Ver Versão Completa : fumaça na ranger 2.5 TDI
duardobruno
30/03/2008, 20:00
Amigos,
Tenho reparado, pode ser paranóia minha, mas me digam se a de vcs é assim. A minha ranger 2.5 TDI, sempre que ligo, ao acelerar pra sair, se forçar um pouquinho, dá uma fumaçada meio branca, meio preta. Depois de bem aquecida, a fumaça diminui bastante, e não reparo nada de fumaça em rotações acima de 2500 giros. Isso é normal e eu to procurando defeito pra gastar dinheiro ou alguma coisa está errada mesmo?
Abraços Rangerianos.
Edintruder
30/03/2008, 20:13
Com o motor frio a fumaça é normal mesmo. Acima de 2500 rpm a pressão na admissão é maior e o motor admite mais ar mantendo uma proporção de ar x combustível mais adequada a ponto de queimar todo o diesel injetado.
Pequeno jr
30/03/2008, 22:04
Eduardo, aonde vc esta abastecendo? Qualquer posto ou tem apenas um local? Se for a segunda resposta, tenta mudar de posto por um ou dois tanques para ver se isso melhora. Agora estou abastecendo no posto texaco da 202 sul, diesel aditivado e tenho notado melhoras.
duardobruno
30/03/2008, 22:10
Com o motor frio a fumaça é normal mesmo. Acima de 2500 rpm a pressão na admissão é maior e o motor admite mais ar mantendo uma proporção de ar x combustível mais adequada a ponto de queimar todo o diesel injetado.
Oba! Fico feliz então, minha Jubiraquinha está normal. Valeu Edin!
duardobruno
22/04/2008, 09:06
E aí galera!
Desculpe voltar neste assunto, mas o problema está me irritando. Sobre a fumaça, quando a ranger está fria. Fiquei intrigado, pesquisei aqui o fórum, perguntei a mecânico, daí, resolvi trocar o óleo, troquei o posto, troquei todos os filtros e a maldita fumaça tá lá, deixando a névoa na rua quando passo.
Alguns dizem q é normal, outros que é queima insuficiente do diesel, outros q é a turbina, tem quem diga q é água no diesel, filtro de diesel, outros q é junta do cabeçote, outros ainda que é o ponto da BI.
Vamos lá então: Ela não está soprando no duto da vareta de óleo, tem um meladinho de óleo no suspiro, pouca coisa mesmo, mas não sopra fumaça lá. Tb não perdeu potência, pelo contrário, a bichinha tá andando muito bem. Retirei as mangueiras da turbina, não tem óleo não, tá meio preto na boca da turbina, mas tá seco. Até pq quando comprei (menos de 10 meses), tinha acabado de instalar a turbina nova. Tá merejando um pouco de óleo na junta entre a BI e o motor, perto da tampa das válvulas. Ah, não baixa óleo não, que dizer, baixa bem pouco mesmo, depois de rodar uns 3000 km, completa com meio litro.
O impressionante é que quando saio de casa, é o carro da sucam, fumaça branco, formando uma névoa no asfalto. Pego um trânsito de manhã, então ela vai soltando fumaça na cara de todo mundo, quando o trânsito se dissipa, e ela começa a embalar, vai acabando a fumaça. Quando chego no trabalho, já tá praticamente sem fumaça, quase normal. Só q o trajeto só tem uns 13 km. E quando saio direto na rodovia, ela anda uns 5 ou 7 km e para de fumacear.
Então mestres rangeiros? Não quero mais cair na mão de mecânico picareta, ou ficar gastando e não resolver o problema, visto que só pra trocar óleo e filtros, já gatei 200,00 reais, mas ia ter que gastar isso mais pra frente mesmo. Em fim, o que pode ser isso?:parede:
duardobruno
22/04/2008, 11:03
Pequeno Jr (vizinho), dá uma luz ae????:lol:
Edintruder
22/04/2008, 12:57
Então pode ser que o sistema de injeção esteja pedindo água ou uma revisão...
Pequeno jr
22/04/2008, 13:03
Cara,
So ia postar a noite qdo chegasse em casa, mas como tive que vir em Sobrado resolver umas coisa, lembrei de postar aqui uma coisa. Hoje cedo, estava deixando minha filha no colégio Instituto e vc passou. Cara, a sua está fumaçando muito, com fumaça branca e com cheiro de óleo queimado.
AO passar do quebra-molas que fica entre o colégio e o prédio que moro simplesmente não deu para enxergar a traseira da tua Ranger. Será que vc rodando lá da tua casa até lá no instituto não era para ter acabado essa fumaça???
COm base nos teus relatos, estou achando o seguinte:
- Turbina aparentemente é zerada, então muito difícil de ser ela;
- água no diesel é muito dificil senão vc estaria sentindo no rendimento dela, e vc disse que ela está andando bem;
- Oleo e filtro de diesel tbm não iria fazer desta forma;
Então, ao meu ver, so faltam duas coisas para verificar:
- Bomba Injetora. A minha em Dezembro estava desta forma, parecia viatura da Sucam. Levei lá no Assis em Formosa e fiz pela primeira vez na historia da minha Ranger a Bomba Injetora. Gastei uma facada, mas está comepnsando pelo consumo e desempenho da mesma.
