia tira a polia da bomba injetora e coloca a correia de baixo pra cima.
Uma dica melhor ainda: Compra a correia e o esticador da correia num distribuidor MWM-international que custa muito mais barato e são peças originais.
Quando fores mexer, pega o meu telefone que em qualquer dificuldade tu me ligas que eu te explico.

Edintruder
02/04/2008, 13:03
Para substituir a ferramente do link tira o parafuso do local aonde coloca a ferramenta e fura bem no centro desse parafuso com uma broca de 4mm, e usa a própria broca pra travar o volante.

Anthoniusnikos
02/04/2008, 19:56
Edin, não tem perigo da broca quebrar dentro do volante ?

E, mesmo instalando a correia dentada, seguindo as marcas de sincronismo na carcaça da: polia da bomba injetora, polia do comando de válvulas e da engrenagem do virabrequim, ainda assim sai do ponto pelo acomodamento da nova correia ?

Qual das três fora do ponto pode ocasionar graves danos ao motor ?

Abração
Anthoniusnikos

Walter L. L. Casitta
02/04/2008, 20:31
Essa ferramenta que vai no volante pra colocar o motor na posição PMS custa menos de R$50,00...

Anthoniusnikos
03/04/2008, 09:14
Aquí em Itajaí-SC não encontrei nenhuma ferramenta nas Auto Peças que conheço (umas 6). Também não estou acostumado a comprar pela Internet. Vou tentar, pela primeira vez, comprar numa das lojas que voces recomendaram.
Nota: Não esqueça de me ajudar no tópico " Roda Livre da Ranger 1999 4x4 Diesel "
Abração !
Anthoniusnikos

Edintruder
03/04/2008, 09:31
Essa ferramenta que vai no volante pra colocar o motor na posição PMS custa menos de R$50,00...

E ainda parcelam em 3 vezes no cartão de crédito!
Porém se eu soubesse como é essa ferramenta eu teria feito como informei.

O ideal seria arranjar uma chave philips de 4mm de diâmetro em vez de usar a broca pra travar o volante caso não compres a ferramenta.
Eu comprei apenas pra conferir o ponto exato pois mesmo se guiando pelas marcações o virabrequim foge um pouco do ponto exato dos 360° e fica difícil ajustar o ponto da bomba. Eu demorei pra fazer o motor pegar pois ficava muito adiantado sem travar o virabrequim.
Embora eu goste de mexer e é de forma esporádica nesse ponto em questão, posso dizer que atirei qase R$50,00 pela janela uma vez que a solução é muito simples... Só pq eu não sabia o diâmetro correto do furo do volante!

Anthoniusnikos
03/04/2008, 09:55
Edin, a chave philips é mais fácil de ser encontrada.
Acredito que para se encontrar o furo do volante tem-se que virar o virabrequim ainda com a correia velha no local. É isso ? Como fazer ?

Anthoniusnikos
03/04/2008, 10:01
Aproveitando a oportunidade peço para que me confirmem se para um torque de Ex.: 25 Nm + 90 graus, ... significa: dar o torque dos 25 Nm e depois completar o aperto com mais 90 graus !?

proelton
03/04/2008, 10:54
Na carona.... quanto custa em media mao de obra + peças (ou seja, tudo) pra trocar a correia dentada do POWERSTROKE 2.8? em oficina boa mas não na concessionaria.
A minha ta com 81.000 e ta na hora de trocar.

Abraço

Anthoniusnikos
03/04/2008, 11:40
Se precisar trocar: correia dentada, correia poly-V, roletes tensionador e auxiliar, junta da tampa + mão-de-obra, vai gastar uns R$ 650,00 aquí em Itajaí. Só as peças saem por R$ 500,00. A correia dentada DAYCO ou GOOD-YEAR custam R$ 55,00 cada. A poly-V aprox. R$ 75,00. A diferença são dos roletes. A mão-de-obra aprox. R$ 50,00 a hora.

proelton
03/04/2008, 13:03
Se precisar trocar: correia dentada, correia poly-V, roletes tensionador e auxiliar, junta da tampa + mão-de-obra, vai gastar uns R$ 650,00 aquí em Itajaí. Só as peças saem por R$ 500,00. A correia dentada DAYCO ou GOOD-YEAR custam R$ 55,00 cada. A poly-V aprox. R$ 75,00. A diferença são dos roletes. A mão-de-obra aprox. R$ 50,00 a hora.

