Ver Versão Completa : Comandos intercambiáveis GM 6bocas
Amigos,gostaria de saber se os comando de válvulas do 4.1/opala é compatílvel com o comanco do ômega 4.1 e silverado?
Seria uma opção para ganhar uns cavalinhos com o ômega e mais torque com o da silverado?
Penso se teria muita diferença do comando 250/s para do ômega,pois os dois priviligiam a mais potência e menos torque,além de alterações nas rotações??
Abs
putz....achei que fosse moleza descobrir isso....
abs
Zepi!
O comanda da Silverado é intercambiavel com o 4.1. (li isso no fórum)
O 250S, não tem torque em baixa, porém tem um giro mais elevado que o 6 que equipa as camionetes chevrolet.
O 4.1, preza o torque em "meio" giro do motor, enquanto que o da silverado, como tem a injeção eletronica, é mais elástico, mantendo o torque no "meio" do motor, aumentando o giro final.
Em suma, melhora sencilvelmente o motor.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
31/03/2008, 22:17
Fugindo um pouco da pergunta do Zepi... :\
Kim, qual o melhor comando pra usar no 4.4?? 4.1 normal, 250/S ou outro??
Tem que ser um comando que disponha torque em baixa...
Abrs.
Lucasssss!!
Quer prezar o torque em baixa?
O melhor seria o comando das camionetes A/C 10/20, que como não tem o giro alto, pois são para trabalho, tem o torque nos baixos giros.
O do opala, como é um automóvel, tem o troque nos giros mais altos, para ter uma dirigibilidade mais suave.
Não sei os códigos, mais acho que não é difícil encontrar.
Abraços.
Kim.
Beleza Kim!
Uma pessoa que está vendendo um comando de ômega disse que pode ser usado no opala ,entretanto teria que colocar bomba elátrica,mas não entendi o porquê?
Será que a pressão da mecânica é insuficeinte com esse comando?
Obrigado a todos!
Abs
Elmer_Jeep
01/04/2008, 17:14
Zepi, a questão quanto à bomba elétrica é porque o comando do Omega não possui o ressalto(came) que aciona a bomba mecanica. Então pra usar esse comando no bloco antigo tem que adaptar bomba eletrica e tampar a cavidade onde se fixa a bomba mecanica no bloco.
[]'s
Cláudio Brasília
01/04/2008, 17:15
Se for o Ômega 99 aqui vai uns arquivos para se divertir a valer...
Obrigado Elmer e obrigado Cláudio!
Abs
Zepi, o grande Elmer já matou a xarada!!!!
Eu sei que o assunto é sobre motor GM, mas tem como melhorar o BF 161, alem de troca-lo?:lol:
beleza...agora penso...daria muita diferença o comondo do ômega em relação ao comando 4100 normal do opala?
abs
Eu sei que o assunto é sobre motor GM, mas tem como melhorar o BF 161, alem de troca-lo?:lol:
RBM... esse negócio de melhorias no BF-161 infelizmente não dá muito IBOPE aqui no fórum. Veja o tópico criado por mim:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38882&highlight=melhorias
E você entenderá o que quero dizer.
O pessoal gosta mais de trocar o BF, alegando que tem pouco no que mexer, e que os custos são altos para manutenção. Eu não concordo totalmente com isso. Não existe troca de motor que seja "plug and play", e por isso a instalação de um novo motor também não sai barato. Muita gente, talvez a maioria dos proprietários de CJ's, ainda roda com os BF-161, e quase sempre estão satisfeitos. Grande parte é também levada pela onda e acaba trocando SEM NECESSIDADE. O meu eu só troco se fundir... e não é certo ainda. Estou colocando uma ignição eletrônica e sábado vou ver como ficou. Todos falam bem dessa modificação, e há ainda a possibilidade de colocar cabos de vela melhores e que suportem também uma bobina mais potente. Também acho que pode ser tentado um blower (compressor), que daria um bom reforço no torque em todas as faixas de giro, ficando ainda melhor em baixa. 'Dê uma olhada no tópico que eu indico e veja se mais alguém deu palpite. Aposto que não...