- Se não for isso, vai teu problema está entre aneis de vedação e cabeçote.
duardobruno
22/04/2008, 14:31
Cara,
So ia postar a noite qdo chegasse em casa, mas como tive que vir em Sobrado resolver umas coisa, lembrei de postar aqui uma coisa. Hoje cedo, estava deixando minha filha no colégio Instituto e vc passou. Cara, a sua está fumaçando muito, com fumaça branca e com cheiro de óleo queimado.
AO passar do quebra-molas que fica entre o colégio e o prédio que moro simplesmente não deu para enxergar a traseira da tua Ranger. Será que vc rodando lá da tua casa até lá no instituto não era para ter acabado essa fumaça???
COm base nos teus relatos, estou achando o seguinte:
- Turbina aparentemente é zerada, então muito difícil de ser ela;
- água no diesel é muito dificil senão vc estaria sentindo no rendimento dela, e vc disse que ela está andando bem;
- Oleo e filtro de diesel tbm não iria fazer desta forma;
Então, ao meu ver, so faltam duas coisas para verificar:
- Bomba Injetora. A minha em Dezembro estava desta forma, parecia viatura da Sucam. Levei lá no Assis em Formosa e fiz pela primeira vez na historia da minha Ranger a Bomba Injetora. Gastei uma facada, mas está comepnsando pelo consumo e desempenho da mesma.
- Se não for isso, vai teu problema está entre aneis de vedação e cabeçote.
Éé? Quando for assim dá uma buzinada tá. Rs.
Então caras, quando eu chego ali na decida do Colorado, vai diminuindo a fumaça. Quando chego no início da Asa norte, praticamente não tem mais fumaça.
Hoje se eu tiver um tempinho, vou dar um pulo no mecânico pra ele dar outra opinião. Mas será que pode ser só uma regulagem na bomba? Pq meu amigo, essa rangerzinha tá me fazendo gastar viu. To até meio triste. E tudo começou com a maldita troca da correa dentada.
Ah, outra coisa? Qual fica mais barato, anéis de vedação e cabeçote ou bomba injetora? Só pra eu ir rezando aqui.
Abraços.
duardobruno
22/04/2008, 18:16
Então rangeiros? Seguinte: Hoje saí do serviço e passei na oficina, o meca deu uma olhada na fumaceira, quer dizer, no que sobrou dela, pq quando eu cheguei na oficina, já não tinha mais fumaça. Daí esperei com ela um pouco desligada e liguei de novo. Fumou só um pouquinho branco, depois, dei umas aceleradas fortes e nada.
Diagnóstico do meca: BICOS INJETORES DESREGULADOS OU PRECISANDO TROCAR OS ELEMENTOS.
Segundo ele, não é bomba injetora, pq a pickup não perde potência, tb não é cabeçote, pois a fumaça para depois de um certo tempo. Filtros estão trocados. Assim, a explicação dele é que os bicos desregulados, ficam "mijando" diesel na câmara de combustão, quando ligo, dá excesso de diesel, que demora a queimar, depois de queimar o excesso, ela fica normal.
E aí? Posso confiar no diagnóstico? Segundo ele o bombista vai cobrar uns 110,00 reais por bico, se tiver que trocar o elemento, somente regular, ele não sabe, e a mão de obra dele fica em 40,00 reais.
Confio e mando fazer?
Pequeno jr
22/04/2008, 20:56
Então rangeiros? Seguinte: Hoje saí do serviço e passei na oficina, o meca deu uma olhada na fumaceira, quer dizer, no que sobrou dela, pq quando eu cheguei na oficina, já não tinha mais fumaça. Daí esperei com ela um pouco desligada e liguei de novo. Fumou só um pouquinho branco, depois, dei umas aceleradas fortes e nada.
Diagnóstico do meca: BICOS INJETORES DESREGULADOS OU PRECISANDO TROCAR OS ELEMENTOS.
Segundo ele, não é bomba injetora, pq a pickup não perde potência, tb não é cabeçote, pois a fumaça para depois de um certo tempo. Filtros estão trocados. Assim, a explicação dele é que os bicos desregulados, ficam "mijando" diesel na câmara de combustão, quando ligo, dá excesso de diesel, que demora a queimar, depois de queimar o excesso, ela fica normal.
E aí? Posso confiar no diagnóstico? Segundo ele o bombista vai cobrar uns 110,00 reais por bico, se tiver que trocar o elemento, somente regular, ele não sabe, e a mão de obra dele fica em 40,00 reais.
Confio e mando fazer?
Eduardo quem foi este bombista??
Depois que conheci o Assis la de formosa, so levo para la. Muito bom de serviço. No meu caso, como tive que trocar a carcaça da Bomba injetora + bicos + limpeza de intercooler + regulagens + troca da correia dentada + regulagem de valvulas ficou tudo em R$ 2200,00. Lembrando que NUNCA fiz nada de bomba injetora na Ranger desde q tirada da autorizada em 1999.
No sabado passado estive la para ver uma coisa na minha Ranger e na de um amigo 2.8 XLS. O serviço de regulagem ficou em R$150,00 pois so foi de recalibragem dos 4 bicos e colocar a Ranger no ponto.
O Assis é que trabalha para todas as concessionárias FORD, GM, Nissan e Toyota do DF. Se vc deixa seu carro na autorizada para fazer serviço de Bomba, é para lá q eles mandam a sua bomba injetora.
Como t disse, na minha o mesmo problema era isso tudo ai q escrevi, so que tinha um agravante pois a minha não estava andando nada, nada. Subia o colorado se arrastando a 80 e olhe la.
duardobruno
23/04/2008, 00:05
Eduardo quem foi este bombista??