Então dá 150 de mao de obra (em itajaí) + 500 de peças, ou seja uma média de 650 reais?

é que meu mecanico pediu 1000 reais para fazer a troca da correia dentada, dando as peças...

Anthoniusnikos
03/04/2008, 16:11
"Normal !!!", quando se trata de não ter um mecânico de confiança. Ainda podem te cobrar os roletes e não trocar. Fica de olho, e se tiver tempo acompanhe o serviço de perto, mesmo que eles não gostem.

Edintruder
03/04/2008, 17:10
Na concessionária vão te cobrar pelo menos 5 horas de serviço. Eu não faria esse serviço por menos de R$150,00. Porém cobrar R$1000,00 é não ter a mínima noção do quanto cobrar.
A junta da tampa é melhor colar com cola de silicone (vermelha) pois garante uma vedação muito melhor que a junta (R$3,50).
A polia do tensor multi-V troca apenas o rolamento, porém tem que ser a prova d'água (R$18,00).
O esticador da correia do ar condicionado é o mesmo esticador da correia dentada do Chevette (R$35,00).
A Correia dentada compra apenas original International (R$54,00).
O Esticador da correia dentada compra também original no distribuidor MWM-International (305,00).
Compra o fluido pra radiador também no distribuidor.

Com tudo isso a diferença do valor do serviço fica muito grande.

proelton
03/04/2008, 18:44
deu bug, favor deletar

proelton
03/04/2008, 18:56
Só as peças saem por R$ 500,00.

R$150,00 Na concessionária vão te cobrar pelo menos 5 horas...
R$3,50 A junta da tampa é melhor colar com cola de silicone (vermelha)
R$18,00 A polia do tensor multi-V troca apenas o rolamento, prova dagua
R$35,00 O esticador da correia do ar condicionado é = Chevette
R$54,00 A Correia dentada compra apenas original International
R$305,00 O Esticador da correia dentada MWM-International
R$ 90,00 Compra o fluido pra radiador também no distribuidor.
R$505,00
Pois é rapazes.
O preço de peças está muito parecido pelos dois amigos.

Arrumo meu carro neste mecânico há 6 anos, e acho um absurdo mais R$ 500 de mao de obra numa oficina normal, por 5 horas de serviço.
Quem falou em 1000 reais (pçs + M.O.) foi o encarregado (filho do dono) e chutou aproximado, e eu amanhã irei conversar com o dono que ficou de me ligar.

Mas já adianto que, se este orçamento nao vier beirando uns 700 reais, vou abandonar o mecanico. Já que a regulagem de bomba de diesel fiz numa especializada bosh (tecnicos experts, muito atenciosos e inteligentes, pessoas boas de lidar), não me custa nada começar a ir numa especializada Diesel, apesar de que este meu mecanico tem uma S10 diesel.

Anthoniusnikos
03/04/2008, 19:57
É isso aí, Proelton, não dá mole para esses mecânicos de meia-tigela. Eles querem ganhar fazendo o mínimo, e muitas vezes usam seu carro de cobaia, e ainda outros não apredem nunca a fazer o serviço bem feito.
Levando-se em conta que para chegar na correia dentada tem-se que tirar o radiador e outras peças da frente, um bom mecânico vai gastar no máximo 2(duas) horas para desmontar e montar tudo. O que daria R$ 100,00 de mão-de-obra bem paga, porém a maioria pede R$ 200,00 (o dobro). Já começa por aí o lucro fácil. Depois vêm o lucro das porcentagens nas peças. Conclusão: Ganhar dinheiro fácil leva a picaretagem. Não acha ? Um bom mecânico cobra o razoável, limpa as peças que manipula, e nesse caso você vai rodar 100.000 Km sem essa preocupação.
Abração
Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
03/04/2008, 20:02
Edin, é melhor a correia DAYCO ou a GOOD-YEAR ?

Aproveitando:

Um torque de 80 Nm + 90 graus, significa apertar até 80 Nm e dar mais 1/4 de volta no parafuso ?

Abração.
Anthoniusnikos

cbridi
04/04/2008, 00:44
DAYCO sem dúvida.

