Ver Versão Completa : Molas e amortecedores VITARA 3P.
jonirocha
31/03/2008, 11:26
Olá companheiros,
Resolvi abrir este tópico pelo fato das divergências e contradições que tenho visto por aqui (apesar de respeitar e concordar as vezes com o gosto de cada um do fórum).
Vamos ao que interessa:
1º - Qual a mola “similar nacional” mais indicada para a DIANTEIRA do vitara com o uso do amortecedor original;
2º - Qual a mola “similar nacional” mais indicada para a TRAZEIRA do vitara para trabalhar em conjunto com amortecedor similar;
3º - Qual o melhor amortecedor para ser usado na TRAZEIRA da viatura p/ trabalhar em conjunto com as molas;
4º - Usando os conjuntos indicados em vários tópicos como, por exemplo: MOLA DIANTEIRA DO CHEVETTE COM AMORTECEDOR TRAZEIRO DO OPALA vai ter algum ganho de altura? Quanto?
5º - Usando as molas dianteiras do Santana vou ter algum ganho de altura na dianteira ou terei que instalar calços?
6º - tem como aumentar a suspensão dianteira e trazeira em 2” somente trocando as molas e amortecedores sem afetar a segurança em dirigir?
Vitara 3 portas, ano 1997, cambio mecânico, motor 1.6 8v.
Tenho absoluta certeza que várias pessoas já substituíram a suspensão de suas viaturas. Portanto, qual ficou melhor, o que me recomendam, enfim, espero contar com a ajuda de vocês, pois sou novato com vitara (tive dois samurais anteriormente e sabia como tratar bem os bichinhos) e com pouca bala para instalar originais e também ganhar alguma altura extra na viatura.
Forte abraço a todos!
jonirocha
02/04/2008, 12:51
Nada ainda.....
3 dias e esperando ajuda!
Ricardo Luis
02/04/2008, 14:31
Nada ainda.....
3 dias e esperando ajuda!
AMIGO A COISA É MAIS COMPLICADA DO Q PARECE !:parede: PARA COMEÇAR TEM QUE SER UM MECÂNICO BOM ! DEPOIS TIVE QUE COMPRAR UM KIT LIFT DE 2 DA PARTE DIANTEIRA NA GARRA 4X4 QUE CONTEM OS CALÇOS MAIS UM ESPAÇADOR OU SUPORTE NÃO SEI DIREITO O NOME DA PEÇA QUE VAI NO AMORTECEDOR ORIGINAL ! E NA TRASEIRA MOLAS DO OPALA COM AMORTECEDOR TRASEIRO DA SUPREMA ?:putz:
jonirocha
02/04/2008, 20:57
Pois é Ricardo,
já estou com a viatura parada "trepada no elevacar" a uma semana sem a suspensão original (que já foi p/ saco) e estou espero alguma dicas da turma do forum, pois em alguns tópicos daqui existe uma confusão muito grande de peças similares sem chegar a uma conclusão lógica. Aqui em São Luís_Ma é meio complicado adquirir peças originais.
valeu!!!
Walter L. L. Casitta
02/04/2008, 21:14
Pois é Ricardo,
já estou com a viatura parada "trepada no elevacar" a uma semana sem a suspensão original (que já foi p/ saco) e estou espero alguma dicas da turma do forum, pois em alguns tópicos daqui existe uma confusão muito grande de peças similares sem chegar a uma conclusão lógica. Aqui em São Luís_Ma é meio complicado adquirir peças originais.
Amigo, tópico novo não faz mágica. O máximo que poderia acontecer é que a confusão se mude pra cá. Tá na hora de você contribuir filtrado as informações que encontrar, experimentar no seu Vitara e colocar o resultado pra acabar com a confusão...
jonirocha
02/04/2008, 22:02
caro Walter, como já citei anteriormente, meu vitara está a uma semana no "estaleiro", tempo este que também estou "filtrando" e refiltrando todos os topicos relacionado aqui, te garanto que não é preguiça em achar algo plausivel. O que realmente procuro é algum membro daqui que já tenha instalado a suspensão citada e o que achou, para assim facilitar a minha vida, pois uma semana sem viatura é Fo....
valeu pela atenção!
