PDA

Ver Versão Completa : 4 X 4 Como E Quando Usar As Alavancas?

Adriano Beserra
31/03/2008, 19:49
Pessoal,
boa noite,

sou novo no uso da tração 4x4,
e gostaria de saber dos mais expert como, onde e quando usar as marchas do 4x4 de um SW4 2002.

Gostaria de saber também o que significa cada letra e números escritos na cabeça da alavanca.

Abraço

Adriano Beserra

dpab
31/03/2008, 21:52
Adriano,
No quebra-sol da sua SW4 provavelmente tem um papel do lado de cima que explica tudo isso.
Eu tb sou neófito, mas vou tentar esclarecer:

H2 (High 2) = É a tração 4x2, a do seu uso normal e cotidiano. Em asfalto seco use somente a alavanca nessa posição.
H4 (High 4) = É a tração 4x4, que vc pode usar em asfalto molhado e escorregadio e na terra, lama, etc. Para engatá-la vc deve estar em velocidade inferior a 80 km/h ou parado. Nunca a use em asfalto seco, somente em pisos de baixa aderência, sob pena de forçar o conjunto e reduzir sua vida útil.
L4 (Low 4) = É a tração 4x4 Reduzida, que vc só deve usar em situações extremas, como ladeiras muito íngremes, atoleiros e/ou enroscos que vc possa se meter. Use-a sempre em baixa velocidade e somente a engate com o veículo parado.
Espero ter ajudado.

Adriano Beserra
01/04/2008, 07:13
Olá dpab,

gostei muito da sua explicação.
Obrigado.

Adriano Beserra
01/04/2008, 12:52
Olá dpab,
seguinte na alavanca da marcha de tração também tem a letra "N", o que ele quer dizer?

dpab
01/04/2008, 13:30
Adriano,
A letra N significa NEUTRO. Seria o equivalente ao "ponto-morto", com a alavanca nessa posição o carro não anda, ou seja, não traciona em nenhuma das 4 rodas.

Adriano Beserra
01/04/2008, 21:59
dpab

mesmo esse "N" sendo na alavanca de tração 4X4?

dpab
01/04/2008, 23:09
Adriano,
Note que a alavanca é de seleção da tração de um modo geral, não só da tração 4x4. Com ela vc seleciona o tipo de tração que deseja, H2, H4, L4 e N, ou seja, vc escolhe se quer que o carro tracione só nas rodas traseiras (4x2), nas 4 rodas (4x4 High or Low) ou em nenhuma roda (N). Entendeu?

Adriano Beserra
02/04/2008, 09:50
Ok. valeu pelas boas dicas....

GilHDV
09/09/2009, 06:41
ora parece que me encontro na mesma situação que o colega adriano.
mas a minha duvida é esta.

ao meter as 4 rodas motrizes (H4) tanto em High como em Low, não temos obrigatoriamente que alterar a posição dos cubos na roda? portanto passar de free para lock?

tenho o um nissan patrol e o jipe tem essa funcionalidade.

abraço:)

dpab
09/09/2009, 09:18
No caso da Toyota SW4 do Adriano (que serviu de exemplo, ano 2002) isso não é necessário, pois a mesma possui "roda livre automática". Contudo, há muitos veículos 4x4 (especialmente os mais antigos) que posuem "roda livre manual", nesse caso, com o veículo parado, deve-se girar o seletor de tração nos cubos das rodas dianteiras para a posição 4x4, antes de engatar a alavanca de tração no interior do veículo. Um abraço, Delfim.

GilHDV
09/09/2009, 11:12
ok entendi perfeitamente.
mas então a minha duvida é a seguinte. caso não se altere a posição dos cubos para lock e se engrene 4H, o que acontece? fica só a puxar as de tras. certo? e há algum inconveniente nisso?

abraço

dpab
09/09/2009, 13:06
Nessa hipótese você terá a tração somente nas rodas traseira, mas o eixo cardã dianteiro ficará girando, bem como o diferencial dianteiro. Isso acarretará um desgaste desnecessário do conjunto, sem nenhum proveito, e provavelmente aumentará o consumo de combustúvel. Um abraço, Delfim.