Anthoniusnikos
04/04/2008, 17:05
E o torque, CBRID ?

cbridi
04/04/2008, 17:40
É isso mesmo que vc tá pensando. Aperta até 80Nm e depois mais 1/4 de volta.

Edintruder
04/04/2008, 23:31
O torque final deve ficar por volta de 10~11kg

Anthoniusnikos
05/04/2008, 11:58
Estou pensando em comprar um torquímetro de estalo chinês. Parece que vai de 0(zero) à uns 250 Nm. Custa R$ 120,00. O que voces acham? Será que aguenta e é confiável?

Walter L. L. Casitta
05/04/2008, 13:45
Estou pensando em comprar um torquímetro de estalo chinês. Parece que vai de 0(zero) à uns 250 Nm. Custa R$ 120,00. O que voces acham? Será que aguenta e é confiável?

Eu tenho um desses. Comprei num camelô por R$60,00. É mais do que suficiente para quem é mecânicos de fim de semana. O que eu não gosto nele é que possui 4 escalas N/m N/p Kg/m e Kg/p. Tem que ter atenção pra não ajustar errado. Qualquer hora o vou no esmeril a apago a escala em pes.:mrgreen:

Anthoniusnikos
06/04/2008, 11:11
Casitta !!! R$ 60,00 !!!? Estava achando R$ 120,00 muito barato, em comparação com os da GEDORE e outros importados que custam mais de R$ 1.000,00 e ainda são limitados a determinada faixa de escala.
Esse que você têm começa em 0(zero) ? E vai até quanto ?

Walter L. L. Casitta
06/04/2008, 11:32
Casitta !!! R$ 60,00 !!!? Estava achando R$ 120,00 muito barato, em comparação com os da GEDORE e outros importados que custam mais de R$ 1.000,00 e ainda são limitados a determinada faixa de escala.
Esse que você têm começa em 0(zero) ? E vai até quanto ?

Ele começa do 0, mas só da pra usar mesmo acima de não me lembro quanto. Comprei num camelô na rua Santa Efigênia em São Paulo.

Anthoniusnikos
06/04/2008, 20:42
O problema é que preciso usar iniciando torques de 10 Nm, será que dá, e a precisão é confiável ?

Anthoniusnikos
11/04/2008, 12:11
Pessoal, descupem resucitar o tópico, mas estou em processo de desmontagem e preciso da ajuda dos mais experientes: Edin, Casitta, Ojaneri, e outros amigos.
Também, expondo minhas dificuldades estarei resolvendo as dúvidas de muitos outros foristas.
E como não quero quebrar nada... Pergunto:

* - Retirei o parafuso da polia do virabrequim, e agora qual a maneira de retirar a polia?

Nota: De preferância sem o sacador que não tenho em mãos.

Abração à todos e fico no aguardo.

Anthonius

Edintruder
11/04/2008, 13:17
Vai desaparafusando os dois parafusos que prendem a tampa da caixa da correia que ficam bem atrás da polia que eles irão "empurrar" a polia. Usa uma porca como calço entre a cabeça do parafuso e a polia para ganhar recurso que sai bem fácil.
Como te disse, no aperto me liga!

Anthoniusnikos
11/04/2008, 14:46
Edin, por enquanto são probleminhas, vou lá tentar com cautela, mas... Não tem perigo de quebrar a tampa que é de alumínio?

Obs.: No aperto te ligo mesmo.

Tenham um bom dia.

Anthoniusnikos
11/04/2008, 17:07
Valeeeeeeeeeuuuu! Edin, É o biiiiicho ! Só que usei duas talhadeiras, uma em cima e outra em baixo, a medida que fui desapertando os quatro parafusos da tampa do distribuidor eles soltaram a polia que quase caiu na minha cabeça. Realizei toda operação por baixo, inclusive a retirada do parafuso da polia, cuja alavanca fiz com uma chave n. 27 + grifo n. 18" + talhadeira + parafuso que deve ser curto, senão deve-se ter o cuidado para não ralar o radiador do ar condicionado. - Seguem anexas fotos.

Como se diz normalmente: Você é o cara, meu !

Anthoniusnikos

Allan Nielsen
11/04/2008, 19:25
Anthonius,

Siga o conselho da turma e compre as peças em um representante International. Voce pode optar pelo kit HS500 (se não estou enganado), que inclui alem do esticador tambem a polia; nos primeiros motores esta polia tem guia lateral e foi substituida por uma sem guia (parece q em alguns casos danificava a correia).