As molas da sua viatura já foram todas pro saco mesmo?
O que voce quis dizer com "amortecedor similar" na pergunta 2? Ele abre o mesmo tanto do original ou abre mais?
Sua intenção é levantar o carro ou manter ele com a altura original? (acho que se vc responder essa pergunta fica mais facil do pessoal responder..)
jonirocha
02/04/2008, 23:17
CHRISB,
Sim, molas e amortecedores já foram p/ o brejo, rodei inda um bom tempo passando dos limites de segurança.
Molas e amortecedores que caibam na viatura, ou seja: Mola dianteira do chevette na trazeira da viatura é uma boa? aumenta em quanto de altura?
a mola dianteira do santana´fica boa na dianteira? aumenta quantas polegadas?
o amortecedor trazeiro é melhor do kadette ou opala (p/trabalharem em conjunto com as molas do chevette)?
segundo alguns topicos, terei um ganho de 2 polegadas usando esta configuração, procede?
ou vocês me aconselham outro esquema?
ME AJUDEM!!!
Junior_rural68
03/04/2008, 08:23
Oi Joni, não conheço muito mas vou dar um pitaco.
no site do cabrito tem uma tabela comparativa de amortecedores.
http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/amortecedores%20vitara.htm
Troque primeiro as molas dianteiras de Santana e traseira de monza
http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/pe%E7as%20vitara.htm
Não sei se o Vitara da pra montar sem amortecedor traseiro, mas se der, monte só com as molas e ponha numa rampa na hora que a roda começar a sair do chão é só medir a distancia entre os suportes do lado aberto e o lado fechado da suspensão. Pronto ai você vai na tabelinha e acha o melhor amortecedor para traseira!!!! Agora pra dianteira não tem jeito, só original mesmo!!!! Aqui em Sampa tem gente que recupera.
Boa Sorte
Osmar Junior
CHRISB,
Sim, molas e amortecedores já foram p/ o brejo, rodei inda um bom tempo passando dos limites de segurança.
Molas e amortecedores que caibam na viatura, ou seja: Mola dianteira do chevette na trazeira da viatura é uma boa? aumenta em quanto de altura?
a mola dianteira do santana´fica boa na dianteira? aumenta quantas polegadas?
o amortecedor trazeiro é melhor do kadette ou opala (p/trabalharem em conjunto com as molas do chevette)?
segundo alguns topicos, terei um ganho de 2 polegadas usando esta configuração, procede?
ou vocês me aconselham outro esquema?
ME AJUDEM!!!
Mais um tópico pro Fabil oferecer o espaçador de cardan que ele fabrica, hehehe.
Amigo, às vezes uma boa oficina mecânica de jipe já faz todo o kit pra levantar o vitara, não precisa necessariamente sair pesquisando preço de kit pela net. Não é tããão complicado assim.
Mas é aquela coisa, eu to te dizendo isso e depois vai vir outro e vai dizer que é uma coisa totalmente diferente. É questão de gosto mesmo.
Posso te dizer que uns 40% dos vitaras daqui são levantados com calços e outros 40% são levantados com molas na traseira e aquele suporte na dianteira. Os outros 20% devem manter original ou com 1" que nem eu, hehehe.
[]´s
mdaminello
03/04/2008, 10:16
Amigo,
primeiro lugar vc precisa decidir de vai levantar a viatura em 1", 2" ou manter original.
Se for levantar, da uma olhada nos sites
www.rc4x4.com.br
www.garra4x4.com.br
www.alternativa4x4.com.br - kit p/ arquear a suspensão do vitara, acho que é o mais completo.
estou usando o kit da alternativa 2", mais ou menos 1 ano
Amortecedor dianteiro, por enquanto não apareceu nenhum santo com algum genérico para substituir, então tem que ser - Amortecedor dianteiro p/ Vitara rs
quanto as marcas
KYB - ta dificil de achar, porem dizem que é o melhor e mais caro $$$$
Corven - pela pesquisa que fiz, tem muita gente usando
Perfect System - a amaioria não gosta / não recomendam p/ quem faz trilha, mesmo leve
Record - idem anterior
No yahoo grupos, rolaram muitas mensagens sobre o assunto semana passada, da uma procurada lá.
tem uma empresa que fabrica sob medida - acho que é assim PRO-DESIGN system- tem o site la nas mensagens
http://br.groups.yahoo.com/group/suzuki-net/message/76193
ai é umas questão de bolso $$$$$
Comprei tem 1 semana os Corven 11 5061-4422 - foi o local mais barato que achei, devo estar instalando amanhã ou sabado.
