PDA

Ver Versão Completa : Pickup Hilux 2.8 Diesel 1996 - dúvidas!

Araçari
31/03/2008, 19:33
Galera, sou novo aqui no forum. Seguinte, devido à minha atividade (fotógrafo de natureza), estou precisando comprar um 4x4, já que meu Ecosport 2.0 não serve (aliás, alguém quer?? hehe). Não vou fazer trilha, mas as vezes vou pegar umas estradinhas de terra meio ruins sim.

Já andei vendo Defender mas pelo preço que posso pagar (até uns 35 pau), só encontro velharia. Então fui pro meu 2º carro favorito, a Hilux. Achei uma pickup bonita, 2.8 CD Diesel 8V câmbio manual, 1996 com 215 mil km. Já dei uma pesquisada e vi que esse motor é mais confiável que o 3.0.

Algumas dúvidas:

1) O valor de 32 mil reais é caro pra esse carro ou é o normal mesmo?

2) Na manutenção desse motor, as peças são caras/difíceis de achar por já ser um motor "antigo"?

3) O que especificamente eu devo olhar no carro antes de comprar? Partes que costumam dar problema nessa kilometragem.

4) Qualquer outra coisa que vc acha que eu deva saber antes de comprar.

Espero entrar pro clube dos Toyoteiros ainda essa semana :-P

valeu abs

Araçari
31/03/2008, 19:57
Só mais uma dúvida... sei que o seguro total de um carro desses é caro (por volta de R$ 3.500 talvez?)... mas o quanto esse carro é visado por ladrões? No caso vou morar numa cidadezinha bem tranquila, to pensando em fazer só seguro contra terceiros e colocar um bloqueador ou algo do tipo contra roubo. Será que compensa?

Augustocesar
01/04/2008, 08:26
Galera, sou novo aqui no forum. Seguinte, devido à minha atividade (fotógrafo de natureza), estou precisando comprar um 4x4, já que meu Ecosport 2.0 não serve (aliás, alguém quer?? hehe). Não vou fazer trilha, mas as vezes vou pegar umas estradinhas de terra meio ruins sim.

Já andei vendo Defender mas pelo preço que posso pagar (até uns 35 pau), só encontro velharia. Então fui pro meu 2º carro favorito, a Hilux. Achei uma pickup bonita, 2.8 CD Diesel 8V câmbio manual, 1996 com 215 mil km. Já dei uma pesquisada e vi que esse motor é mais confiável que o 3.0.

Algumas dúvidas:

1) O valor de 32 mil reais é caro pra esse carro ou é o normal mesmo?

2) Na manutenção desse motor, as peças são caras/difíceis de achar por já ser um motor "antigo"?

3) O que especificamente eu devo olhar no carro antes de comprar? Partes que costumam dar problema nessa kilometragem.

4) Qualquer outra coisa que vc acha que eu deva saber antes de comprar.

Espero entrar pro clube dos Toyoteiros ainda essa semana :-P

valeu abs
Octavio,
Muito bacana seu site, fotos maravilhosas.
Quanto a Hilux, o carro é muito confiável, tenho uma SW4/93 e estou muito satisfeito.
Como você vem de um ecasport, acho que a resistência não dá para comparar.
O maior problema da Hilux é a procedência. se você comprar um carro abusado, pode enfrentar as sequelas de mau uso e excesso de ralação.
Verifique o estado do motor, latas e acessórios. São peças caras que não costumam dar problema, mas se tiver estragado pode tornar o negócio desfavorável.
Uma hilux usada de forma normal é carro para muitos anos de uso, a minha 93, tem 240000 km, e em janeiro fui a Ushuaia e voltei tranquilo, rodando mais de 15.000 km em 25 dias.
Abraços e boa sorte.
Augusto "De Goiás"
SW4/93

talha-mar
01/04/2008, 08:55
Olá Octávio vai firme, dá uma boa olhada no motor e câmbio, leve um mecânico de confiaça. Se essa parte estiver boa, o resto se arruma. O carro é muito bom, não dá oficina. Tenho uma há quase tres anos e só deu problema no tanque de diesel, que furou por corrosão. Já está com quase 200.000 Km e é nosso carro do dia a dia. Temos uma Band para os fins de semana mas já fiz umas brincadeirinhas fora de estrada com a Hilux e é ótima nisso tambem.
Seja bem vindo aos Toyoteiros, qualquer coisa em que puder ajudá-lo estou as ordens.
Abraço 4x4
Henri