Depois que conheci o Assis la de formosa, so levo para la. Muito bom de serviço. No meu caso, como tive que trocar a carcaça da Bomba injetora + bicos + limpeza de intercooler + regulagens + troca da correia dentada + regulagem de valvulas ficou tudo em R$ 2200,00. Lembrando que NUNCA fiz nada de bomba injetora na Ranger desde q tirada da autorizada em 1999.
No sabado passado estive la para ver uma coisa na minha Ranger e na de um amigo 2.8 XLS. O serviço de regulagem ficou em R$150,00 pois so foi de recalibragem dos 4 bicos e colocar a Ranger no ponto.
O Assis é que trabalha para todas as concessionárias FORD, GM, Nissan e Toyota do DF. Se vc deixa seu carro na autorizada para fazer serviço de Bomba, é para lá q eles mandam a sua bomba injetora.
Como t disse, na minha o mesmo problema era isso tudo ai q escrevi, so que tinha um agravante pois a minha não estava andando nada, nada. Subia o colorado se arrastando a 80 e olhe la.
Pois é Júnior, é isto que o mecânico está rebatendo. Ele diz que se fosse problema na bomba injetora, ela não estaria andando como está. Nem a fumaça sumiria depois de um tempo. A minha sobe o colorado a 120 km/h, se puxar quarta marcha. Formosa é meio contra mão pra mim, mas como o meca diz q posso andar um pouco com ela assim, to pensando em fazer uma pesquisa em outras oficinas. Hoje um amigo me disse que a a tal GIL MOTORES, na qd 13, pertence a um ex dono da casa da camionete. To pensando em dar uma passada lá e em Formosa.
Abraço.
duardobruno
24/04/2008, 08:56
Gente, agora danou. Fui na outra oficina, a tal GIL MOTORES. Mais uma vez o cara nem tchum. Bateu o olho, fez cara de quem tava recebendo uma entidade e disparou: "É A TURBINA." Expliquei pra ele que a fumaça sumia, que ela não perdia a potência e que outro mecanico tinha dito que eram os bicos.
Daí ele respondeu: "CARA É TURBINA, É Q UM POUQUINHO DE ÓLEO Q PASSA, FAZ UM FUMACE. COMPRA LOGO UMA NOVA." Daí eu agradeci e já casquei fora.
Pequeno Jr, onde é o tal bombista de formosa? É contra-mão mas vou ter que ir lá mesmo. Ele é mecânico tb ou só bombista?
Ah sim! Gente, como ele pode afirmar de cara que é a turbina, sem nem mesmo desconectar nenhuma mangueira? Eu ainda perguntei sobre o barulho, ele disse q estava normal, mas que tinha certeza de se tratar de turbina.
Ontem eu andei com ela, das 13:30 até as 17:40. Ao arrancar, ela dava uma fumadinha bem leve, meio preta, meio branca, mas depois de engatar a segunda marcha, vinha limpinha. Em altas rotações, nada de fumacear.
Alguém tem noção? Acho que vou na casa da camionete, morrer na grana, mas morrer na grana certa, o que acham?
Pequeno jr
24/04/2008, 23:30
Eduardo, esse GIL Motores é mais um dos mecanicos que vou passar longe. Fiz um único serviço com ele para mais nunca. Simplesmente o camarada tava me jogando q meu motor ja era e q eu "tinha" que fazer com ele.
Cara, compensa e muito a ida em formosa em se tratando de bombas injetoras. o Assis no momento é para mim o melhor bombista Diesel da Região. Se quiser, pode dizer que que lhe indicou foi o Ayrison Júnior (eu) filho do Ayrison (meu falecido pai) da Polícia Cívil.
O site da empresa dele é:
http://www.idealdiesel.com.br/servicos.htm
Quando você chegar lá, procure o Assis ou o Bigode. Super gente boas, o serviço é nota 10 e muito mais barato do a mesma coisa sendo feita aqui no DF.
Pesquisei quanto ficaria em 3 lojas aqui do DF para fazer o mesmo serviço que o meu amigo fez lá em Formosa e o orçamento mais barato ficou em R$ 180,00, so que será que o serviço é bom??? O mais caro ficou em R$ 340,00
Se não estou errado, ele tem mecânico tbm. Leve lá e faça um orçamento. Depois vá la na lagoa e vá tomar uma skol.
OBS: No site tem explicando como vc chega na loja, ok!?
Edintruder
25/04/2008, 09:13
A turbina quando faz fumaça o nível do óleo baixa bastante. Alguém tinha que ensinar isso pro porcânico!!!
Imagino quanto azarado cai nessa e abre a carteira pro animal!
Anthoniusnikos
25/04/2008, 09:53
X2...! É assim que se diz nestes momentos, ou ainda preciso comer muita grama para entender o significado?
Mas, se comigo, compraria uma turbina nova, que já vem com o manual de instalação e fazia o serviço. Sem antes desmontar a velha e ver o estado de conservação (vide manuais de manutenção).
Abs
Anthonius
Cara, fumaça branca de vez em quando pode ser tanta coisa...mas só diz uma coisa....óleo lubrificante queimado. Ou ele vaza da turbina ou de dentro do motor. Isso me leva a não pensar em bomba ou em bicos. Leva a pensar em junta do cabeçote queimada ou queimando e turbo. Se eu não estiver me esquecendo de nada e corrijam-me se falo besteira.
AGORA TROCAR TURBO????