Pitão
09/09/2009, 13:24
..."roda livre manual", nesse caso, com o veículo parado, deve-se girar o seletor de tração...

Amigo Delfim,

lendo sua explicação absolutamente correta e precisa, fiquei só imaginando como seria ligar a roda-livre com o veículo em movimento... :lol::lol::lol:

Desculpe a brincadeira, mas como dizem, perde-se o amigo mas não perde-se a piada... :lol::lol::lol:

Mas agora, falando sério e complementando as explicações didáticas do amigo Delfim, é sempre recomendável acionar a tração por alguns quilômetros, ao menos uma vez por mês, para manter o conjunto perfeitamente lubrificado. Ficando muito tempo sem acionamento, tanto graxas quanto óleos ficam velhos, ou seja, perdem suas caracaterísticas de lubrificação, comprometendo sua função quando necessário.

Grande abraço!

dpab
09/09/2009, 13:49
Assim me matas de rir...
Mas como eu também não gosto de perder a piada, lhe explico:
Percebeste que o nosso amigo GilHDV nos escreve lá da terrinha?
Há que se ter tudo muito bem explicadinho !!! Imagina se ele resolve colocar a patroa em cima do capô da viatura...
KKKKKKK... Saudações toyoteiras, Delfim.

GilHDV
09/09/2009, 14:50
ta boa a massa. lol
aqui a minha terrinha, chama-se Guimarães. é o Berço da Nação Portuguesa 8)

posso andar com 4X4 em 4H em alcatrão com piso seco?

abraço e prometo não chatear mais. hehehe

docerrado
09/09/2009, 15:10
E a velha pratica dos bons modos do 4x4?
Aquela para não judiar da viatura.

Desde que troquei o meu velho Niva para um CJ os mecânicos me falam, assim que engatar a tração, da uma rezinha. Esta pratica passou do CJ, para a Band e ate hoje na minha S10 mesmo sendo o 4x4 eletrônico, paro a viatura, engato o 4X4, coloco uma ré e vou pro rock.

A viatura agradece.

E que venha a Hilux, de volta ao parrudo mundo toyoteiro!

LeoZon
09/09/2009, 15:58
GilHDV,

Você só poderá andar com a 4x4H em alcatrão (asfalto) seco se a sua viatura possuir diferencial central, caso contrário, como já dido pelo companheiro Delfin, acarretará em desgaste do conjunto e dos pneus, além do carro ficar "duro" pra dirigir, enrrigecendo a direção nas curvas fechadas principalmente.

GilHDV
10/09/2009, 06:28
GilHDV,

Você só poderá andar com a 4x4H em alcatrão (asfalto) seco se a sua viatura possuir diferencial central, caso contrário, como já dido pelo companheiro Delfin, acarretará em desgaste do conjunto e dos pneus, além do carro ficar "duro" pra dirigir, enrrigecendo a direção nas curvas fechadas principalmente.

eu tenho um patrol de 3 geração com o motor L28E.
acho que possui diferencial central. mas será que alguem me pode esclarecer com certeza se tem ou não o dito diferencial e se posso ou não andar com as 4 rodas motrizes em terreno de asfalto seco?! (isso é util porque as vezes sai-se do monte, entra-se numa estrada para apanhar outro caminho de monte)

a minha outra duvida é a seguinte. ontem á noite, como li aqui, mesmo ao entrar no monte, mudei a posição dos cubos para lock, engrenei as 4 rodas, (4H) e acontecia que por exemplo, ao fazer uma manobra e puxar a direção ao maximo, para cada um dos lados, as rodas pareciam que prendiam, e o jipe não "deslizava" tão bem. com as 4 rodas ligados não podemos puxar a brecagem ao maximo há algum inconveniente na situação que aqui descrevi?!

agradeço a ajuda. o meu muito obrigado :oops:

abraço

Michelangelo
10/09/2009, 21:49
Pessoal acabei de comprar uma Hilux 2009 SRV TDI 3.0 4x4 e ainda não conheço seu sistema 4x4. Fiquei com uma Prado por 2 meses e a sua tração era 4x4 all time, diferente da Hilux.
Em pisos de asfalto molhado é aconselhável engatar a tração em 4x4 High (4H) ? Há um limite de velocidade para andar nessa modalidade de tração?

