PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de caixa de marcha/transf./reduz.



Frederico Ferraz
06/07/2004, 18:28
Que bom ter encontrado este forum! :D Sou da cidade do RJ e saúdo a todos. O meu carro é um F-I, ano 86, original. Estou colhendo dados para uma repotencialização do bicho. Quem sabe um diesel? Outro dia me deparei com um site da piradiesel (www.piradiesel.com.br), onde anunciavam um câmbio de silverado(FSO-2305) com flange de adaptação para caixa de transf./redução toyota, mantendo o mesmo ângulo de inclinação da caixa de transf. original. Gostaria de opiniões a respeito. A caixa da silverado é robusta o bastante para o uso 4x4 num Engesa? Seria necessário cortar o chassis e a lataria para a instalação do novo câmbio, mesmo com a inclinação idêntica da c.tranf.original, conforme anunciado? A opção seria confiável? Alguém possui referência da firma piradiesel? sabem como é! Estou tentando evitar maiores dores de cabeça :x
Muito obrigado.

Eduardo Velo
06/07/2004, 18:45
Frederico , bem vindo ao site ...
Manda e.mail pra Jegteam jegteam@jegteam.com.br e entre no site www.jegteam.com.br ou ligue pra tirar essas dúvidas , ele faz esse trampo sem mexer no chassi , 0..11 4426 5796 .

Ja vi um trampo nuima Engesa com cx Clarck original 5 marchas c/ red. e eixos Band , MWM 4 TD , show ...

[]s...

Luca
06/07/2004, 19:17
Olá, Frederico! :D
Antes de mais nada seja bem vindo ao Fórum 4x4Brasil. Também sou novo por aqui, mas já pude trocar boas idéias.
Tenho visto muitas soluções em Engesa ultimamente, pois estou iniciando a reforma de um FII. Quanto à firma Piradiesel, nada posso te adiantar. Apenas vi propaganda. Já quanto à sua adaptação, ela é simples, mas requererá um bom trabalho. Sem dúvida, você deverá decidir-se antes pela motorização. Diesel? (Toyota?, Maxion?, MWM?), Gasolina ? (Chevrolet 4.1?). Depois decidirá o câmbio. Eu não sei se o 2305 era da Silverado diesel ou à gasolina. Mas lembre-se de uma regra simples: O que quebra câmbio, é esforço. Ou seja quem manda é o torque, e não a potência. Assim, se você sabe em qual motor a caixa estava aplicada, você sabe a que torque máximo ela estava submetida. Tem no manual do veículo, ou em sites da internet, testes de revistas, etc. Compare com o torque máximo do motor que você vai utilizar. Se for menor ou igual, tá tudo certo. Se for maior, ou você anda leve, sabendo da fragilidade do conjunto, ou vai ter que escolher outra caixa, mais resistente. Isso, prá começar, pois nem falamos ainda do casamento entre caixa e motor, que poderá depender de flangeamento, e do encaixe do eixo piloto. Mas a maioria das oficinas boas, que trabalha com câmbio poderá te dar uma ajuda quanto ao casamento. Adaptação no chassis, será simples, mas possivelmente voce terá que alterar os berços do motor e do câmbio. Terá que já ter decidido qual conjunto motor e câmbio utilizar. Com base no conjunto, e tendo-o à mão, um bom mecânico fará o serviço decentemente. Uma dica boa que me deram, e que eu já vi feito, é a adaptação de um assoalho de inspeção no piso do teu Engesa. Tem nas Toyotas Bandeirantes. É a tampa que envolve a caixa de câmbio. Nos Engesa, ela é apertada, e soldada no piso. Muitas vezes, quando você troca o conjunto motor e câmbio, tem que alargar, etc. Nas Band, ela é grande e aparafusada. Prá trocar frição, ou desmontar o conjunto, é só tirar a tampa, e pronto. Sugiro que você compre uma da Toyota em ferro velho (R$ 100,00) e adapte no seu Engesa. Já vi umas e ficou 10. É coisa de funileiro. Nada técnico. Tô fazendo esta mesma no meu. Boa sorte. []´s

Breve Engesa FII

guilherme junior
07/07/2004, 13:28
Que assunto interessante. Tenho uma duvida cruel.
Ja decidi que vou colocar o motor mwm 2.8 turbo com intercooler.
Gostaria de saber se este motor vai andar bem no asfalto, isto e,velocidade cruzeiro de 110 a120Km/h com o cambio original Clark 240 V e relaçao original 39x8 na diant. e44x9 na traz., sem ficar no limite de giro?Que o ideal seria usar em torno de 70% da potencia (ou acelerador) do motor.
Gostaria tambem de saber se este conjunto passaria vergonha na trilha pela falta da reduzida?
Desculpem-me se fui repetitivo, pois, nos assuntos semelhates que eu li neste forum, fala-se muito pouco neste conjunto.