Abraços.
Paulo Fernando
01/04/2008, 21:55
Zepi, te digo que dá diferença sim, tenho um opala 91/92 automático e veio c/ um comando 4.1 origi, coloquei o de ômega c/ bomba elétrica e ficou muito melhor, não entendo muito de graduação de comando mas, o comando do ômega é 268º e o do opala em torno de 250º se não me engano, as respostas do carro c/ o comando do ômega e acertada a carburação (também troquei uma 3e por uma dfv 446) é muito melhor, quanto a adaptação é exatamente o que o Elmer citou , e como uso também GNV a bomba elétrica só veio a facilitar o processo de alimentação na questão de rapidez quanto a troca de gnv p alcool quando necessário.
Abraço
"Mas Bah"(como diz o Gaúcho)!
Bem certinho amigo!Também tenho gnv...como ficou seu opala com esse bura?E o câmbio auto continua andando bem?
Fica bem melhor se colocar uma ignição mais forte e dar uma taxada e adiantar o ponto.
O problema é que começa a ficar longe do ideal para gasolina..
abs
outra coisa...será que a melhora não foi só por causa da troca de bura?
Também uso esse carburador...
Abs
Cara!!!!
Se o comando do Ômega for 268º mesmo, muda em muito a resposta do motor, mesmo com o bura original, devidamente recalibrado para o comando.
Tive um diplomata onde coloquei um 296º, (acabou a lenta, ficava embaralhado/engasopado), dentre uma melhorias.
Fazia 1/1, mais andava pra KCT!!!:shock:
Estava para colocar um 280º no 4.1 do meu engesa, ai apareceu o cumminsssss.
Ia andarrrrrrrrrrrrr.
Abraços.
Kim.
Paulo Fernando
01/04/2008, 22:32
Quando andava com a 3e e o comando do omega o carro queria andar mas não respondia, ou seja, a resposta do comando era mais rapida mais o 3e tava ruim e não dava conta, agora há umas duas semanas coloquei a 446, e ai ficou muito melhor e ainda não tá bem afinado mas melhorou muito, confesso que tô querendo acertar logo ele e colocar do lado de um outro pra testar hehehe, quanto a ignição faz diferença e o ponto não sei te dizer ainda pois acho que o meu tá meio atrazado, (o ponto do carro não o meu kkk), agora te digo que o meu carro rodava na gasola originalmente, o antigo proprietário trocou a giclagem da 3e e andava no alcool, taxei 1,5mm o cabeçote, troquei as velas pra alcool e continuo andando no alcool, a taxa pro gnv e alcool quanto maior, melhor, já não combina com a gasola que não precisa de tanta taxa, que sabe vc não faria o mesmo no seu motor e passa usar alcool e gnv e depois troca os pistões, e na troca dos pistões já sabe né , vem mais taxa ainda, a rapaziada que usa gnv e alcool que converso tá muito satisfeito com os resultados.
abraço
Paulo Fernando
01/04/2008, 22:40
Cara!!!!
Se o comando do Ômega for 268º mesmo, muda em muito a resposta do motor, mesmo com o bura original, devidamente recalibrado para o comando.
Tive um diplomata onde coloquei um 296º, (acabou a lenta, ficava embaralhado/engasopado), dentre uma melhorias.
Fazia 1/1, mais andava pra KCT!!!:shock:
Estava para colocar um 280º no 4.1 do meu engesa, ai apareceu o cumminsssss.
Ia andarrrrrrrrrrrrr.
Abraços.
Kim.
Quanto a graduação do 268º eu tenho certeza minha dúvida é quanto a graduação do comando original, agora que é bunito a lenta embaralhando num motor 6 cil. ah isso é, e qua anda muito putz nem se fala.
Abraço
Ps. Pra vc que gosta ó bixim ai!
