PDA

Ver Versão Completa : 4 X 4 Como E Quando Usar As Alavancas?

Adriano Beserra
31/03/2008, 19:49
Pessoal,
boa noite,

sou novo no uso da tração 4x4,
e gostaria de saber dos mais expert como, onde e quando usar as marchas do 4x4 de um SW4 2002.

Gostaria de saber também o que significa cada letra e números escritos na cabeça da alavanca.

Abraço

Adriano Beserra

dpab
31/03/2008, 21:52
Adriano,
No quebra-sol da sua SW4 provavelmente tem um papel do lado de cima que explica tudo isso.
Eu tb sou neófito, mas vou tentar esclarecer:

H2 (High 2) = É a tração 4x2, a do seu uso normal e cotidiano. Em asfalto seco use somente a alavanca nessa posição.
H4 (High 4) = É a tração 4x4, que vc pode usar em asfalto molhado e escorregadio e na terra, lama, etc. Para engatá-la vc deve estar em velocidade inferior a 80 km/h ou parado. Nunca a use em asfalto seco, somente em pisos de baixa aderência, sob pena de forçar o conjunto e reduzir sua vida útil.
L4 (Low 4) = É a tração 4x4 Reduzida, que vc só deve usar em situações extremas, como ladeiras muito íngremes, atoleiros e/ou enroscos que vc possa se meter. Use-a sempre em baixa velocidade e somente a engate com o veículo parado.
Espero ter ajudado.

Adriano Beserra
01/04/2008, 07:13
Olá dpab,

gostei muito da sua explicação.
Obrigado.

Adriano Beserra
01/04/2008, 12:52
Olá dpab,
seguinte na alavanca da marcha de tração também tem a letra "N", o que ele quer dizer?

dpab
01/04/2008, 13:30
Adriano,
A letra N significa NEUTRO. Seria o equivalente ao "ponto-morto", com a alavanca nessa posição o carro não anda, ou seja, não traciona em nenhuma das 4 rodas.

Adriano Beserra
01/04/2008, 21:59
dpab

mesmo esse "N" sendo na alavanca de tração 4X4?

dpab
01/04/2008, 23:09
Adriano,