guilherme junior
07/07/2004, 13:33
Esqueci de informar na minha duvida anterior, que vou usar pneu 33.
grato.

hugo.morais
07/07/2004, 14:47
Guilherme,

Tem um colega com uma camper, inclusive está a venda aqui no site, com essa mesma configuração. Ele só tem elogios a essa configuração, motor mwm 2.8 TDI, cambio 240V, pneus 33'' e relação 13x46. Acho que a relação original do engesa fase 1 é muita curta, se vc quer o veículo mais para trilhas procure uma 12x47 que é original da camper 4cc.

[ ]s,

guilherme junior
07/07/2004, 23:01
Hugo Morais

Muito grato pela informaçao; pois acho que se colocar 46x13 irei ter dificuldades na trilha. Irei ja procurar a relaçao 47x12. Se alguem souber de alguma favor me informar.
Outra duvida; esta relaçao 47x12 cabe dentro do diferencial DANA 30?

hugo.morais
08/07/2004, 08:42
Guilherme,

Cabe sim, inclusive a camper 4cc vinha com essa relação. Acredito que seja do opala 4cc, dá uma olhada nos desmanches, os carros que possuem dana 30, senão me engano, são:

* Chevette
* Opala
* pampa 4x4 ( eixo traseiro)
* Alfa Romeu 2300 (aquele antigo)
* BR 800 :))

Acho que não é dificil de achar, só não tenho certeza agora se ela é mesmo 12x47 ou algo similar que no final que de 3,92:1 :D

[ ]s,

Eduardo Velo
08/07/2004, 09:15
Ja decidi que vou colocar o motor mwm 2.8 turbo com intercooler.
Gostaria de saber se este motor vai andar bem no asfalto, isto e,velocidade cruzeiro de 110 a120Km/h com o cambio original Clark 240 V e relaçao original 39x8 na diant. 44x9 na traz., sem ficar no limite de giro?Que o ideal seria usar em torno de 70% da potencia (ou acelerador) do motor. Gostaria tambem de saber se este conjunto passaria vergonha na trilha pela falta da reduzida?

Guilherme , com essas relações 4,88 que vc tem não vai andar bem na estrada não , vai chegar a 90 km/h e olha lá , mas fica muito bom pra encarar trilhas , não vai sentir falta de cx red.
A relação dos Fase 2 3.90/3.92 deixam o carro um pouco mais solto , mas ainda não vai conseguir andar bem no asfalto , a 3,54 (46/13) que o Hugo mencionou ou a 3,07 que eu tenho andam muito bem no asfalto , mas sinto falta de reduzida em trilhas , o ideal seria usar essas relações e instalar uma cx de red. da Band , aí dá pra encarar estrada e trilhas na boa ...

[]s...

guilhermeabreu
09/07/2004, 10:33
Eduardo Velo,



Caro Eduardo, voce complementou a resposta do Hugo Morais. Eu ja estava procurando a relaçao 12x47. Com sua esplanaçao ja estou desistindo. Como estou reformando o meu F1 desde o zero, ficara muito caro colocar tambem a reduzida da toyota. Entao, vou andando assim mesmo, so em trilha, assim que folgar colocarei a reduzida toyota com relaçao 13x46. Estou colocando freio a disco da toyota com pinça do mesmo warga (Falaram aqui no forum que poderia usar a pinça da S-10 no disco do toyota, mas nao pode pois o disco da S10 e mais largo 1 cm, assim a pinça ficaria folgada); Embreagem hidraulica da toyota; Disco do freio dianteiro estou passando para traseira com pinça da caravan (Do kadet e tempra tambem servem); Motor MWM 2.8; Direçao hidraulica do Opala; Capota de fibra; Amortecedor de direçao da D-20; Acho que vai ficar show. Vivo sonhandooooooooooooooooooo :idea: :idea: :idea:
Observaçao: Mais uma duvida. Colocando so a transferencia com reduzida da toyota, precisara de mexer no chassi?

hugo.morais
09/07/2004, 10:58
Guilerme,

Só se lembre que se vc optar pelas relação 13x46 ou menor a caixa de satélites tmb muda, ok? Pois a coroa é baixa :))

[ ]s,

Eduardo Velo
09/07/2004, 21:39
Guilherme , da pra colocar cx de red. Band sem mexer no chassi = R$ 2500 , cotei isso ontem com o Nivaldo da Jegteam ...