Paulo ,quanto consegue fazer no gnv com opala?
No meu willys fazia 8,5 km/m3. Essa economia diminuiria?
Abs
Paulo!
Muita bonita a 3ª foto!!!
Quanto a embaralhar, quando limpa a garganta, o motor se transforma numa usina de força!
RBM... esse negócio de melhorias no BF-161 infelizmente não dá muito IBOPE aqui no fórum. Veja o tópico criado por mim:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38882&highlight=melhorias
E você entenderá o que quero dizer.
O pessoal gosta mais de trocar o BF, alegando que tem pouco no que mexer, e que os custos são altos para manutenção. Eu não concordo totalmente com isso. Não existe troca de motor que seja "plug and play", e por isso a instalação de um novo motor também não sai barato. Muita gente, talvez a maioria dos proprietários de CJ's, ainda roda com os BF-161, e quase sempre estão satisfeitos. Grande parte é também levada pela onda e acaba trocando SEM NECESSIDADE. O meu eu só troco se fundir... e não é certo ainda. Estou colocando uma ignição eletrônica e sábado vou ver como ficou. Todos falam bem dessa modificação, e há ainda a possibilidade de colocar cabos de vela melhores e que suportem também uma bobina mais potente. Também acho que pode ser tentado um blower (compressor), que daria um bom reforço no torque em todas as faixas de giro, ficando ainda melhor em baixa. 'Dê uma olhada no tópico que eu indico e veja se mais alguém deu palpite. Aposto que não...
Abraços.
A UNICA troca plug and play que conheço e tirar o BF e colocar um 3000 de maveco...
A diferença é bruta e não requer adapatação alguma....
O duro é achar um bom, mas vale a pena caçar...
[]'s
Paulo Fernando
02/04/2008, 21:33
Paulo ,quanto consegue fazer no gnv com opala?
No meu willys fazia 8,5 km/m3. Essa economia diminuiria?
Abs
Zepi, quanto ao consumo eu acho que tá ótimo, não sei qual é o trafego que anda mas, aqui em Ctba eu quando comprei o carro c/ o comando 4.1 original e carb. 3e fazia 7 a 7,5 e depois caiu a média p/ 6,5, depois do comando de omega o consumo caiu p/ 6,0 mas c/ a 446 voltou na casa dos 7,5 m3, claro que falta fazer o acerto fino ainda mas, se chegar nos 8,5 igual ao seu jeep tá muito bom.
Paulo Fernando
02/04/2008, 21:35
Paulo!
Muita bonita a 3ª foto!!!
Quanto a embaralhar, quando limpa a garganta, o motor se transforma numa usina de força!
Valeu Kim, agora gostei mesmo da expressão "limpar a garganta", essa guardei no bolso p/ usar mais tarde hehehe.
Abraço
Fernando 4100
24/11/2008, 20:05
Boa noite, companheiros!
Como "viciado" em 4100, vou corrigir alguns detalhes:
O comando do Omega é realmente 268º, com levante de 10,06 mm, é o mais potente de toda a produção nacional dos motores 4100.
A Silverado, assim como o 250/S, usam comando 254º e os 4100 normais usavam algo como 246 ou 248. Todos com levante menor que o do Omega.
O tópico é velho, mas eu vi agora por acaso, mexendo no google. Já era leitor do fórum há um bom tempo, mas sem postar. :mrgreen:
Caro Fernando 4100!
Seja bem vindo ao fórum!
Mesmo não sendo jipeiro, colabore conosco, é sempre agradavel aprender!
Só cuidado, tem um tópico sobre as "pilulas azuis" (a grafia errada é proposital), a tal FFI, que o vendedor já tá começando a admirar essas máquinas maravilhosas, que são os jipes com motozão!
Abraços.
Kim.
Essa conversa tá muito boa colegas...hehehe!
Como será que fica esse comando no 4.4 com webber 446 e pistão plano????
Abs
Começe a pensar num bom freio...
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