LeoZon
11/09/2009, 12:23
Pessoal,

deixa eu compartilhar um breve acontecimento que ocorreu comigo: tenho uma SW4 1999 TD e estava viajando para Península de Maraú. Certo momento, em uma trilha (pq lá não tem estrada) a viatura atolou logo após eu transpassar uma pequena lagoa. Estava engatada a 4x4H. Acelerei para a frente e para trás e nada, as rodas deslizavam no atoleiro. Resolvi mudar para 4x4L e ela saíu com facilidade.

Daí vem o questionamento: a diferença de 4x4H e 4x4L é somente a redução, ou seja, o carro fica com mais força na 4x4L, facilitando o trabalho da viatura em subidas entre outros. No meu caso, estava no plano e não estava faltando força quando atolei, pois conseguia acelerar normalmente na 4x4H. Então, pq quando engatei a 4x4L saiu com facilidade? Coicidência? Sorte? Ou será que existe algum mecanismo de semi-bloqueio de diferencial com a alvanca em 4x4L?

Alguém tem alguma informação?

Pitão
11/09/2009, 22:01
Pessoal,

deixa eu compartilhar um breve acontecimento que ocorreu comigo: tenho uma SW4 1999 TD e estava viajando para Península de Maraú. Certo momento, em uma trilha (pq lá não tem estrada) a viatura atolou logo após eu transpassar uma pequena lagoa. Estava engatada a 4x4H. Acelerei para a frente e para trás e nada, as rodas deslizavam no atoleiro. Resolvi mudar para 4x4L e ela saíu com facilidade.

Daí vem o questionamento: a diferença de 4x4H e 4x4L é somente a redução, ou seja, o carro fica com mais força na 4x4L, facilitando o trabalho da viatura em subidas entre outros. No meu caso, estava no plano e não estava faltando força quando atolei, pois conseguia acelerar normalmente na 4x4H. Então, pq quando engatei a 4x4L saiu com facilidade? Coicidência? Sorte? Ou será que existe algum mecanismo de semi-bloqueio de diferencial com a alvanca em 4x4L?

Alguém tem alguma informação?

Amigo Léo,

nem sorte, nem coincidência, muito menos bloqueio, na verdade isso é técnica mesmo.

O que acontece é que em algumas situações de pouca aderência, quanto mais rápido girar a roda, menor será o atrito e vc. fica patinando no lugar. Em 4X4L, suas rodas giraram em menor velocidade o que foi suficiente para tirá-lo desta situação.

Cada situação é uma situação, mas nada como a prática para melhorar a "sensibilidade" do piloto para enfrentar cada uma delas.

[ ]s

Pitão
11/09/2009, 22:08
eu tenho um patrol de 3 geração com o motor L28E.
acho que possui diferencial central. mas será que alguem me pode esclarecer com certeza se tem ou não o dito diferencial e se posso ou não andar com as 4 rodas motrizes em terreno de asfalto seco?! (isso é util porque as vezes sai-se do monte, entra-se numa estrada para apanhar outro caminho de monte)

a minha outra duvida é a seguinte. ontem á noite, como li aqui, mesmo ao entrar no monte, mudei a posição dos cubos para lock, engrenei as 4 rodas, (4H) e acontecia que por exemplo, ao fazer uma manobra e puxar a direção ao maximo, para cada um dos lados, as rodas pareciam que prendiam, e o jipe não "deslizava" tão bem. com as 4 rodas ligados não podemos puxar a brecagem ao maximo há algum inconveniente na situação que aqui descrevi?!

agradeço a ajuda. o meu muito obrigado :oops:

abraço

Amigo Gil,

pela sua descrição, eu arrisco dizer que a sua Nissan não tem diferencial central.