Aí já não sei...é muito fácil o #$%#¨¨&¨do meca falar isso....a grana não vem do bolso dele, não é?
Acho que para eu trocar meu turbo o carro tem que estar indirigível....eu só troco turbo quando ele se desintegrar ou quando o motor perder potência.... O turbo pode estar com alguma folga nos rolamentinhos e o oleo esta saindo....o meu deve estar assim..sai um pouco de oleo junto com o ar porque em um vazamento na mangueira eu vi um rastro de oleo...isso substitui o oleo que o Ed manda jogar no tanque, não? Acho que sim.
Segundo..cabeçote....eu antes de mexer em turbo mandaria checar a junta do cabeçote.
Anthonius se vc quiser alguma orientação quando for abrir seu turbo estou à disposição , abri o meu e fechei umas 10 vezes inclusive mexi no eixo.
Abraços
Amithai
Que papo é esse de regular bico, manutenção em bico, desentupir bico??? Nunca ouvi falar, bico se troca e ponto final.
E 110 reais é metade do dinheiro do bico.
Wagninho
25/04/2008, 20:05
Que papo é esse de regular bico, manutenção em bico, desentupir bico??? Nunca ouvi falar, bico se troca e ponto final.
E 110 reais é metade do dinheiro do bico.
Olá Amithai !
Deixa eu te contar uma coisa : Essa regra não é para todos os bicos injetores, por exemplo bico injetor de motor Mercedes-Benz de caminhão ( 1113;1519;1932,709..,etc ) tem regulagem sim, tanto os novos quanto os usados. O que acontece as vezes é que não há mais condição de se regular um bico usado por excesso de desgaste. Inclusive essa regulagem é feita através de calços calibrados que compensam desgastes e tal regulam se faz no momento de se testar os bicos com dispositivo específico para teste que no caso dos citados caminhões tem sua abertura de injeção por volta de 180bar. No caso da Ranger ainda preciso decobrir, talvez tenha apenas teste de pressão x atomização, sem regulagem por calço calibrado, isso eu ainda pretendo descobrir...!
Um abraço.
Wagninho valeu !! Não sabia dessa regulagem...mas em Ranger todo mundo fala que não regula para ele voltar ao que era. Tipo o bico está pingando....já era....
Edintruder
25/04/2008, 23:08
Apenas se calibra a pressão de abertura, o leque não tem como arrumar depois de gerar cavitação e desgaste nos orifícios na ponta do injetor..
Wagninho
26/04/2008, 13:43
Apenas se calibra a pressão de abertura, o leque não tem como arrumar depois de gerar cavitação e desgaste nos orifícios na ponta do injetor..
Olá Edin !
É isso mesmo, se houve desgaste provocado por inúmeros fatores que resultam em cavitação , provavelmente o bico não vai corresponder de forma satisfatória na abertura do leque e nem tão pouco atomizar a mistura de fluído ( diesel + ar da câmara de combustão ) provocando queima irregular e que pode ir se agravando até chegar ao ponto de gotejamento, que é mais conhecido como "bico mijando", qdo isso acontece é o caos, pois sobra resíduo líquido ( diesel não queimado ) que acaba escorrendo pela parede do cilindro removendo a lubrificação e posteriormente ingripando os anéis e por aí já dá para saber o fim da história...., ops..., fim do motor melhor dizendo. Mas antes que isso aconteça são dados indícios pelo próprio motor que perde desempenho e com o aumento do nível de óleo no cárter, pois o mesmo começa a se misturar com diesel não queimado.
Pequeno jr
26/04/2008, 17:48
X2 !!!
Não deu tempo de responder, mas era isso que iria falar. Bombistas indicam essa verificação a cada 100.000km/rodados.
duardobruno
27/04/2008, 18:58
X2 !!!
Não deu tempo de responder, mas era isso que iria falar. Bombistas indicam essa verificação a cada 100.000km/rodados.
Valeu júnior. Vou dar um pulo lá, de repente é só regulagem na bomba. Mas tb vou verificar a junta do cabeçote. Sempre achei o castanhado da minha ranger, depois da confusão da válvula, sempre muito alto. Pode ser cabeçote.
meu PS sempre fez um barulho altissimo perto de outros carros tipo uma hilux 2000....230000 km...sera que é hora de algo?
duardobruno
28/04/2008, 10:44
AGORA TROCAR TURBO????
Aí já não sei...é muito fácil o #$%#¨¨&¨do meca falar isso....a grana não vem do bolso dele, não é?
Amithai
IIIIssssooooooooooooooooooo!!!!!!!!! E eu não duvido que depois ele venha jogar o caô pra deixar a turbina "velha" lá. Daí ele pode revender pra outra suposta turbina estragada e ir fazendo um comércio lucrativo de turbos estragados que não estouraram.
duardobruno
28/04/2008, 14:50
Gente, tem uma coisa que está encrespando a mente. Desconfio que possa ser junta do cabeçote tb, ou cabeçote ou qualquer outra coisa nesse sentido. Mas se for junta, o que passa não é óleo de motor? Sendo óleo de motor, a fumaça não deveria ser azul? Pq vários aqui no fórum afirmam a mesma coisa: FUMAÇA BRANCA É ÁGUA NO DIESEL OU COMBUSTÃO INCOMPLETA, FUMAÇA AZUL É QUEIMA DE ÓLEO DE MOTOR, FUMAÇA PRETA É EXCESSO DE DIESEL.
Se fosse alguma coisa relacionada a cabeçote ou até mesmo turbina, a fumaça não deveria ser azul?