Eu coloquei em http://www.4shared.com/account/dir/3808963/c490572f/sharing.html?rnd=23 varios manuais da ranger (ta na area de download do forum).

Lembre-se, na hora de acertar o ponto é muito chato (pode ate dar certo de 1°), e mesmo com todas as ferramentas travadas as vezes fica fora, e neste caso é importante a experiencia pra reconhecer "de ouvido" o castanholado do motor.

Arranje um cano maior que 1 polegada de pelo menos 1m pra dar o aperto.

boa sorte

Pequeno jr
11/04/2008, 23:16
Anthon, vc tem feito toda a manutenção em casa ou vc tem oficina?

Anthoniusnikos
12/04/2008, 09:46
Pequeno, Em casa mesmo, na garagem.
A dificuldade maior é que de início pensei que só existia um radiador e tirando-se a grade ficaria um bom espaço para trabalhar de frente e sentado, engano meu. Em paralelo e junto do radiador do motor está o radiador do ar condicionado que acredito não ser prático sua retirada pois aí complicaria muito.
Agora a troca da embreagem, atuador e rolamento do eixo piloto do(a) prisma (tive que tirar com talhadeira e deu um trabalho danado para não riscar as paredes do furo do volante. Tirei no quintal da casa de um amigo que tinha um lava-rápido e lá existe uma valeta, daquelas de oficina, que era usada para lavar os veículos por baixo. Mas como o pessoal aquí já havia informado (lí bastante os post do Edin, Cassita, Ojaneri, outros) o problema seria o peso associado ao 1/4 de giro para tal tado. Não me lembro quem estimou o peso em 80 Kg, mas me pareceu uns 120 Kg, e em dois é quase impossível levantar e posicionar. Tivemos que apelar para traves e dois macacos hidráulicos e, muita paciência. Também o motor, sem o peso da caixa sobe um pouco (tivemos que usar uma alavanca para reposicioná-lo). Depois, a colocação do escapamento é outro quebra-cabeças. Mas as substituições das peças é muito prazeirosa. Acredito que daquí a 60.000 ou 120.000 Km rodados, já tenha esquecido o trabalho todo.

Allan Nielsen (da fábrica de carrocerias?) aquí perto em Itajaí tem uma loja bem organizada e retífica autorizada WMW Iternational "Trevo" . Compro tudo lá. As peças são originais e os preços também.
Abração Pequeno Jr. e amigos.
Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
14/04/2008, 13:52
Edin, não esqueça que a viatura está na UTI.
Continuando...: Não encontrei o parafuso, atrás, que trava o volante do motor, nem espaço para sua existência.
Encontrei fácilmente: O furo da polia da bomba injetora, sincronizado com a marca da polia do comando de válvulas e com a chaveta do eixo do virabrequim com a seta na carcaça, tudo bem!
Será que é preciso mesmo travar o volante do motor para a troca da correia, ou essa trava é só para desatarraxar o parafuso do virabr., ou deve ser usado quando se troca a engrenagem do virabr.?
O meu kit novo é o HS500.
Abração.

Edintruder
14/04/2008, 20:40
Trocasses a embreagem em casa! Tu és o meu ídolo!!! Ahahaha! Esse eu apelei pros universitários.

O parafuso pra travar o volante faz falta pra acertar o ponto pois fica bem no ponto de injeção da BI, e ela por si só empurra o motor pra trás e quando coloca no ponto o motor fica muito adiantado e não liga de primeira.

O parafuso é bem fácil de encontrar. Segue os meus passos.

No mesmo lado da BI, tem um parafuso de cabeça 15 ou 17mm, que é aparafusado contra o volante de frente pra trás. Fica atrás do filtro de óleo um pouco mais embaixo direto na face voltado pro volante. Não tem erro! Tira esse parafuso e faz um furo de 4mm bem no centro dele que servirá para travar o volante com uma chave philips fina ou com a própria broca. Quando montares tudo, o motor vai pegar de primeira, porém pode ficar um pouco adiantado (dará uns estourinhos quando acelera) então é só atrasar cerca de 1° direto na polia da BI nos 3 parafusos de cabeça 10mm. Faz isso até deixar o motor redondinho.
Eu na época que troquei, comi a bateria até acertar pois o ponto que parece ficar certo no olho fica muito fora do correto. É muito comum os mecas deixarem o ponto atrasado por não fazerem esse ajuste de forma correta.