Essa sensação de "roda presa" que vc. descreveu, é justamente efeito do esforço na caixa de transferência. Quanto mais fechada a curva, maior a diferença de trajetória entre as rodas dianteiras e traseiras.

O diferencial central serve justamente para compensar esta diferença de trajetória entre os eixos não transmitindo, portanto, esta sensação de "roda presa".

Esse efeito é normal, mas procure evitar esse esforço, pois quem está de fato sofrendo toda a pressão, é a sua caixa de transferência.

[ ]s

Pitão
11/09/2009, 22:11
Assim me matas de rir...
Mas como eu também não gosto de perder a piada, lhe explico:
Percebeste que o nosso amigo GilHDV nos escreve lá da terrinha?
Há que se ter tudo muito bem explicadinho !!! Imagina se ele resolve colocar a patroa em cima do capô da viatura...
KKKKKKK... Saudações toyoteiras, Delfim.

:lol::lol::lol::lol::lol:

[ ]s

Pitão
11/09/2009, 22:17
E a velha pratica dos bons modos do 4x4?
Aquela para não judiar da viatura.

Desde que troquei o meu velho Niva para um CJ os mecânicos me falam, assim que engatar a tração, da uma rezinha. Esta pratica passou do CJ, para a Band e ate hoje na minha S10 mesmo sendo o 4x4 eletrônico, paro a viatura, engato o 4X4, coloco uma ré e vou pro rock.

A viatura agradece.

E que venha a Hilux, de volta ao parrudo mundo toyoteiro!

Amigo,

eu confesso que desconheço essa prática. O que eu sei é que alguns carros com roda livre automática, quando você desengata a tração, se não der a "rézinha", a roda livre não desarma.

Daí é como ficar andando em 4x2 com as rodas livres em "Lock".

Não é o caso das SW4, pelo menos não na minha finada 97. Mais como, quanto mais velho eu fico, menos eu confio em coisas automáticas, para mim nada como uma tração na alavanca e rodas-livres manuais.

Só assim eu me sinto no controle da situação... Coisas de véio... :lol:

[ ]s

Ps.: agora que eu reparei que esta é minha mensagem nr. "666"... Sinistro, né? :twisted:

faust_in_4x4
14/09/2009, 00:51
Amigo Léo,

nem sorte, nem coincidência, muito menos bloqueio, na verdade isso é técnica mesmo.

O que acontece é que em algumas situações de pouca aderência, quanto mais rápido girar a roda, menor será o atrito e vc. fica patinando no lugar. Em 4X4L, suas rodas giraram em menor velocidade o que foi suficiente para tirá-lo desta situação.

Cada situação é uma situação, mas nada como a prática para melhorar a "sensibilidade" do piloto para enfrentar cada uma delas.

[ ]s

Passei pela mesma experiência relatada pelo colega Leozon. Sua explicaćão confirma o que me parecia mesmo ter ocorrido. Nada como ter acesso a boas informaćões. Valeu!

Forum 4x4 Brasil - Maior Forum Brasileiro de Veiculos Off-Road. - Responder o Tópicomotvo Forum 4x4 Brasil - Maior Forum Brasileiro de Veiculos Off-Road. - Responder o Tópicoidooer sdewsconfiava

Claudio Samuca
14/09/2009, 19:50
Prezados,
Acabo de constatar que fiz uma cagada... Hoje rodei por 14km com a tração ligada em h4 mas só com uma das rodas dianteiras na posição "lock"... A pressa é fod*! Será que deu chabu?!? O manual da SW4 avisa para não fazer essa besteira...
Abs,
Claudio