:pensativo:
dudas_308w
28/04/2008, 19:31
tava lendo o topico e imaginando se ninguem iria chegar nisso...
Bom, pelo que sei, fumaça branca é agua mesmo. A agua ta entrando no sistema de algum jeito. O mais comum é rachadura no cabeçote, junta ou outra coisa ali de cima. No cabeçote existem dois circuitos, as galerias de agua e a de oleo. As valvulas ficam sendo banhadas pelo circuito de oleo, mas elas tem as hastes e sede da haste que atravessam as galerias de agua. Os balacins, molas e outras peças precisam do oleo p/ lubrificaçao, mas a manutençao da temperatura normal de funcionamento quem faz eh a agua mesmo. Entao circuito de agua em volta das camisas, e como nao podia deixar de ser, logo acima da camara de combustao.
Isso cairia muito bem com o sintoma que vc fala. Ao trabalhar frio, o motor tem algum "espaço" que deixa passar a agua, e aparece o seu fumace. A partir de quente, o bloco dilata e alguma coisa "encosta" e veda a passagem.
1a sugestao:
ache o manual do motor, passa a mao num torquimetro e confere aperto dos parafusos das vias altas. Vc pode descobrir que nao estao no torque correto, e nao vai te custar um real p/ resolver...:D
Anthoniusnikos
28/04/2008, 19:51
Amigo Dudas, você se refere a uma verificação:
1 - da junta do cabeçote com bloco;
2 - e um reaperto dos parafusos de fixação do cabeçote ao bloco?
Em caso negativo, ainda fica a possibilidade do óleo e da água estarem passando através do espaço pistão-camisa para a câmara de explosão devido ao desgaste dos mesmos. De acordo com algum tópico que já lí aquí no Forum.
Abração
dudas_308w
28/04/2008, 20:03
eu olharia a junta e os apertos mesmo.
Nao acredito que a agua passe pela camisa. A camisa tem muito material, e se rachasse nao fecharia ao esquentar como ele descreve, pois esquentando ela aumenta de tamanho e aumentaria a passagem de agua.
abs
É verdade, não acredito nessa história de água passando por camisa e nem de que quando esquenta fecha os buracos....pelo contrário, esquenta dilata tudo...abre mais buracos.
Se for água do sistema de refrigeração passando pra camara de combustão, o nível do reservatório d'água deveria descer além do normal.
Este pode ser mais um indício de problema de cabeçote/junta.
Porém como só acontece com motor frio, pode passar desapercebido.
abraços
duardobruno
29/04/2008, 11:47
Gente, tava matutando aqui. Hoje tava prestando atenção no barulho dela, será que válvulas desreguladas, poderiam provocar estes sintomas? Pq já mexeram nas válvulas dela, quando deu o problema pq ela estava de ponto adiantado, no episódio da troca da correa. Outra coisa, se tá entrando água, não deveria espumar o óleo na vareta?
Desculpe estar enchendo o saco galera, é que já andei gastando um pouco com a jubiraca e dessa vez quero dar um tiro certo.:putz:
Abraço.
de repente vc grava o barulho para os experts aqui avaliarem...vai ser legal;
duardobruno
03/05/2008, 03:33
de repente vc grava o barulho para os experts aqui avaliarem...vai ser legal;
IIIIhh Amithai, só vi seu post agora. Deixei a ranger ontem na oficina, a tarde o meca me ligou. Descobriu finalmente a origem da fumaça. Conclusão: a flauta das válvulas estava quebrada e a ranger estava 2 dentes adiantados. Não era bico mijando, não era bomba, nada do que os mecânicos porcarias daqui falaram. :evil:To indignado com os mecânicos de diesel de bsb.
A flauta estar quebrada não é de admirar, pois o animal que mexeu das primeiras vezes, o que causou toda a confusão da correa dentada, deixou a flauta desparafusada da outra vez. O motor da ranger ficou como uma motobomba, daí levei em outro meca que abriu a tampa e apertou a flauta. Muito provavelmente já estava quebrando.:putz:
Espero que desta vez fique bom, pq esta semana já tive até uns devaneios de vender a ranger e comprar uma a gasolina mais nova, de tanta raiva que andei passando. Mas este mecânico me parece muito bom, foi muito recomendado e a mão de obra dele não me pareceu salgada. Analisou o problema com cuidado, desconectando mangueiras, acelerando o carro pra ouvir o barulho e ver a fumaça, etc. O nome dele é Jailson (apelido é NOVINHO), trabalha no setor H norte e atende na casa dele tb, na vila telebrasília.
Aí galera, valeu a força. E fica aqui gravada a experiência.:concordo:
Abraços.
Uma vez pensei em colocar um v6 a alcool.....quando minha bomba quebrou...mas vi que era besteira..abs e que bom que tudo deu certo
Frank_alisson
30/06/2008, 16:07
Amigos,
Tenho uma Ranger CS 2.5 TDI ela fumaça muito quando pisa no acelerador abaixo de 2.000 rpm acima disto o motor responde bem e nao fumaça, so quando ta acima de 3.000 rpm e pisando tudo(esta andando mais ou menos, referencia ela sobe o colorado de 5º a 110 km/h pisando), o problema nao é de motor pois em novembro de 2007 fiz o motor e o cabeçote, a bomba injetora eu mandei desmontar e limpar e trocar os reparos e algumas peças, e fez a regulagem a unica coisa que eu nao troquei foi os bicos injetores, e tambem sinto que ela esta um pouco amarrada, alguem sabe me dizer o que fazer ?? e aonde comprar os elementos dos bicos injetores em algum lugar que fique barato menos de R$ 190,00.