VC não vai conseguir trocar só relação do D44 Engesa , como alertou o Hugo , vai ter que trocar o eixo pelo da Toyota , se tiver cacife , manda bala , pq aí já sai o serviço completo com discos nas 4 , fica $HOW , freio de mão a disco no engesa não fica bom como lona e campana , mas facilita limpeza e corrigi defeitos de frenagem ...

Não sei o que pensa sobre o Up Grade que ta querendo fazer , meu palpite é trocar as relações por 3,54 e colocar cx red. Band , não mexer nos freios , a não ser que esteja tendo problemas , o dianteiro com pinças de Kombi são excelentes , o traseiro original com valvula de restrição tbm fica ótimo ...

[]s...

guilhermeabreu
10/07/2004, 18:18
Hugo Morais,


Ok pela dica, mas ja havia lido este detalhe anteriormente.


Eduardo Velo,

Eu posso usar a relaçao 13x46 na frente e atras aproveitando os meus diferenciais dana 30 na frente e dana 44 atras com caixa de reduçao da toyota; So que se fosse os eixos da toyota sei que ficaria mais robusto e resistente, mas, terei que gastar muito. Nao posso fazer esse Up grade?
Ja citei anteriormente em outro local do forum, que tive problema com a pinça de kombi no toyota bandeirante quando coloquei super break disc. Tinha que fazer muita força no pedal e o carro nao parava direito; E que sou pe pesado dizem os meus amigos, para ter uma noçao o pneu MUD 31BF com 40000 Km ja estava precisando de trocar. Ja no engesa, estava com 6 pessoas no carro e andando a 90 Km/H e um caminhao praticamente parou num quebra mola, freei violentamente o carro nao quis parar, quase bati na sua traseira. Ai tomei a mesma decisao quando tive problema com o toyota. No toyota troquei todo conjunto super break disc novinho pelo conjunto warga original toyota; Estou fazendo a mesma coisa no engesa, so que tem que fazer pequeno detalhe para fixar a pinça, pois o disco deu certinho. Com relaçao ao freio traseiro nunca esperimentei, mas todos falam que freio a disco na traseira e o canal. Voce ate agora e o unico que estou ouvindo dizer que nao e legal. Um abraço.

Observaçao: "ATENÇAO":a diferença de frenagem do conjunto de freio a disco ventilado, com pinça do toyota bandeirante e o freio a disco solido com pinça de kombi e INCOMPARAVEL. Com leve toque no pedal do freio o carro ja esta parando. Nisto eu tenho esperiencia propria.

Eduardo Velo
10/07/2004, 19:13
Guilherme , o freio a disco original dianteiro do Engesa é muito bom , as pinças de Kombi atendem bem , o que vc pode fazer é aumentar a cuica de freio e o burrinho mestre ( D20 ou F1000) , aumenta a eficiencia de vácuo e com pouca força já freia .
Qto a disco na traseira , tbm já foi discutido por aqui , a área de contato entre campana e lonas é bem maior que pastilhas no disco , ptto a frenagem tem que ser melhor , só que qdo entra numa trilha o barro sai muito mais fácil no disco que na campana ...
Trocar as relações por 3.54 e colocar red. toyota é um baita up grade ... vc pode colocar os eixos da band sim , mas é como vc mesmo disse , fica bem salgado ... é caso de fazer contas e qual vai ser o uso do carro ...

Se for Estrada --> relações 3.54 ou 3.07 com red. toyota , freios originais com cuica e burro mestre maiores ... uns 3,4 klts

Se for Trilha --> deixar a relação que está , colocar discos na traseira e burro mestre e cuica maiores , acho que não vai sentir necessidade de red. pq seu dif. é curto . 0,8 klts + 2,5klts se optar por red. Toyota

Se for estrada e trilha --> relações 3.54 , red. Toyota , freios a disco nas 4 com burro mestre e cuica maiores , 3,6klts ou até trocar os eixos por toyota ...ae prepara pra gastar mais de 7 klts

[]s aguardando a decisão do Campista ...