Walter L. L. Casitta
14/04/2008, 21:04
Não encontrei o parafuso, atrás, que trava o volante do motor, nem espaço para sua existência.


Ô rapaz. Não leu o manual do motor que te enviei? Tá na página 43...

Anthoniusnikos
14/04/2008, 21:50
Casitta, Eu lí o Manual, mas estava procurando o parafuso do lado oposto da BI (embaixo do alternador e B.d'água), agora vou para o lado correto, e com a ajuda do Edin tudo vai dar certo.
Mais uma vez, obrigado.
Desta vez vou fazer tudo sem torquímetro e com as ferramentas improvisadas, mas para a próxima vou comprar algumas das ferramentas adequadas que fica muito mais seguro e fácil de trabalhar.
Com o radiador fora, descobri um vazamento na rosca do tubo de pressão da direção hidráulica bem embaixo da polia da bomba d'água. Ví que apesar da rosca estar bem apertada o tubo tinha uma pequena folga de entra-e-sai, e por alí vazava o óleo. Fiz uma "arruela" com um pedaço de fio para tirar a folga e parou o vazamento. Como é tubo de pressão vou deixar em observação e se continuar o vazamento troco o tubo, porque o vazamento poderá melar a correia.
Bem, valeu pessoal, se quiserem posto fotos da operação.

Anthoniusniskos

Anthoniusnikos
15/04/2008, 19:38
Achei o bujão (parafuseta) para travar o volante. Pena que eu tinha esquecido que o volante do motor liga com a caixa de câmbio (Falha de memória). Foi preciso uma chave 13 e uma broca de 9 mm como sugeriu o Edin, ou uma de 10 mm que fica mais ajustada. Troquei o rolamento, tensor e a engrenagem com um sacador improvisado (tudo sem marreta!). Pelo fato da mulher ter saído à tarde e eu não ter ninguém para ir virando o virabrequim para localizar o furo do volante, vou deixar os testes para amanhã.
Edin, para quê o furo no bujão (parafuseta) ???
Abração.
Antoniusnikos

Ranger 1999/2000 Diesel 4x4 "A Velha Senhora" na UTI

Edintruder
15/04/2008, 23:01
O furo do volatem tem apenas 4mm de diâmetro. Sim, o parafuso é de cabeça 13mm, tinha me esquecido e achava que era 15mm. Vira o virabrequim com uma chave em uma polia qualquer ou engara a 5a e vai empurrando aos poucos até encontrar o furo no volante. O furo no parafuso do bujão serve apenas para guia de alinhamento no ponto de 0° do virabrequim.

Allan Nielsen
16/04/2008, 12:47
Troquei o rolamento, tensor e a engrenagem com um sacador improvisado (tudo sem marreta!). Pelo fato da mulher ter saído à tarde e eu não ter ninguém para ir virando o virabrequim para localizar o furo do volante, vou deixar os testes para amanhã.
Edin, para quê o furo no bujão (parafuseta) ???
Abração.
Antoniusnikos

Ranger 1999/2000 Diesel 4x4 "A Velha Senhora" na UTI

Trocar a embreagem da Ranger em casa.............:shock: e ainda conseguir ajuda da mulher pra trocar a correia dentada :mrgreen:

Tem que ser macho pra kct...............vc vai virar idolo aqui:palmas:

abs

Anthoniusnikos
16/04/2008, 16:12
Sem exagero Allan, mas como por aquí esfriou um pouco e está chovendo muito, vou levar meia garrafa do Periquita lá para a garagem e acertar o ponto da Velha Senhora.
A esposa só vai virar o virabrequim com a chave enquanto eu tento encontrar o buraquinho do volante do motor com a broca de 4mm, como ensinou o Edin.
Espero reconhecer o castanholar do motor como você disse.
Abração
Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
17/04/2008, 22:15
Edin, só para conferir: no buraco do volante do motor coube uma chave philips de 6 mm (medi no paquímetro) e para o motor ficar redondo (Pelo barulho acho que ficou.) tive que colocar a marca da polia da BI um pouco (uns 0,5 cm) para baixo da marca do parafuso na carcaça, só não sei o quanto com precisão porque visto de cima não dá para ver com certeza.
Obrigadão. Um abração para todos.
Anthoniusnikos





Ranger Diesel 2,5L 4x4 1999/2000

Pequeno jr
17/04/2008, 23:31
Trocar a embreagem da Ranger em casa.............:shock: e ainda conseguir ajuda da mulher pra trocar a correia dentada :mrgreen:

Tem que ser macho pra kct...............vc vai virar idolo aqui:palmas:

abs

X2 !!!