OBs: de manha quando o motor esta frio ela faz um barulinho estranho como se fosse uma panela de pressao por alguns segundos e para, nao sei o que é isto tbm.
DieselPower
30/06/2008, 18:17
Com quantos Km ela estava quando você fez o motor? E com quantos ela esta agora de motor feito?
A fumaça em baixa rotação (antes da turbina comprimir) é normal, basta ver se a quantidade de fumaça e a cor da mesma também estão dentro dos parâmetros aceitáveis.
duardobruno
01/07/2008, 07:59
Amigos,
Tenho uma Ranger CS 2.5 TDI ela fumaça muito quando pisa no acelerador abaixo de 2.000 rpm acima disto o motor responde bem e nao fumaça, so quando ta acima de 3.000 rpm e pisando tudo(esta andando mais ou menos, referencia ela sobe o colorado de 5º a 110 km/h pisando), o problema nao é de motor pois em novembro de 2007 fiz o motor e o cabeçote, a bomba injetora eu mandei desmontar e limpar e trocar os reparos e algumas peças, e fez a regulagem a unica coisa que eu nao troquei foi os bicos injetores, e tambem sinto que ela esta um pouco amarrada, alguem sabe me dizer o que fazer ?? e aonde comprar os elementos dos bicos injetores em algum lugar que fique barato menos de R$ 190,00.
OBs: de manha quando o motor esta frio ela faz um barulinho estranho como se fosse uma panela de pressao por alguns segundos e para, nao sei o que é isto tbm.
:pensativo:Brother, pra começar, a fumaça é de que cor? Branca, preta, azul? Quando vc fez o motor, fez a turbina? Desconecta as mangueiras da turbina e verifica se não tá "babando óleo". Quando ela aquece a fumaça some por completo? Se sumir e for branca pode ser a turbina, se sumir e for escura, pode ser os bicos mijando. Agora se mesmo aquecida ela fumar na baixa rotação e for escura, pode ser bomba injetora mesmo. :rolleyes:
:concordo:Vou te indicar o mecânico cara. Na vila Telebrasília final da asa sul, ao lado da UniEuro, vc vai ver um campo de futebol, gramadão, bonito mesmo, vc entra e vira a direita e procura a PMH reguladora (oficina do "Novinho"), fica atrás de uma lanternagem. Pode falar com ele e dizer que foi o Eduardo de Sobradinho, da Ranger, que indicou, pq ele é muito bom e barateiro mesmo. O melhor é que ele dá garantia, como se fosse autorizada, já vi o carro quebrar e ele manda até o guincho, por conta dele. Mecânico responsável. E olha que eu não sou de indicar meca não, mas desse aí eu gostei do serviço.
Boa sorte.
Frank_alisson
01/07/2008, 13:49
ela estava com 210.000 km e rodei somente 15.000 km esta novo o motor, mais a fumaça antes da turbina comprimir é muita e so acima de 2.000 rpm que ela tem a puxada forte e o torque alto e abaixo como eu disse ela fumaça muito e a fumaça é de cor preta, mais preta mesmo, agora a eu nao sei, porque eu comprei ela ja com o turbo trocado e nao é o original da ranger é o que vem no motor maxion da f 1000 2.5 diesel o daranger ja é diferente(so sao diferentes em formato), sendo que as especificaçoes sao as mesmas a marca é da garret .48, ai eu nao se se muda o funcionamento.
sendo que tambem eu acho que pode ser os bicos mesmo, e o turbo esta novo nao tem folga no eixo e o barulho dele esta normal e as palhetas estao em perfeito estado. alguem sabe porque ela esta fumaçando muito.
duardobruno
01/07/2008, 17:33
ela estava com 210.000 km e rodei somente 15.000 km esta novo o motor, mais a fumaça antes da turbina comprimir é muita e so acima de 2.000 rpm que ela tem a puxada forte e o torque alto e abaixo como eu disse ela fumaça muito e a fumaça é de cor preta, mais preta mesmo, agora a eu nao sei, porque eu comprei ela ja com o turbo trocado e nao é o original da ranger é o que vem no motor maxion da f 1000 2.5 diesel o daranger ja é diferente(so sao diferentes em formato), sendo que as especificaçoes sao as mesmas a marca é da garret .48, ai eu nao se se muda o funcionamento.
sendo que tambem eu acho que pode ser os bicos mesmo, e o turbo esta novo nao tem folga no eixo e o barulho dele esta normal e as palhetas estao em perfeito estado. alguem sabe porque ela esta fumaçando muito.
Se é fumaça preta tá com excesso de diesel, ou seja, tá queimando diesel errado, pode ser bico mijando mesmo ou bomba desregulada. Mas deixa o Walter ou o Edin, darem a opinião deles. Passa lá no Novinho cara, como te falei, ele só mostra pra ele. Pede um orçamento.:concordo:
Boa noite,Edintruder!!
Cara acabei de me cadastrar neste forum e ja alguns dias vi que vc conhece bem os motores da ranger.bem se puder me ajudar:
comprei uma ranger 2001 2.5 diesel esta semana.Ja notei um barulho estranho no motor ( barulho de popopopopo sai do filtro de ar )
levei ao mecanico que achei aqui na cidade( trabalha com diesel ) ele disse que era regulagem de valvulas.Fez o serviço regulou deixou com 0.20mm e trocou as pastilhinhas q tem em cima ( redondinhas )Bem o barulho diminuiu bastante,mas ainda existe.ele disse que tem q abrir e mandar o cabeçote pra retifica.Estou com medo....kkk.Comprei em estacionamento faz 4dias.Devo acionar o estacionamento?