As molas vou manter a original na dianteira.
Amortecedor traseiro,
to usando molas 2" maiores by Alternativa 4x4 e amortecedores original, tem que colocar uma pino p/ aumentar o amortecedor
porém muitos recomendam na traseira amortecedor da omega suprema, se estiver usando o kit 2"
quanto as molas e amortecedores paralelos, ja indicaram outra mensagem o site com referências.
não sei responder se usando molas do chevete, opala, kadet ou uno vc vai ganhar na altura...
A receita de bolo é:
KIT 2" - alguns dos sites acima
Traseira - amortecedor omega suprema, molas colocaria da alternativa 2" - se tiver que trocar mesmo
Dianteira - amortecedor original - deixaria original e testaria com o kit, depois pensaria em trocar, mas tentaria colocar original.
jonirocha
03/04/2008, 15:50
Valeu Marcelo,
Já tirastes 90% das minhas duvidas, vou dar uma pesquisada nos preços das peças que vc.indicou e tentar viabilizar.
Você tem os valores de quanto gastou na sua viatura com as peças relacionadas pra adiantar os meus cálculos?
Obrigado pela força!!!
mdaminello
03/04/2008, 16:24
amigo, é melhor vc consultar nos sites indicados, fui fazendo aos poucos, não lembro valores e as NF's estão em casa.
mas fiz um pouco por vez, so comprei os amortecedores dianteiros pois um deles esta vazando oleo.
Caso vc compre o kit e levante a suspensão, peça ao mecânico para verificar a regulagem do freio, tive problemas com o meu, pisava e o pedal ia até o fundo, ou qdo virava p/ direita e manobras em baixa velocidade, mesma coisa, o pé colova no assoalho, qdo troquei o pneu o cabra falou que era cilindro mestre.
fui um pouco teimoso e como fiquei apertado de $$$, voltei no mecânico, fizemos uma regulagem de freio e no parafuso que regula o caster, batata, corrigido o problema.
vai com fé que fica show de bola
PessoAll,
Antes que alguém critique, já gastei horas pesquisando e não cheguei a conclusão alguma porque a confusão é grande! Este é um dos assuntos mais polêmicos nos fóruns de Vitara: o lift de suspensão de 2".
Estou reativando este assunto porque troquei as molas dianteiras do meu Vitara que raspavam nos amortecedores e no corpo das pinças de freio, causando estalos no momento de manobrar, além de deixar o carro extremamente duro em qualquer imperfeição do terreno. Não sei se as mesmas eram originais, pois já vieram no carro quando comprei!!
Coloquei molas de Opala 4cc, cortadas em 1,5 voltas + o calço do kit de 2". O carro ficou mais macio, porém ficou baixo demais, raspando os pneus 31" nas caixas de roda!
Não sei se as molas não são adequadas ou se estavam ruins porque são usadas! A questão é que não deu certo e não quero voltar para as molas anteriores!
As perguntas são:
É possível utilizar as molas dianteiras de Santana 2000 direto na suspensão dianteira do Vitara, conforme comentado em alguns tópicos, sem o calço de 2"? Alguém já tentou ou fez isso?
Alguém têm outra sugestão?
Existe outra mola similar a do Vitara que possa ser usada com o calço de 2"?
OBS: O amortecedor original do Vitara já têm o prolongamento de 2"!
Meu Vitara tá com cara de carro tunado, a traseira alta (2,5") e a dianteira baixa (1" ou menos)
Abraço
mdaminello
23/03/2009, 08:40
Mauricio,
seu vitarinha deve ter uma graça rs, brincadeiras a parte, mas eu iria atrás das molas originais, cara o carro foi feito e testado com esses componentes, esse negócio de ficar adaptando pode ser que funcione por um certo tempo mas não é o ideal, imagina quantos engenheiros não esquentaram a cabeça p/ fazer calculos e mais calculos para chegar no modelo correto.