Preferi pagar R$ 100,00 de mão-de-obra.

Anthoniusnikos
18/04/2008, 06:59
X3 !!!
Precisa-se ter muito tempo e paciência. Levei meia hora para tirar e meia hora para colocar um parafuso que prende o radiador porque a porca estava girando em falso e o parafuso com defeito. Mas o bom desse trabalho todo é que a gente pode perceber que o serviço feito com cuidado dará maior durabilidade à máquina e se a gente precisar fazer, levando as ferramentas, faz em qualquer lugar. Como pego muito estrada, as vezes à noite, não é nada agradável ficar parado por causa de uma parafuseta.
Depois, moro na beira da BR 101. Aquí só existe mecânico de última hora. Com um pedaço de barbante eles resolvem qualquer problema. A filosofia deles é a seguinte: Ninguém quer ficar parado, então a gente amarra a encrenca e o carro sai de novo pra estrada, se parar depois de alguns quilômetros já estará longe e é outra história.
Bay, Bay... Pequeno.
Se encontrar o governador, daí, pergunta se ele ainda freqüenta o Piantello.
Anthoniusnikos

Edintruder
18/04/2008, 17:11
Anthonio, coinseguisses colocar no ponto a BI de primeira?

Anthoniusnikos
18/04/2008, 18:01
Olá Edin, consegui na segunda vez. Na primeira pegou mas o barulho não estava bom. Na segunda baixei a marca, como disse antes, e a regulagem me pareceu boa porque o barulho ficou igual ao que tinha antes. Não tentei mais porque a bateria já estava fraca (usei muito a lâmpada para iluminação).
O quê acha? Tive sorte?
Para mim o importante é que perdi o medo, e da próxima vez faço mais tentativas.
Cheguei da da BR agora, rodei uns 60 Km e ficou como antes.
Para confirmar que o pessoal não têm cuidado mesmo, encontrei a tampa da caixa de distribuição (de alumínio) trincada, pois apertaram muito o parafuso do meio (referência do sincronismo da BI) e faltando um pedaço de junta na parte de baixo da tampa que já tinha deixado entrar um pouco de óleo preto do motor. Para a vedação fiz um sanduiche com uma camada de silicone-junta-silicone (preto). Também sem os aparatos da frente deu para enchergar quais os tubos de pressão que terei que substituir logo mais, inclusive o da direção hidráulica.
A semana que vêm vou tirar as rodas e desmotar os cubos e verificar o estado as pastilhas e lonas.
LEMBREI: Ainda não tirei o ar do sistema de freio. Não encontrei o tal parafuso de sangria. Daria para você mandar uma foto do tal parafuso, ou me indicar se o tópico já foi discutido aquí no Fórum?
A sua caminhonete mais parece um bife à milaneza!
Acredito que está fazendo o melhor teste para corrosão.
Mais um abração, Edin.
Anthoniusnikos

Edintruder
19/04/2008, 22:48
O bife à milanesa não é da praia! Não sou doido a esse ponto!

Pra ver se está no ponto, basta acelerar com o motor solto e ver se ele dá a mesma disparada de quando estava antes de mexer. se ficou com a aceleração igual provavelmente ficou no ponto exato. É comum pegar Rangers bem "mancas" justamente pela BI atrasada.
O furo do volante é 6mm, então a ferramente que comprei de 4mm não faz um ajuste tão perfeito como se espera.
Os parafusos para a sangria ficam nas pinças de freio e nos cilindros traseiros. Cuida pra não quebrar, pois nas duas pinças da minha na tentativa de afrouxar os parafusos para sangrar o sistema acabei quebando eles pois estão encravados. Daí sangrei da foma mais difícil, direto pelos mangotes mantendo a pinça com a conexão pra cima e o fluído escorrendo direto. Gastei cada de 150ml em cada pinça, mas como o objetivo era a troca do fluído, deu certo.