guilhermeabreu
11/07/2004, 03:00
GRANDE Eduardo velo

Nunca esperaria uma resposta tao clara como esta. So se eu estivesse a lendo de dia. No meu caso especifico,vou usar o engesao em estrada-trilhas; e as trilhas daqui nao sao muito pesadas, mas gosto delas tambem,nao sou de amarelar nao. Pretendo ir com o bichao nas cordilheiras dos Andes e descer pelos Caracoles daqui ha mais ou menos 2anos junto com outro amigo do jeep club com uma RURAL 58 (considerada a mais bonita do Brasil)com mecanica completa da pajero 2002.So preciso fazer caixa.
Agradeço muito sua explicaçao,que acredito que voce tem muito mais experiencia em engesa do que eu, que estou começando agora;mas ja comprei e ja esta sendo instalado o conjunto de freio dianteiro da toyota.Reconheço que estou sendo um pouco ou muito apressado nesta reforma.
Em tempo ainda. Fui dormir as 3 da matina,quando acordei, lembrei que tinha, isto e, tenho uma caixa de marcha toyota de 4 marchas, retirada de uma toyo que comprei de leilao.Espero nao estar te enchendo seu saco GRANDE Eduardo;mas ainda preciso de sua ajuda.
Com esta caixa de 4 marcha da toyo e respectiva reduzida, precisaria de mexer no chassi? Caso nao precise,ficaria mais barato este conjunto para eu colocar. SO perderia a qualidade da caixa 240 V que tem a 1° reduzida. Pois todos sabemos que com a caixa de 5 marchas da toyo tem que abrir o chassi.
E naquele topico que voce mandou sobre as relaçoes ideais, vou ficar com a da relaçao que vou usar o meu Engesao: em estrada-trilhas.



Muitissimo obrigado desde ja.

Eduardo Velo
11/07/2004, 12:29
Guilherme , tamos aqui pra isso , isso é um Forum altamente democrático , e espero que continue assim , por isso todos expõe suas idéias sem medo ...
EU (Eu) não colocaria freios a disco ventilado num off-road nem a pau , pegamos a Chiboca o fds passado e to tirando barro grudento de parte elétrica até agora , os Trolleiros sofrem com isso tbm , pq vem de fábrica assim , tem que tirar a roda e cutucar pra limpar barro das aletas .
A cx de 4 marchas da Toy com red. , além de ser um excelente cjto cabe no Engesa sem mexer no Chassi , tem que mandar fazer o flange de adaptação pra isso , mas é + alto e tem que mexer na carroceria ...
Não descarte nenhuma peça que vc está tirando , pode ser que vc volte com elas ...

[]s ...

guilhermeabreu
11/07/2004, 16:09
Edu
Valeu a dica. Estive la na oficina hoje; e o meu meca nem botou a mao na pinça da toy para a adaptaçao. Logo vou seguir seu conselho; mantendo o disco original, a pinça de kombi (que detesto) e trocar a cuica com cilindro mestre da F 1000. Devo economizar algumas latas. E vou esperar para ver.
Aproveitando a oportunidade, onde posso comprar o disco de freio novo original do engesa sem ser na rota 4x4.

hugo.morais
12/07/2004, 08:36
Guilherme,

Na minha camper eu adaptei os freios da D20, antes tinha trocado o servo pelo do santana com o cilindro da kombi, pois o original é do gol 1.8. O freio melhora mais com pneus 33'' o carro não parava, então parti para colocar todo o sistema de freio da D20 e servo cilindro mestre da S10, pois na camper não tem muito espaço.

Dizem que adaptação do sistema da toyota no engesa/camper é super tranquilo e fica muito bom, acho que se vc já tá com material em mãos mandava instalar ;)

Com relação a caixa de marchas da band com redução, tem alguém aqui do Forum que já fez esse serviço, acho que foi o outro Eduardo, e senão me engano ele teve de re-trabalhar o chassis do engesa para caber a caixa. Outra solução para não ter que re-trabalhar o chassis é vc torcer o power train no eixo longitudinal do carro (que passa pelo meio do veículo ligando o parachoque dianteiro ao traseiro), esteticamente fica feio, mas vc não precisará recortar seu chassis :D

[ ]s,

Eduardo Chaves
12/07/2004, 14:39
Hugo e Guilherme,

Foi eu mesmo, e realmente retrabalhei o chassis...

Pensei na possibilidade de instalar o powertrain como o Hugo sugeriu, mas, além de não ser suficiente para poupar o retrabalho no chassis, claro que iria minimizar, poderia ter problemas com o ângulo do cardan dianteiro...

A opção que o EduVelo sugeriu, de instalar todo o powertrain "sobre" o chassis, é a que mais convém sem retrabalhar o chassis, mas na minha opinião, o motivo de ter de levantar a carroceria em aproximadamente 10cm foi responsável por eu descartar esta hipótese...

[]'s...