Walter L. L. Casitta
01/02/2012, 22:50
Boa noite,Edintruder!!
Cara acabei de me cadastrar neste forum e ja alguns dias vi que vc conhece bem os motores da ranger.bem se puder me ajudar:
comprei uma ranger 2001 2.5 diesel esta semana.Ja notei um barulho estranho no motor ( barulho de popopopopo sai do filtro de ar )
levei ao mecanico que achei aqui na cidade( trabalha com diesel ) ele disse que era regulagem de valvulas.Fez o serviço regulou deixou com 0.20mm e trocou as pastilhinhas q tem em cima ( redondinhas )Bem o barulho diminuiu bastante,mas ainda existe.ele disse que tem q abrir e mandar o cabeçote pra retifica.Estou com medo....kkk.Comprei em estacionamento faz 4dias.Devo acionar o estacionamento?
Que eu me lembro esse ruido é normal e o meca já te deu a dica pra você caçar um rumo...
Edintruder
03/02/2012, 00:15
Normal. Entenda que motor diesel não tem borboleta, então o som é diferente de um motor à gasolina. Antes de trocar cabeçote, pode mandar conferir o ponto da Bomba Injetora num bombista.
Se o mecânico disse que tem que tirar o cabeçote, é bom procurar outro pois esse fede à picareta...
Outra coisa, te acostuma a pedir opinião no fórum antes de sair atendendo aos conselhos dos mecânicos, pois teve forista que fez motor completo pelo dobro do valor normal de uma retífica completa, teve forista também que comprou Ranger com o motor "condenado" por mecânicos e era apenas intercooler furado, assim como o pessoal conta cada arapuca que os ditos mecânicos colocam os proprietários das Rangers. Esse motor é muito bom, só faltam mecânicos honestos no Brasil.
lycopersicum
14/04/2014, 02:31
Bom pessoal aqui vai minha historia com a ranger ce 2.5 4x4 2000/2001 euro 2.
Comprei a um mês atrás, marcava 150530 km, apesar de nunca ter dirigido uma camionete a diesel me parecia que estava bem boa. Voltando para casa, depois de ter andado aproximadamente 450 km parei em uma autorizada Bosch e fiz troca de óleo, filtro de ar, filtro de diesel e filtro de óleo, o mecânico deu uma volta e dissse que estava tudo bem, continuei a viagem.
Nesses 30 dias que estou com ela, nunca forcei o motor, sempre andando com no máximo 3000 RPM, reparei que ela demorava a chegar na temperatura ideal, e a cada 3 a 4 dias preciso encher o reservatório de água, não baixa óleo, está com pneus BF Goodrich 235/70 16.
Em 5 marcha ela marca o seguinte:
2000 RPM 80 Km/h
2500 RPM 98 Km/h
3000 RPM 120 Km/h
3250 RPM 130 Km/h e não passa disso, vi alguns relatos aqui no fórum que ela chega fácil a 140 150 Km/h.
Recentemente coloquei aditivo bardhal MAX DIESEL no tanque, e na segunda abastecida coloquei novamente, foram um total de 100 litro, rodei 902 km, sempre ela fez uma média de 9 Km/l cidade e estrada. Dias atrás resolvi dar uma forçada no motor, em 5 ela custa a chegar em 3250 RPM, então forcei em quarta, aí sim chegou a 4000 RPM e a temperatura resolveu subir, chegou um pouco acima do meio, engatei 5 e rapidamente baixou novamente.
De uns dias para cá reparei que estava soltando muita fumaça, mas o rendimento continua o mesmo, não notei perda de potencia. Enchi o tanque novamente com 60 l de diesel puro, não coloquei mais o bardhal, mas ainda restavam 15 l de óleo + aditivo.
Depois que coloquei o bardhal notei que a tampa do motor onde vão os bicos ficou suja de óleo. (segue foto), antes estava sequinho.
459183
Hoje ela está com 154080 Km, continua com o mesmo rendimento (RPM ---- Km/h), não baixa óleo, não tem água no óleo do motor, continua demorando para chegar na temperatura de trabalho, não sai óleo pela tampa onde se coloca o óleo do motor (tampinha amarela), e na mangueira que sai da turbina e vai para o intercooler, não tem óleo. Ela está com um barulho estranho quando esta parada, não noto este barulho quando estou andando.
O que será que está acontecendo? Fico agradecido se alguém puder me ajudar, continuo andando com ela, mas agora no máximo com 2500 RPM.
Segue abaixo um vídeo que fiz dela, além da fumaça, parece que está engasgando.
https://www.youtube.com/watch?v=SyvMo_bNPGw
youtube (ranger lycopersicum)
Conto com a ajuda dos foristas, muito obrigado.
duardobruno
15/04/2014, 09:08
Cara, tem uns caras aqui bem mais experientes pra te responder. Mas eu TO ACHANDO que tua ranger está fora do ponto e me parece ter algum problema de cabeçote tb.