Anthoniusnikos
20/04/2008, 13:48
Edin, arrumei a maior encrenca com o parafuso do suporte da válvula termostática. A inteção era tirar a válvula para uma limpeza e teste no recipiente com água quente, mas a cabeça do parafuso (10) espanou e agora não sai nem com alicate de pressão. Estou pensado em fazer um furo na cabeça do paraf passar um arame para poder fixar o alicate de pressão. O que acha?
Abração.
Anthonius

amithai
20/04/2008, 13:57
Anthonius....hehehe, vc está parecendo que rejuvenesce muito quando se suja com seu carro...sua esposa deve dizer isso também......o lance não é consertar...é se divertir....

abs

Anthoniusnikos
20/04/2008, 14:57
Só que quando a gente se diverte muito alguma coisa acaba quebrando. Daí a manutenção permanente, porque o divertimento é permanente. Antes de começar a ultima manutenção vim de SP com 1.300 Kg na caçamba, tive que colocar 40 kilos de pressão nos pneus, se fosse de noite me mataria nos buracos da BR 101 no lado de SP. No PR e SC está um melhor. Daí que a Velha Senhora já está pra fazer 10 anos, e está precisando ser operada das varízes também, e muita lubrificação nas tubulações já ressecadas. Enquanto tiver saúde vou trocando o óleo pra Madame.
Abração, caro colega.
Anthoniusnikos.

Allan Nielsen
20/04/2008, 17:14
Anthonius,

Valvula termostatica e tampa do radiador (reservatorio) não compensa testar, na duvida poe nova.

Ranger com carga maxima, 35lbs na dianteira e 50lbs na traseira; pressão baixa e buraco detona o pneu.

abs

Anthoniusnikos
21/04/2008, 09:10
Valeu Nielsen. Desculpe pela unidade kilos de pressão, na hora deu preguiça. Também esqueço que existe uma tabela de pressão dos pneus na porta do motorista.
Abs

amithai
21/04/2008, 10:57
Depois de quantos anos vira velha senhora?

proelton
21/04/2008, 11:03
Caras, eu acho vocês muito fera mesmo! Trocar a correia dentada sozinho!!! Quem dera eu soubesse fazer isso sozinho. Mexo na minha moto de corrida de cabo à rabo, mas vcs não imaginam o quanto me sinto perdido quando chego nesses assuntos mais complexos do motor da ranger. Acredito que todos que sabem fazer isso já tiveram profundas experiencias mexendo em motor diesel.... hehehe

amithai
21/04/2008, 11:10
Tudo depende do cara estar num dia bom, estar feliz, ter um espaço, tempo...não ter crianças pra cuidar e nem uma esposa apurrinhando....convenhamos que são situações pouco frequentes...mas assim podemos trocar a correia dentada...vai ficar meio fora de ponto mas quem liga....o negócio é se divertir. E se o cara beber um pouquinho vai achar o barulho do motor bonitinho.

Anthoniusnikos
23/04/2008, 20:25
Proelton, acho que você têm razão. Já tive outros carros e por falta de tempo não me interessava nem pela troca de óleo, e muito menos sabia onde ficava o parafuso do dreno, quanto mais os drenos das caixas de transferência e dos eixos. Mas agora posso me dar ao luxo de parar a viatura na garagem por 7, 15 e 30 dias se for preciso, e ir fazendo aos poucos o trabalho.
Tendo tempo, recomendo que a primeira coisa é iniciar por uma limpeza geral. Daí você vai se familiarizando com cada peça, cada parafuso, vai lendo os manuais e as apostilas de manuteção e a coisa vai clareando.
Aquela chave para tirar o acoplamento viscoso que apresentei, não recomendo para ninguém fazer igual, porque na hora da colocação (dar o aperto) a sensibilidade para o torque deve ser maior, e aquela chave não dá confiança.
O conjunto de chaves: grifo 18" + parafusos + chave 27 que apresentei, têm que ser amarrado com arame para não desmontar tudo na sua cara, o aperto do parafuso da polia do virabrequim, com esse "arranjo", só deve ser feito pelo criador ou na hora do aperto, senão... Quando você ligar o motor pode sair hélice para qqer lado, polia e correias para outros.
Talvez para mim está um pouco mais fácil, sempre contando com a grande ajuda dos especialistas aquí do Fórum, porque trabalho a 25 anos com manuteção de alguns equipamentos industriais: filtros de água, bombas de recalque, etc., a a minha formação de engenheiro.
Agora, perto dos outros motores, quando você tira a tampa do ditribuidor e se depara com aqueles roletes de aço e aqueles parafusos com marcas de tinta, quase dá uma caganeira. Mas se você reconhece os pontos de sincronismo e têm as chaves corretas. Aí é só encarar. O pessoal te dá confiança... Manda bucha!
Falei p/ car%#@)0 !