Mulambo
01/04/2008, 11:57
Irmao, leve o carro num BOM mecanico antes de comprar. Se o motor e a transmissao estiverem usinados, teras muitas despesas e dores de cabeça para consertar. Se por este preço, o carro estiver bom, faras otimo negocio. Teste o 4x4 e a reduzida, para ver se estao bons. Nao teste no asfalto (nem deves ligar a tração no asfalto), teste numa ladeira ingreme de terra, de preferencia descendo, para ver a reduzida na escapa.
Carro Diesel é sempre visado para roubo, usar sem seguro e deixar na mao de Deus, tudo depende da sua fé....
Se souberes de quem era o carro, e puderes confiar, pergunte qdo trocou a correia dentada E seu esticador. Sempre devem ser trocados ao mesmo tempo.
Um teste simples, e, com o motor em funcionamento, retire a vareta de verificação do nivel do oleo. Se epirrar oleo vaporizando, o motor jah foi pro saco.
Peça nao é dificil de achar, mas sao caras, e tem MUITA coisa falsificada... que nao valem nada. Peça so original TOYOTA!
Abraço!

Edintruder
01/04/2008, 14:16
Toyota é muito confiável e vai até 500.000 sem stress. Se for turbinado a parada é para cerca de 450.000 se for sem turbo vai muito além disso.

Araçari
01/04/2008, 19:32
Valeu galera, tá ajudando muito o tópico. To me decidindo entre dois carros, a picape acima e tbm uma SW4 2.8 diesel manual 92/93. Tudo bem que é um carro 3 anos mais velho, mas tá com 98 mil km apenas! Se for verdade é muito bom hein....

Bom, to na dúvida do que fazer. Ainda to tentado a comprar a picape por alguns motivos: é mais nova (mais mercado depois), é JAPONESA... sei lá, não sei o que faço!

Mulambo
02/04/2008, 10:00
A SW4 é bem mais confortavel, pula muito menos na buraqueira e tem o bloqueio de diferencial, o que é uma grande vanatagem. A Picape é mais indicada para carregar tranqueiras pesadas, isolada da cabine. A picape vazia é um burro chucro na buraqueira, que tiver a infelicidade de estar no banco traseiro, sofre.
Como vc vai carregar esquipamento fotografico, acho mais indicada a SW4, para carregar seus equipos longe de poiera e chuva.
Sem falar que uma SW4 92/93, com menos de 100 mil Km é mosca branca! Imperdivel. O Aurelio aqui do forum tem uma, e ja tive a oportunidade de dirigi-la, carrao!!
Só um detalhe, ja dirigi Defender tbm, e as Land levam uma surra das Hilux no que se refere a conforto e dirigibilidade. Comandos todos deslocados á direita, embreagem de pedra, motor anemico (maxion), nao tem giro nenhum, manobrar é um suplicio. Niguem discute a capacidade no fora de estrada, mas sao um veiculo bem mais tosco que as Hilux. Com a SW, nao dá nem para comparar....
Abraço!

Araçari
02/04/2008, 12:42
Pode cre, acho que vou pegar a SW4 mesmo, apesar de gostar bastante de picapes... mas o que vc falou de pular e do bloqueio de diferencial foi decisivo. Não sabia que a picape não tinha bloqueio de eixo.

abs

Guiga Tostes
02/04/2008, 17:58
Prezado Octavio,

vc tem boas opções na mão e qualquer Hilux desde que bem cuidada o fará mto feliz, seguindo os conselhos e conforme colocado pelos colegas acima.