Denilsom
15/04/2014, 09:31
Lendo o topico eu tambem tenho esse mesmo problema com um motor desse que adaptei na minha Rural muita fumaça,em 1000 km baixa uns 800ml de oleo ,foi todo retificado com peças originais que hoje é fornecida pela MWM sai fumaça branca preta ja troquei tudo a unica desconfiança que tenho e que os bicos colocados não e Bosch, mas e o problema de baixar oleo? .
lycopersicum
16/04/2014, 23:43
Então, duardobruno e Denilsom, obrigado pela atenção, fiquei uns dias fora e deixei a ranger na oficina, não ia consertar agora, mas a fumaça estava demais.
Primeiro o mecânico retirou os bicos e conferiu o estado, nenhum estava mijando, mas também não estavam 100%, não troquei, porque segundo ele não resolveria meu problema e mais para frente quero colocar os bicos da 2.8.
Depois conferiu a turbina e a folga no eixo, também não era, a turbina estava boa.
E por último, conferiu o ponto, como disse duardobruno, estava fora, colocou no ponto, mas disse que o ideal era retirar a bomba injetora, travar o eixo para ficar bem certinho, não entendi muito bem, mas ficou bem melhor, não fumaça mais e ficou bem mais forte em alta, mas a baixa piorou um pouco. Agora está pegando 150 Km/h.
Só não gostei do barulho em baixa, está bem forte, como ele disse "esse barulho CASTANHADO, só vai diminuir quando tirar a bomba regular na bancada e centrar certinho". Alguém poderia me falar mais sobre isso? Estou com medo desse barulho ser devido a espessura da arruela dos bicos injetores que foram trocadas.
Vamos ver como ficou o consumo.
Alguém sabe me dizer sobre colocar a B.I da 2.8, acho que já li que é diferente da 2.5, mas o mecânico me disse que as duas são iguais, só muda a regulagem.
Quanto a água que estava sumindo, também achei que poderia ser problemas no cabeçote, mas não era, ainda bem, o reservatório tem um pequeno vazamento, vou tentar arrumar antes de trocar.
Então é isso ai. Valeu.
duardobruno
17/04/2014, 08:59
Pois é cara. Barulho alto na baixa, to com medo é de outra coisa. Vc conferiu mesmo o cabeçote? Qdo a minha ex-ranger esteve em situação semelhante, era cabeçote. E aconteceu que em uma pequena viagem o pistão acertou uma válvula e travou. Tive que voltar em 3 cilindros só. Qdo chegou na oficina tinha quebrado a flauta de válvulas tb. Deu um prejuízo meio caro na época. Se não for cabeçote mesmo, regula as válvulas. Gosto muito desse motor 2.5 Maxion, estando reguladinho, é econômico e derruba muito carro 1.8 na estrada. Mas tem esses problemas, tem que estar redondinho pq do contrário é um efeito dominó. Se for o caso, vai em outro mecânico. Pq pra mim, carro não pode sair da oficina pq melhorou. Ou consertou, ou não consertou. Se o barulho na lenta está diferente do normal, ainda existe problema. Abco e boa sorte.
viniciusteixeirajf
10/07/2015, 13:52
Galera minha ranger 2.5 começou a fazer um barulho quando acionava a turbina , ela soprava , levei em uma oficina o cara deu uma volta e falou que era a turbina , tirando a turbina verificamos que ela estava cheia de oléo e entao troquei a turbina , porem o mecanico falou que meu motor esta soprando oleo e colocou uma mangueira soprando para o chão . o barulho continua com a turbina nova e tem uma semana que estou rodando assim e a mangueira que esta pro chão nao sopra mas oleo . sera que a minha antiga turbina que estava puxando o oleo? ele quer retificar meu motor todo por isso mas não sei o que fazer
William 84
25/10/2015, 20:10
:pensativo:Brother, pra começar, a fumaça é de que cor? Branca, preta, azul? Quando vc fez o motor, fez a turbina? Desconecta as mangueiras da turbina e verifica se não tá "babando óleo". Quando ela aquece a fumaça some por completo? Se sumir e for branca pode ser a turbina, se sumir e for escura, pode ser os bicos mijando. Agora se mesmo aquecida ela fumar na baixa rotação e for escura, pode ser bomba injetora mesmo. :rolleyes:
:concordo:Vou te indicar o mecânico cara. Na vila Telebrasília final da asa sul, ao lado da UniEuro, vc vai ver um campo de futebol, gramadão, bonito mesmo, vc entra e vira a direita e procura a PMH reguladora (oficina do "Novinho"), fica atrás de uma lanternagem. Pode falar com ele e dizer que foi o Eduardo de Sobradinho, da Ranger, que indicou, pq ele é muito bom e barateiro mesmo. O melhor é que ele dá garantia, como se fosse autorizada, já vi o carro quebrar e ele manda até o guincho, por conta dele. Mecânico responsável. E olha que eu não sou de indicar meca não, mas desse aí eu gostei do serviço.
Boa sorte.
Brother, essa PMH Reguladora ainda existe? Estou a procura de um bombista de confiança em Brasília.
Esquece. So em Formosa. Abraço.
duardobruno
28/10/2015, 13:15
Brother, essa PMH Reguladora ainda existe? Estou a procura de um bombista de confiança em Brasília.
Eu acho que ele ainda tá lá. É na primeira rua da Vila Telebrasília. Procura pelo Jailson ("Novinho"), mais fácil pelo apelido. Ele é bom mesmo. Tem a oficina do Emerson também, fica dentro do condomínio RK, em Sobradinho. Ele já foi mecânico da Ford, o cara é bom tb. Só indico essas 2.