PESSOAL DE VAGAR COM A ONDA! QUE POR#¨*aa DE MASTER É ESSA! JÁ ESTAVA CONTENTE COM JUNIOR!

Abs

Anthoniusnikos

amithai
23/04/2008, 20:48
Acho q convem um trava roscas na porca da helice...a minha caiu do meca pra casa...e olha q eu vi ele apertando...o motor parou e ela continuou rodando e caiu...

Edintruder
23/04/2008, 20:57
Vai te acostumando que quem mete a mão é também quem as vezes mais esclarece ou é mais requisitado... Daí a coisa vai aumentando... Hoje me dei de conta que passei pelos 4000 batido... Por isso a minha mulher reclam,a desse fórum!!!!
A propósito Anthonio, a tua Ranger está muito linda!

amithai
23/04/2008, 20:58
PESSOAL DE VAGAR COM A ONDA! QUE POR#¨*aa DE MASTER É ESSA! JÁ ESTAVA CONTENTE COM JUNIOR!

É q o pessoal te achou muito Junior e resolveu te dar uma chance, hehe.

Edintruder
23/04/2008, 20:59
Amithai, basta dar um aperto por solavanco na chave que ela agarra. O risco do trava-rosca é a correia não segurar a polia na hora de soltar...

Eu aos poucos vou comprando chaves e outras ferramentas e uma coisa que não pode faltar na minha oficina é o bendito Locktite.

Anthoniusnikos
24/04/2008, 06:20
Está bem conservada. Agora vou colocar uma manônetro de 2 bar na turbina, verificar que pressão está nos vários rpm, e aí então dar as voltas na WG e BI como você fez, porque nas subidas mais ingremes de serra, vazio, só dá em terceira.
Abs

amithai
24/04/2008, 16:00
Sim mas depois que eu abri o capo e ela tava caida na proteção do carter....eu sei que pra sair é impossível....

Edintruder
24/04/2008, 16:06
Então abre a bomba e evita mexer na turbina. Só mexe se ela não alcançar 1,15Bar na regulagem original da BI.

amithai
24/04/2008, 16:12
Ed, 1,5 bar constantes pé embaixo, 4000 giros.

Anthoniusnikos
24/04/2008, 19:01
Está certo. Vou abrir um pouco a BI e ver como se comporta.
Mais uns dias e estarei de volta à SP, se não tiver Locktite por aí e se Eu encontrar em SP posso comprar um e mandar para você.
A propósito. O Locktite pode ser substituído pelo selante preto a base de silicone. Estive lendo no tubo que a faixa de temperatura que ele suporta é de -50 oC à 370 oC.
Abs

Edintruder
24/04/2008, 21:21
O Locktite não veda junta. Apenas trava rosca.
Ainda tenho aqui. Isso dura muito em uso eventual.

Amithai, os bicos com certeza fazem a turbina trabalhar mais também e a WG não dá conta de aliviar um volume muito maior de gases como está a sua com os bicos do Rasch.

amithai
25/04/2008, 20:27
O Locktite não veda junta. Apenas trava rosca.
Ainda tenho aqui. Isso dura muito em uso eventual.

Amithai, os bicos com certeza fazem a turbina trabalhar mais também e a WG não dá conta de aliviar um volume muito maior de gases como está a sua com os bicos do Rasch.

Tá me confundindo? A minha é TGV.
Subo em quinta a serra de petrópolis....

Edintruder
25/04/2008, 23:04
então ela não alivia nada! Essa é a pressão máxima do sistema mesmo com a tua configuração de injeção. Pra subir mais só abrindo mais ainda a BI. Talvez quando estava com a 5 voltas ela fosse bem além dos 1,5Bar.

amithai
26/04/2008, 17:18
Não.. tá bom assim...