Tenta na alternativa 4x4 eles devem ter.
eu tinha no meu vitara e não ocorria nenhum problema, quanto as pinças de freio e estalos, é só pedir para o mecanico ajustar.
boa sorte.
Marcelo
MSJ - vendi meu vitarinha em agosto de 2008, tenho uma saudade
Pois é Marcelo,
Também estou procurando umas molas originais! Quanto aos estalos que me referi são por causa do grande diametro das molas antigas que raspavam nas pinças de freio e nos amortecedores.
Pessoal,
Alguém mais têm alguma opinião e/ou experiência sobre molas alternativas para a dianteira do Vitara?
[] Ainda de "Vitara tunado"
Wally BH
23/03/2009, 21:58
Mantem as originais com calço de 1,5 ou, no máximo 2", por causa das homocinéticas. É a melhor combinação. Mais do que isso, vai forçar o sistema. Não esqueçe de corrigir a cambagem (acho que é isso), pois as rodas tendem a ficar pra dentro!:concordo:
[ ] Wally
Há muito tempo atrás, instalei no meu antigo Vitara 3 portas, um par de molas traseiras da Chevy (aquela pick up que foi fabricada pela GM).
Ficou legal, não precisou de nenhuma adaptação, porém achei que o carro ficou um pouco duro.
Se eu trocar as molas originais por molas de 1'' a mais (alternativa 4x4) em um vitara com suspensão original teria que fazer alguma outra correção?
Se eu trocar as molas originais por molas de 1'' a mais (alternativa 4x4) em um vitara com suspensão original teria que fazer alguma outra correção?
Acredito que no máximo uma cambagem nas rodas dianteiras. Não sei se necessita de alguma alteração nos amortecedores traseiros!
Abraço!
andre veiga
19/04/2010, 22:24
Nao muitas informações sobre as molas da alterntiva4x4
Mas se eu tivesse mesmo que trocar as molas do vitara, colocarias estas com +1".
Amortecedores traseiros se não me engano da ipanema, os da suprema ficam duros demais para meu gosto, e amortecedores KYB na frente com espaçadores da rc ou alterantiva.
O "padrão" e colocar + 2" nas molas dos vitara mas tem que mexer mais coisas.
Com 1" a mais não precisa mexer em nada não - pelo menos o meu não foi, mas com amortecedores originais dependendo do lugar da final de curso, o certo é uma coisa só... começou não para mais... hehe
André Gonçalves
26/04/2010, 22:23
Xará
Blz?
Você comprou as molas da alternativa com +1 pol? Ficou bom o resultado? Estou pensando em levantar um pouco meu Vitara mas ainda não decidi a configuração. Será que compensa colocar molas com 1 pol a mais e colocar prolongadores noa amortecedores para evitar o final de curso que você falou?
Sds.
André
arlei_vitara
27/04/2010, 14:14
Andre,
Se vc. decidir por um lift de 1", seja trocando as molas pelas da Alternativa, seja confeccionando e instalando calços de nylon, não precisa mecher em mais nada.
Rodo a pelo menos 4 anos com esta configuração, em dois Vitaras diferentes com a mesma receita, ou seja pneus 235, calços 1" e só.............fica muito bom e é barbadinha de fazer.
Trocar as molas só vai compensar se vc. já tiver as molas cansadas, arriadas, se não vai de calço mesmo !
andre veiga
28/04/2010, 23:02
Oi Xará,
É como eu falei... SE precisasse trocar as molas, optaria pelas com + 1" como as da alternativa.
Meus vitaras sempre tiveram calços de 1pol, nunca achei que precisava +, mesmo usando 225/75/15 + recap geninho 1001, + rodas com tala 7 e off set negativo. Mas no último tinha calços de 2 pol na lataria (BL), o que não gostei nada...
Como o Arlei disse, a maior vantagem é a facilidade de não precisar fazer mais nada como quando se usa 2pol.