No entanto, cuidado! Suspeite de quilometragens muito baixas para carros com mais de 10 anos e até menos...nem sempre o menos rodado é melhor pois o dono pode não ter feito as manutenções corretamente ou até alguns componentes podem ter deteriorado pelo pouco uso.

Possuo uma SW4 93/94 com 275.000km (todas as revisões até 200.000km feitas em concess. com todas as notas fiscais), comprei ha 2 meses com 272.000 e está tudo em ordem. Meu tio possui uma SW4 93/93 irmã gemea da minha só que com 140.000km originais e comprou com toda procedencia há 2 ou 3 anos de um Sr. e o carro tb nunca deu problema.

Sugiro que pegue o no. do chassi e consulte em uma concessionária Toyota o historico de revisões do carro para comprovar a quilometragem, para isso precisará de algum amigo ou indicação de alguem na concessionaria pois não sei se a toyota passa estas informações livremente. Este historico é nacional no sistema toyota e pode ajudar qto a procedencia.

Sugiro pois um colega aqui do Forum postou ter descoberto desta forma a quilometragem real de sua Hilux em uma concessionária, quase 100.000 a mais do que o delcarado quando comprou, resultado deu pau no motor.

Suspeite pois algumas lojas desonestas costumam voltar o km do velocimetro.

Guardado disso e das outras dicas abrace sua Hilux e seja mto feliz!!

Abr

Araçari
03/04/2008, 10:52
É, vou tentar consultar pelo número do chassi.

Só tenho uma dúvida... o motor dessa SW4 93 é o 2.8D e não o 1KZT que tem problema de superaquecimento né?

Mulambo
03/04/2008, 11:05
É isso ae. É o 2.8, tambem chamado de 3L. Esse negocio da Kilometragem, nao sei se vai adiantar consultar a concessionaria. Quem, em sâ consciencia faz revisão em conce$$$$$ionaria?!
Leve o carro num mecanico bom e de confiança. A Km no hodometro nao quer dizer nada. Dificilmente é real.
Depois, se o motor estiver bom, vc corre atras de melhorar o desempenho do carro, se tiveres interesse. O Motor 3L é motor de trabalho, amarrado, tem só 77 cv.

Araçari
03/04/2008, 12:48
Blz, valeu... realmente eu vi que ele tende a aquecer quando trabalhando mais pesado (felizmente menos que o 1KZT) , mas eu já passei da época de correr que nem louco (já tive carro turbinado), então vou andar na manha e tal, não acho que vou ter problemas com isso... só que vou morar numa cidade de 1.700 metros de altitude, com muitas ladeiras, o que piora um pouco a situação. Que precauções devo tomar, tem alguma mistura específica de água do radiador?

Guiga Tostes
03/04/2008, 15:03
Octavio,

o motor 3L é um motor bastante resistente porém é lento até que o carro desenvolva uma maior velocidade, depois de embalado vai bem.

A SW do meu tio (motor 3L) turbinada, é outro carro. Uma turbina resolve o problema e deixa o carro mais "esperto". Vale lembrar que a dele utiliza pneus mud 33"...

Quanto a checar na concess. o KM, acredito ser válido pois já tivemos exemplos aqui no forum. O sistema toyota das conces gera um historico do carro qdo alguma manutenção é feita, e não necessáriamente precisa ser revisão, uma simplessubstituição da correia dentada vai para o historico juntamente com o KM da data do reparo.

Os dois antigos donos da minha SW eram corajosos $$(aida bem) e fizeram todas as revisões na concess. , tenho todas as notas das revisões até 200.000km...

Por isso afirmo que não custa nada tentar, quem sabe vc não está realmente com uma jóia rara nas mãos...

Ps.: Qto a temperatura nos 2.8 3L, esta oscila mto pouco mesmo em subidas longas. Mantendo o radiador e sua manutenção em ordem e proporção agua/aditivo conforme o manual, não tem erro!

Abr

Araçari
08/04/2008, 10:43
Galera só pra eu ter noção... quanto custa em média a troca da correia dentada, esticador e afins, mais mão de obra? Fora de concessionária...

valeu