PDA

Ver Versão Completa : Manutenção da tampa traseira da ranger

proelton
01/04/2008, 13:36
Vou falar o que fiz esses dias na minha ranger, e ficou muito bom!

tava muito dificil abrir a tampa traseira, fazia força na maçaneta, empurrava a tampa pra ajudar a destravar. Até que chegou o ponto que a maçaneta escorregou do encaixe la dentro e ficou toda solta pra fora, tinha que abrir com chave de fenda a tampa.

A solução é fácil, quase todo mundo consegue fazer, e ajuda pra caramba. É só botar a mão na massa.
Tem que lubrificar todo o sistema da fechadura com pincel e óleo, regular os fim-de-curso do pino travador. Abrindo a tampa de acabamento já vê-se como funciona. É um sistema muito simples, mas sem lubrificação fica uma caca. A força do sistema da fechadura é transferida para os dentes travadores através de um arame rigido e longo, que possui uma regulagem em forma de rosca e porca. Após um período longo de uso, essa regulagem vai afrouxando. Afrouxando a regulagem, desacopla a maçaneta do sistema da fechadura, e fica parecendo quebrado. Tem que regular o fim de curso desse arame também, pra ficar macio de abrir a tampa.

Façam isso! vai precisar de uma chave "torx" (acho que é assim), e óleo. Fica show de bola, macio de abrir e fechar.

Anthoniusnikos
01/04/2008, 13:49
Vejo que o grande problema dessas tampas (não sei até que ano de fabricação) é que não são chaveadas, facilitando muito sua retirada. Na minha tive que adpatar um cadeado.
Gostei da dica de manutenção.
Proelton, abração.
Anthoniusnikos

Edintruder
02/04/2008, 13:10
A minha já fiz isso há algum tempo atrás. A Ranger não tem chave, mas tem uma trava que pode ser adaptada nessa tampa.

TylerNTL
02/04/2008, 22:04
Durante uma viagem de Natal para o RS para ter um pouco mais de segurança nas tranqueiras que iam na caçamba instalamos umas placas de alumínio por baixo da capota marítima. Prendemos uma chapinha de inox nos mesmos furos onde é fixada a trava da tampa da caçamba, de forma que ficava uma chapinha de 3x3cm (com um furo) saindo da fresta entre a a tampa da caçamba e a carroceria. Para trancar a caçamba era só colocar um cadeado no furo (depois revestimos o cadeado com uma mangueira para não chocoalhar e amassar a lataria)

Isaac Jr
24/06/2008, 11:55
Como fazer essa trava?

rogeriomasih
26/12/2009, 10:01
tava muito dificil abrir a tampa traseira, fazia força na maçaneta, empurrava a tampa pra ajudar a destravar. Até que chegou o ponto que a maçaneta escorregou do encaixe la dentro e ficou toda solta pra fora, tinha que abrir com chave de fenda a tampa.

A minha não está mais abrindo...como é esse esquema de abrir com chave de fenda?

cantodopirão
26/12/2009, 10:19
Na minha tirei a fechadura fora e fiz ajustes num torno, pois estava empenada... Ficou zerada também!

TylerNTL
26/12/2009, 11:12
A minha não está mais abrindo...como é esse esquema de abrir com chave de fenda?

Pelo que sei é forçando as travas na lateral da tampa usando uma chave de fenda grande.

fredycoelho
26/12/2009, 22:13
Pelo que sei é forçando as travas na lateral da tampa usando uma chave de fenda grande.
Isso mesmo, fazendo um movimento de alavanca com a chave de fenda nas travas entre a lataria e a tampa. Para ter acesso ao conjunto abra por tras da tampa...

Deivid/silveira
27/12/2009, 00:39
Bela dica:concordo:

klemba
27/12/2009, 15:17
também fiz na minha uma revisao, tirei a folga que tinha no fecho que fazia com que a tampa ficasse solta.
aproveitei e lubrifiquei a trava do capo que ficou bem mais facil de abrir.

Eliakym
06/03/2018, 12:01
Dá pra instalar essa trava na 2000 cabine dupla?

A minha já fiz isso há algum tempo atrás. A Ranger não tem chave, mas tem uma trava que pode ser adaptada nessa tampa.

Duque Duro
14/03/2018, 22:03
Dá pra instalar essa trava na 2000 cabine dupla?

Pode sim!
Segue o link do passo-a-passo de como fiz na minha (CS, mas não muda para a CD):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/160742-instalando-uma-trava-eletrica-na-cacamba.html
Algumas pessoas disseram que as fotos não estavam carregando, então postei um pdf. O link dele está no final do post.
Um abraço e boa sorte na empreitada.

paulorl
15/03/2018, 16:00
Na cabine dupla vc pode puxar a fiação até a coluna do cinto de segurança do motorista, remove a capa dela e vc acha a fiação que vai para a trava elétrica da porta traseira, ai é só identificar qual é o fio usando um multimetro.

Obs.: Teste a parte elétrica antes de montar tudo, se vc inverter o fio vc pode travar o carro e abrir a tampa e vice-versa.