Com amort. da suprema, é comum o vitara perder as molas traseiras porque ele abre d+, com molas maiores a chance de perde-las é menor.
PS. Siga a "receita" já consagrada e aprovada... e quer fazer trilhas "hard" compra um samurai... o meu por exemplo... rsrsrsr
Abraços
arlei_vitara
29/04/2010, 13:34
Somente reforçando e deixando beeeeeeem claro, amrotecedores da Suprema é receita de bolo para quem tá usando calços de 2" pelo menos, se não ao abrir todo curso a mola escapa mesmo.
Para que tá usando calço de 1", amortecedores traseiros da Caravan, a gás ou a óleo mesmo, da Cofap :concordo: :concordo:
Galera,
Tenho um Vitara 3D com calços de suspensão 2" da Alternativa 4x4 (Calços de mola 2,5" na traseira e 2" na dianteira) com molas originais, calço de amortecedores dianteiros e amortecedor da Omega suprema na traseira. Gostaria de saber se eu trocar as molas traseiras pelas do chevelho e manter o calço quanto ganharia em altura? Perderia muito em estabiliade? Quanto a dianteira se mantiver os calços de 2" e colocar molas +1" perco em estabilidade? O que vcs acham? Quera ganhar mais 1" na altura.
Pessoal, alguém já usou as molas +1" da Alternativa?
Instalei um guincho e amortecedores Tokico novos e está batendo fim de curso, acho que é pelo peso do guincho.
Alguém já teve este problema?
e ai galera td bom?
esse ultimo sabado colocamos amortecedores a gas de omega suprema + molas da dianteira da caravan 4 cc na traseira do nosso vitara. Ficou ótimo, Muito conforto, ficou mais alto por causa das molas maiores e sem calço nenhum nas mesmas. Falei com um amigo e ele acha que levantou mais que 2'' o vitara somente com essas molas, acho mais viável do que os próprios calços, pois, como o amortecedor do omega suprema da mais curso ela vai deichar ele trabalhar esse curso... fica ai a dica!
abraço
e ai galera td bom?
esse ultimo sabado colocamos amortecedores a gas de omega suprema + molas da dianteira da caravan 4 cc na traseira do nosso vitara. Ficou ótimo, Muito conforto, ficou mais alto por causa das molas maiores e sem calço nenhum nas mesmas. Falei com um amigo e ele acha que levantou mais que 2'' o vitara somente com essas molas, acho mais viável do que os próprios calços, pois, como o amortecedor do omega suprema da mais curso ela vai deichar ele trabalhar esse curso... fica ai a dica!
abraço
Parece interessante e na dianteira? Como vc fez?
abraço,
Gustavo
Resumo para próximos leitores:
-Se usar calços de 1" não precisa mexer em nada na viatura;
- Se tiver com amortecedor estourado, Viatura original ou levantada somente em 1", pode-se usar amortecedor traseiro do chevette ou chevi, na dianteira só tem o original;
-O mesmo para molas de +1": na dianteira mola de santana, corta-se a 1ª volta ganha 1", na traseira mola traseira de chevette ganha 1" fica macio, mola traseira de monza fica mais duro, também ganha 1";
-O que mais indico, kit de 2" (custa, mas fica muito bommmmm): vem os calços de molas, calço do amortecedor dianteiro, calço da bandeja traseira e espaçador de cardã, ai substitui amortecedor traseiro pelo do monza ou kadett (baratos) ou tbm calços nos originais, os da suprema é indicado para viaturas de 2" + 2", senão o carro fica duro demais!
-Por ultimo ajustar a cambagem das rodas dianteiras, normalmente o pessoal alarga o furo de cima dos amortecedores, mas tem opções melhores;
OBS:não precisa fazer tudo de uma vez, mas precisa fazer, no meu vitara ainda falta o espaçador de cardã, ainda quero substituir minhas molas pelas citadas acima + calços de 2", para ficar com + 3" na suspensão e azar das homocinéticas!
Ai está o gabarito para ajustar o camber da dianteira!!
AlemãoRS
15/03/2011, 14:47
e ai galera td bom?
abraço
Coloca as fotos ai e se possível testa o curso numa rampa para ver se as molas não ficaram muito duras.